SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 11
Downloaden Sie, um offline zu lesen
O celular na sala de aula: Ferramenta complementar do ensino- aprendizagem 
São João da Ponte – MG 
Novembro de 2014
AUTORA: 
Sara Rafaela Pereira Cordeiro 
PROJETO: O celular na sala de aula: Ferramenta complementar do ensino- aprendizagem 
Projeto elaborado na Escola Estadual Maria Beltrão de Almeida, visando desconstruir o conceito de que o celular é algo lesivo a aprendizagem, comprovando, que quando bem usado, pode ser uma ferramenta influente para compartilhar o conhecimento e enriquecê-lo. 
São João da Ponte 
Novembro de 2014
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: 
Nome para o projeto de intervenção: O celular na sala de aula: Ferramenta complementar do ensino-aprendizagem. 
Público alvo: Este projeto beneficiará todos os alunos do ensino fundamental séries finais e ensino médio, professores, juntamente com a equipe pedagógica, funcionários e comunidade. 
TEMA: 
O uso do celular no âmbito escolar. 
JUSTIFICATIVA: 
A escola é um espaço que possibilita intervir na formação de opinião, conceitos e consciência dos alunos. O uso do celular em sala de aula estabelece um sério problema, pois os alunos são atraídos o tempo todo por os recursos da mídia, deixando de lado as explicações e os afazeres propostos em sala de aula. Tal atitude vem gerando conflitos entre professores e alunos, o que acarreta prejuízo para o processo de ensino e aprendizagem. 
Por outro lado, o celular é uma mídia extremamente popular e acessível entre os adolescentes, a maioria deles possui, gosta e sabe usar. Partido disso pensa-se em uma utilização didática para essa mídia em uma tentativa de desmistificar a ideia do celular como aborrecível e lesivo a aprendizagem em sala de aula. 
O presente Projeto Pedagógico tem a intenção de incluir as tecnologias do uso do celular de forma ética no âmbito escolar, incutindo limites e regras ao aluno quanto ao seu uso de forma adequada. 
OBJETIVO 
Geral 
 Desconstruir o conceito de que o celular é algo lesivo a aprendizagem, comprovando, que quando bem usado, pode ser uma ferramenta influente para compartilhar o conhecimento e enriquecê-lo. 
Específicos 
 Criar estratégias para a utilização do celular como ferramenta complementar do ensino-aprendizagem;
 Instigar o uso de aplicativos educacionais (referente a cada conteúdo) aprimorando o processo ensino-aprendizado; 
 Estimular alunos a utilizarem os recursos tecnológicos disponíveis no celular, associando-os ao seu cotidiano, despertando o prazer e o interesse aos conteúdos curriculares aplicados; 
 Discutir a importância do uso do celular como ferramenta tecnológica no contexto educacional; 
 Contextualizar o uso do celular na gravação de vídeos, tais como: documentários, entrevistas, registros, e outros; 
 Utilizar o celular como recurso didático nas tarefas desenvolvidas em sala de aula, agregando diferentes tecnologias como fonte de ensino, aprendizagem e suporte para a produção textual; 
 Utilizar mídias digitais para a reflexão crítica do uso da imagem e do som na sociedade contemporânea; 
 Produzir textos escritos e orais a partir das imagens capturados com o uso do celular. 
EMBASAMENTO TEÓRICO: 
Ao longo das duas últimas décadas, tendo início primeiramente nos Estados Unidos e no Japão, o mundo globalizado assistiu ao surgimento de um fenômeno social e cultural que atravessa a cultura contemporânea de forma inapelável: a disseminação do uso dos telefones celulares, que passaram a constituir parte importante do cotidiano de um número crescente de indivíduos, em todas as partes do planeta. No contexto da sociedade de consumo globalizada, o telefone celular consolida-se como um dos artefatos símbolo da contemporaneidade. (SILVA, 2007, p. 2). O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) aumentam os desafios da realidade escolar. Professores precisam se adaptar a realidade esboçada pelas TIMS. Em meio as TIMS, temos o celular, um aparelho popular, com aplicativos que podem vir a ser utilizados em sala de aula como recurso pedagógico. No ponto de vista de Saccol, Schlemmer e Barbosa (2011, p.30), “Em boa parte das instituições formais de ensino o uso de telefones celulares é restrito, por uma espécie de convenção social.”
