SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 52
Criação de Jogos - Scratch Conteúdo Geral do Curso Instrutor: Michel Fabiano
Apresentação Curso de Férias que possui uma carga horária de 15 horas, divididos em 3 horas por dia, durante 5 dias na semana. Curso tem o intuito de apresentar o processo de criação de um jogo com a ferramenta Scratch.
Aula 01 – Visão geral Trabalhando com o Scratch na criação de Jogos
Aula 01 – Visão Geral Introdução O que é um game Mercado de Trabalho em Games (Vídeos) Ferramentas de Criação Conhecendo o Scratch Visão Geral Elementos Básicos para a criação de um Game Interface do Scratch Atividades Básicas
Introdução Os jogos são um dos maiores divertimentos do ser humano, com a criação da eletrônica os divertimentos ganharam novas roupagens conhecidos como jogos eletrônicos, por ai temos diversos exemplos como:  MiniGames, VídeoGames, Jogos para PC’s e muitos outros exemplos.
O que é um game? Game ou jogo eletrônico é uma forma de entretenimento, hoje em dia tais jogos podem levar ao desenvolvimento do aprender, como: criação de estratégias; responsabilidades e;  outros exemplos.
Mercado de trabalho É uma das oportunidades de ouro, no Brasil o interesse por essa área é recente e o maior número de empresas na área de criação de jogos são para os dispositivos portáteis como os celulares. Assista ao vídeo
Ferramentas de Criação Há uma série de ferramentas conhecidas pelo nome de FrameWork, são eles: Adobe Flash SCRATCH ... e muitos outros!
Conhecendo o Scratch Este programa foi criado pelo MIT onde o intuito é estimular e desenvolver os jovens na área de programação. Com esse programa é possível criar jogos e animações. Visite: http://scratch.mit.edu
Elementos Básicos de um jogo Sprites São os objetos utilizados na criação dos jogos, como exemplo a imagem de um personagem. Scripts São os comandos que utilizaremos para “dar  vida” aos sprites Palco É o ambiente visual da criação
Interface do Scratch
Atividades Básicas GATO CAMINHANDO ,[object Object]
Acompanhe o professor em aula.,[object Object]
Atividades Básicas Agora você irá mudar o palco e inserir um novo Sprite (Personagem) tente fazer com que ele percorra o palco, repita os passos dos Scripts anteriores. Para alterar o palco você deverá clicar em Palco, a seguir surgirão 3 guias novas, escolha a guia Plano de Fundo, após isso clique no Botão Importar.
Atividades Propostas Uso básico do programa Importar Sprites Criar código de movimentação Mudar os Sprites Importar Background para o Palco Explicar os botões de controle
Aula 02 – Trabalhando com o scratch Conhecendo a ferramenta e um pouco de lógica em programação de jogos
Aula 02 – Trabalhando com Scratch Programação Básica Estruturas básicas e lógicas Criação de animação Atividades de Programação Movimentação de Objetos Importação de Imagens para:  Palco e Sprites
Programação Básica Na aula anterior você já viu como programar um Sprite para caminhar no Palco (Criação de Script). Nesta segunda aula você trabalhará com novas estruturas de programação de forma didática e intuitiva, sempre tentando atingir um objetivo com o sprite.
Estruturas Básicas e Lógicas As principais estruturas lógicas que o Scratch trabalha são as estruturas de Controle.
Estruturas Básicas e Lógicas Com essas estruturas é possível determinar se um Sprite deve REPETIR um números de vezes a ação, ou ainda, verificar SE algo for Verdadeiro fazer uma rotina, SENÃO fazer uma rotina diferente. É possível criar uma ação para a TECLA quando for pressionada. Além de muito mais!
Estrutura de Movimentação No Scratch é possível mudar, mover ou movimentar um Sprite, para isso você deverá utilizar a estrutura de Movimento.
Estrutura de Movimentação Com esses comandos é possível você fazer com que um Sprite mova, mude de posição ou em outras palavras se movimente no palco. Lembre-se de como foi possível fazer com que o Sprite (Gato) caminhasse no palco na primeira aula.
Estrutura de Aparência É possível deixar a animação mais parecida com a realidade, por exemplo: A ação de caminhar, para isso é necessário mudar o traje do Sprite.
