SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 26
alimentação e distúrbios alimentares Alfredo Cunha Nº1 John Almeida nº9 8ºB ÁREA DE PROJECTO Março 2009 Agrupamento de Escolas da MurtosaESCOLA E.B. 2/3 com SECUNDÁRIO Padre António Morais da Fonseca
O que é a alimentação? A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
bulimia
O que é a bulimia? É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome.  O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
Como é o bulímico?  Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de purgantes, diuréticos e clisters.   Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comer compulsivo,  A restrição alimentar excessiva pode ser uma das desencadeadoras dos episódios compulsivos.   Os pacientes bulímicos costumam envergonhar-se dos seus problemas alimentares e, assim, tentam ocultar os seus sintomas.
Como é o bulímico?  O bulímico geralmente encontra-se com peso normal,  levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia).   Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em procurar ajuda.  Dessa forma,  as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.
Tratamento O tratamento envolve uma abordagem multiprofissional:  Psicoterapia, aconselhamento dietético e tratamento medicamentoso são as principais vertentes.  Na maioria das vezes os pacientes não precisam ser internados, devendo ser acompanhados ambulatorialmente.  Os medicamentos mais utilizados e estudados são os anti-depressivos.
anorexia
O que é a anorexia? A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que afecta sobretudo mulheres jovens.  As pessoas com anorexia sentem um medo intenso de engordar e perder o controlo das suas formas corporais.  A falta de uma nutrição adequada pode provocar problemas de saúde físicos e mentais, por isso a anorexia deve ser tratada assim que possível.
O que é a anorexia? Muitas vezes, a anorexia nervosa surge entre os 15 e os 25 anos, mas pode desenvolver-se em crianças mais novas e em pessoas mais velhas.  Embora 90% das pessoas que desenvolvem anorexia sejam mulheres, esta doença também afecta os homens.  É difícil estimar a amplitude da anorexia, mas os estudos indicam que 1% das jovens do sexo feminino (com idades entre os 15 e os 25 anos) sofrem deste problema .
O que é a anorexia? A causa exacta da anorexia nervosa é desconhecida. É um problema complexo provavelmente causado por um conjunto de factores sociais e biológicos: pressão social para ter um aspecto magro e ser sexualmente atraente,  antecedentes familiares (genético), tipo de personalidade e relações familiares.  Pesquisas sugerem que o stress, experiências de vida difíceis e confusão com o crescimento sexual também podem ter um papel no desencadear da anorexia.
Como é a anoréxica? O principal sintoma físico da anorexia é a perda de peso resultante de da pouca ingestão de alimentos.  Outros sintomas podem incluir dores de barriga,  prisão de ventre ou diarreia, desmaios ou vertigens, pele seca, áspera ou descolorada, cabelo fino, quebradiço ou queda de cabelo, problemas dentários causados pelo ácido do estômago, que apodrece o esmalte dos dentes com repetidas induções de vómito, insónia ou fadiga.
Como é a anoréxica? Muitas vezes as mulheres com anorexia deixam de ter menstruações.  Em crianças e adolescentes, pode atrasar a puberdade e causar problemas no seu desenvolvimento físico.  Pode ficar deprimida, introvertida ou agitada, sofrer alterações de humor, perder interesse nas actividades normais, exercitar demasiado, começar a vomitar secretamente ou a tomar laxantes, ou utilizar supressores de apetite ou diuréticos.
Como é a anoréxica? A anorexia também pode causar alterações de personalidade e comportamento.  Uma pessoa com anorexia pode ter um medo intenso de engordar e ter uma percepção errada da sua forma corporal: um peso normal e saudável pode fazer com que a pessoa se sinta tensa e em pânico.
Tratamento A anorexia é uma doença séria e complexa, e muitas vezes requer cuidados médicos especializados. O tratamento é feito habitualmente no hospital, nas consultas externas.  O objectivo é aumentar o peso, restaurar padrões saudáveis de alimentação e resolver crenças falsas que existam sobre a alimentação o peso e a ideia em relação ao corpo.  Serão geralmente sugeridos tratamentos psicológicos como a terapia cognitivo-comportamental.
Tratamento Por vezes, a pessoa com anorexia pode ficar tão fraca que necessita de dar entrada no hospital. Se este for o caso, o hospital irá gerir o seu consumo de alimentos e fluidos.  Outras doenças que surjam como resultado da anorexia nervosa poderão ter de ser tratadas com medicação.   Em alguns casos, aconselha-se medicação antidepressiva.
obesidade
O que é a obesidade? A obesidade pode ser definida como uma acumulação excessiva de gordura no organismo suficiente para pôr em risco a saúde.  É uma doença (não uma fraqueza pessoal) que requer uma gestão a longo prazo para atingir e manter a perda de peso.  Os peritos concordam que a principal causa da obesidade é a ingestão excessiva de calorias, normalmente sob a forma de gordura.
O que é a obesidade? A obesidade resulta do consumo de demasiadas calorias com actividade física insuficiente ou reduzida.  Em geral, é mais fácil para o organismo armazenar o excesso de calorias na forma de gordura. É mais difícil para o organismo converter o excesso de hidratos de carbono ou de proteínas em gordura.
Como é o obeso? Os obesos geralmente não comem quando sentem fome, mas sim, quando há comida disponível ou quando o apetite é estimulado por causas ambientais. Comem mais quando estão deprimidos, ansiosos ou tristes. Enquanto realizam outras actividades como por exemplo ver televisão ou ler estas pessoas são estimuladas a ingerir alimentos.
Como é o obeso? As pessoas que sofrem esta doença, normalmente não realizam muitas actividades físicas, tendo deste modo uma vida muito monótona. A obesidade tem grandes probabilidades de ser transmitida geneticamente.A viabilidade de uma criança com pais obesos ser obesa é muito elevada, sendo cerca de 40% quando um dos pais é obeso, e cerca de 80% quando ambos são obesos.
Como é o obeso? A obesidade está associada a um aumento de riscos graves para a saúde, incluindo os seguintes: ,[object Object]
Diabetes
Doença cardíaca
Acidente vascular cerebral
Determinadas formas de cancro

