SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 37
O BUDISMO Adaptado de Marian Calvo García por Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria
SIDDHARTA GAUTAMA  BUDA SHAKYAMUNI ‘ O Desperto’ (563 a. C. – 483 d.c.) ,[object Object],[object Object],[object Object]
1. O BODHISATTVA ,[object Object],[object Object],[object Object],Ruínas do palácio onde nasceu, em Lumbini
1. O BODHISATTVA ,[object Object],[object Object],[object Object]
1. O BODHISATTVA Quando tinha 29 anos encontrou-se cara a cara com o sofrimento. O próprio Deus Indra apareceu à frente do seu carro 4 vezes nas formas de um idoso, um doente, um morto – que lhe revelam a natureza do mundo-  e um monge – que lhe revela uma possível solução.
1. O BODHISATTVA Preocupado com o sofrimento humano, voltou ao seu palácio e nessa mesma noite, abandonou a sua mulher e o seu filho enquanto dormiam. Apenas levou consigo o seu cocheiro e o seu cavalo.
Quando já estava longe da  cidade, vestiu-se com hábito de monge e ordenou a Channa que devolvesse o seu cavalo e os seus ricos vestidos ao palácio. Rapou o cabelo e converteu-se num mendicante errante. 1. O BODHISATTVA ,[object Object]
1. O BODHISATTVA Iniciou um largo período de mortificação solitária num bosque. Adquiriu reputação de santo e 5 eremitas brahmanes juntaram-se a ele. No entanto não tinha ainda alcançado a iluminação. Estabeleceu o chamado  CAMINHO DO MEIO.
2. O BUDA Caminhou ao largo do rio Nairanjara e, num lugar próximo da cidade de Gaya, sentou-se debaixo  de uma  Ficus sagrada  (a sagrada árvore bodhi ou da Iluminação). Fez o voto de não saír dali até ter alcançado a iluminação. Ali permaneceu várias semanas; recebeu comida de Sujâtâ, filha de um fazendeiro dos  arredores.
2. O BUDA Foi visitado por Mâra, com flechas e as suas filhas tentando enganá-lo com os desejos, os prazeres da vida... Foi tentado pelos medos e pela tentação do ego. Rejeita-os a todos e tocando a terra como sua única testemunha, vence Mâra. Encheu-se de uma grande paz, o significado de todas as coisas ficou claro e atingiu o conhecimento perfeito. Converteu-se num Buddha. Corria o ano  de 531 a.c., tinha 34 anos e aconteceu em Bodh-Gayâ.
Bodh-Gayâ Marian Calvo 2007
2. O BUDA Permaneceu debaixo da árvore bodhi durante mais 49 dias, temendo que o conteúdo da sua Iluminação não pudesse ser expresso com palavras, mas o deus Brahmâ ordenou-lhe que pregasse aos que desejassem salvar-se. Dirigiu-se a Isipatana, ao Parque das Gazelas de Sarnath, a 12 kms de Benarés, encontrou-se com os 5 ascetas que o tinham acompanhado e pregou para eles pela primeira vez: Colocando em movimento a  Roda da Lei ou Dharma (As quatro nobres verdades e o Nobre Caminho Óctuplo).
Os 5 eremitas converteram-se. Buda fez uma visita a Kapilavastu, tendo convertido o seu pai, a sua esposa e o seu filho e ainda a muitos membros da corte. Durante 45 anos, Buddha pregou por todo o reino de Mâgadha (que hoje é Bihar - Índia). Instituiu uma ordem de monges e outra de monjas, que formaram a SANGHA (comunidade budista), que junto com o BUDDHA e o DHARMA são as “Três Jóias” do budismo. Marian Calvo 2007
No ano 483 a. C., com a idade de 80 anos, Buda morreu em Kushinagara (a actual Kasia em Uttar Pradesh). Esta foi a sua expiação final (Parinirvana).
PARINIRVANA
DOUTRINA DE BUDA SERMÃO DE BENARÉS
SERMÃO DE BENARÉS AS QUATRO NOBRES VERDADES   (Cattari Ariyasaccani) ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],SERMÃO DE BENARÉS O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO  (Ariya Atthangika Magga) SABEDORIA (prajña) MORALIDADE (sila) MEDITAÇÃO (samadhi)
