SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 23
REVISTAS CIENTÍFICAS, ACESSO ABERTO E DIREITOS AUTORAISRicardo Rodrigues ricardo@ibict.br
INTRODUÇÃO   - Direito autoral é um assunto amplo e mais afeito aos juristas e especialistas da área. Apesar disso é um tema que está no dia-a-dia de todos os serviços de informação.   ,[object Object],[object Object]
 Há uma aceitação generalizada de que essa é a melhor forma de validação.,[object Object]
 Periódicos mais tradicionais são mais procurados e existe uma hierarquização entre eles.
No Brasil a CAPES criou o QUALIS que avalia a dá nota aos periódicos.   - Autores querem publicar nos melhores periódicos. Mas esses são poucos se comparados aos milhares de artigos e trabalhos científicos produzidos.    
 Até que ponto conflitam os direitos patrimoniais de autores e editores e os direitos do homem de adquirir cultura e informação?   - Até que uma pesquisa seja divulgada ela não “existe” e só terá sentido se for vista e utilizada de forma produtiva pela comunidade que dela necessita.   ,[object Object]
Esse cerceamento é um dos fatores que produzem países ricos e países pobres, homens ricos e homens pobres, poderosos e dependentes.   
Até que ponto conflitam os direitos patrimoniais de autores e editores e os direitos do homem de adquirir cultura e informação?    ,[object Object]
 Os editores justificaram que seus insumos eram caros, que a distribuição tinha custos cada vez mais elevados etc.  - Os editores tinham nas mãos o fato de publicarem os veículos considerados os mais adequados para a divulgação e legitimação do conhecimento científico.   - O interesse patrimonial prevaleceu sobre o direito de acesso à informação e ao conhecimento.      
Até que ponto conflitam os direitos patrimoniais de autores e editores e os direitos do homem de adquirir cultura e informação?    - Em muitos países surgiram consórcios de aquisição cooperativa de periódicos e serviços de Comutação.    - Cresceram,  juntamente com os lucros, as preocupações dos editores em relação aos direitos autorais.   - Medidas encontradas por muitos países, tais como aquisição consorciada e uso de comutação bibliográfica, começaram e entrar em choque com os interesses patrimoniais das editoras.    
 Estão os autores de pesquisas e de artigos científicos realmente interessados em obter lucros pelas suas pesquisas?   ,[object Object],- O autor está tão interessado em que seu trabalho seja divulgado que abre mão dos seus direitos patrimoniais transferindo-os para a editora. Isso quando, não raro, paga para ter seu trabalho publicado pela revista. - O status alcançado com esse reconhecimento gera benefícios ao autor (convites para participação em eventos e, em alguns casos, promoções nos planos de carreira).     
 Quem banca a produção de uma pesquisa científica e que direito tem de acessar a informação gerada como resultado dessa pesquisa? - Em muitos países existem empresas particulares que bancam integralmente suas pesquisas de caráter comercial.    - Na maior parte dos países as pesquisas nas universidades e institutos de pesquisas são financiadas por órgãos governamentais.   - Terminada a pesquisa os resultados são muitas vezes publicados em documentos internos e transformados em artigos científicos para divulgação entre pesquisadores do mesmo ramo e público em geral.
Quem banca a produção de uma pesquisa científica e que direito tem de acessar a informação gerada como resultado dessa pesquisa?   ,[object Object]
Em muitos casos as revistas cobram dos autores para publicarem os artigos. - Órgãos públicos financiam as pesquisas com dinheiro do contribuinte.   - Necessitam assinar as revistas pagando pela assinatura para poderem acessar a própria informação produzida.  
