SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 30
Escola Estadual Profª.Benedicta de Sales Pimentel Wutke Prevenção também se ensina Projeto: A escolha é sua
 
Por envolver valores culturais e sociais, a sexualidade precisa ser ensinada sob os mais variados enfoques. Proibir é lutar contra a natureza. Descobrir o corpo e como ele pode dar prazer faz parte do desenvolvimento da criança. Ao perceber a sensação gostosa que o toque provoca, ela vai querer repetir o ato.
As aulas sobre sexualidade são marcantes para os jovens, pois nelas eles aprendem a conhecer seus desejos, necessidades e afetos (e a lidar com eles).
A postura do professor orientador ao tratar do assunto é muito importante. Por isso, qualquer dúvida, por mais simples que pareça, é relevante e pertinente. Ouvir, mais do que falar é a melhor conduta. Estimular o debate e deixar as crianças tirarem as próprias conclusões. Para não expor ninguém, o ideal é levantar dúvidas sem personalizar. Toda criança tem a tendência de imitar os adultos. O que normalmente vêem na TV, cenas de novelas e filmes faz com que elas comecem a despertar o desejo sexual de forma errônea tornando-se difícil a reeducação. Os pais precisam tomar consciência do que seus filhos fazem, assistem e aprendem.  A fase da descoberta é também a fase onde crianças e adolescentes testam limites e tanto em casa como na escola precisam ser informados dos limites, do que podem e do que não podem fazer.
Portanto a educação sexual na escola desde o ensino fundamental é muito importante para o bom desenvolvimento da criança que pretendemos formar. A escola complementa a educação familiar contribuindo para que se formem verdadeiros cidadãos. Na primeira fase do projeto foi feita uma Dinâmica onde os alunos puderam fazer suas escolhas.
A dinâmica consistia no seguinte:  A professora inicia uma conversa dizendo que começou uma guerra e existe apenas um abrigo na cidade. Os que forem para o abrigo se salvarão e iniciarão uma nova humanidade e os que ficarem fora morrerão. Cada criança poderá levar apenas três pessoas da seguinte lista: 1. um padre com 65 anos 2. um médico, com 35 anos, bonito, casado com uma mulher que tem AIDS e que só irá se o marido for. 3. uma criança de 4 anos 4. uma mulher de 33 anos com AIDS que é a esposa do médico 5. uma enfermeira de 45 anos que é sádica PARTE I
6. um professor aposentado de 75 anos 7.um jovem de 22 anos drogado e com idéias suicidas 8. uma bailarina de boate com 26 anos e sua namorada de 26 com problemas com a policia, pois já esteve presa várias vezes por agressão. 9.um cadeirante especialista em informática 10. um jovem de 18 anos com síndrome de Down e totalmente dependente de outra pessoa
A lista foi colocada na lousa e cada criança escolheu 3 pessoas para levar ao abrigo. Quando todos fizeram a escolha percebeu-se que: Na 3ª série A onde os alunos têm muita dificuldade de aprendizagem e são semi-alfabéticos, venceu a criança de 4 anos, o jovem drogado e o médico. A classe justificou sua escolha dizendo que a criança poderia ser salva e crescer sem nenhum problema. O jovem drogado poderia ter ajuda do médico e o bom exemplo das crianças. E finalmente o médico para cuidar de todos que estivessem no abrigo. Parte II
