SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 37
Um problema antigo a ser resolvido: desinformação A INFRAERO administra 67 aeroportos em todo o país, e cada aeroporto funciona como um grande condomínio que congrega público fixo e eventual. Vários serviços são terceirizados, outros são próprios e outros ainda são concessões, ou seja, executados por terceiros.  Nessas mini-cidades, na maior parte das vezes, o público não sabe a quem  recorrer para obter algum produto, serviço, informação ou esclarecimento.  Pesquisa realizada pela Infraero no início de 2009 revelou que a maior parte das pessoas interpreta como sendo responsabilidade da empresa praticamente tudo o que acontece no espaço do aeroporto – inclusive o que é atribuição de outros atores. Isso significa prejuízo para a imagem da Infraero, que é associada a problemas operacionais e de relacionamento em situações nas quais não possui responsabilidade direta.  Era necessária uma ação específica de comunicação que delimitasse o espaço das responsabilidades no ambiente aeroportuário, informando aos passageiros sobre como proceder e a quem recorrer. Uma ação didática, capaz de envolver e informar, em especial, aos novos usuários do modal aeroviário.
Objetivos O objetivo do trabalho, mais do que uma campanha, era criar uma plataforma de comunicação junto aos usuários dos aeroportos, modificando o caráter do relacionamento tradicional entre a Infraero e seus públicos. A Infraero teria que aproximar-se, oferecendo a informação necessária para melhorar a experiência da viagem e o uso dos aparelhos públicos. E esclarecer, afinal de contas, quem faz o que no aeroporto.  A maioria dos usuários não sabia dizer, por exemplo, quem é o responsável pela demora da bagagem em chegar; ou se o cafezinho servido é muito mais caro do que na rua; se o atendimento no balcão das companhias é desorganizado ou se as informações sobre os vôos nos monitores estão erradas. Essa aproximação real deveria vir na forma da oferta de um serviço de informação de utilidade pública, que tornasse transparentes essas responsabilidades. Ao compreender com maior clareza o escopo de atuação correspondente a cada ator, os usuários: a. Formam um juízo mais claro quanto à identidade e a qualidade do serviço prestado pela INFRAERO; b. Sabem, com maior precisão, a quem recorrer quando têm alguma dúvida ou reclamação, evitando a frustração por endereçar equivocadamente suas demandas.
Estratégia de comunicação Nesse caso, a comunicação é a solução do problema: o que falta é informação. Por isso criamos soluções pontuais para explicar, em cada situação real de uso dos equipamentos, qual papel é de quem e a quem recorrer em caso de dúvida. A idéia de trabalho conjunto e responsabilidade compartilhada, para não ser confundida como simplesmente querer “tirar o corpo fora”, ficou clara pela forma como foi expressa no desfecho de cada mensagem: Todo mundo trabalha junto por você.
Primeira fase da campanha Fique por Dentro Na primeira fase da campanha, iniciada em novembro de 2009, foram visitados e positivados os onze aeroportos mais movimentados do Brasil. A partir do mapeamento do trajeto feito no aeroporto, as mensagens foram distribuídas de forma que elas estivessem em locais mais relevantes. Por exemplo, no momento em que o passageiro preocupa-se em passar pelo detector de metais, é sobre este tema que falamos com ele. Assim, evita-se a dispersão. Mesmo com a distribuição calculada das mensagens, a ocupação do espaço ganhou uniformidade graças ao uso de um elemento gráfico que passou a simbolizar “informação útil para você”. Um asterisco estilizado, com as cores da Infraero e o nome da campanha, está presente em todas as peças. Além das mensagens mais diretas nos pontos de uso dos equipamentos, preparamos um guia de bolso com informações completas para quem vai viajar, sendo este disponibilizado fisicamente nos aeroportos e pelo site da Infraero. Importante salientar que a INFRAERO não havia realizado, até então, um movimento tão amplo de informação e, acima de tudo, aproximação em direção aos seus vários stakeholders.
Segunda fase da campanha Fique por Dentro A missão da segunda fase da campanha, iniciada em dezembro de 2010, era ampliar a plataforma de comunicação com os usuários de aeroportos, e para isso foram incluídos novos canais e interatividade. Além disso, com o crescente aumento no número de passageiros que usam os aeroportos pela primeira vez, um novo desafio foi agregado à campanha: a necessidade de desenvolver ações que ajudassem esse novo público a entender claramente o funcionamento dos aeroportos. Ou seja, durante a primeira fase a abordagem da Infraero era muito mais explicativa e esclarecedora, nesse segundo estágio, a comunicação ganhou um novo e importante pilar: a interação com os usuários. De uma forma geral, as peças foram humanizadas e ganharam maior destaque gráfico. Dez personagens foram incorporados ao asterisco, representando tipos étnicos brasileiros. Foram positivados 16 aeroportos, com mais destaque e visibilidade do que na fase anterior.
