SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 10
Downloaden Sie, um offline zu lesen
Universidade Federal de Uberlândia 
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design 
Conforto Ambiental 1 
Análise Projetual 
Residência Edmundo Cavanelas 
Professora: Rita de Cássia Saramago 
Alunos: 
Ellen Vanessa 
Lucas Fernandes 
Lucas Gomes 
Matheus Oliveira 
Novembro de 2014
1 ANÁLISE DO CLIMA LOCAL
A Residência Edmundo Cavanelas, analisada neste trabalho, está localizada na cidade de Petrópolis (Latitude Longitude ) no estado do Rio de Janeiro. 
Petrópolis – Rio de Janeiro 
Fonte: < http://3.bp.blogspot.com> 
Cercada por 70% de Mata Atlântica, esta cidade tem um clima ameno, sempre fresco ao cair do sol, com uma temperatura média de e significativa pluviosidade ao longo do ano. Até mesmo no mês mais seco, a pluviosidade é considerável. A temperatura média do ar em Petrópolis é de e a pluviosidade média anual é de . Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, o clima da cidade é dito cfb, por estar em uma região de clima subtropical de altitude elevada ( ). Abaixo, o climograma da cidade de Petrópolis. 
Climograma de Petrópolis – RJ 
Fonte: <http://pt.climate-data.org>
O mês mais seco do ano é julho, com de precipitação, e o mês de maior precipitação é dezembro, com uma média de . 
Fevereiro é o mês mais quente do ano, com temperatura média de e Julho é o mês mais frio, com temperatura média de Abaixo, o gráfico das temperaturas da cidade de Petrópolis. 
Gráfico de Temperaturas de Petrópolis – RJ 
Fonte: <http://pt.climate-data.org> 
Há uma diferença de entre a precipitação do mês mais seco e do mais chuvoso. Além disso, as temperaturas médias têm uma variação de no decorrer do ano. Abaixo, a tabela climática de Petrópolis confirma essas afirmações. 
Tabela Climática de Petrópolis – RJ 
Fonte: <http://pt.climate-data.org> 
A umidade relativa do ar na cidade de Petrópolis é bastante alta durante todo o ano, como mostra a tabela abaixo. 
Mês 
Jan 
Fev 
Mar 
Abr 
Mai 
Jun 
Jul 
Ago 
Set 
Out 
Nov 
Dez 
UR% 
Umidade Relativa do Ar de Petrópolis – RJ 
Fonte: INMET 
A partir dos dados presentes nas tabelas acima, utilizando o software Analysis Bio, pudemos fazer a análise bioclimática da cidade de Petrópolis através de suas normais. Como resultado, obtemos a carta bioclimática a seguir.
Carta Bioclimática de Petrópolis – RJ 
Ainda, a partir dos dados fornecidos pelo software Analysis Bio, conclui-se que cerca de 29% das horas do ano são confortáveis e 71% são desconfortáveis predominantemente por frio. Nesse caso, as estratégias mais adequadas para as edificações na cidade são: ventilação (nos meses de janeiro, fevereiro, março e dezembro), alta inércia térmica e aquecimento solar passivo. 
2 ANÁLISE CRÍTICA DO PROJETO 
A edificação está situada num amplo lote no conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos que fica distante a do centro de Petrópolis e aproximadamente a da cidade do Rio de Janeiro. O acesso principal se dá pela Rua José Joaquim Rodrigues. A residência ocupa um pequeno vale no sentido norte-sul, para onde se abrem perspectivas interrompidas a leste e oeste pela aclividade do solo. Cercada por elaborados jardins de Burle Marx, e por uma sequência de montanhas circundando o vale, a casa possuiu uma deslumbrante paisagem com de área total e de área edificada. 
Residência Edmundo Cavanelas - Entorno
Fonte: <http://maps.google.com.br> 
Residência Edmundo Cavanelas - Implantação 
A disposição da residência no terreno também toma partido da obtenção de calor através da passagem do sol, pois suas maiores fachadas estão dispostas (leste / oeste) de maneira a permitir a captação da luz solar. Essa disposição também é evidenciada pelo clima local, de temperatura amena. As aberturas presentes nas duas fachadas possibilitam a ventilação cruzada, propiciada pelos ventos predominantes com direção sudeste. 
Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Insolação e Ventos Predominantes 