Criação de Animação Tente criar uma animação semelhante a da primeira aula, insira alguns Sprites (Personagem), altere o Palco e tente utilizar as estruturas de Controle, Movimento e Aparência.
Atividade - Teclado Vamos agora praticar a ação de caminhar através do TECLADO com o. Para isso crie um novo projeto, insira um palco e um novo sprite. O código para o seu Sprite (Personagem) será o Script ao lado.
Movimentação de Objetos Lembra-se do Plano Cartesiano? Bom, lembra-se de X e Y ?  Isso mesmo, esse é o plano cartesiano, para entendermos um pouco melhor a movimentação de um Sprite no Palco é importante saber quando o X e o Y são positivos e negativos.
Movimentação de Objetos Eixo X Movimento para Esquerda, números negativos. Movimento para Direita, números positivos. Caminhar, Correr, Andar
Movimentação de Objetos Eixo Y Movimento para Cima, números positivos. Movimento para Baixo, números negativos. Pular, Abaixar, Saltar
Movimentação de Objetos Insira um novo Sprite e aplique o Script ao lado, após isso teste e veja o resultado. Tente entender o que está acontecendo com a criação desse Script.
Movimentação de Objetos Tente agora criar neste mesmo Sprite um Script para movimentação para Esquerda e para Direita, lembre-se dos Eixos X e Y. Dica, qual eixo corresponde para Direita e para Esquerda?
Importação de Imagens Você já viu como importar imagens para os Sprites e para o Palco, porém é possível importar as imagens que você fez ou baixou da internet, para isso siga os passos juntamente com o professor.
Aulas 03 e 04projeto game Criação de um jogo junto com o professor
Aula 03 – Projeto Game Definição do Game a ser Criado Baixar os Sprites Códigos para os objetos Criação da primeira parte do jogo (Atividade junto com o Professor) Definição das variáveis do jogo Tira-Dúvidas sobre as atividades do projeto
Definição do Game Neste curso criaremos um jogo semelhante ao famoso PacMan. Teremos já as imagens para palco, as imagens para os Sprites e parte do código do Game. A partir de agora iremos utilizar as folhas de apoio que apresentam os demais passos para elaboração do projeto.
Baixar os Sprites Os Sprites estão localizados no Servidor no seguinte caminho: Alunos em ServerWinrof. Michelursos Fériascratchmagens
Códigos para os Objetos Você deverá seguir junto com o professor a inserção dos códigos para os objetos através do material de apoio e instruções em sala de aula.
Objetos do Jogo Planos de Fundo para o Palco: Tela Inicial, Apresentação, Fase 01, Fase 02 e Fim Sprites do jogo: PacToy, Moedas e Caveirinha Tais Objetos receberão seus devidos códigos durante o desenvolvimento do projeto.
Variáveis do Jogo Quais são as variáveis de um jogo? No nosso caso a variável será o Placar, ela deve ser criada e a programação dos objetos irá alterar o valor no Placar automaticamente.
Código Inicial para o Palco
Código Teclas PacToy - Mover
Código Moedas e Posições
Código PacToy – Sumir Moedas e Mudar Placar
Código para Sumir Moedas Este código deve ser replicado para as outras moedas
Código Mudança de Fase - PacToy Este código deve ser acrescido para as setas ESQUERDA e DIREITA
Códigos para Sprites – Fase 02 Código para o Palco Código para as Moedas Código para o PacToy
Código para o FIM Código para o PacToy Código para o Palco Código para as Moedas
Código para a Caveirinha Código para o PacToy Código para o Inimigo
Aula 05 – término e publicação do jogo Publicação e Divulgação do Jogo na Internet
Aula 05 – Projeto  e Publicação Término do projeto da aula anterior Criação da conta no Website do MIT Enviar e Visualizar os projetos
Término do Projeto É importante testar o projeto, ver como ficou o jogo antes de publicá-lo na internet. É possível inserir novas fases neste projeto e publicá-lo como uma nova versão do jogo.
Criação da Conta Para isso você terá que visitar o site do Mit e Criar uma conta para publicação, acompanhe o professor.
Publicação e Divulgação Após criar a conta você dever fazer o login, dentro da sua área (perfil) você poderá enviar os seus projetos para o Mit e divulgá-los na internet.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.
Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.
Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.Gleidson Luis
 
