Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Violência
Reflexo da sociedade
Vamos refletir na escola
Diretoria de Ensino Região de Osasco
Violência - Reflexo da Sociedade -
Vamos Refletir na Escola
Glace Augusta Motta Silva...
1 – E.E. São Paulo da Cruz
2 – Área Livre
3 – Córrego sem tratamento de esgoto que corta a Área Livre
4 – EMEF Quirino – e...
1 – Áreas Livres
2 – Unidade Escolar: Guilherme de Oliveira Gomes, Deputado
3 – Córrego sem tratamento a céu aberto.
A experiência de utilizar as salas do
Acessa!
Objetivos:
Possibilitar reflexão dos envolvidos sobre um tema que vem crescendo dentro do
ambiente escolar. Através da pes...
Projeto interdisciplinar - Norteado pelos Temas Transversais – embasado pelos
PCN(s).
- Pode ser desenvolvido tanto no Ens...
Em geografia lidar
contextualizar e demarcar as
regiões de maior violência.
Utilizando o Google Earth,
internet Explorer e...
Língua Portuguesa, Trabalhar
textos como o de Manoel Bandeira
o Bicho, Que gera indignação e
propõe reflexão. Em Literatur...
A filosofia trata de assuntos relacionados a
violência.
A violência tratada pela Sociologia, praticada
pela sociedade. A d...
Trabalhar com Pacote Office 2003
2007 e 2010 – orientar a utilização e
aprimoramento das habilidades dos
alunos. Utilizar ...
Trabalharemos com as ferramentas propostas que seja de fácil manuseio e que
todos os alunos possam participar.
Computador,...
Sala de Vídeo,
Todas as escolas
do estados
possuem.
Sala de Leitura e Biblioteca,
para realizar pesquisas, ler e
emprestar...
Para realizar os trabalhos poderiam utilizar o
Celular para gravar entrevista, vídeos utilizar a
internet, gravar as músic...
Para efetiva comunicação, utilizamos
e-mails, MSN, para correção e trocas
de ideias e ajudar a solucionar
dúvidas.
Os alun...
Os alunos produziram e
procuraram músicas e vídeos que
retratassem o que estavam
sentido em relação as pesquisas
e reflexã...
Vídeos compartilhados com a professora,
assistimos juntos e trocamos experiências.
Produção da Aluna Katharina
da 6ªA – po...
Trabalho da 8ª Série Formatado seguindo as
Normas da ABNT
Esboço de redação reflexiva
Suelen aluna da 6ªA
Apresentação dos...
VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
Grupo Tayna P. Barbosa 6ªA Katharina 6ªA
Raul, Marcelo e Jorge 8ªA
VÍDEOS INDICADOS PELOS ALUNOS
Apresentação,
Orientação e conversa
com os alunos. 8ª C
Claytomar apropriou-se de
leitura e escrita autônoma Os alunos da 6ª no
final prepararam
frases para espalhar
pela escola ...
O Professor Mediador e Comunitário é um educador de
proximidade dedicado a promoção da proteção escolar.
Ele soma esforços...
2013
Imagens
E.E. Dep. Guilherme de Oliveira Gomes
E.E. Ernesto Thenn de Barros
D.E. Osasco
O Cantinho do Professor Mediador Guilherme do U.E
Deputado Guilherme de Oliveira Gomes é os
corredores da esco...
Espaço da Zilda Professora
Mediadora da Unidade Escolar
Ernesto Thenn de Barros.
D.E. Osasco
É nesse cantinho que os aluno...
Os trabalhos estão em andamento – fase apresentações dos trabalhos – os
alunos apresentam os trabalhos com suas opiniões e...
2ºseminario pm violência - reflexo da sociedade
2ºseminario pm violência - reflexo da sociedade
2ºseminario pm violência - reflexo da sociedade
2ºseminario pm violência - reflexo da sociedade
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

