SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 18
Um Estudo dos Provérbios e Seus Significados Textuais Cibeli Aparecida 163.369 Geisa Nery 163.381 Joyce Gomes   163.388
O Significado da Palavra Provérbio: - Paremia   palavra grega que significa “expressão comum”; - Gnome , também de etimologia grega, é um aforismo mental ou provérbio que era utilizado para educar jovens. - Proverbium  vem do latim e significa “palavra pronunciada em público”. Outros termos correspondentes:
Características Principais: - Divulgação oral; - Construção direta e objetiva; - Estrutura de significados bem destacados e valorosos; - Utiliza processos retóricos e poéticos: metáfora, o ritmo, as combinações, a polivalência das palavras; - E a impessoalidade.
Compilações dos Provérbios Através dos Tempos: - Sebastian Frank selecionou 7.000 provérbios alemães em 1541; - Tilley colecionou cerca de 12.000 provérbios e expressões inglesas no século XVI e XVII; - No século XVII esteve presente, em duas coleções alemãs, mais de 20.000 em cada uma delas; - Atualmente utiliza-se 1 milhão de provérbios.
Incorporam-se ao Provérbio: Adágio,   anexim,   rifão,   prolóquio,   parêmia,  sentença,  máxima,   axioma,   estribilho,   aforismo,   apotegma,   refrão  e  bordão.
Significados Textuais dos Provérbios: - A living dog is better than a dead Lion. Um cachorro vivo é melhor que um leão morto (ou - Antes vira-lata vivo do que leão morto). - Barking dogs seldom bite. Cães que ladram raramente mordem. - Bark up the wrong tree . Ladrar na árvore errada (quando o ladrão subiu na outra).
Significados Textuais dos Provérbios: - Be sure before you marry of a house where in to tarry. Antes de casar, veja bem se tem casa em que morar. - Cry over the spilt milk. Chorar sobre o leite derramado. - Do it now. Faça agora o que tens a fazer. - The early bird catches the worm . Pássaro que madruga apanha insetos.
Significados Textuais dos Provérbios: - First impressions are most lasting. As primeiras impressões são as mais duradouras. - Flies are esier caught with honey than with vinegar. As moscas são mais facilmente apanhadas com mel que com vinagre. - Actions speak louder than words. Ações falam mais alto que palavras.
- All lay load in a willing horse. Todos põem carga nas costas de um cavalo manso (ou um cavalo bem intencionado). Significados Textuais dos Provérbios: - A man is known by his friends. Um homem é conhecido pelos amigos que possui (ou julgado pelas companhias em que anda) - If the montain will not go to Muhammed, than Muhammed must go to the montain. Se a montanha não vai até Maomé, então Maomé deve ir à montanha.
Significados Textuais dos Provérbios: - If you run after two hares at once you will catch neither. Quem corre atrás de duas lebres ao mesmo tempo não apanhará nenhuma. - It is a poor heart that never  rejoices. É um pobre coração o que nunca se alegra. - It is the last straw that broke the comel’s back. Foi a última palha que quebrou o espinhaço do camelo.   - It is too late to shut the stable door after the horse is stolen. Não adianta fechar a porta da estrebaria depois que o cavalo foi furtado.
Significados Textuais dos Provérbios: - It will all the some a hundred  years hence. Tudo será a mesma coisa daqui a cem anos. - Jack and Jill. Nomes genéricos, de homem e de mulher, ou marido e esposa. - More haste, less speed. Quando maior a pressa menor o êxito (ou menos seguro o êxito). - None so blind as those that will not see. Ninguém é tão cego como os que não querem ver.
Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. (Provérbio turco) Mais Provérbios: O que se faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte. (Provérbio italiano) Hoje é o amanhã que tanto nos preocupava ontem. (Provérbio popular) Se alguém está tão cansado que não pode te dar um sorriso, deixa-lhe o teu. (Provérbio chinês) Volta o teu rosto sempre na direção do sol e, então, as sombras ficarão para trás. (Provérbio oriental)
Mais Provérbios: A terra atrai tanto que os velhos andam curvados. (Provérbio armênio) Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira. (Provérbio da Boêmia) Não podes fazer uma omelete sem quebrar os ovos. (Provérbio francês) Quem gasta tudo o que tem, muitas vezes, diz o que não convém, faz o que não deve, julga o que não vê e gasta o que não pode. (Provérbio árabe)
Mais Provérbios: Antes de começar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa. (Provérbio chinês) Fevereiro tem 28 dias. É o mês que as mulheres falam menos. (Provérbio mineiro) Se case, e serás feliz uma semana; mate um porco e serás feliz um mês; seja padre e serás feliz a vida toda. (Provérbio polonês) O amor é um sonho, e o casamento um despertador. (Provérbio italiano) Não case por dinheiro, você pode conseguir empréstimo mais barato. (Provérbio escocês) O amor é cego e pensa que ninguém o vê. (Provérbio dinamarquês)
Se estão dando, pegue. Se vierem buscar, corra. (Provérbio russo) Mais Provérbios: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. (Provérbio chinês) O diabo coloca a mulher sob o homem para ter o homem sob o seu jugo. (Provérbio corsa) Já que o amor é cego, o importante é apalpar. (Provérbio brasileiro)
Frases de pára-choque de caminhão: A “noite” não é uma criança, a “noite” faz uma criança!!! A mata é virgem porque o vento é fresco! 60 num bar,70 sair 100 pagar, ai eu mando a polícia 20 buscar! Dizem que o dinheiro é coisa do diabo, mas se quiser ver o diabo ande sem dinheiro! Feliz foi Adão que não teve sogra e nem caminhão! Perigo não é um cavalo na estrada, e sim um burro no volante! Pobre só enche a barriga quando morre afogado! Prefiro ser um bêbado conhecido do que ser um alcoólatra anônimo! Se me vires abraçado com mulher feia, separa que é briga!
Pobre quando morre deixa o anjo da guarda desempregado! A arma do boi é a ofensa dos homens! Sei que o dinheiro não é tudo, tem também o carro, a casa, a televisão... Vou rezar 1/3 para achar ½ de levar você para ¼ ! Turbinado no pé, reduzido no mé, carona só muié! Pobre só come carne, quando morde a língua! Se seu marido pedir mais liberdade, compre uma corda mais comprida... Em rio de piranha, jacaré nada de costas! Se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça! Frases de pára-choque de caminhão:
Deus pôde fazer o mundo em 6 dias porque não tinha ninguém perguntando quando ia ficar pronto... Quem tem olho gordo, usa colírio diet. Existem três tipos de pessoas: as que sabem contar e as que não sabem. Aonde vamos parar? Até Papai Noel anda saindo com veados. Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo. Amigos vêm e vão, inimigos se acumulam. Frases de pára-choque de caminhão: Sogro rico e porco gordo, só dão lucro quando morrem!