Houve então a oportunidade de se discutir a respeito dos outros personagens da lista e sobre todos os problemas que pode causar a droga. Também foi levantado o problema da gravidez precoce e foi ressaltado pelas próprias crianças que há mais facilidade que isto aconteça devido ao uso de drogas e a falta de informação por parte dos pais. A maioria das meninas falou que as mães não permitem o assunto e quando indagadas dizem que “é muito cedo” para falar nisso. Com os meninos acontece com freqüência de os pais acharem que devem aprender sobre sexo, AIDS e drogas nas ruas. Geralmente vendo as conseqüências.
Na 3ª série B, as 3 pessoas escolhidas foram: A criança de 4 anos, o padre e a bailarina e sua namorada. Houve nesta sala muita discriminação com relação ao cadeirante, ao jovem com Down e a mulher com AIDS. O debate com a sala foi iniciado com a exposição de um aluno com relação à eliminação do jovem com down. Ele achou que como o jovem era doente não merecia viver, pois um doente mental sempre dá muitos problemas.
O cadeirante segundo eles, pouco poderia fazer devido aos seus limites e a mulher com AIDS, além de já condenada pela doença poderia oferecer perigo de contaminação aos demais sobreviventes. Nesta sala foi possível abordar o assunto AIDS com bastante propriedade e esclarecer vários pontos importantes que as crianças demonstraram não saber. Percebe-se que AIDS é assunto proibido dentro de casa e eles sabiam apenas que é uma doença que mata.
Na 3ª série C, as 3 pessoas escolhidas foram: A criança de 4 anos, a mulher com AIDS e o marido médico. Nesta sala também foi possível abordar todos os assuntos e principalmente a homossexualidade e o uso da droga que surgiram como fatores principais da causa das DSTs.  Como culminância foi solicitado às 3 salas que trouxessem cartazes elaborados em casa com desenhos ou colagens e uma frase relacionada a cada trabalho. Obs. A 3ª série A fez os desenhos em classe. Todos os presentes participaram. Após a avaliação da dinâmica foi apresentado às salas a historia da concepção assim como uma explanação sobre a AIDS cujo material foi cedido pela psicóloga e professora Eva Marques.
A Concepção Augusta Schmidt 2003
A cidade Corpo Humano está em festa, pois dois membros da comunidade vão se casar. O noivo, bonito e forte é Inácio o Espermatozóide e a noiva é Julieta o Óvulo. Inácio mora num bairro afastado chamado Testículo e Julieta mora quase no centro num bairro chamado Ovário. Todos estão felizes com o casamento dos dois, pois sabem que desta união poderá nascer um lindo bebê. Chega finalmente o grande dia e com bonita festa o casamento se realiza. Inácio e Julieta, felizes e apaixonados, trocam juras de amor eterno e quem os abençoa é o Juiz de Paz, o senhor Fecundação.
Após a União, os noivos recebem os cumprimentos no salão social da cidade, um lugar muito interessante chamado Trompas Uterina e de lá partem em lua de mel para uma pequena estância chamada Útero. A lua de mel dura cerca de nove meses, período em que Inácio e Julieta, muito unidos se divertem bastante. Freqüentam um restaurante chamado Placenta e nadam com freqüência num lindo lago chamado Bolsa de Água.
Passados os nove meses, certo dia, encontram uma senhora, muito forte, chamada Contração e com ela fazem amizade.  Dona Contração então lhes conta existir um lugar muito especial, cheio de belezas deslumbrantes chamado Mundo, e que deveriam conhecer. Entusiasmados com a idéia, Inácio e Julieta ansiosos para partir, transformam-se então em um lindo bebê que através do Trabalho de Parto chega ao Mundo sendo recebido com muito amor por todos que aqui já o aguardavam.
 