2ºseminario pm violência - reflexo da sociedade

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

2ºseminario pm violência - reflexo da sociedade

  1. 1. Violência Reflexo da sociedade Vamos refletir na escola
  2. 2. Diretoria de Ensino Região de Osasco Violência - Reflexo da Sociedade - Vamos Refletir na Escola Glace Augusta Motta Silva E.E. Guilherme de Oliveira Gomes, Deputado (2013) E.E. São Paulo da Cruz (2011) .
  3. 3. 1 – E.E. São Paulo da Cruz 2 – Área Livre 3 – Córrego sem tratamento de esgoto que corta a Área Livre 4 – EMEF Quirino – escola de 1ª à 4ª - Clientes diretos do São Paulo da Cruz. As Escolas foram inaugurada para atender a demanda da comunidade dessa região.
  4. 4. 1 – Áreas Livres 2 – Unidade Escolar: Guilherme de Oliveira Gomes, Deputado 3 – Córrego sem tratamento a céu aberto.
  5. 5. A experiência de utilizar as salas do Acessa!
  6. 6. Objetivos: Possibilitar reflexão dos envolvidos sobre um tema que vem crescendo dentro do ambiente escolar. Através da pesquisa e confecção dos trabalhos os alunos vão buscar dentro dos ambientes : sociais, culturais e esportivos as causas de uma situação que se torna frequente em nossas escolas e sociedade. A reflexão do aluno como individuo sobre uma prática que parece ser inofensiva, brincadeiras violentas, mas pode levar a situações extremas. Oferecer com esse projeto ferramentas para que o aluno encontre soluções para evitar a violência, trabalhando com preconceitos e valores para chegar a denominadores comuns: a paz, tolerância e o respeito pelo outro. Oferecer uma gama de pesquisa, onde ele torna-se pesquisador, observando a importância das pesquisas teóricas e de campo, onde ele colha material de seu próprio cotidiano e fundamente sua pesquisa, ajudando em sua reflexão e na reflexão da sociedade em que está inserido. As perguntas necessárias Onde, Como, Por quê ocorre e o que fazer para evitar essa situação. Oferecer ferramentas para a preparação dos trabalhos para apresentação, e mostrar que o professor é mediador entre o conhecimento, a aprendizagem e reflexão, mostrando que o espaço escolar é na realidade o lugar onde nos apropriarmos de ferramentas para exercitar nossa cidadania nossa autonomia. Dentro deste projeto os alunos aprenderam a utilizar os softwares do pacote office, como Power Point, trabalharam com MovieMaker, Word, Excel, Windows Média Player, utilizaram o Internet Explorer 8 e precisaram do Real Player para baixar e converter vídeos e músicas sobre o tema, oferecendo também a inclusão digital. Integrar e interagir num diálogo próprio com todas as disciplinas, pois o projeto tem como eixo norteador os Quatro pilares do Saber, Busca orientação no Manual de Proteção Escolar e Promoção da cidadania é embasado nos temas transversais e interdisciplinar por excelência.
  7. 7. Projeto interdisciplinar - Norteado pelos Temas Transversais – embasado pelos PCN(s). - Pode ser desenvolvido tanto no Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio Matemática – na confecção de gráficos, leitura de estatísticas e montagem dos próprios gráficos, utilizando o Excel Trabalhando o contexto histórico da Violência dentro da história, Como nossos antepassados lidaram com a violência e se a violência atual não é reflexo de atos passados. Utilizando sites de buscas e livros. Utilizando o Word.
  8. 8. Em geografia lidar contextualizar e demarcar as regiões de maior violência. Utilizando o Google Earth, internet Explorer e Livros. A Filosofia e o tratamento que se dá a violência. Utilizando o Word, para digitar as reflexões, Internet Explorer, e livros. Artes – encenação de peças e Músicas criadas pelos alunos – Violência retratada pelos artistas Filmes e vídeos produzidos e assistidos. Educação física – A violência no esporte – retratada pelos esportistas e por torcidas.
  9. 9. Língua Portuguesa, Trabalhar textos como o de Manoel Bandeira o Bicho, Que gera indignação e propõe reflexão. Em Literatura podemos trabalhar livros como: Utilizando o Word, Internet Explorer, celulares com leitor de e-books para ler os livros, internet Explorer, emprestando os livros na biblioteca. Realizar redações, textos reflexivos, dissertações após as discussões, criar, escrever utilizando o Word.
  10. 10. A filosofia trata de assuntos relacionados a violência. A violência tratada pela Sociologia, praticada pela sociedade. A discussão sobre os valores, o que são e onde estão no Ser Humano. Todas as disciplinas dialogando entre si, a proposta é que se procure trabalhar textos relacionados por exemplo contextualizar na história o Cortiço, as regiões onde apareceram os cortiços, a importância social em fim todas as disciplinas trabalharem utilizando dados e informações relacionadas.