Não seguindo o padrão de residências, a casa Cavanelas não possui uma entrada caracterizada como a principal. É possível ingressar por meio de uma das quatro portas de vidro que estão localizadas na área social, dispostas na fachada leste e oeste. Além desses quatro acessos, por meio da porta da cozinha, é possível entrar na casa, mas esta passagem serve essencialmente às atividades
realizadas e referentes à cozinha. A residência é marcada pela fluidez dos espaços, principalmente do social. 
Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Acessos e Circulação 
Ao analisar o quadro de áreas da Casa Cavanelas, que é tripartida, é possível perceber que o arquiteto faz uma divisão rigorosa dos espaços e consegue ao mesmo tempo garantir a fluidez dos ambientes, além o seu caráter informal como casa de campo devido à porcentagem de ocupação de cada área na edificação, com um espaço social bastante amplo. 
Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Setorização 
Uma das principais vantagens da residência é a área gerada através da extensão da cobertura, que excede o perímetro da planta, formando terraços ao redor da casa, de onde surge também a garagem. A divisão desses ambientes externos – o terraço e a garagem – é feito através do revestimento do piso, dividindo discretamente as atividades. A casa possui planta bastante fluida e é bem iluminada devido as esquadrias em vidro.
Residência Edmundo Cavanelas – Organização Espacial 
Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Organização Espacial 
As soluções projetuais adotadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para esta residência incluem: na zona íntima (mais precisamente nos quartos), como ventilação de inverno, brises metálicos na parte superior para a saída do ar quente e renovação do oxigênio (isso devido ao menor peso do ar quente em relação ao ar mais fresco); grandes aberturas de vidro na altura dos usuários para ventilação de verão na área social; uma lareira para ser utilizada no inverno e aquecer todo o ambiente vedado por panos de vidro. 
Residência Edmundo Cavanelas – Brises na Fachada Norte
As aberturas opostas dos panos de vidro (leste e oeste) aproveitam a direção predominante dos ventos (SE) para favorecerem a ventilação cruzada na área social da residência. 
Além disso, os panos de vidro na área social, dispostos na direção leste/oeste, quando fechados compõem uma solução projetual de aquecimento solar passivo, pois, dispostas na direção do nascer e pôr do sol, juntamente com o aquecimento promovido pela lareira, provoca uma espécie de “efeito estufa” para melhor contenção do calor no interior da residência. No inverno, quando as temperaturas são mais baixas, essa solução se mostra bastante viável. 
Residência Edmundo Cavanelas – Lareira e Panos de Vidro 
Para minimizar os efeitos de uma indesejada irradiação de calor pela cobertura metálica nos ambientes internos, as treliças metálicas, que a estruturam, ficam expostas e permeáveis, permitindo assim a passagem dos ventos por dentro da cobertura, promovendo o seu refrescamento. 
Residência Edmundo Cavanelas – Cobertura e Treliças Metálicas
Na área molhada, utiliza-se um forro perfurado, que permite a renovação do ar, deixando de dispor janelas nesses ambientes. 
O sistema de calhas para captação de água da chuva na cobertura é bastante simplificado, contando com uma calha no eixo mais baixo da cobertura e outra ao lado do grande plano estrutural que a atravessa. 
Residência Edmundo Cavanelas – Sistema de Calhas 
3 REFERÊNCIAS 
[1] SIQUEIRA, V. B., “Espaçoes da Arte Brasileira / Burle Marx”, Cosac & Naify Edições, 2001 
[2] SEGRE, R., “Oscar Niemeyer 100 anos 100 obras”, Instituto Tomie Ohtake. 
[3] http://44arquitetura.com.br/index.php/casa-canavelas-de-oscar-niemeyer-uma-analise-da-obra/ 
[4] http://pt.climate-data.org/location/4484/ 
[5] http://www.rio2016.com/pregamestraining/sites/default/.../petropolis_pt_1.pdf 
[6] http://www.ptecserra.com.br/?page_id=68