 Os custos de “organizar” a informação para publicação são tão exorbitantes quanto os preços de assinaturas de muitos periódicos científicos?   - A preparação de uma revista científica para publicação tem custos que necessitam ser cobertos pelas editoras.  - Todavia, apesar de todos esses custos, os preços das assinaturas são desproporcionalmente altos, sendo-lhes agregado pelos editores, em muitos casos, o que se poderia chamar de “custo da informação”, ou seja, algum valor arbitrado pela importância da informação fornecida.  
Os custos de “organizar” a informação para publicação são tão exorbitantes quanto os preços de assinaturas de muitos periódicos científicos?    - Esse valor arbitrado como “custo da informação”, entretanto, já foi, na maioria das vezes, coberto pela instituição pública que financiou a pesquisa.   ,[object Object],   
Os custos de “organizar” a informação para publicação são tão exorbitantes quanto os preços de assinaturas de muitos periódicos científicos? ,[object Object],- Embora algumas editoras estejam ligadas direta ou indiretamente a sociedades científicas de grande importância no panorama internacional, o valor agregado às assinaturas devido ao nome e prestígio dessas instituições não deveria onerar de forma tão exorbitante os preços de assinatura de muitos periódicos.  
 Na prática, de quem são os Direitos Autorais atribuídos aos periódicos científicos?   ,[object Object],- Todavia, quando se tratam de pesquisas financiadas com recursos públicos, os resultados deveriam de alguma forma ser colocados ao alcance do contribuinte que as financiou por meio dos impostos pagos.     - Os autores, de maneira geral, estão interessados no controle dos seus direitos intelectuais contra plágios, muito mais que qualquer direito financeiro, pois na verdade, não recebem nada dos editores dos periódicos científicos.
Na prática, de quem são os Direitos Autorais atribuídos aos periódicos científicos?    - Direito patrimonial ou financeiro de maneira geral pertence aos editores que se encarregam de todas as atividades de produção, distribuição e divulgação das revistas científicas.   - Direito à informação, pertence a todos os homens que querem adquirir conhecimentos e produzir conhecimentos. É alienável ao ser humano e deveria ser melhor respeitado pelas editoras que passam a ser portadoras dos direitos patrimoniais das pesquisas produzidas.  
ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?    - Novas tecnologias permitiram a criação de periódicos científicos eletrônicos.   - Alguns custos deixaram de existir. Ainda assim os títulos mantiveram-se caros.    - Acesso e não assinatura física. Novo paradigma   - As editoras passaram a controlar mais o acesso. Quanto mais acessos, mais caro fica a assinatura   - Criação dos periódicos eletrônicos não facilitou a publicação de artigos científicos.  
ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?    - Problemas continuam existindo apesar das facilidades eletrônicas:   	- validação da pesquisa continua dependendo dos periódicos; 	- a produção da pesquisa continua a ser bancada com recursos públicos; 	- apesar de os custos terem baixado, os preços das assinaturas continuam alto; 	- os direitos continuam sendo os mesmos para os agentes envolvidos, com os mesmos conflitos.
ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?   - Essas questões levam ao surgimento do movimento de acesso aberto, que significa a possibilidade de leitura irrestrita e pública de um artigo, possibilidade de cópia, impressão, distribuição e download, indexação e outros usos NÃO COMERCIAIS.   -  Muitos periódicos podem ser criados com acesso livre.   - Significa a possibilidade de milhões de pessoas terem acesso e textos publicados e de muitos autores publicarem.   - Esbarra em alguns fatores, entre os quais a resistência dos editores e à resistência da tradição estabelecida de que há necessidade de validação pelos pares.
ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?   ,[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Ähnlich wie Revistas Científicas, Acesso aberto e Direitos AutoraisRicardo Rodrigues

