SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 22
Publicidade Onlinee Jornalismo Digital  “A sociedade da informação que não informa, apenas absorve quantidades de dados” Pierre Lévy* *Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade.
EMENTAS Publididade on-line. Estudo de Casos. Ciberjornalismo. Estudo de Casos. Web e hipermídia.  Tecnologias da comunicação na internet: correio eletrônico como mídia, newsgroups. Blogs e Mídias Sociais.  Hipertexto. Redação e edição em mídias on-line.  Planejamento estratégico de comunicação: posicionamento, determinação da audiência-alvo, objetivos e estratégias. As novas formas das ferramentas on-line e das ações virtuais como elementos fundamentais para a execução de campanhas publicitárias. Estudo de Casos.
Nossos Encontros 24 HORAS-AULA 2 CRÉDITOS
Ciberjormalismo
BLOGS Enquanto os blogueiros manifestam um desejo de escrever como jornalistas, estes buscam uma escrita mais leve, menos informativa e mais ficcional do que aquela que realizam no seu dia-a-dia. Embora os dois grupos acreditem estar fazendo o que se propõem, a verdade é que os blogs acabam sendo um meio caminho entre a ficção e a informação, entre o jornalismo e o escrito íntimo, isso quando não misturam bastante uma coisa com a outra (SCHITTINE, 2004, p. 156).
BLOGS Um Blog é um registro cronológico e frequentemente atualizado de opiniões, emoções, fatos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. O perfil do blog de jornalistas, por exemplo, em geral apresenta preocupação em expor assuntos de interesse público - algo que, de uma forma ou de outra venha gerar comentários, participações, empatias. Isso não significa necessariamente que o jornalista não é um blogueiro, mas, significa que o jornalista faz seus blogs diferenciados dos demais, com visão crítica, mas de forma diferente da que faz na grande mídia.
BLOGS O perfil do blog de jornalistas, por exemplo, em geral apresenta preocupação em expor assuntos de interesse público - algo que, de uma forma ou de outra venha gerar comentários, participações, empatias. Isso não significa necessariamente que o jornalista não é um blogueiro, mas, significa que o jornalista faz seus blogs diferenciados dos demais, com visão crítica, mas de forma diferente da que faz na grande mídia. Nos blogs pessoais, jornalistas expõem até mesmo a própria vida íntima. Para evitar constrangimentos e demissões, alguns veículos já criaram regras para o uso do Twitter, como Folha de S. Paulo, Rede Globo, Reuters, ESPN, Bloomberg, AssociatedPress, WallStreetJournal, The Washington Post e TheNew York Times.
CONVERGÊNCIA A convergência representa uma transformação cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos. Isto é, a convergência não acontece por meio dos aparelhos, mas dentro dos cérebros de consumidores individuais e em suas interações sociais com outros.
O JORNALISTA Jornalismo a profissão está tendo que se adaptar ao novo contexto das ferramentas digitais na comunicação. O jornalista não é mais o certificador de credibilidades, mas o profissional que pode mostrar aos consumidores de informação como chegar a confiar em notícias.
O MERCADO A NorthwesternUniversity 14, em Chicago, está anunciando bolsas de estudo para programadores. A intenção é formar novo tipo de profissional, que una conhecimento de informática e web com habilidades de um jornalista, e que assim possa estar preparado para a mídia do futuro. O curso de Jornalismo da Universidade do Missouri, nos EUA, passará a exigir 15 que alunos tenham iPhone ou iPodTouch, como "requisito mínimo", para download de material. Pós-graduação em Twitter já é oferecida por universidade inglesa: voltado para estudantes de Jornalismo e Relações Públicas, curso 16 de 12 meses oferecido pela Universidade de Birmingham enfoca redes sociais (Twitter, Facebook e blogs) como ferramentas de Comunicação e Marketing.
TEXTOS produção de textos; formação de bancos de dados e de informações; organização de fontes online (favoritos, RSS, Google Reader); editores de áudio, fotos e vídeos; produção de slideshows, infográficos e mashup; ferramentas de redes como Twitter, YouTube, Flickr, Podcast, Dig, NewsTrust, Facebook, LinkedIn, Orkut; realidade virtual (SecondLife) e jornalismo de imersão.
O PROFESSOR Entre os desafios do ensino do Ciberjornalismo, está o atraso da revolução digital no ensino universitário. Os alunos mais jovens não sabem o que é uma máquina de escrever e nem o que seja um aparelho de telex. O professor deixou de ser o único canal entre o aluno e o conhecimento e já não consegue mais acompanhar a atualização de todos os softwares usados no Ciberjornalismo. A capacitação dos alunos, portanto, deve ocorrer em ambiente de discussão e acolhimento. Os jovens devem se sentir à vontade e perceber que podem aprender junto com o professor e o diálogo tem papel fundamental
