SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 24
SEMINÁRIO:PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE
PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE      Aqui a escola é posta a toda prova levando em consideração a todos os mecanismos a qual é dotada com relação ao aluno como o todo, que vai desde sua aprendizagem, passando pela sua transformação como pessoa humana não mecanizada, mas com visão, mentalidade, discernimento e opinião própria e particular de seu próprio ser.     Ela na realidade vem com uma missão que há tão pouco tempo era quase impossível de se imaginar que seríamos quase que obrigado a mudar pelas circunstâncias de que antes pensávamos mais em um ensino mais burocrático e mecanizado, onde apenas se levava em consideração a aprendizagem pura e simples através de métodos repetitivos e seu currículo era feito ou proposto separadamente sem levar em consideração quais seriam as principais necessidades do aluno.      Algo positivo neste pensamento é que agora em diante mais e mais iremos colocar em foco uma gama de discussões que levem a melhoria na qualidade desta escola sem se preocupar muito com a quantidade ou volume daquilo que é ensinado.
MUDANÇAS HISTÓRICAS No universo do ensino e da aprendizagem requer um aprofunda mudança não só na mentalidade dos próprios educadores aqueles que estão diretamente interligados com o aluno no seu dia a dia, mas também em todos os que tratam desta questão como as autoridades que são responsáveis pelas diretrizes e os princípios norteadores da própria educação atual, todos sem exceção temos que levar em consideração todas as necessidades e características individuais de cada aluno na construção do conhecimento de cada aprendiz.
A PROCURA DE UM REFERENCIAL TEORICO O grande problema da Educação decorre do modelo da ciência que prevalece num certo momento histórico e que influenciam as questões epistemológicas e as teorias de aprendizagem das quais derivam a mediação pedagógica e suas práticas correspondentes.     Acreditamos na existência de um diálogo entre o modelo da ciência, as teorias de aprendizagem e as atividades pedagógicas desenvolvidas, pois toda formulação teórica traz consigo um paradigma do qual decorre todo um sistema de valores que influencia não somente o processo de construção do conhecimento, mas também a maneira de ser, de fazer e de viver/conviver.     Na prática do professor encontram-se subjacentes modelos de educação e de escola fundamentados em determinadas teorias do conhecimento e da aprendizagem. Ao mesmo tempo em que a educação é influenciada pelos paradigmas, aquela também o determina. O modelo de paradigmas que explica a nossa relação com a natureza e com a própria vida, esclarece também a maneira como apreendemos e compreendemos o mundo, mostrando que o indivíduo ensina e constrói o conhecimento a partir de como ele compreende a realização desses processos.
Uma ciência do passado produz uma escola morta, dissociada da realidade, do mundo e da vida. Uma educação sem vida produz seres incompetentes, incapazes de pensar, de construir e reconstruir conhecimento. Uma escola morta, voltada para uma educação do passado, produz indivíduos incapazes de se auto-conhecerem como fonte criadora e gestora de sua própria vida, como indivíduos autores de sua própria história e responsáveis pela sua trajetória de vida. Acreditamos que as coisas não mudam na educação, principalmente,     pelas dificuldades enfrentadas por todos aqueles que nela exercem as suas atividades profissionais, ao tentarem se adaptar a uma nova cultura de trabalho que, por sua vez, requer, mais do que nunca, uma profunda revisão na maneira de ensinar e de aprender. Embora quase todos percebam que o mundo ao redor está se transformando de forma bastante acelerada, entretanto, a grande maioria dos professores ainda continua privilegiando a velha maneira com que foram ensinados, reforçando o velho ensino, afastando o aprendiz do seu próprio processo de construção do conhecimento, conservando, assim, um modelo de sociedade que produz seres incompetentes, incapazes de criar, pensar, construir e reconstruir conhecimento.
DO ENSINO A APRENDIZAGEM O novo Paradigma da ciência, além de reintegrar o sujeito  da construção do conhecimento,resgata também a importância do processo ao reconhecer que  pensamento e conhecimento, como tudo da natureza, estão em holomovimento. Traz Também a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes. É uma visão ecológica que reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos e o perfeito entrosamento dos indivíduos e das sociedades nos processos cíclicos da natureza. Através desta percepção ecológica, podemos reconhecer a existência de uma consciência de unidade da teia da vida, a interdependência de suas múltiplas manifestações, seus ciclos de mudanças e de transformações. Este modelo enfatiza a consciência do estado de inter-relação e de interdependência essencial a todos os fenômenos - físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais. E, desta forma, também os educacionais, que  transcendem fronteiras disciplinares e conceituais.
