SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 154
ASPECTOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DO BRASIL  - CREI - 1º MB  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Frase 1   A Pegada Ecológica serve para nos ajudar a saber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, incluindo cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros.
 
Conclusão ,[object Object]
FRASE 2  O que seria do planeta se a maioria dos países tivesse o padrão de consumo dos desenvolvidos? Explique :
IMAGEM
COMENTÁRIO  ,[object Object]
Frase 3° O  crescimento populacional  é a mudança positiva do número de indivíduos de uma  população  dividida por uma unidade de tempo. O termo  população  pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos  humanos .
 
COMENTÁRIO  ,[object Object]
Frase 04 De acordo com a  ONU  a terra se aproxima dos seus 6 bilhões de habitantes. Em 8000AC a população era de 5 milhões de habitantes.Já no de 1650 DC a população era de cerca de 500 milhões de pessoas e a população ia dobrando de numero a cada 1500 anos até chegar nos dias de hoje com cerca de 6 bilhões de habitantes o que pode-se chamar uma verdadeira explosão DEMOGRAFICA.
imagens
COMENTÁRIO E muito difícil chegar a uma conclusão sobre o crescimento populacional pois ninguém descobriu uma matemática exata sobre o assunto.Talvez esse seja o motivo de tão grande dificuldade para se achar uma precisão.
FRASE 05 O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.. Por isso ocorre em países desenvolvidos o maior numero de migração , muitas pessoas vão ate eles atrás de melhores condições de vidas , emprego.  A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população, são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional. Há países em que a  expectativa de vida está aumentando, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias medicinais, além de cuidados e preocupação com a saúde, o que não ocorria com tanta freqüência nas décadas anteriores. Ocorrerá sim, o envelhecimento da população.
 
COMENTÁRIO  O tema aborda de forma muita clara que , países desenvolvidos geralmente recebem um numero muito maior de migrações , por isso o ritmo do crescimento populacional é diferente entre países.
Frase 6  Nos países desenvolvidos há muita informação e interesse quando comentamos sobre ter filhos. Sendo assim,nos países subdesenvolvidos a falta de informação sobre o controle de natalidade,leva um casal ater vários filhos. O crescimento populacional causa também o crescimento das cidades ,do consumo ,poluição ,etc.
 
Comentário  ,[object Object],[object Object]
FRASE 07 Um dos principais fatores para a redução do  nível de nascimentos na Europa foi a inserção da mulher no mercado de trabalho,tornando real uma incompatibilidade entre a sua carreira e sua família,assim dando sobrevivência a negatividade nesta taxa,causando vários problemas,como, um país onde predomina a 3ª idade será feito mais gastos com previdências,sem contar da menor mão de obra e de menos impostos a serem cobrados.
Taxa de fecundidade na Europa
Comentário ,[object Object],[object Object]
Frase 08 POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE AS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE DIFERENTES ENTRE OS PAÍSES APRESENTAM O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS ?
 
[object Object],[object Object]
[object Object],Com o aumento da expectativa de vida e um preocupante retrocesso da natalidade, faz com que a população da Europa fique cada vez mais ‘velha’ isso faz com que aja menos trabalhadores. Então muitos países estão buscando em outros países trabalhadores aumentando  sua imigração. Isso gera um preconceito contra os imigrantes denominado de xenofobia causado porque os trabalhadores de origem acham que vão perder sua vaga e trabalho para os imigrantes.
 
[object Object],[object Object]
Pirâmide etária  também conhecida como  pirâmide demográfica  ou  pirâmide populacional  é uma  ilustração gráfica  que mostra a distribuição dos diferentes grupos etários, em uma  população  (tipicamente de um  país  ou  região  do  mundo ), em que normalmente cria-se a forma de uma  pirâmide . Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o  sexo  e a  idade  de um determinado grupo  populacional . É baseado numa estrutura etária da  população , ou seja, a repartição da população por idades. Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um  sexo ; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos). As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de  sexo  e  idade , mas como um complemento aos estudos da  qualidade de vida , já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a  taxa de mortalidade  e a regularidade, ou não, da  população  ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido economicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular. Uma  guerra , por exemplo, provoca distúrbios visíveis numa pirâmide etária: uma queda no número de jovens e adultos do sexo masculino é o mais comum deles. Normalmente, após uma crise como essa, é notável uma reposição populacional estimulada pelo governo, chamada de  baby boom . A galeria a seguir mostram os 4 estágios de  transição demográfica , exemplificados através de dados de 4  países  através de suas respectivas pirâmides etárias: Afeganistão Angola Estados Unidos Brasil Frase 10
Pirâmide Etária de Portugal – 1960 - 1998 Pirâmide Etária de Portugal – 1996 - 2006 Pirâmide Etária da Alemanhã Pirâmide Etária do Brasil 1980 - 2000
As pirâmides etárias são uma forma de mostrar o crescimento populacional, taxa de mortalidade e de natalidade, o desenvolvimento do país e muitas outras coisas. Se houver uma guerra ou uma taxa de mortalidade grande essa pirâmide vai sofrer um efeito mudando os seus dados de acordo com o que está acontecendo.
Frase 11 ,[object Object],[object Object]
 
Comentário ,[object Object]
FRASE 12 A base  - É a parte inferior da pirâmide, onde está relacionada a população jovem (0 - 14 anos ou 0 - 19 anos). O corpo  - É a porção intermediária da pirâmide, onde está representada a população adulta (15 a 59 anos ou 20 a 59  anos). O cume, o ápice ou o pico  - É a porção superior da pirâmide, onde está representada a população idosa ou velha (igual ou acima de 60 anos). População jovem : é própria de países subdesenvolvidos, pois estes possuem altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida. População madura : caracteriza os países desenvolvidos jovens que ainda não completaram a transição demográfica. Possuem baixa taxa de natalidade e de mortalidade, baixo crescimento vegetativo. População envelhecida : corresponde aos países desenvolvidos antigos que já completaram a transição demográfica. Possuem elevada expectativa de vida e crescimento vegetativo baixo, nulo ou negativo, tendo suas pirâmides estreitas na base e com o topo bem largo.
 
Comentário ,[object Object],[object Object]
FRASE 14  Na segunda fase da transição demográfica os índices de mortalidade iniciam uma importante descida motivada por diferentes razões:  a melhoria nas condições sanitárias, a evolução da medicina, e a urbanização, aumentando a expectativa de vida, mas os índices de natalidade não acompanham essa tendência, causando um rápido crescimento populacional. Em muitos países, essa fase teve início com a revolução industrial. Hoje em dia, muitos países subdesenvolvidos vivem essa fase.
 
COMENTÁRIO  O segundo estágio da transição demográfica esta mais presente em países africanos, que, geralmente são subdesenvolvidos e alguns entrando em fase de desenvolvimento, devido a uma evolução nas medidas de saneamento básico e nos avanços da medicina.
Frase 15 A  transição demográfica , ou seja as alterações que ocorreram num determinado período de tempo na estrutura etária do país , fazendo com que sua natalidade ou mortalidade diminuam , no seu terceiro estagio a transição demográfica realiza um fenômeno de diminuição da taxa de natalidade de modo que a população diminua .
IMAGEM
Comentário  ,[object Object]
A taxa de natalidade e mortalidade vem diminuindo expressivamente. A primeira se deve ao fato da mulher estar se inserindo no mercado de trabalho, da difusão do controle da taxa de natalidade e o custo de manutenção e educação dos filhos no meio urbano, principalmente, ser muito elevado. A segunda está relacionada ao melhoramento da saúde pública, controle de higiene urbana e campanhas de vacinação, melhorando e aumentando a expectativa de vida.   FRASE 16
Figura  1 Figura 2
COMENTÁRIO ,[object Object],[object Object]
Frase 17 A teoria de malthus apoiava basicamente em dois postulados, o crescimento da população e produção de alimentos.  Segundo Malthus a população mundial crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, o resultado seria a escassez mundial de alimentos, pessoas passando fome agravamento da pobreza e do desemprego, então malthus propôs que as pessoas só tivessem filhos se possuíssem terras cultiváveis para poder alimentá-los como também casamentos tardios e abstinência sexual.Mas Malthus errou quando fez os cálculos de produção de alimentos, levou em consideração apenas as áreas agricultáveis. Com os avanços tecnológicos, é possível produzir cada vez mais em espaços cada vez menores com isso o ganho de produtividade. Então logo a produção de alimentos também cresceria.
 
