SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 35
Filosofia e Ética Empresarial Ética Geral e Profissional em Contabilidade
Ciências ContábeisPodem ‘contar’ conosco Capítulo 5  Airton Brasil – Jéssica Hahn Comportamento Ético
Introdução ao Comportamento Ético Em toda sociedade, seja lá em uma escola ou até mesmo em um alojamento, existem regras éticas.  Estas regras têm o poder de disciplinar a convivência entre seres. Há vários tipos de personalidade, entre elas, as que gostam de desrespeitar e não seguir a ‘cartilha de convivência’. Mas, vão sofrer algum tipo de penalidade.
Comportamento Ético – Cumprir ou Quebrar? A tentação é grande: você olha para o lado e vê gente crescendo na empresa depois de sonegar informações, manipular relatórios, fazer promessas vazias, aceitar presentes de agradecimento entre outros inúmeros exemplos, mas será que compensa? Vale tudo para subir? Será que vale apenas ser antiético? Então, é melhor fazer o que nos foi posto; ou passar barreiras, violando a lei?  Sempre que alguém pensa sobre isso, ela faz estas duas perguntas para si.
Comportamento Ético – O Risco e a Chance A regra é proporcional ao tamanho da sociedade.  Então, se 2 (duas) sociedades firmam parceria, elas também vão ter a sua ‘cartilha de convivência’. Caso contrário elas poderão ter prejuízos, tanto individuais quanto societários. 	Em um passado distante, as tribos existiam e cada ser tinha que fazer o seu papel. Tanto homem quanto mulher. 		Nos dois casos, se uma tribo ou empresa invadir (sem parceria) a semelhante, estará formada uma quebra de regra e, consequentemente, uma ‘guerra’.
Risco e Chance – Entendendo a Divisão Regras Formais (Coercitivas)	 São as leis escritas, gravadas, codificadas.¹ É o Direito posto.² É emanado pelo Estado.³ Deve ser justo.4 ___________________________  ¹²³4 - http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6 - Alexandre Grassano F. Gouveia             bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR) Regras Informais (facultativas) É feito a partir do costume.¹ A partir da boa educação pode-se fazer o bem (ajudar um cego).² ____________________________ 				¹² - http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6 Alexandre Grassano F. Gouveia             bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR)
O Risco e a Chance – É anti-ético não ser ético? As leis e regras estão aí. Quem desrespeitá-las, vão sofrer penalidade.  Mas, e os bons modos? Quem os não praticá-los também vão sofrer pena?  Quando vamos a algum lugar, temos que nos comportar bem, nos vestirmos à caráter e sermos educados. Isso, certamente, sua mãe lhe repassou. É o ‘Bê-a-bá’ da boa conduta. Mas, se somos educados de tal forma e se isso só tratá coisas positivas em nossa vida, porque tem pessoas que escolhem a não seguir?
Comportamento Ético – Risco e chance na profissão A seleção está mais unificada e a cada dia, mais e mais pessoas estão se especializando para atender as dúvidas de seus clientes da melhor maneira possível com um maior grau de certeza.  Nós, futuros contabilistas, temos que ficar cada vez mais ‘antenados’ em leis e a erros que nós mesmos podemos cometer (Erros humanos).  Lembre-se: Sempre terá alguém por trás lhe avaliando, vendo mais seus erros do que acertos (CFC, CRC, CMV).
Disposição de proteger valores éticos Qualquer residência, cidade, namoro, entre outros, sempre haverá segredos e coisas que cada um guarda de determinado momento; se alguém quebrar esses laços, possivelmente, a pessoa não gostará. Não é diferente com os valores éticos, a diferença é que caberá a pessoa se ela irá punir a outra ou não. Mas isso não quer dizer que irá erradicar de vez.	 Para tal fato não acontecer, é preciso que as pessoas  tenham o mesmo objetivo, sendo qualificadas e educadas para cada momento.
Disposição de proteger valores éticos Os líderes são, sem dúvida, um exemplo bem prático e que várias pessoas podem se espelhar.  Dificilmente vemos alguns deles jogando lixo na rua, desrespeitando leis, tendo preconceito, entre outros; É válido também para nós, contadores, que devemos respeitar e sermos exemplos de boa conduta. Tratando, igualitariamente, tanto empregados como chefes; tanto grandes como pequenas empresas.  		Sempre tentando sanar e ajudar todos da melhor maneira possível.
Código de Ética Profissional Capítulo 6  Ramon Sena – Larissa Nogueira – Kaic Avnner Ciências Contábeis Podem ‘contar’ conosco
Introdução ao Código de ÉticaFazer o que está certo não é o problema. O problema é saber o que está certo. A ética pode ser passada de pessoa para pessoa, o que é ‘certo e o errado’. Mas, existe o Código de ética, que é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão de determinado grupo.Orienta as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade como um todo.¹ Toda profissão tem, ou pelo menos deveria ter o seu código. Pode ser comparado à leis que os legisladores fazem. ___________________ ¹ - http://www.ideas.org.br/educacao/pdf/etica_resp_social_txt_que_e_codigo_etica.pdf
Código de Ética Empresarial Cada pessoa tem sua maneira de agir e pensar. Consequentemente, em uma grande empresa, todos terão conceitos diferentes ou pelo menos parecidos.  Por isso foi implantado o Código de Ética. Ele faz com que pessoas de diferentes tipos trabalhem e ajam com o mesmo propósito.  Deve atingir desde o administrador até o pessoal da limpeza. Sendo que aquele deve seguir primeiro e ser exemplo.
Exemplos de itens no Código de Ética Código de Ética da Petrobras “O respeito à vida e a todos os seres humanos, a integridade, a verdade, a honestidade(...) são os princípios éticos que norteiam as ações do Sistema Petrobras.”¹ “A lealdade ao Sistema Petrobras se manifesta como responsabilidade, zelo e disciplina no trabalho e no trato com todos os seres humanos, e com os bens materiais e imateriais do Sistema, no cumprimento da sua Missão”(...)²   ____________________________¹ ² - http://www2.petrobras.com.br/petrobras/portugues/eticas/eti_petrobras.htm
Exemplos de itens no Código de Ética Código de Ética da Caixa “O Código de Ética da CAIXA, no item respeito, deixa claro que a empresa não admite a prática de trabalho forçado ou compulsório.”¹ “O Código de Ética, valor responsabilidade, garante, protege e ao mesmo tempo estimula o monitoramento do cumprimento dos valores”(...)² “Ao rever e reeditar, nesta gestão, o seu Código de Ética, a CAIXA legitimou seu público como controlador de condutas para resguardar, entre outros fatores, a missão e imagem da empresa”(...)³ ____________________¹ ² ³ -http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/caixa/balanco_social/Balanco_Social_2005.pdf
Código de Ética Profissional do Contador - CEPC ,[object Object],Do objetivo; Dos deveres e das proibições; Do valor dos serviços profissionais; Dos deveres em relação aos colegas e à classe contábil; Das penalidades. Citar alguns:
