Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Artigo científico Letícia Gabriela.doc

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige

Hier ansehen

1 von 11 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnlich wie Artigo científico Letícia Gabriela.doc (20)

Aktuellste (20)

Anzeige

Artigo científico Letícia Gabriela.doc

  1. 1. ESCOLA MONTEIRO LOBATO ENSINO MÉDIO 2° ANO SOCIOPATIA: O PERFIL PSICOLÓGICO DE UM SOCIOPATA LETÍCIA GABRIELA VIEIRA DE MELO Afogados da Ingazeira, 9 de agosto de 2022
  2. 2. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO………………………………………….01 2. PROBLEMA DE PESQUISA…………………………………...02 3. HIPÓTESE………………………………………...03 4. JUSTIFICATIVA………………………………….04 5. OBJETIVOS…………………………………..05 6. REVISÃO TEÓRICA………………………………..06 7. METODOLOGIA……………………………………...07 8. CRONOGRAMA……………………………………….08 9. REFERÊNCIAS………………………………………...09
  3. 3. 1. INTRODUÇÃO O estudo a seguir tem como objetivo investigar a psicologia e o comportamento de um indivíduo com sociopatia, diferenciar um sociopata de um psicopata e conhecer suas principais características e fatores que levam o tal indivíduo a desenvolver este problema psicológico. Frequentemente, a sociopatia é bastante confundida com a psicopatia, pelo fato desses dois transtornos mentais possuírem comportamentos semelhantes.
  4. 4. 2. PROBLEMA DE PESQUISA Como se identifica um sociopata? Quais são os principais motivos que contribuem para o surgimento de tal transtorno mental e como pode ser diferenciado de um psicopata?
  5. 5. 3. HIPÓTESE Doenças mentais ou traumas na infância podem ser os motivos pelos quais um indivíduo desenvolve a sociopatia.
  6. 6. 4. JUSTIFICATIVA Segundo a psicóloga Thaiana, o comportamento de um sociopata é moldado pelos sintomas do transtorno de personalidade antissocial. Os sintomas se manifestam em graus de intensidade distintos, costumam surgir na pré-adolescência, entre os 10 e 12 anos. Em alguns casos, eles são identificados ainda na infância. Negligência dos pais, violência, opressão, abusos e doenças mentais como Transtorno de Personalidade Borderline e TDAH contribuem para o surgimento da sociopatia na mais tenra idade. Thaiana separou 10 sinais para identificar um sociopata: 1. Dificuldade para ter empatia 2. Mentiras compulsivas 3. Impulsividade 4. Arrogância 5. Comportamento hostil 6. Relacionamentos abusivos 7. Manipulação 8. Impaciência 9. Charme incomum 10. Incapacidade de sentir culpa. A expressão “psicopata” é usada popularmente para se referir a indivíduos cujos comportamentos são mais graves que os dos sociopatas. Porém, eles compartilham as mesmas características de transtorno de personalidade antissocial. Apesar dessas semelhanças, segundo o artigo do site geledes.org.br, do dia 01/04/2017, é confirmado que a psicopatia é uma forma muito mais severa da sociopatia, ou seja, pode-se dizer que todos os psicopatas são, de fato, sociopatas, mas sociopatas não são necessariamente psicopatas.
  7. 7. 5. OBJETIVOS  5.1. Objetivo Geral: Saber qual ou quais são as características de um sociopata.  5.2. Objetivos Específicos: Analisar o perfil de um sociopata; Diferenciar um sociopata de um psicopata.
  8. 8. 6. REVISÃO TEÓRICA “O sociopata apresenta déficits sociais que inevitavelmente o leva a transgredir as normas, desafiar a ordem e margear as franjas da lei. Esses déficits podem ter uma base neurobiológica, mas não existem ainda trabalhos suficientes para decidir sobre essa questão, especialmente num momento em que a neurobiologia virou modismo e chavão para explicar todo tipo de problema psíquico, social e até mesmo econômico! A pertissocial é tipicamente narcisista, imatura, insensível, impulsiva e parasitária, mas a sua detecção não deve se basear em um ou dois dados, mais em um conjunto de atitudes comportamentais características emolduradas em um histórico convincente. Relacionamos abaixo algumas características da personalidade antissocial frequentemente observadas no nosso cotidiano, insistindo que uma característica tomada isoladamente não tem valor taxonômico.”(CÂMARA, Out, 2014, VOL.19-N° 10)
  9. 9. 7. METODOLOGIA Pesquisa qualitativa.
  10. 10. 8. CRONOGRAMA  Leitura e recolha de dados: Junho/2022  Escrita do trabalho: Agosto/2022  Apresentação: Agosto/2022
  11. 11. 9. REFERÊNCIAS Site: https://www.psitto.com.br/blog/o-que-e-e-como-identificar-um-sociopata/>. Acesso em 09/08/2022. Site: https://www.geledes.org.br/5-diferencas-entre-psicopatas-e-sociopatas/>. Acesso em 09/08/2022. CÂMARA. Fernando Portela. O sociopata entre nós. Disponível em: https://www.polbr.med.br/ano14/cpc1014.php>. Acesso em 09/08/2022.

×