Comentário A fome que castiga a população mundial é resultado da má distribuição de renda e não da carência na produção de alimentos como diz Malthus por meio da sua teoria.  A  fome existe porque as pessoas não possuem dinheiro necessário para sustentar suas necessidades básicas.
Frase 18 Teoria de Thomas Malthus foi originada no final da Segunda Guerra Mundial, quando o crescimento populacional atingiu níveis elevados. A fome, a pobreza e a miséria são conseqüências do grande número de pessoas e estes só seriam solucionados através de um rigoroso controle de natalidade. Os países que aplicaram foram os países desenvolvidos.
 
Comentário ,[object Object]
Frase nº 19. A teoria Ecomalthusiana afirma que o crescimento demográfico acelerado e desordenado aumenta a retirada de recursos naturais de áreas que possuem grande biodiversidade no planeta. Controlar o crescimento populacional é uma das formas de preservar a natureza. A teoria prioriza que se a população mundial continuar com seu crescimento vegetativo  atual , os recursos naturais não suportarão e se esgotarão, caso principal são os alimentos, diminuindo a vida neste planeta.
 
COMENTÁRIO  Com o aumento da população e a consequente falta de consciência ao retirar os recursos naturais, traz consigo a fome mas, os que saem mais prejudicados são sempre os países do Norte, no caso os subdesenvolvidos, principalmente a África, um dos continente mais pobres do mundo. É o que os ecomalthusianos defendem.
Frase N° 20 O marxismo compreende o homem como um ser social e que possui a capacidade de trabalho e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. Foi aplicada por Karl Marx, sua consequência, aumento da densidade demográfica, com a falta de investimentos sociais em especial na educação e saúde. Gerou um imenso contingente de mão de obra sem qualificação.
 
Conclusão ,[object Object]
Frase 21 O IDH, índice de desenvolvimento humano, compara paises do mundo inteiro analisando escolarização, expectativa de vida e renda  per capita . Veja no mapa a seguir:
[object Object]
[object Object],[object Object]
Frase - 22 O Brasil apresenta IDH de 0,813, valor considerado alto, atualmente ocupa o 75° lugar no ranking mundial.  A cada ano o país tem conseguido elevar o seu IDH, fatores como aumento da expectativa de vida da população e taxa de alfabetização estão diretamente associados a esse progresso.    No entanto, a realidade é que existem grandes disparidades sociais e econômicas no Brasil. As diferenças socioeconômicas entre os estados brasileiros são tão grandes que o país apresenta realidades distintas em seu território, e se torna irônico classificar o país com alto Índice de Desenvolvimento Humano.
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 23  Índice Gini no Brasil O Índice de Gini foi descoberto pelo italiano Corrado Gini, e é usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países. 
Índice Gini
Comentário ,[object Object]
Frase 23 ,[object Object]
 
Comentário ,[object Object]
Frase-25 Chade 56,9% , Mali 56,4% , Níger 54,7%.  O IPH ( Índice de Pobreza Humana) Classifica a África com o maior índice de pobreza de todos os países, cujo o sofrimento e a dor fazem parte do dia a dia dos africanos.
IMAGEM
[object Object],[object Object]
FRASE 26  O Índice de Pobreza Humana é um índice criado pela ONU em 1997 para medir a pobreza humana e que utiliza no seu cálculo três dimensões base: . longevidade: representada pela percentagem de pessoas que morrem antes dos 40 anos; . conhecimento: representado pela percentagem de adultos analfabetos; . nível de vida: representado pela percentagem de pessoas com acesso a serviços de saúde, percentagem de pessoas com acesso a água potável e percentagem de crianças subnutridas.
ILUSTRAÇÃO
COMENTÁRIO  O Índice de Pobreza Humana é um índice criado pela ONU em  1997
A pobreza tem sido considerada como indicador de ajuste econômico desigual entre os países mais avançados e os países em desenvolvimento, estando a riqueza acumulada nos primeiros e a pobreza nos segundos, o que forma a denominada linha Norte-Sul. As zonas mais pobres do mundo são: o sul da Ásia (Bangladesh, Índia e Paquistão), África do Norte, Oriente Médio, América Latina e Ásia oriental (China).   FRASE Nº27
 
[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE:28 Os objetivos do milênio tendem a combater a fome, a mortalidade infantil, combater o vírus HIV e vários outros fatores.  Os objetivos do milênio foram criados pelas Organizações das Nações Unidas assinada pelas delegações do mais alto escalão dos governos.
JUNTOS NÓS PODEMOS FAZER O MUNDO MELHOR!!
COMENTÁRIO  A ONU propôs 8 metas, concretas,mensuráveis e com seus 18 objetivos e 48 indicadores que pretendem  alcançar até 2015. Os objetivos do milênio estão sendo ainda discutidos para começarem a serem implantados. Ela foi adotada no dia 8 de setembro de 2000 por 191 estados. São metas que tem o objetivo para conseguir que todos de todas as classes sociais possam viver bem.
FRASE  29 A distribuição populacional do Brasil se encontra em grande parte no litoral, isso não começou agora, vem de muito tempo atrás, de quando descobriram o país, os portugueses começaram ocupando as áreas do litoral porque era mais fácil para exportação de mercadorias. Então podemos ver que as faixas do litoral vem sendo mais povoadas desde o inicio da história do nosso país e continuam ate hoje.
 
COMENTÁRIO  Como mostra o mapa a maioria da população esta localizada na parte litorânea do país, e isso não acontece só por causa das belas praias, a população vem sendo aglomerada no litoral desde 1500 quando os portugueses chegaram em nosso país.
  O crescimento populacional demográfico está diminuindo, por efeito da urbanização e da industrialização e com incentivos à redução da natalidade (como a divulgação de anticoncepcionais por meios comunicativos).  Embora a taxa de mortalidade no país tenha caído bastante a  queda da natalidade tem sido ainda maior. FRASE 30
IMAGEM
COMENTÁRIO  ,[object Object]
FRASE 31 O tema em questão é a evolução das taxas de fecundidade e expectativa de vida do Brasil, que pode ser considerada uma evolução inversamente proporcional. A cada ano o número de filhos é menor e as pessoas vivem mais. Isso por que o mundo esta evoluindo, a mulher ingressou no mercado de trabalho, esta mais informada e a tecnologia e a medicina se aprimoram a cada dia.
 
COMENTÁRIO ,[object Object]
Frase 32 ,[object Object]
 
Conclusão ,[object Object],[object Object]
FRASE 33 A baixa taxa de fecundidade na atualidade, tem relação direta com o fator da urbanização, que tem como característica um alto custo financeiro para criação dos filhos, ligado a um maior acesso de informações e métodos contraceptivos. Embora antigamente as famílias fossem maiores do que as das atuais,eram porque as mulheres,na maioria das vezes, tinham como principal trabalho cuidar da casa e dos filhos,e hoje em dia a realidade é muito diferente nos centros urbanos, isto é, a mulher procura primeiro crescer na vida independente dos outros e por isso acabam tendo filhos entre os trinta e quarenta anos ou não os tendo o que daí faz com que o índice de fecundidade diminua.
 
COMENTÁRIO  ,[object Object],[object Object]
Frase:34 As causas da expectativa de vida no BRASIL,vista nos últimos anos  Se concretizaram através da evolução nas medidas de saneamento Básico,na escolarização,na medicina que colaboraram para prolongar a expectativa de vida no país.
IMAGEM
COMENTÁRIO  ,[object Object]
FRASE 35       Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de vários tipos, principalmente, agrícolas. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking das maiores economias do mundo . O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.
Imagem do setor econômico
COMENTÁRIO ,[object Object]
Frase 38: No Brasil, a prática da prostituição é um mal presente em todas as partes na qual a maioria das crianças pertencem as classes sociais carentes. O desaparecimento de muitos menores pode ser associado, muitas vezes, as redes de prostituição infantil, pois muitos jovens são “sequestrados” para fazerem parte dessas redes de prostituição e pedofilia.
 
