SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 50
FILOSOFIA POLÍTICA
POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA?
De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre os valores, as regras sociais e políticas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos que encontramos em nossa sociedade e no mundo em geral.
A reflexão filosófica acerca da ‘política’ contribui para nossa educação enquanto cidadãos e nos fornece uma base para o exercício da cidadania.
É preciso dizer que em Filosofia Política não se posicionar é nada fazer; ora, nada fazer é compactuar com o que está estabelecido – seja lá o que for.
Portanto, em Filosofia Política a ausência de convicção refuta-se a si mesma.
DEFINIÇÃO: Filosofia Política é a reflexão filosófica de qual é a melhor maneira de organizar nossa vida coletiva: [1] No âmbito de nossas instituições políticas;
[2] No âmbito de nossas práticas sociais; [3] No âmbito de nosso sistema econômico; [4] No âmbito de nossa forma de vida familiar.
FILÓSOFO POLÍTICO: Busca estabelecer princípios básicos que; [a] Justifiquem uma forma de Estado; [b] Mostrem que os indivíduos possuem certos direitos inalienáveis; [c] Mostrem como os recursos materiais da sociedade deveriam ser distribuídos entre seus membros.
A Filosofia Política realiza duas tarefas no seu processo reflexivo, a saber: [1] Analisa e interpreta conceitos; [2] Aplica essa análise e interpretação às instituições políticas e sociais.
Duas características marcam a Filosofia Política: [a] Generalidade e [b] Abstração.
[1] Problemas Conceituais – Normativos   A Filosofia Política é uma disciplina normativa. Tenta estabelecer normas, regras ou padrões ideais. Tenta descobrir como as coisas devem ser.
[2] Problemas Empíricos – Descritivos  Tentam descobrir como as coisas são.
[1] História e Filosofia Política: Analisa o contexto histórico; Descreve as circunstâncias políticas em que os filósofos viveram; Traça a história das idéias dos filósofos políticos.
[2] Ciência Política e Filosofia Política: Descreve os sistemas políticos concretos; Analisa suas características; Compara sistemas políticos; Explica as origens de suas leis. Filosofia Política: Realiza uma análise crítica dos fundamentos desses sistemas.
[3] Economia e Filosofia Política: Analisa os sistemas econômicos; Trata sobre a distribuição de bens numa determinada sociedade.  Por exemplo:  Na sociedade X quem possui riqueza? Filosofia Política: Questiona que regra ou princípio deve regular a distribuição de riqueza?
[4] Ética e Filosofia Política: Também é normativa; É mais ampla; A Ética questiona: o que é justiça? A Filosofia política questiona: como deve ser uma sociedade justa?
[5] Filosofia do Direito e Filosofia Política: Natureza do direito; O que é ato jurídico; O que é responsabilidade; Filosofia Política: Analisa o próprio âmbito do direito – lugar e alcance que deve ter na sociedade.
Na verdade, muitas vezes, ou quase sempre, é difícil separar esses domínios de uma forma cristalina, pois, em geral, eles aparecem nas discussões conjuntamente.  O que tento fazer aqui é simplesmente mostrar que há uma certa especificidade no âmbito da Filosofia Política, na medida em que ela é uma ramo da própria Filosofia.
Podemos dizer que há algumas questões pertinentes à Filosofia Política. Inicialmente, é possível indicar seu tema central:  PODER POLÍTICO . Direito de fazer leis e penalizar os infratores.
[1] PODER POLÍTICO: Quem tem o direito de dar ordens aos outros? Quem detém o poder de penalizar um indivíduo, caso desobedeça? De que forma esse direito é legitimado? Quem deve deter esse poder? RELAÇÃO: MANDO – OBEDIÊNCIA
[2] ESTADO: Como as instituições políticas deveriam ser organizadas? Como ocorre a formação do Estado?
Qual é a melhor forma de Estado: [a] absoluto? [b] limitado constitucionalmente? [c] democraticamente controlado? [d] Sua estrutura deve ser: unitária ou federativa?
[3] AUTORIDADE E LEGITIMIDADE: O que é autoridade? Há limites para a autoridade do Estado? Há liberdades e privacidade individuais que o Estado nunca deve invadir, sob qualquer pretexto?
Se alguém (o Estado) detém o poder político legítimo sobre mim, ele tem o direito de me obrigar a fazer certas coisas? Como pode um outro (o Estado) justificar que tem tais direitos sobre mim? Como pode alguém (o Estado) se julgar no direito de me punir, caso eu o desobedeça?
