SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 19
Trabalho  de Geografia Aline n°2       Luiz BentoGuilherme  Carina n°9                            Gabriele Leandro n°28                        Andressa  Leonardo n°29                      Suellen Mariana n°34                        Thamires
A Regionalização do mundo   Definição1: Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à idéia de diferenciação de áreas.  As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar.
Para uma melhor análise dos dados e das diferenças existentes no mundo, e para não generalizar as informações, faz-se necessário a regionalização de áreas de abordagens, oferecendo várias vantagens aos estudos geográficos.  A partir das considerações, em 1960, o mundo foi regionalizado e/ou classificado em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
Alfred Sauvy A expressão Terceiro Mundo foi utilizada pela primeira vez pelo economista Francês Alfred Sauvy, em 1952, ele construiu essa expressão observando as desigualdades econômicas, sociais e políticas, verificou que os países industrializados eram desenvolvidos, sua população vivia melhor, enquanto os outros países enfrentam muitos problemas de ordem econômica, sua população vivia em condição não muito satisfatória.
Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e/ou classificado em países ricos e pobres ou centrais e periféricos; os ricos (centrais) são países que estão no centro das decisões mundiais, são desenvolvidos, industrializados, avançados tecnologicamente, com economia estável, os países pobres (periféricos) são países subdesenvolvidos, pouco industrializados, com produção primária, dependente economicamente e de economia instável com grande incidência de crises.
E por último o mundo pode ser regionalizado ou denominado de desenvolvidos e subdesenvolvidos. Desenvolvidos são aqueles países que além de ter um grande crescimento econômico e industrial, oferece para seu cidadão uma boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc., em contrapartida, os países subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.
○ Pode-se constatar que não basta mudar as denominações, pois as diferenças são sempre as mesmas, a classificação não transforma suas características somente pela mudança de nomes: desenvolvidos, ricos, centrais, subdesenvolvidos, pobres e periféricos, pois as suas particularidades permanecem.
Observações :  Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos  O economista Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) foi um dos precursores desta proposta de  regionalização. Ele propôs o conceito de desenvolvimento econômico condicionado às idéias de inovação tecnológica e da ruptura do “fluxo circular”. Schumpeter privilegiou a atuação do empreendedor, do inovador na superação da condição de pobreza, da precariedade. Assim estabeleceu a divisão do mundo entre aqueles que se desenvolveram e os que supostamente poderiam se desenvolver.
Entre as diversas escolas do pensamento econômico se destacam as seguintes idéias:  Liberalismo - o subdesenvolvimento é sinônimo de estagnação econômica.  Neoliberalismo - criou os rótulos “países em desenvolvimento” e “países emergentes”, e posicionou os antigos “subdesenvolvidos” dentro de uma fase do desenvolvimento.  Estruturalismo - estabeleceu que, além das razões econômicas, o subdesenvolvimento era resultante da fragilidade das instituições próprias de cada Estado.  Keynesianismo - determinou o subdesenvolvimento como fruto da ausência de um Estado forte, capaz de impor medidas reguladoras, subsídios e protecionismo alfandegário.  Teoria da Dependência - argumentou que o subdesenvolvimento é resultado de trocas internacionais desiguais e não da ausência do desenvolvimento, portanto, é produto do desenvolvimento desigual de outros países.  *estagnação: paralisação, falta de desenvolvimento à estagnação da economia
Países do Norte e do Sul  Diferente das demais propostas de regionalização, esta não apresenta um autor precursor, mas cabe destacar o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, como um dos responsáveis pela popularização dessa representação. Após décadas de Guerra Fria, o enfrentamento ideológico entre Socialismo e Capitalismo (Leste x Oeste) perdeu espaço para a disputa econômica entre Ricos e Pobres (Norte x Sul). A idéia ganhou força no início da década de 1990, a partir da dissolução da União Soviética, principal representante do “Segundo Mundo”.
Com relação a essas representações, deve ficar claro que são simplificações arbitrárias, convenientes para a maior parte da mídia e para os Estados que as endossam. Em nenhum momento o Leste foi totalmente Socialista nem o Oeste plenamente Capitalista. A divisão entre Norte e Sul também é uma representação simbólica, que desrespeita a Linha do Equador. A desigualdade entre Norte e Sul já existia, mas não se evidenciou após a Segunda Guerra Mundial devido ao predomínio da Guerra Fria.
Formas de regionalização da terra Para facilitar o estudo e a análise dos espaços mundiais, tornou-se convencional regionalizar a Terra, diferenciando áreas ou regiões, ora baseadas em critérios naturais ora em critérios humanos.  As principais e mais utilizadas formas de regionalização da Terra são:
1. Divisão Física ou Natural da Terra:  Esta forma de regionalização pode ser feita de duas maneiras: a primeira, tomando por base a disposição dos continentes e oceanos. E a segunda, de acordo com os domínios climáticos ou zonas térmicas.  Continentes e Oceanos  A Terra se apresenta dividida em sete continentes e cinco oceanos
(Temas relacionados: Eurásia, Mar, Teoria da Deriva Continental e Teoria da Tectônica de Placas).  . Zonas Térmicas Esta forma de regionalização da Terra se baseia na relação latitude versus radiação solar.
A Terra se apresenta dividida em cinco zonas térmicas:  . Zonas Térmicas: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.  ---------------------  (Temas relacionados: Latitude, altitude, fatores secundários na determinação do clima, tempo, aquecimento global, características ambientais etc.)
2. Divisão Histórico-Geográfica da Terra:  Esta forma de regionalização se baseia no processo histórico de formação das sociedades, desde as primeiras civilizações, passando pela expansão marítima com a colonização européia e conquista de novas terras.  A Terra é dividida em quatro blocos, cuja sequência é cronológica:  . Blocos: Velho Mundo (Europa, África e Ásia - as mais antigas civilizações), Novo Mundo (América - final do século XV), Novíssimo Mundo (Oceania - século XVIII) e Antártida (início do século XX).  (Temas relacionados: Antigas Civilizações, Colonização européia, colonização de exploração e de povoamento, Tratado da Antártida, Comunidade Científica, Patrimônio da Humanidade, riqueza mineral etc.).
3. Divisão Sócio-Econômica da Terra:  Esta forma de regionalização da Terra se baseia nos diferentes níveis de desenvolvimento dos países.  A Terra é dividida em dois blocos: . Blocos: Países do Norte (países ricos) e Países do Sul (países pobres).  -----------------------  (Temas relacionados: Guerra Fria, Capitalismo x Socialismo, Blocos Econômicos, Globalização, Multinacionais, Desemprego conjuntural e estrutural, Exclusão Social, G-7, G-8, Global Trader etc.).
Observações: Esta última forma de regionalizar a Terra em dois blocos baseados em indicadores econômicos é alvo de crítica pelos seguintes motivos:  - A idéia de Norte e Sul nos remete à imagem da linha do equador, quando - na verdade - a linha divisória que separa os países do Norte do países do Sul se configura de forma sinuosa, totalmente em desacordo com a do equador;  - A Austrália e a Nova Zelândia, países do hemisfério Sul são considerados países do Norte. As expressões Sul e Norte são empregadas com sentidos difrentes, a primeira se refere à localização geográfica, enquanto a segunda diz respeito às condições sócio-econômicas;  - A regionalização da Terra em dois blocos generaliza todos os países pertencentes a cada categoria, não respeitando os diferentes níveis econômicos existentes entre eles. Por exemplo, a China e o Brasil se encontram no mesmo nível da Etiópia e do Haiti, assim como a Albânia aparece igualada ao nível dos EUA e da Alemanha.
As diferentes formas de se regionalizar o mundo