[object Object]
Frase 39 A pedofilia é caracterizada pelo ato e pelo fato da atração sexual de pessoas adultas ou adolescentes por crianças. O desejo sexual independente do ato sexual, já caracteriza a pedofilia.  Um aspecto assustador hoje são as associações ativistas “pró-pedofilia” que argumentam que a pedofilia não é uma doença, mas uma orientação sexual e que a sociedade deve reconhecer e aceitar isso.  A pedofilia é definida nos dias de hoje como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual.  As conseqüências são danos em termos físicos, morais e psicológicos.  São seqüelas que vão deis da dificuldade de socialização por parte da criança além de levar à propensão para o uso de drogas, delinqüência em geral, incluindo parricídios, homicídios de vítimas ou perpetradores, como também, predisponência para esquizofrenização e outros processos de enlouquecimentos na idade adulta.
 
[object Object],[object Object]
FRASE 40  A nova emenda constitucional “PEC do Trabalho Escravo” visa a desapropriação de terras em que se encontram lavouras ilegais de plantas psicotrópicas, como a maconha e acima de tudo a exploração ilegal do trabalho escravo presente em várias fazendas, onde o proprietário não tem direito a indenização, e se ainda for comprovado a exploração terá suas terras confiscadas e cedidas as famílias como parte do programa de reforma agrária. É considerada uns dos projetos que mais colaboram com o combate do trabalho escravo, assim dito por órgãos governamentais e entidades que atuam no combate a escravidão.
 
COMENTÁRIO  Concluímos que o trabalho escravo, mesmo sendo ilegal, ainda está presente em muitas regiões do Brasil, contudo órgãos do governo estão agindo cada vez mais com o combate a essas praticas utilizando novas leis para adentrarem a fazendas e ajudar a acabar com a escravidão.  O PEC do Trabalho Escravo age diretamente sobre esse assunto ajudando a livrar pessoas e amenizar ainda mais essas praticas, agindo para libertá-las e abolir a escravidão.
Frase 41 Prevê que a política de atendimento se fará através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, destacando, como linhas de ação, dentre outras, políticas sociais básicas, políticas e programas de assistência social e serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão
IMAGEM
Comentário   É uma forma de proteger nossas crianças e os adolescentes de certos tipos de abuso a visibilidade social dos problemas da infância, para que a sociedade olhe a realidade sofrida pela nossas crianças
Frase 42 A grande causa da gravidez na adolescência é o inicio precoce da vida sexual Umas das consequências mais comuns são que a menina vai ter que parar de estudar, abandonar sua infância para se dedicar ao seu filho.
Imagem
Comentário ,[object Object],[object Object]
FRASE 43 No Brasil o número de nascimentos de meninos e meninas são iguais, porém com o passar do tempo isso vai sendo modificado , meninos de 16 e 25 anos vêm sendo mortos por causa de acidentes de trânsito, envolvimento com drogas gerando mortes por overdose ou homicídio por dívidas de drogas e brigas de gangues. Na faixa etária dos 20 aos 24 anos, a incidência de morte masculina é quatro vezes superior à feminina.
 
[object Object],[object Object]
Frase 44 O comportamento do jovem é determinado pela imagem do homem “macho” e “vencedor”. Isso acaba implicando em uma conseqüência a morte precoce: Explique causas e conseqüência disso para a população do país.
 
 
Frase nº 45 Os fatores educacionais dificultam ou impedem a inserção do jovem no mercado de trabalho.Pessoas com a trajetória escolar, sem interrupção alguma são aprovados mas facilmente no mercado de trabalho. Enquanto pessoas que apresentavam uma trajetória com várias repetições escolares não são.
 
COMENTÁRIO Hoje vivemos um momento de grandes contradições do capitalismo contemporâneo. De um ponto, assiste-se a um grande desenvolvimento das forças produtivas e, de outro, um elevado índice de desemprego no Brasil.  Neste contexto, milhões de pessoas estão excluídos do ciclo produtivo, estando entre eles os jovens.
Frase 46 Hoje em dia é comum nos depararmos com diversas pessoas que, apesar de possuírem um emprego, não concluíram nem mesmo o ensino fundamental, não sabendo ler mais que uma frase e resolver contas matemáticas simples, denominados analfabetos funcionais. Muitas das vezes isso ocorre porque sofrem com o afunilamento educacional, que é quando pessoas entram na escola no pré e as vezes saem na quarta série, principalmente para ajudar a família e começar a trabalhar, com isso poucas pessoas concluem o ensino médio, portando os analfabetos funcionais sofrem com a falta de conteúdo por saírem antecipadamente da escola, tendo péssimos empregos e as vezes o filho sofre o mesmo que o pai e sofre com o afunilamento educacional sendo um circulo vicioso.
 
Conclusão ,[object Object]
FRASE 46  A escravidão no Brasil foi abolida em 1888, mas ainda temos pessoas como escravas no país. Atualmente no Brasil fazendeiros contratam trabalhadores oriundos de lugares castigados com a seca fazendo promessas de bons ganhos e melhores condições de trabalho, quando chegam ao local para trabalhar, percebem que as promessas não correspondem a realidade. Dessa forma os trabalhadores contraem dívidas, pois os gastos com materiais de trabalho, comida e transporte devem ser pagos ao dono da fazenda. Uma das principais rotas da escravidão no Brasil fica no interior da Amazônia.
 
Conclusão ,[object Object]
FRASE 47  A luta pelo fim da prática escravista não aconteceu apenas no passado.Ainda hoje há trabalhadores que trabalham e vivem em fazendas, por exemplo, e não podem sair delas porque possuem dívidas com os donos das terras. Esses e outros motivos levam muitas pessoas a viverem ainda sob regime de verdadeira escravidão
 
Comentário  ,[object Object]
Frase 47 O Brasil é um pais sub-desenvolvido ,  mas que no entanto está se desenvolvendo de maneira bem rápida e esse desenvolvimento esta fazendo com que sua expectativa de vida aumente de modo que a população envelheça e as pessoas por receberem uma boa educação, e com isso terem acesso a informação ,  evitam ter filhos ou pelo menos ter muitos e isso diminui a natalidade ao passo em que o Brasil  se desenvolve mas envelhece e a previdência social recebe poucos contribuintes e muitos idosos  para aposentar .
 
Comentário  ,[object Object]
FRASE 49 A Reforma da Previdência Social, aconteceu porque, nas rádios, TV’s, jornais, tava informando que providência social, estava quebrada e precisa de uma reforma, mais o Congresso Nacional aprovou em 1998 a emenda constitucional 20, contra o voto do PT, isso prejudico os aposentados, chamando eles de mau-caráter, tirando os direitos de benefícios, e impondo sacrifícios aos trabalhadores ativos.
 
Comentario ,[object Object]
FRASE 50 Com o envelhecimento da população, há um significativo aumento de gastos previdenciários. Esse é um problema que já é visto em pequena escala, em relação às previsões futuras, há poucas pessoas em atividade para arrecadação, em relação aos gastos necessários para suprir a população idosa, e, por isso há um aumento na idade mínima da aposentadoria, isso tende aumentar cada vez mais.
 
COMENTÁRIO  O número de idosos tem crescido devido ao mundo contemporâneo, a vida apressada , o trabalho que está mudando a cabeça das pessoas preferindo ter menos ou não ter filhos. Isso gera baixa arrecadação e muitos gastos previdenciários, isso representa “uma bomba” para o país, que achou como válvula de escape, o aumento da idade mínima de aposentadoria.
FRASE 51   Todo ser humano merece ser bem tratado e respeitado. Mas os idosos, precisam de uma atenção especial, devido aos seus limites físicos, as condições de saúde e o bem-estar social. Algumas autoridades, preocupado com os idosos, criaram um  estatuto  que protege a situação dos  idosos no Brasil.   Várias são as denúncias de maus tratos, tanto nas residências quanto nas casas de repouso ou asilos. Com a criação do  Estatuto do Idoso , os responsáveis sabem que podem ser punidos, caso cometam algum delito com as pessoas da terceira idade, e os próprios idosos se sentem mais seguros, pois sabem que existem leis que os defendem.
 