O PROBLEMA Ciberjornalismo não faz o menor sentido sem a integração com outras disciplinas. A investigação jornalística em bancos de dados, por exemplo, requer o apoio da estatística, da matemática e das ciências da computação; a formação de redes exige conhecimentos de sociologia, antropologia, psicologia e de pedagogia; a administração de comentários fica muito difícil sem o apoio da psicologia e das técnicas de relacionamento interpessoal; a produção de um weblog informativo depende de um mínimo de conhecimentos sobre informática; e, por fim, a produção de conteúdos multimídia simplesmente seria inviável porque ela depende de disciplinas como design, produção sonora, vídeos, computação.
ONLINE
O PODER
O ESQUEMA Na rotina de um jornalista contemporâneo estão presentes atividades que se enquadram em  todas as nomenclaturas definidas. Vejamos pois, ao consultar o arquivo da empresa na qual trabalha, o profissional poderá assitir a uma reportagem gravada em fita VHS (jornalismo eletrônico); usar o recurso do e-mail para comunicar-se com uma fonte ou mesmo com seu editor (jornalismo online); consultar a edição anual condensada – editada em CD-ROM – de um jornal (jornalismo digital); verificar dados armazenados no seu computador pessoal (ciberjornalismo); ler em sites noticiosos disponibilizados na web material que outros  veículos já produziram sobre o assunto (webjornalismo).
O produto Os produtos desta fase, em sua maioria, são simplesmente cópias para a web do conteúdo de jornais existentes no papel. A rotina de produção de notícias é totalmente atrelada ao modelo estabelecido nos jornais impressos e parece não haver preocupações com relação a uma possível forma inovadora de apresentação das narrativas jornalísticas. A disponibilização de informações jornalísticas na web fica restrita à possibilidade de ocupar um espaço, sem explorá-lo enquanto um meio que apresenta características específicas.
associação Ao mesmo tempo em que se ancoram no modelo do jornal impresso, as publicações para a web começam a explorar as potencialidades do novo ambiente, tais como links com chamadas para  notícias de fatos que acontecem no período entre as edições; o e-mail passa a ser utilizado como uma possibilidade de comunicação entre jornalista e leitor ou entre os leitores,  através de fóruns de debates; a elaboração das notícias passa a explorar os recursos oferecidos pelo hipertexto; surge as seções ‘últimas notícias’. A tendência, salvo  exceções, ainda é a existência de  produtos vinculados não só ao modelo do jornal impresso enquanto produto, mas também às empresas jornalísticas cuja credibilidade e rentabilidade estavam associadas ao jornalismo impresso.
Terceira geracão Webjornalismo de terceira geração - O cenário começa a modificar-se com o surgimento de iniciativas tanto empresariais quanto editoriais destinadas exclusivamente para a Internet. São sites jornalísticos que extrapolam a idéia de uma versão para a web de um jornal impresso já existente. Um  dos primeiros e,  talvez,  principal  exemplo desta  situação  seja  a  fusão entre a  Microsoft e a NBC,  uma empresa de informática e uma empresa jornalística de televisão, ocorrida em 1996 (Estado, 1997). O www.msnbc.com é um site de jornalismo mas que não surgiu como decorrência da tradição e da experiência do jornalismo impresso.
Terceira geração Nos produtos jornalísticos desta geração, é possível observar tentativas de efetivamente explorar e aplicar as potencialidades oferecidas pela web para fins jornalísticos. Neste estágio, entre outras possibilidades, os produtos jornalísticos apresentam: - recursos em multimídia, como sons e animações,  que enriquecem a narrativa jornalística; - recursos de interatividade, como chats com a participação de personalidades públicas, enquetes, fóruns de discussões; apresentam opções para a configuração do produto de acordo com interesses pessoais de cada leitor/usuário; - a utilização do hipertexto não apenas como um recurso de organização das informações da edição, mas também como uma possibilidade na narrativa jornalística de fatos; -atualização contínua no webjornal e não apenas na seção ‘últimas notícias’.
Ultimas notícias Últimas notícias - Esta seção – sempre anunciada na primeira tela – comporta as informações em formato de notas que são disponibilizadas de maneira imediata, explorando a possibilidade de atualização contínua.  Nos webjornais  brasileiros,  ficou convencionado chamar esta seção de ‘plantão’ ou ‘últimas notícias’.  Normalmente,  existe a disponibilização de um índice apresentando apenas os títulos e os horários da disponibilização das mesmas. Ao clicar no título, aparece a notícia na íntegra, usualmente em formato de ‘pílulas’, poucas linhas. A maioria deste material é proveniente de agências de notícias.
conclusão Há uma “linguagem jornalística” apropriada e diferenciada para os portais jornalísticos. Outro elemento que facilita a busca e a leitura da informação jornalística no ciberespaço é a multimidialidade, o que faz com que os mais recentes portais ofereçam, além do texto, áudio e vídeo para complementar as informações disponibilizadas.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Blog da Revista Lupa
Blog da Revista LupaBlog da Revista Lupa
Blog da Revista LupaMarcel Ayres
 
