Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Arte Romana
Colégio e Curso João Paulo I
Série: 1°ano (Ensino Médio)
Grupo: Aline Castro, Dayvson Oliveira, Artur Leão, Ig...
A arte romana
• A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.C. ao século
IV d.C. A arte da Roma Antiga f...
A arquitetura romana
• Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de
diversos monumentos públicos em homenagem aos imperador...
Pintura romana
• A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da tridimensionalidade. Os
afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo v...
Escultura romana
• Na escultura, os romanos eram muito diferentes dos gregos em alguns
aspectos. Apesar de apreciarem a arte, eles não repr...
Teatro romano
• Foram criados os anfiteatros, com o uso das abóbadas e arcos; o um espaço
era amplo e suportava muitas pessoas. O públic...
Sem dúvida, os romanos contribuíram muito com a arte, tendo um espírito prático e apto
para construir teatros, templos, ca...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Arte romana

743 Aufrufe

Veröffentlicht am

A arte romana teve sua maior expressão na arquitetura, através de edificações grandiosas. Os romanos preocupavam-se intensamente com aspectos voltados para a utilidade, a funcionalidade e a praticidade de suas obras artísticas.

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Arte romana

  1. 1. Arte Romana Colégio e Curso João Paulo I Série: 1°ano (Ensino Médio) Grupo: Aline Castro, Dayvson Oliveira, Artur Leão, Igor Taruffi, Maviael Lopes, Lucas Bento e Willyam Melo.
  2. 2. A arte romana • A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.C. ao século IV d.C. A arte da Roma Antiga foi fortemente influenciada pela cultura e pelas crenças gregas. Um exemplo disso é a própria mitologia romana, muito parecida com a mitologia grega. Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas.
  3. 3. A arquitetura romana
  4. 4. • Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. Na arquitetura, destacam-se a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos.
  5. 5. Pintura romana
  6. 6. • A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da tridimensionalidade. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período. Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das pinturas romanas. • Os gêneros artísticos mais comuns na pintura romana eram: paisagens, retratos, arquiteturas, pinturas populares e pinturas triunfais. • Os pintores romanos usavam como materiais de trabalho tintas produzidas a partir de materiais da natureza como, por exemplo, metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e seivas de árvores.
  7. 7. Escultura romana
  8. 8. • Na escultura, os romanos eram muito diferentes dos gregos em alguns aspectos. Apesar de apreciarem a arte, eles não representavam o ideal de beleza, mas a cópia fiel das pessoas, buscando retratar traços particulares. Um exemplo disso é a estátua do imperador romano, Augusto, criada por volta de 19 a.C.. Numa cópia do Doríforo, dos gregos, o artista detalhou as feições reais do Imperador, a couraça e as capas romanas. Essa preocupação também foi encontrada em relevos esculpidos, pois eles buscavam representar acontecimentos e pessoas que participaram dele.
  9. 9. Teatro romano
  10. 10. • Foram criados os anfiteatros, com o uso das abóbadas e arcos; o um espaço era amplo e suportava muitas pessoas. O público se encontrava no auditório, sendo possível construir os edifícios em qualquer lugar. O evento que eles mais gostavam eram as lutas dos gladiadores e não era necessário um palco para apreciar o espetáculo. Em um espaço central elíptico era circundado pela arquibancada, com grande número de fileiras. Um grande exemplo é o Coliseu, em Roma, uma das sete maravilhas do mundo moderno.
  11. 11. Sem dúvida, os romanos contribuíram muito com a arte, tendo um espírito prático e apto para construir teatros, templos, casas, aquedutos, etc. No início do século III, eles começaram a enfrentar lutas internas, por causa da entrada dos povos bárbaros. A preocupação com a arte diminuiu e no século V, o Império Romano entra em decadência e é dominado pelos invasores germânicos.

×