Acesso Aberto e Plataformas Wiki
Acesso Aberto e Plataformas WikiAcesso Aberto e Plataformas Wiki
Acesso Aberto e Plataformas Wiki
Felipe Salles Silva
 

Ähnlich wie Revistas Científicas, Acesso aberto e Direitos AutoraisRicardo Rodrigues (20)

Políticas Autorais e Direitos Autorais
Políticas Autorais e Direitos AutoraisPolíticas Autorais e Direitos Autorais
Políticas Autorais e Direitos Autorais
 
Aula 2 - Curso de Comunicação e Redação Científica
Aula 2 - Curso de Comunicação e Redação Científica Aula 2 - Curso de Comunicação e Redação Científica
Aula 2 - Curso de Comunicação e Redação Científica
 
Google Books Search: Bibliotecas Digitais, Obras Órfãs e Acesso
Google Books Search: Bibliotecas Digitais, Obras Órfãs e AcessoGoogle Books Search: Bibliotecas Digitais, Obras Órfãs e Acesso
Google Books Search: Bibliotecas Digitais, Obras Órfãs e Acesso
 
Guia Comunicar Ciência - Manual teórico
Guia Comunicar Ciência - Manual teóricoGuia Comunicar Ciência - Manual teórico
Guia Comunicar Ciência - Manual teórico
 
Seminário paty aula 3
Seminário paty aula 3Seminário paty aula 3
Seminário paty aula 3
 
A proteção da produção colaborativa como bem comum
A proteção da produção colaborativa como bem comumA proteção da produção colaborativa como bem comum
A proteção da produção colaborativa como bem comum
 
Acesso aberto à ciência, de Ernest Abadal
Acesso aberto à ciência, de Ernest AbadalAcesso aberto à ciência, de Ernest Abadal
Acesso aberto à ciência, de Ernest Abadal
 
Escolha de periodicos
Escolha de periodicos   Escolha de periodicos
Escolha de periodicos
 
Acesso Aberto e Plataformas Wiki
Acesso Aberto e Plataformas WikiAcesso Aberto e Plataformas Wiki
Acesso Aberto e Plataformas Wiki
 
Livros eletrônicos, políticas de licenciamento e acesso aberto - relações con...
Livros eletrônicos, políticas de licenciamento e acesso aberto - relações con...Livros eletrônicos, políticas de licenciamento e acesso aberto - relações con...
Livros eletrônicos, políticas de licenciamento e acesso aberto - relações con...
 
O Open Access ao serviço dos investigadores e das instituições de ensino sup...
O Open Access ao serviço dos investigadorese das instituições de ensino sup...O Open Access ao serviço dos investigadorese das instituições de ensino sup...
O Open Access ao serviço dos investigadores e das instituições de ensino sup...
 
A Pesquisa e a Web 2.0
A Pesquisa e a Web 2.0A Pesquisa e a Web 2.0
A Pesquisa e a Web 2.0
 
No caminho da Ciência Aberta: considerações sobre os preprints na comunicação...
No caminho da Ciência Aberta: considerações sobre os preprints na comunicação...No caminho da Ciência Aberta: considerações sobre os preprints na comunicação...
No caminho da Ciência Aberta: considerações sobre os preprints na comunicação...
 
Sistemas de informação
Sistemas de informaçãoSistemas de informação
Sistemas de informação
 
Repositórios institucionais como ambientes de acesso aberto nas universidades...
Repositórios institucionais como ambientes de acesso aberto nas universidades...Repositórios institucionais como ambientes de acesso aberto nas universidades...
Repositórios institucionais como ambientes de acesso aberto nas universidades...
 
Mídias sociais e a divulgação de periódicos científicos
Mídias sociais e a divulgação de periódicos científicosMídias sociais e a divulgação de periódicos científicos
Mídias sociais e a divulgação de periódicos científicos
 
Os Canais da Comunicação Científica
Os Canais da Comunicação CientíficaOs Canais da Comunicação Científica
Os Canais da Comunicação Científica
 
Workshop: Altmetria para editores científicos
Workshop: Altmetria para editores científicosWorkshop: Altmetria para editores científicos
Workshop: Altmetria para editores científicos
 
Resenha: O campo científico / Os usos sociais da ciência: por uma sociologia ...
Resenha: O campo científico / Os usos sociais da ciência: por uma sociologia ...Resenha: O campo científico / Os usos sociais da ciência: por uma sociologia ...
Resenha: O campo científico / Os usos sociais da ciência: por uma sociologia ...
 
