SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 33
Resíduo  ou  lixo , é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar. JOGA FORA NO LIXO Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Categorias do ponto de vista da periculosidade A   classe I  é a mais perigosa, que apresenta risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Nessa classe enquadram-se materiais como inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e causadores de doença.  A  classe II  é não inerte, ou seja, engloba móveis, tais como materiais combustíveis, biodegradáveis e materiais solúveis na água. A  classe III  é inerte, ou seja, materiais sólidos e insolúveis na água. Cada lixo deve ser tratado de acordo com a sua classe.
TIPOS DE LIXO LIXO ORGÂNICO É todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.
RESÍDUOS INORGÂNICOS Incluem todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzido através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.
LIXO TÓXICO Muito do lixo é tóxico. Lixo tóxico inclui pilhas e baterias, que contém ácidos e metais pesados em sua composição, certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), além de rejeitos industriais. Lixo tóxico precisa receber tratamento adequado, ou pode causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas.
LIXO ALTAMENTE TÓXICO Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito. Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas. Lixo altamente tóxico deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado .
Computadores, televisões e iPods tem entre seus componentes elementos tóxicos, como bário e mercúrio, que prejudicam o meio ambiente.  Países desenvolvidos querem propor a reabertura do comércio de lixo tóxico para solucionar o problema. A Convenção de Basel, assinada em 1994, proíbe a exportação e a importação de resíduos desse tipo no mundo.  LIXO TECNOLÓGICO
Os habitantes de  Roma , a primeira   metrópole européia já enfrentavam problemas com seu lixo e esgotos. Tudo era lançado nos rios e mares. Os primeiros núcleos urbanos sempre ficavam próximos da água e em regiões planas, locais onde a natureza poderia beneficiar aos seres humanos.  E OS PROBLEMAS COMEÇAM
Na  Idade Média  o número de pessoas em regiões urbanizadas aumentou consideravelmente.Com isso, o lixo se acumulava em ruas estreitas. Era um ambiente propício para a proliferação de ratos e a manifestação de doenças e epidemias. A mais grave foi a Peste Negra, que entre 1347 e 1351 causou 25 milhões de mortes cerca de um terço da população européia.
No Brasil colônia , não havia coleta de lixo e rede de esgoto.Os dejetos humanos, eram armazenados dentro de grandes barricas que os escravos carregavam na cabeça. Á  tardinha, eram jogados nas praias, enchendo-as de detritos e espalhando fedor para todo os cantos tornando o ar insuportável quando o vento soprava do mar.
No Rio de Janeiro, no início do século XX,  Osvaldo Cruz , combateu a peste bubônica. Para isso, criou um esquadrão de cinqüenta homens devidamente vacinados, que percorriam armazéns, becos, cortiços e hospedarias, espalhando raticida e mandando remover o lixo. Criou o cargo de comprador de ratos. Este percorria as ruas da cidade, do centro e dos subúrbios, pagando 300 réis por rato apanhado pela população.
A destinação do lixo urbano sólido, é um problema cuja solução se torna cada vez mais difícil. Em  Nova York , cidade do mundo que mais produz lixo, a média diária de  lixo produzido hoje  é de 13 mil toneladas. O que fazer com 1,5 quilo de lixo  per capita  por dia, nos EUA? O problema da destinação do lixo assume tal gravidade que cidades grandes estão perto de um colapso. COELHO, M.A., TERRA, L.  Geografia Geral e do Brasil . 1 ed. São Paulo : Moderna, 2003. p.388
A filosofia do descartável e do excesso de embalagens predomina em diversos setores do mercado o que significa diretamente mais rejeitos. A produção de lixo "per capita" hoje, no Brasil, gira em torno de 600g/hab/dia. Em São Paulo, por exemplo, estima-se que cada habitante produz 1 kg de lixo por dia.
