SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 20
O palanque popular na internet       www.minasparticipativa.net www.obrasilquequeremosser.net
cenário político: povo insatisfeito com o modelo Inúmeros aspectos estão amadurecendo para provocar mudanças profundas no sistema eleitoral e na forma de governar.  Presenciamos uma revolução econômica e política com o surgimento da integração e colaboração em massa .  Existe uma insatisfação generalizada não apenas com os governos que estão no poder, mas com o modelo de governança. Não se sentem engajados. Não sente que elegem, mas que são induzidos e, quando os governantes são empossados do poder,fazem coisas que não são relevantes para eles .  Os cidadãos sentem que não têm o poder  e nem a  opção de participar da organização  que legitimamente  elegeram e fazem parte. Não sabem que rumo tomar.Mas têm “querência” “cada um inteiro fazendo com forte gosto seu papel, desempenho.”
    Vivendo a democracia digital A democracia digital não deve ser reduzida a atos individuais de voto eletrônico ou participações esporádicas na administração Pública, como  audiências públicas e palpites em orçamento participativo.  Seus potenciais são muito mais amplos, poderosos e mais determinantes no exercício dos direitos cívicos e na participação do Governo.   A legítima democracia digital está intimamente ligada a novos sistemas de comunicações democráticas, a novos mecanismos de mediação e às possibilidades de organização política via Internet, com suas novas tecnologias. Cidadãos que dão as mãos e seguram o mouse para definir seu destino!
4 Eleição e construção coletiva A proposta da Rede MinasDecide é de eleição consciente de seus governantes e construção coletiva do Governo para que Minas continue avançando e se torne o melhor lugar para se viver.  E só se tornará esse lugar apenas com a eleição de um governo legítimo, eficaz, empreendedor, transparente, participativo que Minas Decide@Confirma nas próximas eleições.   “É no junto que sabe bem, Que a gente aprende melhor.”
    chegou a hora da inversão! A rede MINAS DECIDE inverte a lógica do sistema eleitoral atual: ao invés  da campanha eleitoral ser uma iniciativa dos  candidatos, partidos e coligações, os eleitores é que tomam a iniciativa de anteciparem a sua decisão, após analisar os perfis e realizações do candidatos. Os eleitores têm espaços e ferramentas para conhecer os candidatos e suas propostas,  expressando suas opiniões, demandas e aspirações.    É uma  iniciativa espontânea das localidades, das várias Minas, para estreitar as duas esferas da democracia: aquela que faz discursos para aquela que participa e decide. ,[object Object],[object Object]
O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que  se espalha indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais.  Não há um “chefe”, o que há é uma vontade coletiva de realizar o nosso objetivo: sabermos quem serão nossos governantes e votar com consciência  1998) “Mestre não é quem sempre ensina, Mas quem de repente aprende.”
O púlpito social dos candidatos ,[object Object]
A Rede MinasDecide Continuar promove os candidatos  que estão convencidos serem os mais capacitados para governar e representar: Anastasia para Governo de Minas, Aécio Neves para o Senado e Marina Silva para Presidente do Brasil.
A Rede acredita que: “ Quem estiver fora da internet, estará fora da política brasileira” . deputado Rodrigo Maia (DEM). Video na Internet: http://bit.ly/9XVd7bOu sejam: demonstram a oportunidade que querem dar à população de participar  não só da campanha e da execução  de seu Governo
     Desenvolvimento é missão de todos Reconhecendo a importância da participação democrática, o Governador  de Minas convoca todos para “a formação de uma grande aliança para o desenvolvimento de Minas, congregando esforços do Poder Público Estadual e Municipal, do setor privado e dos setores organizados da sociedade mineira.”   E reconhece que a participação de todos é fundamental. “Contagiar a sociedade e a administração pública deste sentimento positivo, de auto-estima e de confiança, para fazer um futuro melhor é compromisso estratégico de todas as lideranças comprometidas com o melhor futuro para Minas.” PMDI         “Para a consecução de arrojado plano, faz-se vital a participação e colaboração das forças vivas  de toda a sociedade...” PMDI “ Meu coração é que entende, ajuda minha ideia a requer e traçar.”
Aceitação do povo de                                                                            participar do convite do atual Governo A Rede MinaDecide é uma campanha popular  de afirmação de sua vontade de dar continuidade ao atual Governo e se propõe a ser a plataforma digital para um novo Governo efetivamente participativo visando consolidar o plano traçado de:   “ Construir um verdadeiro Estado para Resultados, o que significa garantir à população serviços públicos com alta qualidade, máximo índice de cobertura e aos menores custos.       O POVO E A SOCIEDADE MÃOS DADAS!   “ Agora que já principiamos e já andamos um caminho tão grande, ninguém nos faz virar e nem andar de fasto.”
    o palanque da sociedade mineira na Internet     A tecnologia está começando a criar uma nova gama de fóruns que permite o exercício da democracia na sua forma plena. Essa tecnologia extrapola o foro tradicional para a participação dos cidadãos – votando – para abordagens novas e inovadoras como o uso das mídias sociais na Internet.   ,[object Object],Queremos por um rosto humano na campanha eleitoral e torná-la mais aberta, transparente, participativa, animada. “ Somente com a alegria é que a gente realiza bem ...”
    a internet empoderando o povo ,[object Object]
Com o surgimento de novas tecnologias, novos meios são acessíveis a todos para promover o engajamento on-line, tanto no sentido individual como no coletivo, e criar novas diálogos entre os candidatos a representá-los no Governo e os cidadãos .
Quando entramos nesse mundo digital na internet, não precisamos mais deixar nossas casas para exercermos nossas liberdades cívicas e participar de uma mudança radical na política.“O que ninguém ainda não  tinha feito, a gente se sentia no poder de fazer.”
estratégia :  disponibilizar, engajar, ouvir, agir DISPONIBILIZAR, espaços de  comunicação, publicação e ferramentas tecnológicas OUVIR: as ideias, sugestões, demandas , propostas ENGAJAR, envolvendo e comprometendo os candidatos e cidadãos AGIR E DECIDIR e CONFIRMAR a decisão da maioria após conhecer e ponderar sobre os perfis e propostas dos candidatos ao governo
Tática: apoio gradual emescada: subindo os degraus do engajamento Promocional Mobiliza, Recruta outros Promove eventos Cria grupo e fóruns e modera Social Convida outros para a rede Publica imagens/vídeos Escreve nos blogs Interage nos grupos e fóruns Pessoal Cria seu perfil e se inscreve Faz comentários Inscreve-se para email/SMS Acompanha as redes sociais “Não convém a gente levantar  escândalo de começo, Só aos poucos é que o escuro é claro.”
      apoio subindo os degraus  do engajamento.   A rede oferece diversas formas para que todos conheçam o perfil e as propostas dos candidatos apresentados e se convençam de que eles são ideais, se envolvam estimulando  outras pessoas a se identificarem com eles, formem suas opiniões e suas convicções.   Firmando as convicções , as pessoas se envolvem e se mobilizam no  nível de engajamento que se disporem.      À Medida que esses apoiadores galgam novos degraus da escada, requer-se mais comprometimento e cria-se mais valor .    Esse processo vai criando “cabos eleitorais” espontâneos, voluntários que disseminam suas convicções, viralmente, para os demais pontos da malha.
de 1+1 para disseminação viral   ,[object Object]
A corrente começa com um elo, que junta-se a outro elo, formando um grande movimento UM + UM