Código de ética do Contador Dos deveres e das proibições – Capítulo II Guardar  sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público(...); V. 	Inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso. Solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicação ilícita; XIII. Aconselhar o cliente ou empregador contra disposições expressas em lei ou contra os Princípios Fundamentais da Contabilidade e Normas(...)     Art. 2º     Art. 3º
O Contador De que adianta o contador ter qualidade se o mesmo não tem conduta ética para gerenciar o relacionamento transparente com o cliente e o mercado? Devemos respeitar, arduamente, nosso Código de Ética. O mercado está cada vez, mais competitivo e para nos ‘enquadrarmos’ nisto, temos que procurar o melhor caminho, que é o de ser o melhor profissional. Incluindo ser ético, atencioso com os clientes, entre 	    outros.
Definição Defender seu princípio ou deixá-lo oculto? Muitos casos acabam sendo resolvidos sem dificuldades. (questão ética) Porém, defender seus princípios pode muitas vezes significar um pedido de demissão e causar danos a outras pessoas (cônjuge ou filhos). Uma solução é: empregador e empregado, com antecedência, tornarem seus pontos de vista conhecidos. Tente apenas conversar, de forma simples o por quê daquilo.
Exemplo real EMPRESÁRIO: “Em meados de 2001, assumi interinamente a filial de vendas de uma expressiva multinacional. Ali recebi denúncias de irregularidades na gestão do executivo cujas férias eu estava cobrindo. Em respeito às determinações do Código de Ética da empresa, informei a diretoria comercial. O mercado, a Secretaria da Fazenda e o Ministério Público já tinham conhecimento do caso. Pouca coisa aconteceu e fui demitido por "quebra de confiança". Nos meses seguintes, funcionários que participaram das irregularidades foram desligados. Enviei um e-mail à Comissão de Ética da empresa com cópia para os membros da alta cúpula. Recebi uma resposta do presidente agradecendo minhas observações e afirmando que minha demissão não tinha acontecido por quebra de confiança, mas por causa da reestruturação da filial de vendas. Enviei então um e-mail ao conselho de administração do grupo, anexando as correspondências trocadas com os executivos da subsidiária brasileira. Ainda não recebi resposta!”____________________________ 		Tirado do site: http://dilemaetico.blogspot.com/
O que fazer para isso não acontecer conosco? Não sermos tão radicais em nossas opiniões, respeitarmos sempre o princípio alheio, não confundirmos discernimento com mau humor. Diversos seminários são feitos, em reunião com sindicatos e associações da classe para a tomada de decisões sobre a ética. Comitês de ética são criados para tirarem dúvidas.
Exemplo: A Ética nas Organizações “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o comércio de próteses de silicone da marca PolyImplantProthese (PIP) em todo o território nacional. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (5), a agência informa que a decisão foi tomada após um alerta Agência Francesa de Saúde, que detectou um aumento no número de casos de rompimento das próteses desse fabricante. ” Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1557531-5603,00.html Esse é um caso recente de uma empresa multinacional que, possivelmente, aconteceu esse fato por não existir código de ética ou reuniões para decidirem o que será feito e agir da melhor maneira.  Sendo assim, os médicos do Brasil não poderão mais fazer implantes, porque o seu Código de Ética determinou junto com a ANVISA.
Papel do contador na sociedade Diversas empresas deixam de lado o campo da contabilidade porque acham fútil, nunca faça isso. Muito pelo contrário, quando o fisco ‘bater na sua porta’, você terá problemas imensos. Então, é melhor contratar rapidamente um contabilista para averiguar o que está acontecendo ou pode acontecer.
Frequência com que as empresas procuram o contador ________________________________________________________________ 	Retirado da apresentação de LeoneideErhartReckziegel (Bacharel em Ciências Contábeis e Pós-graduanda em controladoria). E, Carmem HaabLutte Cavalcante (Mestre em Ciências Contábeis) IV Ciclo de estudos contábeis. Dados Primários 2006
Auditoria Independente A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade. AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente. ¹ __________________________ ¹ -  http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoria.htm
Gráficos
Entendendo melhor: _______________________________________ Dados extraídos de HOLLAND, Charles B. Novos campos de atuação da auditoria independente.
Bom ou ruim? ÓTIMO! (...para nós) Está se faltando muitos auditores. A situação nos EUA é assim porque lá tem um maior número de multinacionais e bolsas de valores. No Brasil não é diferente, toda essa corrupção acontecendo é certeza de emprego para auditores.
Prescrição normativa de conduta:
Casos práticos Apresentaremos casos reais da falta de ética
Caso 1 No clássico deste domingo(28/03/10), contra o Corinthians, os jogadores do São Paulo entraram em campo pela primeira vez com o patrocínio da Locaweb. A empresa, que oferece hospedagem de sites e infraestrutura para internet, fechou um acordo com a equipe do Morumbi por duas partidas. Porém, durante o confronto, o diretor comercial da empresa, Alex Glikas, ironizou o Tricolor, derrotado por 4 a 3, usando expressões obscenas, além de se referir ao São Paulo como 'bambizada'. ________________________Notícia retirada de: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Sao_Paulo/0,,MUL1548467-9875,00-DIRETOR+DE+EMPRESA+QUE+ESTREOU+PATROCINIO+NO+SAO+PAULO+OFENDE+CLUBE+NO+TWIT.html
Caso 2 Fraude contábil nas operações da Epson no Brasil e México A Seiko Epson Corporation anunciou os resultados de uma investigação interna que apontou que executivos maquiaram resultados da subsidiária brasileira em 42 milhões de dólares desde 2000. Após perceberem o erro nos balanços da companhia, três funcionários da Epson Brasil inventaram números "para proteger suas posições". O lucro além do registrado é resultado de manipulações nos balanços durante oito anos fiscais, incluindo o atual. 	A companhia culpa a falta de interesse das administrações e a fragilidade dos processos que permitiram as fraudes e a manipulação de dados. Para acalmar seus acionistas, a Epson afirmou que implementará políticas mais rígidas para elaboração de balanços financeiros.  ______________________________________Luis Sucupira - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=251489
Caso 3 - Parmalat
E-mail do autor
DicasSites de Ética na Contabilidade  www.eticacontabil.com.br www.eticaempresarial.com.br www.eticus.com www.cfc.org.br – alguns artigos www.blogcontabil.com.br www.twitter.com/congressoetica

