Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Classes

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen
  • Als Erste(r) kommentieren

Classes

  1. 1. Ano Lectivo: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PIAS 2009/2010 Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Pias 9º Ano Língua Portuguesa 18 Novembro 2009 CLASSES DE PALAVRAS - Revisão Nome: ______________________________________________________________ Turma: _____ N.º: _____ Quando comunicamos, utilizamos diferentes palavras que pertencem a diferentes categorias gramaticais e que se classificam tendo em conta o seu objectivo e a sua posição na frase, bem como a relação estabelecida com as restantes palavras da frase. Por exemplo: A Cândida ontem comprou este vestido preto e também comprou aquele. A frase do exemplo é constituída por 11 palavras. Vamos analisá-las. • A – determina, isola quem pratica a acção; é um DETERMINANTE artigo definido. • Cândida – designa a pessoa que pratica a acção; é um NOME próprio e concreto. • ontem – indica quando decorreu a acção; é um ADVÉRBIO de tempo. • comprou – exprime a acção; é um VERBO. • este – indica qual foi o vestido que a Cândida comprou; é um DETERMINANTE demonstrativo. • vestido – designa o nome de uma coisa; é um NOME comum e concreto. • preto – qualifica o vestido; é um ADJECTIVO. • e – liga as orações e as ideias; é uma CONJUNÇÃO coordenativa copulativa. • também – introduz a ideia de que a Cândida comprou mais um vestido; é um ADVÉRBIO de inclusão. • aquele – substitui uma palavra que já foi anteriormente dita (vestido), evitando a sua repetição; é um PRONOME demonstrativo. Assim sendo, e como podemos ver pelo exemplo acima, temos várias classes de palavras. CLASSES / CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DE PALAVRAS ¾ NOME: palavra que nomeia ou designa seres, objectos, qualidades, estados ou sentimentos. Ex.: O turista visita Lisboa. ¾ VERBO: palavra que exprime a acção praticada ou sofrida, as qualidades ou os estados. Ex.: O Pedro e o Marco andaram à chuva e ficaram doentes. ¾ ADVÉRBIO: palavra que se junta aos verbos e aos adjectivos para lhes modificar ou precisar o sentido. Ex.: A Joana, apesar de ser muito inteligente, não percebeu bem o que eu lhe disse. ¾ ADJECTIVO: palavra que atribui qualidades e características aos nomes. Ex.: Os turistas espanhóis que visitam Lisboa são muito barulhentos. ¾ DETERMINANTE: palavra que precede os nomes e que de algum modo os referenciam e especificam. Ex.: Este turista comprou aqueles postais. ¾ PRONOME: palavra que está em vez de um nome e evita a sua repetição. Ex.: O Pedro comeu dois gelados de chocolate. Ele prefere estes e não os de morango. ¾ PREPOSIÇÃO: palavra invariável que estabelece relações entre os diferentes elementos da frase. Ex.: O Luís emigrou para França e vive em Paris. ¾ CONJUNÇÃO: palavra que serve para ligar orações ou elementos com a mesma função sintáctica dentro da frase. Ex.: O Pedro e a Joana já não vão à praia, porque o céu está enublado.
  2. 2. Exercícios (Se e necessário, consulta o “Caderno de Funcionamento da Língua” do teu manual (páginas 240 a 259). 1. Escreve na respectiva coluna os nomes, adjectivos e verbos presentes no seguinte texto: O meu amigo usa calças azuis, camisola branca e traz sempre consigo uma bonita mochila de marca estrangeira. Passeia alegre pelos campos verdeja verdejantes, procurando o ar saudável e a tranquilidade da vida rural. Nomes Adjectivos Verbos 2. Transcreve para cada uma das frases apresentadas os determinantes e os pronomes que encontrares. Frase Determinantes Pronomes Esta saia é verde, mas aquela é azul. Trouxeste o teu carro ou o do teu marido? Algum aluno trouxe o livro? Nenhum?! Uns sapatos novos? E os outros que comprámos há um mês? Eu arrumei isto; tu arrumaste aquilo. --- 3. No excerto transcrito, vais encontrar várias palavras sublinhadas. Distribui-as pela coluna adequada, as atendendo à classe morfológica a que pertencem. Eu tinha doze anos e tinha um namorado. Não me recordo do seu nome, mas sei que era meu namorado, porque um dia quando brincávamos (e éramos muito crianças) só ele soube apanhar e soube oferecer oferecer-me uma flor. Deu-me uma flor e depois presenteou me presenteou- me com um pneu. Também queria dar-lhe algo. (…) Perguntei-lhe: -O que queres? -Queria que me contasses uma bela história! Maria Alberta Meneres, A Chave Verde ou os Meus Irmãos (adaptado) Nomes Verbos Adjectivos Advérbios Determinantes Pronomes Preposições Conjunções
  3. 3. 4. Liga o adjectivo mais adequado a cada nome. Nomes Adjectivos jantar amável vila árduo mar abundante luz encrespado palavra denso vida populosa nevoeiro atraente espaço humilhante paisagem intensa trabalho luxuriante 5. Completa as frases, aplicando algumas das preposições constantes do quadro abaixo. para sobre com durante por de desde a em 5.1. ______________ tanto entusiasmo, ainda acabas ______________ te desiludir. ______________ ontem que não falas ______________ outra coisa. 5.2. ______________ o percurso, terás tempo ______________ observar as paisagens e explicar tudo ______________ o que motivou essa viagem ______________ o Oriente. 6. Menciona o significado de cada adjectivo, utilizando o nome de que derivou. Exemplos: homem metódico = homem com método; lugar desencantado = lugar sem encanto 6.1. cabelo encaracolado = _______________________________________ 6.2. galinha depenada = _______________________________________ 6.3. dia luminoso = _______________________________________ 6.4. jovem talentoso = _______________________________________ 6.5. espectáculo musical = _______________________________________ 6.6. estudante descuidado = _______________________________________ 6.7. mesa reservada = _______________________________________ 6.8. rapaz preguiçoso = _______________________________________ 6.9. animal sedento = _______________________________________ 6.10. chão envernizado = _______________________________________ 7. Escreve um pequeno texto em que utilizes, entre outras, as palavras do quadro abaixo. Nomes Verbos Adjectivos Advérbios Pronomes Preposições Conjunções escola(s) tocar interessante(s) sempre alguns durante mas aula(s) conviver jamais ou aluno(s)

×