SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 34
Downloaden Sie, um offline zu lesen
MÉTRICAS
GABRIEL ISHIDA
GABRIEL ISHIDA
GERENTE DE ANALYTICS E CUSTOMER EXPERIENCE
CO-FUNDADOR DO ATLAS MEDIA LAB
www.gabrielishida.com.br
+10 ANOS DE EXPERIÊNCIA
CONSULTORIAS, ANUNCIANTES E PUBLISHERS
Jovem Pan, LATAM Airlines, Smart Fit, Absolut, Chivas
Regal, Ballantines, Coca-Cola, Itaú, Visa, Mizuno…
Mackenzie, FAAP, Cásper Líbero, PUC-RS, ESPM, Senac…
GERAMOS DADOS EM
TODOS OS PONTOS DE
CONTATO DIGITAIS
SITES, REDES SOCIAIS, TV,
PODCASTS, MÚSICAS…
CLIENTES DEIXAM
RASTROS DE DADOS
OU
ENTREGAM DADOS DE
FORMA ESPONTÂNEA
E ESSES DADOS NOS
PROVÉM AS MÉTRICAS!
O que não se pode medir, não
se pode gerenciar
PETER DRUCKER
AS MÉTRICAS
APONTAM A
RELAÇÃO DO
CONSUMIDOR
COM SUA
MARCA NOS
DIFERENTES
PONTOS DE
CONTATO EM
SUA JORNADA
DECISÃO
CONSIDERAÇÃO
CONHECIMENTO
PREFERÊNCIA
VISUALIZAÇÕES
DECISÃO
CONSIDERAÇÃO
CONHECIMENTO
PREFERÊNCIA
DURAÇÃO DA SESSÃO
CONVERSÕES
TAXA DE RETORNO
TODO NEGÓCIO POSSUI
OBJETIVOS
E CADA OBJETIVO
POSSUI MÉTRICAS
ESPECÍFICAS
MÉTRICAS QUE MOSTRAM QUE
ESTAMOS ATINGINDO NOSSOS
OBJETIVOS SÃO OS
KPIS
KEY PERFORMANCE INDICATORS
Fonte: Think with Google
Fonte: Think with Google
COMO ESCOLHER KPIS?
ENTENDENDO O QUE
SIGNIFICA E O QUE TRAZ
DE INSIGHTS CADA
MÉTRICA
VÁRIOS CANAIS DISPONÍVEIS, CADA UM
POSSUI MÉTRICAS EM COMUM OU
ESPECÍFICAS
• SITES, BLOGS E PORTAIS
• REDES SOCIAIS
• VÍDEOS, STREAMING E PODCASTS
• MOBILE (APLICATIVOS)
• …
MÉTRICAS PRINCIPAIS
CONHECIMENTO CONSIDERAÇÃO DECISÃO PREFERÊNCIA
SITES, BLOGS E
PORTAIS
USUÁRIOS
DURAÇÃO DA
SESSÃO
CONVERSÕES
FREQUÊNCIA
DE COMPRA
REDES SOCIAIS ALCANCE
TAXA DE
ENGAJAMENTO
CLIQUES
REVIEWS
POSITIVOS
VÍDEOS,
STREAMING E
PODCASTS
VISUALIZAÇÕES
OU PLAYS
INSCRIÇÃO RETENÇÃO
TAXA DE
RETORNO
MOBILE
(APP)
INSTALAÇÕES
DURAÇÃO DA
NAVEGAÇÃO
ENGAJAMENTO CHURN
ESCOLHER SABIAMENTE AS
MÉTRICAS NOS MOSTRAM OS
RESULTADOS PARA DIFERENTES
OBJETIVOS, PERÍODOS E
NECESSIDADES
https://www.concrete.com.br/2016/03/20/funil-no-google-analytics/
PARA ANALISAR
O CAMINHO
QUE OS
USUÁRIOS
FAZEM PARA
REALIZAR UMA
CONVERSÃO NO
SEU SITE
FUNIL DE
CONVERSÃO
USUÁRIOS ALCANÇADOS
3.500
ENGAJAMENTO
36 CURTIDAS
4 COMENTÁRIOS