Estratégia da segunda fase da campanha Guia do passageiro Positivação nos Aeroportos Publicações para Aeroportos Assessoria de Imprensa Twitter Blogosfera Mídia de bordo Revistas Internet ,[object Object]
Facebook
Formspring
Orkut
FoursquareRedes sociais Internet Mobile SMS Bluetooth Informe do Presidente Intranet Cartaz Folder
O público interno – comunidade aeroportuária, funcionários da Infraero e colaboradores, que possuem um papel importante no relacionamento com os novos usuários dos aeroportos, foram os primeiros impactados com o objetivo de fazer com que se engajassem, contribuindo para levar a informação aos passageiros e na divulgação dos novos canais de informação disponíveis. Foram usados folhetos para a comunidade aeroportuária e e-mails marketing para funcionários e colaboradores.
Uma das principais ações da segunda fase é a plataforma digital e de interatividade que inclui um hotsite exclusivo da campanha, presença e monitoramento de citações nas redes sociais – Facebook, Twitter, Orkut, Formspring e Foursquare, o aplicativo mobile “Voos Online” para Smartphones. Além disso, o Guia do Passageiro foi disponibilizado em diversas versões, inclusive via Bluetooth e SMS.  Com isso a Infraero se aproximou de seus públicos antes mesmo de estarem no aeroporto, oferecendo informações que melhorem a experiência de viajar de avião. A presença nas redes sociais permitiu, acima de tudo, que a empresa iniciasse um inédito diálogo com a sociedade. As respostas às citações, procurando sempre colocar claramente a posição da Infraero e mostrando o cuidado em encaminhar reclamações e demandas para as áreas competentes, surpreendeu positivamente aos usuários que, até então, faziam referências positivas à empresa em apenas 1% das citações (índice auditado em janeiro de 2011, quando se iniciou o trabalho). Para contribuir ainda mais, envolver e levar a informação ao público foram desenvolvidos um Gibi para o público infanto-juvenil e uma revista de palavras-cruzadas para o público adulto com informações relevantes sobre o funcionamento dos aeroportos. Além de estar em arquivos digitais gratuitos, o Guia do Passageiro está presente fisicamente nos aeroportos e teve nessa edição uma versão em inglês.  Completando as ações da segunda fase, a campanha traz anúncios em revistas de bordo e do segmento aéreo
Resultados Em junho de 2010, foi realizada uma pesquisa em seis dos onze aeroportos. Foram entrevistadas 1.117 pessoas nas áreas de check in e de embarque, com o intuito de aferir o nível de lembrança espontâneo e estimulado da campanha, bem como a compreensão e o nível de aprendizado. Deste contingente, 23% lembraram-se espontaneamente de haver visto ações publicitárias nos aeroportos. A Infraero, que usualmente não comunica usando estes espaços, teve 39% destas lembranças, contra 34% da somatória de marcas de banco, telefonia, companhias aéreas e de bebidas, habituais anunciantes na mídia aeroportuária. Isso comprovou o acerto da estratégia de massificação das informações nos pontos de fluxo. Ao se estimular os entrevistados, citando especificamente alguma campanha sobre prestação dos serviços nos aeroportos, o percentual total saltou para 62% dos 1.117 entrevistados, um número considerado excepcional em qualquer norma de pesquisa. A percepção da ação variou, entre os aeroportos, de 66% a 76%.
Em média, 70% dos entrevistados julgam haver aprendido algo novo sobre o funcionamento dos aeroportos com a campanha, e 97% consideraram a iniciativa de aproximação via informação, por parte da Infraero, como algo “importante” ou “muito importante”. Apesar de ainda não estar encerrada, a segunda fase da campanha conseguiu abrir novos canais de contato entre a Infraero e seus diferentes públicos, com grande aceitação. Mais de 500 mil novos Guias do Passageiro foram distribuídos nos aeroportos. Mas o principal destaque é o aplicativo para smartphone Infraero Voos onLine, que teve mais de 70 mil downloads em apenas três meses e foi eleito pela revista especializada em mídias interativas PROXXIMA, da Editora Meio e Mensagem, um dos cinco aplicativos mais relevantes lançados até dezembro do ano passado.
Mídia Revistas
Internet Mídia www.infraero.gov.br/fiquepordentro
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
Ações educativas nos aeroportos Filme – canais de inspeção
Ações educativas nos aeroportos Guia do Passageiro
Ações educativas nos aeroportos Publicações para Aeroportos
Redes Sociais Plataforma digital / Interatividade
Redes Sociais Plataforma digital / Interatividade
Mobile Plataforma digital / Interatividade