Periódicos científicos
Periódicos científicosPeriódicos científicos
Periódicos científicos
 

Mehr von Semana Biblioteconomia

Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...
Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...
Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...
Semana Biblioteconomia
 

Mehr von Semana Biblioteconomia (20)

Livro impresso, livro digital e os direitos autorais - Pedro Puntoni
Livro impresso, livro digital e os direitos autorais - Pedro PuntoniLivro impresso, livro digital e os direitos autorais - Pedro Puntoni
Livro impresso, livro digital e os direitos autorais - Pedro Puntoni
 
Recuperação e Descoberta de Músicas na Cultura Digital - Otavio Rossato
Recuperação e Descoberta de Músicas na Cultura Digital - Otavio RossatoRecuperação e Descoberta de Músicas na Cultura Digital - Otavio Rossato
Recuperação e Descoberta de Músicas na Cultura Digital - Otavio Rossato
 
Reforma Autoral: O que muda? - Pedro Paranagua
Reforma Autoral: O que muda? - Pedro ParanaguaReforma Autoral: O que muda? - Pedro Paranagua
Reforma Autoral: O que muda? - Pedro Paranagua
 
Divulgação Científica - Fábio F. de Albuquerque
Divulgação Científica - Fábio F. de AlbuquerqueDivulgação Científica - Fábio F. de Albuquerque
Divulgação Científica - Fábio F. de Albuquerque
 
A coordenação de eventos como aspecto complementar à formação do profissional...
A coordenação de eventos como aspecto complementar à formação do profissional...A coordenação de eventos como aspecto complementar à formação do profissional...
A coordenação de eventos como aspecto complementar à formação do profissional...
 
Texto didático e hipertexto instrucional como conteúdo de acesso aberto em te...
Texto didático e hipertexto instrucional como conteúdo de acesso aberto em te...Texto didático e hipertexto instrucional como conteúdo de acesso aberto em te...
Texto didático e hipertexto instrucional como conteúdo de acesso aberto em te...
 
Direito Autoral e Direito de Imagem - Apresentacao Taís Gasparian
Direito Autoral e Direito de Imagem - Apresentacao Taís GasparianDireito Autoral e Direito de Imagem - Apresentacao Taís Gasparian
Direito Autoral e Direito de Imagem - Apresentacao Taís Gasparian
 
Bibliotecas escolares: o bibliotecário, seu papel e as urgências do tema - Pa...
Bibliotecas escolares: o bibliotecário, seu papel e as urgências do tema - Pa...Bibliotecas escolares: o bibliotecário, seu papel e as urgências do tema - Pa...
Bibliotecas escolares: o bibliotecário, seu papel e as urgências do tema - Pa...
 
Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...
Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...
Biblioteconomia e política luta de classes, acesso a informação e cidadania -...
 
Visão panorâmica e atual da Propriedade Intelectual - Newton Silveira
Visão panorâmica e atual da Propriedade Intelectual - Newton SilveiraVisão panorâmica e atual da Propriedade Intelectual - Newton Silveira
Visão panorâmica e atual da Propriedade Intelectual - Newton Silveira
 
Direito de Autor e Acervos Digitais - Manoel Joaquim Pereira dos Santos
Direito de Autor e Acervos Digitais - Manoel Joaquim Pereira dos SantosDireito de Autor e Acervos Digitais - Manoel Joaquim Pereira dos Santos
Direito de Autor e Acervos Digitais - Manoel Joaquim Pereira dos Santos
 
Livro impresso, livro digital e os direitos autorais - Antonio Carlos Morato
Livro impresso, livro digital e os direitos autorais - Antonio Carlos MoratoLivro impresso, livro digital e os direitos autorais - Antonio Carlos Morato
Livro impresso, livro digital e os direitos autorais - Antonio Carlos Morato
 
Panorama geral e atual da propriedade intelectual - na Carolina Del Bianco e ...
Panorama geral e atual da propriedade intelectual - na Carolina Del Bianco e ...Panorama geral e atual da propriedade intelectual - na Carolina Del Bianco e ...
Panorama geral e atual da propriedade intelectual - na Carolina Del Bianco e ...
 