As leis de newton pronto
As leis de newton prontoAs leis de newton pronto
As leis de newton prontoyaragessica
 
Apresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionais
Apresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionaisApresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionais
Apresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionaisTheophilo Damião
 
Apresentação inteligência coletiva
Apresentação inteligência coletivaApresentação inteligência coletiva
Apresentação inteligência coletivacomunidadedepraticas
 
Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)
Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)
Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)Otávio Sales
 
Aula de física movimento, repouso, velocidade média
Aula de física  movimento, repouso, velocidade médiaAula de física  movimento, repouso, velocidade média
Aula de física movimento, repouso, velocidade médialuam1969
 
Apostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura Digital
Apostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura DigitalApostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura Digital
Apostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura DigitalFausto Coimbra
 
Inteligência artificial
Inteligência artificial Inteligência artificial
Inteligência artificial Ana Felizardo
 
Aula 1 explorando o scratch 1.4
Aula 1 explorando o scratch 1.4Aula 1 explorando o scratch 1.4
Aula 1 explorando o scratch 1.4Scratch_TCC
 
Física 1º ano prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...
Física 1º ano   prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...Física 1º ano   prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...
Física 1º ano prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...Pedro Ivo Andrade Sousa
 
Lista de exercícios – sistema de equações do 1° grau
Lista de exercícios – sistema de equações do 1° grauLista de exercícios – sistema de equações do 1° grau
Lista de exercícios – sistema de equações do 1° grauEverton Moraes
 
Aula 7 inducao matematica-primeiroprincipio
Aula 7   inducao matematica-primeiroprincipioAula 7   inducao matematica-primeiroprincipio
Aula 7 inducao matematica-primeiroprincipiowab030
 
Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoComputação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoTony Alexander Hild
 
Grandezas Proporcionais
Grandezas ProporcionaisGrandezas Proporcionais
Grandezas ProporcionaisCarlos Airton
 
Exercícios notação cientifica e unidades- blog
Exercícios  notação cientifica e unidades- blogExercícios  notação cientifica e unidades- blog
Exercícios notação cientifica e unidades- blogmarileiabonetti
 

Was ist angesagt? (20)

Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.
Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.
Lista de Exercicios Sistemas Lineares do 1 grau.
 
As leis de newton pronto
As leis de newton prontoAs leis de newton pronto
As leis de newton pronto
 
Redes sociais
Redes sociais Redes sociais
Redes sociais
 
Relações de Girard
Relações de GirardRelações de Girard
Relações de Girard
 
Mercado de Trabalho em TI
Mercado de Trabalho em TIMercado de Trabalho em TI
Mercado de Trabalho em TI
 
Apresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionais
Apresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionaisApresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionais
Apresentação sobre introdução à gamificação e jogos educacionais
 
Apresentação inteligência coletiva
Apresentação inteligência coletivaApresentação inteligência coletiva
Apresentação inteligência coletiva
 
Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)
Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)
Probabilidade e Estatística - Escola Nova - para 7º ano (ou 6º)
 
Leis de Newton
Leis de NewtonLeis de Newton
Leis de Newton
 
Aula de física movimento, repouso, velocidade média
Aula de física  movimento, repouso, velocidade médiaAula de física  movimento, repouso, velocidade média
Aula de física movimento, repouso, velocidade média
 
Apostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura Digital
Apostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura DigitalApostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura Digital
Apostila disciplina: Sociedade da Informação e Cultura Digital
 
Inteligência artificial
Inteligência artificial Inteligência artificial
Inteligência artificial
 
Aula 1 explorando o scratch 1.4
Aula 1 explorando o scratch 1.4Aula 1 explorando o scratch 1.4
Aula 1 explorando o scratch 1.4
 
Física 1º ano prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...
Física 1º ano   prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...Física 1º ano   prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...
Física 1º ano prof. pedro ivo - (encontro de dois móveis em movimento unifo...
 
Lista de exercícios – sistema de equações do 1° grau
Lista de exercícios – sistema de equações do 1° grauLista de exercícios – sistema de equações do 1° grau
Lista de exercícios – sistema de equações do 1° grau
 
Aula 7 inducao matematica-primeiroprincipio
Aula 7   inducao matematica-primeiroprincipioAula 7   inducao matematica-primeiroprincipio
Aula 7 inducao matematica-primeiroprincipio
 
Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoComputação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - Introdução
 
Grandezas Proporcionais
Grandezas ProporcionaisGrandezas Proporcionais
Grandezas Proporcionais
 
Evolução da Tecnologia
Evolução da TecnologiaEvolução da Tecnologia
Evolução da Tecnologia
 
Exercícios notação cientifica e unidades- blog
Exercícios  notação cientifica e unidades- blogExercícios  notação cientifica e unidades- blog
Exercícios notação cientifica e unidades- blog
 

