Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Relatório bandeiras verdes convertido

557 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Relatório bandeiras verdes convertido

  1. 1. BANDEIRAS VERDESBANDEIRAS VERDESECO – ESCOLAESCOLA BÁSICA DE S. TORCATO outubro de 2011
  2. 2. No passado dia 7 de outubro de 2011, partiu da nossa escola uma delegaçãocom destino ao concelho de Oliveira de Azeméis. A delegação, composta por trêsalunos, dois professores e um assistente operacional da nossa escola, teve comoobjetivo fazer representar a nossa escola no dia das Bandeiras Verdes. Deste modo, ecomo ato simbólico, pudemos trazer com orgulho, pessoalmente, o galardão máximodo Programa Eco-Escolas, a Bandeira Verde! A Bandeira Verde reconhece e certifica aexistência de uma educação ambiental coerente e de qualidade que muito prestigia anossa escola. No ano em que o Programa Eco-Escolas comemora o 15.º aniversário emPortugal, foram mais de 1200 as escolas que receberam a Bandeira Verde. O eventocontou com a presença de mais de 5000 pessoas, entre professores, alunos,representantes dos municípios e outras instituições. Durante a manhã, após a nossa confirmação no evento, levantámos oscertificados de presença e o material didático e participámos nas dezenas deatividades que se encontravam no local, no âmbito da educação ambiental. Pudemosainda analisar todos os trabalhos dos concursos “Ecocódigos” e “Protótipos daEnergia”, visitámos as exposições que se encontravam no evento, fizemos percursos eparticipámos nos jogos e nas oficinas existentes.
  3. 3. Pudemos ainda inteirar-nos dos desafios previstos para o presente ano letivo,2011/2012. Este ano, as Eco-Escolas que pretendam manter o galardão terão,obrigatoriamente, de trabalhar os temas base do Programa: “Água”, “Energia” e“Resíduos”. Como temas do ano, temos: “Mar”, “Floresta”, ou “AgriculturaBiológica”. Assim, imperiosamente, tem de ser trabalhado um destes temas. Nãoobstante, as escolas podem, similarmente, escolher os temas complementares:“Ruído”, “Biodiversidade”, Agricultura Biológica”, “Espaços Exteriores”,“Transportes”, “Alterações Climáticas”, ou o “Mar”. Ficámos, igualmente, a saber que Guimarães foi dos concelhos que maisBandeiras Verdes conquistou em todo o distrito de Braga. Foi um dos concelhosportugueses que auferiu de mais escolas galardoadas. Constatámos que a escola E Bde Briteiros recebeu o primeiro prémio no Concurso Geração Depositrão 2011, e que aescola Secundária Martins Sarmento obteve a Menção Honrosa no ConcursoNacional Poster Eco-Código 2011. Durante a tarde, com início às 14h30, assistimos à cerimónia da entrega dogalardão. A cerimónia teve início com a atuação de alguns alunos, que abrilhantarama gala com canções e representação de peças de teatro alusivas ao meio ambiente.
  4. 4. Já se fazia tarde quando procederam, finalmente, à entrega da Bandeira Verdeque expressou o culminar de todo o nosso trabalho e esforço, desenvolvido na nossaescola, em prole de uma melhor educação ambiental. Agora, já que conquistámos o tão distinto galardão, não podemos baixar osbraços… Temos de continuar a trabalhar para modificar os comportamentos eatitudes de toda a comunidade escolar face às políticas ambientais. Não poderíamos deixar de expressar a nossa gratidão à Junta de Freguesia de S.Torcato pelo apoio dado para a concretização da nossa deslocação ao dia dasBandeiras Verdes. O nosso muito obrigado!

×