Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Metodologia de Projeto - Ex Libris

1.203 Aufrufe

Veröffentlicht am

Material de apoio a disciplina de Metodologia de Projeto - UTFPR. Profa. Claudia Bordin Rodrigues

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Metodologia de Projeto - Ex Libris

  1. 1. PROPOSTA 2 EX LIBRIS Prof. Claudia Bordin Rodrigues, Msc identidade utfpr.design gráfico MATERIAL DE APOIO da Profa. Claudia Bordin Rodrigues Se quiser usar, seja legal e cite a fonte.
  2. 2. EX LIBRIS o que é? A expressão latina significa "dos livros de.." ou "da biblioteca de...", ou ainda "livros dentre aqueles" pertencentes a determinada pessoa ou instituição. ...toda a marca de posse feita em uma obra, quer seja o nome do possuidor por escrito, um sinal convencional, um símbolo, um brasão de armas, um monogramas ou uma sequência de iniciais, [...] que o possuidor da obra cola ou carimba, à capa interna do livro encadernado ou numa das suas folhas de guarda.
  3. 3. EX LIBRIS como é um? É uma etiqueta impressa por qualquer meio mecânico - de gravura a impressão digital-, de forma e dimensões variadas, normalmente não ultrapassando um quarto de página, em preto. Traz o nome do proprietário e muitas vezes uma ilustração, com temas variados e freqüentemente de grande beleza artística. Muitas vezes são encomendados a desenhistas; mais raramente, pelo próprio dono.
  4. 4. EX LIBRIS como é um? A imagem representada no EXLIBRIS revela muito da mentalidade de seu possuidor e até mesmo do ambiente, acusando os gostos e costumes de certa época, grupo social ou cultura.
  5. 5. EX LIBRIS categorias 1) Etiquetas: não trazem imagens além do nome do proprietário, muitas vezes acompanhado de ornamentos. 2) Armoriados ou heráldicos: quando o motivo principal do desenho consiste de brasões ou insígnias de indivíduos, cidades, associações etc. 3) Simbólicos: quando trazem imagens que traduzem idéias, lemas de vida, ocupações etc., que não tenham caráter heráldico. 4) Paisagísticos: quando reproduzem cenas rurais, urbanas, marinhas etc. ligadas afetivamente ao possuidor dos livros. Há, ainda, os ex-libris mistos, que podem ser enquadrados em mais de uma categoria.
  6. 6. http://www.bookplatesociety.org/
  7. 7. Hoje 27/nov - interpretação dos briefings (em sala de aula - diálogo) - geração dos conceitos centrais/esboços - painel de símbolos Próxima Aula 05/dez - trazer 20 alternativas de identidade para o seu ex-libris - trazer impresso/digital a planilha SCAMPER para uso de metodologia de triagem/seleção/afinar a proposta
  8. 8. E depois? 12/dez - preparação do manual de identidade: tipografia, cores, estudos da identidade, textos de suporte, etc... e então....
  9. 9. Entrega final 18/dez manual de identidade do EX LIBRIS impresso + carimbo + aplicações em papéis diversos (simulação capa livro)

×