SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 67
..icturesugestoes.pps
DIRETORIADE ENSINO CAMPINAS-OESTE 2011
IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA MÓDULO 3
COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE Inês Chiarelli Dias Airton Clementino
Análise Combinatória visa desenvolver métodos que permitam contar o número de elementos de um conjunto, sendo estes elementos agrupamentos formados sob certas condições.
ENSINO DE COMBINATÓRIA 1- Não faça  fórmulas demais ou casos particulares demais. Isso torna as coisas mais complicadas. A troca do princípio básico da contagem por fórmulas pode trazer dificuldades para resolver simples problemas.
2-Aprenda e faça com que os alunos aprendam com os erros. É importante, diante de uma solução errada, analisar porque ela  está errada
3-  Um processo seguro de tornar as coisas complicadas é começar assim: esse é um problema de arranjos ou de combinações?
Exemplos
1) Suponha que tenha entrado em cartaz 3 filmes e 2 peças de teatro e que Carlos tenha dinheiro para assistir a apena 1 evento. Quantos são os programas que Carlos pode fazer? 2) Se no exemplo 1, Carlos tivesse dinheiro para assistir a um filme e a uma peça de teatro, quantos são os programas que ele pode fazer?
No ex1 utilizamos o Princípio Aditivo Se A e B são dois conjuntos disjuntos (A∩B=ᴓ) com,respectivamente p e q elementos, então AUB possui p + q elementos
O ex2. obedece a um outro princípio básico de contagem que chamamos Princípio Multiplicativo. Se um evento A pode ocorrer de m maneiras diferentes e, se para cada uma dessas m maneiras possíveis de A ocorrer, um outro evento B pode ocorrer de n maneiras diferentes, então o número de maneiras de ocorrer o evento A seguido do evento B é m.n
Em linguagem de conjuntos, se A é um conjunto com m elementos e B um conjunto com n elementos, então o conjunto      A x B dos pares ordenados (a, b), tais que a pertence a A e b pertence a B, tem cardinalidade m.n
3) Um marceneiro tem 20 modelos de cadeiras e 5 modelos de mesa. De quantas maneiras podemos formar um conjunto de 1 mesa com 4 cadeiras? R:       5 x 20 = 100 maneiras diferentes
4) Um amigo mostrou-me 5 livros diferentes de matemática e 7 livros diferentes de física e permitiu-me escolher um de cada. De quantas maneiras esta escolha pode ser feita? R:     5 x 7 = 35
5) De quantas maneiras podemos dar 2 prêmios a uma classe com 10 rapazes, de modo que os prêmios não sejam dados a um mesmo rapaz? R:  O 1º premio a qualquer um dos 10 e o 2º a qualquer um dos 9  (10 x 9=90)
6) Com 5 homens e 5 mulheres, de quantos modos se pode formar um casal? O princípio fundamental da contagem diz que se há x modos de tomar uma decisão D1, há y modos de tomar uma decisão D2, então o número de modos de tomar sucessivamente as decisões D1 e D2 é x.y
7) Uma bandeira é formada por 7 listras que devem ser coloridas usando-se apenas as cores verde, azul e cinza. Se cada listra deve ter apenas uma cor e não podem ser usadas cores iguais em listras adjacentes, de quantos modos se pode colorir a bandeira? R:  3 x 26
8) Quantos são os números de três dígitos distintos? 				?
Estratégia para resolver problemas de Combinatória
POSTURA: Devemos sempre nos colocar no papel da pessoa que deve fazer a ação solicitada pelo problema e ver que decisões devemos tomar.
2) DIVISÃO: Devemos sempre que possível, dividir as decisões a serem tomadas em decisões mais simples. Formar um casal foi dividido em escolher um homem e escolher uma mulher, colorir a bandeira foi dividido em colorir cada listra.
E muito importante é: 3) NÃO ADIAR DIFICULDADES: Pequenas decisões adiadas costumam se transformar em imensas dificuldades. Se uma  das decisões a serem tomadas for mais restrita que as outras, essa é a decisão que deve ser tomada em primeiro lugar.
No ex8, há restrição no algarismo da centena, é por lá que devemos começar. _ _ _  R: 9 x 9 x 8
9) Quantos divisores inteiros e positivos possui o número 360? Quantos desses divisores são pares? Quantos são ímpares? Quantos são quadrados perfeitos?
Solução: a) 360= 23 x 32 X 5. Os divisores inteiros e positivos de 360 são os números da forma 2α x 3β x 5γ, com αϵ {0,1,2,3}, βϵ {0,1,2} e γϵ {0,1}. Há 4 x 3 x 2 = 24 maneiras de escolher os expoentes α, β, γ. Há 24 divisores.
b) Para o divisor ser par, α não pode ser 0. Há 3 x 3 x 2 = 18 divisores pares. c) Para o divisor ser ímpar, α deve ser 0. Há 1 x 3 x2 =6  divisores ímpares    (ou  item a – item b)
d) Para o divisor ser quadrado perfeito, os expoentes α, β, γ devem ser pares. Há 2 x 2 x 1 = 4 divisores  que são quadrados perfeitos.
Quantos são os números pares de três dígitos distintos? Há 5 modos de escolher o último dígito, Note que começamos pelo último dígito, que é o mais restrito; o último dígito pode ser 0, 2, 4, 6 ou 8. Em seguida vamos ao primeiro dígito. De quantos modos podemos escolher o primeiro dígito?
“Depende”, Se não tivermos usado o 0 há  8 modos de escolher o primeiro dígito (nem o 0 nem o dígito já usado na última casa); se já tivermos usado o 0, haverá 9 modos de escolher o primeiro dígito, pois apenas o 0 não poderá ser usado na primeira casa.  IMPASSE
Dois métodos para resolvê-lo. 1º ) Contar separadamente: os que terminam em 0 e os que não terminam em 0. 2º)  Contar em demasia: fazer de conta que o 0 pode ser usado na 1ª casa do número e depois descontar todos que se iniciam com 0.