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Brasil participativo
Brasil participativoBrasil participativo
Brasil participativominasdecide
 
Brasil participativo
Brasil participativoBrasil participativo
Brasil participativominasdecide
 
O Impacto Da CoilaboraçãO Em Massa
O Impacto Da CoilaboraçãO Em MassaO Impacto Da CoilaboraçãO Em Massa
O Impacto Da CoilaboraçãO Em Massaminasdecide
 
Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...
Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...
Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...Social Good Brasil
 
Refletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXI
Refletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXIRefletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXI
Refletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXIRed Innovación
 
Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...Fernanda Bornhausen Sá
 
Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...Clear Educação e Inovação
 
As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...
As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...
As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...Daniel Caldas
 

Was ist angesagt? (11)

Brasil participativo
Brasil participativoBrasil participativo
Brasil participativo
 
Brasil participativo
Brasil participativoBrasil participativo
Brasil participativo
 
O Impacto Da CoilaboraçãO Em Massa
O Impacto Da CoilaboraçãO Em MassaO Impacto Da CoilaboraçãO Em Massa
O Impacto Da CoilaboraçãO Em Massa
 
A Importância da Nova Governança para Construir uma Outra Cultura Política no...
A Importância da Nova Governança para Construir uma Outra Cultura Política no...A Importância da Nova Governança para Construir uma Outra Cultura Política no...
A Importância da Nova Governança para Construir uma Outra Cultura Política no...
 
Entrevista sobre Internet e Democracia
Entrevista sobre Internet e DemocraciaEntrevista sobre Internet e Democracia
Entrevista sobre Internet e Democracia
 
Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...
Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...
Novas Mídias Ferramentas Estratégicas para o Enfrentamento dos Grandes Proble...
 
Refletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXI
Refletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXIRefletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXI
Refletir, Reformar, Reengajar: Um perfil para os Partidos do Século XXI
 
Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas Mídias: Ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
 
Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
Novas mídias; ferramentas estratégicas para o enfrentamento dos grandes probl...
 
As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...
As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...
As Redes Sociais e Ação Política Partidária no Brasil: Propaganda ou Notícia ...
 
éTica na-internet
éTica na-internetéTica na-internet
éTica na-internet
 

Andere mochten auch

Jornalismo Popular e Representação das Periferias
Jornalismo Popular e Representação das PeriferiasJornalismo Popular e Representação das Periferias
Jornalismo Popular e Representação das PeriferiasAtitude Digital
 
Treinamento Blogs Microcamp
Treinamento Blogs MicrocampTreinamento Blogs Microcamp
Treinamento Blogs MicrocampBlogs Microcamp
 
ApresentaçãO Descobrindo Saberes
ApresentaçãO Descobrindo SaberesApresentaçãO Descobrindo Saberes
ApresentaçãO Descobrindo Saberesdaniel
 
19 frutas
19 frutas19 frutas
19 frutasihgvsa
 
Tecnologia atv03
Tecnologia atv03Tecnologia atv03
Tecnologia atv03aline totti
 
Tutorial de instalação CamStudio 2.0 Recorder
Tutorial de instalação CamStudio 2.0 RecorderTutorial de instalação CamStudio 2.0 Recorder
Tutorial de instalação CamStudio 2.0 RecorderPatricia Rotondaro
 
Apresentação redação publicitaria
Apresentação redação publicitariaApresentação redação publicitaria
Apresentação redação publicitariaAtitude Digital
 
C:\Fakepath\Boa Vista
C:\Fakepath\Boa VistaC:\Fakepath\Boa Vista
C:\Fakepath\Boa VistaMISTERCLAUDIO
 
Actividade sessão 7
Actividade sessão 7Actividade sessão 7
Actividade sessão 7Anaigreja
 
Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010
Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010
Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010Movimento Nossa BH
 
P3 Fundamentals Seminar - P3 Agreements
P3 Fundamentals Seminar - P3 AgreementsP3 Fundamentals Seminar - P3 Agreements
P3 Fundamentals Seminar - P3 AgreementsStephanie Kam
 
planodeaula afra
planodeaula afraplanodeaula afra
planodeaula afraafrinha
 

Andere mochten auch (20)

Siadap
SiadapSiadap
Siadap
 
Jornalismo Popular e Representação das Periferias
Jornalismo Popular e Representação das PeriferiasJornalismo Popular e Representação das Periferias
Jornalismo Popular e Representação das Periferias
 
Abcdoamigo
AbcdoamigoAbcdoamigo
Abcdoamigo
 
Treinamento Blogs Microcamp
Treinamento Blogs MicrocampTreinamento Blogs Microcamp
Treinamento Blogs Microcamp
 