2 COMPARTILHAMENTOS
TAXA DE ENGAJAMENTO
1,20%
CLIQUES
78
ANÁLISE DE POSTS EM REDES SOCIAIS NOS
AJUDA A ENTENDER OS RESULTADOS PARA
MEU NEGÓCIO
HÁ DIVERSAS FERRAMENTAS
GRATUITAS E PAGAS QUE
OFERECEM AS MÉTRICAS QUE
PRECISAMOS PARA ANALISAR
NOSSOS RESULTADOS
INSTAGRAM BUSINESS
STORIES
YOUTUBE ANALYTICS
LEMBRE-SE:
ENTENDER AS MÉTRICAS É
COMPREENDER SEUS MÉTODOS DE
CÁLCULO E CARACTERÍSTICAS
ASSIM VOCÊ GERA OS INSIGHTS E
FAZ ANÁLISES MAIS RICAS
COMPARAÇÃO DOS DADOS DE
VÍDEO
YOUTUBE FACEBOOK
VISUALIZAÇÃO
30 segundos
(Não confirmado)
3 segundos
ALCANCE MENOR MAIOR
RETENÇÃO MAIOR MENOR
BUSCA FACILITADA NÃO PRIORIDADE
Visualizações iniciais
Visualizações (50%)
Visualizações (95%)
136
26
18
43
31
15
RETENÇÃO:
O ENGAJAMENTO NOS VÍDEOS
FACEBOOK VS YOUTUBE
Uma métrica importante
para compra de anúncios
em sites e portais é o
VIEWABILITY
(taxa de impressões
visíveis)
Pelo menos 50% da peça
deve estar visível por no
mínimo um segundo, no
caso de display, ou dois
segundos se for um vídeo.
Site
Viewability: 70%
Viewability
80%
Viewability
50%
Viewability: 30%
EXEMPLO PRÁTICO:
ESSA PEÇA DO
INVENTÁRIO DO UOL
POSSUI 70% DE
VIEWABILITY
ENTÃO 70% DAS
IMPRESSÕES DESSE
ANÚNCIO SÃO
VISÍVEIS
Para comprar
anúncios, há a famosa
sopa de letrinhas
Cada métrica dessas é
importante para
negociar a compra de
anúncios e entender
se você está gastando
mais ou menos do que
planejava para a
campanha
CTR
Taxa de cliques
CPM
Custo por mil impressões
CPC
Custo por clique
CPV
Custo por visualização
CPE
Custo por engajamento
Frequência média:
76.600 / 55.356 = 1,38
76.600
Impressões
CTR:
263 / 76.600 = 0,34%
R$ 100
Investidos
263
Cliques
CPM:
(100 / 76.600) * 1000 =
R$ 1,30
CPC:
100 / 263 = R$ 0,38
CPE:
100 / 412 = R$ 0,24
RECAP
ENTENDA EM QUAL PONTO VOCÊ PRECISA
TRABALHAR DENTRO DA JORNADA DO
CONSUMIDOR
ESCOLHA DUAS OU TRÊS MÉTRICAS PARA
SEREM SEUS KPIS
ENTENDA COMO A MÉTRICA É CALCULADA E
O QUE ELA ENTREGA DE INFORMAÇÃO
APRENDA A MEXER NAS FERRAMENTAS!
GOOGLE ATELIÊ DIGITAL
GOOGLE SKILL SHOP
FACEBOOK BLUEPRINT
MEUS CURSOS
WWW.ATLASMEDIALAB.COM.BR
MEU BLOG
WWW.MIDIALIZADO.COM.BR
MINHA NEWSLETTER
GABRIELISHIDA.SUBSTACK.COM
OBRIGADO
CONTATO@GABRIELISHIDA.COM.BR