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...
Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...
Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...Pedro Cordier
 
C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp r10 0273-1
C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp  r10 0273-1C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp  r10 0273-1
C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp r10 0273-1Professor Sérgio Duarte
 
Estratégias de Mobile Marketing
Estratégias de Mobile Marketing Estratégias de Mobile Marketing
Estratégias de Mobile Marketing Gustavo Franco
 
Midiakit ADMAG dez14
Midiakit ADMAG dez14Midiakit ADMAG dez14
Midiakit ADMAG dez14Daniela Mozer
 
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1Professor Sérgio Duarte
 

Was ist angesagt? (6)

Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...
Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...
Oficina III: Publicidade sem fio e aplicativos para celular - Ciclo Comunicac...
 
C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp r10 0273-1
C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp  r10 0273-1C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp  r10 0273-1
C409 m artigo 2 interacoes sociais e o caso whatsapp r10 0273-1
 
MOBILE MARKETING
MOBILE MARKETINGMOBILE MARKETING
MOBILE MARKETING
 
Estratégias de Mobile Marketing
Estratégias de Mobile Marketing Estratégias de Mobile Marketing
Estratégias de Mobile Marketing
 
Midiakit ADMAG dez14
Midiakit ADMAG dez14Midiakit ADMAG dez14
Midiakit ADMAG dez14
 
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
Uma analise do cenario publicitario online mobile r10 0087-1
 

Andere mochten auch

USO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICO
USO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICOUSO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICO
USO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICOlinoel
 
Navegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicos
Navegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicosNavegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicos
Navegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicosUniversidad Nacional de Tucumán. Argentina
 
Diapositivas de material didactico
Diapositivas de material didacticoDiapositivas de material didactico
Diapositivas de material didacticovicky521988
 
Powerpoint
PowerpointPowerpoint
PowerpointLau ch g
 
Descripción de como trabajar con Powerpoint
Descripción de como trabajar con PowerpointDescripción de como trabajar con Powerpoint
Descripción de como trabajar con Powerpointeumeliaruiz
 
Recursos didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivas
Recursos  didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivasRecursos  didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivas
Recursos didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivasmary525
 
Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.
Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.
Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.Mair Sittón
 

Andere mochten auch (8)

USO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICO
USO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICOUSO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICO
USO DEL VIDEO COMO RECURSO INFORMÁTICO
 
Navegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicos
Navegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicosNavegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicos
Navegando en la web. clase 1 iniciando el proceso de búsqueda conceptos básicos
 
Estrategias para buscar en internet información científica en salud. Clase 2
  Estrategias para buscar  en internet información científica en salud. Clase 2  Estrategias para buscar  en internet información científica en salud. Clase 2
Estrategias para buscar en internet información científica en salud. Clase 2
 
Diapositivas de material didactico
Diapositivas de material didacticoDiapositivas de material didactico
Diapositivas de material didactico
 
Powerpoint
PowerpointPowerpoint
Powerpoint
 
Descripción de como trabajar con Powerpoint
Descripción de como trabajar con PowerpointDescripción de como trabajar con Powerpoint
Descripción de como trabajar con Powerpoint
 
Recursos didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivas
Recursos  didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivasRecursos  didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivas
Recursos didacticos_y_medios_didacticos[1] diapositivas
 
Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.
Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.
Diapositivas: su importancia como recurso didáctico.
 

Ähnlich wie Informando passageiros sobre aeroportos

Semana Nacional de Trânsito 2013
Semana Nacional de Trânsito 2013Semana Nacional de Trânsito 2013
Semana Nacional de Trânsito 2013anaamabile
 
1 introdução ver 3 (2)
1 introdução ver 3 (2)1 introdução ver 3 (2)
1 introdução ver 3 (2)kimpetisco
 
O comercio internacional via ferramenta de busca web
O comercio internacional via ferramenta de busca webO comercio internacional via ferramenta de busca web
O comercio internacional via ferramenta de busca webPaula Goncalves
 
C409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobile
C409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobileC409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobile
C409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobileProfessor Sérgio Duarte
 
PLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃO
PLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃOPLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃO
PLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃOCURSO DE PP NA ZUMBI DOS PALMARES
 
A linguagem publicitária em meios digitais móveis.
A linguagem publicitária em meios digitais móveis.A linguagem publicitária em meios digitais móveis.
A linguagem publicitária em meios digitais móveis.Ofhelia Raquel Lemos
 
Apresentação 5º período plano de negócio
Apresentação 5º período plano de negócioApresentação 5º período plano de negócio
Apresentação 5º período plano de negócioCristina Trindade
 
Pesquisa transporte publico Fecomercio
Pesquisa transporte publico FecomercioPesquisa transporte publico Fecomercio
Pesquisa transporte publico FecomercioRoberta Soares
 
Digital Group Portfolio
Digital Group PortfolioDigital Group Portfolio
Digital Group PortfolioDigital Group
 
Assessoria de imprensa nas redes sociais
Assessoria de imprensa nas redes sociaisAssessoria de imprensa nas redes sociais
Assessoria de imprensa nas redes sociaisAlice Muniz
 
Transporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbana
Transporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbanaTransporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbana
Transporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbanaEricsson Latin America
 

Ähnlich wie Informando passageiros sobre aeroportos (20)

Semana Nacional de Trânsito 2013
Semana Nacional de Trânsito 2013Semana Nacional de Trânsito 2013
Semana Nacional de Trânsito 2013
 
1 introdução ver 3 (2)
1 introdução ver 3 (2)1 introdução ver 3 (2)
1 introdução ver 3 (2)
 
Black Friday
Black FridayBlack Friday
Black Friday
 
Cidades inteligentes artigo 2018
Cidades inteligentes artigo 2018Cidades inteligentes artigo 2018
Cidades inteligentes artigo 2018
 
O comercio internacional via ferramenta de busca web
O comercio internacional via ferramenta de busca webO comercio internacional via ferramenta de busca web
O comercio internacional via ferramenta de busca web
 
