Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Neologismo

2.712 Aufrufe

Veröffentlicht am

Aula de neologismo, mostrando o que é o neologismo, como surgem, suas classificações, com conteúdo adicional para fixação de conteúdo e duas atividades.

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Neologismo

  1. 1. Neologismo Professora Rozilainy Aparecida de Medeiros
  2. 2. O que é? O próprio significado da palavra neologismo o define: nova palavra. Os neologismos são muito comuns na mídia e também com os recém-chegados como, por exemplo, a internet. Nesta, encontramos vários termos que acabaram se tornando cotidianos em nosso vocabular: deletar, printar, escanear, mouse, site e etc.
  3. 3. Como surgem? Esses termos surgem como um modo de suprir uma necessidade vocabular momentânea, transitória ou permanente. Momentânea: surge bruscamente em um diálogo entre amigos. Pode até ter uma repercussão maior, mas acaba sendo esquecida com o tempo: somatoriar. Transitória: aparece em um determinado grupo e se espalha para os demais. Pode tanto ser esquecida, como pode se tornar parte do vocabulário da língua: mensalão. Permanente: surge rapidamente, mas por ser muito utilizada, acaba por se estabelecer de vez no idioma e se tornar parte do léxico: deletar.
  4. 4. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação. Podemos dizer que neologismo é toda palavra que não existia e passou a existir, independente do tempo de vida. Pode ser ainda a aquisição de palavras pertencentes à outra língua, como em alguns dos termos na informática, já citados acima. Ainda pode ser um novo sentido que damos a termos já existentes, como por exemplo, a palavra burro, que ganhou novo significado: pessoa que não é inteligente! O neologismo está presente na representação de sons (puf!, Vrum!, miar, piar, tibum, chuá, cataplaft, etc) e na linguagem do msn (blz, flw, t+, qq, vc, ker, abc, xau, bju, etc). Nesta última, até mesmo os próprios símbolos são neologismos, uma vez que estes representam a linguagem não verbal e são considerados como parte da língua: =) (feliz), =( (triste). Nós, como falantes, sentimos necessidade em criar e recriar palavras e sentidos, pois a língua é viva e apresenta muitas possibilidades de transformações, inovações.
  5. 5. Estudos Adicionais  Vídeos para fixação do conteúdo:  http://youtu.be/r-lbrlXuK8E (Fernando Bruder)  http://youtu.be/Vi4FgCWmMP0 (UAB Unitins)
  6. 6. Analise as cartas à seguir,Analise as cartas à seguir, e resolva a Atividade 01e resolva a Atividade 01
  7. 7. Carta: Querido mano, Anteontem futebolei bastante com uns amigos. Depois cigarrei um pouco e nos divertimos montanhando, até que o dia anoiteceu. Então desmontanhamos, nos amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos e cafezamos. Em seguida, varandamos. No dia seguinte, cavalamos muito. Abraços do irmão, Maninho
  8. 8. Resposta Maninho, Ontem livrei-me pela manhã, à tarde cinemei e à noite, com papai e mamãe, teatramos. Hoje colegiei, ao meio dia me leitei e às três papelei-me e canetei-me para escriturar-te. E paragrafarei finalmente aqui porque é hora de adeusar-te, pois ainda tenho que correiar esta carta para ti e os relógios já estão cincando. De teu irmão, Fratelo"
  9. 9. Atividade 01  A) O que há de diferente neste poema?  B) Qual objetivo do autor ao escrever desta forma? Qual motivação?  C) Os irmãos se comunicam de uma forma diferenciada, quais palavras mostram essa diferenciação?  D) Qual a classe gramatical dessas palavras novas?  E) Reescreva a carta, usando as palavras conhecidas.
  10. 10. Atividade 02  A) Crie um texto utilizando neologismos.  B) Marque todos os neologismos do texto.  C) Crie um dicionário com os neologismos e seus respectivos significados.
  11. 11.  Referencias  Conteúdo adaptado  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27394  http://www.brasilescola.com/portugues/neologismo.htm

×