Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Licao 6 4 t - 2019 - a rebeldia de saul e a rejeic-ao de deus

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 46 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Diashows für Sie (20)

Ähnlich wie Licao 6 4 t - 2019 - a rebeldia de saul e a rejeic-ao de deus (20)

Anzeige

Weitere von Vilma Longuini (20)

Aktuellste (20)

Anzeige

Licao 6 4 t - 2019 - a rebeldia de saul e a rejeic-ao de deus

  1. 1. A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus
  2. 2. 4º Trimestre 10/11/2019 Professora Vilma Longuini Igreja AD Jd Sapucaí Região Campos Elíseos Campinas SP Rua Clodoaldo Ferrarezi, 424
  3. 3. Lição 1 - Conhecendo os Dois Livros de Samuel Lição 2 - O Nascimento de um Líder Profético em Israel Lição 3 - A Chamada Profética de Samuel Lição 4 - A Degeneração da Liderança Sacerdotal Lição 5 - A Instituição da Monarquia em Israel Lição 6 - A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus Lição 7 - Davi é Ungido Rei Lição 8 - O Exílio de Davi Lição 9 - O Reinado de Davi Lição 10 - O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus Lição 11 - As Consequências do Pecado de Davi Lição 12 - A Rebelião de Absalão Lição 13 - A Velhice de Davi
  4. 4. Objetivo Geral ❶ Definir rebeldia; ❷ Explicar a rebeldia de Saul; ❸ Caracterizar a liderança sem critérios de Saul. Ressaltar que ao crente nascido de novo não cabe praticar o pecado da rebeldia. A história de Saul, o primeiro rei de Israel vai do Cap. 9 ao 31 de I Sam.
  5. 5. No céu, Deus toma uma decisão. Escolhe Saul para atender o pedido do povo. O profeta Samuel, estava avançado em idade, seus filhos, reprovados para a eleição. Saul (Shaul=Pedido a Deus) é escolhido.
  6. 6. O pai de Saul devia ser dono de uma transportadora. Um certo dia, a decepção. Cadê as jumentas para o transporte? - Desapareceu * - Não tendo reserva* - Tem que ir atrás * - Saul e um servo, vão em busca A família de Saul poderia ter perdido outra coisa para chegar até o profeta Samuel, mas teve que ser jumenta. Força/humildadePor quê? Saul só seria ungido rei, se encontrasse as jumentas de seu pai.
  7. 7. No jumentinho Jesus estava mais baixo que a multidão Vai retornar Com Toda Força e Poder.
  8. 8. 17 - E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o SENHOR te ungiu rei sobre Israel. 18- E enviou-te o SENHOR a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles. 19 - Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR? Antes, voaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR. 20 - Então, disse Saul a Samuel: Antes, dei ouvidos à voz do SENHOR e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; 1 Samuel 15.17-28Porção de hoje Parashá
  9. 9. 21 - mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal. 22 - Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 23 - Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 24 - Então, disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho traspassado o dito do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. 1 Samuel 15.17-28
  10. 10. 25 - Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o SENHOR. 26 - Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel. 27 - E, virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela borda da capa e a rasgou. 28 - Então, Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. 1 Samuel 15.17-28
  11. 11. (1 Samuel 15.23) “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”
  12. 12. Ao cristão nascido de novo não cabe praticar o pecado da rebeldia, pois fazê-lo é reviver a velha natureza.
  13. 13. O crente nascido de novo não deve praticar o pecado de rebelião.
  14. 14. I – Definição de Rebeldia II – A Rebeldia de Saul 1 – Conceito 2 – O Aspecto Bíblico 3 – O Cristão e a Rebelião 1 – Não Cumpria com a Ordem Divina 2 – Deus se “arrepende” em Relação a Saul 3 – “A Rebelião como Pecado de Feitiçaria” III – Saul: Um Líder sem Critérios 1 – Não Sabia Esperar 2 – Saul: o Rei Rejeitado
