SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 30
Atuação Exposição de trabalhos de estágio de licenciatura em artes visuais por Eleni Souza e Suzy Nobre
Introdução Montar uma galeria de trabalhos para essa disciplina de estágio, mais do que o cumprimento de uma tarefa é uma consumação sobre aquilo que escolhemos por profissão. Estagiar é um processo que começa tímido, sem direção e conhecimentos prévios, já que o que nos vem pela frente é apenas um explorar neste ambiente complexo que é a instituição escolar, com suas peculiaridades, planejamento, direção, corpo de professores e alunos.   Neste primeiro momento, ainda não se sabe qual será o seu papel dentro desta interligada rede de conhecimentos: logo de cara, percebemos o que é ser arte/educador em escolas públicas e como vencer um currículo ou planejamento de uma atividade, se apenas nos são concedidas duas aulas semanais. Portanto, como licenciandas em Artes Visuais, questionamos sobre como aprofundar conhecimentos nas variadas linguagens da arte sem ter um maior tempo para que isso ocorra. Certamente essas são perguntas que pesquisadores em Arte/Educação buscam responder, mas ainda encontram um espaço delimitado, visto que o seu ensino é sempre colocado em segundo plano.
E é essa visão distorcida que presenciamos nas escolas e em sala de aula. Todavia, ser um arte/educador comprometido com seus propósitos hoje, no Brasil, é fazer com o mínino o máximo, já que depende de nós, também, a construção desta mudança no ensino das Artes, suplantando a estática da sala de aula, rumo a outras direções além de paredes e quadros negros, como ocorreu com as atividades propostas em nossas regências e agora apresentadas nessa galeria.   Essa galeria que é uma pequena parte dessa vivência. Um retrato reduzido de diversas experiências. Um álbum de recordações de momentos bons e ruins. Um processo duplo, uma construção coletiva entre companheiras para a exposição de experimentações distintas, porém ao mesmo tempo interligadas por momentos partilhados em discussões acerca delas. Suzy na escola Maria Elisa e Eleni na Alceu Gomes, escolas nas quais durante esses meses buscaram o sentido de serem arte/educadoras, portanto, em atuação expomos não somente o nosso desempenho, mas a nossa auto-afirmação, pois só a vivência em sala de aula (e também fora dela) nos é capaz de responder quando e como estaremos preparadas para assumir esse importante papel de atoras na construção de conhecimento que não o nosso próprio.
Sobre a Galeria A galeria é um apanhado de imagens colhidas durante os ensaios do projeto Bate Lata, desenvolvido pela estagiária Eleni Souza na EE Alceu Gomes da Silva; da cobertura de um evento cultural coordenado por professores da EE Profª Maria Elisa de Oliveira com a participação da estagiária Suzy Nobre; e do material produzido pelos alunos de duas classes do Ensino Fundamental Ciclo II em oficinas criativas organizadas pela estagiária Suzy Nobre na mesma escola.
As Escolas EE Profª Maria Elisa de Oliveira   São Miguel Arcanjo EE Prof. Alceu Gomes da Silva  Itapetininga
Alceu Gomes Equipe pedagógica Jardim interno
Maria Elisa de Oliveira Sala multimídia Pátio interno
Os Alunos  6º ano – Alceu Gomes  7ª série – Maria Elisa de Oliveira
Projeto Bate LateDança e Percussão Alceu Gomes de Silva
Sobre o Projeto Bate Lata O projeto Bate Lata de percussão com material reciclado e o grupo de dança conta com a participação de aproximadamente 80 alunos. Inicialmente o projeto previa os 6º e 7º anos, todavia, despertou a curiosidade das 8ª e 9ªs séries, o que levou à uma expansão.   Sua execução exige muita elaboração e, devido ao pouco tempo disponível, dedico ao projeto apenas 03:00H semanais, subdivididas entre a bateria de lata e o grupo de dança. Queria que ele se tornasse algo exeqüível, assim, optei por uma música conhecida por eles, que é Berimbau Metalizado, interpretada por Ivete Sangalo.   Segundo os PCNs e a Proposta vigente no Estado de São Paulo para o ensino de arte, busquei unir num só projeto dois elementos estudados por estas séries que são a música e a dança, já que em minha opinião, poucos são os arte/educadores preparados para o trabalho com estas linguagens.