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...
Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...
Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...Myrthes Marcele F. Santos
 
Solar control & shading devices
Solar control & shading devicesSolar control & shading devices
Solar control & shading devicesRenu Singh Parmar
 
Solar energy centre, gual pahari, gurgaon.
Solar energy centre, gual pahari, gurgaon. Solar energy centre, gual pahari, gurgaon.
Solar energy centre, gual pahari, gurgaon. Khushboo Sahu
 
Concurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio Kogan
Concurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio KoganConcurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio Kogan
Concurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio KoganJuliana Carvalho
 
Lim choon wah 0311265 bim project 2b
Lim choon wah 0311265 bim project 2bLim choon wah 0311265 bim project 2b
Lim choon wah 0311265 bim project 2bReeve Lim
 
Helioarquitectura
HelioarquitecturaHelioarquitectura
Helioarquitecturacharls666
 
Diretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PR
Diretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PRDiretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PR
Diretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PRJulia Prestrelo
 
Análise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova Artigas
Análise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova ArtigasAnálise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova Artigas
Análise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova ArtigasKellen Priscila
 
Edifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse Social
Edifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse SocialEdifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse Social
Edifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse Socialchicorasia
 
3º Apresentação TFG*
3º Apresentação TFG* 3º Apresentação TFG*
3º Apresentação TFG* CARLA RAISSA
 
Prédio Residencial
Prédio ResidencialPrédio Residencial
Prédio ResidencialMarco Coghi
 
Passive Solar Design Presentation
Passive Solar Design PresentationPassive Solar Design Presentation
Passive Solar Design Presentationccseerc
 
Aula 04 conforto termico
Aula 04 conforto termicoAula 04 conforto termico
Aula 04 conforto termicoRicardo Deboni
 

Was ist angesagt? (20)

Carta solar
Carta solarCarta solar
Carta solar
 
Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...
Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...
Slides Arquitetura Bioclimatica - Curso Conservação de Energia UERJ / SEBRAE/...
 
Solar control & shading devices
Solar control & shading devicesSolar control & shading devices
Solar control & shading devices
 
Solar energy centre, gual pahari, gurgaon.
Solar energy centre, gual pahari, gurgaon. Solar energy centre, gual pahari, gurgaon.
Solar energy centre, gual pahari, gurgaon.
 
Concurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio Kogan
Concurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio KoganConcurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio Kogan
Concurso IMS | Instituto Moreira Salles (SP) - Studio MK27 Marcio Kogan
 
Apostila brises
Apostila brisesApostila brises
Apostila brises
 
Lim choon wah 0311265 bim project 2b
Lim choon wah 0311265 bim project 2bLim choon wah 0311265 bim project 2b
Lim choon wah 0311265 bim project 2b
 
Helioarquitectura
HelioarquitecturaHelioarquitectura
Helioarquitectura
 
Casa da ponte
Casa da ponte Casa da ponte
Casa da ponte
 
Diretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PR
Diretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PRDiretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PR
Diretrizes Bioclimáticas - Rua Fernando Amaro - Curitiba - PR
 
Analise de Projeto
Analise de ProjetoAnalise de Projeto
Analise de Projeto
 
Análise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova Artigas
Análise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova ArtigasAnálise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova Artigas
Análise Climática e de conforto ambiental da casa Bettega - Vilanova Artigas
 
Edifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse Social
Edifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse SocialEdifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse Social
Edifícios para habitação; Recorte: Habitação de Interesse Social
 
3º Apresentação TFG*
3º Apresentação TFG* 3º Apresentação TFG*
3º Apresentação TFG*
 
Prédio Residencial
Prédio ResidencialPrédio Residencial
Prédio Residencial
 
Solar control
Solar controlSolar control
Solar control
 
Passive Solar Design Presentation
Passive Solar Design PresentationPassive Solar Design Presentation
Passive Solar Design Presentation
 
Aula 04 conforto termico
Aula 04 conforto termicoAula 04 conforto termico
Aula 04 conforto termico
 
Hermann Hertzberger
Hermann HertzbergerHermann Hertzberger
Hermann Hertzberger
 
Casa da Cascata
Casa da CascataCasa da Cascata
Casa da Cascata
 

Ähnlich wie Análise Projetual - Residência Cavanelas - Conforto Ambiental 1

Trabalho Conforto- Casa Bettega
Trabalho  Conforto- Casa BettegaTrabalho  Conforto- Casa Bettega
Trabalho Conforto- Casa BettegaGeovanaAlvesA
 
Análise climática - Casa Bettega
Análise climática - Casa BettegaAnálise climática - Casa Bettega
Análise climática - Casa BettegaGeovanaAlvesA
 
Tower house conforto
Tower house confortoTower house conforto
Tower house confortoericomor
 
Análise projetual blog 2
Análise projetual   blog 2Análise projetual   blog 2
Análise projetual blog 2Lee Ferreira
 
Diretrizes bioclimaticas para tfg ecovila e eco parque naturista
Diretrizes bioclimaticas para tfg   ecovila e eco parque naturistaDiretrizes bioclimaticas para tfg   ecovila e eco parque naturista
Diretrizes bioclimaticas para tfg ecovila e eco parque naturistaMariana Maria Rodrigues Oliveira
 