É cogente que o educador dirija um novo olhar para os recursos tecnológicos que vão surgindo, a fim de inseri-los a sua prática pedagógica, tornando-o ferramenta de apoio ao educador e ao aluno. Segundo Gadotti (2000), é preciso dominar mais metodologias e linguagens, inclusive a linguagem eletrônica, visto que com a adoção do uso da informática na educação, a função da escola será cada vez mais a de ensinar a pensar criticamente. 
AÇÕES INTERVENTIVAS NOS COTEÚDOS DE: 
Educação Física: 
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Só educa – educação física 
 Ejercícios físicos 
 Índice de massa corporal 
 Endomondo 
Colocando em prática: 
Com o aplicativo endomondo, o aluno poderá acompanhar o seu condicionamento físico (duração do exercício, velocidade, calorias, freqüência cardíaca) durantes as aulas práticas. 
Os aplicativos Só educa-educação física, ejercícios físicos e índice de massa corporal, possuem diversos assuntos e curiosidades sobre a disciplina de educação física, apresentam vídeos e imagens de alongamentos e exercícios aeróbicos e anaeróbicos que facilita aprender o que é discutido em sala de aula, todo o conteúdo abordado nos aplicativos citados podem ser utilizados como acervo, o professor pode propor debates sobre os assuntos tratados. 
Inglês: 
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Busuu.com 
 W-língua
 Live moncha 
Colocando em prática: 
O w língua, bussu e live moncha podem ser sugeridos aos alunos a fim de melhorar e facilitar o ensino do inglês em sala de aula, este curso conta com um aplicativo de qualidade, possui 600 lições de inglês. Melhora as principais áreas: Redação, conversação, compreensão oral, leitura. 
Biologia: 
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Lookbio – biologia 
 Biologia 100 exercícios 
 Dicionário de biologia free 
Colocando em prática: 
O LookBio facilita o acesso dos alunos á assuntos Introdução à Biologia, Bioquímica, Citologia, Taxonomia e Reino dos Seres Vivos. Todos os assuntos da biologia abordados de forma curta e direta. 
Com Biologia 100 exercícios, os estudantes com o auxilio do professor poderão se preparar melhor para o ENEM e vestibulares, pois este aplicativo contém exercícios gabaritados, que poderão ser resolvidos em sala de aula e comentados em forma de debate. 
O dicionário Biologia free, pode ser utilizado freqüentemente nas aulas de biologia, para consulta de palavras desconhecidas. 
Português: 
-Leitura de imagem: educando o olhar; -Tecnologia- Programa movimake- Produzindo fotos e sonorizando imagens; -Tecnologia- Criação de portfólio digital; -Gênero Textual: crônica (Tema, enredo, título, espaço, foco narrativo, personagem, narrador, adequação da linguagem)
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Dicionário – português 
 Show do milhão 
Colocando em prática: 
Propor uma Pesquisa e Estudo do gênero textual (características, análises de modelos, e elementos); Educando o Olhar: Os alunos serão estimulados a sair a campo (aproveitando seu cotidiano) para tirar fotos de paisagem, do dia a dia, situações pitorescas, imagens que retratem a vida, os valores culturais e estéticos das pessoas da comunidade, cenas da cidade; e registrar fatos que possam servir como temas para criação de crônicas. Antes eles serão informados que as imagens capturadas serão ponto de partida para a escrita das crônicas. Com as fotos capturadas poderá organizá-las, formando um portfólio digital; que poderá ser comentado pelos alunos durante a apresentação. 
Resolver exercícios on line. 
Ler e interpretar textos e obras on line. 
Utilizar o dicionário nos estudos e interpretações de textos. 
Matemática: 
-Propor aos alunos a aquisição do aplicativo: 
 Matemática elementar 
Colocando em prática: 
O aplicativo matemática elementar possui as seguintes lições: conjuntos numéricos, intervalos, potenciação, radiciação, produtos notáveis, funções e equações. Pode ser utilizado dentro e fora da sala de aula, pois poderá auxiliar os alunos nas resoluções de exercícios propostos pelo professor. 
