Projeto gelo

56.149 Aufrufe

Veröffentlicht am

Projeto "Gelo"

Veröffentlicht in: Bildung
19 Kommentare
535 Gefällt mir
Statistik
Notizen
Keine Downloads
Aufrufe
Aufrufe insgesamt
56.149
Auf SlideShare
0
Aus Einbettungen
0
Anzahl an Einbettungen
479
Aktionen
Geteilt
0
Downloads
384
Kommentare
19
Gefällt mir
535
Einbettungen 0
Keine Einbettungen

Keine Notizen für die Folie

Projeto gelo

  1. 1. Projeto “Gelo” FEVEREIRO DE 2016 Grupo dos 3/4 anos – Sala dos bombeiros
  2. 2. Concluímos que O GELO TINHA DERRETIDO. Mas como? O que faz o gelo derreter? Esta foi uma questão que quisemos ver esclarecido, por isso iniciamos o nosso Projeto “Gelo” e com ele uma série de experiências e atividades.
  3. 3. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “Por causa da luz.” “A luz é muito forte.” “O gelo tem que ficar no escuro.” Colocamos o gelo dentro do armário da Sofia (“é muito escuro). O gelo derreteu!
  4. 4. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “Está parado.” “Tem que se mexer sempre para não derreter.” “Pode-se mexer com uma colher.” Dois cientistas estiveram a mexer o gelo durante um período de tempo. O gelo derreteu!
  5. 5. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “O gelo derrete porque tem água dentro e ela saí.” “Temos que partir o gelo.” “Pode ser com um martelo.” Partimos o gelo com um martelo. O gelo derreteu!
  6. 6. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “O gelo derrete porque há luz e por causa do escuro.” “Tem que ficar dentro de um saco.” “E bem fechado com uma mola.” Colocamos pedras de gelo dentro de um saco fechado. O gelo derreteu!
  7. 7. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “O gelo ficou em água.” “Derreteu tudo.” “Não temos mais ideias.” “Não está muito frio por isso derrete.” “Tem que ficar no congelador.” Enchemos copinhos plásticos com água e tinta e colocamos no congelador. O gelo NÃO derreteu!
  8. 8. “O gelo derrete porque não está muito frio.” “O calor faz o gelo derreter.” “O gelo derretido é água.” “O congelador faz gelo.” “O congelador transforma a água em gelo.”
  9. 9. Depois desta descoberta…
  10. 10. PINTURA COMGELO COLORIDO Com a última experiência, água e tinta em copos plásticos que tínhamos colocado no congelador, fizemos lindas e divertidas pinturas.
  11. 11. O contrário de frio é… quente! O Gil, pai da Liana, veio até à nossa escola fazer pizza, que colocamos a assar no forno. Porque “o congelador faz as coisas ficarem frias, o forno faz as coisas ficarem quentes!”
  12. 12. Uma delicia que partilhamos com os construtores! Obrigada Gil!
  13. 13. Sessão decinemamatiné…“Frozen – oReino do gelo” Com cadeiras almofadas… pipocas… e um escurinho aconchegante, fomos até à Ancorensis Cooperativa de Ensino ver o filme Frozen.
  14. 14. … nem todos conseguimos ver o filme do início ao fim!
  15. 15. Com tinta branca congelada (colocamos previamente em cuvetes de gelo a congelar), desenhamos e pintamos um boneco de neve. A seguir, utilizamos cotonetes para pintar os pormenores.
  16. 16. Terminamos o nosso Projeto “Gelo” com a entrada da primavera e alguém a sugerir… “Temos que ir ver o que se passa na lua. Se ela é branca é porque tem gelo e neve.” Isto promete!

×