C409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobile
C409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobileC409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobile
C409 m artigo 1 uma analise do cenario publicitario online mobile
 
Tese Final
Tese FinalTese Final
Tese Final
 
PLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃO
PLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃOPLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃO
PLATAFORMA COLABORATIVA: MINHA QUEBRADA - AGÊNCIA MANAH COMUNICAÇÃO
 
A linguagem publicitária em meios digitais móveis.
A linguagem publicitária em meios digitais móveis.A linguagem publicitária em meios digitais móveis.
A linguagem publicitária em meios digitais móveis.
 
Apresentação 5º período plano de negócio
Apresentação 5º período plano de negócioApresentação 5º período plano de negócio
Apresentação 5º período plano de negócio
 
Pesquisa transporte publico Fecomercio
Pesquisa transporte publico FecomercioPesquisa transporte publico Fecomercio
Pesquisa transporte publico Fecomercio
 
Panorama Mobile By Hands
Panorama Mobile By HandsPanorama Mobile By Hands
Panorama Mobile By Hands
 
Aplicativo financeiro
Aplicativo financeiro Aplicativo financeiro
Aplicativo financeiro
 
Ciclo de vida
Ciclo de vidaCiclo de vida
Ciclo de vida
 
Digital Group Portfolio
Digital Group PortfolioDigital Group Portfolio
Digital Group Portfolio
 
inBeacon_Briefing
inBeacon_BriefinginBeacon_Briefing
inBeacon_Briefing
 
Assessoria de imprensa nas redes sociais
Assessoria de imprensa nas redes sociaisAssessoria de imprensa nas redes sociais
Assessoria de imprensa nas redes sociais
 
01 - M&M
01 - M&M01 - M&M
01 - M&M
 
Transporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbana
Transporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbanaTransporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbana
Transporte conectado: A tecnologia melhorando a mobilidade urbana
 
A era do consumo compartilhado
A era do consumo compartilhadoA era do consumo compartilhado
A era do consumo compartilhado
 