COMENTÁRIO  Como foi mostrado os idoso do vem sofrendo maus tratos diariamente por isso foi criado o Estatuto do Idoso, mesmo assim seria uma ilusão acreditar que este estatuto é a solução para todos os problemas que o idoso enfrenta .  Mas é uma maneira de não deixar pessoas,  que durante sua vida se dedicaram à família, na educação e sustento sofrerem maus tratos ou qualquer tipo de violência.
FRASE 52  Idosos no Brasil Na maioria dos países os idosos sofrem com um termo de maiores abandonados, um termo que se liga a eles pois estão em uma fase que não tem produtividade por isso precisão receber do estado, devido a essa causa na maioria das vezes são abandonados ou esquecidos.
Idosos no Brasil
Idosos no Brasil ,[object Object]
Frase 53 Nos últimos anos, o governo brasileiro vem tentando diminuir a desigualdade social no país, através de alguns programas e projetos dando prioridade para o aumento do salário mínimo, aposentadoria rural, bolsa família, bolsa escola, reforma agrária. Apesar dessas tentativas, os resultados ainda não são satisfatórios.  Segundo estudos, o governo precisa aumentar os investimentos em educação básica para que os jovens tenham melhor qualidade de ensino e maiores oportunidades de continuar estudando e de emprego  .
Concentração de renda no Brasil (1993-2001)
COMENTÁRIO  Conclui que, o governo fez vários programas e projetos para melhorar a qualidade de vida do brasileiro, mais que ainda existe uma grande diferença entre ricos e pobres, mais que a cada dia o brasileiro vem conseguindo diminuir essa desigualdade social.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Politicas Demográficas em Portugal
Politicas Demográficas em PortugalPoliticas Demográficas em Portugal
Politicas Demográficas em PortugalGeografia .
 
A esperança média de vida
A esperança média de vidaA esperança média de vida
A esperança média de vidaRaquel Almeida
 
Um mundo superpovoado
Um mundo superpovoadoUm mundo superpovoado
Um mundo superpovoadoJoana Melo
 
Estrutura da população
Estrutura da populaçãoEstrutura da população
Estrutura da populaçãoteixeira142
 
Crescimento populacional e Políticas demográficas
Crescimento populacional e Políticas demográficas Crescimento populacional e Políticas demográficas
Crescimento populacional e Políticas demográficas Idalina Leite
 
REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.
REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.
REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.Conceição Fontolan
 
Os contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimento
Os contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimentoOs contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimento
Os contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimentoGabriel Cristiano
 
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVDContrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVDIdalina Leite
 
Crescimento Populacionalnomundo
Crescimento PopulacionalnomundoCrescimento Populacionalnomundo
Crescimento Populacionalnomundodebora
 
Ficha de estudo para o teste de geografia 8º ano
Ficha de estudo para o teste de geografia 8º anoFicha de estudo para o teste de geografia 8º ano
Ficha de estudo para o teste de geografia 8º anoanacristinaccc
 
Esperança media de vida
Esperança media de vidaEsperança media de vida
Esperança media de vidaDiogo Reis
 
Trabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidade
Trabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidadeTrabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidade
Trabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidadeMaria Paredes
 
Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil
Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no BrasilCiclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil
Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasilrmartini_br
 
Politicas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociais
Politicas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociaisPoliticas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociais
Politicas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociaisJosimar Nunes
 

Was ist angesagt? (20)

Politicas Demográficas em Portugal
Politicas Demográficas em PortugalPoliticas Demográficas em Portugal
Politicas Demográficas em Portugal
 
A esperança média de vida
A esperança média de vidaA esperança média de vida
A esperança média de vida
 
Pirâmides etárias
Pirâmides etáriasPirâmides etárias
Pirâmides etárias
 
Um mundo superpovoado
Um mundo superpovoadoUm mundo superpovoado
Um mundo superpovoado
 
Estrutura da população
Estrutura da populaçãoEstrutura da população
Estrutura da população
 
Crescimento populacional e Políticas demográficas
Crescimento populacional e Políticas demográficas Crescimento populacional e Políticas demográficas
Crescimento populacional e Políticas demográficas
 
REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.
REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.
REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS.
 
Pirâmides etárias
Pirâmides etáriasPirâmides etárias
Pirâmides etárias
 
1º Ma Grupo 04
1º Ma   Grupo 041º Ma   Grupo 04
1º Ma Grupo 04
 
Produção 2bimestre 3série
Produção 2bimestre 3sérieProdução 2bimestre 3série
Produção 2bimestre 3série
 
Os contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimento
Os contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimentoOs contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimento
Os contrastes demográficos entre paises desenvolvidos em desenvolvimento
 
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVDContrastes de desenvolvimento: PD e PVD
Contrastes de desenvolvimento: PD e PVD
 
Treinamento - Demografia
Treinamento - DemografiaTreinamento - Demografia
Treinamento - Demografia
 
Crescimento Populacionalnomundo
Crescimento PopulacionalnomundoCrescimento Populacionalnomundo
Crescimento Populacionalnomundo
 
Nota Técnica 127 - mudanças demográficas e ação sindical
Nota Técnica 127 - mudanças demográficas e ação sindicalNota Técnica 127 - mudanças demográficas e ação sindical
Nota Técnica 127 - mudanças demográficas e ação sindical
 
Ficha de estudo para o teste de geografia 8º ano
Ficha de estudo para o teste de geografia 8º anoFicha de estudo para o teste de geografia 8º ano
Ficha de estudo para o teste de geografia 8º ano
 
Esperança media de vida
Esperança media de vidaEsperança media de vida
Esperança media de vida
 
Trabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidade
Trabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidadeTrabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidade
Trabalho escrito crescimento da população humana e sustentabilidade
 
Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil
Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no BrasilCiclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil
Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil
 
Politicas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociais
Politicas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociaisPoliticas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociais
Politicas Populacionais: um grande desafio aos planejadores sociais
 

Andere mochten auch

Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.Carson Souza
 
Aula dia 11 02-11 demografia.....sem fig
Aula dia 11 02-11 demografia.....sem figAula dia 11 02-11 demografia.....sem fig
Aula dia 11 02-11 demografia.....sem figSILVIO Candido da Mata
 
Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...
Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...
Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...Marco Aurélio Gondim
 
Populacao mundial e teorias demográficas
Populacao mundial e teorias demográficasPopulacao mundial e teorias demográficas
Populacao mundial e teorias demográficasdela28
 
Geografia – 9º a aula 02
Geografia – 9º a   aula 02Geografia – 9º a   aula 02
Geografia – 9º a aula 02Eloy Souza
 
População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015
População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015
População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015Edu Gonzaga
 
Teorias demográficas resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas   resumão - 2° ano - emTeorias demográficas   resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas resumão - 2° ano - emPaes Viana
 
POPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕES
POPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕESPOPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕES
POPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕESAlice Barros
 
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)profacacio
 
Teorias demográficas e estrutura da população
Teorias demográficas e estrutura da populaçãoTeorias demográficas e estrutura da população
Teorias demográficas e estrutura da populaçãorobertobraz
 
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICASREPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICASRenata Rodrigues
 
5 tipos de mapas
5 tipos de mapas5 tipos de mapas
5 tipos de mapasMayjö .
 
População Mundial
População MundialPopulação Mundial
População Mundialolatdbm
 

Andere mochten auch (16)

Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.Geografia - População, Demografia, Migração.
Geografia - População, Demografia, Migração.
 
Aula dia 11 02-11 demografia.....sem fig
Aula dia 11 02-11 demografia.....sem figAula dia 11 02-11 demografia.....sem fig
Aula dia 11 02-11 demografia.....sem fig
 
Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...
Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...
Atualidade Brasil - Populacao brasileira - Blog do Prof. Marco Aurelio Gondim...
 