 
AIDS : O que precisamos saber
 
 
 
 
Prevenção Tere Penhabe Criança que é esperta Não crê em tudo que vê Pois antes de acreditar É preciso esclarecer. Nem tudo que adulto sabe Pode falar sem censura Algum dia, lá na frente Entenderão essa gastura.
Mas é preciso atentar: O mundo é maravilhoso Entretanto há maldade Muito ser pernicioso. Criança que quer crescer Sendo gente valiosa Precisa desconfiar De estranho de boa prosa. Isso se chama PREVENÇÃO E todos devemos ter Faz parte da inteligência Não quer dizer ofender.
Vou dar aqui uns exemplos Para vocês me entenderem Se prestarem atenção Por certo vão aprender. Já na nossa adolescência Existe campo minado A famigerada droga Que tanto mal tem causado . Ninguém diz que é ruim Porque querem é vender Mas sempre a primeira dose Eles vêm dar pra você.
Não aceite! Não acredite! Vão dizer que é algo encantado Só querem que você prove Pra se tornar viciado. Tudo que lhe oferecerem Que você não sabe o que é Diga que aceitará Se papai e mamãe souber. Tenha sempre isso em mente: Se eles não podem saber Só irá lhe fazer mal Coisa boa não há de ser.
Vamos então ao namoro Que todo jovem professa É um tempo maravilhoso Pra viver é bom à beça. Entretanto, é preciso Ser responsável e sagaz Porque a gravidez precoce Não será boa jamais. O mundo evoluiu Os conceitos têm mudado Mas cuidar bem da vida É fato mais que sagrado.
Tudo tem um tempo certo Que ninguém nos diz qual é Mas acabamos sabendo Seja homem ou mulher. Enquanto vamos à escola Um filho só atrapalha Portanto tomem cuidado Não há prazer que isso valha. "Tomar cuidado...” saberão Quando chegar o momento Mas saibam que filho é bom Só depois do casamento.

Weitere ähnliche Inhalte

Ähnlich wie Escola estadual profªBenedicta Wutke

Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaAndré Torres
 
TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência Marcia Oliveira
 
3gravidez na adolescencia - carlette
3gravidez na adolescencia - carlette3gravidez na adolescencia - carlette
3gravidez na adolescencia - carletteVictor Brandao
 
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordado
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordadoSEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordado
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordadoDboraSilva685094
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaMichele Pó
 
Evangelho no lar com crianças (54)
Evangelho no lar com crianças (54)Evangelho no lar com crianças (54)
Evangelho no lar com crianças (54)Fatoze
 
Evolução Do Desenvolvimento Infantil
Evolução Do  Desenvolvimento InfantilEvolução Do  Desenvolvimento Infantil
Evolução Do Desenvolvimento InfantilADIBB
 
Gravidez
GravidezGravidez
Gravidezregiav1
 
Gravidez
GravidezGravidez
Gravidezregiav1
 
Maternidade na adolescência
Maternidade na adolescênciaMaternidade na adolescência
Maternidade na adolescênciaJoana Ferreira
 
Projeto
ProjetoProjeto
Projetoris21
 
Trabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravidesTrabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravidesleoaguiar46
 

Ähnlich wie Escola estadual profªBenedicta Wutke (20)

Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescência
 
TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência
 
3gravidez na adolescencia - carlette
3gravidez na adolescencia - carlette3gravidez na adolescencia - carlette
3gravidez na adolescencia - carlette
 
1193514866 gravidez na_adolescencia
1193514866 gravidez na_adolescencia1193514866 gravidez na_adolescencia
1193514866 gravidez na_adolescencia
 
2014
20142014
2014
 
Revista azt 2 jovens
Revista azt 2   jovensRevista azt 2   jovens
Revista azt 2 jovens
 
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordado
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordadoSEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordado
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA - um tema pouco abordado
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na Adolescência
 
Gravidez na adolescencia
Gravidez na adolescenciaGravidez na adolescencia
Gravidez na adolescencia
 
Area De Projecto
Area De ProjectoArea De Projecto
Area De Projecto
 
Evangelho no lar com crianças (54)
Evangelho no lar com crianças (54)Evangelho no lar com crianças (54)
Evangelho no lar com crianças (54)
 
Evolução Do Desenvolvimento Infantil
Evolução Do  Desenvolvimento InfantilEvolução Do  Desenvolvimento Infantil
Evolução Do Desenvolvimento Infantil
 
ADOLESCÊNCIA
ADOLESCÊNCIAADOLESCÊNCIA
ADOLESCÊNCIA
 
ADOLESCÊNCIA
ADOLESCÊNCIAADOLESCÊNCIA
ADOLESCÊNCIA
 
Gravidez
GravidezGravidez
Gravidez
 
Gravidez
GravidezGravidez
Gravidez
 
Criancas do futuro
Criancas do futuroCriancas do futuro
Criancas do futuro
 
Maternidade na adolescência
Maternidade na adolescênciaMaternidade na adolescência
Maternidade na adolescência
 