Chiarottino(1984),Piaget distingue aprendizagem e conhecimento. Aprender, para ele, é saber realizar. Conhecer é compreender e distinguir as relações necessárias , é atribuir significado às coisas, levando em conta não apenas o atual e o explícito, o passado o possível e o implícito. Conhecer um objeto segundo Piaget é agir sobre ele,transformá-lo, aprendendo os mecanismos  dessa transformação vinculadas as ações transformadoras. Para Piaget o problema da aprendizagem implica o problema do conhecimento. É  um processo  de construção completo  no qual o que é recebido do objeto e o que é constituição do Sujeito estão indivisivelmente unidos; esse não é um processo  em que o individuo se limite a receber ou reagir  automaticamente ao que é recebido.
APRENDIZAGEM OU CONHECIMENTO DE ACORDO COM CHIAROTTINO(1984),   PIAGET DISTINGUE APRENDIZAGEM DE  CONHECIMENTO: ,[object Object]
CONHECER É COMPREENDER E DISTINGUIR AS RELAÇÕES NECESSÁRIAS, É ATRIBUIR SIGNIFICADO AS COISAS CONSIDERANDO O ATUAL, E O EXPLÍCITO,MAS TAMBÉM O PASSADO, O POSSÍVEL E O IMPLÍCITO.,[object Object]
PERCEPÇÃO ECOLÓGICA DO MUNDO FLEXIBILIDADE PLASTICIDADE INTERATIVIDADE CRIATIVIDADE AUTONOMIA INTEGRAÇÃO COOPERAÇÃO AUTO-ORGANIZAÇÃO
EM VEZ DE ORDEM A DESORDEM CRESCENTE A CRIATIVIDADE E O ACIDENTE. DO CAOS, SURGEM A ESPERANÇA. A CRIATIVIDADE, O DIÁLOGO E A AUTO ORGANIZAÇÃO CONSTRUTIVA. NO LUGAR DA ESTABILIDADE E DO DETERMINISMO, TEMOS A INSTABILIDADE, AS FRUSTAÇÕES E AS BIFURCAÇÕES.
QUE TIPO DE SERVIÇO NOSSA ESCOLA PRESTA? HOMEM, MUNDO E NATUREZA SÃO COISAS SEPARADAS? O MUNDO É ALGO EXTERNO AO INDIVÍDUO? UMA ESCOLA BUROCRÁTICA, HIERÁQUICA, RÍGIDA? ESCOLA DESCONECTADA DA REALIDADE, PARALISADA NO TEMPO E NO ESPAÇO?
FORMAÇÃO OU DEFORMAÇÃO ESSA ESCOLA OFERECE? COMO SAIR DE ESQUEMAS RÍGIDOS E ESTRUTURADOS PARA SISTEMAS MAIS LEVES, ABERTOS,DINÂMICOS, SOLTOS, AMPLOS E FLEXÍVEIS? MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS? MUDANÇAS CURRICULARES? NOVAS METODOLOGIAS? NOVAS PAUTAS EDUCACIONAIS, NOVOS CAMINHOS E NOVOS RUMOS?
AS NOVAS PAUTAS: ESCOLA? UMA NOVA MISSÃO SEGUNDO KENNETH JOHNSTON(1993), A TAREFA DA ESCOLA ERA ATENDER A UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS, SERVIR AO PÚBLICO, UMA POPULAÇÃO TOTALMENTE AMORFA, UM TRATAMENTO IGUAL PARA TODOS, SEM CUIDAR DAS DIFERENÇAS, DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DE CADA INDIVIDUO.
PARADIGMA TRADICIONAL BUROCRACIA ESTRUTURAS HIERARQUIZADAS REGRAS E CONTÔLES DITAS DE CIMA PELOS ESPECIALISTAS, DIRETORES, COORDENADORES, LONGE DOS ALUNOS. DISCIPLINAS SEPARADAS.
ALUNO, SER INDIVISIVO! CORPO E MENTE. CÉREBRO E ESPÍRITO. LADO DIREITO E ESQUERDO. RAZÃO, SENSAÇÃO. INTELIGÊNCIA PARTICULAR. É UM SER ORIGINAL, SINGULAR, DIFERENTE E ÚNICO. ELE É O FOCO PRINCIPAL, UMA INDIVIDUALIDADE VIVA.
FOCO DA NOVA ESCOLA, OU UM NOVO PARADIGMA O ALUNO, UM SER ESPECIAL, FOCO DA EDUCAÇÃO, TEM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, ESPECIAIS, QUE APRENDE, REPRESENTA, E UTILIZA O CONHECIMENTO  DE FORMA DIFERENTE E DEVE SER EFETIVAMENTE ATENDIDO. ALUNOS DIFERENTES, MENTES DIFERENTES, CONSEQUÊNCIA? DIFERENTES FORMAS DE APRENDER.
ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO, ADAPTAÇÃO E AUTO-ORGANIZAÇÃO O CONHECIMENTO NÃO É ALGO QUE SE TRANSMITE, QUE VEM DE FORA, É SIM CONSTRUÍDO MEDIANTE AÇÃO GLOBAL DO SUJEITO SOBRE O OBJETO,CONSTITUÍDO PELO MEIO FÍSICO OU SOCIAL E PELA REPERCUSSÃO DESSA AÇÃO SOBRE SI MESMO.
POR QUE AS CRIANÇAS NÃO APRENDEM PARA CHIAROTTINO (1984), FUNDAMENTADA EM PIAGET, A CAUSA DOS DÉFICITS DE  NOSSAS CRIANÇAS ESTÁ NA FALTA DE ESTIMULAÇÃO DO MEIO NO MOMENTO ADEQUADO DE SUA EVOLUÇÃO, O QUE IMPLICA “FALHAS” NAS TROCAS DO ORGANISMO COM O MEIO QUE, POR HIPÓTESE, DETERMINARIA UMA “FALHA” NO ASPÉCTO ENDÓGENO, OU SEJA, EM ALGO QUE DEIXARIA DE SER CONSTRUÍDO EM NÍVEL CEREBRAL.
SUJEITO HISTÓRICO AO MESMO TEMPO  SUJEITO DA HISTÓRIA CONSTRUTOR DA SUA HISTÓRIA UM SER ESPIRITUAL EM BUSCA DE TRANSCEDÊNCIA NUMA  VIAGEM INDIVIDUAL E COLETIVA EM BUSCA DO SIGNIFICADO DA VIDA.
MATÉTICA OU DIDÁTICA? MATÉTICA: CONJUNTO NORTEADORES QUE REGEM A APRENDIZAGEM. DIDÁTICA:  A ARTE DE ENSINAR.
CONCLUÍMOS Por tudo isso, temos a certeza de que com está a atual educação, da forma como ela continua sendo aplicada não mais atende aos interesses desta nova realidade de mundo globalizado, onde cada vez mais se faz necessário construir um cidadão mais ativo e menos passivo, dono de suas próprias opiniões e que saiba cada vez mais lidar com as novas tecnologias que surgiram e surgem a cada instante em toda parte do mundo, com a junção de todas essas novas idéias para esse novo paradigma educacional temos a certeza de que só assim é que será possível tornar tudo isso numa realidade concreta e que atenda principalmente aos interesses deste novo aprendiz.
Disciplina- Educação e Contemporaneidade  Professora- Josely Pereira Muniz Equipe- Norma Almeida, Barbara Guimarães,Marcelo, José Cesar
BIBLIOGRAFIA  MORAES, M.C.O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus(2003).