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Técnicas de Negociação
Técnicas de NegociaçãoTécnicas de Negociação
Técnicas de Negociaçãoandersonals
 
EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...
EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...
EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...Rafael Almeida
 
1) Mediação de Conflito
1) Mediação de Conflito 1) Mediação de Conflito
1) Mediação de Conflito CÉSAR TAVARES
 
Marketing e publicidade e propaganda
Marketing e publicidade e propagandaMarketing e publicidade e propaganda
Marketing e publicidade e propagandaCiro Gusatti
 
O Processo Empreendedor
O Processo EmpreendedorO Processo Empreendedor
O Processo EmpreendedorKátia Jucá
 
Manual do Professor de Empreendedorismo
Manual do Professor de EmpreendedorismoManual do Professor de Empreendedorismo
Manual do Professor de Empreendedorismojosedornelas
 
Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...
Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...
Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...FABRICIO CRUZ
 
Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho
Relacionamento Interpessoal no Ambiente de TrabalhoRelacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho
Relacionamento Interpessoal no Ambiente de TrabalhoLuis Paulo Barros
 
Responsabilidade social
Responsabilidade socialResponsabilidade social
Responsabilidade socialAline Corso
 
Atitude Empreendedora - Empreendedorismo
Atitude Empreendedora - EmpreendedorismoAtitude Empreendedora - Empreendedorismo
Atitude Empreendedora - EmpreendedorismoRobson Costa
 
Aula Estratégia Empresarial
Aula Estratégia EmpresarialAula Estratégia Empresarial
Aula Estratégia EmpresarialWilian Gatti Jr
 
Guia definindo sua persona
Guia definindo sua personaGuia definindo sua persona
Guia definindo sua personaSheyla Maziero
 
Aula 01 ética no trabalho
Aula 01  ética no trabalhoAula 01  ética no trabalho
Aula 01 ética no trabalhoGabriela Souza
 
Introdução ao marketing
Introdução ao marketingIntrodução ao marketing
Introdução ao marketingThayse Beckner
 
Gestão por competência
Gestão por competênciaGestão por competência
Gestão por competênciaelimarmelo
 

Was ist angesagt? (20)

Técnicas de Negociação
Técnicas de NegociaçãoTécnicas de Negociação
Técnicas de Negociação
 
EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...
EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...
EU E OS OUTROS - UM ENSAIO SOBRE A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL BASEADO NO SERIAD...
 
Cultura e clima organizacionais 4
Cultura e clima organizacionais 4Cultura e clima organizacionais 4
Cultura e clima organizacionais 4
 
1) Mediação de Conflito
1) Mediação de Conflito 1) Mediação de Conflito
1) Mediação de Conflito
 
Marketing e publicidade e propaganda
Marketing e publicidade e propagandaMarketing e publicidade e propaganda
Marketing e publicidade e propaganda
 
Desenvolvimento em equipe
Desenvolvimento em equipeDesenvolvimento em equipe
Desenvolvimento em equipe
 
O Processo Empreendedor
O Processo EmpreendedorO Processo Empreendedor
O Processo Empreendedor
 
Manual do Professor de Empreendedorismo
Manual do Professor de EmpreendedorismoManual do Professor de Empreendedorismo
Manual do Professor de Empreendedorismo
 
Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...
Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...
Diversidade e Inclusão no mundo do trabalho: desafios para a área de Gestão d...
 
Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho
Relacionamento Interpessoal no Ambiente de TrabalhoRelacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho
Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho
 
Plano de Negócios - Slides facilitadores
Plano de Negócios - Slides facilitadoresPlano de Negócios - Slides facilitadores
Plano de Negócios - Slides facilitadores
 
Responsabilidade social
Responsabilidade socialResponsabilidade social
Responsabilidade social
 
Atitude Empreendedora - Empreendedorismo
Atitude Empreendedora - EmpreendedorismoAtitude Empreendedora - Empreendedorismo
Atitude Empreendedora - Empreendedorismo
 
Aula Estratégia Empresarial
Aula Estratégia EmpresarialAula Estratégia Empresarial
Aula Estratégia Empresarial
 
Guia definindo sua persona
Guia definindo sua personaGuia definindo sua persona
Guia definindo sua persona
 
Aula 01 ética no trabalho
Aula 01  ética no trabalhoAula 01  ética no trabalho
Aula 01 ética no trabalho
 
Introdução ao marketing
Introdução ao marketingIntrodução ao marketing
Introdução ao marketing
 
Trabalho em Equipe
Trabalho em EquipeTrabalho em Equipe
Trabalho em Equipe
 
Gestão por competência
Gestão por competênciaGestão por competência
Gestão por competência
 
Aula Terceiro Setor no Brasil
Aula Terceiro Setor no BrasilAula Terceiro Setor no Brasil
Aula Terceiro Setor no Brasil
 

Andere mochten auch

Ética Empresarial
Ética EmpresarialÉtica Empresarial
Ética EmpresarialKarina Rocha
 
Etica no Ambiente de Trabalho
Etica no Ambiente de TrabalhoEtica no Ambiente de Trabalho
Etica no Ambiente de TrabalhoNyedson Barbosa
 
Codigo de etica empresarial segunda parte
Codigo de etica empresarial segunda parteCodigo de etica empresarial segunda parte
Codigo de etica empresarial segunda parteJackeline Vargas Falcon
 
Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo!
Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo! Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo!
Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo! Mauro de Oliveira
 
Ética profissional
Ética profissional Ética profissional
Ética profissional JUCILANA
 
Trabalho em equipe e ética no trabalho
Trabalho em equipe e ética no trabalhoTrabalho em equipe e ética no trabalho
Trabalho em equipe e ética no trabalhoLeonardo Melo Santos
 
Innovación en la Ética Empresarial
Innovación en la Ética EmpresarialInnovación en la Ética Empresarial
Innovación en la Ética EmpresarialIngrid Hernandez
 
Caderno de seg trab(gestão ambiental)rddi
Caderno de seg trab(gestão ambiental)rddiCaderno de seg trab(gestão ambiental)rddi
Caderno de seg trab(gestão ambiental)rddiEdimilson Lira
 
LegislaçãO Ambiental
LegislaçãO AmbientalLegislaçãO Ambiental
LegislaçãO AmbientalLicenciamento
 
Aula 7 conceitos e código de ética
Aula 7   conceitos e código de éticaAula 7   conceitos e código de ética
Aula 7 conceitos e código de éticaRodrigo Ribeiro Fraga
 
Expo etica empresarial
Expo etica empresarialExpo etica empresarial
Expo etica empresarialirmisss
 
Etica na administração
Etica na administraçãoEtica na administração
Etica na administraçãoJefersonMaster
 
57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidade
57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidade57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidade
57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidadeUNIPE
 

Andere mochten auch (20)

Apostila ética empresarial
Apostila ética empresarialApostila ética empresarial
Apostila ética empresarial
 
Ética Empresarial
Ética EmpresarialÉtica Empresarial
Ética Empresarial
 
Etica no Ambiente de Trabalho
Etica no Ambiente de TrabalhoEtica no Ambiente de Trabalho
Etica no Ambiente de Trabalho
 
Codigo de etica empresarial segunda parte
Codigo de etica empresarial segunda parteCodigo de etica empresarial segunda parte
Codigo de etica empresarial segunda parte
 
Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo!
Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo! Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo!
Código de Ética nas empresas: principais objetivos e como organizá-lo!
 
Apostila etica em PDF
Apostila etica em PDFApostila etica em PDF
Apostila etica em PDF
 
Ética profissional
Ética profissional Ética profissional
Ética profissional
 
Trabalho em equipe e ética no trabalho
Trabalho em equipe e ética no trabalhoTrabalho em equipe e ética no trabalho
Trabalho em equipe e ética no trabalho
 
Gestão ambiental
Gestão ambientalGestão ambiental
Gestão ambiental
 
Innovación en la Ética Empresarial
Innovación en la Ética EmpresarialInnovación en la Ética Empresarial
Innovación en la Ética Empresarial
 
Caderno de seg trab(gestão ambiental)rddi
Caderno de seg trab(gestão ambiental)rddiCaderno de seg trab(gestão ambiental)rddi
Caderno de seg trab(gestão ambiental)rddi
 
Compra sust fgv
Compra sust fgvCompra sust fgv
Compra sust fgv
 
LegislaçãO Ambiental
LegislaçãO AmbientalLegislaçãO Ambiental
LegislaçãO Ambiental
 
Aula 7 conceitos e código de ética
Aula 7   conceitos e código de éticaAula 7   conceitos e código de ética
Aula 7 conceitos e código de ética
 
Expo etica empresarial
Expo etica empresarialExpo etica empresarial
Expo etica empresarial
 
Filosofia Empresarial
Filosofia EmpresarialFilosofia Empresarial
Filosofia Empresarial
 
Etica na administração
Etica na administraçãoEtica na administração
Etica na administração
 
éTica cristã empresarial
éTica cristã empresarialéTica cristã empresarial
éTica cristã empresarial
 
57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidade
57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidade57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidade
57131398 etica-profissional-aplicada-a-contabilidade
 
Etica na Contabilidade
Etica na ContabilidadeEtica na Contabilidade
Etica na Contabilidade
 

Ähnlich wie Filosofia e ética empresarial

A ética na profissão contábil trabalho do téo
A ética na profissão contábil trabalho do téoA ética na profissão contábil trabalho do téo
A ética na profissão contábil trabalho do téoWeidila Siqueira de Miranda
 
