Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Apresentação do curso de 100hs proinfo 2011

803 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Apresentação do curso de 100hs proinfo 2011

  1. 1. NTE/REN/SEDUC VILHENA - RO Vilhena, 2011
  2. 2. * Proposta do curso A Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, em 2007, noâmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou arevisão do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo. O Programa instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembrode 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional –ProInfo e postula a integração e articulação de três componentes:• A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios deinformática com computadores, impressoras e outros equipamentos,e acesso à Internet – banda larga);• A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia edigitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pelaSEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal doProfessor, da TV/DVD Escola etc.;•A formação continuada dos professores e outros agentes educacionaispara o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação (TIC).
  3. 3. Participantes Os participantes do curso Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC (100h) são professores egestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadorespedagógicos) dos sistemas públicos de ensino, preferencialmente,que tiveram suas escolas contempladas com laboratórios deinformática com Linux Educacional.
  4. 4. Objetivos Visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos paraque os professores e gestores escolares possam:• Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino ena aprendizagem em suas escolas;• Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursostecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem quelevem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, aotrabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dosconhecimentos e habilidades esperados em cada série;• Utilizar as TIC nas práticas docentes, promovendo situações de ensinoque focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoriaefetiva de seu desempenho.
  5. 5. Proposta curricular O currículo do curso Tecnologias na Educação: ensinando eaprendendo com as TIC (100h) propõe que teoria e prática se integremdesde o início: o profissional da educação traz sua experiência para ocurso e, simultaneamente leva os conhecimentos para sua prática. Estrutura do curso O curso terá duração de 4 meses com carga horária de 100horas, distribuídas em 4 unidades com atividades presenciais e adistancia (folha impressa postadas no ambiente dentro do prazoestipulado). Serão 9 encontros assim distribuídos: primeiro encontro dia06/04, segundo dia 20/04, terceiro dia 04/05, quarto dia 18/05, quintodia 01/06, sexto dia 15/06, sétimo dia 22/06, oitavo dia 29/07 e nono20/07.
  6. 6. * Avaliação final No último encontro presencial, serão avaliados ocurso como um todo, os materiais de aprendizagem, aatuação do formador, o crescimento e o aproveitamento dosalunos e as condições materiais de realização dos trabalhos. Esse balanço final deve refletir o processo deavaliação formativa desenvolvido ao longo do curso.
  7. 7. * A certificação ficará sob a responsabilidade daCoordenação Estadual do Programa( SEDUC/PTE/RO).Constituem critérios para a obtenção do certificado: 70% defrequência/participação nas atividades.
  8. 8. Aproveitar o tempo!Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos-Para com eles juntar os cubos ajustadosQue fazem gravuras certas na história(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)... Fernando PessoaNTE/SEDUC/VHAFormadoras: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis Silvana Marisa D. Fontes Vilhena, abril/2011

×