AS QUATRO NOBRES VERDADES   (Cattari Ariyasaccani)
AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 1. NOBRE VERDADE DO SOFRIMENTO   “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre  dukkha .  Nascimento é  dukkha , envelhecimento é dukkha, enfermidade é dukkha, morte é dukkha; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são dukkha; a união com aquilo que é desprazeroso é dukkha; a separação daquilo que é prazeroso é dukkha; não obter o que se deseja é dukkha; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são dukkha. ”
AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 2. NOBRE VERDADE DA ORIGEM DO SOFRIMENTO “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre a causa de dukkha. É esta  “sede” (desejo, tanha)   que produz a re-existência e o re-devir, que está ligada a uma avidez apaixonada e que encontra uma nova fruição ora aqui, ora ali; isto é, a sede dos prazeres dos sentidos, a sede da existência e do devir e a sede da não-existência (auto-aniquilação).”
AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 3. NOBRE VERDADE DA CESSAÇÃO DO  SOFRIMENTO   “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre a cessação de dukkha .  É a completa  cessação dessa mesmíssima “sede”;   é desistir, renunciar, emancipar-se e desapegar-se dela”
AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 4. NOBRE VERDADE DO CAMINHO QUE CONDUZ À CESSAÇÃO DO SOFRIMENTO  “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre o caminho que conduz à cessação de dukkha.   É o Nobre Caminho Óctuplo,   a saber: entendimento correcto, pensamento correcto, discurso correcto, acção correcta, modo de vida correcto, esforço correcto, atenção plena correcta e concentração correcta”
O NOBRE  CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) ,[object Object],[object Object]
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) I. COMPREENSÃO CORRECTA (samma ditthi)  ,[object Object],[object Object],“ Tal como a madrugada é precursora e primeira indicação do nascer do Sol, da mesma forma, o entendimento correcto é o precursor e a primeira indicação de estados benéficos.” Buda (AN 10.121)
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) II. PENSAMENTO CORRECTO (sammasankappa)  ,[object Object],[object Object],[object Object]
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) III. DISCURSO CORRECTO (samma vaca)  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Cinco elementos para o discurso correcto (AN 5.198) “ É falado no momento apropriado. É falado com verdade. É falado com afeição. É falado para trazer benefício. É falado com uma mente de boa vontade.”
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) IV. ACÇÃO CORRECTA (samma kammanta)  ,[object Object],[object Object],[object Object]
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) V. MODO DE VIDA CORRECTO (sammaajiva)  Ganhar a vida de uma forma justa: por meios legais, obtidos em paz, sem coacção nem violência, com honestidade, sem fraude nem burla, com meios que não impliquem prejuízo de terceiros.
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) VI. ESFORÇO CORRECTO (samma vayama)  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) VII. ATENÇÃO PLENA CORRECTA (sammasati)  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) VIII. CONCENTRAÇÃO CORRECTA  (sammasamadhi) ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],É  a disciplina que nos conduz às quatro etapas de jhana, ou absorção :
Budismo (síntese)
Budismo (síntese)
Budismo (síntese)
Budismo (síntese)
Budismo (síntese)