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Teorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo LibâneoTeorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo LibâneoThaís Razuki
 
Avaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagemAvaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagemGerdian Teixeira
 
Desenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_para
Desenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_paraDesenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_para
Desenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_paraJoão Piedade
 
Os paradigmas em educação
Os paradigmas em educaçãoOs paradigmas em educação
Os paradigmas em educaçãoAndréa Kochhann
 
TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLARTENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLARAndrea Maria de Jesus
 
Relação professor aluno
Relação professor alunoRelação professor aluno
Relação professor alunoRomes Heriberto
 
1.processo de ensino e aprendizagem
1.processo de ensino e aprendizagem1.processo de ensino e aprendizagem
1.processo de ensino e aprendizagemAlba Mate Mate
 
Plano nacional de educação
Plano nacional de educaçãoPlano nacional de educação
Plano nacional de educaçãoMarcelo Assis
 
A função Social da Escola
A função Social da EscolaA função Social da Escola
A função Social da EscolaSued Oliveira
 
Estágio e docência
Estágio e docênciaEstágio e docência
Estágio e docênciaNadia Biavati
 
A EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇAS
A EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇASA EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇAS
A EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇASPedagogo Santos
 
Saberes Docentes final
Saberes Docentes finalSaberes Docentes final
Saberes Docentes finalmefurb
 

Was ist angesagt? (20)

Relação Professor Aluno
Relação Professor Aluno Relação Professor Aluno
Relação Professor Aluno
 
Educação inclusiva
Educação inclusivaEducação inclusiva
Educação inclusiva
 
Teorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo LibâneoTeorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo Libâneo
 
inclusão escolar
inclusão escolarinclusão escolar
inclusão escolar
 
Avaliação Escolar
Avaliação EscolarAvaliação Escolar
Avaliação Escolar
 
Prática educativa, pedagogia e didática
Prática educativa, pedagogia e didáticaPrática educativa, pedagogia e didática
Prática educativa, pedagogia e didática
 
Avaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagemAvaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
 
Desenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_para
Desenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_paraDesenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_para
Desenvolvimento profissional docente_e_competencias_dos_professores_para
 
Os paradigmas em educação
Os paradigmas em educaçãoOs paradigmas em educação
Os paradigmas em educação
 
TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLARTENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
 
Relação professor aluno
Relação professor alunoRelação professor aluno
Relação professor aluno
 
1.processo de ensino e aprendizagem
1.processo de ensino e aprendizagem1.processo de ensino e aprendizagem
1.processo de ensino e aprendizagem
 
Ppt avaliação
Ppt avaliaçãoPpt avaliação
Ppt avaliação
 
Currículo
CurrículoCurrículo
Currículo
 
Plano nacional de educação
Plano nacional de educaçãoPlano nacional de educação
Plano nacional de educação
 