Informando passageiros sobre aeroportos

  • 1.
  • 2. Um problema antigo a ser resolvido: desinformação A INFRAERO administra 67 aeroportos em todo o país, e cada aeroporto funciona como um grande condomínio que congrega público fixo e eventual. Vários serviços são terceirizados, outros são próprios e outros ainda são concessões, ou seja, executados por terceiros. Nessas mini-cidades, na maior parte das vezes, o público não sabe a quem recorrer para obter algum produto, serviço, informação ou esclarecimento. Pesquisa realizada pela Infraero no início de 2009 revelou que a maior parte das pessoas interpreta como sendo responsabilidade da empresa praticamente tudo o que acontece no espaço do aeroporto – inclusive o que é atribuição de outros atores. Isso significa prejuízo para a imagem da Infraero, que é associada a problemas operacionais e de relacionamento em situações nas quais não possui responsabilidade direta. Era necessária uma ação específica de comunicação que delimitasse o espaço das responsabilidades no ambiente aeroportuário, informando aos passageiros sobre como proceder e a quem recorrer. Uma ação didática, capaz de envolver e informar, em especial, aos novos usuários do modal aeroviário.
  • 3. Objetivos O objetivo do trabalho, mais do que uma campanha, era criar uma plataforma de comunicação junto aos usuários dos aeroportos, modificando o caráter do relacionamento tradicional entre a Infraero e seus públicos. A Infraero teria que aproximar-se, oferecendo a informação necessária para melhorar a experiência da viagem e o uso dos aparelhos públicos. E esclarecer, afinal de contas, quem faz o que no aeroporto. A maioria dos usuários não sabia dizer, por exemplo, quem é o responsável pela demora da bagagem em chegar; ou se o cafezinho servido é muito mais caro do que na rua; se o atendimento no balcão das companhias é desorganizado ou se as informações sobre os vôos nos monitores estão erradas. Essa aproximação real deveria vir na forma da oferta de um serviço de informação de utilidade pública, que tornasse transparentes essas responsabilidades. Ao compreender com maior clareza o escopo de atuação correspondente a cada ator, os usuários: a. Formam um juízo mais claro quanto à identidade e a qualidade do serviço prestado pela INFRAERO; b. Sabem, com maior precisão, a quem recorrer quando têm alguma dúvida ou reclamação, evitando a frustração por endereçar equivocadamente suas demandas.
  • 4. Estratégia de comunicação Nesse caso, a comunicação é a solução do problema: o que falta é informação. Por isso criamos soluções pontuais para explicar, em cada situação real de uso dos equipamentos, qual papel é de quem e a quem recorrer em caso de dúvida. A idéia de trabalho conjunto e responsabilidade compartilhada, para não ser confundida como simplesmente querer “tirar o corpo fora”, ficou clara pela forma como foi expressa no desfecho de cada mensagem: Todo mundo trabalha junto por você.
  • 5. Primeira fase da campanha Fique por Dentro Na primeira fase da campanha, iniciada em novembro de 2009, foram visitados e positivados os onze aeroportos mais movimentados do Brasil. A partir do mapeamento do trajeto feito no aeroporto, as mensagens foram distribuídas de forma que elas estivessem em locais mais relevantes. Por exemplo, no momento em que o passageiro preocupa-se em passar pelo detector de metais, é sobre este tema que falamos com ele. Assim, evita-se a dispersão. Mesmo com a distribuição calculada das mensagens, a ocupação do espaço ganhou uniformidade graças ao uso de um elemento gráfico que passou a simbolizar “informação útil para você”. Um asterisco estilizado, com as cores da Infraero e o nome da campanha, está presente em todas as peças. Além das mensagens mais diretas nos pontos de uso dos equipamentos, preparamos um guia de bolso com informações completas para quem vai viajar, sendo este disponibilizado fisicamente nos aeroportos e pelo site da Infraero. Importante salientar que a INFRAERO não havia realizado, até então, um movimento tão amplo de informação e, acima de tudo, aproximação em direção aos seus vários stakeholders.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11. Segunda fase da campanha Fique por Dentro A missão da segunda fase da campanha, iniciada em dezembro de 2010, era ampliar a plataforma de comunicação com os usuários de aeroportos, e para isso foram incluídos novos canais e interatividade. Além disso, com o crescente aumento no número de passageiros que usam os aeroportos pela primeira vez, um novo desafio foi agregado à campanha: a necessidade de desenvolver ações que ajudassem esse novo público a entender claramente o funcionamento dos aeroportos. Ou seja, durante a primeira fase a abordagem da Infraero era muito mais explicativa e esclarecedora, nesse segundo estágio, a comunicação ganhou um novo e importante pilar: a interação com os usuários. De uma forma geral, as peças foram humanizadas e ganharam maior destaque gráfico. Dez personagens foram incorporados ao asterisco, representando tipos étnicos brasileiros. Foram positivados 16 aeroportos, com mais destaque e visibilidade do que na fase anterior.