Relatorio1
Relatorio1Relatorio1
Relatorio1
 
ApresentaçãO Descobrindo Saberes
ApresentaçãO Descobrindo SaberesApresentaçãO Descobrindo Saberes
ApresentaçãO Descobrindo Saberes
 
19 frutas
19 frutas19 frutas
19 frutas
 
Tecnologia atv03
Tecnologia atv03Tecnologia atv03
Tecnologia atv03
 
Tutorial de instalação CamStudio 2.0 Recorder
Tutorial de instalação CamStudio 2.0 RecorderTutorial de instalação CamStudio 2.0 Recorder
Tutorial de instalação CamStudio 2.0 Recorder
 
Slides MéXico
Slides MéXicoSlides MéXico
Slides MéXico
 
Apresentação redação publicitaria
Apresentação redação publicitariaApresentação redação publicitaria
Apresentação redação publicitaria
 
Esperanca
EsperancaEsperanca
Esperanca
 
C:\Fakepath\Boa Vista
C:\Fakepath\Boa VistaC:\Fakepath\Boa Vista
C:\Fakepath\Boa Vista
 
Actividade sessão 7
Actividade sessão 7Actividade sessão 7
Actividade sessão 7
 
Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010
Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010
Orçamento público, crianças e adolescentes para Conselho Tutelar outubro2010
 
P3 Fundamentals Seminar - P3 Agreements
P3 Fundamentals Seminar - P3 AgreementsP3 Fundamentals Seminar - P3 Agreements
P3 Fundamentals Seminar - P3 Agreements
 
Sintese 7
Sintese 7Sintese 7
Sintese 7
 
Conselho da cidade composicao final
Conselho da cidade composicao finalConselho da cidade composicao final
Conselho da cidade composicao final
 
teste2
teste2teste2
teste2
 
planodeaula afra
planodeaula afraplanodeaula afra
planodeaula afra
 

Ähnlich wie O palanque popular na internet

Apresentacao geral minasparticipativa conceituacao
Apresentacao geral minasparticipativa conceituacaoApresentacao geral minasparticipativa conceituacao
Apresentacao geral minasparticipativa conceituacaominasinvest
 
O impacto da coilaboração em massa
O impacto da coilaboração em massaO impacto da coilaboração em massa
O impacto da coilaboração em massaminasdecide
 
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012cnisbrasil
 
Rede cidadao digital
Rede cidadao digitalRede cidadao digital
Rede cidadao digitalcidadaoemrede
 
Cocriacao e democracia participativa
Cocriacao e democracia participativaCocriacao e democracia participativa
Cocriacao e democracia participativaAndre Coutinho
 
Relatório de atividades Politize! 2019
Relatório de atividades Politize! 2019Relatório de atividades Politize! 2019
Relatório de atividades Politize! 2019Politize!
 
Cartilha Concurso Webcidadania Xingu
Cartilha Concurso Webcidadania XinguCartilha Concurso Webcidadania Xingu
Cartilha Concurso Webcidadania XinguWebcidadania Xingu
 
Ebook social rede inovar
Ebook  social rede inovarEbook  social rede inovar
Ebook social rede inovarINOVAR CLUB
 
Capacitapoa para CARS 12 07 2010
Capacitapoa para CARS  12 07 2010Capacitapoa para CARS  12 07 2010
Capacitapoa para CARS 12 07 2010jandira feijó
 
Maratona de negócios marketing digital para política
Maratona de negócios   marketing digital para políticaMaratona de negócios   marketing digital para política
Maratona de negócios marketing digital para políticaFernando Pedra
 
Projeto Portal
Projeto PortalProjeto Portal
Projeto PortalAgexCOM
 
Dados Abertos e Novas Formas de Governar
Dados Abertos e Novas Formas de GovernarDados Abertos e Novas Formas de Governar
Dados Abertos e Novas Formas de Governarnitaibezerra
 
Apresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massa
Apresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massaApresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massa
Apresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massaminasinvest
 
CONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCI
CONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCICONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCI
CONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCIAmarribo
 
Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...
Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...
Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...Graziela Brandão
 
Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011
Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011
Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011João Bezerra Magalhães Neto
 