Também poderia ser achado todos os números de 3 algarismos distintos e tirar todos os números ímpares de 3 algarismos distintos
11) De quantas maneiras podemos escolher 1 consoante e 1 vogal de um alfabeto formado por 18 consoantes e 5 vogais? R:  Para a escolha da consoante temos 18 possibilidades e para cada uma delas temos 5 possibilidades para a escolha da vogal. Portanto há 18 x 5 = 90 escolhas
12)  Quantos são os anagramas de 2 letras formados por uma vogal e uma consoante escolhidas dentre 18 consoantes e 5 vogais? R: No ex anterior encontramos 90 escolhas possíveis de 1 consoante e 1 vogal. Para formarmos anagramas, basta considerarmos para cada uma dessas escolhas, as 2 possibilidades, isto é, consoante-vogal ou vogal-consoante,
13)  Há 12 moças e 10 rapazes, onde 5 deles (3 moças e 2 rapazes) são irmãos e os restantes não possuem parentesco. Quantos são os casamentos possíveis?
R:  Considerando as moças (3) que possuem irmãos (2), há 3 x 8 = 24 casamentos possíveis. Considerando as moças (9) que não possuem irmãos, há 9 x 10 = 90 casamentos possíveis. Portanto há 24 + 90 = 114 casamentos possíveis.
14) Quantos são os números que podemos formar com todos os dígitos 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 2 e 3?
 R: Se primeiro colocarmos todos os dígitos 1’s, deixando um espaço entre eles, teremos: _1_1_1_1_1_1_1_ Ficaram 8 espaços nos quais podem ser colocados os dígitos 2 e 3.  Supondo que vamos colocar o dígito 2 primeiro
_1_2_1_1_1_1_1_1_ Notamos que agora temos 9 espaços para colocar o dígito 3 Portanto  8 x 9 = 72 são os números formados conforme descrição do problema
Ex15) A figura mostra o mapa de um país (imaginário) constituído por 5 estados. Deseja-se colorir esse mapa com as cores verde, azul e amarelo, de modo que dois estados vizinhos não possuam a mesma cor. De quantas maneiras diferentes o mapa pode ser pintado?
Explorando Conceitos Matemáticos com a Linguagem Braille
Existem 26 = 64 configurações que podem ser obtidas no código de Braille usual 3×2. É fácil descobrir que isto é verdade, quando aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem: há duas possibilidades para a primeira casa – ou ela é marcada ou não é (ou pintamos de preto ou de branco) - do mesmo modo há duas possibilidades para cada uma das outras casas, o que resulta em 2 × 2 × 2 × 2 × 2 × 2 = 26 possibilidades.
Vamos resolver? Jogamos uma moeda três vezes. Quantas seqüências diferentes da cara e coroa podemos obter? 2.2.2  Cada célula em uma tabela 2x2 pode ser colorida branca ou preta. Quantas colorações diferentes existem para a tabela? 2.2.2.2 3) Quantas maneiras existem de preencher um cartão de loteria esportiva? Nesta loteria você deve adivinhar os resultados de 13 jogos de futebol, indicando uma vitória para um dos dois times, ou um empate. 3^13
4) Um time de futebol com 11 jogadores precisa eleger um capitão e um vice-capitão. De quantas maneiras isto pode ser feito? 1110 5) De quantas maneiras possíveis podemos colocar um rei branco e outro preto em um tabuleiro de xadrez de modo que eles não possam se atacar mutuamente? 4.60+ 24.58 + 36.55 6) De quantas maneiras podemos arrumar quatro bolas, de cores vermelha, preta, azul e verde, em uma fileira? 4.3.2.1
7) Quantas diagonais têm o polígono convexo de n lados? n.(n-3)/2 8) Quantos números com seis algarismos têm pelo menos um algarismo par? 900,000 – 5^6 9) Uma mãe tem duas maças, três peras e quatro laranjas. Durante 9 dias ela dá uma fruta para seu filho no café da manhã. De quantas maneiras isso pode ser feito?
10) Um dormitório tem três quartos: um para um único aluno, um para dois alunos, e um para quatro alunos. De quantas maneiras podemos colocar sete estudantes neste dormitório?
PERMUTAÇÕES E COMBINAÇÕES Há alguns (poucos) problemas de Combinatória que, embora sejam  aplicações do princípio básico, aparecem com muita freqüência. Para esses problemas, vale a pena saber de cor as suas respostas.
[object Object], A escolha do objeto que ocupará o primeiro lugar pode ser feita n modos; a escolha do objeto que ocupará o segundo lugar pode ser feita de n-1 modos,..., a escolha do objeto que ocupará o último lugar pode ser feita de 1 modo.
A resposta é n.(n-1).(n-2)....1 = n! Cada ordem que se dá aos objetos é chamada de uma permutação simples de objetos. O número de permutações simples de n objetos distintos é Pn=n!
[object Object],Se as letras fossem diferentes a respostas seria 8! Como as 3 letras O  são iguais, quando as trocamos entre si obtemos o mesmo anagrama.
Isso faz que na nossa contagem de 8! tenhamos contado o mesmo anagrama várias vezes, 3! vezes precisamente, pois há 3! Modos de trocar as letras O entre si.
De modo geral, o nº de permutações de n objetos, dos quais α são iguais a A, β são iguais a B, γ são iguais a C é  Pnα,β,γ=
[object Object],        5! ? A D A E B E C E B C D B A D C Essas 3 formações acima são iguais, assim como muitas outras.
[object Object],[object Object]
5.4.3/3! Como expressar 5.4.3? Então temos: Que é uma combinação de n elementos p a p.
Cn,p=
Implementação do Currículo de Matemática: Combinatória e Probabilidade
Implementação do Currículo de Matemática: Combinatória e Probabilidade