Sobre o Projeto Bate Lata É perceptível neste estágio do projeto, como a proposta mexeu e movimentou a vida dos alunos. Ao final de cada oficina, eles não querem parar e reclamam por isso. Cantam berimbau metalizado enquanto ensaiam, e levam a serio os ensaios fora da hora marcada (principalmente o grupo de dança, composto por 68 meninas, que dizem ensaiar durante os intervalos e em casa, o que é perceptível devido à evolução dos movimentos e da sincronia).    Trabalhamos as coreografias juntas, numa proposta de construção do conhecimento mutua. A oficina de produção dos instrumentos da bateria de lata também foi um sucesso e os alunos trouxeram os mais diversificados materiais passíveis de tirar som, como tampas de garrafas, pets, latinhas, cabos de vassoura, baldes, tampas de alumínio entre outras coisas. Para contextualizar o trabalho, explanei para eles sobre o grupo STOMP e lhes prometi exibir um vídeo com uma apresentação desse grupo.  
Sobre o Projeto Bate Lata Saliento que esta experiência está me dando um novo olhar, repleto de possibilidades e que me leva a constatar que a arte ultrapassa os limites da sala de aula, assim, giz e lousa não me bastarão, já que aprecio um ensino de arte criativo e inovador. É muito bom sentir que um projeto de regência escorre do papel e começa a fazer a diferença no ensino/aprendizagem dos alunos, perceptível em seu interesse, em sua interação entre educador/aluno.  
Vídeos dos ensaios Clique na imagem para exibir o vídeo
Inicio das oficinas Agosto/2010 Coreografia percussão
Ensaio- percussão Ago/10 Ensaio- coreografia Ago/10
Evento:Festival de Música e Mostra de Artes Novembro/2010 Maria Elisa de Oliveira
Sobre o Evento O evento foi o “Festival de Música e Mostra de Artes Alice Galvão”, realizado no dia 12 de novembro na EE Profª Maria Elisa de Oliveira, em São Miguel Arcanjo. O festival abriu espaço para a apresentação de diversas manifestações artísticas de alunos da escola, professores e artistas da comunidade.    Foram organizados espaços para a apresentação de bandas, grupos de dança, um sarau de poesias, cuja declamação foi acompanhada por uma pequena orquestra de cordas e uma sala para a exposição de telas e esculturas.    O público foi constituído da comunidade escolar e do entorno. Para a realização do evento foram captados recursos com comerciantes locais, venda de ingressos e alimentos e bebidas. Esses recursos serão revertidos para a escola.
Dança Dança cigana Dança de rua
Apresentações Clique nas imagens para exibir os vídeos
Literatura Alunos do Ensino Médio e EJA se apresentam em Sarau de Poesia
Música Banda de pop rock formada por alunos do Ensino Médio Banda estilo sertanejo universitário Pop – alunos do Ensino Médio
Artes Visuais  Exposição de esculturas de Artistas locais
Artes Visuais  Telas de alunos, professores e artistas locais
Oficinas Criativas:Arte Postal e FotonovelaNovembro/2010 Maria Elisa de Oliveira
Sobre as Oficinas Criativas Oficina de Arte Postal – os alunos conheceram um pouco da história dessa modalidade artística, foram auxiliados no processo de criação de cartões postais virtuais e estimulados a criar seus próprios postais a partir da escolha de um entre três temas: televisão, escola ou comunicação. Os postais foram enviados entre o grupo, formando assim uma rede de arte postal, como muitas que já foram criadas pelo mundo afora!  Oficina de Fotonovela - aqui os grupos foram assistidos na elaboração de um roteiro de uma história curta, também com a opção de escolha entre 3 temas que fazem parte do universo dos adolescentes: a escola, a tecnologia e a televisão. Foram elaborados storyboards e fotografadas as cenas, depois esse material foi editorado no formato de uma fotonovela.
Oficinas de Arte e Tecnologia:         Arte Postal Produção de Johny Borges (16 anos) Participantes da oficina na sala do Acessa Escola Produção de Juliana Kerne (12 anos)
Oficinas de Arte e Tecnologia: Fotonovela Tema: tecnologia (alunos da 8ª série) Tema: televisão (alunos da 6ª série)
GALERIA ATUAÇÃO Trabalho apresentado para a disciplina  Estágio Supervisionado em Artes Visuais-3 Professora autora: Lisa MinariHargreaves Tutora: Juliana Maciel Alunas: Eleni J. Souza e Suzy Nobre UAB – Universidade Aberta do Brasil UnB – Universidade de Brasília Polo Itapetininga