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Histórico budismo 1ª parte dos slides
Histórico budismo   1ª parte dos slidesHistórico budismo   1ª parte dos slides
Histórico budismo 1ª parte dos slidesCamilla Fontoura
 
Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1
Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1
Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1JoyAlbanez
 
Evangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismo
Evangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismoEvangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismo
Evangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismoAntonino Silva
 
Budismo Religião Oriental
Budismo Religião Oriental Budismo Religião Oriental
Budismo Religião Oriental Catarina'a Silva
 
Purgatório e Oração pelos Mortos
Purgatório e Oração pelos MortosPurgatório e Oração pelos Mortos
Purgatório e Oração pelos MortosRogério Nunes
 
As religiões orientais
As religiões orientaisAs religiões orientais
As religiões orientaisEspaço Emrc
 
Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)
Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)
Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)Dhankan
 
Para os espíritas, quem é jesus
Para os espíritas, quem é jesusPara os espíritas, quem é jesus
Para os espíritas, quem é jesusTatiana Bonfim
 
Qualidade na prática mediúnica projeto manoel philomeno de miranda
Qualidade na prática mediúnica   projeto manoel philomeno de mirandaQualidade na prática mediúnica   projeto manoel philomeno de miranda
Qualidade na prática mediúnica projeto manoel philomeno de mirandaHelio Cruz
 
Responsabilidade de consciência
Responsabilidade de consciênciaResponsabilidade de consciência
Responsabilidade de consciênciaDalila Melo
 
Magnetismo e espiritismo - a terapia espírita
Magnetismo e espiritismo - a terapia espíritaMagnetismo e espiritismo - a terapia espírita
Magnetismo e espiritismo - a terapia espíritaPonte de Luz ASEC
 
Contexto histórico - Espiritismo
Contexto histórico - EspiritismoContexto histórico - Espiritismo
Contexto histórico - EspiritismoDenise Aguiar
 
O centro Espirita - o que é
O centro Espirita - o que é O centro Espirita - o que é
O centro Espirita - o que é Claudio Macedo
 

Was ist angesagt? (20)

HINDUÍSMO
HINDUÍSMOHINDUÍSMO
HINDUÍSMO
 
O que é o espiritismo
O que é o espiritismoO que é o espiritismo
O que é o espiritismo
 
Histórico budismo 1ª parte dos slides
Histórico budismo   1ª parte dos slidesHistórico budismo   1ª parte dos slides
Histórico budismo 1ª parte dos slides
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1
Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1
Eade tomo-i-aula-3-roteiro-2-as-religiões-não-cristãs-aula-1
 
Evangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismo
Evangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismoEvangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismo
Evangeliza - Doutrina Espírita - Introdução ao espiritismo
 
Budismo
Budismo Budismo
Budismo
 
Budismo slide
Budismo slideBudismo slide
Budismo slide
 
Budismo Religião Oriental
Budismo Religião Oriental Budismo Religião Oriental
Budismo Religião Oriental
 
Purgatório e Oração pelos Mortos
Purgatório e Oração pelos MortosPurgatório e Oração pelos Mortos
Purgatório e Oração pelos Mortos
 
Caminho verdade vida
Caminho verdade vidaCaminho verdade vida
Caminho verdade vida
 
As religiões orientais
As religiões orientaisAs religiões orientais
As religiões orientais
 
Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)
Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)
Doutrina espírita para principiantes (luis hu rivas)
 
Para os espíritas, quem é jesus
Para os espíritas, quem é jesusPara os espíritas, quem é jesus
Para os espíritas, quem é jesus
 
Qualidade na prática mediúnica projeto manoel philomeno de miranda
Qualidade na prática mediúnica   projeto manoel philomeno de mirandaQualidade na prática mediúnica   projeto manoel philomeno de miranda
Qualidade na prática mediúnica projeto manoel philomeno de miranda
 
Responsabilidade de consciência
Responsabilidade de consciênciaResponsabilidade de consciência
Responsabilidade de consciência
 
Magnetismo e espiritismo - a terapia espírita
Magnetismo e espiritismo - a terapia espíritaMagnetismo e espiritismo - a terapia espírita
Magnetismo e espiritismo - a terapia espírita
 
Contexto histórico - Espiritismo
Contexto histórico - EspiritismoContexto histórico - Espiritismo
Contexto histórico - Espiritismo
 
O centro Espirita - o que é
O centro Espirita - o que é O centro Espirita - o que é
O centro Espirita - o que é
 

Andere mochten auch (11)

Seminário sobre o Budismo
Seminário sobre o BudismoSeminário sobre o Budismo
Seminário sobre o Budismo
 
Trabalho de geografia do ivo
Trabalho de geografia do ivoTrabalho de geografia do ivo
Trabalho de geografia do ivo
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Budismo Rita 9 A
Budismo Rita 9 ABudismo Rita 9 A
Budismo Rita 9 A
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
A Filosofia do Budismo
A Filosofia do BudismoA Filosofia do Budismo
A Filosofia do Budismo
 