Brasil Nao Tem Jeito Campanha
Brasil Nao Tem Jeito CampanhaBrasil Nao Tem Jeito Campanha
Brasil Nao Tem Jeito Campanhataniamaciel
 

Ähnlich wie O palanque popular na internet (20)

Apresentacao geral minasparticipativa conceituacao
Apresentacao geral minasparticipativa conceituacaoApresentacao geral minasparticipativa conceituacao
Apresentacao geral minasparticipativa conceituacao
 
O impacto da coilaboração em massa
O impacto da coilaboração em massaO impacto da coilaboração em massa
O impacto da coilaboração em massa
 
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012
 
Uso da tecnologia web nas eleições
Uso da tecnologia web nas eleiçõesUso da tecnologia web nas eleições
Uso da tecnologia web nas eleições
 
Rede cidadao digital
Rede cidadao digitalRede cidadao digital
Rede cidadao digital
 
Outra campanha texto corrido
Outra campanha texto corridoOutra campanha texto corrido
Outra campanha texto corrido
 
Cocriacao e democracia participativa
Cocriacao e democracia participativaCocriacao e democracia participativa
Cocriacao e democracia participativa
 
Relatório de atividades Politize! 2019
Relatório de atividades Politize! 2019Relatório de atividades Politize! 2019
Relatório de atividades Politize! 2019
 
A sociedade da colaboração um ensaio
A sociedade da colaboração um ensaioA sociedade da colaboração um ensaio
A sociedade da colaboração um ensaio
 
Cartilha Concurso Webcidadania Xingu
Cartilha Concurso Webcidadania XinguCartilha Concurso Webcidadania Xingu
Cartilha Concurso Webcidadania Xingu
 
Ebook social rede inovar
Ebook  social rede inovarEbook  social rede inovar
Ebook social rede inovar
 
Capacitapoa para CARS 12 07 2010
Capacitapoa para CARS  12 07 2010Capacitapoa para CARS  12 07 2010
Capacitapoa para CARS 12 07 2010
 
Maratona de negócios marketing digital para política
Maratona de negócios   marketing digital para políticaMaratona de negócios   marketing digital para política
Maratona de negócios marketing digital para política
 
Projeto Portal
Projeto PortalProjeto Portal
Projeto Portal
 
Dados Abertos e Novas Formas de Governar
Dados Abertos e Novas Formas de GovernarDados Abertos e Novas Formas de Governar
Dados Abertos e Novas Formas de Governar
 
Apresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massa
Apresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massaApresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massa
Apresentacao geral minasparticipativa colaboracao em massa
 
CONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCI
CONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCICONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCI
CONSOCIAL - Conferência Livre ABRACCI
 
Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...
Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...
Blockchain e a ressignificação da cidadania: aplicações da tecnologia no Seto...
 
Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011
Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011
Artigo magalhães open government revista gestão pública julho 2011
 
Brasil Nao Tem Jeito Campanha
Brasil Nao Tem Jeito CampanhaBrasil Nao Tem Jeito Campanha
Brasil Nao Tem Jeito Campanha
 

Mehr von minasdecide

Inhotim: Lavanderia de Minas!
Inhotim: Lavanderia de Minas!Inhotim: Lavanderia de Minas!
Inhotim: Lavanderia de Minas!minasdecide
 
Espaco inovarte1
Espaco inovarte1Espaco inovarte1
Espaco inovarte1minasdecide
 
Espaco inovarte wizard
Espaco inovarte wizardEspaco inovarte wizard
Espaco inovarte wizardminasdecide
 
Unique house in bh
Unique house in bhUnique house in bh
Unique house in bhminasdecide
 
EstratéGias E TáTicas De MobilizaçãO
EstratéGias E TáTicas De MobilizaçãOEstratéGias E TáTicas De MobilizaçãO
EstratéGias E TáTicas De MobilizaçãOminasdecide
 
Minas Decide Estratégias
Minas Decide EstratégiasMinas Decide Estratégias
Minas Decide Estratégiasminasdecide
 
Observatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimentoObservatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimentominasdecide
 
Observatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimentoObservatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimentominasdecide
 
Conquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atual
Conquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atualConquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atual
Conquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atualminasdecide
 
Minas decide estratégias
Minas decide estratégiasMinas decide estratégias
Minas decide estratégiasminasdecide
 
Projeto de reforma eleitoral
Projeto de reforma eleitoralProjeto de reforma eleitoral
Projeto de reforma eleitoralminasdecide
 

Mehr von minasdecide (14)

Inhotim: Lavanderia de Minas!
Inhotim: Lavanderia de Minas!Inhotim: Lavanderia de Minas!
Inhotim: Lavanderia de Minas!
 
Espaco inovarte1
Espaco inovarte1Espaco inovarte1
Espaco inovarte1
 
Espaco inovarte wizard
Espaco inovarte wizardEspaco inovarte wizard
Espaco inovarte wizard
 
Unique house in bh
Unique house in bhUnique house in bh
Unique house in bh
 
EstratéGias E TáTicas De MobilizaçãO
EstratéGias E TáTicas De MobilizaçãOEstratéGias E TáTicas De MobilizaçãO
EstratéGias E TáTicas De MobilizaçãO
 
Minas Decide Estratégias
Minas Decide EstratégiasMinas Decide Estratégias
Minas Decide Estratégias
 
Observatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimentoObservatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimento
 
Observatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimentoObservatorio do desenvolvimento
Observatorio do desenvolvimento
 
Inovacao
InovacaoInovacao
Inovacao
 
Inovacao
InovacaoInovacao
Inovacao
 
Conquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atual
Conquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atualConquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atual
Conquistas do povo mineiro nos últimos 7 anos do governo atual
 
Emprenova
EmprenovaEmprenova
Emprenova
 
Minas decide estratégias
Minas decide estratégiasMinas decide estratégias
Minas decide estratégias
 
Projeto de reforma eleitoral
Projeto de reforma eleitoralProjeto de reforma eleitoral
Projeto de reforma eleitoral
 