História: 
-Leitura de imagens e músicas históricas. 
-Resolução de exercícios on line.
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Look – história (Brasil) 
Colocando em prática: 
O look história possui todo o conteúdo de História do ensino médio de uma forma rápida e resumida, o que facilita o acesso aos conteúdos trabalhados em sala de aula. O professor poderá ainda propor aos alunos uma leitura e compreensão do conteúdo histórico, antecipada (em casa), e fazer uma aula dinâmica em forma de debate. 
Geografia: 
-Leitura de imagens de mapas e tipos de vegetação. 
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Estados e capitais do Brasil 
 Trivias Brasil 
Colocando em prática: 
O aplicativo, estados e capitais é uma boa opção de aprender e se divertir em sala de aula, assim possibilita o aluno a conhecer um pouco mais do Brasil, identificando a localização do estado e sua capital. 
Trivias Brasil é um divertido jogo onde poderá ser proposto em sala com o objetivo de utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de geografia. 
Sociologia: 
-Propor aos alunos a aquisição do aplicativo: 
 Grandes pensadores (devmov) 
Colocando em prática: 
Grandes Pensadores é um aplicativo que contém uma grande quantidade de frases, provérbios e citações de diversos autores, que podem ser utilizadas nas aulas de sociologia.
Filosofia: 
-Propor aos alunos a aquisição do aplicativo: 
 Filosópolis (beta) 
Colocando em prática: 
Filosópolis é uma maneira dinâmica e divertida de aprender filosofia, este aplicativo possui um guia que fornece o básico da filosofia, o conhecimento aprendido é posto em prova em jogo. 
Química: 
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Aprender química (jogo da forca) 
 200 substancias químicas 
Colocando em prática: 
Aprender química com o jogo da forca poderá ser uma ótima opção de tornar as aulas de química, mais dinâmicas, neste jogo o aluno é desafiado com questões sobre Química e deve impedir que o garoto seja enforcado. Uma verdadeira aula de química em forma de jogo. As perguntas de química são apresentadas neste jogo da forca e cobrem diversos assuntos relacionados à Química e a cada nova partida mais conhecimentos são adquiridos pelo aluno. 
O aplicativo 200 substâncias químicas oferece ao aluno estruturas e fórmulas, compostos orgânicos, compostos inorgânicos, dois modos de questionário. Este aplicativo poderá auxiliar o professor em suas aulas, pois poderá ser consultado durante as atividades propostas pelo professor. 
Artes: 
-Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos: 
 Mestres da arte 
 Um fundo de cores - simplicity ( cores) 
Colocando em prática: 
Divisão da turma em grupos e escolha de temas (entrevistas, documentários, representações artísticas, e outros; Elaborar pesquisa de acordo com o tema proposto a
cada grupo; Fazer registros utilizando o celular; Fazer apresentação do trabalho em sala de aula; Abrir espaço para discussão, análise de resultados e conclusões. 
Com o aplicativo Mestre da arte,o aluno poderá ter acesso à 1300 pintores, 35000 obras de arte, este aplicativo poderá servir de acervo, ao aluno. E ao trabalhar com cores pode-se utilizar o aplicativo “um fundo de cores”. 
Física: 
-Propor aos alunos a aquisição do aplicativo: 
 Aprender física 
Colocando em prática: 
Aprender Física é um aplicativo que ajuda a compreender a física de forma fácil e rápida com tutoriais, conceito central, calculadora de fórmulas e problemas; funciona também como calculadora fórmula inteligente que permite que você resolva qualquer variável dentro da fórmula.
REFERÊNCIAS 
GADOTTI, M. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2000. 
SACCOL A., SCHLEMMER E. e BARBOSA J. m-learming e u-learning – novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson, 2011. 
SILVA, Sandra R. “Eu não vivo sem celular”: sociabilidade, consumo, corporalidade e novas práticas nas culturas urbanas. Revista Intertexto [on-line]. Edição v. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Projeto Foto e Arte
Projeto Foto e ArteProjeto Foto e Arte
Projeto Foto e ArteJuh Bezerra
 