A função Social da Escola
A função Social da EscolaA função Social da Escola
A função Social da Escola
 
Estágio e docência
Estágio e docênciaEstágio e docência
Estágio e docência
 
Teorias Pedagógicas Modernas
Teorias Pedagógicas ModernasTeorias Pedagógicas Modernas
Teorias Pedagógicas Modernas
 
A EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇAS
A EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇASA EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇAS
A EDUCAÇÃO EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA, ACOLHENDO AS DIFERENÇAS
 
Saberes Docentes final
Saberes Docentes finalSaberes Docentes final
Saberes Docentes final
 

Andere mochten auch

CaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma Educacional
CaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma EducacionalCaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma Educacional
CaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma Educacionalntebrusque
 
Educação, paradígmas e tendências
Educação, paradígmas e tendênciasEducação, paradígmas e tendências
Educação, paradígmas e tendênciasPedagogiasoft
 
Novos Paradigmas na Educação
Novos Paradigmas na EducaçãoNovos Paradigmas na Educação
Novos Paradigmas na EducaçãoMarilena Jardim
 
Educação, paradigmas e tendências
Educação, paradigmas e tendênciasEducação, paradigmas e tendências
Educação, paradigmas e tendênciasEduardo Kerner
 
Em Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAo
Em Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAoEm Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAo
Em Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAoNorma Almeida
 
Um novo paradigma em educacao
Um novo paradigma em educacaoUm novo paradigma em educacao
Um novo paradigma em educacaoValany
 
Paradigma = modelo, padrão, exemplo
Paradigma = modelo, padrão, exemploParadigma = modelo, padrão, exemplo
Paradigma = modelo, padrão, exemploThiago Reis
 
Apresentação de slides pronto
Apresentação de slides prontoApresentação de slides pronto
Apresentação de slides prontocandidacbertao
 
Paradigmas emergentes
Paradigmas emergentesParadigmas emergentes
Paradigmas emergentesJrojasmac
 
Paradigma - Como se forma um
Paradigma - Como se forma umParadigma - Como se forma um
Paradigma - Como se forma umgomesmpb
 
C:\Fakepath\Os Sete Saberes
C:\Fakepath\Os Sete SaberesC:\Fakepath\Os Sete Saberes
C:\Fakepath\Os Sete Saberesanaluciacola
 
Ciência política
Ciência política  Ciência política
Ciência política edd365
 
Paradigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmico
Paradigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmicoParadigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmico
Paradigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmicoAdriano Teixeira de Souza
 
Encontro com o Futuro - Mudança de Paradigmas
Encontro com o Futuro - Mudança de ParadigmasEncontro com o Futuro - Mudança de Paradigmas
Encontro com o Futuro - Mudança de ParadigmasJorge Borges
 

Andere mochten auch (20)

CaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma Educacional
CaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma EducacionalCaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma Educacional
CaracteríSticas Do Antigo E Do Novo Paradigma Educacional
 
Paradigma emergente
Paradigma emergenteParadigma emergente
Paradigma emergente
 
Educação, paradígmas e tendências
Educação, paradígmas e tendênciasEducação, paradígmas e tendências
Educação, paradígmas e tendências
 
Novos Paradigmas na Educação
Novos Paradigmas na EducaçãoNovos Paradigmas na Educação
Novos Paradigmas na Educação
 
Educação, paradigmas e tendências
Educação, paradigmas e tendênciasEducação, paradigmas e tendências
Educação, paradigmas e tendências
 
Em Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAo
Em Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAoEm Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAo
Em Busca De Um Novo Paradigma Na EducaçAo
 
Um novo paradigma em educacao
Um novo paradigma em educacaoUm novo paradigma em educacao
Um novo paradigma em educacao
 
Paradigma = modelo, padrão, exemplo
Paradigma = modelo, padrão, exemploParadigma = modelo, padrão, exemplo
Paradigma = modelo, padrão, exemplo
 
Paulo freire
Paulo freire Paulo freire
Paulo freire
 
Os Novos Desafios dos Governos
Os Novos Desafios dos GovernosOs Novos Desafios dos Governos
Os Novos Desafios dos Governos
 
Simulado 2
Simulado 2Simulado 2
Simulado 2
 
Apresentação de slides pronto
Apresentação de slides prontoApresentação de slides pronto
Apresentação de slides pronto
 
Paradigmas emergentes
Paradigmas emergentesParadigmas emergentes
Paradigmas emergentes
 
Paradigma - Como se forma um
Paradigma - Como se forma umParadigma - Como se forma um
Paradigma - Como se forma um
 
C:\Fakepath\Os Sete Saberes
C:\Fakepath\Os Sete SaberesC:\Fakepath\Os Sete Saberes
C:\Fakepath\Os Sete Saberes
 
Ciência política
Ciência política  Ciência política
Ciência política
 
Paradigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmico
Paradigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmicoParadigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmico
Paradigmas de Linguagens de Programação - Escopo estático/dinâmico
 