Importância da separação do “lixo” Mais material  encaminhado para coleta seletiva Menor risco de enchentes  Mais pessoas poderão trabalhar Menor risco de doenças  Maior será a economia da matéria-prima Menos espécies extintas Ambiente mais preservado
Mas como o consumo  se tornou consumismo?
Nas Exposições e Lojas de Departamento parisienses de fins do século XIX, os produtos eram  apresentados em grande estilo. Tudo era um show.
Nas  fantasias  dos consumidores, eles vão buscar o apelo para as mercadorias, inaugurando a exploração dos sonhos pelo mundo dos negócios de uma maneira tão intensa e explícita como nunca antes vista.
É O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO “TER” EM DETRIMENTO DA CULTURA DO “SER”
VAMOS PENSAR UM POUCO!
Ao adquirir um produto você analisa se a sua produção e uso são prejudiciais ao ambiente?
Ao comprar objetos que estão na moda, se preocupa com a durabilidade?
Você é daqueles (as) que não resistem a uma liquidação?
Preocupa-se com qual será o destino do lixo que você produziu? E quais as suas conseqüências?
DICAS PARA DIMINUIR  A PRODUÇÃO DE LIXO
[object Object],[object Object]
• Prefira  AS PILHAS RECARREGÁVEIS: elas duram até cinco anos, contra noventa dias de uma pilha alcalina comum.  • Não jogue  lixo nas ruas;  • Pratique  o consumo sustentável, reduza a quantidade de lixo, reaproveite o verso de papéis usados, escolha produtos obtidos sem prejuízo para a Natureza, evite o uso de embalagens em excesso ou de copos e talheres descartáveis .
DESTINO DO LIXO
  No  lixão  o lixo fica a céu aberto em terrenos baldios sem nenhum tratamento e sem nenhum critério sanitário de proteção ao ambiente, atraindo  moscas, mosquitos, baratas e ratos, e ainda é manipulado pelos "catadores de lixo" que correm o risco de se contaminar. Outro problema é o "chorume", líquido que resulta da decomposição do lixo que polui o solo e os lençóis d'água. O gás produzido pela decomposição do lixo pode causar explosões.
No  aterro sanitário  ocorre a deposição de camadas de lixo alternadas com camadas de argila auxiliando na impermeabilização. São colocadas mantas de polietileno sobre o solo com sistemas de drenagem para o chorume. Nessas condições as camadas de lixo sofrem decomposição aeróbia e depois anaeróbia. É necessário também, um sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente o gás carbônico, o gás metano e o gás sulfídrico, pois,caso   contrário, podem ocorrer explosões.
A  incineração  é um processo caro, no qual o lixo é queimado em fornos de alta temperatura, permitindo uma relativa redução no volume e nos contaminantes. A incineração gera dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, dioxinas e outros contaminantes gasosos, cinzas voláteis e resíduos sólidos que não se queimam e que concentram substâncias tóxicas com potencial de contaminação do meio.
No processo de  compostagem , o material orgânico do lixo sofre um tratamento biológico do qual resulta material utilizado na fertilização (como adubo na agricultura) e recondicionamento do solo ou em ração para animais.
O PROBLEMA NÃO É APENAS DOS GOVERNANTES, MAS SIM DE CADA UM DE NÓS. REDUZA, RECICLE, REUTILIZE, REPENSE.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo   http://paginas.terra.com.br/lazer/staruck/lixo.htm   http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=367   http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/2794     http://www.geomundo.com.br/sala_de_aula-trabalho-meio-ambiente-urbano.htm   http://www.angrad.org.br/cientifica/artigos/artigos_enangrad/pdfs/xiv_enangrad/Administracao       _Sustentavel_e_os_Desafios_da_Formacao_de_um_Administrador.pdf http://infoener.iee.usp.br/scripts/biomassa/br_residuos.asp   http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=6819   http://www.eca.usp.br/alaic/Congreso1999/13gt/MariaEduardaMotaRocha.doc   http ://www.itu.int/ITUD/ict/conferences/panama06/material/10_IBGE_Brazil_Presentation_households_s.pdf   www.5elementos.org.br   SITES CONSULTADOS