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Matemática - Exercícios Resolvidos - Análise Combinatória
Matemática - Exercícios Resolvidos - Análise CombinatóriaMatemática - Exercícios Resolvidos - Análise Combinatória
Matemática - Exercícios Resolvidos - Análise CombinatóriaAulas Apoio
 
Raciocinio logico aula 2
Raciocinio logico aula 2Raciocinio logico aula 2
Raciocinio logico aula 2Nilberte
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
Análise combinatória 2016
Análise combinatória 2016Análise combinatória 2016
Análise combinatória 2016ProfessoraIve
 
Exercicios extras combinatoria
Exercicios extras combinatoriaExercicios extras combinatoria
Exercicios extras combinatoriaarimatéia
 
Combinatória e probabilidade
Combinatória e probabilidadeCombinatória e probabilidade
Combinatória e probabilidade25698491163
 
Adição e subtração em Q
Adição e subtração em QAdição e subtração em Q
Adição e subtração em QMaria Cristina
 
Resolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCX
Resolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCXResolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCX
Resolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCXJeferson S. J.
 
Apostila analise combinatoria
Apostila analise combinatoriaApostila analise combinatoria
Apostila analise combinatoriacon_seguir
 

Was ist angesagt? (13)

Matemática - Exercícios Resolvidos - Análise Combinatória
Matemática - Exercícios Resolvidos - Análise CombinatóriaMatemática - Exercícios Resolvidos - Análise Combinatória
Matemática - Exercícios Resolvidos - Análise Combinatória
 
Apostila matemática básica I
Apostila matemática básica IApostila matemática básica I
Apostila matemática básica I
 
Apostila matemática básica II
Apostila matemática básica IIApostila matemática básica II
Apostila matemática básica II
 
Raciocinio logico aula 2
Raciocinio logico aula 2Raciocinio logico aula 2
Raciocinio logico aula 2
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
Análise combinatória 2016
Análise combinatória 2016Análise combinatória 2016
Análise combinatória 2016
 
Tarefas matemáticas com o mmc e mdc entre dois números
Tarefas matemáticas com o mmc e mdc entre dois númerosTarefas matemáticas com o mmc e mdc entre dois números
Tarefas matemáticas com o mmc e mdc entre dois números
 
Exercicios extras combinatoria
Exercicios extras combinatoriaExercicios extras combinatoria
Exercicios extras combinatoria
 
Combinatória e probabilidade
Combinatória e probabilidadeCombinatória e probabilidade
Combinatória e probabilidade
 
Adição e subtração em Q
Adição e subtração em QAdição e subtração em Q
Adição e subtração em Q
 
Resolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCX
Resolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCXResolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCX
Resolução da apostila raciocínio lógico parte 2.DOCX
 
Fichasdeavaliacaomensal 3ºano
Fichasdeavaliacaomensal 3ºanoFichasdeavaliacaomensal 3ºano
Fichasdeavaliacaomensal 3ºano
 
Apostila analise combinatoria
Apostila analise combinatoriaApostila analise combinatoria
Apostila analise combinatoria
 

Andere mochten auch (20)

Conferencia portugal repositórios institucionais panorama da experiência bras...
Conferencia portugal repositórios institucionais panorama da experiência bras...Conferencia portugal repositórios institucionais panorama da experiência bras...
Conferencia portugal repositórios institucionais panorama da experiência bras...
 
Enfermedades cronico degenerativas.
Enfermedades cronico degenerativas.Enfermedades cronico degenerativas.
Enfermedades cronico degenerativas.
 
Proyectocomputacion
ProyectocomputacionProyectocomputacion
Proyectocomputacion
 
Blogg
BloggBlogg
Blogg
 
San juan de arama
San juan de aramaSan juan de arama
San juan de arama
 
Entrenet
EntrenetEntrenet
Entrenet
 
Autoguiado ciama
Autoguiado ciamaAutoguiado ciama
Autoguiado ciama
 
Doc11111
Doc11111Doc11111
Doc11111
 
Evaluacion
EvaluacionEvaluacion
Evaluacion
 
Mesa 1
Mesa 1Mesa 1
Mesa 1
 
Medio ambiente
Medio ambienteMedio ambiente
Medio ambiente
 
Olugarcerto
OlugarcertoOlugarcerto
Olugarcerto
 
Movimento encontro de irmãos
Movimento encontro de irmãosMovimento encontro de irmãos
Movimento encontro de irmãos
 
Revisão word 21 out2010
Revisão word 21 out2010Revisão word 21 out2010
Revisão word 21 out2010
 
A cooperação luso-brasileira no Acesso Aberto
A cooperação luso-brasileira no Acesso Aberto A cooperação luso-brasileira no Acesso Aberto
A cooperação luso-brasileira no Acesso Aberto
 
Cuestinario de computacion
Cuestinario de computacionCuestinario de computacion
Cuestinario de computacion
 
Exhibidores
ExhibidoresExhibidores
Exhibidores
 
Pep Bonet
Pep Bonet Pep Bonet
Pep Bonet
 
Pôster+ac..
Pôster+ac..Pôster+ac..
Pôster+ac..
 
ReBEc 2.0 - rumo a uma nova plataforma para dados científicos
ReBEc 2.0 - rumo a uma nova plataforma para dados científicosReBEc 2.0 - rumo a uma nova plataforma para dados científicos
ReBEc 2.0 - rumo a uma nova plataforma para dados científicos
 

Ähnlich wie Implementação do Currículo de Matemática: Combinatória e Probabilidade

Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3inechidias
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3inechidias
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3inechidias
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3inechidias
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3inechidias
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3inechidias
 
Raciocínio lógico
Raciocínio lógicoRaciocínio lógico
Raciocínio lógicoVanRabelo
 
Analise combinatoria 1
Analise combinatoria 1Analise combinatoria 1
Analise combinatoria 1SEDUC-PA
 
Geometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de Contagem
Geometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de ContagemGeometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de Contagem
Geometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de Contagemgeometriamar.com.br
 
Análise combinatória (resumo e exercícios)
Análise combinatória (resumo e exercícios)Análise combinatória (resumo e exercícios)
Análise combinatória (resumo e exercícios)josivaldopassos
 