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Exercicio oracoes coordenadas respostas
Exercicio oracoes coordenadas   respostasExercicio oracoes coordenadas   respostas
Exercicio oracoes coordenadas respostasAline Roma
 
COESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.ppt
COESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.pptCOESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.ppt
COESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.pptAna Oliveira
 
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)Marcos Emídio
 
Estrutura das palavras
Estrutura das palavras Estrutura das palavras
Estrutura das palavras colveromachado
 
Introdução à literatura
Introdução à literaturaIntrodução à literatura
Introdução à literaturaAndriane Cursino
 
Formação das palavras
Formação das palavrasFormação das palavras
Formação das palavrascolveromachado
 
Apresentação Adverbios
Apresentação AdverbiosApresentação Adverbios
Apresentação AdverbiosLeisiane Jesus
 
Coerência e coesão textual
Coerência e coesão textualCoerência e coesão textual
Coerência e coesão textualISJ
 
Período composto por subordinação - Introdução
Período composto por subordinação - IntroduçãoPeríodo composto por subordinação - Introdução
Período composto por subordinação - IntroduçãoNAPNE
 
Prova diagnostica 7 ano
Prova diagnostica 7 anoProva diagnostica 7 ano
Prova diagnostica 7 anoMonica Cardoso
 
Parafrase 3° ano médio 150521001928-lva1-app6891
Parafrase 3° ano médio  150521001928-lva1-app6891Parafrase 3° ano médio  150521001928-lva1-app6891
Parafrase 3° ano médio 150521001928-lva1-app6891Ana Paula Pereira
 
Hifen novo acordo ortográfico
Hifen novo acordo ortográficoHifen novo acordo ortográfico
Hifen novo acordo ortográficovictorialves0
 
Estrutura e formação da palavra 6 e 7 ano
Estrutura e formação da palavra 6 e 7 anoEstrutura e formação da palavra 6 e 7 ano
Estrutura e formação da palavra 6 e 7 anoNivea Neves
 