RELAÇÃO:  PODER DO ESTADO  x  AUTONOMIA INDIVIDUAL O que garante a legitimação do Estado? Que critério garante que as regras políticas são legítimas?
[4] DIREITO E DEVERES: Há limites justificáveis à liberdade individual? Que direitos e liberdades devem ter os indivíduos? Os indivíduos têm obrigação moral de obedecer às leis de seu Estado?
Sob que circunstâncias a desobediência civil é justificável? O que é liberdade? O que é igualdade? É possível atingi-las e realizá-las? De que modo?
[5] ESTADO E ECONOMIA: Que princípios devem guiar as decisões econômicas e sociais do Estado? Haverá alguma boa razão para uma pessoa possuir mais riqueza do que outra?
Qual deve ser a relação entre o poder político e o êxito econômico? Qual a relação entre posse de riqueza e a obtenção do poder político?
[6] RELAÇÃO ENTRE ESTADOS: Que princípios devem guiar as relações entre Estados? Um Estado deve procurar legitimamente seu interesse nacional?
Há obrigações éticas com os outros Estados? Há um princípio de justiça aplicado em nível global? Quando a guerra é justificada?
[7] OUTRAS QUESTÕES: O que é discriminação? Serão injustas todas as formas de discriminação? Há alguma justificação para dar um tratamento desigual a certos cidadãos?
Ou, é preciso, sempre, dispensar tratamento igual a todos? O que é ‘discriminação positiva’ ou ‘ação afirmativa’?
No século XX houve uma retomada acentuada dos debates em torno da Filosofia Política.  É provável que isso tenha ocorrido em função das novas configurações políticas que o século passado conheceu, além é claro, do flagelo das duas guerras mundiais.
Em todos os níveis, novos problemas surgiram (e ainda estão colocados), exigindo reflexões profundas e propostas resolutivas.
Conforme destaca David Miller, o século XX foi estruturado na concepção liberal e a retomada dos debates em torno da Filosofia Política aparece a partir de um conjunto de questões políticas novas que conduzem o liberalismo ao seu limite.
De acordo com o autor, o confronto é estabelecido entre duas perspectivas, a saber: [a] liberalismo e [b] comunitarismo.
O debate incide sobre o estatuto e a forma que a Filosofia Política liberal deveria tomar: [a] deveria reivindicar validade universal; [b] ou, deveria ser interpretada como uma cultura política das democracias liberais ocidentais.
[1] JUSTIÇA SOCIAL: Diz respeito as teorias liberais da justiça igualitária. Envolve questões acerca do capitalismo de mercado e a pobreza de sociedades não desenvolvidas.
[2] FEMINISMO: Aborda os problemas das relações pessoais entre homens e mulheres, por exemplo, em relação ao mercado de trabalho. Discute a questão de políticas afirmativas.
[3] IDENTIDADE CULTURAL: Coloca em discussão, por exemplo, a questão das minorias culturais e suas reivindicações.
[4] MOVIMENTO AMBIENTAL: Basicamente trata da relação: DESENVOLVIMENTO  x  SUSTENTABILIDADE
PONTO 1:  ESTADO DE NATUREZA Poder político: o direito de mandar Por que razão deverão alguns ter o direito de fazer leis e regulamentar o comportamento dos outros? Se ninguém tem esse direito, como seria a vida?
O que aconteceria em um ‘estado de natureza’ sem governo? Seria a vida suportável? Seria melhor que agora, num Estado?
PONTO 2:  JUSTIFICAÇÃO DO ESTADO Admitindo que a vida regida por um governo, ela é melhor do que a vida no ‘estado de natureza’: [a] Temos o dever moral de fazer o que o Estado determina? [b] Temos uma obrigação política?
PONTO 3:  QUEM DEVE GOVERNAR Como o Estado deverá se organizar? Ser democrático? O que é um ‘Estado democrático’? Qual a base racional para preferir o governo do povo ao governo de um especialista – um ditador benévolo, por exemplo?
PONTO 4:  O LUGAR DA LIBERDADE Que poder o Estado deve possuir? Que grau de liberdade deveria gozar o indivíduo? Exame da seguinte teoria :  “ Para evitar a ‘ditadura da maioria’, nos deve ser dada a liberdade de agirmos conforme desejamos, desde que não prejudiquemos os outros”.
PONTO 5:  DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA Se os cidadãos tem liberdade, isso inclui a liberdade de adquirir e vender riqueza a seu bel-prazer? Ou, há restrições à atividade econômica em nome da justiça e da liberdade?
PONTO 6:  INDIVIDUALISMO, JUSTIÇA E FEMINISMO FONTES: Antônio Paulo COSTA.  Problemas de Filosofia Política .  IN: http://www.criticanarede.com David MILLER.  Political Philosophy . IN: Routledge Encyclopedia Philosophy.  IN: http://www.rep.routledge.com/article/SO99 Jonathan WOLFF.  Introdução à Filosofia Política .