Ähnlich wie Criação de jogos scratch - férias

Ähnlich wie Criação de jogos scratch - férias (20)

Criação de jogos game maker - férias
Criação de jogos   game maker - fériasCriação de jogos   game maker - férias
Criação de jogos game maker - férias
 
Oficina scratch
Oficina scratchOficina scratch
Oficina scratch
 
Criaodejogos gamemaker-frias-100919090019-phpapp01
Criaodejogos gamemaker-frias-100919090019-phpapp01Criaodejogos gamemaker-frias-100919090019-phpapp01
Criaodejogos gamemaker-frias-100919090019-phpapp01
 
Scratch - Desafio Digital
Scratch - Desafio DigitalScratch - Desafio Digital
Scratch - Desafio Digital
 
Aula 00
Aula 00Aula 00
Aula 00
 
Multimeios em educação
Multimeios em educaçãoMultimeios em educação
Multimeios em educação
 
Aula03 aparencia
Aula03 aparenciaAula03 aparencia
Aula03 aparencia
 
Projecto intercalar
Projecto intercalarProjecto intercalar
Projecto intercalar
 
Apostila de Construct - Welington Carvalho
Apostila de Construct - Welington CarvalhoApostila de Construct - Welington Carvalho
Apostila de Construct - Welington Carvalho
 
Auto cad introdução à plataforma 2d-rev01
Auto cad   introdução à plataforma 2d-rev01Auto cad   introdução à plataforma 2d-rev01
Auto cad introdução à plataforma 2d-rev01
 
Scratch cap-1
Scratch cap-1Scratch cap-1
Scratch cap-1
 
Blender.pdf
Blender.pdfBlender.pdf
Blender.pdf
 
Crash course tradução
Crash course   traduçãoCrash course   tradução
Crash course tradução
 
Júlio Pescuite - Advanced Topics for Game Developers
Júlio Pescuite - Advanced Topics for Game DevelopersJúlio Pescuite - Advanced Topics for Game Developers
Júlio Pescuite - Advanced Topics for Game Developers
 
Advanced topics for game developers
Advanced topics for game developersAdvanced topics for game developers
Advanced topics for game developers
 
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e CCriação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
 
Apostila Jogos
Apostila Jogos Apostila Jogos
Apostila Jogos
 
Dojo #5
Dojo #5Dojo #5
Dojo #5
 
Manual básico scratch
Manual básico scratchManual básico scratch
Manual básico scratch
 
Unity - Sessão 12
Unity  - Sessão 12Unity  - Sessão 12
Unity - Sessão 12
 

Mehr von Instituto Inovar

Debian Linux - Demonstração de Aula
Debian Linux - Demonstração de AulaDebian Linux - Demonstração de Aula
Debian Linux - Demonstração de AulaInstituto Inovar
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)Instituto Inovar
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)Instituto Inovar
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)Instituto Inovar
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)Instituto Inovar
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)Instituto Inovar
 
Excel 2010 - Layout de Página
Excel   2010 - Layout de PáginaExcel   2010 - Layout de Página
Excel 2010 - Layout de PáginaInstituto Inovar
 
Proteção de Dados no Excel
Proteção de Dados no ExcelProteção de Dados no Excel
Proteção de Dados no ExcelInstituto Inovar
 

Mehr von Instituto Inovar (10)

Linux - Dicas 01 - LPI1
Linux - Dicas 01 - LPI1Linux - Dicas 01 - LPI1
Linux - Dicas 01 - LPI1
 
Linux Mint - Visão Geral
Linux Mint - Visão GeralLinux Mint - Visão Geral
Linux Mint - Visão Geral
 
Debian Linux - Demonstração de Aula
Debian Linux - Demonstração de AulaDebian Linux - Demonstração de Aula
Debian Linux - Demonstração de Aula
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 09 e 10)
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 07 e 08)
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 05 e 06)
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 03 e 04)
 
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)
Curso de Excel 2007/2010 (Aula 01 e 02)
 
Excel 2010 - Layout de Página
Excel   2010 - Layout de PáginaExcel   2010 - Layout de Página
Excel 2010 - Layout de Página
 
Proteção de Dados no Excel
Proteção de Dados no ExcelProteção de Dados no Excel
Proteção de Dados no Excel
 

Kürzlich hochgeladen

Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERDeiciane Chaves
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -Aline Santana
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxKtiaOliveira68
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 