  15. 15. Nesta lição trataremos sobre a rebeldia de Saul e de sua rejeição por parte de Deus. Figuradamente, Israel foi comparado a uma vaca rebelde que se rebelou contra Deus (Os 4.16). A Bíblia mostra que há castigo divino para quem trilha o caminho da rebeldia . Nm. 17.10 (se rebelaram contra Arão); Nm. 20.24 (foram rebeldes nas águas de Meribá); Rm 10.21 (Israel é povo rebelde e contradizente); 1 Tm 1.9 (A Lei não é terror para quem andar em obediência).
  16. 16. I – Definição de Rebeldia 1 – Conceito. A rebeldia é caracterizada como um ato de resistência; é opor-se a uma autoridade terrena ou celestial. Trata-se de uma obstinação em excesso. Saul é como aqueles crentes que começam bem o seu ministério, mas vai relaxando, relaxando até não poder segurar mais e aí, se revela em quem realmente é.
  17. 17. I Sam cap. 11 – O rei Saul ganha sua popularidade vencendo os AMOITAS, meio parentes de Israel (descendentes das Filhas de Ló). Este povo oprimia muito os israelitas e com Isso deram a chance de Saul provar a si mesmo, como rei. Crimes dos amonitas que, segundo a WikipédiA - Árabes Naas prometia arrancar os olhos direito de todos os israelitas e tinha tanta certeza que conseguiria que desafiou eles a buscarem reforço. Naas sabia que não tinha quem lhe vencesse. Gên 19:37-39 Bem-Ami era o filho da filha mais nova de Ló, fruto de uma relação incestuosa, os amonitas eram filhos da mais nova e os moabitas eram descendentes da mais velha. Saul lembrou da mulher esquartejada em Jz 19 E fez o mesmo com 2 de seus bois Para mostrar sua raiva.
  18. 18. Saul venceu os AMONITAS e se firmou diante do povo. Cap. 12 Samuel desafia o povo a lhe acusar de qualquer coisa errada e aconselha o rei andar da mesma forma honesta, Temendo e obedecendo a Deus.
  19. 19. Cap 13 – Segundo ano do reinado. Ele ainda estava organizando suas Tropas e a liderança no Palácio. Quando sofre um ataque dos filisteus. Saul não era submisso 1ª prova. Esperar pelo profeta 7 dias. REPROVADO Saul desobedece o Profeta Obedeceu o povo e sacrificou Função de Samuel; Saul foi REPROVADO
  20. 20. Cap. 14 O Profeta não fala mais com Saul Se você, assim como Saul foi escolhido para uma obra: 1. Seja submisso à Deus e 2. Obediente. Segundo erro de Saul – Um voto – falta de prudência O exército estava exausto com a guerra e Saul proíbe os soldados de pararem e amaldiçoa os que lhe desobedecer, Jonatas Seu guerreiro filho não ouviu e tomou um Favo de mel para recuperar as forças. Saul tenta matar Jonatas por causa da Desobediência, mas o povo não deixa, por reconhecer que ele era bom Caráter e bom guerreiro.
  21. 21. 2 – O Aspecto Bíblico. O real significado de rebeldia é uma ênfase ao retorno de um “servo de Deus” às mais horríveis práticas pecaminosas, incluindo também a adoração aos ídolos. A Bíblia aponta a nação de Israel como filhos e filhas rebeldes. Por exemplo : Jeremias 5:23 e 31:22 Oséias 4:16 O cristão não pode viver na prática da rebeldia, porque é Nascido de novo e tem a Mente de Cristo. 2 Cor 5:17 e I Pe 1: 23 A ordem de Paulo em Rm 6:12 É que a natureza velha não Reine.
  22. 22. 3 – O Cristão e a Rebelião. A Bíblia ensina ao cristão respeitar todas as autoridades, inclusive os líderes da igreja; jamais ser insubmisso, rebelar-se (Rm 13.1). mas tendo como dever orar por elas (1 Tm 2.1,2).
  23. 23. Daniel e seus amigos não se sujeitaram à ordem do rei E prefeririam serem obedientes à Deus. Mesmo sendo preparados para serem lançados no fogo demonstraram respeito para com o monarca, não pronunciando palavras ofensivas (Dn 3.16,17).
  24. 24. O verdadeiro cristão mede bem as palavras, pois sabe que disso depende também a sua vida espiritual