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

23416525 arte-planos-de-aula
23416525 arte-planos-de-aula23416525 arte-planos-de-aula
23416525 arte-planos-de-aula
Eduardo Lopes
 
Projeto interdisciplinar arte e educação
Projeto interdisciplinar   arte e educaçãoProjeto interdisciplinar   arte e educação
Projeto interdisciplinar arte e educação
lina1974
 
Artes na educação infantil
Artes na educação infantil Artes na educação infantil
Artes na educação infantil
Michelle Rosa
 
Metodologia do-ensino-de-arte
Metodologia do-ensino-de-arteMetodologia do-ensino-de-arte
Metodologia do-ensino-de-arte
Augusto Pinto
 
Prova Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médioProva Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médio
Geo Honório
 

Was ist angesagt? (20)

Projeto Fazendo Arte
Projeto Fazendo ArteProjeto Fazendo Arte
Projeto Fazendo Arte
 
Plano anual 2º período 2011 simone drumond
Plano anual 2º período 2011   simone drumondPlano anual 2º período 2011   simone drumond
Plano anual 2º período 2011 simone drumond
 
Planos de aulas de 1 a 12
Planos de aulas de 1 a 12Planos de aulas de 1 a 12
Planos de aulas de 1 a 12
 
Planejamento ArtesVisuais
Planejamento  ArtesVisuaisPlanejamento  ArtesVisuais
Planejamento ArtesVisuais
 
A presença da arte na educação infantil
A presença da arte na educação infantilA presença da arte na educação infantil
A presença da arte na educação infantil
 
23416525 arte-planos-de-aula
23416525 arte-planos-de-aula23416525 arte-planos-de-aula
23416525 arte-planos-de-aula
 
Projeto interdisciplinar arte e educação
Projeto interdisciplinar   arte e educaçãoProjeto interdisciplinar   arte e educação
Projeto interdisciplinar arte e educação
 
TÉCNICAS DE PINTURAS: USOS E POSSIBILIDADES EM AULAS DE ARTES, NO ENSINO FUND...
TÉCNICAS DE PINTURAS: USOS E POSSIBILIDADES EM AULAS DE ARTES, NO ENSINO FUND...TÉCNICAS DE PINTURAS: USOS E POSSIBILIDADES EM AULAS DE ARTES, NO ENSINO FUND...
TÉCNICAS DE PINTURAS: USOS E POSSIBILIDADES EM AULAS DE ARTES, NO ENSINO FUND...
 
Artes na educação infantil
Artes na educação infantil Artes na educação infantil
Artes na educação infantil
 
Sequencia didatica arte
Sequencia didatica arteSequencia didatica arte
Sequencia didatica arte
 
23416525 arte-planos-de-aula
23416525 arte-planos-de-aula23416525 arte-planos-de-aula
23416525 arte-planos-de-aula
 
Projeto tarsila
Projeto tarsilaProjeto tarsila
Projeto tarsila
 
Plano de aula 2: Pinturas que Contam Histórias II: Produção de Obras de arte ...
Plano de aula 2: Pinturas que Contam Histórias II: Produção de Obras de arte ...Plano de aula 2: Pinturas que Contam Histórias II: Produção de Obras de arte ...
Plano de aula 2: Pinturas que Contam Histórias II: Produção de Obras de arte ...
 
Metodologia do-ensino-de-arte
Metodologia do-ensino-de-arteMetodologia do-ensino-de-arte
Metodologia do-ensino-de-arte
 
Plano de Aula de Artes.docx
Plano de Aula de Artes.docxPlano de Aula de Artes.docx
Plano de Aula de Artes.docx
 
Projeto Sala de Leitura PPT
Projeto Sala de Leitura PPTProjeto Sala de Leitura PPT
Projeto Sala de Leitura PPT
 
ARTES VISUAIS: LEITURA DE IMAGEM E A APURAÇÃO DO OLHAR PARA O ENSINO DA ARTE
ARTES VISUAIS: LEITURA DE IMAGEM E A APURAÇÃO DO OLHAR PARA O ENSINO DA ARTEARTES VISUAIS: LEITURA DE IMAGEM E A APURAÇÃO DO OLHAR PARA O ENSINO DA ARTE
ARTES VISUAIS: LEITURA DE IMAGEM E A APURAÇÃO DO OLHAR PARA O ENSINO DA ARTE
 