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia -  Política, poder e EstadoCruzadinha de Filosofia -  Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e EstadoMary Alvarenga
 
éTica, direito e política
éTica, direito e políticaéTica, direito e política
éTica, direito e políticaFilazambuja
 
Filosofia política/Política: para quê?
Filosofia política/Política: para quê?Filosofia política/Política: para quê?
Filosofia política/Política: para quê?Ingrit Silva Sampaio
 
Filosofia PolíTica
Filosofia PolíTicaFilosofia PolíTica
Filosofia PolíTicaguestc51fe5
 
Filosofia 10ºano
Filosofia   10ºanoFilosofia   10ºano
Filosofia 10ºanoMissManson
 
Filosofia política 2º ano
Filosofia política   2º anoFilosofia política   2º ano
Filosofia política 2º anoEdirlene Fraga
 
Introdução à Política
Introdução à PolíticaIntrodução à Política
Introdução à PolíticaJorge Barbosa
 
Política e o Poder
Política e o PoderPolítica e o Poder
Política e o PoderKamila Joyce
 
Conceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeConceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeEdenilson Morais
 
Filosofia política em Platão e Aristóteles
Filosofia política em Platão e AristótelesFilosofia política em Platão e Aristóteles
Filosofia política em Platão e AristótelesMarcos Goulart
 
Estudo para ps de ciência política
Estudo para ps de ciência políticaEstudo para ps de ciência política
Estudo para ps de ciência políticaandrea almeida
 
Revisão de filosofia politica
Revisão de filosofia politicaRevisão de filosofia politica
Revisão de filosofia politicaFelipe Serra
 
Ciências políticas pensadores
Ciências políticas   pensadoresCiências políticas   pensadores
Ciências políticas pensadoresvolemar
 

Was ist angesagt? (20)

Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia -  Política, poder e EstadoCruzadinha de Filosofia -  Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e Estado
 
éTica, direito e política
éTica, direito e políticaéTica, direito e política
éTica, direito e política
 
Filosofia política/Política: para quê?
Filosofia política/Política: para quê?Filosofia política/Política: para quê?
Filosofia política/Política: para quê?
 
Conversas sobre política
Conversas sobre políticaConversas sobre política
Conversas sobre política
 
Filosofia politica
Filosofia politicaFilosofia politica
Filosofia politica
 
Filosofia PolíTica
Filosofia PolíTicaFilosofia PolíTica
Filosofia PolíTica
 
Filosofia 10ºano
Filosofia   10ºanoFilosofia   10ºano
Filosofia 10ºano
 
Filosofia política 2º ano
Filosofia política   2º anoFilosofia política   2º ano
Filosofia política 2º ano
 
FILOSOFIA POLÍTICA - 3 ANO
FILOSOFIA  POLÍTICA - 3 ANOFILOSOFIA  POLÍTICA - 3 ANO
FILOSOFIA POLÍTICA - 3 ANO
 
Principais reflexões sobre política
Principais reflexões sobre políticaPrincipais reflexões sobre política
Principais reflexões sobre política
 
Filosofia Política
Filosofia PolíticaFilosofia Política
Filosofia Política
 
Introdução à Política
Introdução à PolíticaIntrodução à Política
Introdução à Política
 
Política e o Poder
Política e o PoderPolítica e o Poder
Política e o Poder
 
O homem como ser politico
O homem como ser politicoO homem como ser politico
O homem como ser politico
 
Filosofia política
Filosofia políticaFilosofia política
Filosofia política
 
Conceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeConceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridade
 
Filosofia política em Platão e Aristóteles
Filosofia política em Platão e AristótelesFilosofia política em Platão e Aristóteles
Filosofia política em Platão e Aristóteles
 