Slaid rotinas administrativas
Slaid rotinas administrativasSlaid rotinas administrativas
Slaid rotinas administrativasmarcelo borges
 
Codigo conduta etica_ssmd (1)
Codigo conduta etica_ssmd (1)Codigo conduta etica_ssmd (1)
Codigo conduta etica_ssmd (1)Antonio Aparissi
 
Palestra All Check 2011
Palestra  All Check 2011Palestra  All Check 2011
Palestra All Check 2011Marcos_assi
 
Ética e o Profissional da Educação.ppt
Ética e o Profissional da Educação.pptÉtica e o Profissional da Educação.ppt
Ética e o Profissional da Educação.pptShayrAlfHariAbdullah
 
éTica empresarial – para quê.para o eudes
éTica empresarial – para quê.para o eudeséTica empresarial – para quê.para o eudes
éTica empresarial – para quê.para o eudesBeth Chaves
 
Classificação e administraçao das empresas e outros temas relacionados
Classificação e administraçao das empresas e outros temas relacionadosClassificação e administraçao das empresas e outros temas relacionados
Classificação e administraçao das empresas e outros temas relacionadosR Gómez
 
Ética e o profissional da educação
Ética e o profissional da educaçãoÉtica e o profissional da educação
Ética e o profissional da educaçãoGerisval Pessoa
 
Trabalho de etica e deontologia profissional
Trabalho de etica e deontologia profissionalTrabalho de etica e deontologia profissional
Trabalho de etica e deontologia profissionalOsvaldo Gimo
 
Cp 4 dr_2_funções dos códigos de conduta
Cp 4 dr_2_funções dos códigos de condutaCp 4 dr_2_funções dos códigos de conduta
Cp 4 dr_2_funções dos códigos de condutaSILVIA G. FERNANDES
 
Ética e Sustentabilidade
Ética e SustentabilidadeÉtica e Sustentabilidade
Ética e SustentabilidadeGilneiPereira2
 
Ng5 Dr3 Marco
Ng5 Dr3 MarcoNg5 Dr3 Marco
Ng5 Dr3 Marcomega
 
Aula 02- Ética Profissional .pptx
Aula 02- Ética Profissional .pptxAula 02- Ética Profissional .pptx
Aula 02- Ética Profissional .pptxDrikaSato
 
Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7
Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7
Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7Elizabeth Custodio
 

Ähnlich wie Filosofia e ética empresarial (20)

A ética na profissão contábil trabalho do téo
A ética na profissão contábil trabalho do téoA ética na profissão contábil trabalho do téo
A ética na profissão contábil trabalho do téo
 
Slaid rotinas administrativas
Slaid rotinas administrativasSlaid rotinas administrativas
Slaid rotinas administrativas
 
Codigo conduta etica_ssmd (1)
Codigo conduta etica_ssmd (1)Codigo conduta etica_ssmd (1)
Codigo conduta etica_ssmd (1)
 
Práticas Administrativas
Práticas AdministrativasPráticas Administrativas
Práticas Administrativas
 
Palestra All Check 2011
Palestra  All Check 2011Palestra  All Check 2011
Palestra All Check 2011
 
Palestra all check 2011
Palestra  all check 2011Palestra  all check 2011
Palestra all check 2011
 
ENCOAD 2016 - A Ética no Contexto Nacional e o Papel do Administrador
ENCOAD 2016 - A Ética no Contexto Nacional e o Papel do AdministradorENCOAD 2016 - A Ética no Contexto Nacional e o Papel do Administrador
ENCOAD 2016 - A Ética no Contexto Nacional e o Papel do Administrador
 
Ética e o Profissional da Educação.ppt
Ética e o Profissional da Educação.pptÉtica e o Profissional da Educação.ppt
Ética e o Profissional da Educação.ppt
 
éTica empresarial – para quê.para o eudes
éTica empresarial – para quê.para o eudeséTica empresarial – para quê.para o eudes
éTica empresarial – para quê.para o eudes
 
Classificação e administraçao das empresas e outros temas relacionados
Classificação e administraçao das empresas e outros temas relacionadosClassificação e administraçao das empresas e outros temas relacionados
Classificação e administraçao das empresas e outros temas relacionados
 
Ética e o profissional da educação
Ética e o profissional da educaçãoÉtica e o profissional da educação
Ética e o profissional da educação
 
Trabalho de etica e deontologia profissional
Trabalho de etica e deontologia profissionalTrabalho de etica e deontologia profissional
Trabalho de etica e deontologia profissional
 
Formação ética
Formação éticaFormação ética
Formação ética
 
ENCOAD 2016 - Ética na Gestão das Empresas Familiares
ENCOAD 2016 - Ética na  Gestão das Empresas FamiliaresENCOAD 2016 - Ética na  Gestão das Empresas Familiares
ENCOAD 2016 - Ética na Gestão das Empresas Familiares
 
Cp 4 dr_2_funções dos códigos de conduta
Cp 4 dr_2_funções dos códigos de condutaCp 4 dr_2_funções dos códigos de conduta
Cp 4 dr_2_funções dos códigos de conduta
 
Ética e Sustentabilidade
Ética e SustentabilidadeÉtica e Sustentabilidade
Ética e Sustentabilidade
 
Ng5 Dr3 Marco
Ng5 Dr3 MarcoNg5 Dr3 Marco
Ng5 Dr3 Marco
 
Aula 02- Ética Profissional .pptx
Aula 02- Ética Profissional .pptxAula 02- Ética Profissional .pptx
Aula 02- Ética Profissional .pptx
 
Palestra holding familiar Sincor-SC
Palestra holding familiar Sincor-SCPalestra holding familiar Sincor-SC
Palestra holding familiar Sincor-SC
 
Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7
Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7
Empreendedorismo teleaula 5_temas_6e7
 