Arte Africana
Arte AfricanaArte Africana
Arte Africana
 
Arte Africana
Arte Africana Arte Africana
Arte Africana
 
Prova Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médioProva Artes 1 ano médio
Prova Artes 1 ano médio
 

Ähnlich wie Estágio Supervisionado em Artes Visuais-3

ReflexãO CríTica Didatica Evt
ReflexãO CríTica Didatica EvtReflexãO CríTica Didatica Evt
ReflexãO CríTica Didatica Evt
Alfredo Lopes
 
Artes 5ª série vol 1
Artes 5ª série vol 1Artes 5ª série vol 1
Artes 5ª série vol 1
nicholasfavaro
 
Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...
Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...
Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...
pibiduergsmontenegro
 
Caderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7a
Caderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7aCaderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7a
Caderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7a
Andréa Gonçalves
 
Apresentação da escola estadual lauro barreira
Apresentação da escola estadual lauro barreiraApresentação da escola estadual lauro barreira
Apresentação da escola estadual lauro barreira
Rosirlei Burian
 
(Jornal escolar palavras d'encanta 7.ª edição
(Jornal escolar   palavras d'encanta 7.ª edição(Jornal escolar   palavras d'encanta 7.ª edição
(Jornal escolar palavras d'encanta 7.ª edição
maxteles2004
 
Trabalho Prática de Ensino Maio13
Trabalho Prática de Ensino Maio13Trabalho Prática de Ensino Maio13
Trabalho Prática de Ensino Maio13
Ana Polo
 
Portfolio PROETI CARLOS CHAGAS
Portfolio PROETI CARLOS CHAGASPortfolio PROETI CARLOS CHAGAS
Portfolio PROETI CARLOS CHAGAS
equipente
 
Relatório pibid montenegro, cristina
Relatório pibid montenegro, cristinaRelatório pibid montenegro, cristina
Relatório pibid montenegro, cristina
pibiduergsmontenegro
 
Cronograma compartilhando saberes
Cronograma compartilhando saberesCronograma compartilhando saberes
Cronograma compartilhando saberes
ailzafreitas
 

Ähnlich wie Estágio Supervisionado em Artes Visuais-3 (20)

ReflexãO CríTica Didatica Evt
ReflexãO CríTica Didatica EvtReflexãO CríTica Didatica Evt
ReflexãO CríTica Didatica Evt
 
Artes 5ª série vol 1
Artes 5ª série vol 1Artes 5ª série vol 1
Artes 5ª série vol 1
 
ARTE CONTEMPORÂNEA, EXPERIÊNCIAS DE ACUMULAÇÃO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE CONTEMPORÂNEA, EXPERIÊNCIAS DE ACUMULAÇÃO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALARTE CONTEMPORÂNEA, EXPERIÊNCIAS DE ACUMULAÇÃO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE CONTEMPORÂNEA, EXPERIÊNCIAS DE ACUMULAÇÃO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
Projeto mosaicos 2011 profª silvana
Projeto mosaicos 2011 profª silvanaProjeto mosaicos 2011 profª silvana
Projeto mosaicos 2011 profª silvana
 
Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...
Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...
Do mundo das ideias ao mundo da realidade, pensando e executando ações intred...
 
O ENSINO DA XILOGRAVURA PARA ALUNOS DO 7º ANO NA ESCOLA NÂNZIO MAGALHÃES EM F...
O ENSINO DA XILOGRAVURA PARA ALUNOS DO 7º ANO NA ESCOLA NÂNZIO MAGALHÃES EM F...O ENSINO DA XILOGRAVURA PARA ALUNOS DO 7º ANO NA ESCOLA NÂNZIO MAGALHÃES EM F...
O ENSINO DA XILOGRAVURA PARA ALUNOS DO 7º ANO NA ESCOLA NÂNZIO MAGALHÃES EM F...
 
Ateliê: uma análise sobre a relevância da sala ambiente para a prática das ar...
Ateliê: uma análise sobre a relevância da sala ambiente para a prática das ar...Ateliê: uma análise sobre a relevância da sala ambiente para a prática das ar...
Ateliê: uma análise sobre a relevância da sala ambiente para a prática das ar...
 
Caderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7a
Caderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7aCaderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7a
Caderno doaluno 2014_2017_vol2_baixa_lc_arte_ef_6s_7a
 
Projeto bandas
Projeto bandasProjeto bandas
Projeto bandas
 
Poesia em movimento. Aula prática de Dança
Poesia em movimento. Aula prática de DançaPoesia em movimento. Aula prática de Dança
Poesia em movimento. Aula prática de Dança
 
Caderno de Pesquisa - Partilhas Teatrais
Caderno de Pesquisa - Partilhas TeatraisCaderno de Pesquisa - Partilhas Teatrais
Caderno de Pesquisa - Partilhas Teatrais
 
Apresentação da escola estadual lauro barreira
Apresentação da escola estadual lauro barreiraApresentação da escola estadual lauro barreira
Apresentação da escola estadual lauro barreira
 
(Jornal escolar palavras d'encanta 7.ª edição
(Jornal escolar   palavras d'encanta 7.ª edição(Jornal escolar   palavras d'encanta 7.ª edição
(Jornal escolar palavras d'encanta 7.ª edição
 
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE NA ESCOLA PROFESSOR JOSE AUGUSTO DE ARAUJO.
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE NA ESCOLA PROFESSOR JOSE AUGUSTO DE ARAUJO.O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE NA ESCOLA PROFESSOR JOSE AUGUSTO DE ARAUJO.
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE NA ESCOLA PROFESSOR JOSE AUGUSTO DE ARAUJO.
 
Trabalho Prática de Ensino Maio13
Trabalho Prática de Ensino Maio13Trabalho Prática de Ensino Maio13
Trabalho Prática de Ensino Maio13
 
Portfolio PROETI CARLOS CHAGAS
Portfolio PROETI CARLOS CHAGASPortfolio PROETI CARLOS CHAGAS
Portfolio PROETI CARLOS CHAGAS
 
Web quest pré-história
Web quest   pré-históriaWeb quest   pré-história
Web quest pré-história
 
Relatório pibid montenegro, cristina
Relatório pibid montenegro, cristinaRelatório pibid montenegro, cristina
Relatório pibid montenegro, cristina
 
CADA QUAL COM SUA DANÇA Impressões sobre dança contemporânea a partir de leit...
CADA QUAL COM SUA DANÇA Impressões sobre dança contemporânea a partir de leit...CADA QUAL COM SUA DANÇA Impressões sobre dança contemporânea a partir de leit...
CADA QUAL COM SUA DANÇA Impressões sobre dança contemporânea a partir de leit...
 
Cronograma compartilhando saberes
Cronograma compartilhando saberesCronograma compartilhando saberes
Cronograma compartilhando saberes
 

Mehr von Suzy Nobre (7)

A Geometria da Arte
A Geometria da ArteA Geometria da Arte
A Geometria da Arte
 
Arte Naïf
Arte NaïfArte Naïf
Arte Naïf
 
Digi&Tal :: Exposição de Arte e Tecnologia
Digi&Tal :: Exposição de Arte e TecnologiaDigi&Tal :: Exposição de Arte e Tecnologia
Digi&Tal :: Exposição de Arte e Tecnologia
 
Fotonovela Grupo Arte Fato
Fotonovela Grupo Arte FatoFotonovela Grupo Arte Fato
Fotonovela Grupo Arte Fato
 
Lençóis Maranhenses
Lençóis MaranhensesLençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
 
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no BrasilGaleria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
Galeria de Arte - Expressionismo e Surrealismo no Brasil
 
Minha Vida de GIMPer
Minha Vida de GIMPerMinha Vida de GIMPer
Minha Vida de GIMPer
 

Kürzlich hochgeladen

Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
azulassessoria9
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
azulassessoria9
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
azulassessoria9
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
sh5kpmr7w7
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
azulassessoria9
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
rfmbrandao
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptxtensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
 