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Apresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e ReciclagemApresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e ReciclagemClaudia Costa
 
Apresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio AmbienteApresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio AmbienteMarilucia Santos
 
Destinação de Residuos Solidos
Destinação de Residuos SolidosDestinação de Residuos Solidos
Destinação de Residuos SolidosMatheus Pereira
 
A preservação do meio ambiente começa em casa
A preservação do meio ambiente começa em casaA preservação do meio ambiente começa em casa
A preservação do meio ambiente começa em casaALVARO RAMOS
 
Os 3 Rs da Sustentabilidade Ambiental
Os 3 Rs da Sustentabilidade AmbientalOs 3 Rs da Sustentabilidade Ambiental
Os 3 Rs da Sustentabilidade AmbientalCatalogando Na Escola
 
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
 Gerenciamento de Resíduos Sólidos Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Gerenciamento de Resíduos SólidosMaster Ambiental
 
Apresentação sobre reciclagem
Apresentação sobre reciclagemApresentação sobre reciclagem
Apresentação sobre reciclagemCamila Moisés
 
Manual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero Brasil
Manual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero BrasilManual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero Brasil
Manual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero BrasilJuventudeLixoZero
 
TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO
TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO
TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO Ricardo Arend
 
Coleta seletiva conscientização
Coleta seletiva conscientizaçãoColeta seletiva conscientização
Coleta seletiva conscientizaçãoAne Pimentel
 
Educação: Conscientização da coleta seletiva.
Educação: Conscientização da coleta seletiva.Educação: Conscientização da coleta seletiva.
Educação: Conscientização da coleta seletiva.ayanne9945
 
Meio ambiente
Meio ambienteMeio ambiente
Meio ambientecoldplay
 
A importância da reciclagem na preservação do meio
A importância da reciclagem na preservação do meioA importância da reciclagem na preservação do meio
A importância da reciclagem na preservação do meioLareska Rocha
 
Treinamento coleta seletiva (muito bom)
Treinamento coleta seletiva (muito bom)Treinamento coleta seletiva (muito bom)
Treinamento coleta seletiva (muito bom)Ane Costa
 

Was ist angesagt? (20)

Apresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e ReciclagemApresentação Sobre Lixo e Reciclagem
Apresentação Sobre Lixo e Reciclagem
 
Lixo
LixoLixo
Lixo
 
Apresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio AmbienteApresentação Meio Ambiente
Apresentação Meio Ambiente
 
RECICLAGEM
RECICLAGEMRECICLAGEM
RECICLAGEM
 
Destinação de Residuos Solidos
Destinação de Residuos SolidosDestinação de Residuos Solidos
Destinação de Residuos Solidos
 
A preservação do meio ambiente começa em casa
A preservação do meio ambiente começa em casaA preservação do meio ambiente começa em casa
A preservação do meio ambiente começa em casa
 
Os 3 Rs da Sustentabilidade Ambiental
Os 3 Rs da Sustentabilidade AmbientalOs 3 Rs da Sustentabilidade Ambiental
Os 3 Rs da Sustentabilidade Ambiental
 
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
 Gerenciamento de Resíduos Sólidos Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
 
Apresentação sobre reciclagem
Apresentação sobre reciclagemApresentação sobre reciclagem
Apresentação sobre reciclagem
 
Manual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero Brasil
Manual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero BrasilManual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero Brasil
Manual Lixo Zero - Por: Juventude Lixo Zero Brasil
 
TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO
TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO
TRABALHO COMPLETO SOBRE O LIXO
 
Coleta seletiva conscientização
Coleta seletiva conscientizaçãoColeta seletiva conscientização
Coleta seletiva conscientização
 
Reciclagem
Reciclagem Reciclagem
Reciclagem
 
Reciclagem
ReciclagemReciclagem
Reciclagem
 
Educação: Conscientização da coleta seletiva.
Educação: Conscientização da coleta seletiva.Educação: Conscientização da coleta seletiva.
Educação: Conscientização da coleta seletiva.
 