  • 12.
  • 15. Orkut
  • 16. FoursquareRedes sociais Internet Mobile SMS Bluetooth Informe do Presidente Intranet Cartaz Folder
  • 17. O público interno – comunidade aeroportuária, funcionários da Infraero e colaboradores, que possuem um papel importante no relacionamento com os novos usuários dos aeroportos, foram os primeiros impactados com o objetivo de fazer com que se engajassem, contribuindo para levar a informação aos passageiros e na divulgação dos novos canais de informação disponíveis. Foram usados folhetos para a comunidade aeroportuária e e-mails marketing para funcionários e colaboradores.
  • 18. Uma das principais ações da segunda fase é a plataforma digital e de interatividade que inclui um hotsite exclusivo da campanha, presença e monitoramento de citações nas redes sociais – Facebook, Twitter, Orkut, Formspring e Foursquare, o aplicativo mobile “Voos Online” para Smartphones. Além disso, o Guia do Passageiro foi disponibilizado em diversas versões, inclusive via Bluetooth e SMS. Com isso a Infraero se aproximou de seus públicos antes mesmo de estarem no aeroporto, oferecendo informações que melhorem a experiência de viajar de avião. A presença nas redes sociais permitiu, acima de tudo, que a empresa iniciasse um inédito diálogo com a sociedade. As respostas às citações, procurando sempre colocar claramente a posição da Infraero e mostrando o cuidado em encaminhar reclamações e demandas para as áreas competentes, surpreendeu positivamente aos usuários que, até então, faziam referências positivas à empresa em apenas 1% das citações (índice auditado em janeiro de 2011, quando se iniciou o trabalho). Para contribuir ainda mais, envolver e levar a informação ao público foram desenvolvidos um Gibi para o público infanto-juvenil e uma revista de palavras-cruzadas para o público adulto com informações relevantes sobre o funcionamento dos aeroportos. Além de estar em arquivos digitais gratuitos, o Guia do Passageiro está presente fisicamente nos aeroportos e teve nessa edição uma versão em inglês. Completando as ações da segunda fase, a campanha traz anúncios em revistas de bordo e do segmento aéreo
  • 19. Resultados Em junho de 2010, foi realizada uma pesquisa em seis dos onze aeroportos. Foram entrevistadas 1.117 pessoas nas áreas de check in e de embarque, com o intuito de aferir o nível de lembrança espontâneo e estimulado da campanha, bem como a compreensão e o nível de aprendizado. Deste contingente, 23% lembraram-se espontaneamente de haver visto ações publicitárias nos aeroportos. A Infraero, que usualmente não comunica usando estes espaços, teve 39% destas lembranças, contra 34% da somatória de marcas de banco, telefonia, companhias aéreas e de bebidas, habituais anunciantes na mídia aeroportuária. Isso comprovou o acerto da estratégia de massificação das informações nos pontos de fluxo. Ao se estimular os entrevistados, citando especificamente alguma campanha sobre prestação dos serviços nos aeroportos, o percentual total saltou para 62% dos 1.117 entrevistados, um número considerado excepcional em qualquer norma de pesquisa. A percepção da ação variou, entre os aeroportos, de 66% a 76%.
  • 20. Em média, 70% dos entrevistados julgam haver aprendido algo novo sobre o funcionamento dos aeroportos com a campanha, e 97% consideraram a iniciativa de aproximação via informação, por parte da Infraero, como algo “importante” ou “muito importante”. Apesar de ainda não estar encerrada, a segunda fase da campanha conseguiu abrir novos canais de contato entre a Infraero e seus diferentes públicos, com grande aceitação. Mais de 500 mil novos Guias do Passageiro foram distribuídos nos aeroportos. Mas o principal destaque é o aplicativo para smartphone Infraero Voos onLine, que teve mais de 70 mil downloads em apenas três meses e foi eleito pela revista especializada em mídias interativas PROXXIMA, da Editora Meio e Mensagem, um dos cinco aplicativos mais relevantes lançados até dezembro do ano passado.
  • 23. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 24. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 25. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 26. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 27. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 28. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 29. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 30. Ações educativas nos aeroportos Positivação nos Aeroportos
  • 31. Ações educativas nos aeroportos Filme – canais de inspeção
  • 32.
  • 33. Ações educativas nos aeroportos Guia do Passageiro
  • 34. Ações educativas nos aeroportos Publicações para Aeroportos
  • 35. Redes Sociais Plataforma digital / Interatividade
  • 36. Redes Sociais Plataforma digital / Interatividade
  • 37. Mobile Plataforma digital / Interatividade
  • 38. SMS Plataforma digital / Interatividade