O palanque popular na internet

  • 1. O palanque popular na internet www.minasparticipativa.net www.obrasilquequeremosser.net
  • 2. cenário político: povo insatisfeito com o modelo Inúmeros aspectos estão amadurecendo para provocar mudanças profundas no sistema eleitoral e na forma de governar. Presenciamos uma revolução econômica e política com o surgimento da integração e colaboração em massa . Existe uma insatisfação generalizada não apenas com os governos que estão no poder, mas com o modelo de governança. Não se sentem engajados. Não sente que elegem, mas que são induzidos e, quando os governantes são empossados do poder,fazem coisas que não são relevantes para eles . Os cidadãos sentem que não têm o poder e nem a opção de participar da organização que legitimamente elegeram e fazem parte. Não sabem que rumo tomar.Mas têm “querência” “cada um inteiro fazendo com forte gosto seu papel, desempenho.”
  • 3. Vivendo a democracia digital A democracia digital não deve ser reduzida a atos individuais de voto eletrônico ou participações esporádicas na administração Pública, como audiências públicas e palpites em orçamento participativo. Seus potenciais são muito mais amplos, poderosos e mais determinantes no exercício dos direitos cívicos e na participação do Governo.   A legítima democracia digital está intimamente ligada a novos sistemas de comunicações democráticas, a novos mecanismos de mediação e às possibilidades de organização política via Internet, com suas novas tecnologias. Cidadãos que dão as mãos e seguram o mouse para definir seu destino!
  • 4. 4 Eleição e construção coletiva A proposta da Rede MinasDecide é de eleição consciente de seus governantes e construção coletiva do Governo para que Minas continue avançando e se torne o melhor lugar para se viver. E só se tornará esse lugar apenas com a eleição de um governo legítimo, eficaz, empreendedor, transparente, participativo que Minas Decide@Confirma nas próximas eleições.   “É no junto que sabe bem, Que a gente aprende melhor.”
  • 5.
  • 6. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que se espalha indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. Não há um “chefe”, o que há é uma vontade coletiva de realizar o nosso objetivo: sabermos quem serão nossos governantes e votar com consciência 1998) “Mestre não é quem sempre ensina, Mas quem de repente aprende.”
  • 7.
  • 8. A Rede MinasDecide Continuar promove os candidatos que estão convencidos serem os mais capacitados para governar e representar: Anastasia para Governo de Minas, Aécio Neves para o Senado e Marina Silva para Presidente do Brasil.
  • 9. A Rede acredita que: “ Quem estiver fora da internet, estará fora da política brasileira” . deputado Rodrigo Maia (DEM). Video na Internet: http://bit.ly/9XVd7bOu sejam: demonstram a oportunidade que querem dar à população de participar não só da campanha e da execução de seu Governo
  • 10. Desenvolvimento é missão de todos Reconhecendo a importância da participação democrática, o Governador de Minas convoca todos para “a formação de uma grande aliança para o desenvolvimento de Minas, congregando esforços do Poder Público Estadual e Municipal, do setor privado e dos setores organizados da sociedade mineira.”   E reconhece que a participação de todos é fundamental. “Contagiar a sociedade e a administração pública deste sentimento positivo, de auto-estima e de confiança, para fazer um futuro melhor é compromisso estratégico de todas as lideranças comprometidas com o melhor futuro para Minas.” PMDI         “Para a consecução de arrojado plano, faz-se vital a participação e colaboração das forças vivas de toda a sociedade...” PMDI “ Meu coração é que entende, ajuda minha ideia a requer e traçar.”
  • 11. Aceitação do povo de participar do convite do atual Governo A Rede MinaDecide é uma campanha popular de afirmação de sua vontade de dar continuidade ao atual Governo e se propõe a ser a plataforma digital para um novo Governo efetivamente participativo visando consolidar o plano traçado de:   “ Construir um verdadeiro Estado para Resultados, o que significa garantir à população serviços públicos com alta qualidade, máximo índice de cobertura e aos menores custos. O POVO E A SOCIEDADE MÃOS DADAS!   “ Agora que já principiamos e já andamos um caminho tão grande, ninguém nos faz virar e nem andar de fasto.”