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (20)

Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Distúrbios alimentares
Distúrbios alimentaresDistúrbios alimentares
Distúrbios alimentares
 
Distúrbios Alimentares
Distúrbios Alimentares Distúrbios Alimentares
Distúrbios Alimentares
 
Anorexia e Bulimia
Anorexia e BulimiaAnorexia e Bulimia
Anorexia e Bulimia
 
Disturbios Alimentares
Disturbios AlimentaresDisturbios Alimentares
Disturbios Alimentares
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Transtornos alimentares-bulimia e anorexia
Transtornos alimentares-bulimia e anorexiaTranstornos alimentares-bulimia e anorexia
Transtornos alimentares-bulimia e anorexia
 
Compulsão alimentar
Compulsão alimentarCompulsão alimentar
Compulsão alimentar
 
Transtornos alimentares
Transtornos alimentaresTranstornos alimentares
Transtornos alimentares
 
Anorexia- sintomas e tratamento
Anorexia- sintomas e tratamentoAnorexia- sintomas e tratamento
Anorexia- sintomas e tratamento
 
OBESIDADE - 1 B
OBESIDADE - 1 BOBESIDADE - 1 B
OBESIDADE - 1 B
 
Slide anorexia e bulimia corrigido
Slide anorexia e bulimia corrigidoSlide anorexia e bulimia corrigido
Slide anorexia e bulimia corrigido
 
A Obesidade
A ObesidadeA Obesidade
A Obesidade
 
Transtornos alimentares 2014
Transtornos alimentares 2014Transtornos alimentares 2014
Transtornos alimentares 2014
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Obesidade X Sociedade
Obesidade X SociedadeObesidade X Sociedade
Obesidade X Sociedade
 
Obesidade e compulsão alimentar (2)
Obesidade e compulsão alimentar (2)Obesidade e compulsão alimentar (2)
Obesidade e compulsão alimentar (2)
 
Anorexia bulimia
Anorexia bulimiaAnorexia bulimia
Anorexia bulimia
 
Apresentação obesidade
Apresentação obesidadeApresentação obesidade
Apresentação obesidade
 
Obesidade Completo
Obesidade CompletoObesidade Completo
Obesidade Completo
 

Ähnlich wie Distúrbios Alimentares

Distúrbios Alimentares
Distúrbios AlimentaresDistúrbios Alimentares
Distúrbios AlimentaresPedui
 
Trabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexiaTrabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexiaHellen Cristina
 
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jjAlimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jjDiogo Ramos
 
Dsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentaresDsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentaresR C
 
A imagem do corpo
A imagem do corpoA imagem do corpo
A imagem do corpolucia_nunes
 
Comportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bComportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bMichele Pó
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolardenise93
 
Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças Marco Morais
 
Desvios Alimentares
Desvios Alimentares Desvios Alimentares
Desvios Alimentares debieone
 
Anorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizadoAnorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizadoananiasdoamaral
 

Ähnlich wie Distúrbios Alimentares (20)

Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
HIV/SIDA
HIV/SIDAHIV/SIDA
HIV/SIDA
 
Distúrbios Alimentares
Distúrbios AlimentaresDistúrbios Alimentares
Distúrbios Alimentares
 
Trabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexiaTrabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexia
 
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jjAlimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
 
Bulimia e Anorexia- 1B
Bulimia  e Anorexia- 1BBulimia  e Anorexia- 1B
Bulimia e Anorexia- 1B
 
Dsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentaresDsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentares
 