Jornalismo cidadão na internet
Jornalismo cidadão na internetJornalismo cidadão na internet
Jornalismo cidadão na internetmichelemitsue
 
Aula 3 caracteristicas do jornalismo na internet
Aula 3   caracteristicas do jornalismo na internetAula 3   caracteristicas do jornalismo na internet
Aula 3 caracteristicas do jornalismo na internetaulasdejornalismo
 
O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...
O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...
O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...Karina Perussi
 
Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...
Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...
Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...Universidade Federal do Paraná
 
Distribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da Internet
Distribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da InternetDistribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da Internet
Distribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da InternetCelestino Joanguete
 
Comunicação e Novas Mídias - Aula 3
Comunicação e Novas Mídias - Aula 3Comunicação e Novas Mídias - Aula 3
Comunicação e Novas Mídias - Aula 3pauloranieri
 
Distribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da Internet
Distribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da InternetDistribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da Internet
Distribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da InternetCelestino Joanguete
 
Apresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko Lorenz
Apresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko LorenzApresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko Lorenz
Apresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko LorenzAlysson neves
 
Instantaneidade
InstantaneidadeInstantaneidade
InstantaneidadeUni-BH
 
Revistas Online - cartografia de um território em transformação permanente
Revistas Online - cartografia de um território em transformação permanenteRevistas Online - cartografia de um território em transformação permanente
Revistas Online - cartografia de um território em transformação permanenteTarcízio Silva
 
A Democratização da Informação na Internet
A Democratização da Informação na InternetA Democratização da Informação na Internet
A Democratização da Informação na InternetFernando Bombassaro
 
Monografia | Web Marketing
Monografia | Web MarketingMonografia | Web Marketing
Monografia | Web MarketingPatricia Melo
 
AULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMO
AULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMOAULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMO
AULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMOaulasdejornalismo
 
Jornalismo Impresso Vs Jornalismo On Line
Jornalismo Impresso Vs Jornalismo On LineJornalismo Impresso Vs Jornalismo On Line
Jornalismo Impresso Vs Jornalismo On Lineolguete
 
Mídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e RelevânciaMídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e RelevânciaUnilife Vitamins
 
Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01
Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01
Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01Eduardo Sangion
 

Was ist angesagt? (20)

Blog da Revista Lupa
Blog da Revista LupaBlog da Revista Lupa
Blog da Revista Lupa
 
1 web nova midia
1 web nova midia1 web nova midia
1 web nova midia
 
Jornalismo cidadão na internet
Jornalismo cidadão na internetJornalismo cidadão na internet
Jornalismo cidadão na internet
 
Thay
ThayThay
Thay
 
Aula 3 caracteristicas do jornalismo na internet
Aula 3   caracteristicas do jornalismo na internetAula 3   caracteristicas do jornalismo na internet
Aula 3 caracteristicas do jornalismo na internet
 
O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...
O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...
O AVANÇO DOS MEIOS DIGITAIS E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO: Como as redes sociais...
 
Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...
Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...
Blogs e jornalismo no Brasil: um estudo da relação entre instituições e profi...
 
Distribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da Internet
Distribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da InternetDistribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da Internet
Distribuicao conteudos radiofónicos para as redes sociais da Internet
 
Comunicação e Novas Mídias - Aula 3
Comunicação e Novas Mídias - Aula 3Comunicação e Novas Mídias - Aula 3
Comunicação e Novas Mídias - Aula 3
 
Distribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da Internet
Distribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da InternetDistribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da Internet
Distribuição de conteúdos jornalísticos em Redes Sociais da Internet
 
Apresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko Lorenz
Apresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko LorenzApresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko Lorenz
Apresentação - Personalização. Análise aos 6 graus, de Mirko Lorenz
 
Instantaneidade
InstantaneidadeInstantaneidade
Instantaneidade
 
Revistas Online - cartografia de um território em transformação permanente
Revistas Online - cartografia de um território em transformação permanenteRevistas Online - cartografia de um território em transformação permanente
Revistas Online - cartografia de um território em transformação permanente
 
A Democratização da Informação na Internet
A Democratização da Informação na InternetA Democratização da Informação na Internet
A Democratização da Informação na Internet
 
Monografia | Web Marketing
Monografia | Web MarketingMonografia | Web Marketing
Monografia | Web Marketing
 
AULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMO
AULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMOAULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMO
AULA 3 - JORNALISMO NA INTERNET E FASES DO JORNALISMO
 
Aula 5 midias sociais
Aula 5   midias sociaisAula 5   midias sociais
Aula 5 midias sociais
 
Jornalismo Impresso Vs Jornalismo On Line
Jornalismo Impresso Vs Jornalismo On LineJornalismo Impresso Vs Jornalismo On Line
Jornalismo Impresso Vs Jornalismo On Line
 
Mídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e RelevânciaMídias Sociais - Conceito e Relevância
Mídias Sociais - Conceito e Relevância
 
Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01
Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01
Apr pdf-encontro-executivos-campinas-v01
 

Andere mochten auch

CS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/L
CS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/LCS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/L
CS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/LCS Unitec
 
00 omonstrodosmares
00    omonstrodosmares00    omonstrodosmares
00 omonstrodosmaresluzberto
 
Finmeccanica Press Release 15 December 2011
Finmeccanica Press Release 15 December 2011Finmeccanica Press Release 15 December 2011
Finmeccanica Press Release 15 December 2011Leonardo
 
2011 x mas for the troops
2011 x mas for the troops2011 x mas for the troops
2011 x mas for the troopsUFCW Local 7
 
Layout page1 opt
Layout page1 optLayout page1 opt
Layout page1 optkvanm827
 
Clipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED Barcelona
Clipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED BarcelonaClipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED Barcelona
Clipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED BarcelonaIED Barcelona
 
Cash loan today- Cash loan today is fantastic
Cash loan today- Cash loan today is fantasticCash loan today- Cash loan today is fantastic
Cash loan today- Cash loan today is fantasticClrk79frnk
 
Decreto 1014 software_libre_ecuador
Decreto 1014 software_libre_ecuadorDecreto 1014 software_libre_ecuador
Decreto 1014 software_libre_ecuadorquinchiguango
 
Examen de computacion de kimberly
Examen de computacion de kimberlyExamen de computacion de kimberly
Examen de computacion de kimberlyKim Vera
 
Web design annual plan annual plan
Web design annual plan annual planWeb design annual plan annual plan
Web design annual plan annual plancal1968
 
Fis 2 lista_1 maquinas
Fis 2 lista_1 maquinasFis 2 lista_1 maquinas
Fis 2 lista_1 maquinascomentada
 
Nota big
Nota bigNota big
Nota bigahzai09
 
John dee ashmolean copy copy
John dee ashmolean copy copyJohn dee ashmolean copy copy
John dee ashmolean copy copyJimEgan
 
Clipping ABC 11/11/11 @ IED Barcelona
Clipping ABC 11/11/11 @ IED BarcelonaClipping ABC 11/11/11 @ IED Barcelona
Clipping ABC 11/11/11 @ IED BarcelonaIED Barcelona
 

Andere mochten auch (20)

CS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/L
CS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/LCS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/L
CS Unitec Electric Drills and Drive Units: EAW 16/2 R/L
 
Txt12
Txt12Txt12
Txt12
 
00 omonstrodosmares
00    omonstrodosmares00    omonstrodosmares
00 omonstrodosmares
 
