Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Correntes marítimas

Enchentes

  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Correntes marítimas

  1. 1. Correntes Marítimas
  2. 2. O que são ? As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas. As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha ,e consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.
  3. 3. Principais Correntes marítimas existentes no mundo As principais correntes marinhas do mundo são: A corrente do golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa leste dos EUA e depois pela Europa; Acorrente do Brasil, que se move no sentido norte-sul pela costa brasileira; A corrente de Humbolt, que se move pelo Oceano Pacifico e, que está relacionada com o acontecimento do efeito “El-Niño”; E a corrente de Bengala, que se move no sentido oeste-leste na direção do Oceano Indico.
  4. 4. Como estas correntes influenciam o clima global e em determinadas regiões Com origens distintas, as correntes marinhas apresentam diferentes dimensões, velocidades, temperaturas e trajetórias. Dependendo de sua localização, podem ser superficiais, com formação próxima às faixas litorâneas, ou de profundidade, deslocando-se em trajetórias horizontais, verticais ou oblíquas nas grandes massas oceânicas. Dividem-se também em correntes quentes e frias, que carregam as características térmicas de seu local de origem. As quentes – como a corrente do Golfo, das Agulhas e do Brasil – originam-se nas regiões intertropicais e deslocam-se para locais de clima temperado ou frio. As frias – como a corrente das Canárias, da Califórnia e a do Labrador – formam-se nas latitudes altas ou regiões oceânicas profundas.
  5. 5. Consequências ambientais ,econômicas e sociais Podemos destacar como grande consequência climática das correntes marítimas, a sua interferência no regime de chuvas. Os litorais banhados por correntes frias são secos, pois, a baixa temperatura da corrente fez com que as chuvas ocorressem nos oceanos, logo, a nuvem chega ao continente com baixíssima umidade. O deserto do Atacama no Chile é causado pela presença da corrente marítima fria de Humboldt. Já os litorais banhados por correntes quentes são úmidos, pois, as chuvas apenas ocorrem quando a nuvem adentra o continente.
  6. 6. Além de exercer um papel fundamental na regulação das variações climáticas, as correntes marítimas têm também efeitos econômicos. Concentram grande quantidade e variedade de cardumes, estimulando a atividade pesqueira. Também dão velocidade às embarcações que navegam no mesmo sentido de suas direções. Outras, como a corrente quente do Golfo (Gulf Stream), evitam o congelamento de portos no Atlântico Norte (Europa) permitindo o fluxo de mercadorias o ano todo. Por outro lado, a corrente fria do Labrador migra do Ártico para o Sul e congela os portos da costa nordeste da América do Norte, estabelecendo uma regulação da atividade econômica na região.
  7. 7. Conclusão Concluiu-se que as correntes marítimas são as circulações de grandes massas de vento dentro dos oceanos e mares , influenciam o clima das regiões por onde passam com direções bem definidas . as principais correntes marítimas são , a corrente do Golfo (Europa) , a corrente do Brasil, a corrente de Humbolt ( Oceano Pacífico ) e a corrente de Bengala ( Oceano Índico ) as correntes marinhas apresentam diferentes dimensões e velocidades de temperaturas e trajetórias , também são definidas em correntes marítimas quentes ou frias carregando as características térmicas de seu local. Destaca-se também os efeitos econômicos ocorridos por essas correntes concentrando grande quantidade de cardumes estimulando a atividade pesqueira , também dão velocidade as embarcações que navegam por essas correntes.
  8. 8. Referencias • http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-as- correntes-maritimas-e-a-sua-influencia-para-o-clima/ (16/03/2015 ás 19:02) • http://soumaisenem.com.br/geografia/atmosfera/clima- continentalidade-e-maritimidade-e-correntes-maritimas (16/03/2015 ás 19:34) • http://www.coladaweb.com/geografia/correntes-maritimas (17/03/2015 ás 20:46) • http://www.brasilescola.com/geografia/correntes-maritimas.htm (17/03/2015 ás 21:10)

×