Estudo para ps de ciência política
Estudo para ps de ciência políticaEstudo para ps de ciência política
Estudo para ps de ciência política
 
Revisão de filosofia politica
Revisão de filosofia politicaRevisão de filosofia politica
Revisão de filosofia politica
 
Ciências políticas pensadores
Ciências políticas   pensadoresCiências políticas   pensadores
Ciências políticas pensadores
 

Andere mochten auch

Filosofia social e política (power point)
Filosofia social e política (power point)Filosofia social e política (power point)
Filosofia social e política (power point)Sebastiana Inácio Lima
 
Blogs und Blogger in der Unternehmenskommunikation
Blogs und Blogger in der UnternehmenskommunikationBlogs und Blogger in der Unternehmenskommunikation
Blogs und Blogger in der UnternehmenskommunikationCorporate Dialog GmbH
 
Super comm leadgenerierung
Super comm   leadgenerierungSuper comm   leadgenerierung
Super comm leadgenerierungThomas Vetter
 
Guia Rapido Finance Desktop A B R I L
Guia  Rapido  Finance Desktop  A B R I LGuia  Rapido  Finance Desktop  A B R I L
Guia Rapido Finance Desktop A B R I Ldeutz
 
MINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-Liebefeld
MINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-LiebefeldMINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-Liebefeld
MINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-LiebefeldVorname Nachname
 
Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...
Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...
Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...Frank Lange
 
Webtexte, die gelesen werden
Webtexte, die gelesen werdenWebtexte, die gelesen werden
Webtexte, die gelesen werdenMonika Decurtins
 
Soziale Medien Grundlagenworkshop Einblick
Soziale Medien Grundlagenworkshop EinblickSoziale Medien Grundlagenworkshop Einblick
Soziale Medien Grundlagenworkshop EinblickJürgen Wolf
 
Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...
Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...
Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...Georg Rehm
 
SQL-Updates mit der JDBC-API
SQL-Updates mit der JDBC-APISQL-Updates mit der JDBC-API
SQL-Updates mit der JDBC-APItutego
 
Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...
Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...
Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...Dr. Daniel Stoller-Schai
 
3. tata cara pengajuan
3. tata cara pengajuan3. tata cara pengajuan
3. tata cara pengajuanevinurleni
 
NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...
NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...
NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...Niederrheinischer Pflegekongress
 
Deterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo Furado
Deterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo FuradoDeterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo Furado
Deterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo FuradoPequicho , Filomeno
 
Machbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational Resource
Machbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational ResourceMachbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational Resource
Machbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational ResourceEducational Technology
 

Andere mochten auch (20)

Filosofia social e política (power point)
Filosofia social e política (power point)Filosofia social e política (power point)
Filosofia social e política (power point)
 
Social Media - Lecture
Social Media - LectureSocial Media - Lecture
Social Media - Lecture
 
Blogs und Blogger in der Unternehmenskommunikation
Blogs und Blogger in der UnternehmenskommunikationBlogs und Blogger in der Unternehmenskommunikation
Blogs und Blogger in der Unternehmenskommunikation
 
Memegalore @bchh10
Memegalore @bchh10Memegalore @bchh10
Memegalore @bchh10
 
Super comm leadgenerierung
Super comm   leadgenerierungSuper comm   leadgenerierung
Super comm leadgenerierung
 
Guia Rapido Finance Desktop A B R I L
Guia  Rapido  Finance Desktop  A B R I LGuia  Rapido  Finance Desktop  A B R I L
Guia Rapido Finance Desktop A B R I L
 
MINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-Liebefeld
MINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-LiebefeldMINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-Liebefeld
MINERGIE-P-Hausbesichtigung in Bern-Liebefeld
 
Mobile Applikationen: Es gibt für alles eine App! - Auch für Sie?
Mobile Applikationen: Es gibt für alles eine App! - Auch für Sie?Mobile Applikationen: Es gibt für alles eine App! - Auch für Sie?
Mobile Applikationen: Es gibt für alles eine App! - Auch für Sie?
 
Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...
Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...
Agile Methoden in der Medizintechnik - der konsequente Weg zur Marktführersc...
 
Webtexte, die gelesen werden
Webtexte, die gelesen werdenWebtexte, die gelesen werden
Webtexte, die gelesen werden
 
TPS 16 Kadia
TPS 16 KadiaTPS 16 Kadia
TPS 16 Kadia
 
Soziale Medien Grundlagenworkshop Einblick
Soziale Medien Grundlagenworkshop EinblickSoziale Medien Grundlagenworkshop Einblick
Soziale Medien Grundlagenworkshop Einblick
 
Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...
Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...
Hypertextsorten: Neuartige Möglichkeiten der Informationsrecherche im World W...
 