Txt6
Txt6Txt6
Txt6
 
Finmeccanica Press Release 15 December 2011
Finmeccanica Press Release 15 December 2011Finmeccanica Press Release 15 December 2011
Finmeccanica Press Release 15 December 2011
 
Gracias amiga
Gracias amigaGracias amiga
Gracias amiga
 
2011 x mas for the troops
2011 x mas for the troops2011 x mas for the troops
2011 x mas for the troops
 
Layout page1 opt
Layout page1 optLayout page1 opt
Layout page1 opt
 
Clipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED Barcelona
Clipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED BarcelonaClipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED Barcelona
Clipping Nuevo Diario 29/11/11 @ IED Barcelona
 
Cash loan today- Cash loan today is fantastic
Cash loan today- Cash loan today is fantasticCash loan today- Cash loan today is fantastic
Cash loan today- Cash loan today is fantastic
 
Decreto 1014 software_libre_ecuador
Decreto 1014 software_libre_ecuadorDecreto 1014 software_libre_ecuador
Decreto 1014 software_libre_ecuador
 
Examen de computacion de kimberly
Examen de computacion de kimberlyExamen de computacion de kimberly
Examen de computacion de kimberly
 
Tics
TicsTics
Tics
 
Web design annual plan annual plan
Web design annual plan annual planWeb design annual plan annual plan
Web design annual plan annual plan
 
Fis 2 lista_1 maquinas
Fis 2 lista_1 maquinasFis 2 lista_1 maquinas
Fis 2 lista_1 maquinas
 
5
55
5
 
Slide 1 As Smart Object 1
Slide 1 As Smart Object 1Slide 1 As Smart Object 1
Slide 1 As Smart Object 1
 
Nota big
Nota bigNota big
Nota big
 
John dee ashmolean copy copy
John dee ashmolean copy copyJohn dee ashmolean copy copy
John dee ashmolean copy copy
 
Clipping ABC 11/11/11 @ IED Barcelona
Clipping ABC 11/11/11 @ IED BarcelonaClipping ABC 11/11/11 @ IED Barcelona
Clipping ABC 11/11/11 @ IED Barcelona
 

Ähnlich wie Ciberjornalismo

Webjornalismo a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...
Webjornalismo   a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...Webjornalismo   a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...
Webjornalismo a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...Rafael Rodrigues
 
Ciberjornalismo no Brasil
Ciberjornalismo no BrasilCiberjornalismo no Brasil
Ciberjornalismo no BrasilYuri Almeida
 
O jornalismo nas redes sociais da internet ivone rocha
O jornalismo nas redes sociais da internet ivone rochaO jornalismo nas redes sociais da internet ivone rocha
O jornalismo nas redes sociais da internet ivone rochaIvone Rocha
 
Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Joanna Alimonda
 
Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Joanna Alimonda
 
Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Joanna Alimonda
 
Jornalismo digital de terceira geração suzana barbosa
Jornalismo digital de terceira geração   suzana barbosaJornalismo digital de terceira geração   suzana barbosa
Jornalismo digital de terceira geração suzana barbosaLuara Schamó
 
As mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículos
As mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículosAs mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículos
As mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículosFlávia Lopes
 
Jornalismo colaborativo em bases de dados
Jornalismo colaborativo em bases de dadosJornalismo colaborativo em bases de dados
Jornalismo colaborativo em bases de dadosYuri Almeida
 
Slideshow: As Três Gerações do Jornalismo na Internet
Slideshow: As Três Gerações do Jornalismo na InternetSlideshow: As Três Gerações do Jornalismo na Internet
Slideshow: As Três Gerações do Jornalismo na InternetDani Montier
 
Midias sociais e seus impactos na nossa vida
Midias sociais e seus impactos na nossa vidaMidias sociais e seus impactos na nossa vida
Midias sociais e seus impactos na nossa vidaOnthe Class
 
Jornalismo Cidadao Pdf
Jornalismo Cidadao PdfJornalismo Cidadao Pdf
Jornalismo Cidadao Pdffilciberjornal
 
A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...
A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...
A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...Marina Amâncio
 

Ähnlich wie Ciberjornalismo (20)

Webjornalismo a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...
Webjornalismo   a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...Webjornalismo   a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...
Webjornalismo a sobrevivãªncia dos jornais digitais frente ã  aplicativos c...
 