Mehr von Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará

Mehr von Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (20)

PLANO DE DISCIPLINA - CONTABILIDADE GERENCIAL
PLANO DE DISCIPLINA - CONTABILIDADE GERENCIALPLANO DE DISCIPLINA - CONTABILIDADE GERENCIAL
PLANO DE DISCIPLINA - CONTABILIDADE GERENCIAL
 
Plano de ensino - Controladoria
Plano de ensino - Controladoria Plano de ensino - Controladoria
Plano de ensino - Controladoria
 
Atividade - Missão Visão e Valores
Atividade - Missão Visão e ValoresAtividade - Missão Visão e Valores
Atividade - Missão Visão e Valores
 
Passo a passo - Erro prejuízo fiscal lalur
Passo a passo - Erro prejuízo fiscal lalurPasso a passo - Erro prejuízo fiscal lalur
Passo a passo - Erro prejuízo fiscal lalur
 
Passo a passo - Erro ecf base de calculo negativa lacs
Passo a passo - Erro ecf base de calculo negativa lacsPasso a passo - Erro ecf base de calculo negativa lacs
Passo a passo - Erro ecf base de calculo negativa lacs
 
Estudo de Caso - Empresa Maquipar S.a
Estudo de Caso - Empresa Maquipar S.aEstudo de Caso - Empresa Maquipar S.a
Estudo de Caso - Empresa Maquipar S.a
 
OS QUE FAZEM A DIFERENÇA
OS QUE FAZEM A DIFERENÇAOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
OS QUE FAZEM A DIFERENÇA
 
Nota de aula - Tipos de Parecer
Nota de aula - Tipos de ParecerNota de aula - Tipos de Parecer
Nota de aula - Tipos de Parecer
 
Nota de aula - Planejamento de Auditoria
Nota de aula - Planejamento de AuditoriaNota de aula - Planejamento de Auditoria
Nota de aula - Planejamento de Auditoria
 
Nota de aula - Introdução a Auditoria
Nota de aula - Introdução a AuditoriaNota de aula - Introdução a Auditoria
Nota de aula - Introdução a Auditoria
 
Elemento da Prova Pericial
Elemento da Prova PericialElemento da Prova Pericial
Elemento da Prova Pericial
 
NOTA DE AULA - QUESITOS E FONTE DO DIREITO CONTÁBIL
NOTA DE AULA - QUESITOS E FONTE DO DIREITO CONTÁBILNOTA DE AULA - QUESITOS E FONTE DO DIREITO CONTÁBIL
NOTA DE AULA - QUESITOS E FONTE DO DIREITO CONTÁBIL
 
Modelo solicitação de liquidação
Modelo solicitação de liquidaçãoModelo solicitação de liquidação
Modelo solicitação de liquidação
 
Modelo de Solicitação de Empenho
Modelo de Solicitação de EmpenhoModelo de Solicitação de Empenho
Modelo de Solicitação de Empenho
 
Análise das Demonstrações Contábeis - B2W
Análise das Demonstrações Contábeis - B2WAnálise das Demonstrações Contábeis - B2W
Análise das Demonstrações Contábeis - B2W
 
Exame de Suficiência
Exame de SuficiênciaExame de Suficiência
Exame de Suficiência
 
óRgãos normatizadores e regulamentadores
óRgãos normatizadores e regulamentadoresóRgãos normatizadores e regulamentadores
óRgãos normatizadores e regulamentadores
 
Investimentos em tecnologia da informação
Investimentos em tecnologia da informaçãoInvestimentos em tecnologia da informação
Investimentos em tecnologia da informação
 
Gestão dos resíduos sólidos
Gestão dos resíduos sólidosGestão dos resíduos sólidos
Gestão dos resíduos sólidos
 
A história da contabilidade
A história da contabilidadeA história da contabilidade
A história da contabilidade
 