Selection
SelectionSelection
Selection
 
SQL-Updates mit der JDBC-API
SQL-Updates mit der JDBC-APISQL-Updates mit der JDBC-API
SQL-Updates mit der JDBC-API
 
Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...
Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...
Das "LerNetz Lern-Haus": Austrian eLearning Conference 2013 (AeLC) / Dr. Dani...
 
3. tata cara pengajuan
3. tata cara pengajuan3. tata cara pengajuan
3. tata cara pengajuan
 
NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...
NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...
NPK2012 - Dr. Paul Fuchs-Frohnhofen, Malte Duisberg: Wie Wertschätzung in der...
 
Deterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo Furado
Deterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo FuradoDeterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo Furado
Deterioração de Paredes em Alvenaria de Tijolo Furado
 
Machbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational Resource
Machbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational ResourceMachbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational Resource
Machbarkeitsstudie zur Umsetzung von Schulbüchern als Open Educational Resource
 

Ähnlich wie Filosofia Política Questões Fundamentais

Ciência Política - Apresentação - Diferenças.pdf
Ciência Política - Apresentação - Diferenças.pdfCiência Política - Apresentação - Diferenças.pdf
Ciência Política - Apresentação - Diferenças.pdfDANILLOCOSTAANDRADE
 
Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"
Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"
Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"Rosineide Santos
 
1 seminário (ética e politica).
1 seminário (ética e politica).1 seminário (ética e politica).
1 seminário (ética e politica).tetewewe
 
Filosofia na cidade
Filosofia na cidadeFilosofia na cidade
Filosofia na cidadeLipinha_13
 
Política, poder e Estado
Política, poder e EstadoPolítica, poder e Estado
Política, poder e EstadoMary Alvarenga
 
política filosofia
política filosofiapolítica filosofia
política filosofiaLidia Araujo
 
Manipulacao da midia. marilene chaui
Manipulacao da midia. marilene chauiManipulacao da midia. marilene chaui
Manipulacao da midia. marilene chauiVinícius Cordeiro
 
Evolução Histórica da Ciência Política slideshow.ppt
Evolução Histórica da Ciência Política slideshow.pptEvolução Histórica da Ciência Política slideshow.ppt
Evolução Histórica da Ciência Política slideshow.pptSilva Bernardo Cuinica
 
AULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdf
AULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdfAULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdf
AULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdfemiliajessica25
 
Op As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americana
Op As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americanaOp As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americana
Op As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americanaLauri Rene Reis Filho
 
Ciência Política - Introdução.pdf
Ciência Política - Introdução.pdfCiência Política - Introdução.pdf
Ciência Política - Introdução.pdfJorgeAlexandreOlivei5
 
Política e Poder - Filosofia
Política e Poder - FilosofiaPolítica e Poder - Filosofia
Política e Poder - FilosofiaKleiton Barbosa
 
Politicas públicas e sociedade
Politicas públicas e sociedadePoliticas públicas e sociedade
Politicas públicas e sociedadeFrancisco Inácio
 
Cidadania e politica2
Cidadania e politica2Cidadania e politica2
Cidadania e politica2Rogerio Terra
 
Filosofia .docx
Filosofia .docxFilosofia .docx
Filosofia .docxBeltoGIL
 
Apostila de sociologia - Volume 3
Apostila de sociologia - Volume 3Apostila de sociologia - Volume 3
Apostila de sociologia - Volume 3Matheus Alves
 

Ähnlich wie Filosofia Política Questões Fundamentais (20)

Ciência Política - Apresentação - Diferenças.pdf
Ciência Política - Apresentação - Diferenças.pdfCiência Política - Apresentação - Diferenças.pdf
Ciência Política - Apresentação - Diferenças.pdf
 
Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"
Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"
Apresntação de slide,tema "Filosofia politica,poder e Estado"
 
1 seminário (ética e politica).
1 seminário (ética e politica).1 seminário (ética e politica).
1 seminário (ética e politica).
 