5ºano mat 122 questoes de_provas_de_af
5ºano mat 122 questoes de_provas_de_af5ºano mat 122 questoes de_provas_de_af
5ºano mat 122 questoes de_provas_de_afsilvia_lfr
 

Ähnlich wie Implementação do Currículo de Matemática: Combinatória e Probabilidade (20)

Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3
 
Implementação modulo3
Implementação modulo3Implementação modulo3
Implementação modulo3
 
Apostila de análise combinatória
Apostila de análise combinatóriaApostila de análise combinatória
Apostila de análise combinatória
 
Raciocínio lógico
Raciocínio lógicoRaciocínio lógico
Raciocínio lógico
 
Analise combinatoria 1
Analise combinatoria 1Analise combinatoria 1
Analise combinatoria 1
 
Trangram cuisenaire
Trangram cuisenaireTrangram cuisenaire
Trangram cuisenaire
 
Geometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de Contagem
Geometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de ContagemGeometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de Contagem
Geometriamar - Prof. Marcelo Lopes - Princípio Fundamental de Contagem
 
Análise+c..
Análise+c..Análise+c..
Análise+c..
 
Fichanc2ba3
Fichanc2ba3Fichanc2ba3
Fichanc2ba3
 
Combinatoria
CombinatoriaCombinatoria
Combinatoria
 
Exercícios
ExercíciosExercícios
Exercícios
 
Apostila de analise combinatoria
Apostila de analise combinatoriaApostila de analise combinatoria
Apostila de analise combinatoria
 
329
329329
329
 
Análise combinatória (resumo e exercícios)
Análise combinatória (resumo e exercícios)Análise combinatória (resumo e exercícios)
Análise combinatória (resumo e exercícios)
 
Gradmat combinatoria
Gradmat combinatoriaGradmat combinatoria
Gradmat combinatoria
 
5ºano mat 122 questoes de_provas_de_af
5ºano mat 122 questoes de_provas_de_af5ºano mat 122 questoes de_provas_de_af
5ºano mat 122 questoes de_provas_de_af
 

Mehr von inechidias

Equações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e AplicaçãoEquações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e Aplicaçãoinechidias
 
Avaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º anoAvaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º anoinechidias
 
Avaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º anoAvaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º anoinechidias
 
Curso: Equações
Curso: EquaçõesCurso: Equações
Curso: Equaçõesinechidias
 
OT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª série
OT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª sérieOT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª série
OT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª sérieinechidias
 
Implementação módulo4
Implementação   módulo4 Implementação   módulo4
Implementação módulo4 inechidias
 
Implementação mód4 - encontro 1-
Implementação   mód4 - encontro 1-Implementação   mód4 - encontro 1-
Implementação mód4 - encontro 1-inechidias
 
Recuperação E.M. prova diagnóstica
Recuperação E.M. prova diagnósticaRecuperação E.M. prova diagnóstica
Recuperação E.M. prova diagnósticainechidias
 
Recuperação E.M. prova diagnóstica
Recuperação E.M.  prova diagnósticaRecuperação E.M.  prova diagnóstica
Recuperação E.M. prova diagnósticainechidias
 
Implementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs Complexos
Implementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs ComplexosImplementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs Complexos
Implementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs Complexosinechidias
 
Implementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs Complexos
Implementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs ComplexosImplementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs Complexos
Implementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs Complexosinechidias
 
Recuperação Paralele 4encontro
Recuperação Paralele 4encontroRecuperação Paralele 4encontro
Recuperação Paralele 4encontroinechidias
 
Implementação mód4 -
Implementação   mód4 - Implementação   mód4 -
Implementação mód4 - inechidias
 
Implementação mód4
Implementação   mód4 Implementação   mód4
Implementação mód4 inechidias
 
Implementação mód4
Implementação   mód4 Implementação   mód4
Implementação mód4 inechidias
 
Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1
Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1
Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1inechidias
 

Mehr von inechidias (20)

Equações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e AplicaçãoEquações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e Aplicação
 
Avaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º anoAvaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º ano
 
Avaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º anoAvaliação diagnóstica 7º ano
Avaliação diagnóstica 7º ano
 
Curso: Equações
Curso: EquaçõesCurso: Equações
Curso: Equações
 
OT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª série
OT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª sérieOT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª série
OT Avaliação Diagnóstica 6ºano/5ª série
 
Implementação módulo4
Implementação   módulo4 Implementação   módulo4
Implementação módulo4
 