Meio ambiente
Meio ambienteMeio ambiente
Meio ambiente
 
A importância da reciclagem na preservação do meio
A importância da reciclagem na preservação do meioA importância da reciclagem na preservação do meio
A importância da reciclagem na preservação do meio
 
Treinamento coleta seletiva (muito bom)
Treinamento coleta seletiva (muito bom)Treinamento coleta seletiva (muito bom)
Treinamento coleta seletiva (muito bom)
 
Sustentabilidade
SustentabilidadeSustentabilidade
Sustentabilidade
 
Reciclagem
ReciclagemReciclagem
Reciclagem
 

Ähnlich wie Lixo (20)

Lixo 1201307853819881-3
Lixo 1201307853819881-3Lixo 1201307853819881-3
Lixo 1201307853819881-3
 
Projeto Cuidar de Planeta
Projeto Cuidar de PlanetaProjeto Cuidar de Planeta
Projeto Cuidar de Planeta
 
Apresentação sobre Lixos
Apresentação sobre LixosApresentação sobre Lixos
Apresentação sobre Lixos
 
PROJETO LIXO NO LIXO.ppt
PROJETO LIXO NO LIXO.pptPROJETO LIXO NO LIXO.ppt
PROJETO LIXO NO LIXO.ppt
 
Resíduos sólidos indústriais Fastweld
Resíduos sólidos indústriais FastweldResíduos sólidos indústriais Fastweld
Resíduos sólidos indústriais Fastweld
 
Autor
AutorAutor
Autor
 
O lixo urbano
O lixo urbanoO lixo urbano
O lixo urbano
 
Lixo
LixoLixo
Lixo
 
Reciccabio história
Reciccabio históriaReciccabio história
Reciccabio história
 
Reciccabio história
Reciccabio históriaReciccabio história
Reciccabio história
 
Coleta seletiva 2003
Coleta seletiva 2003Coleta seletiva 2003
Coleta seletiva 2003
 
Reciclagem
ReciclagemReciclagem
Reciclagem
 
Lixo industrial e lixo doméstico
Lixo industrial e lixo domésticoLixo industrial e lixo doméstico
Lixo industrial e lixo doméstico
 
Lixo- Gincana ecológica
Lixo- Gincana ecológicaLixo- Gincana ecológica
Lixo- Gincana ecológica
 
Lixo5
Lixo5Lixo5
Lixo5
 
Olixourbano 100629124536-phpapp01
Olixourbano 100629124536-phpapp01Olixourbano 100629124536-phpapp01
Olixourbano 100629124536-phpapp01
 
Saiba mais sobre o seu LIXO.
Saiba mais sobre o seu LIXO.Saiba mais sobre o seu LIXO.
Saiba mais sobre o seu LIXO.
 
Residuos8ano
Residuos8anoResiduos8ano
Residuos8ano
 
Lixo5
Lixo5Lixo5
Lixo5
 
Lixo5
Lixo5Lixo5
Lixo5
 

Kürzlich hochgeladen

Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoE-Commerce Brasil
 
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdfIntrodução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdfVivianeVivicka
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024E-Commerce Brasil
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnGustavo144776
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?E-Commerce Brasil
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptxLEANDROSPANHOL1
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...E-Commerce Brasil
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?Michael Rada
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...E-Commerce Brasil
 
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdfÉtica NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdfInsttLcioEvangelista
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)E-Commerce Brasil
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxCoca Pitzer
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...E-Commerce Brasil
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensLuizPauloFerreira11
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
 
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdfIntrodução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdf
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
 
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdfÉtica NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdf
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
 