Educação digital e novas tecnologias
Educação digital e novas tecnologiasEducação digital e novas tecnologias
Educação digital e novas tecnologiasMarcioveras
 
O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.
O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.
O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.Vis-UAB
 
Celular x Educação
Celular x EducaçãoCelular x Educação
Celular x Educaçãoeducacelular
 
Projeto feira de ciências pdf correto
Projeto feira de ciências pdf corretoProjeto feira de ciências pdf correto
Projeto feira de ciências pdf corretoMichel Eichelberger
 
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexõesEJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexõesprofamiriamnavarro
 
Projeto: Informatica Educacional
Projeto: Informatica EducacionalProjeto: Informatica Educacional
Projeto: Informatica Educacionaldiraildes
 
PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?
PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?
PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?Liziane84
 
Relatorio de estagio observação
Relatorio de estagio observaçãoRelatorio de estagio observação
Relatorio de estagio observaçãoLena_md
 
Projeto de Conservação do Patrimônio Escolar
Projeto de Conservação do Patrimônio EscolarProjeto de Conservação do Patrimônio Escolar
Projeto de Conservação do Patrimônio EscolarCirlei Santos
 
Relátorio da escola alvaro gaudêncio
Relátorio da escola alvaro gaudêncio Relátorio da escola alvaro gaudêncio
Relátorio da escola alvaro gaudêncio Lenivaldo Costa
 
PROJETO: “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...
PROJETO:  “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...PROJETO:  “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...
PROJETO: “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...Seduc MT
 
Tecnologia digital e tecnologia não digital pdf
Tecnologia digital e tecnologia não digital pdfTecnologia digital e tecnologia não digital pdf
Tecnologia digital e tecnologia não digital pdfMari Carvalho
 
O uso da tecnologia em sala de aula
O uso da tecnologia em sala de aulaO uso da tecnologia em sala de aula
O uso da tecnologia em sala de aulaDavidcupira
 

Was ist angesagt? (20)

Saeb matriz2
Saeb matriz2Saeb matriz2
Saeb matriz2
 
Projeto Foto e Arte
Projeto Foto e ArteProjeto Foto e Arte
Projeto Foto e Arte
 
Educação digital e novas tecnologias
Educação digital e novas tecnologiasEducação digital e novas tecnologias
Educação digital e novas tecnologias
 
O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.
O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.
O USO DA FOTOGRAFIA DO COTIDIANO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS.
 
Celular x Educação
Celular x EducaçãoCelular x Educação
Celular x Educação
 
Regulamento Jogos Interclasses
Regulamento Jogos InterclassesRegulamento Jogos Interclasses
Regulamento Jogos Interclasses
 
Projeto feira de ciências pdf correto
Projeto feira de ciências pdf corretoProjeto feira de ciências pdf correto
Projeto feira de ciências pdf correto
 
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexõesEJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
 
Projeto: Informatica Educacional
Projeto: Informatica EducacionalProjeto: Informatica Educacional
Projeto: Informatica Educacional
 
PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?
PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?
PROJETO: QUE HISTÓRIA SUA FOTOGRAFIA TEM PARA CONTAR?
 
Relatorio de estagio observação
Relatorio de estagio observaçãoRelatorio de estagio observação
Relatorio de estagio observação
 
Projeto de Literatura e Redação
Projeto de Literatura e RedaçãoProjeto de Literatura e Redação
Projeto de Literatura e Redação
 
Projeto de Conservação do Patrimônio Escolar
Projeto de Conservação do Patrimônio EscolarProjeto de Conservação do Patrimônio Escolar
Projeto de Conservação do Patrimônio Escolar
 
Relátorio da escola alvaro gaudêncio
Relátorio da escola alvaro gaudêncio Relátorio da escola alvaro gaudêncio
Relátorio da escola alvaro gaudêncio
 
PROJETO: “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...
PROJETO:  “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...PROJETO:  “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...
PROJETO: “Escola educada, escola bem cuidada. Conscientização e conservação ...
 
Tecnologia digital e tecnologia não digital pdf
Tecnologia digital e tecnologia não digital pdfTecnologia digital e tecnologia não digital pdf
Tecnologia digital e tecnologia não digital pdf
 
Projeto cinema na escola
Projeto cinema na escolaProjeto cinema na escola
Projeto cinema na escola
 
Práticas pedagógicas inovadoras- Plano de Aula
Práticas pedagógicas inovadoras- Plano de AulaPráticas pedagógicas inovadoras- Plano de Aula
Práticas pedagógicas inovadoras- Plano de Aula
 
O uso da tecnologia em sala de aula
O uso da tecnologia em sala de aulaO uso da tecnologia em sala de aula
O uso da tecnologia em sala de aula
 
Aulas de protagonismo juvenil ef
Aulas de protagonismo juvenil efAulas de protagonismo juvenil ef
Aulas de protagonismo juvenil ef
 