O nascimento da ciencia experimental
O nascimento da ciencia experimentalO nascimento da ciencia experimental
O nascimento da ciencia experimental
 
Os Paradigmas
Os ParadigmasOs Paradigmas
Os Paradigmas
 
Encontro com o Futuro - Mudança de Paradigmas
Encontro com o Futuro - Mudança de ParadigmasEncontro com o Futuro - Mudança de Paradigmas
Encontro com o Futuro - Mudança de Paradigmas
 

Ähnlich wie Paradigma educacional emergente

Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelenteQuadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelenteE.E. Mario Martins Pereira
 
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelenteQuadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelenteAdriana Bueno
 
01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdf
01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdf01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdf
01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdfssuserdd552c1
 
Dialogos sobre educacao
Dialogos sobre educacaoDialogos sobre educacao
Dialogos sobre educacaoEdson Demarch
 
Aula iejo d om_valentino_ pedagogia da autonomia
Aula iejo   d om_valentino_ pedagogia da autonomiaAula iejo   d om_valentino_ pedagogia da autonomia
Aula iejo d om_valentino_ pedagogia da autonomiaNadia Leal
 
Vygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De Aula
Vygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De AulaVygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De Aula
Vygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De AulaEliane Almeida
 
Aprendizagem significativa da psicologia humanistica
Aprendizagem significativa da psicologia humanisticaAprendizagem significativa da psicologia humanistica
Aprendizagem significativa da psicologia humanisticaEvonaldo Gonçalves Vanny
 
Visão Psico SociolóGica Da Educação
Visão Psico SociolóGica Da EducaçãoVisão Psico SociolóGica Da Educação
Visão Psico SociolóGica Da EducaçãoFabiano Damiati
 
PPP - E.E.B. Alexandre Ternes Filho
PPP - E.E.B. Alexandre Ternes FilhoPPP - E.E.B. Alexandre Ternes Filho
PPP - E.E.B. Alexandre Ternes FilhoAna Paula Silva
 
Educação e Regras de Ética
Educação e Regras de ÉticaEducação e Regras de Ética
Educação e Regras de ÉticaSilvana
 

Ähnlich wie Paradigma educacional emergente (20)

12 ensino e aprendizagem
12 ensino e aprendizagem12 ensino e aprendizagem
12 ensino e aprendizagem
 
2. escola e conhecimento
2. escola e conhecimento2. escola e conhecimento
2. escola e conhecimento
 
Introdução ao pensamento de baktin
Introdução ao pensamento de baktinIntrodução ao pensamento de baktin
Introdução ao pensamento de baktin
 
Pedagogia da autonomia
Pedagogia da autonomiaPedagogia da autonomia
Pedagogia da autonomia
 
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelenteQuadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
 
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelenteQuadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
Quadro resumo conhecimentos pedagógicos excelente
 
G ped didp_3_1_05
G ped didp_3_1_05G ped didp_3_1_05
G ped didp_3_1_05
 
01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdf
01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdf01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdf
01.-Super-Apostila-1-Conhecimentos-Pedagógicos.pdf
 
Dialogos sobre educacao
Dialogos sobre educacaoDialogos sobre educacao
Dialogos sobre educacao
 
G ped didp_3_1_05
G ped didp_3_1_05G ped didp_3_1_05
G ped didp_3_1_05
 
Aula iejo d om_valentino_ pedagogia da autonomia
Aula iejo   d om_valentino_ pedagogia da autonomiaAula iejo   d om_valentino_ pedagogia da autonomia
Aula iejo d om_valentino_ pedagogia da autonomia
 
Vygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De Aula
Vygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De AulaVygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De Aula
Vygotsky E O Papel Das InteraçõEs Sociais Em Sala De Aula
 
Aprendizagem significativa da psicologia humanistica
Aprendizagem significativa da psicologia humanisticaAprendizagem significativa da psicologia humanistica
Aprendizagem significativa da psicologia humanistica
 
Curso de didática
Curso de didáticaCurso de didática
Curso de didática
 
G ped didp_3_1_04
G ped didp_3_1_04G ped didp_3_1_04
G ped didp_3_1_04
 
Visão Psico SociolóGica Da Educação
Visão Psico SociolóGica Da EducaçãoVisão Psico SociolóGica Da Educação
Visão Psico SociolóGica Da Educação
 
PPP - E.E.B. Alexandre Ternes Filho
PPP - E.E.B. Alexandre Ternes FilhoPPP - E.E.B. Alexandre Ternes Filho
PPP - E.E.B. Alexandre Ternes Filho
 
Livro de Didatica
Livro de DidaticaLivro de Didatica
Livro de Didatica
 
Educação e Regras de Ética
Educação e Regras de ÉticaEducação e Regras de Ética
Educação e Regras de Ética
 