Estrutura e formação das palavras
Estrutura e formação das palavrasEstrutura e formação das palavras
Estrutura e formação das palavrasKeu Oliveira
 
Aula 04 variacao linguistica
Aula 04   variacao linguisticaAula 04   variacao linguistica
Aula 04 variacao linguisticaMarcia Simone
 

Was ist angesagt? (20)

Exercicio oracoes coordenadas respostas
Exercicio oracoes coordenadas   respostasExercicio oracoes coordenadas   respostas
Exercicio oracoes coordenadas respostas
 
Resumão de português
Resumão de portuguêsResumão de português
Resumão de português
 
COESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.ppt
COESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.pptCOESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.ppt
COESÃO-e-COERÊNCIA-TEXTUAL.ppt
 
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
 
Estrutura das palavras
Estrutura das palavras Estrutura das palavras
Estrutura das palavras
 
Variação linguística
Variação linguísticaVariação linguística
Variação linguística
 
Variedades linguísticas
Variedades linguísticasVariedades linguísticas
Variedades linguísticas
 
Introdução à literatura
Introdução à literaturaIntrodução à literatura
Introdução à literatura
 
Formação das palavras
Formação das palavrasFormação das palavras
Formação das palavras
 
Apresentação Adverbios
Apresentação AdverbiosApresentação Adverbios
Apresentação Adverbios
 
Coerência e coesão textual
Coerência e coesão textualCoerência e coesão textual
Coerência e coesão textual
 
Período composto por subordinação - Introdução
Período composto por subordinação - IntroduçãoPeríodo composto por subordinação - Introdução
Período composto por subordinação - Introdução
 
Prova diagnostica 7 ano
Prova diagnostica 7 anoProva diagnostica 7 ano
Prova diagnostica 7 ano
 
Gramática
GramáticaGramática
Gramática
 
Parafrase 3° ano médio 150521001928-lva1-app6891
Parafrase 3° ano médio  150521001928-lva1-app6891Parafrase 3° ano médio  150521001928-lva1-app6891
Parafrase 3° ano médio 150521001928-lva1-app6891
 
Hifen novo acordo ortográfico
Hifen novo acordo ortográficoHifen novo acordo ortográfico
Hifen novo acordo ortográfico
 
Substantivo slide
Substantivo slideSubstantivo slide
Substantivo slide
 
Estrutura e formação da palavra 6 e 7 ano
Estrutura e formação da palavra 6 e 7 anoEstrutura e formação da palavra 6 e 7 ano
Estrutura e formação da palavra 6 e 7 ano
 
Estrutura e formação das palavras
Estrutura e formação das palavrasEstrutura e formação das palavras
Estrutura e formação das palavras
 
Aula 04 variacao linguistica
Aula 04   variacao linguisticaAula 04   variacao linguistica
Aula 04 variacao linguistica
 

Ähnlich wie Um Estudo dos Provérbios e Seus Significados Textuais

Figuras de linguagem 01
Figuras de linguagem 01Figuras de linguagem 01
Figuras de linguagem 01nixsonmachado
 
ComunicaçãO E ExpressãO 1
ComunicaçãO E ExpressãO 1ComunicaçãO E ExpressãO 1
ComunicaçãO E ExpressãO 1guestf1c478
 
Jogo final do ano
Jogo final do anoJogo final do ano
Jogo final do anoAna Pinto
 
Figuras de linguagem
Figuras de linguagemFiguras de linguagem
Figuras de linguagemLucas Valerio
 
Você sabia ditados populares
Você sabia   ditados popularesVocê sabia   ditados populares
Você sabia ditados popularesdanisoliv
 
Semear, Resistir, Colher.
Semear, Resistir, Colher.Semear, Resistir, Colher.
Semear, Resistir, Colher.Sílvio Mendes
 
Evangelho animais 30
Evangelho animais 30Evangelho animais 30
Evangelho animais 30Fatoze
 
Evangelho animais 26
Evangelho animais 26Evangelho animais 26
Evangelho animais 26Fatoze
 

Ähnlich wie Um Estudo dos Provérbios e Seus Significados Textuais (13)

Apostila rimas-na-fala-do-inglc3aas-do-dia-a-dia
Apostila rimas-na-fala-do-inglc3aas-do-dia-a-diaApostila rimas-na-fala-do-inglc3aas-do-dia-a-dia
Apostila rimas-na-fala-do-inglc3aas-do-dia-a-dia
 
Figuras de linguagem 01
Figuras de linguagem 01Figuras de linguagem 01
Figuras de linguagem 01
 