Direito Autoral e Direito à Imagem - Sonia D'elboux
Direito Autoral e Direito à Imagem - Sonia D'elbouxDireito Autoral e Direito à Imagem - Sonia D'elboux
Direito Autoral e Direito à Imagem - Sonia D'elboux
 
Da utilização da obra de arte plástica - Maria Luiza Egea
Da utilização da obra de arte plástica - Maria Luiza EgeaDa utilização da obra de arte plástica - Maria Luiza Egea
Da utilização da obra de arte plástica - Maria Luiza Egea
 
Inovação Digital - Luli Radfahrer
Inovação Digital - Luli RadfahrerInovação Digital - Luli Radfahrer
Inovação Digital - Luli Radfahrer
 
Direitos Autorais - Eliane Yachouh Abrão
Direitos Autorais -  Eliane Yachouh AbrãoDireitos Autorais -  Eliane Yachouh Abrão
Direitos Autorais - Eliane Yachouh Abrão
 
Bibliotecas Comunitárias em Rede - Abraão Antunes da Silva
Bibliotecas Comunitárias em Rede - Abraão Antunes da Silva Bibliotecas Comunitárias em Rede - Abraão Antunes da Silva
Bibliotecas Comunitárias em Rede - Abraão Antunes da Silva
 
Semiótica nos quadrinhos: O caso do bibliotecário Lucien - Daniel de Oliveira...
Semiótica nos quadrinhos: O caso do bibliotecário Lucien - Daniel de Oliveira...Semiótica nos quadrinhos: O caso do bibliotecário Lucien - Daniel de Oliveira...
Semiótica nos quadrinhos: O caso do bibliotecário Lucien - Daniel de Oliveira...
 
Relações entre Estado e biblioteca pública - Lilian Viana
Relações entre Estado e biblioteca pública - Lilian Viana Relações entre Estado e biblioteca pública - Lilian Viana
Relações entre Estado e biblioteca pública - Lilian Viana
 

Kürzlich hochgeladen

atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
Autonoma
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
azulassessoria9
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
azulassessoria9
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
sh5kpmr7w7
 

Kürzlich hochgeladen (20)

atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubelaprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
 
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
 
Falando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introdFalando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introd
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
 