A imagem do corpo
A imagem do corpoA imagem do corpo
A imagem do corpo
 
Anorexia e Bulimia
Anorexia e BulimiaAnorexia e Bulimia
Anorexia e Bulimia
 
Comportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bComportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8b
 
DISTÚRBIOS ALIMENTARES.ppt
DISTÚRBIOS ALIMENTARES.pptDISTÚRBIOS ALIMENTARES.ppt
DISTÚRBIOS ALIMENTARES.ppt
 
Bulimia
BulimiaBulimia
Bulimia
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolar
 
Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças
 
106 bulimia
106 bulimia106 bulimia
106 bulimia
 
106 bulimia
106 bulimia106 bulimia
106 bulimia
 
Anorexia
AnorexiaAnorexia
Anorexia
 
Modelo relatório
Modelo relatórioModelo relatório
Modelo relatório
 
Desvios Alimentares
Desvios Alimentares Desvios Alimentares
Desvios Alimentares
 
Anorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizadoAnorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizado
 

Mehr von Juliana Costa (20)

Violência
ViolênciaViolência
Violência
 
Medicinas Alternativas
Medicinas AlternativasMedicinas Alternativas
Medicinas Alternativas
 
Animais Marinhos
Animais MarinhosAnimais Marinhos
Animais Marinhos
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na Adolescência
 
Disturbios Alimentares
Disturbios Alimentares Disturbios Alimentares
Disturbios Alimentares
 
Exerciciofisico Bem-Estar e Silhueta
Exerciciofisico Bem-Estar e SilhuetaExerciciofisico Bem-Estar e Silhueta
Exerciciofisico Bem-Estar e Silhueta
 
Gestão do stress e ansiedade
Gestão do stress e ansiedadeGestão do stress e ansiedade
Gestão do stress e ansiedade
 
Osteoporose
OsteoporoseOsteoporose
Osteoporose
 
Jobs
JobsJobs
Jobs
 
Jobs
JobsJobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Jobs
JobsJobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Drogas
DrogasDrogas
Drogas
 
Influência do Homem no Ambiente e vice-versa
Influência do Homem no Ambiente e vice-versaInfluência do Homem no Ambiente e vice-versa
Influência do Homem no Ambiente e vice-versa
 
SIDA
SIDASIDA
SIDA
 
Higiene
HigieneHigiene
Higiene
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Global
 

Kürzlich hochgeladen

Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholacleanelima11
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdfBlendaLima1
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
3-Livro-Festa-no-céu-Angela-Lago.pdf-·-versão-1.pdf
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 