Ähnlich wie O celular na sala de aula

Projeto fotografia josete
Projeto fotografia joseteProjeto fotografia josete
Projeto fotografia josetejosete
 
DEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
DEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEMDEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
DEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEMRenata Vasconcellos
 
Tecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesa
Tecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesaTecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesa
Tecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesaNeuza Pedro
 
Projeto Mamede News O Telejornal Digital Da Escola José Mamede
Projeto Mamede News   O Telejornal Digital Da Escola José MamedeProjeto Mamede News   O Telejornal Digital Da Escola José Mamede
Projeto Mamede News O Telejornal Digital Da Escola José MamedeDiana Pilatti
 
Tecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mão
Tecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mãoTecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mão
Tecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mãoBouvieer
 
Objetos de aprendizagem slides
Objetos de aprendizagem slidesObjetos de aprendizagem slides
Objetos de aprendizagem slidesChantell75
 
O uso do celular como instrumento pedagógico e
O uso do celular como instrumento pedagógico eO uso do celular como instrumento pedagógico e
O uso do celular como instrumento pedagógico eAline Assis
 
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogoTripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogoDavid Crabbe Teixeira
 
ARTIGO DO ELSON_124441.pptx
ARTIGO DO ELSON_124441.pptxARTIGO DO ELSON_124441.pptx
ARTIGO DO ELSON_124441.pptxmario oliveira
 
Oficina dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...
Oficina  dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...Oficina  dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...
Oficina dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...Josi Zanette do Canto
 
Portfolio de curso adão
Portfolio de curso  adãoPortfolio de curso  adão
Portfolio de curso adãoadao1
 
Portfolio de curso adão
Portfolio de curso  adãoPortfolio de curso  adão
Portfolio de curso adãoadao1
 
ESTAGIO SUPERVISIONADO IV
ESTAGIO SUPERVISIONADO IVESTAGIO SUPERVISIONADO IV
ESTAGIO SUPERVISIONADO IVGleidson Mendes
 
Uso Da Tecnologias Em Sala De Aula
Uso Da Tecnologias Em Sala De AulaUso Da Tecnologias Em Sala De Aula
Uso Da Tecnologias Em Sala De Aulaandre alcantara
 

Ähnlich wie O celular na sala de aula (20)

Slides eproinfo
Slides eproinfoSlides eproinfo
Slides eproinfo
 
Projeto fotografia josete
Projeto fotografia joseteProjeto fotografia josete
Projeto fotografia josete
 
DEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
DEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEMDEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
DEVICES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
 
Atividade2JuliaRosa
Atividade2JuliaRosaAtividade2JuliaRosa
Atividade2JuliaRosa
 
letrameto digitaç.pdf
letrameto digitaç.pdfletrameto digitaç.pdf
letrameto digitaç.pdf
 
Tecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesa
Tecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesaTecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesa
Tecnologias móveis no ensino e aprendizagem da língua inglesa
 
Projeto Mamede News O Telejornal Digital Da Escola José Mamede
Projeto Mamede News   O Telejornal Digital Da Escola José MamedeProjeto Mamede News   O Telejornal Digital Da Escola José Mamede
Projeto Mamede News O Telejornal Digital Da Escola José Mamede
 
Tecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mão
Tecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mãoTecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mão
Tecnologias móveis- modelando a educação na "palma" da mão
 
Objetos de aprendizagem slides
Objetos de aprendizagem slidesObjetos de aprendizagem slides
Objetos de aprendizagem slides
 
O uso do celular como instrumento pedagógico e
O uso do celular como instrumento pedagógico eO uso do celular como instrumento pedagógico e
O uso do celular como instrumento pedagógico e
 
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogoTripé da educação   tecnologia, civilidade e diálogo
Tripé da educação tecnologia, civilidade e diálogo
 
Elizabeth virtual
Elizabeth virtual Elizabeth virtual
Elizabeth virtual
 
ARTIGO DO ELSON_124441.pptx
ARTIGO DO ELSON_124441.pptxARTIGO DO ELSON_124441.pptx
ARTIGO DO ELSON_124441.pptx
 
ARTIGO ALINE
ARTIGO ALINEARTIGO ALINE
ARTIGO ALINE
 
Oficina dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...
Oficina  dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...Oficina  dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...
Oficina dispositivos móveis aprender e ensinar com a integração das tecnolog...
 