Arquitetura colonial
Arquitetura colonialArquitetura colonial
Arquitetura colonial
 
O budismo
O budismoO budismo
O budismo
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Religiões
ReligiõesReligiões
Religiões
 
Aula EBD - Budismo
Aula EBD - BudismoAula EBD - Budismo
Aula EBD - Budismo
 

Ähnlich wie Budismo (síntese)

O Budismo seminário de religiões mundiais
O Budismo   seminário de religiões mundiaisO Budismo   seminário de religiões mundiais
O Budismo seminário de religiões mundiaisIrisney Nascimento
 
O papel da mulher na cultura e filosofia budista
O papel da mulher na cultura e filosofia budistaO papel da mulher na cultura e filosofia budista
O papel da mulher na cultura e filosofia budistaSociedade Budista do Brasil
 
Sutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdf
Sutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdfSutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdf
Sutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdfssuser1aec64
 
Science of Karma (In Portuguese)
Science of Karma (In Portuguese)Science of Karma (In Portuguese)
Science of Karma (In Portuguese)Dada Bhagwan
 
Osho o livro dos segredos i
Osho   o livro dos segredos iOsho   o livro dos segredos i
Osho o livro dos segredos iMarcia Sotelino
 
Money (In Portuguese)
Money (In Portuguese)Money (In Portuguese)
Money (In Portuguese)Dada Bhagwan
 
Who Am I ? (In Portuguese)
Who Am I ? (In Portuguese)Who Am I ? (In Portuguese)
Who Am I ? (In Portuguese)Dada Bhagwan
 
Sutra de lotus 20 10_09-na integra
Sutra de lotus 20 10_09-na integraSutra de lotus 20 10_09-na integra
Sutra de lotus 20 10_09-na integraBrunão Romano
 
Anger (In Portuguese)
Anger (In Portuguese)Anger (In Portuguese)
Anger (In Portuguese)Dada Bhagwan
 
Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...
Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...
Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...Dada Bhagwan
 
Worries (In Portuguese)
Worries (In Portuguese)Worries (In Portuguese)
Worries (In Portuguese)Dada Bhagwan
 
Umbanda esotérica esoterismo ocultismo magia
Umbanda esotérica  esoterismo ocultismo magiaUmbanda esotérica  esoterismo ocultismo magia
Umbanda esotérica esoterismo ocultismo magiaLeonardo Toledo
 
The Essence of All Religion (In Portuguese)
The Essence of All Religion (In Portuguese)The Essence of All Religion (In Portuguese)
The Essence of All Religion (In Portuguese)Dada Bhagwan
 
Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)
Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)
Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)Dada Bhagwan
 

Ähnlich wie Budismo (síntese) (20)

O Budismo seminário de religiões mundiais
O Budismo   seminário de religiões mundiaisO Budismo   seminário de religiões mundiais
O Budismo seminário de religiões mundiais
 
O papel da mulher na cultura e filosofia budista
O papel da mulher na cultura e filosofia budistaO papel da mulher na cultura e filosofia budista
O papel da mulher na cultura e filosofia budista
 
Sutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdf
Sutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdfSutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdf
Sutra-de-Lotus-Livro-Budista.pdf
 
Science of Karma (In Portuguese)
Science of Karma (In Portuguese)Science of Karma (In Portuguese)
Science of Karma (In Portuguese)
 
Osho o livro dos segredos i
Osho   o livro dos segredos iOsho   o livro dos segredos i
Osho o livro dos segredos i
 
Budismo na china
Budismo na chinaBudismo na china
Budismo na china
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
O budismo
O budismoO budismo
O budismo
 
Buda
BudaBuda
Buda
 
Money (In Portuguese)
Money (In Portuguese)Money (In Portuguese)
Money (In Portuguese)
 
Who Am I ? (In Portuguese)
Who Am I ? (In Portuguese)Who Am I ? (In Portuguese)
Who Am I ? (In Portuguese)
 
Sutra de lotus 20 10_09-na integra
Sutra de lotus 20 10_09-na integraSutra de lotus 20 10_09-na integra
Sutra de lotus 20 10_09-na integra
 
Anger (In Portuguese)
Anger (In Portuguese)Anger (In Portuguese)
Anger (In Portuguese)
 
Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...
Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...
Pratikraman: The master key that resolves all conflicts Originally (In Portug...
 