Criação de jogos scratch - férias

  • 1. Criação de Jogos - Scratch Conteúdo Geral do Curso Instrutor: Michel Fabiano
  • 2. Apresentação Curso de Férias que possui uma carga horária de 15 horas, divididos em 3 horas por dia, durante 5 dias na semana. Curso tem o intuito de apresentar o processo de criação de um jogo com a ferramenta Scratch.
  • 3. Aula 01 – Visão geral Trabalhando com o Scratch na criação de Jogos
  • 4. Aula 01 – Visão Geral Introdução O que é um game Mercado de Trabalho em Games (Vídeos) Ferramentas de Criação Conhecendo o Scratch Visão Geral Elementos Básicos para a criação de um Game Interface do Scratch Atividades Básicas
  • 5. Introdução Os jogos são um dos maiores divertimentos do ser humano, com a criação da eletrônica os divertimentos ganharam novas roupagens conhecidos como jogos eletrônicos, por ai temos diversos exemplos como: MiniGames, VídeoGames, Jogos para PC’s e muitos outros exemplos.
  • 6. O que é um game? Game ou jogo eletrônico é uma forma de entretenimento, hoje em dia tais jogos podem levar ao desenvolvimento do aprender, como: criação de estratégias; responsabilidades e; outros exemplos.
  • 7. Mercado de trabalho É uma das oportunidades de ouro, no Brasil o interesse por essa área é recente e o maior número de empresas na área de criação de jogos são para os dispositivos portáteis como os celulares. Assista ao vídeo
  • 8. Ferramentas de Criação Há uma série de ferramentas conhecidas pelo nome de FrameWork, são eles: Adobe Flash SCRATCH ... e muitos outros!
  • 9. Conhecendo o Scratch Este programa foi criado pelo MIT onde o intuito é estimular e desenvolver os jovens na área de programação. Com esse programa é possível criar jogos e animações. Visite: http://scratch.mit.edu
  • 10. Elementos Básicos de um jogo Sprites São os objetos utilizados na criação dos jogos, como exemplo a imagem de um personagem. Scripts São os comandos que utilizaremos para “dar vida” aos sprites Palco É o ambiente visual da criação
  • 12.
  • 13.
  • 14. Atividades Básicas Agora você irá mudar o palco e inserir um novo Sprite (Personagem) tente fazer com que ele percorra o palco, repita os passos dos Scripts anteriores. Para alterar o palco você deverá clicar em Palco, a seguir surgirão 3 guias novas, escolha a guia Plano de Fundo, após isso clique no Botão Importar.
  • 15. Atividades Propostas Uso básico do programa Importar Sprites Criar código de movimentação Mudar os Sprites Importar Background para o Palco Explicar os botões de controle
  • 16. Aula 02 – Trabalhando com o scratch Conhecendo a ferramenta e um pouco de lógica em programação de jogos
  • 17. Aula 02 – Trabalhando com Scratch Programação Básica Estruturas básicas e lógicas Criação de animação Atividades de Programação Movimentação de Objetos Importação de Imagens para: Palco e Sprites
  • 18. Programação Básica Na aula anterior você já viu como programar um Sprite para caminhar no Palco (Criação de Script). Nesta segunda aula você trabalhará com novas estruturas de programação de forma didática e intuitiva, sempre tentando atingir um objetivo com o sprite.
  • 19. Estruturas Básicas e Lógicas As principais estruturas lógicas que o Scratch trabalha são as estruturas de Controle.
  • 20. Estruturas Básicas e Lógicas Com essas estruturas é possível determinar se um Sprite deve REPETIR um números de vezes a ação, ou ainda, verificar SE algo for Verdadeiro fazer uma rotina, SENÃO fazer uma rotina diferente. É possível criar uma ação para a TECLA quando for pressionada. Além de muito mais!
  • 21. Estrutura de Movimentação No Scratch é possível mudar, mover ou movimentar um Sprite, para isso você deverá utilizar a estrutura de Movimento.
  • 22. Estrutura de Movimentação Com esses comandos é possível você fazer com que um Sprite mova, mude de posição ou em outras palavras se movimente no palco. Lembre-se de como foi possível fazer com que o Sprite (Gato) caminhasse no palco na primeira aula.
  • 23. Estrutura de Aparência É possível deixar a animação mais parecida com a realidade, por exemplo: A ação de caminhar, para isso é necessário mudar o traje do Sprite.