Implementação mód4 - encontro 1-
Implementação   mód4 - encontro 1-Implementação   mód4 - encontro 1-
Implementação mód4 - encontro 1-
 
Recuperação E.M. prova diagnóstica
Recuperação E.M. prova diagnósticaRecuperação E.M. prova diagnóstica
Recuperação E.M. prova diagnóstica
 
Recuperação E.M. prova diagnóstica
Recuperação E.M.  prova diagnósticaRecuperação E.M.  prova diagnóstica
Recuperação E.M. prova diagnóstica
 
Implementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs Complexos
Implementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs ComplexosImplementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs Complexos
Implementação Currículo - módulo4 - Matrizes/Nºs Complexos
 
Implementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs Complexos
Implementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs ComplexosImplementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs Complexos
Implementação currículo- Módulo IV-Matrizes/Determinantes/Nºs Complexos
 
Recuperação Paralele 4encontro
Recuperação Paralele 4encontroRecuperação Paralele 4encontro
Recuperação Paralele 4encontro
 
Implementação mód4 -
Implementação   mód4 - Implementação   mód4 -
Implementação mód4 -
 
Implementação mód4
Implementação   mód4 Implementação   mód4
Implementação mód4
 
Implementação mód4
Implementação   mód4 Implementação   mód4
Implementação mód4
 
O.t.8série
O.t.8sérieO.t.8série
O.t.8série
 
OT,8série
OT,8sérieOT,8série
OT,8série
 
O.t.8série
O.t.8sérieO.t.8série
O.t.8série
 
O.T.8série
O.T.8sérieO.T.8série
O.T.8série
 
Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1
Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1
Implementação do Currículo- Módulo 4 - Encontro 1
 