Filosofia e ética empresarial

  • 1. Filosofia e Ética Empresarial Ética Geral e Profissional em Contabilidade
  • 2. Ciências ContábeisPodem ‘contar’ conosco Capítulo 5 Airton Brasil – Jéssica Hahn Comportamento Ético
  • 3. Introdução ao Comportamento Ético Em toda sociedade, seja lá em uma escola ou até mesmo em um alojamento, existem regras éticas. Estas regras têm o poder de disciplinar a convivência entre seres. Há vários tipos de personalidade, entre elas, as que gostam de desrespeitar e não seguir a ‘cartilha de convivência’. Mas, vão sofrer algum tipo de penalidade.
  • 4. Comportamento Ético – Cumprir ou Quebrar? A tentação é grande: você olha para o lado e vê gente crescendo na empresa depois de sonegar informações, manipular relatórios, fazer promessas vazias, aceitar presentes de agradecimento entre outros inúmeros exemplos, mas será que compensa? Vale tudo para subir? Será que vale apenas ser antiético? Então, é melhor fazer o que nos foi posto; ou passar barreiras, violando a lei? Sempre que alguém pensa sobre isso, ela faz estas duas perguntas para si.
  • 5. Comportamento Ético – O Risco e a Chance A regra é proporcional ao tamanho da sociedade. Então, se 2 (duas) sociedades firmam parceria, elas também vão ter a sua ‘cartilha de convivência’. Caso contrário elas poderão ter prejuízos, tanto individuais quanto societários. Em um passado distante, as tribos existiam e cada ser tinha que fazer o seu papel. Tanto homem quanto mulher. Nos dois casos, se uma tribo ou empresa invadir (sem parceria) a semelhante, estará formada uma quebra de regra e, consequentemente, uma ‘guerra’.
  • 6. Risco e Chance – Entendendo a Divisão Regras Formais (Coercitivas) São as leis escritas, gravadas, codificadas.¹ É o Direito posto.² É emanado pelo Estado.³ Deve ser justo.4 ___________________________ ¹²³4 - http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6 - Alexandre Grassano F. Gouveia bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR) Regras Informais (facultativas) É feito a partir do costume.¹ A partir da boa educação pode-se fazer o bem (ajudar um cego).² ____________________________ ¹² - http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6 Alexandre Grassano F. Gouveia bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR)
  • 7. O Risco e a Chance – É anti-ético não ser ético? As leis e regras estão aí. Quem desrespeitá-las, vão sofrer penalidade. Mas, e os bons modos? Quem os não praticá-los também vão sofrer pena? Quando vamos a algum lugar, temos que nos comportar bem, nos vestirmos à caráter e sermos educados. Isso, certamente, sua mãe lhe repassou. É o ‘Bê-a-bá’ da boa conduta. Mas, se somos educados de tal forma e se isso só tratá coisas positivas em nossa vida, porque tem pessoas que escolhem a não seguir?
  • 8. Comportamento Ético – Risco e chance na profissão A seleção está mais unificada e a cada dia, mais e mais pessoas estão se especializando para atender as dúvidas de seus clientes da melhor maneira possível com um maior grau de certeza. Nós, futuros contabilistas, temos que ficar cada vez mais ‘antenados’ em leis e a erros que nós mesmos podemos cometer (Erros humanos). Lembre-se: Sempre terá alguém por trás lhe avaliando, vendo mais seus erros do que acertos (CFC, CRC, CMV).
  • 9. Disposição de proteger valores éticos Qualquer residência, cidade, namoro, entre outros, sempre haverá segredos e coisas que cada um guarda de determinado momento; se alguém quebrar esses laços, possivelmente, a pessoa não gostará. Não é diferente com os valores éticos, a diferença é que caberá a pessoa se ela irá punir a outra ou não. Mas isso não quer dizer que irá erradicar de vez. Para tal fato não acontecer, é preciso que as pessoas tenham o mesmo objetivo, sendo qualificadas e educadas para cada momento.
  • 10. Disposição de proteger valores éticos Os líderes são, sem dúvida, um exemplo bem prático e que várias pessoas podem se espelhar. Dificilmente vemos alguns deles jogando lixo na rua, desrespeitando leis, tendo preconceito, entre outros; É válido também para nós, contadores, que devemos respeitar e sermos exemplos de boa conduta. Tratando, igualitariamente, tanto empregados como chefes; tanto grandes como pequenas empresas. Sempre tentando sanar e ajudar todos da melhor maneira possível.
  • 11. Código de Ética Profissional Capítulo 6 Ramon Sena – Larissa Nogueira – Kaic Avnner Ciências Contábeis Podem ‘contar’ conosco
  • 12. Introdução ao Código de ÉticaFazer o que está certo não é o problema. O problema é saber o que está certo. A ética pode ser passada de pessoa para pessoa, o que é ‘certo e o errado’. Mas, existe o Código de ética, que é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão de determinado grupo.Orienta as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade como um todo.¹ Toda profissão tem, ou pelo menos deveria ter o seu código. Pode ser comparado à leis que os legisladores fazem. ___________________ ¹ - http://www.ideas.org.br/educacao/pdf/etica_resp_social_txt_que_e_codigo_etica.pdf
  • 13. Código de Ética Empresarial Cada pessoa tem sua maneira de agir e pensar. Consequentemente, em uma grande empresa, todos terão conceitos diferentes ou pelo menos parecidos. Por isso foi implantado o Código de Ética. Ele faz com que pessoas de diferentes tipos trabalhem e ajam com o mesmo propósito. Deve atingir desde o administrador até o pessoal da limpeza. Sendo que aquele deve seguir primeiro e ser exemplo.
  • 14. Exemplos de itens no Código de Ética Código de Ética da Petrobras “O respeito à vida e a todos os seres humanos, a integridade, a verdade, a honestidade(...) são os princípios éticos que norteiam as ações do Sistema Petrobras.”¹ “A lealdade ao Sistema Petrobras se manifesta como responsabilidade, zelo e disciplina no trabalho e no trato com todos os seres humanos, e com os bens materiais e imateriais do Sistema, no cumprimento da sua Missão”(...)² ____________________________¹ ² - http://www2.petrobras.com.br/petrobras/portugues/eticas/eti_petrobras.htm
  • 15. Exemplos de itens no Código de Ética Código de Ética da Caixa “O Código de Ética da CAIXA, no item respeito, deixa claro que a empresa não admite a prática de trabalho forçado ou compulsório.”¹ “O Código de Ética, valor responsabilidade, garante, protege e ao mesmo tempo estimula o monitoramento do cumprimento dos valores”(...)² “Ao rever e reeditar, nesta gestão, o seu Código de Ética, a CAIXA legitimou seu público como controlador de condutas para resguardar, entre outros fatores, a missão e imagem da empresa”(...)³ ____________________¹ ² ³ -http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/caixa/balanco_social/Balanco_Social_2005.pdf
  • 16.