  • 24. Criação de Animação Tente criar uma animação semelhante a da primeira aula, insira alguns Sprites (Personagem), altere o Palco e tente utilizar as estruturas de Controle, Movimento e Aparência.
  • 25. Atividade - Teclado Vamos agora praticar a ação de caminhar através do TECLADO com o. Para isso crie um novo projeto, insira um palco e um novo sprite. O código para o seu Sprite (Personagem) será o Script ao lado.
  • 26. Movimentação de Objetos Lembra-se do Plano Cartesiano? Bom, lembra-se de X e Y ? Isso mesmo, esse é o plano cartesiano, para entendermos um pouco melhor a movimentação de um Sprite no Palco é importante saber quando o X e o Y são positivos e negativos.
  • 27. Movimentação de Objetos Eixo X Movimento para Esquerda, números negativos. Movimento para Direita, números positivos. Caminhar, Correr, Andar
  • 28. Movimentação de Objetos Eixo Y Movimento para Cima, números positivos. Movimento para Baixo, números negativos. Pular, Abaixar, Saltar
  • 29. Movimentação de Objetos Insira um novo Sprite e aplique o Script ao lado, após isso teste e veja o resultado. Tente entender o que está acontecendo com a criação desse Script.
  • 30. Movimentação de Objetos Tente agora criar neste mesmo Sprite um Script para movimentação para Esquerda e para Direita, lembre-se dos Eixos X e Y. Dica, qual eixo corresponde para Direita e para Esquerda?
  • 31. Importação de Imagens Você já viu como importar imagens para os Sprites e para o Palco, porém é possível importar as imagens que você fez ou baixou da internet, para isso siga os passos juntamente com o professor.
  • 32. Aulas 03 e 04projeto game Criação de um jogo junto com o professor
  • 33. Aula 03 – Projeto Game Definição do Game a ser Criado Baixar os Sprites Códigos para os objetos Criação da primeira parte do jogo (Atividade junto com o Professor) Definição das variáveis do jogo Tira-Dúvidas sobre as atividades do projeto
  • 34. Definição do Game Neste curso criaremos um jogo semelhante ao famoso PacMan. Teremos já as imagens para palco, as imagens para os Sprites e parte do código do Game. A partir de agora iremos utilizar as folhas de apoio que apresentam os demais passos para elaboração do projeto.
  • 35. Baixar os Sprites Os Sprites estão localizados no Servidor no seguinte caminho: Alunos em ServerWinrof. Michelursos Fériascratchmagens
  • 36. Códigos para os Objetos Você deverá seguir junto com o professor a inserção dos códigos para os objetos através do material de apoio e instruções em sala de aula.
  • 37. Objetos do Jogo Planos de Fundo para o Palco: Tela Inicial, Apresentação, Fase 01, Fase 02 e Fim Sprites do jogo: PacToy, Moedas e Caveirinha Tais Objetos receberão seus devidos códigos durante o desenvolvimento do projeto.
  • 38. Variáveis do Jogo Quais são as variáveis de um jogo? No nosso caso a variável será o Placar, ela deve ser criada e a programação dos objetos irá alterar o valor no Placar automaticamente.
  • 41. Código Moedas e Posições
  • 42. Código PacToy – Sumir Moedas e Mudar Placar
  • 43. Código para Sumir Moedas Este código deve ser replicado para as outras moedas
  • 44. Código Mudança de Fase - PacToy Este código deve ser acrescido para as setas ESQUERDA e DIREITA
  • 45. Códigos para Sprites – Fase 02 Código para o Palco Código para as Moedas Código para o PacToy
  • 46. Código para o FIM Código para o PacToy Código para o Palco Código para as Moedas
  • 47. Código para a Caveirinha Código para o PacToy Código para o Inimigo
  • 48. Aula 05 – término e publicação do jogo Publicação e Divulgação do Jogo na Internet
  • 49. Aula 05 – Projeto e Publicação Término do projeto da aula anterior Criação da conta no Website do MIT Enviar e Visualizar os projetos
  • 50. Término do Projeto É importante testar o projeto, ver como ficou o jogo antes de publicá-lo na internet. É possível inserir novas fases neste projeto e publicá-lo como uma nova versão do jogo.
  • 51. Criação da Conta Para isso você terá que visitar o site do Mit e Criar uma conta para publicação, acompanhe o professor.
  • 52. Publicação e Divulgação Após criar a conta você dever fazer o login, dentro da sua área (perfil) você poderá enviar os seus projetos para o Mit e divulgá-los na internet.