ILHAS DE CALOR
ILHAS DE CALORILHAS DE CALOR
ILHAS DE CALORBSZNAYDER
 
TRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTS
TRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTSTRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTS
TRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTSThaís Mara
 
Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)
Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)
Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)François Urban, MBA
 
Análise: Comforto Ambiental Casa Sert em Cambridge
Análise: Comforto Ambiental Casa Sert em CambridgeAnálise: Comforto Ambiental Casa Sert em Cambridge
Análise: Comforto Ambiental Casa Sert em Cambridgeruadopaiol
 
Resumo eficiencia energietica cap
Resumo eficiencia energietica capResumo eficiencia energietica cap
Resumo eficiencia energietica capPlínio Gonçalves
 
Carta bioblimática Construção da Carta Bioclimática
Carta bioblimática Construção da  Carta BioclimáticaCarta bioblimática Construção da  Carta Bioclimática
Carta bioblimática Construção da Carta Bioclimáticapaulomorais255173
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticoskarolpoa
 

Ähnlich wie Análise Projetual - Residência Cavanelas - Conforto Ambiental 1 (20)

Trabalho Conforto- Casa Bettega
Trabalho  Conforto- Casa BettegaTrabalho  Conforto- Casa Bettega
Trabalho Conforto- Casa Bettega
 
Trabalho 1
Trabalho 1Trabalho 1
Trabalho 1
 
Análise climática - Casa Bettega
Análise climática - Casa BettegaAnálise climática - Casa Bettega
Análise climática - Casa Bettega
 
Tower house conforto
Tower house confortoTower house conforto
Tower house conforto
 
Tower house conforto
Tower house confortoTower house conforto
Tower house conforto
 
Aula medidas passivas
Aula medidas passivasAula medidas passivas
Aula medidas passivas
 
Análise projetual blog 2
Análise projetual   blog 2Análise projetual   blog 2
Análise projetual blog 2
 
Diretrizes bioclimaticas para tfg ecovila e eco parque naturista
Diretrizes bioclimaticas para tfg   ecovila e eco parque naturistaDiretrizes bioclimaticas para tfg   ecovila e eco parque naturista
Diretrizes bioclimaticas para tfg ecovila e eco parque naturista
 
Resumo.pdf
Resumo.pdfResumo.pdf
Resumo.pdf
 
ILHAS DE CALOR
ILHAS DE CALORILHAS DE CALOR
ILHAS DE CALOR
 
Aula6
Aula6Aula6
Aula6
 
Arq&clima
Arq&climaArq&clima
Arq&clima
 
TRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTS
TRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTSTRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTS
TRANSUSTAINABLE HOUSE BY SUGAWARADAISUKE ARCHITECTS
 
Energia solar
Energia solarEnergia solar
Energia solar
 
Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)
Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)
Edificações Sustentáveis (Estudo das Tecnologias)
 
Análise: Comforto Ambiental Casa Sert em Cambridge
Análise: Comforto Ambiental Casa Sert em CambridgeAnálise: Comforto Ambiental Casa Sert em Cambridge
Análise: Comforto Ambiental Casa Sert em Cambridge
 
Análise Projetual: Casa em Maiorca
Análise Projetual: Casa em MaiorcaAnálise Projetual: Casa em Maiorca
Análise Projetual: Casa em Maiorca
 
Resumo eficiencia energietica cap
Resumo eficiencia energietica capResumo eficiencia energietica cap
Resumo eficiencia energietica cap
 
Carta bioblimática Construção da Carta Bioclimática
Carta bioblimática Construção da  Carta BioclimáticaCarta bioblimática Construção da  Carta Bioclimática
Carta bioblimática Construção da Carta Bioclimática
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticos
 

Kürzlich hochgeladen

Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdfAntonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdfAnnaCarolina242437
 
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaGESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaayasminlarissa371
 
I.2 Meios de Proteção das culturass.pptx
I.2 Meios de Proteção das culturass.pptxI.2 Meios de Proteção das culturass.pptx
I.2 Meios de Proteção das culturass.pptxJudite Silva
 
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdfSimulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdfAnnaCarolina242437
 
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdfSimulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdfAnnaCarolina242437
 
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...AnnaCarolina242437
 
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024CarolTelles6
 
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdfAVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdfAnnaCarolina242437
 
I.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCC
I.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCCI.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCC
I.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCCJudite Silva
 

Kürzlich hochgeladen (9)

Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdfAntonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
Antonio Pereira_Vale+comunidade_set a dez_2023.pdf
 
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaGESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
GESTÃO FINANceiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
 
I.2 Meios de Proteção das culturass.pptx
I.2 Meios de Proteção das culturass.pptxI.2 Meios de Proteção das culturass.pptx
I.2 Meios de Proteção das culturass.pptx
 
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdfSimulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
Simulado Bernoulli Enem_2-Primeiro dia.pdf
 
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdfSimulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
Simulado Enem Bernoulli-Primeiro dia.pdf
 
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
Exame De Suficiencia Para Obtencao Do Titulo De Especialista Em Medicina De F...
 