1_carvalho.pdf
1_carvalho.pdf1_carvalho.pdf
1_carvalho.pdf
 

Mehr von Norma Almeida

Revolucao inglesa (1)
Revolucao inglesa (1)Revolucao inglesa (1)
Revolucao inglesa (1)Norma Almeida
 
Populismo na america-latina
Populismo na america-latinaPopulismo na america-latina
Populismo na america-latinaNorma Almeida
 
Orientemedio parte1 170520101843 (2)
Orientemedio parte1 170520101843 (2)Orientemedio parte1 170520101843 (2)
Orientemedio parte1 170520101843 (2)Norma Almeida
 
O processo de descolonização da ásia e da áfrica
O processo de descolonização da ásia e da áfricaO processo de descolonização da ásia e da áfrica
O processo de descolonização da ásia e da áfricaNorma Almeida
 
Haiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xx
Haiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xxHaiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xx
Haiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xxNorma Almeida
 
Rumos de um mundo global
Rumos de um mundo globalRumos de um mundo global
Rumos de um mundo globalNorma Almeida
 
Arte Afro Brasileira PóS
Arte Afro Brasileira PóSArte Afro Brasileira PóS
Arte Afro Brasileira PóSNorma Almeida
 
Graffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De RuaGraffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De RuaNorma Almeida
 
Graffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De RuaGraffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De RuaNorma Almeida
 

Mehr von Norma Almeida (18)

Revolucoes
RevolucoesRevolucoes
Revolucoes
 
Rev industrial
Rev industrialRev industrial
Rev industrial
 
Iluminismo
IluminismoIluminismo
Iluminismo
 
áFrica
áFricaáFrica
áFrica
 
Revolucao inglesa (1)
Revolucao inglesa (1)Revolucao inglesa (1)
Revolucao inglesa (1)
 
Populismo na america-latina
Populismo na america-latinaPopulismo na america-latina
Populismo na america-latina
 
Orientemedio parte1 170520101843 (2)
Orientemedio parte1 170520101843 (2)Orientemedio parte1 170520101843 (2)
Orientemedio parte1 170520101843 (2)
 
Oriente médio
Oriente médioOriente médio
Oriente médio
 
O processo de descolonização da ásia e da áfrica
O processo de descolonização da ásia e da áfricaO processo de descolonização da ásia e da áfrica
O processo de descolonização da ásia e da áfrica
 
Haiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xx
Haiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xxHaiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xx
Haiti,cuba,chile,nicarágua e colômbia no século xx
 
Rumos de um mundo global
Rumos de um mundo globalRumos de um mundo global
Rumos de um mundo global
 
Arte Afro Brasileira PóS
Arte Afro Brasileira PóSArte Afro Brasileira PóS
Arte Afro Brasileira PóS
 
Religiosidade
ReligiosidadeReligiosidade
Religiosidade
 
íNdios
íNdiosíNdios
íNdios
 
Graffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De RuaGraffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De Rua
 
Graffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De RuaGraffite Como Arte De Rua
Graffite Como Arte De Rua
 