Projeto
ProjetoProjeto
Projeto
 
Trabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravidesTrabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravides
 

Mehr von gutaschimidt2011 (20)

Jesus cristo a
Jesus cristo aJesus cristo a
Jesus cristo a
 
Feito a lapis
Feito a lapisFeito a lapis
Feito a lapis
 
Alberobello
AlberobelloAlberobello
Alberobello
 
Dinheiro cred
Dinheiro cred Dinheiro cred
Dinheiro cred
 
O corpo fala! lindo (ysaac)
O corpo fala! lindo (ysaac)O corpo fala! lindo (ysaac)
O corpo fala! lindo (ysaac)
 
Grupo escolar
Grupo escolarGrupo escolar
Grupo escolar
 
H educ7-amizade
H educ7-amizadeH educ7-amizade
H educ7-amizade
 
H educ6-esportes
H educ6-esportesH educ6-esportes
H educ6-esportes
 
H educ3-higpes
H educ3-higpesH educ3-higpes
H educ3-higpes
 
H educ2-transito
H educ2-transitoH educ2-transito
H educ2-transito
 
H educ1-dengue
H educ1-dengueH educ1-dengue
H educ1-dengue
 
Brasil
BrasilBrasil
Brasil
 
Palaciode monserrate sintra!!!
Palaciode monserrate sintra!!!Palaciode monserrate sintra!!!
Palaciode monserrate sintra!!!
 
Trem da vida
Trem da vidaTrem da vida
Trem da vida
 
Portugal vale a pena!
Portugal vale a pena!Portugal vale a pena!
Portugal vale a pena!
 
Micro sculpture in lead pencil
Micro sculpture in lead pencilMicro sculpture in lead pencil
Micro sculpture in lead pencil
 
Eliseu syl
Eliseu sylEliseu syl
Eliseu syl
 
Magnificat
MagnificatMagnificat
Magnificat
 
Campinas sp
Campinas spCampinas sp
Campinas sp
 
Fragata d. fernando ii
Fragata d. fernando iiFragata d. fernando ii
Fragata d. fernando ii
 

Kürzlich hochgeladen

Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUAO PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUAJulianeMelo17
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfHELENO FAVACHO
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptjricardo76
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxReinaldoMuller1
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.pptAula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.pptPedro Luis Moraes
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...Francisco Márcio Bezerra Oliveira
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUAO PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
O PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE NATURAL - LUA
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.pptAula de jornada de trabalho - reforma.ppt
Aula de jornada de trabalho - reforma.ppt
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
LISTA DE EXERCICIOS envolveto grandezas e medidas e notação cientifica 1 ANO ...
 