Política e Poder.pptx
Política e Poder.pptxPolítica e Poder.pptx
Política e Poder.pptx
 
Filosofia na cidade
Filosofia na cidadeFilosofia na cidade
Filosofia na cidade
 
Estado e relações de poder
Estado e relações de poderEstado e relações de poder
Estado e relações de poder
 
Política, poder e Estado
Política, poder e EstadoPolítica, poder e Estado
Política, poder e Estado
 
Marga conceitos de política
Marga conceitos de políticaMarga conceitos de política
Marga conceitos de política
 
política filosofia
política filosofiapolítica filosofia
política filosofia
 
Manipulacao da midia. marilene chaui
Manipulacao da midia. marilene chauiManipulacao da midia. marilene chaui
Manipulacao da midia. marilene chaui
 
Evolução Histórica da Ciência Política slideshow.ppt
Evolução Histórica da Ciência Política slideshow.pptEvolução Histórica da Ciência Política slideshow.ppt
Evolução Histórica da Ciência Política slideshow.ppt
 
AULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdf
AULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdfAULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdf
AULA DEBATE E DEMOCRACIADemotggtgtb .pdf
 
Op As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americana
Op As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americanaOp As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americana
Op As Revoluções Liberais: industrial, francesa e americana
 
Ciência Política - Introdução.pdf
Ciência Política - Introdução.pdfCiência Política - Introdução.pdf
Ciência Política - Introdução.pdf
 
Política e Poder - Filosofia
Política e Poder - FilosofiaPolítica e Poder - Filosofia
Política e Poder - Filosofia
 
Politicas públicas e sociedade
Politicas públicas e sociedadePoliticas públicas e sociedade
Politicas públicas e sociedade
 
Cidadania e politica2
Cidadania e politica2Cidadania e politica2
Cidadania e politica2
 
Questoes de filosofia enem2009 2013
Questoes de filosofia enem2009 2013Questoes de filosofia enem2009 2013
Questoes de filosofia enem2009 2013
 
Filosofia .docx
Filosofia .docxFilosofia .docx
Filosofia .docx
 
Apostila de sociologia - Volume 3
Apostila de sociologia - Volume 3Apostila de sociologia - Volume 3
Apostila de sociologia - Volume 3
 

Kürzlich hochgeladen

Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdfSimulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdfAnnaCarolina242437
 
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdfSimulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdfAnnaCarolina242437
 
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdfAVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdfAnnaCarolina242437
 
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdfAntonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdfAnnaCarolina242437
 
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...AnnaCarolina242437
 
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024CarolTelles6
 
Design para o futuro 2024 - Leiautar.pdf
Design para o futuro 2024 - Leiautar.pdfDesign para o futuro 2024 - Leiautar.pdf
Design para o futuro 2024 - Leiautar.pdfCharlesFranklin13
 
Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.
Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.
Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.Érica Pizzino
 
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaGESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaayasminlarissa371
 

Kürzlich hochgeladen (9)

Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdfSimulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
 
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdfSimulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
 
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdfAVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
 
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdfAntonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
 
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
 
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
 
Design para o futuro 2024 - Leiautar.pdf
Design para o futuro 2024 - Leiautar.pdfDesign para o futuro 2024 - Leiautar.pdf
Design para o futuro 2024 - Leiautar.pdf
 
Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.
Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.
Estudo de caso para o aplicativo SÓ FLÔ.
 
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaGESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
 