Ciberjornalismo no Brasil
Ciberjornalismo no BrasilCiberjornalismo no Brasil
Ciberjornalismo no Brasil
 
O jornalismo nas redes sociais da internet ivone rocha
O jornalismo nas redes sociais da internet ivone rochaO jornalismo nas redes sociais da internet ivone rocha
O jornalismo nas redes sociais da internet ivone rocha
 
Prova cibercultura 1 anab
Prova cibercultura 1 anabProva cibercultura 1 anab
Prova cibercultura 1 anab
 
Jornalismo e mídias sociais
Jornalismo e mídias sociaisJornalismo e mídias sociais
Jornalismo e mídias sociais
 
Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1
 
Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1
 
Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1Comunicacao comunitaria mod1
Comunicacao comunitaria mod1
 
Jornalismo digital de terceira geração suzana barbosa
Jornalismo digital de terceira geração   suzana barbosaJornalismo digital de terceira geração   suzana barbosa
Jornalismo digital de terceira geração suzana barbosa
 
As mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículos
As mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículosAs mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículos
As mídias sociais colocando em xeque o monopólio da fala dos grandes veículos
 
Blogosfera
BlogosferaBlogosfera
Blogosfera
 
Jornalismo colaborativo em bases de dados
Jornalismo colaborativo em bases de dadosJornalismo colaborativo em bases de dados
Jornalismo colaborativo em bases de dados
 
Slideshow: As Três Gerações do Jornalismo na Internet
Slideshow: As Três Gerações do Jornalismo na InternetSlideshow: As Três Gerações do Jornalismo na Internet
Slideshow: As Três Gerações do Jornalismo na Internet
 
Jornalismo em internet e Mídias Sociais
Jornalismo em internet e Mídias Sociais Jornalismo em internet e Mídias Sociais
Jornalismo em internet e Mídias Sociais
 
Aula 6 estudo de caso secult
Aula 6 estudo de caso secultAula 6 estudo de caso secult
Aula 6 estudo de caso secult
 
Midias sociais e seus impactos na nossa vida
Midias sociais e seus impactos na nossa vidaMidias sociais e seus impactos na nossa vida
Midias sociais e seus impactos na nossa vida
 
Jornalismo Cidadao Pdf
Jornalismo Cidadao PdfJornalismo Cidadao Pdf
Jornalismo Cidadao Pdf
 
2015.1 jornalismo online
2015.1   jornalismo online2015.1   jornalismo online
2015.1 jornalismo online
 
A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...
A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...
A Utilização das Mídias Digitais nas Manifestações Ocorridas no Brasil em 201...
 
Atv2 eudis
Atv2 eudisAtv2 eudis
Atv2 eudis
 

Mehr von Fernando Almeida

Mehr von Fernando Almeida (6)