  • 17. Código de ética do Contador Dos deveres e das proibições – Capítulo II Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público(...); V. Inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso. Solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicação ilícita; XIII. Aconselhar o cliente ou empregador contra disposições expressas em lei ou contra os Princípios Fundamentais da Contabilidade e Normas(...) Art. 2º Art. 3º
  • 18. O Contador De que adianta o contador ter qualidade se o mesmo não tem conduta ética para gerenciar o relacionamento transparente com o cliente e o mercado? Devemos respeitar, arduamente, nosso Código de Ética. O mercado está cada vez, mais competitivo e para nos ‘enquadrarmos’ nisto, temos que procurar o melhor caminho, que é o de ser o melhor profissional. Incluindo ser ético, atencioso com os clientes, entre outros.
  • 19. Definição Defender seu princípio ou deixá-lo oculto? Muitos casos acabam sendo resolvidos sem dificuldades. (questão ética) Porém, defender seus princípios pode muitas vezes significar um pedido de demissão e causar danos a outras pessoas (cônjuge ou filhos). Uma solução é: empregador e empregado, com antecedência, tornarem seus pontos de vista conhecidos. Tente apenas conversar, de forma simples o por quê daquilo.
  • 20. Exemplo real EMPRESÁRIO: “Em meados de 2001, assumi interinamente a filial de vendas de uma expressiva multinacional. Ali recebi denúncias de irregularidades na gestão do executivo cujas férias eu estava cobrindo. Em respeito às determinações do Código de Ética da empresa, informei a diretoria comercial. O mercado, a Secretaria da Fazenda e o Ministério Público já tinham conhecimento do caso. Pouca coisa aconteceu e fui demitido por "quebra de confiança". Nos meses seguintes, funcionários que participaram das irregularidades foram desligados. Enviei um e-mail à Comissão de Ética da empresa com cópia para os membros da alta cúpula. Recebi uma resposta do presidente agradecendo minhas observações e afirmando que minha demissão não tinha acontecido por quebra de confiança, mas por causa da reestruturação da filial de vendas. Enviei então um e-mail ao conselho de administração do grupo, anexando as correspondências trocadas com os executivos da subsidiária brasileira. Ainda não recebi resposta!”____________________________ Tirado do site: http://dilemaetico.blogspot.com/
  • 21. O que fazer para isso não acontecer conosco? Não sermos tão radicais em nossas opiniões, respeitarmos sempre o princípio alheio, não confundirmos discernimento com mau humor. Diversos seminários são feitos, em reunião com sindicatos e associações da classe para a tomada de decisões sobre a ética. Comitês de ética são criados para tirarem dúvidas.
  • 22. Exemplo: A Ética nas Organizações “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o comércio de próteses de silicone da marca PolyImplantProthese (PIP) em todo o território nacional. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (5), a agência informa que a decisão foi tomada após um alerta Agência Francesa de Saúde, que detectou um aumento no número de casos de rompimento das próteses desse fabricante. ” Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1557531-5603,00.html Esse é um caso recente de uma empresa multinacional que, possivelmente, aconteceu esse fato por não existir código de ética ou reuniões para decidirem o que será feito e agir da melhor maneira. Sendo assim, os médicos do Brasil não poderão mais fazer implantes, porque o seu Código de Ética determinou junto com a ANVISA.
  • 23. Papel do contador na sociedade Diversas empresas deixam de lado o campo da contabilidade porque acham fútil, nunca faça isso. Muito pelo contrário, quando o fisco ‘bater na sua porta’, você terá problemas imensos. Então, é melhor contratar rapidamente um contabilista para averiguar o que está acontecendo ou pode acontecer.
  • 24. Frequência com que as empresas procuram o contador ________________________________________________________________ Retirado da apresentação de LeoneideErhartReckziegel (Bacharel em Ciências Contábeis e Pós-graduanda em controladoria). E, Carmem HaabLutte Cavalcante (Mestre em Ciências Contábeis) IV Ciclo de estudos contábeis. Dados Primários 2006
  • 25. Auditoria Independente A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade. AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente. ¹ __________________________ ¹ - http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoria.htm
  • 27. Entendendo melhor: _______________________________________ Dados extraídos de HOLLAND, Charles B. Novos campos de atuação da auditoria independente.
  • 28. Bom ou ruim? ÓTIMO! (...para nós) Está se faltando muitos auditores. A situação nos EUA é assim porque lá tem um maior número de multinacionais e bolsas de valores. No Brasil não é diferente, toda essa corrupção acontecendo é certeza de emprego para auditores.
  • 30. Casos práticos Apresentaremos casos reais da falta de ética
  • 31. Caso 1 No clássico deste domingo(28/03/10), contra o Corinthians, os jogadores do São Paulo entraram em campo pela primeira vez com o patrocínio da Locaweb. A empresa, que oferece hospedagem de sites e infraestrutura para internet, fechou um acordo com a equipe do Morumbi por duas partidas. Porém, durante o confronto, o diretor comercial da empresa, Alex Glikas, ironizou o Tricolor, derrotado por 4 a 3, usando expressões obscenas, além de se referir ao São Paulo como 'bambizada'. ________________________Notícia retirada de: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Sao_Paulo/0,,MUL1548467-9875,00-DIRETOR+DE+EMPRESA+QUE+ESTREOU+PATROCINIO+NO+SAO+PAULO+OFENDE+CLUBE+NO+TWIT.html
  • 32. Caso 2 Fraude contábil nas operações da Epson no Brasil e México A Seiko Epson Corporation anunciou os resultados de uma investigação interna que apontou que executivos maquiaram resultados da subsidiária brasileira em 42 milhões de dólares desde 2000. Após perceberem o erro nos balanços da companhia, três funcionários da Epson Brasil inventaram números "para proteger suas posições". O lucro além do registrado é resultado de manipulações nos balanços durante oito anos fiscais, incluindo o atual. A companhia culpa a falta de interesse das administrações e a fragilidade dos processos que permitiram as fraudes e a manipulação de dados. Para acalmar seus acionistas, a Epson afirmou que implementará políticas mais rígidas para elaboração de balanços financeiros. ______________________________________Luis Sucupira - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=251489
  • 33. Caso 3 - Parmalat
  • 35. DicasSites de Ética na Contabilidade www.eticacontabil.com.br www.eticaempresarial.com.br www.eticus.com www.cfc.org.br – alguns artigos www.blogcontabil.com.br www.twitter.com/congressoetica