Expressões idiomáticas
 Expressões idiomáticas Expressões idiomáticas
Expressões idiomáticas
 
Descritor 02.ppsx
Descritor 02.ppsxDescritor 02.ppsx
Descritor 02.ppsx
 
ComunicaçãO E ExpressãO 1
ComunicaçãO E ExpressãO 1ComunicaçãO E ExpressãO 1
ComunicaçãO E ExpressãO 1
 
Jogo final do ano
Jogo final do anoJogo final do ano
Jogo final do ano
 
Figuras de linguagem
Figuras de linguagemFiguras de linguagem
Figuras de linguagem
 
Você sabia ditados populares
Você sabia   ditados popularesVocê sabia   ditados populares
Você sabia ditados populares
 
Figuras de linguagem
Figuras de linguagemFiguras de linguagem
Figuras de linguagem
 
452 an 06_novembro_2013.ok
452 an 06_novembro_2013.ok452 an 06_novembro_2013.ok
452 an 06_novembro_2013.ok
 
Semear, Resistir, Colher.
Semear, Resistir, Colher.Semear, Resistir, Colher.
Semear, Resistir, Colher.
 
Evangelho animais 30
Evangelho animais 30Evangelho animais 30
Evangelho animais 30
 
Evangelho animais 26
Evangelho animais 26Evangelho animais 26
Evangelho animais 26
 

Mehr von Joyce Gomes

Cenário da vida (Com formatação 2)
Cenário da vida (Com formatação 2)Cenário da vida (Com formatação 2)
Cenário da vida (Com formatação 2)Joyce Gomes
 
Cenário da vida (estilo de formatação 1)
Cenário da vida (estilo de formatação 1)Cenário da vida (estilo de formatação 1)
Cenário da vida (estilo de formatação 1)Joyce Gomes
 
Pesquisa para alunos (Português) - Corrigido
Pesquisa para alunos (Português) - CorrigidoPesquisa para alunos (Português) - Corrigido
Pesquisa para alunos (Português) - CorrigidoJoyce Gomes
 
Trajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu Consumidor
Trajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu ConsumidorTrajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu Consumidor
Trajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu ConsumidorJoyce Gomes
 
Aula de Fotografia
Aula de FotografiaAula de Fotografia
Aula de FotografiaJoyce Gomes
 
The end at the begining
The end at the beginingThe end at the begining
The end at the beginingJoyce Gomes
 
Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.
Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.
Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.Joyce Gomes
 
Confraternização Do Final De Semestre.
Confraternização Do Final  De Semestre.Confraternização Do Final  De Semestre.
Confraternização Do Final De Semestre.Joyce Gomes
 
Vencedoresederrotados
VencedoresederrotadosVencedoresederrotados
VencedoresederrotadosJoyce Gomes
 
Jardim Da InfâNcia
Jardim Da InfâNciaJardim Da InfâNcia
Jardim Da InfâNciaJoyce Gomes
 
Estrategias Mentais
Estrategias MentaisEstrategias Mentais
Estrategias MentaisJoyce Gomes
 
Chico Xavier Vivendoe Aprendendo
Chico Xavier Vivendoe AprendendoChico Xavier Vivendoe Aprendendo
Chico Xavier Vivendoe AprendendoJoyce Gomes
 
Como é o seu grupo?
Como é o seu grupo?Como é o seu grupo?
Como é o seu grupo?Joyce Gomes
 

Mehr von Joyce Gomes (20)

Cenário da vida (Com formatação 2)
Cenário da vida (Com formatação 2)Cenário da vida (Com formatação 2)
Cenário da vida (Com formatação 2)
 
Cenário da vida (estilo de formatação 1)
Cenário da vida (estilo de formatação 1)Cenário da vida (estilo de formatação 1)
Cenário da vida (estilo de formatação 1)
 
Pesquisa para alunos (Português) - Corrigido
Pesquisa para alunos (Português) - CorrigidoPesquisa para alunos (Português) - Corrigido
Pesquisa para alunos (Português) - Corrigido
 
Trajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu Consumidor
Trajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu ConsumidorTrajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu Consumidor
Trajetória de Campanhas Publicitárias do Fusca e o Impacto sobre seu Consumidor
 
Aula de Fotografia
Aula de FotografiaAula de Fotografia
Aula de Fotografia
 
Desapego
DesapegoDesapego
Desapego
 
The end at the begining
The end at the beginingThe end at the begining
The end at the begining
 
Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.
Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.
Apresentação sobre Redação Publicitária, de Carrascoza.
 