1 introducao si
1 introducao si1 introducao si
1 introducao si
 
1 introducao ia
1 introducao ia1 introducao ia
1 introducao ia
 
Monografia nov 2006
Monografia nov 2006Monografia nov 2006
Monografia nov 2006
 
Ead 2007
Ead 2007Ead 2007
Ead 2007
 
Publicidade online
Publicidade onlinePublicidade online
Publicidade online
 
Ações na web
Ações na webAções na web
Ações na web
 

Ciberjornalismo

  • 1. Publicidade Onlinee Jornalismo Digital “A sociedade da informação que não informa, apenas absorve quantidades de dados” Pierre Lévy* *Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade.
  • 2. EMENTAS Publididade on-line. Estudo de Casos. Ciberjornalismo. Estudo de Casos. Web e hipermídia. Tecnologias da comunicação na internet: correio eletrônico como mídia, newsgroups. Blogs e Mídias Sociais. Hipertexto. Redação e edição em mídias on-line. Planejamento estratégico de comunicação: posicionamento, determinação da audiência-alvo, objetivos e estratégias. As novas formas das ferramentas on-line e das ações virtuais como elementos fundamentais para a execução de campanhas publicitárias. Estudo de Casos.
  • 3. Nossos Encontros 24 HORAS-AULA 2 CRÉDITOS
  • 5. BLOGS Enquanto os blogueiros manifestam um desejo de escrever como jornalistas, estes buscam uma escrita mais leve, menos informativa e mais ficcional do que aquela que realizam no seu dia-a-dia. Embora os dois grupos acreditem estar fazendo o que se propõem, a verdade é que os blogs acabam sendo um meio caminho entre a ficção e a informação, entre o jornalismo e o escrito íntimo, isso quando não misturam bastante uma coisa com a outra (SCHITTINE, 2004, p. 156).
  • 6. BLOGS Um Blog é um registro cronológico e frequentemente atualizado de opiniões, emoções, fatos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. O perfil do blog de jornalistas, por exemplo, em geral apresenta preocupação em expor assuntos de interesse público - algo que, de uma forma ou de outra venha gerar comentários, participações, empatias. Isso não significa necessariamente que o jornalista não é um blogueiro, mas, significa que o jornalista faz seus blogs diferenciados dos demais, com visão crítica, mas de forma diferente da que faz na grande mídia.
  • 7. BLOGS O perfil do blog de jornalistas, por exemplo, em geral apresenta preocupação em expor assuntos de interesse público - algo que, de uma forma ou de outra venha gerar comentários, participações, empatias. Isso não significa necessariamente que o jornalista não é um blogueiro, mas, significa que o jornalista faz seus blogs diferenciados dos demais, com visão crítica, mas de forma diferente da que faz na grande mídia. Nos blogs pessoais, jornalistas expõem até mesmo a própria vida íntima. Para evitar constrangimentos e demissões, alguns veículos já criaram regras para o uso do Twitter, como Folha de S. Paulo, Rede Globo, Reuters, ESPN, Bloomberg, AssociatedPress, WallStreetJournal, The Washington Post e TheNew York Times.
  • 8. CONVERGÊNCIA A convergência representa uma transformação cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos. Isto é, a convergência não acontece por meio dos aparelhos, mas dentro dos cérebros de consumidores individuais e em suas interações sociais com outros.
  • 9. O JORNALISTA Jornalismo a profissão está tendo que se adaptar ao novo contexto das ferramentas digitais na comunicação. O jornalista não é mais o certificador de credibilidades, mas o profissional que pode mostrar aos consumidores de informação como chegar a confiar em notícias.
  • 10. O MERCADO A NorthwesternUniversity 14, em Chicago, está anunciando bolsas de estudo para programadores. A intenção é formar novo tipo de profissional, que una conhecimento de informática e web com habilidades de um jornalista, e que assim possa estar preparado para a mídia do futuro. O curso de Jornalismo da Universidade do Missouri, nos EUA, passará a exigir 15 que alunos tenham iPhone ou iPodTouch, como "requisito mínimo", para download de material. Pós-graduação em Twitter já é oferecida por universidade inglesa: voltado para estudantes de Jornalismo e Relações Públicas, curso 16 de 12 meses oferecido pela Universidade de Birmingham enfoca redes sociais (Twitter, Facebook e blogs) como ferramentas de Comunicação e Marketing.
  • 11. TEXTOS produção de textos; formação de bancos de dados e de informações; organização de fontes online (favoritos, RSS, Google Reader); editores de áudio, fotos e vídeos; produção de slideshows, infográficos e mashup; ferramentas de redes como Twitter, YouTube, Flickr, Podcast, Dig, NewsTrust, Facebook, LinkedIn, Orkut; realidade virtual (SecondLife) e jornalismo de imersão.
  • 12. O PROFESSOR Entre os desafios do ensino do Ciberjornalismo, está o atraso da revolução digital no ensino universitário. Os alunos mais jovens não sabem o que é uma máquina de escrever e nem o que seja um aparelho de telex. O professor deixou de ser o único canal entre o aluno e o conhecimento e já não consegue mais acompanhar a atualização de todos os softwares usados no Ciberjornalismo. A capacitação dos alunos, portanto, deve ocorrer em ambiente de discussão e acolhimento. Os jovens devem se sentir à vontade e perceber que podem aprender junto com o professor e o diálogo tem papel fundamental