Populacao mundial e teorias demográficas
Populacao mundial e teorias demográficasPopulacao mundial e teorias demográficas
Populacao mundial e teorias demográficas
 
Geografia – 9º a aula 02
Geografia – 9º a   aula 02Geografia – 9º a   aula 02
Geografia – 9º a aula 02
 
População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015
População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015
População brasileira e mundial Professor Edu Gonzaga 2015
 
Teorias demográficas resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas   resumão - 2° ano - emTeorias demográficas   resumão - 2° ano - em
Teorias demográficas resumão - 2° ano - em
 
POPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕES
POPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕESPOPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕES
POPULAÇÃO BRASILEIRA, DISTRIBUIÇÃO, MIGRAÇÕES E IMIGRAÇÕES
 
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
 
População Brasileira
População BrasileiraPopulação Brasileira
População Brasileira
 
Geografia brasil população
Geografia   brasil populaçãoGeografia   brasil população
Geografia brasil população
 
Teorias demográficas e estrutura da população
Teorias demográficas e estrutura da populaçãoTeorias demográficas e estrutura da população
Teorias demográficas e estrutura da população
 
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICASREPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
 
5 tipos de mapas
5 tipos de mapas5 tipos de mapas
5 tipos de mapas
 
Populaçao brasileira
Populaçao brasileiraPopulaçao brasileira
Populaçao brasileira
 
População Mundial
População MundialPopulação Mundial
População Mundial
 

Ähnlich wie Aspectos da população mundial e do brasil 1º mb

Populacao mundial
Populacao mundialPopulacao mundial
Populacao mundialVirgilio Nt
 
Envelhecimento da população brasileira
Envelhecimento da população  brasileira   Envelhecimento da população  brasileira
Envelhecimento da população brasileira Salageo Cristina
 
Unidade 3 7º ano - População do Brasil
Unidade 3   7º ano - População do BrasilUnidade 3   7º ano - População do Brasil
Unidade 3 7º ano - População do BrasilChristie Freitas
 
População Brasileira..pptx
População Brasileira..pptxPopulação Brasileira..pptx
População Brasileira..pptxSvioCarvalho10
 
Aaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnn
AaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnnAaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnn
Aaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnnvanessa270433
 
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...inessalgado
 
Aula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileiraAula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileiraSalageo Cristina
 
Conceitos demográficos
Conceitos demográficosConceitos demográficos
Conceitos demográficosProfessor
 
Crescimento da população humana e sustentabilidade
Crescimento da população humana e sustentabilidadeCrescimento da população humana e sustentabilidade
Crescimento da população humana e sustentabilidadeMaria Paredes
 
crescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdfcrescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdfHitaloSantos7
 
Ransição demográfica e envelhecimento da população brasileira
Ransição demográfica e envelhecimento da população brasileiraRansição demográfica e envelhecimento da população brasileira
Ransição demográfica e envelhecimento da população brasileiraAtividades Diversas Cláudia
 
Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...
Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...
Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...Claudio Henrique Ramos Sales
 
F:\Crescimento Populacionalnomundo
F:\Crescimento PopulacionalnomundoF:\Crescimento Populacionalnomundo
F:\Crescimento Populacionalnomundoguestbef9ff2
 
Crescimento Populacionalnomundo
Crescimento PopulacionalnomundoCrescimento Populacionalnomundo
Crescimento Populacionalnomundoguestbef9ff2
 

Ähnlich wie Aspectos da população mundial e do brasil 1º mb (20)

Populacao mundial
Populacao mundialPopulacao mundial
Populacao mundial
 
Envelhecimento da população brasileira
Envelhecimento da população  brasileira   Envelhecimento da população  brasileira
Envelhecimento da população brasileira
 
Unidade 3 7º ano - População do Brasil
Unidade 3   7º ano - População do BrasilUnidade 3   7º ano - População do Brasil
Unidade 3 7º ano - População do Brasil
 
População Brasileira..pptx
População Brasileira..pptxPopulação Brasileira..pptx
População Brasileira..pptx
 
Aaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnn
AaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnnAaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnn
Aaaaasssshjuccnkknvnuigbnmkkknnnnnnnbnnnnnn
 
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
Evolução das populações: indicadores demográficos; estrutura etária das popul...
 
Aula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileiraAula envelhecimento da popu brasileira
Aula envelhecimento da popu brasileira
 
Geografia 3 ano
Geografia 3 anoGeografia 3 ano
Geografia 3 ano
 
Conceitos demográficos
Conceitos demográficosConceitos demográficos
Conceitos demográficos
 
Matéria lecionada
Matéria lecionadaMatéria lecionada
Matéria lecionada
 
Crescimento da população humana e sustentabilidade
Crescimento da população humana e sustentabilidadeCrescimento da população humana e sustentabilidade
Crescimento da população humana e sustentabilidade
 
Crescimento populacional
Crescimento populacionalCrescimento populacional
Crescimento populacional
 
crescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdfcrescimentopopulacional-160425141321.pdf
crescimentopopulacional-160425141321.pdf
 
1º Va Grupo 04
1º Va   Grupo 041º Va   Grupo 04
1º Va Grupo 04
 
1º Va Grupo 04
1º Va   Grupo 041º Va   Grupo 04
1º Va Grupo 04
 
Natalidade doc final_18jul
Natalidade doc final_18julNatalidade doc final_18jul
Natalidade doc final_18jul
 
Ransição demográfica e envelhecimento da população brasileira
Ransição demográfica e envelhecimento da população brasileiraRansição demográfica e envelhecimento da população brasileira
Ransição demográfica e envelhecimento da população brasileira
 
Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...
Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...
Modulo 14 - Expectativa de vida e envelhecimento da população (Apostila Siste...
 
F:\Crescimento Populacionalnomundo
F:\Crescimento PopulacionalnomundoF:\Crescimento Populacionalnomundo
F:\Crescimento Populacionalnomundo
 
Crescimento Populacionalnomundo
Crescimento PopulacionalnomundoCrescimento Populacionalnomundo
Crescimento Populacionalnomundo
 

Mehr von ProfMario De Mori

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEMProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 

Mehr von ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 

Kürzlich hochgeladen

Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFicha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFtimaMoreira35
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfPROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfMarianaMoraesMathias
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFicha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
 
Bullying, sai pra lá
Bullying,  sai pra láBullying,  sai pra lá
Bullying, sai pra lá
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdfPROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
PROGRAMA DE AÇÃO 2024 - MARIANA DA SILVA MORAES.pdf
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 04, Central Gospel, O Tribunal De Cristo, 1Tr24.pptx
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 