Worries (In Portuguese)
Worries (In Portuguese)Worries (In Portuguese)
Worries (In Portuguese)
 
Umbanda esotérica esoterismo ocultismo magia
Umbanda esotérica  esoterismo ocultismo magiaUmbanda esotérica  esoterismo ocultismo magia
Umbanda esotérica esoterismo ocultismo magia
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
The Essence of All Religion (In Portuguese)
The Essence of All Religion (In Portuguese)The Essence of All Religion (In Portuguese)
The Essence of All Religion (In Portuguese)
 
Budismo Lição 12
Budismo Lição 12Budismo Lição 12
Budismo Lição 12
 
Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)
Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)
Simple & Effective Science For Self Realization (In Portuguese)
 

Kürzlich hochgeladen

A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTOA Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTOADALBERTO COELHO DA SILVA JR
 
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxLição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxCelso Napoleon
 
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxFORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxodairmarques5
 
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptxLição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptxCelso Napoleon
 
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALAntropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALMiltonCesarAquino1
 
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyoNovo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyothandreola
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfthandreola
 
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfComentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfRobertoLopes438472
 
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptxBíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptxIgreja Jesus é o Verbo
 
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiroO CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiroReflexesEvanglicaspo
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroNilson Almeida
 
JOGRAL para o dia das MÃES igreja .pdf
JOGRAL  para o dia das MÃES igreja .pdfJOGRAL  para o dia das MÃES igreja .pdf
JOGRAL para o dia das MÃES igreja .pdfheloisatinho
 
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo MissionárioMissões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo MissionárioComando Resgatai
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).pptVilmaDias11
 

Kürzlich hochgeladen (14)

A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTOA Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
A Obsessão por Justa Causa - – A Paixão, o Ciúme, a Traição e a obsessão - TEXTO
 
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxLição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
 
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxFORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
 
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptxLição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
Lição 7 - O Perigo da Murmuração - EBD.pptx
 
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALAntropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
 
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyoNovo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
 
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfComentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
 
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptxBíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
 
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiroO CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE: o homem como jardineiro
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo Brasileiro
 
JOGRAL para o dia das MÃES igreja .pdf
JOGRAL  para o dia das MÃES igreja .pdfJOGRAL  para o dia das MÃES igreja .pdf
JOGRAL para o dia das MÃES igreja .pdf
 
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo MissionárioMissões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
 

Budismo (síntese)