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
MARANATA - 19_04_2024.pptx | Maranata 2024
 
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdfAVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
AVALIA_CHUM_EFI_5 ANO_AV_2SEMESTRE_2023.pdf
 
I.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCC
I.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCCI.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCC
I.1 Boas Práticas fitossanitarias.pptxCC
 

Análise Projetual - Residência Cavanelas - Conforto Ambiental 1

  • 1. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design Conforto Ambiental 1 Análise Projetual Residência Edmundo Cavanelas Professora: Rita de Cássia Saramago Alunos: Ellen Vanessa Lucas Fernandes Lucas Gomes Matheus Oliveira Novembro de 2014
  • 2. 1 ANÁLISE DO CLIMA LOCAL
  • 3. A Residência Edmundo Cavanelas, analisada neste trabalho, está localizada na cidade de Petrópolis (Latitude Longitude ) no estado do Rio de Janeiro. Petrópolis – Rio de Janeiro Fonte: < http://3.bp.blogspot.com> Cercada por 70% de Mata Atlântica, esta cidade tem um clima ameno, sempre fresco ao cair do sol, com uma temperatura média de e significativa pluviosidade ao longo do ano. Até mesmo no mês mais seco, a pluviosidade é considerável. A temperatura média do ar em Petrópolis é de e a pluviosidade média anual é de . Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, o clima da cidade é dito cfb, por estar em uma região de clima subtropical de altitude elevada ( ). Abaixo, o climograma da cidade de Petrópolis. Climograma de Petrópolis – RJ Fonte: <http://pt.climate-data.org>
  • 4. O mês mais seco do ano é julho, com de precipitação, e o mês de maior precipitação é dezembro, com uma média de . Fevereiro é o mês mais quente do ano, com temperatura média de e Julho é o mês mais frio, com temperatura média de Abaixo, o gráfico das temperaturas da cidade de Petrópolis. Gráfico de Temperaturas de Petrópolis – RJ Fonte: <http://pt.climate-data.org> Há uma diferença de entre a precipitação do mês mais seco e do mais chuvoso. Além disso, as temperaturas médias têm uma variação de no decorrer do ano. Abaixo, a tabela climática de Petrópolis confirma essas afirmações. Tabela Climática de Petrópolis – RJ Fonte: <http://pt.climate-data.org> A umidade relativa do ar na cidade de Petrópolis é bastante alta durante todo o ano, como mostra a tabela abaixo. Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez UR% Umidade Relativa do Ar de Petrópolis – RJ Fonte: INMET A partir dos dados presentes nas tabelas acima, utilizando o software Analysis Bio, pudemos fazer a análise bioclimática da cidade de Petrópolis através de suas normais. Como resultado, obtemos a carta bioclimática a seguir.
  • 5. Carta Bioclimática de Petrópolis – RJ Ainda, a partir dos dados fornecidos pelo software Analysis Bio, conclui-se que cerca de 29% das horas do ano são confortáveis e 71% são desconfortáveis predominantemente por frio. Nesse caso, as estratégias mais adequadas para as edificações na cidade são: ventilação (nos meses de janeiro, fevereiro, março e dezembro), alta inércia térmica e aquecimento solar passivo. 2 ANÁLISE CRÍTICA DO PROJETO A edificação está situada num amplo lote no conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos que fica distante a do centro de Petrópolis e aproximadamente a da cidade do Rio de Janeiro. O acesso principal se dá pela Rua José Joaquim Rodrigues. A residência ocupa um pequeno vale no sentido norte-sul, para onde se abrem perspectivas interrompidas a leste e oeste pela aclividade do solo. Cercada por elaborados jardins de Burle Marx, e por uma sequência de montanhas circundando o vale, a casa possuiu uma deslumbrante paisagem com de área total e de área edificada. Residência Edmundo Cavanelas - Entorno