Portfolio de curso adão
Portfolio de curso  adãoPortfolio de curso  adão
Portfolio de curso adão
 
Portfolio de curso adão
Portfolio de curso  adãoPortfolio de curso  adão
Portfolio de curso adão
 
ESTAGIO SUPERVISIONADO IV
ESTAGIO SUPERVISIONADO IVESTAGIO SUPERVISIONADO IV
ESTAGIO SUPERVISIONADO IV
 
Uso Da Tecnologias Em Sala De Aula
Uso Da Tecnologias Em Sala De AulaUso Da Tecnologias Em Sala De Aula
Uso Da Tecnologias Em Sala De Aula
 
Atividade Andrey Rabelo
Atividade Andrey RabeloAtividade Andrey Rabelo
Atividade Andrey Rabelo
 

Kürzlich hochgeladen

"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxkellyneamaral
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 

Kürzlich hochgeladen (20)

"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 

O celular na sala de aula

  • 1. O celular na sala de aula: Ferramenta complementar do ensino- aprendizagem São João da Ponte – MG Novembro de 2014
  • 2. AUTORA: Sara Rafaela Pereira Cordeiro PROJETO: O celular na sala de aula: Ferramenta complementar do ensino- aprendizagem Projeto elaborado na Escola Estadual Maria Beltrão de Almeida, visando desconstruir o conceito de que o celular é algo lesivo a aprendizagem, comprovando, que quando bem usado, pode ser uma ferramenta influente para compartilhar o conhecimento e enriquecê-lo. São João da Ponte Novembro de 2014
  • 3. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: Nome para o projeto de intervenção: O celular na sala de aula: Ferramenta complementar do ensino-aprendizagem. Público alvo: Este projeto beneficiará todos os alunos do ensino fundamental séries finais e ensino médio, professores, juntamente com a equipe pedagógica, funcionários e comunidade. TEMA: O uso do celular no âmbito escolar. JUSTIFICATIVA: A escola é um espaço que possibilita intervir na formação de opinião, conceitos e consciência dos alunos. O uso do celular em sala de aula estabelece um sério problema, pois os alunos são atraídos o tempo todo por os recursos da mídia, deixando de lado as explicações e os afazeres propostos em sala de aula. Tal atitude vem gerando conflitos entre professores e alunos, o que acarreta prejuízo para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, o celular é uma mídia extremamente popular e acessível entre os adolescentes, a maioria deles possui, gosta e sabe usar. Partido disso pensa-se em uma utilização didática para essa mídia em uma tentativa de desmistificar a ideia do celular como aborrecível e lesivo a aprendizagem em sala de aula. O presente Projeto Pedagógico tem a intenção de incluir as tecnologias do uso do celular de forma ética no âmbito escolar, incutindo limites e regras ao aluno quanto ao seu uso de forma adequada. OBJETIVO Geral  Desconstruir o conceito de que o celular é algo lesivo a aprendizagem, comprovando, que quando bem usado, pode ser uma ferramenta influente para compartilhar o conhecimento e enriquecê-lo. Específicos  Criar estratégias para a utilização do celular como ferramenta complementar do ensino-aprendizagem;
  • 4.  Instigar o uso de aplicativos educacionais (referente a cada conteúdo) aprimorando o processo ensino-aprendizado;  Estimular alunos a utilizarem os recursos tecnológicos disponíveis no celular, associando-os ao seu cotidiano, despertando o prazer e o interesse aos conteúdos curriculares aplicados;  Discutir a importância do uso do celular como ferramenta tecnológica no contexto educacional;  Contextualizar o uso do celular na gravação de vídeos, tais como: documentários, entrevistas, registros, e outros;  Utilizar o celular como recurso didático nas tarefas desenvolvidas em sala de aula, agregando diferentes tecnologias como fonte de ensino, aprendizagem e suporte para a produção textual;  Utilizar mídias digitais para a reflexão crítica do uso da imagem e do som na sociedade contemporânea;  Produzir textos escritos e orais a partir das imagens capturados com o uso do celular. EMBASAMENTO TEÓRICO: Ao longo das duas últimas décadas, tendo início primeiramente nos Estados Unidos e no Japão, o mundo globalizado assistiu ao surgimento de um fenômeno social e cultural que atravessa a cultura contemporânea de forma inapelável: a disseminação do uso dos telefones celulares, que passaram a constituir parte importante do cotidiano de um número crescente de indivíduos, em todas as partes do planeta. No contexto da sociedade de consumo globalizada, o telefone celular consolida-se como um dos artefatos símbolo da contemporaneidade. (SILVA, 2007, p. 2). O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) aumentam os desafios da realidade escolar. Professores precisam se adaptar a realidade esboçada pelas TIMS. Em meio as TIMS, temos o celular, um aparelho popular, com aplicativos que podem vir a ser utilizados em sala de aula como recurso pedagógico. No ponto de vista de Saccol, Schlemmer e Barbosa (2011, p.30), “Em boa parte das instituições formais de ensino o uso de telefones celulares é restrito, por uma espécie de convenção social.”