Revistas Científicas, Acesso aberto e Direitos AutoraisRicardo Rodrigues

  • 1. REVISTAS CIENTÍFICAS, ACESSO ABERTO E DIREITOS AUTORAISRicardo Rodrigues ricardo@ibict.br
  • 2.
  • 3.
  • 4. Periódicos mais tradicionais são mais procurados e existe uma hierarquização entre eles.
  • 5. No Brasil a CAPES criou o QUALIS que avalia a dá nota aos periódicos.   - Autores querem publicar nos melhores periódicos. Mas esses são poucos se comparados aos milhares de artigos e trabalhos científicos produzidos.    
  • 6.
  • 7. Esse cerceamento é um dos fatores que produzem países ricos e países pobres, homens ricos e homens pobres, poderosos e dependentes.   
  • 8.
  • 9. Os editores justificaram que seus insumos eram caros, que a distribuição tinha custos cada vez mais elevados etc.  - Os editores tinham nas mãos o fato de publicarem os veículos considerados os mais adequados para a divulgação e legitimação do conhecimento científico.   - O interesse patrimonial prevaleceu sobre o direito de acesso à informação e ao conhecimento.      
  • 10. Até que ponto conflitam os direitos patrimoniais de autores e editores e os direitos do homem de adquirir cultura e informação?   - Em muitos países surgiram consórcios de aquisição cooperativa de periódicos e serviços de Comutação.    - Cresceram, juntamente com os lucros, as preocupações dos editores em relação aos direitos autorais.   - Medidas encontradas por muitos países, tais como aquisição consorciada e uso de comutação bibliográfica, começaram e entrar em choque com os interesses patrimoniais das editoras.    
  • 11.
  • 12.  Quem banca a produção de uma pesquisa científica e que direito tem de acessar a informação gerada como resultado dessa pesquisa? - Em muitos países existem empresas particulares que bancam integralmente suas pesquisas de caráter comercial.   - Na maior parte dos países as pesquisas nas universidades e institutos de pesquisas são financiadas por órgãos governamentais.   - Terminada a pesquisa os resultados são muitas vezes publicados em documentos internos e transformados em artigos científicos para divulgação entre pesquisadores do mesmo ramo e público em geral.
  • 13.
  • 14. Em muitos casos as revistas cobram dos autores para publicarem os artigos. - Órgãos públicos financiam as pesquisas com dinheiro do contribuinte.   - Necessitam assinar as revistas pagando pela assinatura para poderem acessar a própria informação produzida.  
  • 15.  Os custos de “organizar” a informação para publicação são tão exorbitantes quanto os preços de assinaturas de muitos periódicos científicos?   - A preparação de uma revista científica para publicação tem custos que necessitam ser cobertos pelas editoras. - Todavia, apesar de todos esses custos, os preços das assinaturas são desproporcionalmente altos, sendo-lhes agregado pelos editores, em muitos casos, o que se poderia chamar de “custo da informação”, ou seja, algum valor arbitrado pela importância da informação fornecida.  
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19. Na prática, de quem são os Direitos Autorais atribuídos aos periódicos científicos?   - Direito patrimonial ou financeiro de maneira geral pertence aos editores que se encarregam de todas as atividades de produção, distribuição e divulgação das revistas científicas.   - Direito à informação, pertence a todos os homens que querem adquirir conhecimentos e produzir conhecimentos. É alienável ao ser humano e deveria ser melhor respeitado pelas editoras que passam a ser portadoras dos direitos patrimoniais das pesquisas produzidas.  
  • 20. ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?    - Novas tecnologias permitiram a criação de periódicos científicos eletrônicos.   - Alguns custos deixaram de existir. Ainda assim os títulos mantiveram-se caros.   - Acesso e não assinatura física. Novo paradigma   - As editoras passaram a controlar mais o acesso. Quanto mais acessos, mais caro fica a assinatura   - Criação dos periódicos eletrônicos não facilitou a publicação de artigos científicos.  
  • 21. ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?    - Problemas continuam existindo apesar das facilidades eletrônicas:   - validação da pesquisa continua dependendo dos periódicos; - a produção da pesquisa continua a ser bancada com recursos públicos; - apesar de os custos terem baixado, os preços das assinaturas continuam alto; - os direitos continuam sendo os mesmos para os agentes envolvidos, com os mesmos conflitos.
  • 22. ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?   - Essas questões levam ao surgimento do movimento de acesso aberto, que significa a possibilidade de leitura irrestrita e pública de um artigo, possibilidade de cópia, impressão, distribuição e download, indexação e outros usos NÃO COMERCIAIS.   - Muitos periódicos podem ser criados com acesso livre.   - Significa a possibilidade de milhões de pessoas terem acesso e textos publicados e de muitos autores publicarem.   - Esbarra em alguns fatores, entre os quais a resistência dos editores e à resistência da tradição estabelecida de que há necessidade de validação pelos pares.
  • 23.
  • 24.
  • 25. Autor pagando pela divulgação de seu texto, desde que este fosse depois disponibilizado gratuitamente para o público;  - Pagamento da assinatura em papel e a liberação do acesso on-line depois de um certo período;   - Pagamento por partes do periódico utilizadas.
  • 26. ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?   - Os direitos autorais poderão variar de acordo com a solução encontrada.   - Podem basear-se nos princípios das licenças doCreativeCommons.   - As licenças CreativeCommons padronizam os direitos, liberdades e deveres que o usuário tem em relação a um texto colocado à sua disposição pelo acesso aberto.  
  • 27.
  • 28. Pode usar instrumentos além do periódico científico (anais de congressos, repertórios institucionais etc.).  - sua adoção permitirá uma democratização maior no uso da informação, mas é preciso que seja feito com bases que garantam os direitos de todos.  
  • 29. ACESSO ABERTO. RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DOS DIREITOS?     PRIMEIRO FATOR PARA A ADOÇÃO DO ACESSO ABERTO É A MUDANÇA DE MENTALIDADE DO PESQUISADOR E DA COMUNIDADE CIENTIFICA A RESPEITO DA VALIDAÇÃO DA CIÊNCIA.