Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Ambiguidade

ambiguidade

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen
  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Ambiguidade

  1. 1. AMBIGUIDADE Professora: Márcia Oliveira
  2. 2. Ambiguidade: é a duplicidade de sentidos que pode haver em uma palavra, em uma frase ou num texto inteiro. Ela pode ser utilizada como recurso de expressão em textos poéticos, publicitários, humorísticos, em quadrinhos e anedotas. Ocorre geralmente, nos seguintes casos: Má colocação do Adjunto Adverbial Ex: Crianças que recebem leite materno frequentemente são mais sadias. As crianças são mais sadias porque recebem leite frequentemente ou são frequentemente mais sadias porque recebem leite? Eliminando a ambiguidade: Crianças que recebem frequentemente leite materno são mais sadias. Crianças que recebem leite materno são frequentemente mais sadias.
  3. 3. Uso Incorreto do Pronome Relativo Ex: Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes que estava sobre a cama. O que estava sobre a cama: o estojo vazio ou a aliança de diamantes? Eliminando a ambiguidade: Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes a qual estava sobre a cama. Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes o qual estava sobre a cama. Observação: Neste exemplo, pelo fato de os substantivos estojo e aliança pertencerem a gêneros diferentes, resolveu-se o problema substituindo os substantivos por o qual/a qual. Se pertencessem ao mesmo gênero, haveria necessidade de uma reestruturação diferente.
  4. 4. Má Colocação de Pronomes, Termos, Orações ou Frases Ex: Aquela velha senhora encontrou o garotinho em seu quarto. O garotinho estava no quarto dele ou da senhora? Eliminando a ambiguidade: Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dela. Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dele. Ex.: Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo. Quem estava sentado na varanda: o menino ou o mendigo? Eliminando a ambiguidade: O menino avistou um mendigo que estava sentado na varanda. O menino que estava sentado na varanda avistou o mendigo.
  5. 5. Anúncio publicitário divulgado pela marca Jontex, categoria de produtos preservativos da Johnson & Johnson, exibida provavelmente numa BR, rodovia de grande acesso.
  6. 6. FRASES AMBIGUAS 1. O pai proibiu o filho de sair em sua motocicleta. 2. O cão enterrou os ossos que encontrou no jardim. 3. A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque. 4. O irmão de Cristiano pegou a blusa dele. 5. Preso vigia acusado de matar empresário. 6. O pai encontrou a filha chupando pirulito. 7. Comprou o carro rápido. 8. Tenho um trabalho para entregar ao professor, que me deixa preocupado. 9. Há um ano comprei uma casa com um vistoso portão, que venderei agora. 10. O juiz declarou ter julgado o réu errado.
  7. 7. EXERCÍCIO 1) Assinale o item em que o pronome relativo QUÊ pode causar ambigüidade: A)O homem QUE cumprimentei é o gerente desse banco. B) O aluno QUE estuda vence cedo ou tarde. C) A casa em QUE moro fica próxima ao centro. D) Não conheço o pai do menino QUE se acidentou. E) NDA 2) Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua. A)Deixe o cigarro correndo. B) Vendo carne aos fregueses sem pelanca. C) Meias para mulheres pretas D) Camas para crianças de ferro. E) NDA
  8. 8. 3) Nos casos abaixo, assinale o item em que não ocorre um caso de ambigüidade lexical: A) Estudantes viram piranhas. B) Corto cabelo e pinto. C) A mãe olhava a filha sentado no sofá. D) O dinheiro estava no banco. E) NDA 4) Não há ambiguidade na frase: A) Estivemos na escola da cidade que foi destruída pelo incêndio. B) Câmara torna crime porte ilegal de armas. C) Vi o acidente do barco. D) O policial prendeu o ladrão em sua casa. E) Comi um churrasco num restaurante que era gostoso.
  9. 9. 05.Analise as orações subsequentes e, se necessário for, faça as alterações convenientes: a) A menina pegou o ônibus correndo. b) A mãe viu o filho chegando em casa bem tarde. c) A candidata deixou a plateia emocionada. d) O psicólogo examinou o paciente preocupado.

×