Distúrbios Alimentares

  • 1. alimentação e distúrbios alimentares Alfredo Cunha Nº1 John Almeida nº9 8ºB ÁREA DE PROJECTO Março 2009 Agrupamento de Escolas da MurtosaESCOLA E.B. 2/3 com SECUNDÁRIO Padre António Morais da Fonseca
  • 2. O que é a alimentação? A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
  • 4. O que é a bulimia? É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
  • 5. Como é o bulímico? Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de purgantes, diuréticos e clisters. Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comer compulsivo, A restrição alimentar excessiva pode ser uma das desencadeadoras dos episódios compulsivos. Os pacientes bulímicos costumam envergonhar-se dos seus problemas alimentares e, assim, tentam ocultar os seus sintomas.
  • 6. Como é o bulímico? O bulímico geralmente encontra-se com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia). Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em procurar ajuda. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.
  • 7. Tratamento O tratamento envolve uma abordagem multiprofissional: Psicoterapia, aconselhamento dietético e tratamento medicamentoso são as principais vertentes. Na maioria das vezes os pacientes não precisam ser internados, devendo ser acompanhados ambulatorialmente. Os medicamentos mais utilizados e estudados são os anti-depressivos.
  • 9. O que é a anorexia? A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que afecta sobretudo mulheres jovens. As pessoas com anorexia sentem um medo intenso de engordar e perder o controlo das suas formas corporais. A falta de uma nutrição adequada pode provocar problemas de saúde físicos e mentais, por isso a anorexia deve ser tratada assim que possível.
  • 10. O que é a anorexia? Muitas vezes, a anorexia nervosa surge entre os 15 e os 25 anos, mas pode desenvolver-se em crianças mais novas e em pessoas mais velhas. Embora 90% das pessoas que desenvolvem anorexia sejam mulheres, esta doença também afecta os homens. É difícil estimar a amplitude da anorexia, mas os estudos indicam que 1% das jovens do sexo feminino (com idades entre os 15 e os 25 anos) sofrem deste problema .
  • 11. O que é a anorexia? A causa exacta da anorexia nervosa é desconhecida. É um problema complexo provavelmente causado por um conjunto de factores sociais e biológicos: pressão social para ter um aspecto magro e ser sexualmente atraente, antecedentes familiares (genético), tipo de personalidade e relações familiares. Pesquisas sugerem que o stress, experiências de vida difíceis e confusão com o crescimento sexual também podem ter um papel no desencadear da anorexia.
  • 12. Como é a anoréxica? O principal sintoma físico da anorexia é a perda de peso resultante de da pouca ingestão de alimentos. Outros sintomas podem incluir dores de barriga, prisão de ventre ou diarreia, desmaios ou vertigens, pele seca, áspera ou descolorada, cabelo fino, quebradiço ou queda de cabelo, problemas dentários causados pelo ácido do estômago, que apodrece o esmalte dos dentes com repetidas induções de vómito, insónia ou fadiga.
  • 13. Como é a anoréxica? Muitas vezes as mulheres com anorexia deixam de ter menstruações. Em crianças e adolescentes, pode atrasar a puberdade e causar problemas no seu desenvolvimento físico. Pode ficar deprimida, introvertida ou agitada, sofrer alterações de humor, perder interesse nas actividades normais, exercitar demasiado, começar a vomitar secretamente ou a tomar laxantes, ou utilizar supressores de apetite ou diuréticos.
  • 14. Como é a anoréxica? A anorexia também pode causar alterações de personalidade e comportamento. Uma pessoa com anorexia pode ter um medo intenso de engordar e ter uma percepção errada da sua forma corporal: um peso normal e saudável pode fazer com que a pessoa se sinta tensa e em pânico.
  • 15. Tratamento A anorexia é uma doença séria e complexa, e muitas vezes requer cuidados médicos especializados. O tratamento é feito habitualmente no hospital, nas consultas externas. O objectivo é aumentar o peso, restaurar padrões saudáveis de alimentação e resolver crenças falsas que existam sobre a alimentação o peso e a ideia em relação ao corpo. Serão geralmente sugeridos tratamentos psicológicos como a terapia cognitivo-comportamental.
  • 16. Tratamento Por vezes, a pessoa com anorexia pode ficar tão fraca que necessita de dar entrada no hospital. Se este for o caso, o hospital irá gerir o seu consumo de alimentos e fluidos. Outras doenças que surjam como resultado da anorexia nervosa poderão ter de ser tratadas com medicação. Em alguns casos, aconselha-se medicação antidepressiva.
  • 18. O que é a obesidade? A obesidade pode ser definida como uma acumulação excessiva de gordura no organismo suficiente para pôr em risco a saúde. É uma doença (não uma fraqueza pessoal) que requer uma gestão a longo prazo para atingir e manter a perda de peso. Os peritos concordam que a principal causa da obesidade é a ingestão excessiva de calorias, normalmente sob a forma de gordura.
  • 19. O que é a obesidade? A obesidade resulta do consumo de demasiadas calorias com actividade física insuficiente ou reduzida. Em geral, é mais fácil para o organismo armazenar o excesso de calorias na forma de gordura. É mais difícil para o organismo converter o excesso de hidratos de carbono ou de proteínas em gordura.
  • 20. Como é o obeso? Os obesos geralmente não comem quando sentem fome, mas sim, quando há comida disponível ou quando o apetite é estimulado por causas ambientais. Comem mais quando estão deprimidos, ansiosos ou tristes. Enquanto realizam outras actividades como por exemplo ver televisão ou ler estas pessoas são estimuladas a ingerir alimentos.
  • 21. Como é o obeso? As pessoas que sofrem esta doença, normalmente não realizam muitas actividades físicas, tendo deste modo uma vida muito monótona. A obesidade tem grandes probabilidades de ser transmitida geneticamente.A viabilidade de uma criança com pais obesos ser obesa é muito elevada, sendo cerca de 40% quando um dos pais é obeso, e cerca de 80% quando ambos são obesos.
  • 22.
  • 27.
  • 28. Tratamento Para além da dieta, os doentes devem efectuar um diário alimentar onde devem registar todos os alimentos ingeridos ao longo do dia e o horário das refeições para que esses factos possam ser analisados pelo médico que as acompanha ao longo do tratamento. Esta doença leva muitas vezes a traumas psíquicos, pois na sociedade de hoje em dia as pessoas não estão habituadas a lidar com pessoas que sofrem deste tipo de doenças, descriminando-as. 
  • 29. Tratamento O maior problema do tratamento médico para a obesidade mórbida é a incapacidade em manter um peso corporal reduzido na maior parte dos doentes obesos. Pelos riscos de morbimortalidade aumentada e pela incapacidade do tratamento médico em resolver esta grave situação, a cirurgia bariátrica é uma opção de tratamento muitas vezes recomendada para doentes com obesidade severa pois tem demonstrado ser o meio mais eficaz.
  • 30.
  • 32. Cirurgias restritivas e disabsortivas (ex. bypass gástrico)