  • 6. Fonte: <http://maps.google.com.br> Residência Edmundo Cavanelas - Implantação A disposição da residência no terreno também toma partido da obtenção de calor através da passagem do sol, pois suas maiores fachadas estão dispostas (leste / oeste) de maneira a permitir a captação da luz solar. Essa disposição também é evidenciada pelo clima local, de temperatura amena. As aberturas presentes nas duas fachadas possibilitam a ventilação cruzada, propiciada pelos ventos predominantes com direção sudeste. Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Insolação e Ventos Predominantes Não seguindo o padrão de residências, a casa Cavanelas não possui uma entrada caracterizada como a principal. É possível ingressar por meio de uma das quatro portas de vidro que estão localizadas na área social, dispostas na fachada leste e oeste. Além desses quatro acessos, por meio da porta da cozinha, é possível entrar na casa, mas esta passagem serve essencialmente às atividades
  • 7. realizadas e referentes à cozinha. A residência é marcada pela fluidez dos espaços, principalmente do social. Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Acessos e Circulação Ao analisar o quadro de áreas da Casa Cavanelas, que é tripartida, é possível perceber que o arquiteto faz uma divisão rigorosa dos espaços e consegue ao mesmo tempo garantir a fluidez dos ambientes, além o seu caráter informal como casa de campo devido à porcentagem de ocupação de cada área na edificação, com um espaço social bastante amplo. Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Setorização Uma das principais vantagens da residência é a área gerada através da extensão da cobertura, que excede o perímetro da planta, formando terraços ao redor da casa, de onde surge também a garagem. A divisão desses ambientes externos – o terraço e a garagem – é feito através do revestimento do piso, dividindo discretamente as atividades. A casa possui planta bastante fluida e é bem iluminada devido as esquadrias em vidro.
  • 8. Residência Edmundo Cavanelas – Organização Espacial Residência Edmundo Cavanelas – Planta com Organização Espacial As soluções projetuais adotadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para esta residência incluem: na zona íntima (mais precisamente nos quartos), como ventilação de inverno, brises metálicos na parte superior para a saída do ar quente e renovação do oxigênio (isso devido ao menor peso do ar quente em relação ao ar mais fresco); grandes aberturas de vidro na altura dos usuários para ventilação de verão na área social; uma lareira para ser utilizada no inverno e aquecer todo o ambiente vedado por panos de vidro. Residência Edmundo Cavanelas – Brises na Fachada Norte
  • 9. As aberturas opostas dos panos de vidro (leste e oeste) aproveitam a direção predominante dos ventos (SE) para favorecerem a ventilação cruzada na área social da residência. Além disso, os panos de vidro na área social, dispostos na direção leste/oeste, quando fechados compõem uma solução projetual de aquecimento solar passivo, pois, dispostas na direção do nascer e pôr do sol, juntamente com o aquecimento promovido pela lareira, provoca uma espécie de “efeito estufa” para melhor contenção do calor no interior da residência. No inverno, quando as temperaturas são mais baixas, essa solução se mostra bastante viável. Residência Edmundo Cavanelas – Lareira e Panos de Vidro Para minimizar os efeitos de uma indesejada irradiação de calor pela cobertura metálica nos ambientes internos, as treliças metálicas, que a estruturam, ficam expostas e permeáveis, permitindo assim a passagem dos ventos por dentro da cobertura, promovendo o seu refrescamento. Residência Edmundo Cavanelas – Cobertura e Treliças Metálicas
  • 10. Na área molhada, utiliza-se um forro perfurado, que permite a renovação do ar, deixando de dispor janelas nesses ambientes. O sistema de calhas para captação de água da chuva na cobertura é bastante simplificado, contando com uma calha no eixo mais baixo da cobertura e outra ao lado do grande plano estrutural que a atravessa. Residência Edmundo Cavanelas – Sistema de Calhas 3 REFERÊNCIAS [1] SIQUEIRA, V. B., “Espaçoes da Arte Brasileira / Burle Marx”, Cosac & Naify Edições, 2001 [2] SEGRE, R., “Oscar Niemeyer 100 anos 100 obras”, Instituto Tomie Ohtake. [3] http://44arquitetura.com.br/index.php/casa-canavelas-de-oscar-niemeyer-uma-analise-da-obra/ [4] http://pt.climate-data.org/location/4484/ [5] http://www.rio2016.com/pregamestraining/sites/default/.../petropolis_pt_1.pdf [6] http://www.ptecserra.com.br/?page_id=68