Escola estadual profªBenedicta Wutke

  • 1. Escola Estadual Profª.Benedicta de Sales Pimentel Wutke Prevenção também se ensina Projeto: A escolha é sua
  • 2.  
  • 3. Por envolver valores culturais e sociais, a sexualidade precisa ser ensinada sob os mais variados enfoques. Proibir é lutar contra a natureza. Descobrir o corpo e como ele pode dar prazer faz parte do desenvolvimento da criança. Ao perceber a sensação gostosa que o toque provoca, ela vai querer repetir o ato.
  • 4. As aulas sobre sexualidade são marcantes para os jovens, pois nelas eles aprendem a conhecer seus desejos, necessidades e afetos (e a lidar com eles).
  • 5. A postura do professor orientador ao tratar do assunto é muito importante. Por isso, qualquer dúvida, por mais simples que pareça, é relevante e pertinente. Ouvir, mais do que falar é a melhor conduta. Estimular o debate e deixar as crianças tirarem as próprias conclusões. Para não expor ninguém, o ideal é levantar dúvidas sem personalizar. Toda criança tem a tendência de imitar os adultos. O que normalmente vêem na TV, cenas de novelas e filmes faz com que elas comecem a despertar o desejo sexual de forma errônea tornando-se difícil a reeducação. Os pais precisam tomar consciência do que seus filhos fazem, assistem e aprendem. A fase da descoberta é também a fase onde crianças e adolescentes testam limites e tanto em casa como na escola precisam ser informados dos limites, do que podem e do que não podem fazer.
  • 6. Portanto a educação sexual na escola desde o ensino fundamental é muito importante para o bom desenvolvimento da criança que pretendemos formar. A escola complementa a educação familiar contribuindo para que se formem verdadeiros cidadãos. Na primeira fase do projeto foi feita uma Dinâmica onde os alunos puderam fazer suas escolhas.
  • 7. A dinâmica consistia no seguinte: A professora inicia uma conversa dizendo que começou uma guerra e existe apenas um abrigo na cidade. Os que forem para o abrigo se salvarão e iniciarão uma nova humanidade e os que ficarem fora morrerão. Cada criança poderá levar apenas três pessoas da seguinte lista: 1. um padre com 65 anos 2. um médico, com 35 anos, bonito, casado com uma mulher que tem AIDS e que só irá se o marido for. 3. uma criança de 4 anos 4. uma mulher de 33 anos com AIDS que é a esposa do médico 5. uma enfermeira de 45 anos que é sádica PARTE I
  • 8. 6. um professor aposentado de 75 anos 7.um jovem de 22 anos drogado e com idéias suicidas 8. uma bailarina de boate com 26 anos e sua namorada de 26 com problemas com a policia, pois já esteve presa várias vezes por agressão. 9.um cadeirante especialista em informática 10. um jovem de 18 anos com síndrome de Down e totalmente dependente de outra pessoa
  • 9. A lista foi colocada na lousa e cada criança escolheu 3 pessoas para levar ao abrigo. Quando todos fizeram a escolha percebeu-se que: Na 3ª série A onde os alunos têm muita dificuldade de aprendizagem e são semi-alfabéticos, venceu a criança de 4 anos, o jovem drogado e o médico. A classe justificou sua escolha dizendo que a criança poderia ser salva e crescer sem nenhum problema. O jovem drogado poderia ter ajuda do médico e o bom exemplo das crianças. E finalmente o médico para cuidar de todos que estivessem no abrigo. Parte II
  • 10. Houve então a oportunidade de se discutir a respeito dos outros personagens da lista e sobre todos os problemas que pode causar a droga. Também foi levantado o problema da gravidez precoce e foi ressaltado pelas próprias crianças que há mais facilidade que isto aconteça devido ao uso de drogas e a falta de informação por parte dos pais. A maioria das meninas falou que as mães não permitem o assunto e quando indagadas dizem que “é muito cedo” para falar nisso. Com os meninos acontece com freqüência de os pais acharem que devem aprender sobre sexo, AIDS e drogas nas ruas. Geralmente vendo as conseqüências.
  • 11. Na 3ª série B, as 3 pessoas escolhidas foram: A criança de 4 anos, o padre e a bailarina e sua namorada. Houve nesta sala muita discriminação com relação ao cadeirante, ao jovem com Down e a mulher com AIDS. O debate com a sala foi iniciado com a exposição de um aluno com relação à eliminação do jovem com down. Ele achou que como o jovem era doente não merecia viver, pois um doente mental sempre dá muitos problemas.