Confraternização Do Final De Semestre.
Confraternização Do Final  De Semestre.Confraternização Do Final  De Semestre.
Confraternização Do Final De Semestre.
 
Sedoerassobie
SedoerassobieSedoerassobie
Sedoerassobie
 
Paradigma
ParadigmaParadigma
Paradigma
 
Ventura
VenturaVentura
Ventura
 
Vencedoresederrotados
VencedoresederrotadosVencedoresederrotados
Vencedoresederrotados
 
Jardim Da InfâNcia
Jardim Da InfâNciaJardim Da InfâNcia
Jardim Da InfâNcia
 
Horoscopo
HoroscopoHoroscopo
Horoscopo
 
Estrategias Mentais
Estrategias MentaisEstrategias Mentais
Estrategias Mentais
 
Desempregado
DesempregadoDesempregado
Desempregado
 
Coisas
CoisasCoisas
Coisas
 
Chico Xavier Vivendoe Aprendendo
Chico Xavier Vivendoe AprendendoChico Xavier Vivendoe Aprendendo
Chico Xavier Vivendoe Aprendendo
 
Como é o seu grupo?
Como é o seu grupo?Como é o seu grupo?
Como é o seu grupo?
 

Kürzlich hochgeladen

TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...azulassessoria9
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docPauloHenriqueGarciaM
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeitotatianehilda
 
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdfConflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdfjacquescardosodias
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptxJssicaCassiano2
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfAutonoma
 
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxclasse gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxLuciana Luciana
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticash5kpmr7w7
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...AnaAugustaLagesZuqui
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...marcelafinkler
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLidianePaulaValezi
 
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptxMarlene Cunhada
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdfmarlene54545
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfKarinaSouzaCorreiaAl
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxJustinoTeixeira1
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...MariaCristinaSouzaLe1
 

Kürzlich hochgeladen (20)

TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdfConflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxclasse gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
 
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
3 2 - termos-integrantes-da-oracao-.pptx
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 