Implementação do Currículo de Matemática: Combinatória e Probabilidade

  • 3. IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA MÓDULO 3
  • 4. COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE Inês Chiarelli Dias Airton Clementino
  • 5. Análise Combinatória visa desenvolver métodos que permitam contar o número de elementos de um conjunto, sendo estes elementos agrupamentos formados sob certas condições.
  • 6.
  • 7.
  • 8. ENSINO DE COMBINATÓRIA 1- Não faça fórmulas demais ou casos particulares demais. Isso torna as coisas mais complicadas. A troca do princípio básico da contagem por fórmulas pode trazer dificuldades para resolver simples problemas.
  • 9. 2-Aprenda e faça com que os alunos aprendam com os erros. É importante, diante de uma solução errada, analisar porque ela está errada
  • 10. 3- Um processo seguro de tornar as coisas complicadas é começar assim: esse é um problema de arranjos ou de combinações?
  • 12. 1) Suponha que tenha entrado em cartaz 3 filmes e 2 peças de teatro e que Carlos tenha dinheiro para assistir a apena 1 evento. Quantos são os programas que Carlos pode fazer? 2) Se no exemplo 1, Carlos tivesse dinheiro para assistir a um filme e a uma peça de teatro, quantos são os programas que ele pode fazer?
  • 13. No ex1 utilizamos o Princípio Aditivo Se A e B são dois conjuntos disjuntos (A∩B=ᴓ) com,respectivamente p e q elementos, então AUB possui p + q elementos
  • 14. O ex2. obedece a um outro princípio básico de contagem que chamamos Princípio Multiplicativo. Se um evento A pode ocorrer de m maneiras diferentes e, se para cada uma dessas m maneiras possíveis de A ocorrer, um outro evento B pode ocorrer de n maneiras diferentes, então o número de maneiras de ocorrer o evento A seguido do evento B é m.n
  • 15. Em linguagem de conjuntos, se A é um conjunto com m elementos e B um conjunto com n elementos, então o conjunto A x B dos pares ordenados (a, b), tais que a pertence a A e b pertence a B, tem cardinalidade m.n
  • 16. 3) Um marceneiro tem 20 modelos de cadeiras e 5 modelos de mesa. De quantas maneiras podemos formar um conjunto de 1 mesa com 4 cadeiras? R: 5 x 20 = 100 maneiras diferentes
  • 17. 4) Um amigo mostrou-me 5 livros diferentes de matemática e 7 livros diferentes de física e permitiu-me escolher um de cada. De quantas maneiras esta escolha pode ser feita? R: 5 x 7 = 35
  • 18. 5) De quantas maneiras podemos dar 2 prêmios a uma classe com 10 rapazes, de modo que os prêmios não sejam dados a um mesmo rapaz? R: O 1º premio a qualquer um dos 10 e o 2º a qualquer um dos 9 (10 x 9=90)
  • 19. 6) Com 5 homens e 5 mulheres, de quantos modos se pode formar um casal? O princípio fundamental da contagem diz que se há x modos de tomar uma decisão D1, há y modos de tomar uma decisão D2, então o número de modos de tomar sucessivamente as decisões D1 e D2 é x.y
  • 20. 7) Uma bandeira é formada por 7 listras que devem ser coloridas usando-se apenas as cores verde, azul e cinza. Se cada listra deve ter apenas uma cor e não podem ser usadas cores iguais em listras adjacentes, de quantos modos se pode colorir a bandeira? R: 3 x 26
  • 21. 8) Quantos são os números de três dígitos distintos? ?
  • 22. Estratégia para resolver problemas de Combinatória
  • 23. POSTURA: Devemos sempre nos colocar no papel da pessoa que deve fazer a ação solicitada pelo problema e ver que decisões devemos tomar.