  • 5. É cogente que o educador dirija um novo olhar para os recursos tecnológicos que vão surgindo, a fim de inseri-los a sua prática pedagógica, tornando-o ferramenta de apoio ao educador e ao aluno. Segundo Gadotti (2000), é preciso dominar mais metodologias e linguagens, inclusive a linguagem eletrônica, visto que com a adoção do uso da informática na educação, a função da escola será cada vez mais a de ensinar a pensar criticamente. AÇÕES INTERVENTIVAS NOS COTEÚDOS DE: Educação Física: -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Só educa – educação física  Ejercícios físicos  Índice de massa corporal  Endomondo Colocando em prática: Com o aplicativo endomondo, o aluno poderá acompanhar o seu condicionamento físico (duração do exercício, velocidade, calorias, freqüência cardíaca) durantes as aulas práticas. Os aplicativos Só educa-educação física, ejercícios físicos e índice de massa corporal, possuem diversos assuntos e curiosidades sobre a disciplina de educação física, apresentam vídeos e imagens de alongamentos e exercícios aeróbicos e anaeróbicos que facilita aprender o que é discutido em sala de aula, todo o conteúdo abordado nos aplicativos citados podem ser utilizados como acervo, o professor pode propor debates sobre os assuntos tratados. Inglês: -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Busuu.com  W-língua
  • 6.  Live moncha Colocando em prática: O w língua, bussu e live moncha podem ser sugeridos aos alunos a fim de melhorar e facilitar o ensino do inglês em sala de aula, este curso conta com um aplicativo de qualidade, possui 600 lições de inglês. Melhora as principais áreas: Redação, conversação, compreensão oral, leitura. Biologia: -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Lookbio – biologia  Biologia 100 exercícios  Dicionário de biologia free Colocando em prática: O LookBio facilita o acesso dos alunos á assuntos Introdução à Biologia, Bioquímica, Citologia, Taxonomia e Reino dos Seres Vivos. Todos os assuntos da biologia abordados de forma curta e direta. Com Biologia 100 exercícios, os estudantes com o auxilio do professor poderão se preparar melhor para o ENEM e vestibulares, pois este aplicativo contém exercícios gabaritados, que poderão ser resolvidos em sala de aula e comentados em forma de debate. O dicionário Biologia free, pode ser utilizado freqüentemente nas aulas de biologia, para consulta de palavras desconhecidas. Português: -Leitura de imagem: educando o olhar; -Tecnologia- Programa movimake- Produzindo fotos e sonorizando imagens; -Tecnologia- Criação de portfólio digital; -Gênero Textual: crônica (Tema, enredo, título, espaço, foco narrativo, personagem, narrador, adequação da linguagem)
  • 7. -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Dicionário – português  Show do milhão Colocando em prática: Propor uma Pesquisa e Estudo do gênero textual (características, análises de modelos, e elementos); Educando o Olhar: Os alunos serão estimulados a sair a campo (aproveitando seu cotidiano) para tirar fotos de paisagem, do dia a dia, situações pitorescas, imagens que retratem a vida, os valores culturais e estéticos das pessoas da comunidade, cenas da cidade; e registrar fatos que possam servir como temas para criação de crônicas. Antes eles serão informados que as imagens capturadas serão ponto de partida para a escrita das crônicas. Com as fotos capturadas poderá organizá-las, formando um portfólio digital; que poderá ser comentado pelos alunos durante a apresentação. Resolver exercícios on line. Ler e interpretar textos e obras on line. Utilizar o dicionário nos estudos e interpretações de textos. Matemática: -Propor aos alunos a aquisição do aplicativo:  Matemática elementar Colocando em prática: O aplicativo matemática elementar possui as seguintes lições: conjuntos numéricos, intervalos, potenciação, radiciação, produtos notáveis, funções e equações. Pode ser utilizado dentro e fora da sala de aula, pois poderá auxiliar os alunos nas resoluções de exercícios propostos pelo professor. História: -Leitura de imagens e músicas históricas. -Resolução de exercícios on line.
