O corpo humano no espaço

506 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

O corpo humano no espaço

  1. 1. Lucas e Luiz Eduardo Allucci
  2. 2.  A ação da gravidade zero sobre o corpo humanoé o que afeta mais os astronautas, especialmenteos que ficam no espaço por longosperíodos, conta a coordenadora do centro degravidade da Pontifícia Universidade Católica doRio Grande Do Sul (PUCRS), professora ThaísRussomano. "O corpo humano é moldado pelagravidade, como se fosse uma massa demodelar. Temos os membros inferiores muitomais fortes do que os superiores para sustentaro corpo de pé, devido à ação da gravidade".Portanto, os primeiros músculos a semodificarem, em quem fica um bom tempo emórbita, são os das pernas.
  3. 3.  Essas mudanças do corpo humano são um fatorimportante quando se pensa na dificuldade emchegar a Marte, explica Thaís: primeiro o corpo temde se adaptar à gravidade zero, depois à forçagravitacional de Marte, depois novamente ao espaçoe, por fim, reaprender a sustentar nossa massa aquina Terra. Outro perigo para os astronautas em órbita são asinfecções. Por isso, quem vai subir ao espaço sideralcomeça a reduzir o contato com outros humanos -amigos, família, por exemplo - já um mês antes. "Éque a maioria das infecções tem um período deincubação de 7 a 14 dias. Assim é mais garantidoevitar que alguém chegue espirrando lá em cima
  4. 4.  É comum vermos fotos de astronautas flutuando dentro deuma nave espacial, da Estação Espacial Internacional ouda Mir. Embora a falta de peso ou a microgravidade pareçaser divertida, ela exige muito do seu corpo. Você pode sesentir nauseado, tonto e desorientado. A cabeça e os seiosda face podem inchar e as pernas, encolherem. A longoprazo, os músculos podem ficar fracos e os ossos, frágeis.Esses efeitos podem acarretar danos graves em umaviagem longa, como uma expedição a Marte, por exemplo.Neste artigo, vamos levar você em uma viagem a bordo daEstação Espacial Internacional, onde verificaremos o que éa falta de peso, o que acontece com o seu corpo, comoessas mudanças acontecem e o que pode ser feito paraprevenir ou reverter os efeitos adversos.
  5. 5.  Quando estiver em contato com amicrogravidade pela primeira vez, provavelmenteterá as seguintes sensações:náusea desorientação dor de cabeça perda de apetite congestão enfraquecimento de músculos e ossos Elas são causadas pelas transformações que ocorpo passa. Vamos aprender um pouco mais aseguir.
  6. 6.  Imagine que você está vestido com seu traje espacial, deitado de costas na cabine de pilotoda nave espacial. Está na mesma posição há várias horas enquanto os pilotos e o controle damissão repassam os preparativos para o lançamento. Normalmente, quando você está em pé, agravidade puxa o seu sangue para baixo e ele tende a se acumular nas veias da perna. Noentanto, ao ficar deitado, o sangue se distribui pelo corpo, tendendo a se concentrar mais nocérebro pois os pés estão elevados. Isso pode ocasionar um certo congestionamento, o mesmoque você sente quando dorme.Os motores de foguete se acendem e você sente a aceleração. Você é empurrado contra oassento à medida que a nave sobe e começa a se sentir pesado à medida que as forças G daaceleração da nave se elevam até três vezes mais que a força da gravidade, algumasmontanhas-russas são capazes de alcançar este nível de aceleração. O tórax é comprimido ehá certa dificuldade em respirar. Cerca de 8 minutos e meio depois, você está no espaçosideral, experimentando uma sensação totalmente diferente: a falta de peso.O termo correto para falta de peso é microgravidade. Você não está realmente sem pesoporque a gravidade da Terra mantém você e tudo o que está dentro da nave em órbita. Naverdade, você está em estado de queda-livre, como se tivesse pulado de um avião, exceto queestá se movendo tão rapidamente na horizontal (8 quilômetros por segundo) que, à medidaque cai, não chega a tocar o chão porque a Terra se afasta devido a sua curvatura. Acontecedessa forma: ao pisar numa balança caseira, ela calcula o seu peso porque a gravidade puxavocê e a balança para baixo. Pelo fato da balança estar no chão, ela o empurra para cima comouma força igual. Essa força é o seu peso. No entanto, se você pular de um despenhadeiroenquanto pisa numa balança, você e ela seriam igualmente puxados pela gravidade. Você nãoempurraria a balança e ela não o empurraria. Portanto, seu peso seria zero.
  7. 7.  Fim

×