Aspectos da população mundial e do brasil 1º mb

  • 1.
  • 2. Frase 1   A Pegada Ecológica serve para nos ajudar a saber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, incluindo cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros.
  • 3.  
  • 4.
  • 5. FRASE 2 O que seria do planeta se a maioria dos países tivesse o padrão de consumo dos desenvolvidos? Explique :
  • 7.
  • 8. Frase 3° O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos .
  • 9.  
  • 10.
  • 11. Frase 04 De acordo com a ONU a terra se aproxima dos seus 6 bilhões de habitantes. Em 8000AC a população era de 5 milhões de habitantes.Já no de 1650 DC a população era de cerca de 500 milhões de pessoas e a população ia dobrando de numero a cada 1500 anos até chegar nos dias de hoje com cerca de 6 bilhões de habitantes o que pode-se chamar uma verdadeira explosão DEMOGRAFICA.
  • 13. COMENTÁRIO E muito difícil chegar a uma conclusão sobre o crescimento populacional pois ninguém descobriu uma matemática exata sobre o assunto.Talvez esse seja o motivo de tão grande dificuldade para se achar uma precisão.
  • 14. FRASE 05 O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.. Por isso ocorre em países desenvolvidos o maior numero de migração , muitas pessoas vão ate eles atrás de melhores condições de vidas , emprego. A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população, são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional. Há países em que a expectativa de vida está aumentando, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias medicinais, além de cuidados e preocupação com a saúde, o que não ocorria com tanta freqüência nas décadas anteriores. Ocorrerá sim, o envelhecimento da população.
  • 15.  
  • 16. COMENTÁRIO O tema aborda de forma muita clara que , países desenvolvidos geralmente recebem um numero muito maior de migrações , por isso o ritmo do crescimento populacional é diferente entre países.
  • 17. Frase 6 Nos países desenvolvidos há muita informação e interesse quando comentamos sobre ter filhos. Sendo assim,nos países subdesenvolvidos a falta de informação sobre o controle de natalidade,leva um casal ater vários filhos. O crescimento populacional causa também o crescimento das cidades ,do consumo ,poluição ,etc.
  • 18.  
  • 19.
  • 20. FRASE 07 Um dos principais fatores para a redução do nível de nascimentos na Europa foi a inserção da mulher no mercado de trabalho,tornando real uma incompatibilidade entre a sua carreira e sua família,assim dando sobrevivência a negatividade nesta taxa,causando vários problemas,como, um país onde predomina a 3ª idade será feito mais gastos com previdências,sem contar da menor mão de obra e de menos impostos a serem cobrados.
  • 21. Taxa de fecundidade na Europa
  • 22.
  • 23. Frase 08 POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE AS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE DIFERENTES ENTRE OS PAÍSES APRESENTAM O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS ?
  • 24.  
  • 25.
  • 26.
  • 27.  
  • 28.
  • 29. Pirâmide etária também conhecida como pirâmide demográfica ou pirâmide populacional é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição dos diferentes grupos etários, em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo ), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide . Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional . É baseado numa estrutura etária da população , ou seja, a repartição da população por idades. Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo ; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos). As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade , mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida , já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido economicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular. Uma guerra , por exemplo, provoca distúrbios visíveis numa pirâmide etária: uma queda no número de jovens e adultos do sexo masculino é o mais comum deles. Normalmente, após uma crise como essa, é notável uma reposição populacional estimulada pelo governo, chamada de baby boom . A galeria a seguir mostram os 4 estágios de transição demográfica , exemplificados através de dados de 4 países através de suas respectivas pirâmides etárias: Afeganistão Angola Estados Unidos Brasil Frase 10
  • 30. Pirâmide Etária de Portugal – 1960 - 1998 Pirâmide Etária de Portugal – 1996 - 2006 Pirâmide Etária da Alemanhã Pirâmide Etária do Brasil 1980 - 2000
  • 31. As pirâmides etárias são uma forma de mostrar o crescimento populacional, taxa de mortalidade e de natalidade, o desenvolvimento do país e muitas outras coisas. Se houver uma guerra ou uma taxa de mortalidade grande essa pirâmide vai sofrer um efeito mudando os seus dados de acordo com o que está acontecendo.
  • 32.
  • 33.  
  • 34.
  • 35. FRASE 12 A base - É a parte inferior da pirâmide, onde está relacionada a população jovem (0 - 14 anos ou 0 - 19 anos). O corpo - É a porção intermediária da pirâmide, onde está representada a população adulta (15 a 59 anos ou 20 a 59  anos). O cume, o ápice ou o pico - É a porção superior da pirâmide, onde está representada a população idosa ou velha (igual ou acima de 60 anos). População jovem : é própria de países subdesenvolvidos, pois estes possuem altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida. População madura : caracteriza os países desenvolvidos jovens que ainda não completaram a transição demográfica. Possuem baixa taxa de natalidade e de mortalidade, baixo crescimento vegetativo. População envelhecida : corresponde aos países desenvolvidos antigos que já completaram a transição demográfica. Possuem elevada expectativa de vida e crescimento vegetativo baixo, nulo ou negativo, tendo suas pirâmides estreitas na base e com o topo bem largo.
  • 36.  
  • 37.
  • 38. FRASE 14 Na segunda fase da transição demográfica os índices de mortalidade iniciam uma importante descida motivada por diferentes razões: a melhoria nas condições sanitárias, a evolução da medicina, e a urbanização, aumentando a expectativa de vida, mas os índices de natalidade não acompanham essa tendência, causando um rápido crescimento populacional. Em muitos países, essa fase teve início com a revolução industrial. Hoje em dia, muitos países subdesenvolvidos vivem essa fase.
  • 39.  
  • 40. COMENTÁRIO O segundo estágio da transição demográfica esta mais presente em países africanos, que, geralmente são subdesenvolvidos e alguns entrando em fase de desenvolvimento, devido a uma evolução nas medidas de saneamento básico e nos avanços da medicina.
  • 41. Frase 15 A transição demográfica , ou seja as alterações que ocorreram num determinado período de tempo na estrutura etária do país , fazendo com que sua natalidade ou mortalidade diminuam , no seu terceiro estagio a transição demográfica realiza um fenômeno de diminuição da taxa de natalidade de modo que a população diminua .
  • 43.
  • 44. A taxa de natalidade e mortalidade vem diminuindo expressivamente. A primeira se deve ao fato da mulher estar se inserindo no mercado de trabalho, da difusão do controle da taxa de natalidade e o custo de manutenção e educação dos filhos no meio urbano, principalmente, ser muito elevado. A segunda está relacionada ao melhoramento da saúde pública, controle de higiene urbana e campanhas de vacinação, melhorando e aumentando a expectativa de vida. FRASE 16
  • 45. Figura 1 Figura 2
  • 46.
  • 47. Frase 17 A teoria de malthus apoiava basicamente em dois postulados, o crescimento da população e produção de alimentos. Segundo Malthus a população mundial crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, o resultado seria a escassez mundial de alimentos, pessoas passando fome agravamento da pobreza e do desemprego, então malthus propôs que as pessoas só tivessem filhos se possuíssem terras cultiváveis para poder alimentá-los como também casamentos tardios e abstinência sexual.Mas Malthus errou quando fez os cálculos de produção de alimentos, levou em consideração apenas as áreas agricultáveis. Com os avanços tecnológicos, é possível produzir cada vez mais em espaços cada vez menores com isso o ganho de produtividade. Então logo a produção de alimentos também cresceria.
  • 48.  
  • 49. Comentário A fome que castiga a população mundial é resultado da má distribuição de renda e não da carência na produção de alimentos como diz Malthus por meio da sua teoria. A fome existe porque as pessoas não possuem dinheiro necessário para sustentar suas necessidades básicas.
  • 50. Frase 18 Teoria de Thomas Malthus foi originada no final da Segunda Guerra Mundial, quando o crescimento populacional atingiu níveis elevados. A fome, a pobreza e a miséria são conseqüências do grande número de pessoas e estes só seriam solucionados através de um rigoroso controle de natalidade. Os países que aplicaram foram os países desenvolvidos.