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Comportamento do consumidor atualizado
Comportamento do consumidor   atualizadoComportamento do consumidor   atualizado
Comportamento do consumidor atualizado
Dawison Calheiros
 
O Projeto Audiovisual 2[1]
O Projeto Audiovisual 2[1]O Projeto Audiovisual 2[1]
O Projeto Audiovisual 2[1]
videoparatodos
 

Was ist angesagt? (20)

aula 01 - pesquisa de mercado
aula 01 - pesquisa de mercadoaula 01 - pesquisa de mercado
aula 01 - pesquisa de mercado
 
Estratégia de comunicação digital
Estratégia de comunicação digitalEstratégia de comunicação digital
Estratégia de comunicação digital
 
Aula 2 Comportamento do Consumidor
Aula 2 Comportamento do ConsumidorAula 2 Comportamento do Consumidor
Aula 2 Comportamento do Consumidor
 
Plano de Marketing
Plano de MarketingPlano de Marketing
Plano de Marketing
 
Marketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e TiposMarketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e Tipos
 
Planejamento de Marketing
Planejamento de MarketingPlanejamento de Marketing
Planejamento de Marketing
 
RELAÇÕES PUBLICAS criação e produção audiovisual aula 2
RELAÇÕES PUBLICAS criação e produção audiovisual  aula 2RELAÇÕES PUBLICAS criação e produção audiovisual  aula 2
RELAÇÕES PUBLICAS criação e produção audiovisual aula 2
 
Pesquisa De Mercado
Pesquisa De MercadoPesquisa De Mercado
Pesquisa De Mercado
 
Aula Branding - Branding Equity
Aula Branding - Branding EquityAula Branding - Branding Equity
Aula Branding - Branding Equity
 
Aula 01 - Empreendedorismo Digital
Aula 01 - Empreendedorismo DigitalAula 01 - Empreendedorismo Digital
Aula 01 - Empreendedorismo Digital
 
Análise SWOT
Análise SWOTAnálise SWOT
Análise SWOT
 
Gestão de marcas
Gestão de marcasGestão de marcas
Gestão de marcas
 
Missão, visão e valores - conceitos
Missão, visão e valores - conceitosMissão, visão e valores - conceitos
Missão, visão e valores - conceitos
 
Estratégias Organizacionais
Estratégias OrganizacionaisEstratégias Organizacionais
Estratégias Organizacionais
 
Digital Branding: identidade e posicionamento by Janaira Franca
Digital Branding: identidade e posicionamento by Janaira FrancaDigital Branding: identidade e posicionamento by Janaira Franca
Digital Branding: identidade e posicionamento by Janaira Franca
 
Comportamento do consumidor atualizado
Comportamento do consumidor   atualizadoComportamento do consumidor   atualizado
Comportamento do consumidor atualizado
 
Marca - Branding
Marca - BrandingMarca - Branding
Marca - Branding
 
Instagram Marketing Completo
Instagram Marketing CompletoInstagram Marketing Completo
Instagram Marketing Completo
 
Aula pesquisa de marketing
Aula pesquisa de marketingAula pesquisa de marketing
Aula pesquisa de marketing
 
O Projeto Audiovisual 2[1]
O Projeto Audiovisual 2[1]O Projeto Audiovisual 2[1]
O Projeto Audiovisual 2[1]
 

Ähnlich wie Apresentação Métricas

Apresentacao comercial live
Apresentacao comercial liveApresentacao comercial live
Apresentacao comercial live
Marcelo Chermont
 
Book Demo Day Start-up Brasil 2014
Book Demo Day Start-up Brasil 2014Book Demo Day Start-up Brasil 2014
Book Demo Day Start-up Brasil 2014
startupbr
 

Ähnlich wie Apresentação Métricas (20)

Seminário de E-commerce ACSP - 30.10.09
Seminário de E-commerce ACSP - 30.10.09Seminário de E-commerce ACSP - 30.10.09
Seminário de E-commerce ACSP - 30.10.09
 
Multimarcas convencao gustavo_viana_nova
Multimarcas convencao gustavo_viana_novaMultimarcas convencao gustavo_viana_nova
Multimarcas convencao gustavo_viana_nova
 
Workshop de Métricas - Unimídia 2019
Workshop de Métricas - Unimídia 2019Workshop de Métricas - Unimídia 2019
Workshop de Métricas - Unimídia 2019
 
Transformação Digital nas lojas virtuais e ecommerce
Transformação Digital nas lojas virtuais e ecommerceTransformação Digital nas lojas virtuais e ecommerce
Transformação Digital nas lojas virtuais e ecommerce
 
Palestra Redes Sociais para performance no Mercado Livre
Palestra Redes Sociais para performance no Mercado LivrePalestra Redes Sociais para performance no Mercado Livre
Palestra Redes Sociais para performance no Mercado Livre
 
Concorrência 2015/16
Concorrência 2015/16Concorrência 2015/16
Concorrência 2015/16
 
Mídia Mobile - O que é necessário?
Mídia Mobile - O que é necessário?Mídia Mobile - O que é necessário?
Mídia Mobile - O que é necessário?
 