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
 

Estágio Supervisionado em Artes Visuais-3

  • 1. Atuação Exposição de trabalhos de estágio de licenciatura em artes visuais por Eleni Souza e Suzy Nobre
  • 2. Introdução Montar uma galeria de trabalhos para essa disciplina de estágio, mais do que o cumprimento de uma tarefa é uma consumação sobre aquilo que escolhemos por profissão. Estagiar é um processo que começa tímido, sem direção e conhecimentos prévios, já que o que nos vem pela frente é apenas um explorar neste ambiente complexo que é a instituição escolar, com suas peculiaridades, planejamento, direção, corpo de professores e alunos.   Neste primeiro momento, ainda não se sabe qual será o seu papel dentro desta interligada rede de conhecimentos: logo de cara, percebemos o que é ser arte/educador em escolas públicas e como vencer um currículo ou planejamento de uma atividade, se apenas nos são concedidas duas aulas semanais. Portanto, como licenciandas em Artes Visuais, questionamos sobre como aprofundar conhecimentos nas variadas linguagens da arte sem ter um maior tempo para que isso ocorra. Certamente essas são perguntas que pesquisadores em Arte/Educação buscam responder, mas ainda encontram um espaço delimitado, visto que o seu ensino é sempre colocado em segundo plano.
  • 3. E é essa visão distorcida que presenciamos nas escolas e em sala de aula. Todavia, ser um arte/educador comprometido com seus propósitos hoje, no Brasil, é fazer com o mínino o máximo, já que depende de nós, também, a construção desta mudança no ensino das Artes, suplantando a estática da sala de aula, rumo a outras direções além de paredes e quadros negros, como ocorreu com as atividades propostas em nossas regências e agora apresentadas nessa galeria.   Essa galeria que é uma pequena parte dessa vivência. Um retrato reduzido de diversas experiências. Um álbum de recordações de momentos bons e ruins. Um processo duplo, uma construção coletiva entre companheiras para a exposição de experimentações distintas, porém ao mesmo tempo interligadas por momentos partilhados em discussões acerca delas. Suzy na escola Maria Elisa e Eleni na Alceu Gomes, escolas nas quais durante esses meses buscaram o sentido de serem arte/educadoras, portanto, em atuação expomos não somente o nosso desempenho, mas a nossa auto-afirmação, pois só a vivência em sala de aula (e também fora dela) nos é capaz de responder quando e como estaremos preparadas para assumir esse importante papel de atoras na construção de conhecimento que não o nosso próprio.
  • 4. Sobre a Galeria A galeria é um apanhado de imagens colhidas durante os ensaios do projeto Bate Lata, desenvolvido pela estagiária Eleni Souza na EE Alceu Gomes da Silva; da cobertura de um evento cultural coordenado por professores da EE Profª Maria Elisa de Oliveira com a participação da estagiária Suzy Nobre; e do material produzido pelos alunos de duas classes do Ensino Fundamental Ciclo II em oficinas criativas organizadas pela estagiária Suzy Nobre na mesma escola.
  • 5. As Escolas EE Profª Maria Elisa de Oliveira São Miguel Arcanjo EE Prof. Alceu Gomes da Silva Itapetininga
  • 6. Alceu Gomes Equipe pedagógica Jardim interno
  • 7. Maria Elisa de Oliveira Sala multimídia Pátio interno
  • 8. Os Alunos 6º ano – Alceu Gomes 7ª série – Maria Elisa de Oliveira
  • 9. Projeto Bate LateDança e Percussão Alceu Gomes de Silva
  • 10. Sobre o Projeto Bate Lata O projeto Bate Lata de percussão com material reciclado e o grupo de dança conta com a participação de aproximadamente 80 alunos. Inicialmente o projeto previa os 6º e 7º anos, todavia, despertou a curiosidade das 8ª e 9ªs séries, o que levou à uma expansão.   Sua execução exige muita elaboração e, devido ao pouco tempo disponível, dedico ao projeto apenas 03:00H semanais, subdivididas entre a bateria de lata e o grupo de dança. Queria que ele se tornasse algo exeqüível, assim, optei por uma música conhecida por eles, que é Berimbau Metalizado, interpretada por Ivete Sangalo.   Segundo os PCNs e a Proposta vigente no Estado de São Paulo para o ensino de arte, busquei unir num só projeto dois elementos estudados por estas séries que são a música e a dança, já que em minha opinião, poucos são os arte/educadores preparados para o trabalho com estas linguagens.