éTica X Educacao
éTica X EducacaoéTica X Educacao
éTica X Educacao
 
Cultura Afro
Cultura AfroCultura Afro
Cultura Afro
 

Paradigma educacional emergente

  • 2. PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE Aqui a escola é posta a toda prova levando em consideração a todos os mecanismos a qual é dotada com relação ao aluno como o todo, que vai desde sua aprendizagem, passando pela sua transformação como pessoa humana não mecanizada, mas com visão, mentalidade, discernimento e opinião própria e particular de seu próprio ser. Ela na realidade vem com uma missão que há tão pouco tempo era quase impossível de se imaginar que seríamos quase que obrigado a mudar pelas circunstâncias de que antes pensávamos mais em um ensino mais burocrático e mecanizado, onde apenas se levava em consideração a aprendizagem pura e simples através de métodos repetitivos e seu currículo era feito ou proposto separadamente sem levar em consideração quais seriam as principais necessidades do aluno. Algo positivo neste pensamento é que agora em diante mais e mais iremos colocar em foco uma gama de discussões que levem a melhoria na qualidade desta escola sem se preocupar muito com a quantidade ou volume daquilo que é ensinado.
  • 3. MUDANÇAS HISTÓRICAS No universo do ensino e da aprendizagem requer um aprofunda mudança não só na mentalidade dos próprios educadores aqueles que estão diretamente interligados com o aluno no seu dia a dia, mas também em todos os que tratam desta questão como as autoridades que são responsáveis pelas diretrizes e os princípios norteadores da própria educação atual, todos sem exceção temos que levar em consideração todas as necessidades e características individuais de cada aluno na construção do conhecimento de cada aprendiz.
  • 4. A PROCURA DE UM REFERENCIAL TEORICO O grande problema da Educação decorre do modelo da ciência que prevalece num certo momento histórico e que influenciam as questões epistemológicas e as teorias de aprendizagem das quais derivam a mediação pedagógica e suas práticas correspondentes. Acreditamos na existência de um diálogo entre o modelo da ciência, as teorias de aprendizagem e as atividades pedagógicas desenvolvidas, pois toda formulação teórica traz consigo um paradigma do qual decorre todo um sistema de valores que influencia não somente o processo de construção do conhecimento, mas também a maneira de ser, de fazer e de viver/conviver. Na prática do professor encontram-se subjacentes modelos de educação e de escola fundamentados em determinadas teorias do conhecimento e da aprendizagem. Ao mesmo tempo em que a educação é influenciada pelos paradigmas, aquela também o determina. O modelo de paradigmas que explica a nossa relação com a natureza e com a própria vida, esclarece também a maneira como apreendemos e compreendemos o mundo, mostrando que o indivíduo ensina e constrói o conhecimento a partir de como ele compreende a realização desses processos.
  • 5. Uma ciência do passado produz uma escola morta, dissociada da realidade, do mundo e da vida. Uma educação sem vida produz seres incompetentes, incapazes de pensar, de construir e reconstruir conhecimento. Uma escola morta, voltada para uma educação do passado, produz indivíduos incapazes de se auto-conhecerem como fonte criadora e gestora de sua própria vida, como indivíduos autores de sua própria história e responsáveis pela sua trajetória de vida. Acreditamos que as coisas não mudam na educação, principalmente, pelas dificuldades enfrentadas por todos aqueles que nela exercem as suas atividades profissionais, ao tentarem se adaptar a uma nova cultura de trabalho que, por sua vez, requer, mais do que nunca, uma profunda revisão na maneira de ensinar e de aprender. Embora quase todos percebam que o mundo ao redor está se transformando de forma bastante acelerada, entretanto, a grande maioria dos professores ainda continua privilegiando a velha maneira com que foram ensinados, reforçando o velho ensino, afastando o aprendiz do seu próprio processo de construção do conhecimento, conservando, assim, um modelo de sociedade que produz seres incompetentes, incapazes de criar, pensar, construir e reconstruir conhecimento.
  • 6. DO ENSINO A APRENDIZAGEM O novo Paradigma da ciência, além de reintegrar o sujeito da construção do conhecimento,resgata também a importância do processo ao reconhecer que pensamento e conhecimento, como tudo da natureza, estão em holomovimento. Traz Também a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes. É uma visão ecológica que reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos e o perfeito entrosamento dos indivíduos e das sociedades nos processos cíclicos da natureza. Através desta percepção ecológica, podemos reconhecer a existência de uma consciência de unidade da teia da vida, a interdependência de suas múltiplas manifestações, seus ciclos de mudanças e de transformações. Este modelo enfatiza a consciência do estado de inter-relação e de interdependência essencial a todos os fenômenos - físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais. E, desta forma, também os educacionais, que transcendem fronteiras disciplinares e conceituais.