Monitoramento Estratégico nas Mídias Sociais
Monitoramento Estratégico nas Mídias SociaisMonitoramento Estratégico nas Mídias Sociais
Monitoramento Estratégico nas Mídias Sociais
 
Incrementalidade e o Efeito Placebo: está na hora de revisitar meu Mix de Mídia?
Incrementalidade e o Efeito Placebo: está na hora de revisitar meu Mix de Mídia?Incrementalidade e o Efeito Placebo: está na hora de revisitar meu Mix de Mídia?
Incrementalidade e o Efeito Placebo: está na hora de revisitar meu Mix de Mídia?
 
Apresentação modelo pitch
Apresentação modelo pitchApresentação modelo pitch
Apresentação modelo pitch
 
Digital Fashion Week BH - Jun/18
Digital Fashion Week BH - Jun/18Digital Fashion Week BH - Jun/18
Digital Fashion Week BH - Jun/18
 
Curso de gestão de redes sociais - Mercado E-commerce
Curso de gestão de redes sociais - Mercado E-commerceCurso de gestão de redes sociais - Mercado E-commerce
Curso de gestão de redes sociais - Mercado E-commerce
 
IMRS 2011 | Diego Rydz - ABRADi Bahia | Números e valores do mercado digital
IMRS 2011 | Diego Rydz - ABRADi Bahia | Números e valores do mercado digitalIMRS 2011 | Diego Rydz - ABRADi Bahia | Números e valores do mercado digital
IMRS 2011 | Diego Rydz - ABRADi Bahia | Números e valores do mercado digital
 
Curso de Mídias Sociais - Mercado E-commerce
Curso de Mídias Sociais - Mercado E-commerceCurso de Mídias Sociais - Mercado E-commerce
Curso de Mídias Sociais - Mercado E-commerce
 
Apresentacao comercial live
Apresentacao comercial liveApresentacao comercial live
Apresentacao comercial live
 
APPM Marketing Marathon Viseu | Luís Bettencourt Moniz
APPM Marketing Marathon Viseu | Luís Bettencourt MonizAPPM Marketing Marathon Viseu | Luís Bettencourt Moniz
APPM Marketing Marathon Viseu | Luís Bettencourt Moniz
 
Keynote: Salesforce World Tour São Paulo 2018
Keynote: Salesforce World Tour São Paulo 2018Keynote: Salesforce World Tour São Paulo 2018
Keynote: Salesforce World Tour São Paulo 2018
 
CX 2020, desvendando o futuro da relação e experiência com clientes.
CX 2020, desvendando o futuro da relação e experiência com clientes.CX 2020, desvendando o futuro da relação e experiência com clientes.
CX 2020, desvendando o futuro da relação e experiência com clientes.
 
Como iniciar uma Startup - Grupo StartupMT
Como iniciar uma Startup - Grupo StartupMTComo iniciar uma Startup - Grupo StartupMT
Como iniciar uma Startup - Grupo StartupMT
 
Book Demo Day Start-up Brasil 2014
Book Demo Day Start-up Brasil 2014Book Demo Day Start-up Brasil 2014
Book Demo Day Start-up Brasil 2014
 

Mehr von Gabriel Ishida

Mehr von Gabriel Ishida (20)

FAAP - Palestra Métricas para Influencer Marketing
FAAP - Palestra Métricas para Influencer MarketingFAAP - Palestra Métricas para Influencer Marketing
FAAP - Palestra Métricas para Influencer Marketing
 
Workshop Influenciadores Digitais - Fortaleza Digital 2019
Workshop Influenciadores Digitais - Fortaleza Digital 2019Workshop Influenciadores Digitais - Fortaleza Digital 2019
Workshop Influenciadores Digitais - Fortaleza Digital 2019
 
