Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
1

COLÉGIO E CURSO GÊN SIS
NOME:

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 1º BIMESTRE
3º ANO E. M.
PROFESSOR JASON LIMA
Nº_____
Data: JAN...
2
28 O técnico criticou a jogadora. A atuação dela foi abaixo do normal.
29. O cliente, imediatamente, se queixou ao guard...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Português 01 - orações subordinadas 1 - 3o ano

737 Aufrufe

Veröffentlicht am

Orações subordinadas adjetivas 1 - exercícios estruturais

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Português 01 - orações subordinadas 1 - 3o ano

  1. 1. 1 COLÉGIO E CURSO GÊN SIS NOME: ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 1º BIMESTRE 3º ANO E. M. PROFESSOR JASON LIMA Nº_____ Data: JANEIRO DE 2014 PRONOMES RELATIVOS E ORAÇÕES ADJETIVAS I Junte as duas sentenças, subordinando a segunda à(s) palavra(s) em destaque na primeira. (Atente para a presença da preposição antes do pronome relativo!) 1. O otimismo é indispensável ao bom andamento do trabalho. Precisamos tanto de otimismo. 2. Foi deprimente o espetáculo. Assistimos ao espetáculo na noite passada. 3. Não consigo lembrar-me do nome da pessoa. Dei todo o dinheiro a ela. 4. A rua tem um lindo abacateiro. Moro nesta rua desde garoto. 5. Estes são alguns dos princípios. Devemos obedecer a estes princípios. 6. Aqui estão alguns fatos. Todos os brasileiros devem lembra-se deles. 7. Os meios são muitos. Podemos contar com eles. 8. A Água é um elemento. O ser humano vai sempre depender desse elemento. 9. O prefeito é grande amigo do meu pai. Simpatizo com suas ideias. 10. Morreu ontem o escritor. Fiz alusão a seus livros. 11. O professor disse que dois dos alunos haviam desaparecido. Ele fez alusão a os alunos. 12. A prova foi fácil. Nós nos referimos a ela. 13. Muitas são as cartas. Respondo a elas diariamente. 14. Devemos respeitar as pessoas. Convivemos com as pessoas. 15. É bem pacato o lugarejo. Acabo de chegar ao lugarejo. 16. Negro está o céu. Brilham no céu, apreensivas, as estrelas assustadas. 17. O bairro é muito movimentado. Você reside no bairro. 18. Aquele é o viúvo. Apresentamos ao viúvo as nossas condolências. 19. É nobre o ideal. Venho lutando por ele há muito tempo. 20. Lá estava a mulher. O velho havia conversado com ela durante horas. 21. O ônibus raramente para neste ponto. Dependo do ônibus para ir à escola. 22. O conferencista apresentou ideias. Discordamos frontalmente de suas ideias. 23. Foi fechado o clube. Em suas dependências observou-se uma série de irregularidades. 24. Millôr Fernandes é um humorista. Jamais me esquecerei de suas frases irreverentes. 25. Este é um argumento. Tenho muita confiança em sua força. 26. Serão conhecidos hoje os nomes das empresas. O governo vai contar com seus serviços durante os obras. 27. Napoleão foi o grande chefe. Ante o seu poderio, os povos se curvaram.
  2. 2. 2 28 O técnico criticou a jogadora. A atuação dela foi abaixo do normal. 29. O cliente, imediatamente, se queixou ao guardador. Seu carro havia sido danificado no estacionamento. 30. Ele é um velho. Sua lucidez nos causa espanto. 31. Drummond é um poeta. Seus versos a todos comovem. 32. A casa parecia ser nova. Seu muro caiu. 33. Lá está o médico. Suas filhas foram minhas colegas. 34. Vivemos em um mundo conturbado. Seu fim pouco a pouco se aproxima. 35. Muito devo ao meu tio. Abriguei-me em sua casa na época das vacas magras. 36. Ele é um colaborador. Vamos, sem dúvida alguma, precisar de sua ajuda. 37. Sólido é o país. Vivemos dentro de suas fronteiras. 38. Gostaria de que todos reconhecessem o escritor. Considero sua obra um verdadeiro artesanato de palavras. 39. Paramos, admirados, a contemplar o guindaste. Sua ponta parecia tocar o céu. 40. Este é o livro. Eu li as suas páginas atentamente. 41. Cristo foi um inimitável pregador. Suas palavras se fizeram sentir em toda parte. 42. Vivemos em um país. Seu futebol é mundialmente consagrado 43. Revoltamo-nos contra o vendedor. Havíamos sido enganados por ele. 44..Há de haver cura para o mal. Tanto nos queimamos do mal. 45. Dê-me os remédios. Eles estão sobre a mesa. 46. Aqui estão os documentos. Você se esqueceu dos documentos. 47. Finalmente pôde a velha encontrar o paraíso. Ela havia por muitos anos sonhado com ele. 48. Peço desculpas às pessoas. Às vezes fui ingrato com essas pessoas. 49. Um dia hei de encontrar a mulher. Beijei seus lábios com muito amor. 50. Assisti, comovido, ao enterro de um político. Seu espírito público empolgava a quem com ele convivia. 51. Apresentou-se ontem o ator. Sua companhia de teatro teve sucesso nacional. 52. Grande é a satisfação. Encaramos o presente trabalho com satisfação. 53. Ainda não se avaliou o talento. Nós, seres humanos, somos dotados de talento. 54. Atente para os detalhes. O desenhista se ateve a esses detalhes. 55. Muito elegante estava a colega. Cedi o lugar a ela na condução. 56. A mulher ganhou na loteria. O marido divorciou-se da mulher. 57. As respostas não foram coerentes com os objetivos do trabalho. Você me deu as respostas. 58. Foi dos mais interessantes o congresso. Comparecemos a ele durante nossa visita a Manaus.

×