  25. 25. A rebeldia é caracterizada como um ato de resistência; é opor-se a uma autoridade; por vezes se trata de uma obstinação em excesso.
  26. 26. II – A Rebeldia de Saul 1 – Não Cumpria com a Ordem Divina. nada dos amalequitas deveria ser saqueado ou roubado, pois não tratava-se de uma guerra qualquer. Por ordem expressa de Deus, Samuel ordenou a Saul que matasse os amalequitas ... Imagem : Tv Record Êx 17.8-13 Dt 25.17,18
  27. 27. O que não poderiam ser queimado, como o ouro, a prata e o ferro, seriam objetos solenes de consagração a Deus. A ordem foi: Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. 1 Sm 15:3 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente. 1 Samuel 15:8,9
  28. 28. Mas Saul não obedeceu à ordem divina. Não destruiu o rebanho do inimigo e ainda preservou a vida do rei Agague. O mal que Saul poupou não tardaria de lhe atingir. Note que foi um amalequitas que deu fim na vida de Saul (2 Sm 1.1-10).
  29. 29. 2 – Deus se “arrependeu” em relação a Saul. A palavra arrepender-se deriva do Hebraico Nacham = significa lamentar ou sintir profundamente pelo feito. Por duas razões : ❶Saul deixou de seguir a vontade de Deus ❷Saul deixou de executar a vontade de Deus.
  30. 30. Saul não se “arrependeu” dos pecados. A desobediência, a teimosia e a rebelião de Saul atraíram a ira de Deus. Deus não tolera o pecado e, dessa forma, não poderia deixar que Saul continuasse dirigindo o Seu povo. Você desobedeceu e mentiu
  31. 31. 3 – “A rebelião como pecado de feitiçaria”. Essa expressão traz a ideia de “uma decisão por meio de adivinhação ou de lançamento de sorte”. DIZ RESPEITO DA NEGAÇÃO DA AUTORIDADE DIVINA “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (1Sm 15.23)
  32. 32. A insolência e a arrogância de Saul revelam a tentativa de ele se impor no lugar de Deus. “diante da Palavra eu é que tenho que me render; nenhum de nós jamais pode e deve querer impor nossa vontade perante as ordens do Senhor”.
  33. 33. A rebeldia de Saul era caracterizada pela sua desobediência à ordem divina.
  34. 34. III – Saul: Um Líder sem Critérios 1 – Não Sabia Esperar. Samuel já havia dito para Saul esperar até a sua chegada (1 Sm 10.8). Uma das provas de que Saul não tinha critérios para a liderança era a sua impaciência.
  35. 35. 2 – Saul: o rei Rejeitado. Destacamos a rejeição de Saul por causa do pecado de não atentar à voz de Deus (1 Sm 13.13). Foram muitas as características que marcaram a rebelião de Saul: ❶ Irreverência com a ordem de Deus, ❷ Voto tolo, ❸ Infidelidade na guerra contra os amalequitas, ❹ Desobediência às palavras do Senhor.
  36. 36. Saul não sabia esperar, assim, esta característica contribuiu para a sua rejeição.
  37. 37. O que é ter sucesso no ministério? É ter agenda concorrida? Um estilo de vida confortável? O sucesso do ministério não está somente em ser separado para um cargo, mas sim na obediência completa ao Deus da Palavra. Não.
  38. 38. Defina rebeldia. A rebeldia é caracterizada como um ato de resistência; é opor-se a uma autoridade; por vezes se trata de uma obstinação em excesso.
  39. 39. Por que o cristão não pode viver na prática da rebeldia? O cristão não pode viver na prática da rebeldia, visto que no seu ser há uma nova natureza implantada por Cristo Jesus (2 Co 5.17; 1 Pe 1.23).
  40. 40. Por que tudo dos amalequitas deveria ser destruído? Tudo deveria ser destruído e banido, pois os amalequitas estavam sob o julgamento divino. Imagem : Tv Record
  41. 41. Qual o sentido da palavra “arrepender-se”? A Palavra “arrepender-se”, oriunda do hebraico nacham, significa “sentir profundamente, lamentar”.
  42. 42. O que nos mostra a história de Saul? Essa história nos mostra que devemos, irrestritamente, obedecer aos desígnios de Deus e servi-lo de todo o coração
  43. 43. Próxima Lição! Lição 7 Davi é ungido rei

×