  • 51.  
  • 52.
  • 53. Frase nº 19. A teoria Ecomalthusiana afirma que o crescimento demográfico acelerado e desordenado aumenta a retirada de recursos naturais de áreas que possuem grande biodiversidade no planeta. Controlar o crescimento populacional é uma das formas de preservar a natureza. A teoria prioriza que se a população mundial continuar com seu crescimento vegetativo atual , os recursos naturais não suportarão e se esgotarão, caso principal são os alimentos, diminuindo a vida neste planeta.
  • 54.  
  • 55. COMENTÁRIO Com o aumento da população e a consequente falta de consciência ao retirar os recursos naturais, traz consigo a fome mas, os que saem mais prejudicados são sempre os países do Norte, no caso os subdesenvolvidos, principalmente a África, um dos continente mais pobres do mundo. É o que os ecomalthusianos defendem.
  • 56. Frase N° 20 O marxismo compreende o homem como um ser social e que possui a capacidade de trabalho e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. Foi aplicada por Karl Marx, sua consequência, aumento da densidade demográfica, com a falta de investimentos sociais em especial na educação e saúde. Gerou um imenso contingente de mão de obra sem qualificação.
  • 57.  
  • 58.
  • 59. Frase 21 O IDH, índice de desenvolvimento humano, compara paises do mundo inteiro analisando escolarização, expectativa de vida e renda per capita . Veja no mapa a seguir:
  • 60.
  • 61.
  • 62. Frase - 22 O Brasil apresenta IDH de 0,813, valor considerado alto, atualmente ocupa o 75° lugar no ranking mundial. A cada ano o país tem conseguido elevar o seu IDH, fatores como aumento da expectativa de vida da população e taxa de alfabetização estão diretamente associados a esse progresso. No entanto, a realidade é que existem grandes disparidades sociais e econômicas no Brasil. As diferenças socioeconômicas entre os estados brasileiros são tão grandes que o país apresenta realidades distintas em seu território, e se torna irônico classificar o país com alto Índice de Desenvolvimento Humano.
  • 63.  
  • 64.
  • 65. FRASE 23 Índice Gini no Brasil O Índice de Gini foi descoberto pelo italiano Corrado Gini, e é usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países. 
  • 67.
  • 68.
  • 69.  
  • 70.
  • 71. Frase-25 Chade 56,9% , Mali 56,4% , Níger 54,7%. O IPH ( Índice de Pobreza Humana) Classifica a África com o maior índice de pobreza de todos os países, cujo o sofrimento e a dor fazem parte do dia a dia dos africanos.
  • 73.
  • 74. FRASE 26 O Índice de Pobreza Humana é um índice criado pela ONU em 1997 para medir a pobreza humana e que utiliza no seu cálculo três dimensões base: . longevidade: representada pela percentagem de pessoas que morrem antes dos 40 anos; . conhecimento: representado pela percentagem de adultos analfabetos; . nível de vida: representado pela percentagem de pessoas com acesso a serviços de saúde, percentagem de pessoas com acesso a água potável e percentagem de crianças subnutridas.
  • 76. COMENTÁRIO O Índice de Pobreza Humana é um índice criado pela ONU em 1997
  • 77. A pobreza tem sido considerada como indicador de ajuste econômico desigual entre os países mais avançados e os países em desenvolvimento, estando a riqueza acumulada nos primeiros e a pobreza nos segundos, o que forma a denominada linha Norte-Sul. As zonas mais pobres do mundo são: o sul da Ásia (Bangladesh, Índia e Paquistão), África do Norte, Oriente Médio, América Latina e Ásia oriental (China).   FRASE Nº27
  • 78.  
  • 79.
  • 80. FRASE:28 Os objetivos do milênio tendem a combater a fome, a mortalidade infantil, combater o vírus HIV e vários outros fatores. Os objetivos do milênio foram criados pelas Organizações das Nações Unidas assinada pelas delegações do mais alto escalão dos governos.
  • 81. JUNTOS NÓS PODEMOS FAZER O MUNDO MELHOR!!
  • 82. COMENTÁRIO A ONU propôs 8 metas, concretas,mensuráveis e com seus 18 objetivos e 48 indicadores que pretendem alcançar até 2015. Os objetivos do milênio estão sendo ainda discutidos para começarem a serem implantados. Ela foi adotada no dia 8 de setembro de 2000 por 191 estados. São metas que tem o objetivo para conseguir que todos de todas as classes sociais possam viver bem.
  • 83. FRASE 29 A distribuição populacional do Brasil se encontra em grande parte no litoral, isso não começou agora, vem de muito tempo atrás, de quando descobriram o país, os portugueses começaram ocupando as áreas do litoral porque era mais fácil para exportação de mercadorias. Então podemos ver que as faixas do litoral vem sendo mais povoadas desde o inicio da história do nosso país e continuam ate hoje.
  • 84.  
  • 85. COMENTÁRIO Como mostra o mapa a maioria da população esta localizada na parte litorânea do país, e isso não acontece só por causa das belas praias, a população vem sendo aglomerada no litoral desde 1500 quando os portugueses chegaram em nosso país.
  • 86. O crescimento populacional demográfico está diminuindo, por efeito da urbanização e da industrialização e com incentivos à redução da natalidade (como a divulgação de anticoncepcionais por meios comunicativos). Embora a taxa de mortalidade no país tenha caído bastante a queda da natalidade tem sido ainda maior. FRASE 30
  • 88.
  • 89. FRASE 31 O tema em questão é a evolução das taxas de fecundidade e expectativa de vida do Brasil, que pode ser considerada uma evolução inversamente proporcional. A cada ano o número de filhos é menor e as pessoas vivem mais. Isso por que o mundo esta evoluindo, a mulher ingressou no mercado de trabalho, esta mais informada e a tecnologia e a medicina se aprimoram a cada dia.
  • 90.  
  • 91.
  • 92.
  • 93.  
  • 94.
  • 95. FRASE 33 A baixa taxa de fecundidade na atualidade, tem relação direta com o fator da urbanização, que tem como característica um alto custo financeiro para criação dos filhos, ligado a um maior acesso de informações e métodos contraceptivos. Embora antigamente as famílias fossem maiores do que as das atuais,eram porque as mulheres,na maioria das vezes, tinham como principal trabalho cuidar da casa e dos filhos,e hoje em dia a realidade é muito diferente nos centros urbanos, isto é, a mulher procura primeiro crescer na vida independente dos outros e por isso acabam tendo filhos entre os trinta e quarenta anos ou não os tendo o que daí faz com que o índice de fecundidade diminua.
  • 96.  
  • 97.
  • 98. Frase:34 As causas da expectativa de vida no BRASIL,vista nos últimos anos Se concretizaram através da evolução nas medidas de saneamento Básico,na escolarização,na medicina que colaboraram para prolongar a expectativa de vida no país.
  • 100.
  • 101. FRASE 35      Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de vários tipos, principalmente, agrícolas. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking das maiores economias do mundo . O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.
  • 102. Imagem do setor econômico
  • 103.
  • 104. Frase 38: No Brasil, a prática da prostituição é um mal presente em todas as partes na qual a maioria das crianças pertencem as classes sociais carentes. O desaparecimento de muitos menores pode ser associado, muitas vezes, as redes de prostituição infantil, pois muitos jovens são “sequestrados” para fazerem parte dessas redes de prostituição e pedofilia.
  • 105.  
  • 106.
  • 107. Frase 39 A pedofilia é caracterizada pelo ato e pelo fato da atração sexual de pessoas adultas ou adolescentes por crianças. O desejo sexual independente do ato sexual, já caracteriza a pedofilia. Um aspecto assustador hoje são as associações ativistas “pró-pedofilia” que argumentam que a pedofilia não é uma doença, mas uma orientação sexual e que a sociedade deve reconhecer e aceitar isso. A pedofilia é definida nos dias de hoje como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual. As conseqüências são danos em termos físicos, morais e psicológicos. São seqüelas que vão deis da dificuldade de socialização por parte da criança além de levar à propensão para o uso de drogas, delinqüência em geral, incluindo parricídios, homicídios de vítimas ou perpetradores, como também, predisponência para esquizofrenização e outros processos de enlouquecimentos na idade adulta.
  • 108.  
  • 109.
  • 110. FRASE 40 A nova emenda constitucional “PEC do Trabalho Escravo” visa a desapropriação de terras em que se encontram lavouras ilegais de plantas psicotrópicas, como a maconha e acima de tudo a exploração ilegal do trabalho escravo presente em várias fazendas, onde o proprietário não tem direito a indenização, e se ainda for comprovado a exploração terá suas terras confiscadas e cedidas as famílias como parte do programa de reforma agrária. É considerada uns dos projetos que mais colaboram com o combate do trabalho escravo, assim dito por órgãos governamentais e entidades que atuam no combate a escravidão.