Lixo

  • 1. Resíduo ou lixo , é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar. JOGA FORA NO LIXO Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
  • 2. Categorias do ponto de vista da periculosidade A classe I é a mais perigosa, que apresenta risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Nessa classe enquadram-se materiais como inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e causadores de doença. A classe II é não inerte, ou seja, engloba móveis, tais como materiais combustíveis, biodegradáveis e materiais solúveis na água. A classe III é inerte, ou seja, materiais sólidos e insolúveis na água. Cada lixo deve ser tratado de acordo com a sua classe.
  • 3. TIPOS DE LIXO LIXO ORGÂNICO É todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.
  • 4. RESÍDUOS INORGÂNICOS Incluem todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzido através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.
  • 5. LIXO TÓXICO Muito do lixo é tóxico. Lixo tóxico inclui pilhas e baterias, que contém ácidos e metais pesados em sua composição, certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), além de rejeitos industriais. Lixo tóxico precisa receber tratamento adequado, ou pode causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas.
  • 6. LIXO ALTAMENTE TÓXICO Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito. Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas. Lixo altamente tóxico deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado .
  • 7. Computadores, televisões e iPods tem entre seus componentes elementos tóxicos, como bário e mercúrio, que prejudicam o meio ambiente. Países desenvolvidos querem propor a reabertura do comércio de lixo tóxico para solucionar o problema. A Convenção de Basel, assinada em 1994, proíbe a exportação e a importação de resíduos desse tipo no mundo. LIXO TECNOLÓGICO
  • 8. Os habitantes de Roma , a primeira metrópole européia já enfrentavam problemas com seu lixo e esgotos. Tudo era lançado nos rios e mares. Os primeiros núcleos urbanos sempre ficavam próximos da água e em regiões planas, locais onde a natureza poderia beneficiar aos seres humanos. E OS PROBLEMAS COMEÇAM
  • 9. Na Idade Média o número de pessoas em regiões urbanizadas aumentou consideravelmente.Com isso, o lixo se acumulava em ruas estreitas. Era um ambiente propício para a proliferação de ratos e a manifestação de doenças e epidemias. A mais grave foi a Peste Negra, que entre 1347 e 1351 causou 25 milhões de mortes cerca de um terço da população européia.
  • 10. No Brasil colônia , não havia coleta de lixo e rede de esgoto.Os dejetos humanos, eram armazenados dentro de grandes barricas que os escravos carregavam na cabeça. Á tardinha, eram jogados nas praias, enchendo-as de detritos e espalhando fedor para todo os cantos tornando o ar insuportável quando o vento soprava do mar.
  • 11. No Rio de Janeiro, no início do século XX, Osvaldo Cruz , combateu a peste bubônica. Para isso, criou um esquadrão de cinqüenta homens devidamente vacinados, que percorriam armazéns, becos, cortiços e hospedarias, espalhando raticida e mandando remover o lixo. Criou o cargo de comprador de ratos. Este percorria as ruas da cidade, do centro e dos subúrbios, pagando 300 réis por rato apanhado pela população.
  • 12. A destinação do lixo urbano sólido, é um problema cuja solução se torna cada vez mais difícil. Em Nova York , cidade do mundo que mais produz lixo, a média diária de lixo produzido hoje é de 13 mil toneladas. O que fazer com 1,5 quilo de lixo per capita por dia, nos EUA? O problema da destinação do lixo assume tal gravidade que cidades grandes estão perto de um colapso. COELHO, M.A., TERRA, L. Geografia Geral e do Brasil . 1 ed. São Paulo : Moderna, 2003. p.388
  • 13. A filosofia do descartável e do excesso de embalagens predomina em diversos setores do mercado o que significa diretamente mais rejeitos. A produção de lixo "per capita" hoje, no Brasil, gira em torno de 600g/hab/dia. Em São Paulo, por exemplo, estima-se que cada habitante produz 1 kg de lixo por dia.