  • 7. Chiarottino(1984),Piaget distingue aprendizagem e conhecimento. Aprender, para ele, é saber realizar. Conhecer é compreender e distinguir as relações necessárias , é atribuir significado às coisas, levando em conta não apenas o atual e o explícito, o passado o possível e o implícito. Conhecer um objeto segundo Piaget é agir sobre ele,transformá-lo, aprendendo os mecanismos dessa transformação vinculadas as ações transformadoras. Para Piaget o problema da aprendizagem implica o problema do conhecimento. É um processo de construção completo no qual o que é recebido do objeto e o que é constituição do Sujeito estão indivisivelmente unidos; esse não é um processo em que o individuo se limite a receber ou reagir automaticamente ao que é recebido.
  • 8.
  • 9.
  • 10. PERCEPÇÃO ECOLÓGICA DO MUNDO FLEXIBILIDADE PLASTICIDADE INTERATIVIDADE CRIATIVIDADE AUTONOMIA INTEGRAÇÃO COOPERAÇÃO AUTO-ORGANIZAÇÃO
  • 11. EM VEZ DE ORDEM A DESORDEM CRESCENTE A CRIATIVIDADE E O ACIDENTE. DO CAOS, SURGEM A ESPERANÇA. A CRIATIVIDADE, O DIÁLOGO E A AUTO ORGANIZAÇÃO CONSTRUTIVA. NO LUGAR DA ESTABILIDADE E DO DETERMINISMO, TEMOS A INSTABILIDADE, AS FRUSTAÇÕES E AS BIFURCAÇÕES.
  • 12. QUE TIPO DE SERVIÇO NOSSA ESCOLA PRESTA? HOMEM, MUNDO E NATUREZA SÃO COISAS SEPARADAS? O MUNDO É ALGO EXTERNO AO INDIVÍDUO? UMA ESCOLA BUROCRÁTICA, HIERÁQUICA, RÍGIDA? ESCOLA DESCONECTADA DA REALIDADE, PARALISADA NO TEMPO E NO ESPAÇO?
  • 13. FORMAÇÃO OU DEFORMAÇÃO ESSA ESCOLA OFERECE? COMO SAIR DE ESQUEMAS RÍGIDOS E ESTRUTURADOS PARA SISTEMAS MAIS LEVES, ABERTOS,DINÂMICOS, SOLTOS, AMPLOS E FLEXÍVEIS? MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS? MUDANÇAS CURRICULARES? NOVAS METODOLOGIAS? NOVAS PAUTAS EDUCACIONAIS, NOVOS CAMINHOS E NOVOS RUMOS?
  • 14. AS NOVAS PAUTAS: ESCOLA? UMA NOVA MISSÃO SEGUNDO KENNETH JOHNSTON(1993), A TAREFA DA ESCOLA ERA ATENDER A UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS, SERVIR AO PÚBLICO, UMA POPULAÇÃO TOTALMENTE AMORFA, UM TRATAMENTO IGUAL PARA TODOS, SEM CUIDAR DAS DIFERENÇAS, DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DE CADA INDIVIDUO.
  • 15. PARADIGMA TRADICIONAL BUROCRACIA ESTRUTURAS HIERARQUIZADAS REGRAS E CONTÔLES DITAS DE CIMA PELOS ESPECIALISTAS, DIRETORES, COORDENADORES, LONGE DOS ALUNOS. DISCIPLINAS SEPARADAS.
  • 16. ALUNO, SER INDIVISIVO! CORPO E MENTE. CÉREBRO E ESPÍRITO. LADO DIREITO E ESQUERDO. RAZÃO, SENSAÇÃO. INTELIGÊNCIA PARTICULAR. É UM SER ORIGINAL, SINGULAR, DIFERENTE E ÚNICO. ELE É O FOCO PRINCIPAL, UMA INDIVIDUALIDADE VIVA.
  • 17. FOCO DA NOVA ESCOLA, OU UM NOVO PARADIGMA O ALUNO, UM SER ESPECIAL, FOCO DA EDUCAÇÃO, TEM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, ESPECIAIS, QUE APRENDE, REPRESENTA, E UTILIZA O CONHECIMENTO DE FORMA DIFERENTE E DEVE SER EFETIVAMENTE ATENDIDO. ALUNOS DIFERENTES, MENTES DIFERENTES, CONSEQUÊNCIA? DIFERENTES FORMAS DE APRENDER.
  • 18. ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO, ADAPTAÇÃO E AUTO-ORGANIZAÇÃO O CONHECIMENTO NÃO É ALGO QUE SE TRANSMITE, QUE VEM DE FORA, É SIM CONSTRUÍDO MEDIANTE AÇÃO GLOBAL DO SUJEITO SOBRE O OBJETO,CONSTITUÍDO PELO MEIO FÍSICO OU SOCIAL E PELA REPERCUSSÃO DESSA AÇÃO SOBRE SI MESMO.
  • 19. POR QUE AS CRIANÇAS NÃO APRENDEM PARA CHIAROTTINO (1984), FUNDAMENTADA EM PIAGET, A CAUSA DOS DÉFICITS DE NOSSAS CRIANÇAS ESTÁ NA FALTA DE ESTIMULAÇÃO DO MEIO NO MOMENTO ADEQUADO DE SUA EVOLUÇÃO, O QUE IMPLICA “FALHAS” NAS TROCAS DO ORGANISMO COM O MEIO QUE, POR HIPÓTESE, DETERMINARIA UMA “FALHA” NO ASPÉCTO ENDÓGENO, OU SEJA, EM ALGO QUE DEIXARIA DE SER CONSTRUÍDO EM NÍVEL CEREBRAL.
  • 20. SUJEITO HISTÓRICO AO MESMO TEMPO SUJEITO DA HISTÓRIA CONSTRUTOR DA SUA HISTÓRIA UM SER ESPIRITUAL EM BUSCA DE TRANSCEDÊNCIA NUMA VIAGEM INDIVIDUAL E COLETIVA EM BUSCA DO SIGNIFICADO DA VIDA.
  • 21. MATÉTICA OU DIDÁTICA? MATÉTICA: CONJUNTO NORTEADORES QUE REGEM A APRENDIZAGEM. DIDÁTICA: A ARTE DE ENSINAR.
  • 22. CONCLUÍMOS Por tudo isso, temos a certeza de que com está a atual educação, da forma como ela continua sendo aplicada não mais atende aos interesses desta nova realidade de mundo globalizado, onde cada vez mais se faz necessário construir um cidadão mais ativo e menos passivo, dono de suas próprias opiniões e que saiba cada vez mais lidar com as novas tecnologias que surgiram e surgem a cada instante em toda parte do mundo, com a junção de todas essas novas idéias para esse novo paradigma educacional temos a certeza de que só assim é que será possível tornar tudo isso numa realidade concreta e que atenda principalmente aos interesses deste novo aprendiz.
  • 23. Disciplina- Educação e Contemporaneidade Professora- Josely Pereira Muniz Equipe- Norma Almeida, Barbara Guimarães,Marcelo, José Cesar
  • 24. BIBLIOGRAFIA  MORAES, M.C.O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus(2003).