O papel do monitoramento em mídias sociais dentro do marketing político
O papel do monitoramento em mídias sociais dentro do marketing políticoO papel do monitoramento em mídias sociais dentro do marketing político
O papel do monitoramento em mídias sociais dentro do marketing político
 
IBPAD - Simpósio - dez-2018
IBPAD - Simpósio - dez-2018IBPAD - Simpósio - dez-2018
IBPAD - Simpósio - dez-2018
 
Gabriel Ishida - Consultoria
Gabriel Ishida - ConsultoriaGabriel Ishida - Consultoria
Gabriel Ishida - Consultoria
 
Pesquisa sobre o mercado de influenciadores
Pesquisa sobre o mercado de influenciadoresPesquisa sobre o mercado de influenciadores
Pesquisa sobre o mercado de influenciadores
 
Monitoramento e pesquisa em midias sociais
Monitoramento e pesquisa em midias sociaisMonitoramento e pesquisa em midias sociais
Monitoramento e pesquisa em midias sociais
 
Oficina de Narrativa Transmídia - FEIA 2014
Oficina de Narrativa Transmídia - FEIA 2014Oficina de Narrativa Transmídia - FEIA 2014
Oficina de Narrativa Transmídia - FEIA 2014
 
Monitoramento de mídias sociais e branding - EPPA 2014
Monitoramento de mídias sociais e branding - EPPA 2014Monitoramento de mídias sociais e branding - EPPA 2014
Monitoramento de mídias sociais e branding - EPPA 2014
 
Monitoramento em mídias sociais: uma visão diferente
Monitoramento em mídias sociais: uma visão diferenteMonitoramento em mídias sociais: uma visão diferente
Monitoramento em mídias sociais: uma visão diferente
 
ROI em Social Media - Imersão em Mídias Sociais - março/2014
ROI em Social Media - Imersão em Mídias Sociais - março/2014ROI em Social Media - Imersão em Mídias Sociais - março/2014
ROI em Social Media - Imersão em Mídias Sociais - março/2014
 
Fight Camp 2013 - 8h - Métricas em Mídias Sociais
Fight Camp 2013 - 8h - Métricas em Mídias SociaisFight Camp 2013 - 8h - Métricas em Mídias Sociais
Fight Camp 2013 - 8h - Métricas em Mídias Sociais
 
Fight Camp 2013 - 8 horas - Monitoramento em Mídias Sociais
Fight Camp 2013 - 8 horas - Monitoramento em Mídias SociaisFight Camp 2013 - 8 horas - Monitoramento em Mídias Sociais
Fight Camp 2013 - 8 horas - Monitoramento em Mídias Sociais
 
Quero Ser Social Media - Monitoramento e Métricas
Quero Ser Social Media - Monitoramento e MétricasQuero Ser Social Media - Monitoramento e Métricas
Quero Ser Social Media - Monitoramento e Métricas
 
Oficinaria - Midias Sociais
Oficinaria - Midias SociaisOficinaria - Midias Sociais
Oficinaria - Midias Sociais
 
Metrics Summit 2012 - Social Mining
Metrics Summit 2012 - Social MiningMetrics Summit 2012 - Social Mining
Metrics Summit 2012 - Social Mining
 
Metodologia e Gráfico Transmídia - II Fórum Transmídia 2012
Metodologia e Gráfico Transmídia - II Fórum Transmídia 2012Metodologia e Gráfico Transmídia - II Fórum Transmídia 2012
Metodologia e Gráfico Transmídia - II Fórum Transmídia 2012
 
Oficina Transmedia Storytelling Avançada - 2012
Oficina Transmedia Storytelling Avançada - 2012Oficina Transmedia Storytelling Avançada - 2012
Oficina Transmedia Storytelling Avançada - 2012
 
Oficina Transmedia Storytelling Básica - 2012
Oficina Transmedia Storytelling Básica - 2012Oficina Transmedia Storytelling Básica - 2012
Oficina Transmedia Storytelling Básica - 2012
 
Convergência em Mídias Sociais
Convergência em Mídias SociaisConvergência em Mídias Sociais
Convergência em Mídias Sociais
 

Apresentação Métricas