  • 14. Importância da separação do “lixo” Mais material encaminhado para coleta seletiva Menor risco de enchentes Mais pessoas poderão trabalhar Menor risco de doenças Maior será a economia da matéria-prima Menos espécies extintas Ambiente mais preservado
  • 15. Mas como o consumo se tornou consumismo?
  • 16. Nas Exposições e Lojas de Departamento parisienses de fins do século XIX, os produtos eram apresentados em grande estilo. Tudo era um show.
  • 17. Nas fantasias dos consumidores, eles vão buscar o apelo para as mercadorias, inaugurando a exploração dos sonhos pelo mundo dos negócios de uma maneira tão intensa e explícita como nunca antes vista.
  • 18. É O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO “TER” EM DETRIMENTO DA CULTURA DO “SER”
  • 19. VAMOS PENSAR UM POUCO!
  • 20. Ao adquirir um produto você analisa se a sua produção e uso são prejudiciais ao ambiente?
  • 21. Ao comprar objetos que estão na moda, se preocupa com a durabilidade?
  • 22. Você é daqueles (as) que não resistem a uma liquidação?
  • 23. Preocupa-se com qual será o destino do lixo que você produziu? E quais as suas conseqüências?
  • 24. DICAS PARA DIMINUIR A PRODUÇÃO DE LIXO
  • 25.
  • 26. • Prefira AS PILHAS RECARREGÁVEIS: elas duram até cinco anos, contra noventa dias de uma pilha alcalina comum. • Não jogue lixo nas ruas; • Pratique o consumo sustentável, reduza a quantidade de lixo, reaproveite o verso de papéis usados, escolha produtos obtidos sem prejuízo para a Natureza, evite o uso de embalagens em excesso ou de copos e talheres descartáveis .
  • 28.   No lixão o lixo fica a céu aberto em terrenos baldios sem nenhum tratamento e sem nenhum critério sanitário de proteção ao ambiente, atraindo moscas, mosquitos, baratas e ratos, e ainda é manipulado pelos "catadores de lixo" que correm o risco de se contaminar. Outro problema é o "chorume", líquido que resulta da decomposição do lixo que polui o solo e os lençóis d'água. O gás produzido pela decomposição do lixo pode causar explosões.
  • 29. No aterro sanitário ocorre a deposição de camadas de lixo alternadas com camadas de argila auxiliando na impermeabilização. São colocadas mantas de polietileno sobre o solo com sistemas de drenagem para o chorume. Nessas condições as camadas de lixo sofrem decomposição aeróbia e depois anaeróbia. É necessário também, um sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente o gás carbônico, o gás metano e o gás sulfídrico, pois,caso contrário, podem ocorrer explosões.
  • 30. A incineração é um processo caro, no qual o lixo é queimado em fornos de alta temperatura, permitindo uma relativa redução no volume e nos contaminantes. A incineração gera dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, dioxinas e outros contaminantes gasosos, cinzas voláteis e resíduos sólidos que não se queimam e que concentram substâncias tóxicas com potencial de contaminação do meio.
  • 31. No processo de compostagem , o material orgânico do lixo sofre um tratamento biológico do qual resulta material utilizado na fertilização (como adubo na agricultura) e recondicionamento do solo ou em ração para animais.
  • 32. O PROBLEMA NÃO É APENAS DOS GOVERNANTES, MAS SIM DE CADA UM DE NÓS. REDUZA, RECICLE, REUTILIZE, REPENSE.
  • 33. http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo http://paginas.terra.com.br/lazer/staruck/lixo.htm http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=367 http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/2794 http://www.geomundo.com.br/sala_de_aula-trabalho-meio-ambiente-urbano.htm http://www.angrad.org.br/cientifica/artigos/artigos_enangrad/pdfs/xiv_enangrad/Administracao _Sustentavel_e_os_Desafios_da_Formacao_de_um_Administrador.pdf http://infoener.iee.usp.br/scripts/biomassa/br_residuos.asp http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=6819 http://www.eca.usp.br/alaic/Congreso1999/13gt/MariaEduardaMotaRocha.doc http ://www.itu.int/ITUD/ict/conferences/panama06/material/10_IBGE_Brazil_Presentation_households_s.pdf www.5elementos.org.br SITES CONSULTADOS