Um Estudo dos Provérbios e Seus Significados Textuais

  • 1. Um Estudo dos Provérbios e Seus Significados Textuais Cibeli Aparecida 163.369 Geisa Nery 163.381 Joyce Gomes 163.388
  • 2. O Significado da Palavra Provérbio: - Paremia palavra grega que significa “expressão comum”; - Gnome , também de etimologia grega, é um aforismo mental ou provérbio que era utilizado para educar jovens. - Proverbium vem do latim e significa “palavra pronunciada em público”. Outros termos correspondentes:
  • 3. Características Principais: - Divulgação oral; - Construção direta e objetiva; - Estrutura de significados bem destacados e valorosos; - Utiliza processos retóricos e poéticos: metáfora, o ritmo, as combinações, a polivalência das palavras; - E a impessoalidade.
  • 4. Compilações dos Provérbios Através dos Tempos: - Sebastian Frank selecionou 7.000 provérbios alemães em 1541; - Tilley colecionou cerca de 12.000 provérbios e expressões inglesas no século XVI e XVII; - No século XVII esteve presente, em duas coleções alemãs, mais de 20.000 em cada uma delas; - Atualmente utiliza-se 1 milhão de provérbios.
  • 5. Incorporam-se ao Provérbio: Adágio, anexim, rifão, prolóquio, parêmia, sentença, máxima, axioma, estribilho, aforismo, apotegma, refrão e bordão.
  • 6. Significados Textuais dos Provérbios: - A living dog is better than a dead Lion. Um cachorro vivo é melhor que um leão morto (ou - Antes vira-lata vivo do que leão morto). - Barking dogs seldom bite. Cães que ladram raramente mordem. - Bark up the wrong tree . Ladrar na árvore errada (quando o ladrão subiu na outra).
  • 7. Significados Textuais dos Provérbios: - Be sure before you marry of a house where in to tarry. Antes de casar, veja bem se tem casa em que morar. - Cry over the spilt milk. Chorar sobre o leite derramado. - Do it now. Faça agora o que tens a fazer. - The early bird catches the worm . Pássaro que madruga apanha insetos.
  • 8. Significados Textuais dos Provérbios: - First impressions are most lasting. As primeiras impressões são as mais duradouras. - Flies are esier caught with honey than with vinegar. As moscas são mais facilmente apanhadas com mel que com vinagre. - Actions speak louder than words. Ações falam mais alto que palavras.
  • 9. - All lay load in a willing horse. Todos põem carga nas costas de um cavalo manso (ou um cavalo bem intencionado). Significados Textuais dos Provérbios: - A man is known by his friends. Um homem é conhecido pelos amigos que possui (ou julgado pelas companhias em que anda) - If the montain will not go to Muhammed, than Muhammed must go to the montain. Se a montanha não vai até Maomé, então Maomé deve ir à montanha.
  • 10. Significados Textuais dos Provérbios: - If you run after two hares at once you will catch neither. Quem corre atrás de duas lebres ao mesmo tempo não apanhará nenhuma. - It is a poor heart that never rejoices. É um pobre coração o que nunca se alegra. - It is the last straw that broke the comel’s back. Foi a última palha que quebrou o espinhaço do camelo. - It is too late to shut the stable door after the horse is stolen. Não adianta fechar a porta da estrebaria depois que o cavalo foi furtado.
  • 11. Significados Textuais dos Provérbios: - It will all the some a hundred years hence. Tudo será a mesma coisa daqui a cem anos. - Jack and Jill. Nomes genéricos, de homem e de mulher, ou marido e esposa. - More haste, less speed. Quando maior a pressa menor o êxito (ou menos seguro o êxito). - None so blind as those that will not see. Ninguém é tão cego como os que não querem ver.
  • 12. Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. (Provérbio turco) Mais Provérbios: O que se faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte. (Provérbio italiano) Hoje é o amanhã que tanto nos preocupava ontem. (Provérbio popular) Se alguém está tão cansado que não pode te dar um sorriso, deixa-lhe o teu. (Provérbio chinês) Volta o teu rosto sempre na direção do sol e, então, as sombras ficarão para trás. (Provérbio oriental)
  • 13. Mais Provérbios: A terra atrai tanto que os velhos andam curvados. (Provérbio armênio) Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira. (Provérbio da Boêmia) Não podes fazer uma omelete sem quebrar os ovos. (Provérbio francês) Quem gasta tudo o que tem, muitas vezes, diz o que não convém, faz o que não deve, julga o que não vê e gasta o que não pode. (Provérbio árabe)
  • 14. Mais Provérbios: Antes de começar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa. (Provérbio chinês) Fevereiro tem 28 dias. É o mês que as mulheres falam menos. (Provérbio mineiro) Se case, e serás feliz uma semana; mate um porco e serás feliz um mês; seja padre e serás feliz a vida toda. (Provérbio polonês) O amor é um sonho, e o casamento um despertador. (Provérbio italiano) Não case por dinheiro, você pode conseguir empréstimo mais barato. (Provérbio escocês) O amor é cego e pensa que ninguém o vê. (Provérbio dinamarquês)
  • 15.
  • 16. Frases de pára-choque de caminhão: A “noite” não é uma criança, a “noite” faz uma criança!!! A mata é virgem porque o vento é fresco! 60 num bar,70 sair 100 pagar, ai eu mando a polícia 20 buscar! Dizem que o dinheiro é coisa do diabo, mas se quiser ver o diabo ande sem dinheiro! Feliz foi Adão que não teve sogra e nem caminhão! Perigo não é um cavalo na estrada, e sim um burro no volante! Pobre só enche a barriga quando morre afogado! Prefiro ser um bêbado conhecido do que ser um alcoólatra anônimo! Se me vires abraçado com mulher feia, separa que é briga!
  • 17. Pobre quando morre deixa o anjo da guarda desempregado! A arma do boi é a ofensa dos homens! Sei que o dinheiro não é tudo, tem também o carro, a casa, a televisão... Vou rezar 1/3 para achar ½ de levar você para ¼ ! Turbinado no pé, reduzido no mé, carona só muié! Pobre só come carne, quando morde a língua! Se seu marido pedir mais liberdade, compre uma corda mais comprida... Em rio de piranha, jacaré nada de costas! Se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça! Frases de pára-choque de caminhão:
  • 18. Deus pôde fazer o mundo em 6 dias porque não tinha ninguém perguntando quando ia ficar pronto... Quem tem olho gordo, usa colírio diet. Existem três tipos de pessoas: as que sabem contar e as que não sabem. Aonde vamos parar? Até Papai Noel anda saindo com veados. Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo. Amigos vêm e vão, inimigos se acumulam. Frases de pára-choque de caminhão: Sogro rico e porco gordo, só dão lucro quando morrem!