  • 11. Sobre o Projeto Bate Lata É perceptível neste estágio do projeto, como a proposta mexeu e movimentou a vida dos alunos. Ao final de cada oficina, eles não querem parar e reclamam por isso. Cantam berimbau metalizado enquanto ensaiam, e levam a serio os ensaios fora da hora marcada (principalmente o grupo de dança, composto por 68 meninas, que dizem ensaiar durante os intervalos e em casa, o que é perceptível devido à evolução dos movimentos e da sincronia).   Trabalhamos as coreografias juntas, numa proposta de construção do conhecimento mutua. A oficina de produção dos instrumentos da bateria de lata também foi um sucesso e os alunos trouxeram os mais diversificados materiais passíveis de tirar som, como tampas de garrafas, pets, latinhas, cabos de vassoura, baldes, tampas de alumínio entre outras coisas. Para contextualizar o trabalho, explanei para eles sobre o grupo STOMP e lhes prometi exibir um vídeo com uma apresentação desse grupo.  
  • 12. Sobre o Projeto Bate Lata Saliento que esta experiência está me dando um novo olhar, repleto de possibilidades e que me leva a constatar que a arte ultrapassa os limites da sala de aula, assim, giz e lousa não me bastarão, já que aprecio um ensino de arte criativo e inovador. É muito bom sentir que um projeto de regência escorre do papel e começa a fazer a diferença no ensino/aprendizagem dos alunos, perceptível em seu interesse, em sua interação entre educador/aluno.  
  • 13.
  • 14. Vídeos dos ensaios Clique na imagem para exibir o vídeo
  • 15. Inicio das oficinas Agosto/2010 Coreografia percussão
  • 16. Ensaio- percussão Ago/10 Ensaio- coreografia Ago/10
  • 17.
  • 18. Evento:Festival de Música e Mostra de Artes Novembro/2010 Maria Elisa de Oliveira
  • 19. Sobre o Evento O evento foi o “Festival de Música e Mostra de Artes Alice Galvão”, realizado no dia 12 de novembro na EE Profª Maria Elisa de Oliveira, em São Miguel Arcanjo. O festival abriu espaço para a apresentação de diversas manifestações artísticas de alunos da escola, professores e artistas da comunidade.   Foram organizados espaços para a apresentação de bandas, grupos de dança, um sarau de poesias, cuja declamação foi acompanhada por uma pequena orquestra de cordas e uma sala para a exposição de telas e esculturas.   O público foi constituído da comunidade escolar e do entorno. Para a realização do evento foram captados recursos com comerciantes locais, venda de ingressos e alimentos e bebidas. Esses recursos serão revertidos para a escola.
  • 20. Dança Dança cigana Dança de rua
  • 21. Apresentações Clique nas imagens para exibir os vídeos
  • 22. Literatura Alunos do Ensino Médio e EJA se apresentam em Sarau de Poesia
  • 23. Música Banda de pop rock formada por alunos do Ensino Médio Banda estilo sertanejo universitário Pop – alunos do Ensino Médio
  • 24. Artes Visuais Exposição de esculturas de Artistas locais
  • 25. Artes Visuais Telas de alunos, professores e artistas locais
  • 26. Oficinas Criativas:Arte Postal e FotonovelaNovembro/2010 Maria Elisa de Oliveira
  • 27. Sobre as Oficinas Criativas Oficina de Arte Postal – os alunos conheceram um pouco da história dessa modalidade artística, foram auxiliados no processo de criação de cartões postais virtuais e estimulados a criar seus próprios postais a partir da escolha de um entre três temas: televisão, escola ou comunicação. Os postais foram enviados entre o grupo, formando assim uma rede de arte postal, como muitas que já foram criadas pelo mundo afora! Oficina de Fotonovela - aqui os grupos foram assistidos na elaboração de um roteiro de uma história curta, também com a opção de escolha entre 3 temas que fazem parte do universo dos adolescentes: a escola, a tecnologia e a televisão. Foram elaborados storyboards e fotografadas as cenas, depois esse material foi editorado no formato de uma fotonovela.
  • 28. Oficinas de Arte e Tecnologia: Arte Postal Produção de Johny Borges (16 anos) Participantes da oficina na sala do Acessa Escola Produção de Juliana Kerne (12 anos)
  • 29. Oficinas de Arte e Tecnologia: Fotonovela Tema: tecnologia (alunos da 8ª série) Tema: televisão (alunos da 6ª série)
  • 30. GALERIA ATUAÇÃO Trabalho apresentado para a disciplina Estágio Supervisionado em Artes Visuais-3 Professora autora: Lisa MinariHargreaves Tutora: Juliana Maciel Alunas: Eleni J. Souza e Suzy Nobre UAB – Universidade Aberta do Brasil UnB – Universidade de Brasília Polo Itapetininga