  • 24. 2) DIVISÃO: Devemos sempre que possível, dividir as decisões a serem tomadas em decisões mais simples. Formar um casal foi dividido em escolher um homem e escolher uma mulher, colorir a bandeira foi dividido em colorir cada listra.
  • 25. E muito importante é: 3) NÃO ADIAR DIFICULDADES: Pequenas decisões adiadas costumam se transformar em imensas dificuldades. Se uma das decisões a serem tomadas for mais restrita que as outras, essa é a decisão que deve ser tomada em primeiro lugar.
  • 26. No ex8, há restrição no algarismo da centena, é por lá que devemos começar. _ _ _ R: 9 x 9 x 8
  • 27. 9) Quantos divisores inteiros e positivos possui o número 360? Quantos desses divisores são pares? Quantos são ímpares? Quantos são quadrados perfeitos?
  • 28. Solução: a) 360= 23 x 32 X 5. Os divisores inteiros e positivos de 360 são os números da forma 2α x 3β x 5γ, com αϵ {0,1,2,3}, βϵ {0,1,2} e γϵ {0,1}. Há 4 x 3 x 2 = 24 maneiras de escolher os expoentes α, β, γ. Há 24 divisores.
  • 29. b) Para o divisor ser par, α não pode ser 0. Há 3 x 3 x 2 = 18 divisores pares. c) Para o divisor ser ímpar, α deve ser 0. Há 1 x 3 x2 =6 divisores ímpares (ou item a – item b)
  • 30. d) Para o divisor ser quadrado perfeito, os expoentes α, β, γ devem ser pares. Há 2 x 2 x 1 = 4 divisores que são quadrados perfeitos.
  • 31. Quantos são os números pares de três dígitos distintos? Há 5 modos de escolher o último dígito, Note que começamos pelo último dígito, que é o mais restrito; o último dígito pode ser 0, 2, 4, 6 ou 8. Em seguida vamos ao primeiro dígito. De quantos modos podemos escolher o primeiro dígito?
  • 32. “Depende”, Se não tivermos usado o 0 há 8 modos de escolher o primeiro dígito (nem o 0 nem o dígito já usado na última casa); se já tivermos usado o 0, haverá 9 modos de escolher o primeiro dígito, pois apenas o 0 não poderá ser usado na primeira casa. IMPASSE
  • 33. Dois métodos para resolvê-lo. 1º ) Contar separadamente: os que terminam em 0 e os que não terminam em 0. 2º) Contar em demasia: fazer de conta que o 0 pode ser usado na 1ª casa do número e depois descontar todos que se iniciam com 0.
  • 34. Também poderia ser achado todos os números de 3 algarismos distintos e tirar todos os números ímpares de 3 algarismos distintos
  • 35. 11) De quantas maneiras podemos escolher 1 consoante e 1 vogal de um alfabeto formado por 18 consoantes e 5 vogais? R: Para a escolha da consoante temos 18 possibilidades e para cada uma delas temos 5 possibilidades para a escolha da vogal. Portanto há 18 x 5 = 90 escolhas
  • 36. 12) Quantos são os anagramas de 2 letras formados por uma vogal e uma consoante escolhidas dentre 18 consoantes e 5 vogais? R: No ex anterior encontramos 90 escolhas possíveis de 1 consoante e 1 vogal. Para formarmos anagramas, basta considerarmos para cada uma dessas escolhas, as 2 possibilidades, isto é, consoante-vogal ou vogal-consoante,
  • 37. 13) Há 12 moças e 10 rapazes, onde 5 deles (3 moças e 2 rapazes) são irmãos e os restantes não possuem parentesco. Quantos são os casamentos possíveis?
  • 38. R: Considerando as moças (3) que possuem irmãos (2), há 3 x 8 = 24 casamentos possíveis. Considerando as moças (9) que não possuem irmãos, há 9 x 10 = 90 casamentos possíveis. Portanto há 24 + 90 = 114 casamentos possíveis.
  • 39. 14) Quantos são os números que podemos formar com todos os dígitos 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 2 e 3?