Filosofia Política Questões Fundamentais

  • 2. POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA?
  • 3. De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre os valores, as regras sociais e políticas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos que encontramos em nossa sociedade e no mundo em geral.
  • 4. A reflexão filosófica acerca da ‘política’ contribui para nossa educação enquanto cidadãos e nos fornece uma base para o exercício da cidadania.
  • 5. É preciso dizer que em Filosofia Política não se posicionar é nada fazer; ora, nada fazer é compactuar com o que está estabelecido – seja lá o que for.
  • 6. Portanto, em Filosofia Política a ausência de convicção refuta-se a si mesma.
  • 7. DEFINIÇÃO: Filosofia Política é a reflexão filosófica de qual é a melhor maneira de organizar nossa vida coletiva: [1] No âmbito de nossas instituições políticas;
  • 8. [2] No âmbito de nossas práticas sociais; [3] No âmbito de nosso sistema econômico; [4] No âmbito de nossa forma de vida familiar.
  • 9. FILÓSOFO POLÍTICO: Busca estabelecer princípios básicos que; [a] Justifiquem uma forma de Estado; [b] Mostrem que os indivíduos possuem certos direitos inalienáveis; [c] Mostrem como os recursos materiais da sociedade deveriam ser distribuídos entre seus membros.
  • 10. A Filosofia Política realiza duas tarefas no seu processo reflexivo, a saber: [1] Analisa e interpreta conceitos; [2] Aplica essa análise e interpretação às instituições políticas e sociais.
  • 11. Duas características marcam a Filosofia Política: [a] Generalidade e [b] Abstração.
  • 12. [1] Problemas Conceituais – Normativos A Filosofia Política é uma disciplina normativa. Tenta estabelecer normas, regras ou padrões ideais. Tenta descobrir como as coisas devem ser.
  • 13. [2] Problemas Empíricos – Descritivos Tentam descobrir como as coisas são.
  • 14. [1] História e Filosofia Política: Analisa o contexto histórico; Descreve as circunstâncias políticas em que os filósofos viveram; Traça a história das idéias dos filósofos políticos.
  • 15. [2] Ciência Política e Filosofia Política: Descreve os sistemas políticos concretos; Analisa suas características; Compara sistemas políticos; Explica as origens de suas leis. Filosofia Política: Realiza uma análise crítica dos fundamentos desses sistemas.
  • 16. [3] Economia e Filosofia Política: Analisa os sistemas econômicos; Trata sobre a distribuição de bens numa determinada sociedade. Por exemplo: Na sociedade X quem possui riqueza? Filosofia Política: Questiona que regra ou princípio deve regular a distribuição de riqueza?
  • 17. [4] Ética e Filosofia Política: Também é normativa; É mais ampla; A Ética questiona: o que é justiça? A Filosofia política questiona: como deve ser uma sociedade justa?
  • 18. [5] Filosofia do Direito e Filosofia Política: Natureza do direito; O que é ato jurídico; O que é responsabilidade; Filosofia Política: Analisa o próprio âmbito do direito – lugar e alcance que deve ter na sociedade.
  • 19. Na verdade, muitas vezes, ou quase sempre, é difícil separar esses domínios de uma forma cristalina, pois, em geral, eles aparecem nas discussões conjuntamente. O que tento fazer aqui é simplesmente mostrar que há uma certa especificidade no âmbito da Filosofia Política, na medida em que ela é uma ramo da própria Filosofia.
  • 20. Podemos dizer que há algumas questões pertinentes à Filosofia Política. Inicialmente, é possível indicar seu tema central: PODER POLÍTICO . Direito de fazer leis e penalizar os infratores.
  • 21. [1] PODER POLÍTICO: Quem tem o direito de dar ordens aos outros? Quem detém o poder de penalizar um indivíduo, caso desobedeça? De que forma esse direito é legitimado? Quem deve deter esse poder? RELAÇÃO: MANDO – OBEDIÊNCIA
  • 22. [2] ESTADO: Como as instituições políticas deveriam ser organizadas? Como ocorre a formação do Estado?
  • 23. Qual é a melhor forma de Estado: [a] absoluto? [b] limitado constitucionalmente? [c] democraticamente controlado? [d] Sua estrutura deve ser: unitária ou federativa?
  • 24. [3] AUTORIDADE E LEGITIMIDADE: O que é autoridade? Há limites para a autoridade do Estado? Há liberdades e privacidade individuais que o Estado nunca deve invadir, sob qualquer pretexto?
  • 25. Se alguém (o Estado) detém o poder político legítimo sobre mim, ele tem o direito de me obrigar a fazer certas coisas? Como pode um outro (o Estado) justificar que tem tais direitos sobre mim? Como pode alguém (o Estado) se julgar no direito de me punir, caso eu o desobedeça?