  • 1. O BUDISMO Adaptado de Marian Calvo García por Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5. 1. O BODHISATTVA Quando tinha 29 anos encontrou-se cara a cara com o sofrimento. O próprio Deus Indra apareceu à frente do seu carro 4 vezes nas formas de um idoso, um doente, um morto – que lhe revelam a natureza do mundo- e um monge – que lhe revela uma possível solução.
  • 6. 1. O BODHISATTVA Preocupado com o sofrimento humano, voltou ao seu palácio e nessa mesma noite, abandonou a sua mulher e o seu filho enquanto dormiam. Apenas levou consigo o seu cocheiro e o seu cavalo.
  • 7.
  • 8. 1. O BODHISATTVA Iniciou um largo período de mortificação solitária num bosque. Adquiriu reputação de santo e 5 eremitas brahmanes juntaram-se a ele. No entanto não tinha ainda alcançado a iluminação. Estabeleceu o chamado CAMINHO DO MEIO.
  • 9. 2. O BUDA Caminhou ao largo do rio Nairanjara e, num lugar próximo da cidade de Gaya, sentou-se debaixo de uma Ficus sagrada (a sagrada árvore bodhi ou da Iluminação). Fez o voto de não saír dali até ter alcançado a iluminação. Ali permaneceu várias semanas; recebeu comida de Sujâtâ, filha de um fazendeiro dos arredores.
  • 10. 2. O BUDA Foi visitado por Mâra, com flechas e as suas filhas tentando enganá-lo com os desejos, os prazeres da vida... Foi tentado pelos medos e pela tentação do ego. Rejeita-os a todos e tocando a terra como sua única testemunha, vence Mâra. Encheu-se de uma grande paz, o significado de todas as coisas ficou claro e atingiu o conhecimento perfeito. Converteu-se num Buddha. Corria o ano de 531 a.c., tinha 34 anos e aconteceu em Bodh-Gayâ.
  • 12. 2. O BUDA Permaneceu debaixo da árvore bodhi durante mais 49 dias, temendo que o conteúdo da sua Iluminação não pudesse ser expresso com palavras, mas o deus Brahmâ ordenou-lhe que pregasse aos que desejassem salvar-se. Dirigiu-se a Isipatana, ao Parque das Gazelas de Sarnath, a 12 kms de Benarés, encontrou-se com os 5 ascetas que o tinham acompanhado e pregou para eles pela primeira vez: Colocando em movimento a Roda da Lei ou Dharma (As quatro nobres verdades e o Nobre Caminho Óctuplo).
  • 13. Os 5 eremitas converteram-se. Buda fez uma visita a Kapilavastu, tendo convertido o seu pai, a sua esposa e o seu filho e ainda a muitos membros da corte. Durante 45 anos, Buddha pregou por todo o reino de Mâgadha (que hoje é Bihar - Índia). Instituiu uma ordem de monges e outra de monjas, que formaram a SANGHA (comunidade budista), que junto com o BUDDHA e o DHARMA são as “Três Jóias” do budismo. Marian Calvo 2007
  • 14. No ano 483 a. C., com a idade de 80 anos, Buda morreu em Kushinagara (a actual Kasia em Uttar Pradesh). Esta foi a sua expiação final (Parinirvana).
  • 16. DOUTRINA DE BUDA SERMÃO DE BENARÉS
  • 17.
  • 18.
  • 19. AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani)
  • 20. AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 1. NOBRE VERDADE DO SOFRIMENTO “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre dukkha . Nascimento é dukkha , envelhecimento é dukkha, enfermidade é dukkha, morte é dukkha; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são dukkha; a união com aquilo que é desprazeroso é dukkha; a separação daquilo que é prazeroso é dukkha; não obter o que se deseja é dukkha; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são dukkha. ”
  • 21. AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 2. NOBRE VERDADE DA ORIGEM DO SOFRIMENTO “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre a causa de dukkha. É esta “sede” (desejo, tanha) que produz a re-existência e o re-devir, que está ligada a uma avidez apaixonada e que encontra uma nova fruição ora aqui, ora ali; isto é, a sede dos prazeres dos sentidos, a sede da existência e do devir e a sede da não-existência (auto-aniquilação).”
  • 22. AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 3. NOBRE VERDADE DA CESSAÇÃO DO SOFRIMENTO “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre a cessação de dukkha . É a completa cessação dessa mesmíssima “sede”; é desistir, renunciar, emancipar-se e desapegar-se dela”
  • 23. AS QUATRO NOBRES VERDADES (Cattari Ariyasaccani) 4. NOBRE VERDADE DO CAMINHO QUE CONDUZ À CESSAÇÃO DO SOFRIMENTO “ Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre o caminho que conduz à cessação de dukkha. É o Nobre Caminho Óctuplo, a saber: entendimento correcto, pensamento correcto, discurso correcto, acção correcta, modo de vida correcto, esforço correcto, atenção plena correcta e concentração correcta”
  • 24.
  • 25.
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29. O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO (Ariya Atthangika Magga) V. MODO DE VIDA CORRECTO (sammaajiva) Ganhar a vida de uma forma justa: por meios legais, obtidos em paz, sem coacção nem violência, com honestidade, sem fraude nem burla, com meios que não impliquem prejuízo de terceiros.
  • 30.
  • 31.
  • 32.

Hinweis der Redaktion

  1. VIDA DE BUDA