  • 12.
  • 13.
  • 14. Com o surgimento de novas tecnologias, novos meios são acessíveis a todos para promover o engajamento on-line, tanto no sentido individual como no coletivo, e criar novas diálogos entre os candidatos a representá-los no Governo e os cidadãos .
  • 15. Quando entramos nesse mundo digital na internet, não precisamos mais deixar nossas casas para exercermos nossas liberdades cívicas e participar de uma mudança radical na política.“O que ninguém ainda não tinha feito, a gente se sentia no poder de fazer.”
  • 16. estratégia : disponibilizar, engajar, ouvir, agir DISPONIBILIZAR, espaços de comunicação, publicação e ferramentas tecnológicas OUVIR: as ideias, sugestões, demandas , propostas ENGAJAR, envolvendo e comprometendo os candidatos e cidadãos AGIR E DECIDIR e CONFIRMAR a decisão da maioria após conhecer e ponderar sobre os perfis e propostas dos candidatos ao governo
  • 17. Tática: apoio gradual emescada: subindo os degraus do engajamento Promocional Mobiliza, Recruta outros Promove eventos Cria grupo e fóruns e modera Social Convida outros para a rede Publica imagens/vídeos Escreve nos blogs Interage nos grupos e fóruns Pessoal Cria seu perfil e se inscreve Faz comentários Inscreve-se para email/SMS Acompanha as redes sociais “Não convém a gente levantar escândalo de começo, Só aos poucos é que o escuro é claro.”
  • 18. apoio subindo os degraus do engajamento.   A rede oferece diversas formas para que todos conheçam o perfil e as propostas dos candidatos apresentados e se convençam de que eles são ideais, se envolvam estimulando outras pessoas a se identificarem com eles, formem suas opiniões e suas convicções.   Firmando as convicções , as pessoas se envolvem e se mobilizam no nível de engajamento que se disporem.     À Medida que esses apoiadores galgam novos degraus da escada, requer-se mais comprometimento e cria-se mais valor .   Esse processo vai criando “cabos eleitorais” espontâneos, voluntários que disseminam suas convicções, viralmente, para os demais pontos da malha.
  • 19.
  • 20. A corrente começa com um elo, que junta-se a outro elo, formando um grande movimento UM + UM
  • 21. Essa corrente deve avançar, viralmente, aplicando-se tecnologias robustas para que a rede atinja a sua maturidade“Foi aquele grãozinho de idéia que me acuculou, me argumentou todo. Ideiazinha. Só um começo. Aos pouquinhos, é que a gente abre os olhos.”
  • 22. Chave: ação local A grande capacidade de alavancagem da rede está no apoio de divulgação de cada Apoiador e na adesão e ação local de cada município . O Município cria sua própria rede local (na Página CIDADES), que é administrada, moderada e “animada” pelos seus Apoiadores e agentes locais , usando os conteúdos e ferramentas do Portal principal e suas “ilhas” (comunidades sociais na Internet). Os grupos são municiados , analisados e geridos pela Administração central. “Quanta coisa limpa verdadeira uma pessoa de alta instrução não concebe! Aí poder encher este mundo de outros movimentos, sem os erros e volteios da vida em sua lerdeza de sarrafaçar.”
  • 23. Ferramentas tecnológicas 18 Todo o arsenal de ferramentas e forma de operar estão descritos no TUTORIAL PARA ENGAJADORES, disponibilizado na Página COMO FAZER
  • 24. ganhando credibilidade Assim, a rede vai firmando sua credibilidade e confiança on-line por meio de uma abordagem passo a passo até atingir a sua maturidade e plena eficácia para alcançar seus resultados esperados, quer seja:   Ensejar condições e conhecimento para que os cidadãos mineiros se integrem, colaborem e construam, juntos,uma decisão de maioria.    Por ora, estamos principiando. Deixemos que a vida invente. Remexam e temperem à vontade!!   “A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação - porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada." Riobaldo,Guimarães Rosa “ Nada no universo resiste ao impulso convergente de um número bem grande de inteligências ordenadas e agrupadas.” Padre TeillardChardin
  • 25. “ Por que é que todos não se reúnem, para sofrer e vencer juntos, de uma vez?” (Jagunço Riobaldo, Guimarães Rosa)