  • 40. R: Se primeiro colocarmos todos os dígitos 1’s, deixando um espaço entre eles, teremos: _1_1_1_1_1_1_1_ Ficaram 8 espaços nos quais podem ser colocados os dígitos 2 e 3. Supondo que vamos colocar o dígito 2 primeiro
  • 41. _1_2_1_1_1_1_1_1_ Notamos que agora temos 9 espaços para colocar o dígito 3 Portanto 8 x 9 = 72 são os números formados conforme descrição do problema
  • 42. Ex15) A figura mostra o mapa de um país (imaginário) constituído por 5 estados. Deseja-se colorir esse mapa com as cores verde, azul e amarelo, de modo que dois estados vizinhos não possuam a mesma cor. De quantas maneiras diferentes o mapa pode ser pintado?
  • 43.
  • 44. Explorando Conceitos Matemáticos com a Linguagem Braille
  • 45.
  • 46.
  • 47.
  • 48.
  • 49.
  • 50.
  • 51. Existem 26 = 64 configurações que podem ser obtidas no código de Braille usual 3×2. É fácil descobrir que isto é verdade, quando aplicamos o Princípio Multiplicativo da Contagem: há duas possibilidades para a primeira casa – ou ela é marcada ou não é (ou pintamos de preto ou de branco) - do mesmo modo há duas possibilidades para cada uma das outras casas, o que resulta em 2 × 2 × 2 × 2 × 2 × 2 = 26 possibilidades.
  • 52. Vamos resolver? Jogamos uma moeda três vezes. Quantas seqüências diferentes da cara e coroa podemos obter? 2.2.2 Cada célula em uma tabela 2x2 pode ser colorida branca ou preta. Quantas colorações diferentes existem para a tabela? 2.2.2.2 3) Quantas maneiras existem de preencher um cartão de loteria esportiva? Nesta loteria você deve adivinhar os resultados de 13 jogos de futebol, indicando uma vitória para um dos dois times, ou um empate. 3^13
  • 53. 4) Um time de futebol com 11 jogadores precisa eleger um capitão e um vice-capitão. De quantas maneiras isto pode ser feito? 1110 5) De quantas maneiras possíveis podemos colocar um rei branco e outro preto em um tabuleiro de xadrez de modo que eles não possam se atacar mutuamente? 4.60+ 24.58 + 36.55 6) De quantas maneiras podemos arrumar quatro bolas, de cores vermelha, preta, azul e verde, em uma fileira? 4.3.2.1
  • 54. 7) Quantas diagonais têm o polígono convexo de n lados? n.(n-3)/2 8) Quantos números com seis algarismos têm pelo menos um algarismo par? 900,000 – 5^6 9) Uma mãe tem duas maças, três peras e quatro laranjas. Durante 9 dias ela dá uma fruta para seu filho no café da manhã. De quantas maneiras isso pode ser feito?
  • 55. 10) Um dormitório tem três quartos: um para um único aluno, um para dois alunos, e um para quatro alunos. De quantas maneiras podemos colocar sete estudantes neste dormitório?
  • 56. PERMUTAÇÕES E COMBINAÇÕES Há alguns (poucos) problemas de Combinatória que, embora sejam aplicações do princípio básico, aparecem com muita freqüência. Para esses problemas, vale a pena saber de cor as suas respostas.
  • 57.
  • 58. A resposta é n.(n-1).(n-2)....1 = n! Cada ordem que se dá aos objetos é chamada de uma permutação simples de objetos. O número de permutações simples de n objetos distintos é Pn=n!
  • 59.
  • 60. Isso faz que na nossa contagem de 8! tenhamos contado o mesmo anagrama várias vezes, 3! vezes precisamente, pois há 3! Modos de trocar as letras O entre si.
  • 61. De modo geral, o nº de permutações de n objetos, dos quais α são iguais a A, β são iguais a B, γ são iguais a C é Pnα,β,γ=
  • 62.
  • 63.
  • 64. 5.4.3/3! Como expressar 5.4.3? Então temos: Que é uma combinação de n elementos p a p.
  • 65. Cn,p=