  • 26. RELAÇÃO: PODER DO ESTADO x AUTONOMIA INDIVIDUAL O que garante a legitimação do Estado? Que critério garante que as regras políticas são legítimas?
  • 27. [4] DIREITO E DEVERES: Há limites justificáveis à liberdade individual? Que direitos e liberdades devem ter os indivíduos? Os indivíduos têm obrigação moral de obedecer às leis de seu Estado?
  • 28. Sob que circunstâncias a desobediência civil é justificável? O que é liberdade? O que é igualdade? É possível atingi-las e realizá-las? De que modo?
  • 29. [5] ESTADO E ECONOMIA: Que princípios devem guiar as decisões econômicas e sociais do Estado? Haverá alguma boa razão para uma pessoa possuir mais riqueza do que outra?
  • 30. Qual deve ser a relação entre o poder político e o êxito econômico? Qual a relação entre posse de riqueza e a obtenção do poder político?
  • 31. [6] RELAÇÃO ENTRE ESTADOS: Que princípios devem guiar as relações entre Estados? Um Estado deve procurar legitimamente seu interesse nacional?
  • 32. Há obrigações éticas com os outros Estados? Há um princípio de justiça aplicado em nível global? Quando a guerra é justificada?
  • 33. [7] OUTRAS QUESTÕES: O que é discriminação? Serão injustas todas as formas de discriminação? Há alguma justificação para dar um tratamento desigual a certos cidadãos?
  • 34. Ou, é preciso, sempre, dispensar tratamento igual a todos? O que é ‘discriminação positiva’ ou ‘ação afirmativa’?
  • 35. No século XX houve uma retomada acentuada dos debates em torno da Filosofia Política. É provável que isso tenha ocorrido em função das novas configurações políticas que o século passado conheceu, além é claro, do flagelo das duas guerras mundiais.
  • 36. Em todos os níveis, novos problemas surgiram (e ainda estão colocados), exigindo reflexões profundas e propostas resolutivas.
  • 37. Conforme destaca David Miller, o século XX foi estruturado na concepção liberal e a retomada dos debates em torno da Filosofia Política aparece a partir de um conjunto de questões políticas novas que conduzem o liberalismo ao seu limite.
  • 38. De acordo com o autor, o confronto é estabelecido entre duas perspectivas, a saber: [a] liberalismo e [b] comunitarismo.
  • 39. O debate incide sobre o estatuto e a forma que a Filosofia Política liberal deveria tomar: [a] deveria reivindicar validade universal; [b] ou, deveria ser interpretada como uma cultura política das democracias liberais ocidentais.
  • 40. [1] JUSTIÇA SOCIAL: Diz respeito as teorias liberais da justiça igualitária. Envolve questões acerca do capitalismo de mercado e a pobreza de sociedades não desenvolvidas.
  • 41. [2] FEMINISMO: Aborda os problemas das relações pessoais entre homens e mulheres, por exemplo, em relação ao mercado de trabalho. Discute a questão de políticas afirmativas.
  • 42. [3] IDENTIDADE CULTURAL: Coloca em discussão, por exemplo, a questão das minorias culturais e suas reivindicações.
  • 43. [4] MOVIMENTO AMBIENTAL: Basicamente trata da relação: DESENVOLVIMENTO x SUSTENTABILIDADE
  • 44. PONTO 1: ESTADO DE NATUREZA Poder político: o direito de mandar Por que razão deverão alguns ter o direito de fazer leis e regulamentar o comportamento dos outros? Se ninguém tem esse direito, como seria a vida?
  • 45. O que aconteceria em um ‘estado de natureza’ sem governo? Seria a vida suportável? Seria melhor que agora, num Estado?
  • 46. PONTO 2: JUSTIFICAÇÃO DO ESTADO Admitindo que a vida regida por um governo, ela é melhor do que a vida no ‘estado de natureza’: [a] Temos o dever moral de fazer o que o Estado determina? [b] Temos uma obrigação política?
  • 47. PONTO 3: QUEM DEVE GOVERNAR Como o Estado deverá se organizar? Ser democrático? O que é um ‘Estado democrático’? Qual a base racional para preferir o governo do povo ao governo de um especialista – um ditador benévolo, por exemplo?
  • 48. PONTO 4: O LUGAR DA LIBERDADE Que poder o Estado deve possuir? Que grau de liberdade deveria gozar o indivíduo? Exame da seguinte teoria : “ Para evitar a ‘ditadura da maioria’, nos deve ser dada a liberdade de agirmos conforme desejamos, desde que não prejudiquemos os outros”.
  • 49. PONTO 5: DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA Se os cidadãos tem liberdade, isso inclui a liberdade de adquirir e vender riqueza a seu bel-prazer? Ou, há restrições à atividade econômica em nome da justiça e da liberdade?
  • 50. PONTO 6: INDIVIDUALISMO, JUSTIÇA E FEMINISMO FONTES: Antônio Paulo COSTA. Problemas de Filosofia Política . IN: http://www.criticanarede.com David MILLER. Political Philosophy . IN: Routledge Encyclopedia Philosophy. IN: http://www.rep.routledge.com/article/SO99 Jonathan WOLFF. Introdução à Filosofia Política .