Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Relatório de leitura - a lua de joana

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
A lua de joana
A lua de joana
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 5 Anzeige

Relatório de leitura - a lua de joana

Herunterladen, um offline zu lesen

A lua de Joana , Maria Teresa Maia Gonzalez.
Relatório/ contrato de leitura:
Razões de escolha;
Informação sobre a autora;
Resumo do livro;
Excerto significativo;
Opinião / critica sobre o livro.

A lua de Joana , Maria Teresa Maia Gonzalez.
Relatório/ contrato de leitura:
Razões de escolha;
Informação sobre a autora;
Resumo do livro;
Excerto significativo;
Opinião / critica sobre o livro.

Anzeige
Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Andere mochten auch (17)

Anzeige

Ähnlich wie Relatório de leitura - a lua de joana (20)

Weitere von Mariana Monteiro (20)

Anzeige

Aktuellste (20)

Relatório de leitura - a lua de joana

  1. 1. A Lua de Joana Maria Teresa Gonzalez Mariana Monteiro 10ºS Nº24
  2. 2. Relatório deLeitura Livro: Gonzalez,Maria – A lua de Joana.Lisboa:Editorial VERBO,1994 Razões de escolha: A lua de Joana é um livro ao qual não podemos ficar indiferentes. Este é constituído por várias cartas onde Joana escreve para Marta, uma amiga que falecera devido a uma overdose. Escolhi este livro porque foicom ele que eu aprendia amar ler.É um livro que desperta a nossa atenção e entusiasmo até ao fim da história. Uma outra razão foio fim do livro que fugindo á temática “Felizes para sempre” este acaba com um pior cenário. Por fim, este livro conseguiu “entrar nos meus pensamentos” e, de certa forma,alerta-os e aconselha-os. Nota Biográfica do autor: O autor de “A lua de Joana” é Maria Teresa Maia Gonzalez, senhora nascida em Coimbra a dezassete de junho de 1958. Maria terminou os estudos na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde se formou em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de estudosfrancesese ingleses. Entre 1982 a 1997 exerceu a profissão de professora de Português, Inglês e Francês.Depoisde terdeixado esta vocação dedicou-se inteiramente à escrita. Escreveu e publicou várias obras, sendo a mais famosa “A lua de Joana” que conta com 26 edições e fora transformada numa peça de teatro que percorreu o país todo e foivisto pormaisde vinte e cinco mil pessoas.
  3. 3. Um grande marco na sua carreira foi, também, a cooperação da escrita da coleção “ O clube dasChaves” com Maria do Rosário Pedreira. Maria Teresa Gonzalez é uma escritura diversificada visto que escreveu romances juvenis, histórias infantis, poesias, contos, ficção para adultos e peçasde teatro juvenil. Breve resumo do livro: Esta história, retrata a vida de Joana, uma típica adolescente, que perde a sua melhor amiga, Marta, que morrera de overdose. Sentindo bastantes saudades da sua amiga, Joana refugia-se na escrita de cartas dirigidas a Marta com o objetivo de manter viva a sua memória,onde escreve o seu dia-a-dia e todosos seus pensamentos. Joana numa tentativa de mudar de personalidade e mudar os seus pensamentos,decoroutodo o seu quarto,tornando-o completamente branco e coloca uma lua (branca) suspensa no teto por uma corrente. Em casa de Joana o ambiente também não era melhor. Sua mãe era dona de uma loja de pronto-a-vestir e o seu pai, um médico que ocupava todo o seu tempo no trabalho. Seus pais estavam alheios a Joana enquanto que se preocupavam com o seu irmão, “pré-histórico” como lhe tratava, devido ao seu físico descuidado e ao seu comportamento despreocupado e rebelde. A única pessoa que parecia preocupar-se com Joana era a sua avô,que maistarde acaba porfalecer também. Joana, ao longo do livro, vai desenvolvendo a sua amizade com o irmão de Marta, Diogo, que também sofre com a perda. Estes acabam por se apaixonar e juntos combatem a dor da perda juntando-se, também, ao mundo das drogas. Joana, não conseguindo resistir acaba porsofrer uma overdose e também morre.
  4. 4. O livro acaba com o pai de Joana a ler as suas cartas sentindo-se culpado e frustrante pela morte da filha. Transcrição de um excerto significativo com explicação das razões de preferência. “Vou parar de escrever. Dói-me a mão, dói-me o corpo, dói-me o pensamento.Dói- me a coragem que não tenho. Um beijo da Joana Lisboa, 20 de Março de 1994 Tive de vender os brincos que a avó Ju me deu. Se não te dissesse isto, acho que rebentava. Sou uma fraca e uma cobarde.Tenho nojo de mim. Um beijo da Joana. (…) Fui ter com um amigo da Rita e mandeifazer uma tatuagem no pulso: um relógio... Agora tenho um relógio eternamente parado naszero horas.” Esta passagem acontece depois de Joana entrar no mundo das drogas, estas frases simbólicas fazem-me acreditar que, afinal, as drogas não são um refúgio, como muitos pensamos, mas sim um vício, uma obsessão. Estas podem nos consumir e enfraquecer- nos e quando admitir-mos a nossa dependência já pode ser tarde de mais e não conseguimos voltaratrás.
  5. 5. Opinião global e recomendações de leitura Na minha opinião, “A lua de Joana” é um livro, fascinante, comovente e viciante. Este drama (a vida de Joana) é muito atual.Abordando detalhadamente o tema da toxicodependência, o livro aconselha-nos e passa-nos ensinamentos fundamentais, principalmente na adolescência. Este é,sem dúvida, uma história arrebatadoraquenosprende á personagem de Joana onde só conseguimos pararno finaldo enredo. O final é mais um dos motivos que torna o livro mais único, visto que, este é completamente inesperado e perturbador. Concluindo, eu aconselho a todos a ler “A lua de Joana”, pois transmite-nos ideais muito importantes,como,não deixarque nada ou ninguém arruíne o nosso futuro e até mesmo arruíne a nossa vida.

×