  • 12. O cadeirante segundo eles, pouco poderia fazer devido aos seus limites e a mulher com AIDS, além de já condenada pela doença poderia oferecer perigo de contaminação aos demais sobreviventes. Nesta sala foi possível abordar o assunto AIDS com bastante propriedade e esclarecer vários pontos importantes que as crianças demonstraram não saber. Percebe-se que AIDS é assunto proibido dentro de casa e eles sabiam apenas que é uma doença que mata.
  • 13. Na 3ª série C, as 3 pessoas escolhidas foram: A criança de 4 anos, a mulher com AIDS e o marido médico. Nesta sala também foi possível abordar todos os assuntos e principalmente a homossexualidade e o uso da droga que surgiram como fatores principais da causa das DSTs. Como culminância foi solicitado às 3 salas que trouxessem cartazes elaborados em casa com desenhos ou colagens e uma frase relacionada a cada trabalho. Obs. A 3ª série A fez os desenhos em classe. Todos os presentes participaram. Após a avaliação da dinâmica foi apresentado às salas a historia da concepção assim como uma explanação sobre a AIDS cujo material foi cedido pela psicóloga e professora Eva Marques.
  • 14. A Concepção Augusta Schmidt 2003
  • 15. A cidade Corpo Humano está em festa, pois dois membros da comunidade vão se casar. O noivo, bonito e forte é Inácio o Espermatozóide e a noiva é Julieta o Óvulo. Inácio mora num bairro afastado chamado Testículo e Julieta mora quase no centro num bairro chamado Ovário. Todos estão felizes com o casamento dos dois, pois sabem que desta união poderá nascer um lindo bebê. Chega finalmente o grande dia e com bonita festa o casamento se realiza. Inácio e Julieta, felizes e apaixonados, trocam juras de amor eterno e quem os abençoa é o Juiz de Paz, o senhor Fecundação.
  • 16. Após a União, os noivos recebem os cumprimentos no salão social da cidade, um lugar muito interessante chamado Trompas Uterina e de lá partem em lua de mel para uma pequena estância chamada Útero. A lua de mel dura cerca de nove meses, período em que Inácio e Julieta, muito unidos se divertem bastante. Freqüentam um restaurante chamado Placenta e nadam com freqüência num lindo lago chamado Bolsa de Água.
  • 17. Passados os nove meses, certo dia, encontram uma senhora, muito forte, chamada Contração e com ela fazem amizade. Dona Contração então lhes conta existir um lugar muito especial, cheio de belezas deslumbrantes chamado Mundo, e que deveriam conhecer. Entusiasmados com a idéia, Inácio e Julieta ansiosos para partir, transformam-se então em um lindo bebê que através do Trabalho de Parto chega ao Mundo sendo recebido com muito amor por todos que aqui já o aguardavam.
  • 18.  
  • 19.  
  • 20. AIDS : O que precisamos saber
  • 21.  
  • 22.  
  • 23.  
  • 24.  
  • 25. Prevenção Tere Penhabe Criança que é esperta Não crê em tudo que vê Pois antes de acreditar É preciso esclarecer. Nem tudo que adulto sabe Pode falar sem censura Algum dia, lá na frente Entenderão essa gastura.
  • 26. Mas é preciso atentar: O mundo é maravilhoso Entretanto há maldade Muito ser pernicioso. Criança que quer crescer Sendo gente valiosa Precisa desconfiar De estranho de boa prosa. Isso se chama PREVENÇÃO E todos devemos ter Faz parte da inteligência Não quer dizer ofender.
  • 27. Vou dar aqui uns exemplos Para vocês me entenderem Se prestarem atenção Por certo vão aprender. Já na nossa adolescência Existe campo minado A famigerada droga Que tanto mal tem causado . Ninguém diz que é ruim Porque querem é vender Mas sempre a primeira dose Eles vêm dar pra você.
  • 28. Não aceite! Não acredite! Vão dizer que é algo encantado Só querem que você prove Pra se tornar viciado. Tudo que lhe oferecerem Que você não sabe o que é Diga que aceitará Se papai e mamãe souber. Tenha sempre isso em mente: Se eles não podem saber Só irá lhe fazer mal Coisa boa não há de ser.
  • 29. Vamos então ao namoro Que todo jovem professa É um tempo maravilhoso Pra viver é bom à beça. Entretanto, é preciso Ser responsável e sagaz Porque a gravidez precoce Não será boa jamais. O mundo evoluiu Os conceitos têm mudado Mas cuidar bem da vida É fato mais que sagrado.
  • 30. Tudo tem um tempo certo Que ninguém nos diz qual é Mas acabamos sabendo Seja homem ou mulher. Enquanto vamos à escola Um filho só atrapalha Portanto tomem cuidado Não há prazer que isso valha. "Tomar cuidado...” saberão Quando chegar o momento Mas saibam que filho é bom Só depois do casamento.