  11. 11. Trabalhar com Pacote Office 2003 2007 e 2010 – orientar a utilização e aprimoramento das habilidades dos alunos. Utilizar Informações eletrônicas dos maiores jornais do País
  12. 12. Trabalharemos com as ferramentas propostas que seja de fácil manuseio e que todos os alunos possam participar. Computador, internet e monitoria. A maioria das Escolas estaduais contam com laboratórios de computadores com monitores. Chamamos de Sala do Acessa escola
  13. 13. Sala de Vídeo, Todas as escolas do estados possuem. Sala de Leitura e Biblioteca, para realizar pesquisas, ler e emprestar livros. Com o Projeto lugares de aprender, os alunos fazem pesquisa de campo.
  14. 14. Para realizar os trabalhos poderiam utilizar o Celular para gravar entrevista, vídeos utilizar a internet, gravar as músicas. - Trazer gravados em Pen drives - Imprimir o trabalho físico - Escancear imagens - Gravar em CDs e DVDs - Utilizar maquina fotográfica e filmadoras Se apropriar dos aparelhos que o aluno tivesse a sua mão.
  15. 15. Para efetiva comunicação, utilizamos e-mails, MSN, para correção e trocas de ideias e ajudar a solucionar dúvidas. Os alunos gostam dessa atenção, o projeto saiu da sala de aula e foi além dos muros da escola. A experiência foi dividida com os alunos que obtinha o retorno, através das resposta obtidas
  16. 16. Os alunos produziram e procuraram músicas e vídeos que retratassem o que estavam sentido em relação as pesquisas e reflexão que fizeram Realizando a leitura do que podem encontrar, observando a criação do outro, para poder criar seus próprios vídeos.
  17. 17. Vídeos compartilhados com a professora, assistimos juntos e trocamos experiências. Produção da Aluna Katharina da 6ªA – postando produção no Youtube. Vídeo realizado no MovieMaker. Experimentando impacto.
  18. 18. Trabalho da 8ª Série Formatado seguindo as Normas da ABNT Esboço de redação reflexiva Suelen aluna da 6ªA Apresentação dos Trabalhos utilizando Power Point com Notebook
  19. 19. VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS Grupo Tayna P. Barbosa 6ªA Katharina 6ªA Raul, Marcelo e Jorge 8ªA
  20. 20. VÍDEOS INDICADOS PELOS ALUNOS Apresentação, Orientação e conversa com os alunos. 8ª C
  21. 21. Claytomar apropriou-se de leitura e escrita autônoma Os alunos da 6ª no final prepararam frases para espalhar pela escola foram seguidos pelos alunos das 8ª Os alunos que produziram os trabalhos demonstraram uma modificação nas atitudes em casa, segundo o que alguns pais comentaram.
  22. 22. O Professor Mediador e Comunitário é um educador de proximidade dedicado a promoção da proteção escolar. Ele soma esforços a equipe gestora e a toda equipe docente para lidar com as questões que se manifestam no ambiente escolar e produzem reflexos na convivência que se estabelece dentro da escola, contemplando as relações interpessoais de todas as pessoas que a frequentam: alunos, professores, funcionários e pais.
  23. 23. 2013 Imagens E.E. Dep. Guilherme de Oliveira Gomes E.E. Ernesto Thenn de Barros
  24. 24. D.E. Osasco O Cantinho do Professor Mediador Guilherme do U.E Deputado Guilherme de Oliveira Gomes é os corredores da escola, o portão de entrada, pátio e onde ele possa estar em contato direto com os alunos e todos os envolvidos no ambiente escolar. E esse contato é indispensável, Sua mediação e orientação ajuda a nós professores .
  25. 25. Espaço da Zilda Professora Mediadora da Unidade Escolar Ernesto Thenn de Barros. D.E. Osasco É nesse cantinho que os alunos são recebidos para conversar e encontrar orientações importantes. Sua importância nesse processo é o que garante um bom trabalho dos Professores.
  26. 26. Os trabalhos estão em andamento – fase apresentações dos trabalhos – os alunos apresentam os trabalhos com suas opiniões e reflexões, produzindo seus próprios vídeos influenciados pelos que já viram e encontraram na internet. Será realizado um fórum eletrônico colocado no BLOG, junto com todos os vídeos das apresentações. http://cheetos2010.blogspot.com My Students, My inspiration A proposta é fazer com que os próprios alunos tenham a iniciativa de querer apresentar suas reflexões para os outros alunos. E assim criar uma onda de pensamentos e reflexões. São sementes que foram semeadas, esperamos que germinem e cresçam até tornarem-se Arvores frondosa, fortes e bem enraizadas. Foram criada peças de teatros e músicas pelos próprios alunos! Mensagens para enviar para os amigos utilizando o Celular; Formatado por: Glace Augusta Motta Silva glace_gale@yahoo.com.br Teacher.glae@gmail.com VIOLÊNCIA, REFLEXO DA SOCIEDADE VAMOS REFLETIR NA ESCOLA

×