  • 13. O PROBLEMA Ciberjornalismo não faz o menor sentido sem a integração com outras disciplinas. A investigação jornalística em bancos de dados, por exemplo, requer o apoio da estatística, da matemática e das ciências da computação; a formação de redes exige conhecimentos de sociologia, antropologia, psicologia e de pedagogia; a administração de comentários fica muito difícil sem o apoio da psicologia e das técnicas de relacionamento interpessoal; a produção de um weblog informativo depende de um mínimo de conhecimentos sobre informática; e, por fim, a produção de conteúdos multimídia simplesmente seria inviável porque ela depende de disciplinas como design, produção sonora, vídeos, computação.
  • 16. O ESQUEMA Na rotina de um jornalista contemporâneo estão presentes atividades que se enquadram em todas as nomenclaturas definidas. Vejamos pois, ao consultar o arquivo da empresa na qual trabalha, o profissional poderá assitir a uma reportagem gravada em fita VHS (jornalismo eletrônico); usar o recurso do e-mail para comunicar-se com uma fonte ou mesmo com seu editor (jornalismo online); consultar a edição anual condensada – editada em CD-ROM – de um jornal (jornalismo digital); verificar dados armazenados no seu computador pessoal (ciberjornalismo); ler em sites noticiosos disponibilizados na web material que outros veículos já produziram sobre o assunto (webjornalismo).
  • 17. O produto Os produtos desta fase, em sua maioria, são simplesmente cópias para a web do conteúdo de jornais existentes no papel. A rotina de produção de notícias é totalmente atrelada ao modelo estabelecido nos jornais impressos e parece não haver preocupações com relação a uma possível forma inovadora de apresentação das narrativas jornalísticas. A disponibilização de informações jornalísticas na web fica restrita à possibilidade de ocupar um espaço, sem explorá-lo enquanto um meio que apresenta características específicas.
  • 18. associação Ao mesmo tempo em que se ancoram no modelo do jornal impresso, as publicações para a web começam a explorar as potencialidades do novo ambiente, tais como links com chamadas para notícias de fatos que acontecem no período entre as edições; o e-mail passa a ser utilizado como uma possibilidade de comunicação entre jornalista e leitor ou entre os leitores, através de fóruns de debates; a elaboração das notícias passa a explorar os recursos oferecidos pelo hipertexto; surge as seções ‘últimas notícias’. A tendência, salvo exceções, ainda é a existência de produtos vinculados não só ao modelo do jornal impresso enquanto produto, mas também às empresas jornalísticas cuja credibilidade e rentabilidade estavam associadas ao jornalismo impresso.
  • 19. Terceira geracão Webjornalismo de terceira geração - O cenário começa a modificar-se com o surgimento de iniciativas tanto empresariais quanto editoriais destinadas exclusivamente para a Internet. São sites jornalísticos que extrapolam a idéia de uma versão para a web de um jornal impresso já existente. Um dos primeiros e, talvez, principal exemplo desta situação seja a fusão entre a Microsoft e a NBC, uma empresa de informática e uma empresa jornalística de televisão, ocorrida em 1996 (Estado, 1997). O www.msnbc.com é um site de jornalismo mas que não surgiu como decorrência da tradição e da experiência do jornalismo impresso.
  • 20. Terceira geração Nos produtos jornalísticos desta geração, é possível observar tentativas de efetivamente explorar e aplicar as potencialidades oferecidas pela web para fins jornalísticos. Neste estágio, entre outras possibilidades, os produtos jornalísticos apresentam: - recursos em multimídia, como sons e animações, que enriquecem a narrativa jornalística; - recursos de interatividade, como chats com a participação de personalidades públicas, enquetes, fóruns de discussões; apresentam opções para a configuração do produto de acordo com interesses pessoais de cada leitor/usuário; - a utilização do hipertexto não apenas como um recurso de organização das informações da edição, mas também como uma possibilidade na narrativa jornalística de fatos; -atualização contínua no webjornal e não apenas na seção ‘últimas notícias’.
  • 21. Ultimas notícias Últimas notícias - Esta seção – sempre anunciada na primeira tela – comporta as informações em formato de notas que são disponibilizadas de maneira imediata, explorando a possibilidade de atualização contínua. Nos webjornais brasileiros, ficou convencionado chamar esta seção de ‘plantão’ ou ‘últimas notícias’. Normalmente, existe a disponibilização de um índice apresentando apenas os títulos e os horários da disponibilização das mesmas. Ao clicar no título, aparece a notícia na íntegra, usualmente em formato de ‘pílulas’, poucas linhas. A maioria deste material é proveniente de agências de notícias.
  • 22. conclusão Há uma “linguagem jornalística” apropriada e diferenciada para os portais jornalísticos. Outro elemento que facilita a busca e a leitura da informação jornalística no ciberespaço é a multimidialidade, o que faz com que os mais recentes portais ofereçam, além do texto, áudio e vídeo para complementar as informações disponibilizadas.