Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Mandioca

1.883 Aufrufe

Veröffentlicht am

.

Veröffentlicht in: Lebensmittel
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Mandioca

  1. 1. Mandioc a
  2. 2. Mandioca A mandioca é uma planta originária da América do Sul, entretanto não se descarta a possibilidade de ser genuinamente brasileira, pois a maioria das espécies identificadas foram localizadas em território brasileiro. Os índios já cultivavam e se alimentavam das iguarias extraídas da raiz, e durante a época do descobrimento do Brasil, os portugueses apreciaram o alimento e o difundiram nas suas viagens pelo continente europeu. A farinha de mandioca, muito saborosa, mais tarde utilizada como alimento primordial nas expedições de colonização do sertão brasileiro.
  3. 3. INFORMAÇÕES - A MANDIOCA É UMA RAIZ COM ALTO VALOR ENERGÉTICO (CADA 100 GRAMAS POSSUI 150 CALORIAS). - POSSUI SAIS MINERAIS (CÁLCIO, FERRO E FÓSFORO) E VITAMINAS DO COMPLEXO B. - POSSUI UMA CASCA FINA NA COR MARROM, SENDO QUE A PARTE INTERNA É BRANCA.
  4. 4. - DE ACORDO COM A REGIÃO DO BRASIL ELA POSSUI NOMES DIFERENTES: MACAXEIRA, AIPIM, CASTELINHO, MACAMBA ETC. - A MANDIOCA-BRAVA É UMA ESPÉCIE VENENOSA E NÃO PODE SER CONSUMIDA SEM A RETIRADA DO VENENO. - A FARINHA DE MANDIOCA É MUITO UTILIZADA NA CULINÁRIA BRASILEIRA. A TAPIOCA, ALIMENTO DE ORIGEM INDÍGENA, É PRODUZIDA COM A FARINHA DE MANDIOCA. - O POLVILHO TAMBÉM É PRODUZIDO A PARTIR DA MANDIOCA.
  5. 5. Benefícios Para a saúde As raízes tuberosas são as partes mais consumidas da mandioca, sendo considerada uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas e quantidades de amido. Esses elementos são essenciais para o nosso organismo e para nossa saúde. É uma excelente fonte de fibras vegetais, que ajudam no bom funcionamento do intestino; É rica em amido. Uma grande vantagem é que não possuem glúten, podendo ser consumida por pessoas portadoras de doenças celíacas (que tem intolerância ao glúten); Além das funções nutricionais, a mandioca pode ser utilizada para o tratamento externo de artrite, edemas e abscessos; O consumo dessa raiz também ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.
  6. 6. COMO UTILIZAR A MANDIOCA  A mandioca pode ser transformada em farinha, que é uma das formas mais utilizadas. A tapioca é um alimento típico indígena, feito da farinha de mandioca e muito utilizado em diversas regiões. Além dessas formas, a mandioca ainda pode ser consumida em:  Beijus;  Sopas;  Pirões;  Mingaus;  Bolos.
  7. 7. MANDIOCA
  8. 8. . ALUNOS: . JAMES .SABRINA PROFESSOR: .VINICIUS

×