Hinweis der Redaktion

  1. On November 6, launched Change.gov, a Web site. Gave people an opportunity to share their thoughts on important issues. More than two million people visited the site in the first month. More than 5,000 people commented on a Change.gov video featuring then HHS nominee Tom Daschle, who called on visitors to submit their ideas about healthcare reform. Balancing crowdbuilding vs. crowdsourcing. Administrations come to office with an agenda, but the Obama administration is reaching out to the public both to build crowds of people in support of a program (crowdbuilding) and to generate ideas about how to solve the nation’s problems (crowdsourcing). Supporters can help to demonstrate a social majority on issues. YouTube Weekly Address - November 15, embedded, shared and commented on easily. It worked. viewed by more than a million people. House parties - second week of December, thousands of Obama for America volunteers held house parties to discuss legislative agenda. But you still need boots on the ground. 13 million people on the campaign list that Gov. Tim Kaine at Democratic National Committee (DNC), will use social media for grassroots. Obama also has said he will institute a five-day public comment period before signing any non-emergency legislation.
  2. Needed to provide a variety of ways to get involved based on their level of engagement: to provide opportunities for the most casual supporters to stay involved, while also providing more strenuous opportunities for the smaller core of activists. As a supporter moves up the ladder, each rung requires more commitment, creates more value, and will tend to hold fewer people. All campaign supporters, from the $100k bundler to the $20 donor, were challenged – not just to give money, but to go door to door and to personalize the Obama campaign story for themselves.The Obama campaign gave prospective supporters a menu of options: 1) personal - social network, text, make donation; 2) social - post a comment, create profile on MyBarackObama.com, create a group; 3) advocate - To drive interest in the group, you may post pictures, write blog posts or create a video declaring your support, which you could post to YouTube, host an offline event, ask supporters to donate money, register to vote, canvass or phone bank.