  • 111.  
  • 112. COMENTÁRIO Concluímos que o trabalho escravo, mesmo sendo ilegal, ainda está presente em muitas regiões do Brasil, contudo órgãos do governo estão agindo cada vez mais com o combate a essas praticas utilizando novas leis para adentrarem a fazendas e ajudar a acabar com a escravidão. O PEC do Trabalho Escravo age diretamente sobre esse assunto ajudando a livrar pessoas e amenizar ainda mais essas praticas, agindo para libertá-las e abolir a escravidão.
  • 113. Frase 41 Prevê que a política de atendimento se fará através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, destacando, como linhas de ação, dentre outras, políticas sociais básicas, políticas e programas de assistência social e serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão
  • 114. IMAGEM
  • 115. Comentário   É uma forma de proteger nossas crianças e os adolescentes de certos tipos de abuso a visibilidade social dos problemas da infância, para que a sociedade olhe a realidade sofrida pela nossas crianças
  • 116. Frase 42 A grande causa da gravidez na adolescência é o inicio precoce da vida sexual Umas das consequências mais comuns são que a menina vai ter que parar de estudar, abandonar sua infância para se dedicar ao seu filho.
  • 117. Imagem
  • 118.
  • 119. FRASE 43 No Brasil o número de nascimentos de meninos e meninas são iguais, porém com o passar do tempo isso vai sendo modificado , meninos de 16 e 25 anos vêm sendo mortos por causa de acidentes de trânsito, envolvimento com drogas gerando mortes por overdose ou homicídio por dívidas de drogas e brigas de gangues. Na faixa etária dos 20 aos 24 anos, a incidência de morte masculina é quatro vezes superior à feminina.
  • 120.  
  • 121.
  • 122. Frase 44 O comportamento do jovem é determinado pela imagem do homem “macho” e “vencedor”. Isso acaba implicando em uma conseqüência a morte precoce: Explique causas e conseqüência disso para a população do país.
  • 123.  
  • 124.  
  • 125. Frase nº 45 Os fatores educacionais dificultam ou impedem a inserção do jovem no mercado de trabalho.Pessoas com a trajetória escolar, sem interrupção alguma são aprovados mas facilmente no mercado de trabalho. Enquanto pessoas que apresentavam uma trajetória com várias repetições escolares não são.
  • 126.  
  • 127. COMENTÁRIO Hoje vivemos um momento de grandes contradições do capitalismo contemporâneo. De um ponto, assiste-se a um grande desenvolvimento das forças produtivas e, de outro, um elevado índice de desemprego no Brasil. Neste contexto, milhões de pessoas estão excluídos do ciclo produtivo, estando entre eles os jovens.
  • 128. Frase 46 Hoje em dia é comum nos depararmos com diversas pessoas que, apesar de possuírem um emprego, não concluíram nem mesmo o ensino fundamental, não sabendo ler mais que uma frase e resolver contas matemáticas simples, denominados analfabetos funcionais. Muitas das vezes isso ocorre porque sofrem com o afunilamento educacional, que é quando pessoas entram na escola no pré e as vezes saem na quarta série, principalmente para ajudar a família e começar a trabalhar, com isso poucas pessoas concluem o ensino médio, portando os analfabetos funcionais sofrem com a falta de conteúdo por saírem antecipadamente da escola, tendo péssimos empregos e as vezes o filho sofre o mesmo que o pai e sofre com o afunilamento educacional sendo um circulo vicioso.
  • 129.  
  • 130.
  • 131. FRASE 46 A escravidão no Brasil foi abolida em 1888, mas ainda temos pessoas como escravas no país. Atualmente no Brasil fazendeiros contratam trabalhadores oriundos de lugares castigados com a seca fazendo promessas de bons ganhos e melhores condições de trabalho, quando chegam ao local para trabalhar, percebem que as promessas não correspondem a realidade. Dessa forma os trabalhadores contraem dívidas, pois os gastos com materiais de trabalho, comida e transporte devem ser pagos ao dono da fazenda. Uma das principais rotas da escravidão no Brasil fica no interior da Amazônia.
  • 132.  
  • 133.
  • 134. FRASE 47 A luta pelo fim da prática escravista não aconteceu apenas no passado.Ainda hoje há trabalhadores que trabalham e vivem em fazendas, por exemplo, e não podem sair delas porque possuem dívidas com os donos das terras. Esses e outros motivos levam muitas pessoas a viverem ainda sob regime de verdadeira escravidão
  • 135.  
  • 136.
  • 137. Frase 47 O Brasil é um pais sub-desenvolvido , mas que no entanto está se desenvolvendo de maneira bem rápida e esse desenvolvimento esta fazendo com que sua expectativa de vida aumente de modo que a população envelheça e as pessoas por receberem uma boa educação, e com isso terem acesso a informação , evitam ter filhos ou pelo menos ter muitos e isso diminui a natalidade ao passo em que o Brasil se desenvolve mas envelhece e a previdência social recebe poucos contribuintes e muitos idosos para aposentar .
  • 138.  
  • 139.
  • 140. FRASE 49 A Reforma da Previdência Social, aconteceu porque, nas rádios, TV’s, jornais, tava informando que providência social, estava quebrada e precisa de uma reforma, mais o Congresso Nacional aprovou em 1998 a emenda constitucional 20, contra o voto do PT, isso prejudico os aposentados, chamando eles de mau-caráter, tirando os direitos de benefícios, e impondo sacrifícios aos trabalhadores ativos.
  • 141.  
  • 142.
  • 143. FRASE 50 Com o envelhecimento da população, há um significativo aumento de gastos previdenciários. Esse é um problema que já é visto em pequena escala, em relação às previsões futuras, há poucas pessoas em atividade para arrecadação, em relação aos gastos necessários para suprir a população idosa, e, por isso há um aumento na idade mínima da aposentadoria, isso tende aumentar cada vez mais.
  • 144.  
  • 145. COMENTÁRIO O número de idosos tem crescido devido ao mundo contemporâneo, a vida apressada , o trabalho que está mudando a cabeça das pessoas preferindo ter menos ou não ter filhos. Isso gera baixa arrecadação e muitos gastos previdenciários, isso representa “uma bomba” para o país, que achou como válvula de escape, o aumento da idade mínima de aposentadoria.
  • 146. FRASE 51 Todo ser humano merece ser bem tratado e respeitado. Mas os idosos, precisam de uma atenção especial, devido aos seus limites físicos, as condições de saúde e o bem-estar social. Algumas autoridades, preocupado com os idosos, criaram um estatuto que protege a situação dos idosos no Brasil. Várias são as denúncias de maus tratos, tanto nas residências quanto nas casas de repouso ou asilos. Com a criação do Estatuto do Idoso , os responsáveis sabem que podem ser punidos, caso cometam algum delito com as pessoas da terceira idade, e os próprios idosos se sentem mais seguros, pois sabem que existem leis que os defendem.
  • 147.  
  • 148. COMENTÁRIO Como foi mostrado os idoso do vem sofrendo maus tratos diariamente por isso foi criado o Estatuto do Idoso, mesmo assim seria uma ilusão acreditar que este estatuto é a solução para todos os problemas que o idoso enfrenta . Mas é uma maneira de não deixar pessoas, que durante sua vida se dedicaram à família, na educação e sustento sofrerem maus tratos ou qualquer tipo de violência.
  • 149. FRASE 52 Idosos no Brasil Na maioria dos países os idosos sofrem com um termo de maiores abandonados, um termo que se liga a eles pois estão em uma fase que não tem produtividade por isso precisão receber do estado, devido a essa causa na maioria das vezes são abandonados ou esquecidos.
  • 151.
  • 152. Frase 53 Nos últimos anos, o governo brasileiro vem tentando diminuir a desigualdade social no país, através de alguns programas e projetos dando prioridade para o aumento do salário mínimo, aposentadoria rural, bolsa família, bolsa escola, reforma agrária. Apesar dessas tentativas, os resultados ainda não são satisfatórios. Segundo estudos, o governo precisa aumentar os investimentos em educação básica para que os jovens tenham melhor qualidade de ensino e maiores oportunidades de continuar estudando e de emprego .
  • 153. Concentração de renda no Brasil (1993-2001)
  • 154. COMENTÁRIO Conclui que, o governo fez vários programas e projetos para melhorar a qualidade de vida do brasileiro, mais que ainda existe uma grande diferença entre ricos e pobres, mais que a cada dia o brasileiro vem conseguindo diminuir essa desigualdade social.

Hinweis der Redaktion

  1. Como você pode ver o crescimento populacional de 1960 á 2020 teve uma queda imensa isso devido ao desenvolvimento das pessoas com o passar do ano