  • 8. -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Look – história (Brasil) Colocando em prática: O look história possui todo o conteúdo de História do ensino médio de uma forma rápida e resumida, o que facilita o acesso aos conteúdos trabalhados em sala de aula. O professor poderá ainda propor aos alunos uma leitura e compreensão do conteúdo histórico, antecipada (em casa), e fazer uma aula dinâmica em forma de debate. Geografia: -Leitura de imagens de mapas e tipos de vegetação. -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Estados e capitais do Brasil  Trivias Brasil Colocando em prática: O aplicativo, estados e capitais é uma boa opção de aprender e se divertir em sala de aula, assim possibilita o aluno a conhecer um pouco mais do Brasil, identificando a localização do estado e sua capital. Trivias Brasil é um divertido jogo onde poderá ser proposto em sala com o objetivo de utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de geografia. Sociologia: -Propor aos alunos a aquisição do aplicativo:  Grandes pensadores (devmov) Colocando em prática: Grandes Pensadores é um aplicativo que contém uma grande quantidade de frases, provérbios e citações de diversos autores, que podem ser utilizadas nas aulas de sociologia.
  • 9. Filosofia: -Propor aos alunos a aquisição do aplicativo:  Filosópolis (beta) Colocando em prática: Filosópolis é uma maneira dinâmica e divertida de aprender filosofia, este aplicativo possui um guia que fornece o básico da filosofia, o conhecimento aprendido é posto em prova em jogo. Química: -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Aprender química (jogo da forca)  200 substancias químicas Colocando em prática: Aprender química com o jogo da forca poderá ser uma ótima opção de tornar as aulas de química, mais dinâmicas, neste jogo o aluno é desafiado com questões sobre Química e deve impedir que o garoto seja enforcado. Uma verdadeira aula de química em forma de jogo. As perguntas de química são apresentadas neste jogo da forca e cobrem diversos assuntos relacionados à Química e a cada nova partida mais conhecimentos são adquiridos pelo aluno. O aplicativo 200 substâncias químicas oferece ao aluno estruturas e fórmulas, compostos orgânicos, compostos inorgânicos, dois modos de questionário. Este aplicativo poderá auxiliar o professor em suas aulas, pois poderá ser consultado durante as atividades propostas pelo professor. Artes: -Propor aos alunos a aquisição dos aplicativos:  Mestres da arte  Um fundo de cores - simplicity ( cores) Colocando em prática: Divisão da turma em grupos e escolha de temas (entrevistas, documentários, representações artísticas, e outros; Elaborar pesquisa de acordo com o tema proposto a
  • 10. cada grupo; Fazer registros utilizando o celular; Fazer apresentação do trabalho em sala de aula; Abrir espaço para discussão, análise de resultados e conclusões. Com o aplicativo Mestre da arte,o aluno poderá ter acesso à 1300 pintores, 35000 obras de arte, este aplicativo poderá servir de acervo, ao aluno. E ao trabalhar com cores pode-se utilizar o aplicativo “um fundo de cores”. Física: -Propor aos alunos a aquisição do aplicativo:  Aprender física Colocando em prática: Aprender Física é um aplicativo que ajuda a compreender a física de forma fácil e rápida com tutoriais, conceito central, calculadora de fórmulas e problemas; funciona também como calculadora fórmula inteligente que permite que você resolva qualquer variável dentro da fórmula.
  • 11. REFERÊNCIAS GADOTTI, M. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2000. SACCOL A., SCHLEMMER E. e BARBOSA J. m-learming e u-learning – novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson, 2011. SILVA, Sandra R. “Eu não vivo sem celular”: sociabilidade, consumo, corporalidade e novas práticas nas culturas urbanas. Revista Intertexto [on-line]. Edição v. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2007.