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt? (20)

A formação do território brasileiro - 7º ano
A formação do território brasileiro - 7º anoA formação do território brasileiro - 7º ano
A formação do território brasileiro - 7º ano
 
Coordenadas geográficas
Coordenadas geográficasCoordenadas geográficas
Coordenadas geográficas
 
Cartografia powerpoint
Cartografia powerpointCartografia powerpoint
Cartografia powerpoint
 
Conceitos demográficos
Conceitos demográficosConceitos demográficos
Conceitos demográficos
 
População brasileira
População brasileiraPopulação brasileira
População brasileira
 
Fusos horarios completo
Fusos horarios completoFusos horarios completo
Fusos horarios completo
 
Geografia política e geopolítica
Geografia política e geopolíticaGeografia política e geopolítica
Geografia política e geopolítica
 
Rede e hierarquia urbana
Rede e hierarquia urbanaRede e hierarquia urbana
Rede e hierarquia urbana
 
Geografia 6º ano
Geografia 6º anoGeografia 6º ano
Geografia 6º ano
 
Fuso Horário
Fuso HorárioFuso Horário
Fuso Horário
 
Estado nação, território e poder
Estado nação, território e poderEstado nação, território e poder
Estado nação, território e poder
 
Urbanização brasileira
Urbanização brasileiraUrbanização brasileira
Urbanização brasileira
 
Demografia
DemografiaDemografia
Demografia
 
A regionalização e as divisões regionais no brasil
A regionalização e as divisões regionais no brasilA regionalização e as divisões regionais no brasil
A regionalização e as divisões regionais no brasil
 
Espaço geográfico 6ano
Espaço geográfico 6anoEspaço geográfico 6ano
Espaço geográfico 6ano
 
Oriente x ocidente
Oriente x ocidenteOriente x ocidente
Oriente x ocidente
 
Brasil territorio e fronteiras 7º ano
Brasil territorio e fronteiras   7º anoBrasil territorio e fronteiras   7º ano
Brasil territorio e fronteiras 7º ano
 
Cei e rússia
Cei e rússiaCei e rússia
Cei e rússia
 
O Território Brasileiro
O Território BrasileiroO Território Brasileiro
O Território Brasileiro
 
Cartografia 1º ano
Cartografia 1º anoCartografia 1º ano
Cartografia 1º ano
 

Andere mochten auch

Critérios de regionalização (região) na Geografia
Critérios de regionalização (região) na GeografiaCritérios de regionalização (região) na Geografia
Critérios de regionalização (região) na GeografiaPatrícia Éderson Dias
 
GEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o Brasil
GEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o BrasilGEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o Brasil
GEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o BrasilDayane Cristine Leite
 
Regionalização do espaço geográfico mundial
Regionalização do espaço geográfico mundialRegionalização do espaço geográfico mundial
Regionalização do espaço geográfico mundialMarco Santos
 
A regionalização do espaço geográfico mundial
A regionalização do espaço geográfico mundialA regionalização do espaço geográfico mundial
A regionalização do espaço geográfico mundialUilson Pereira da Silva
 
Diferentes formas de ver o mundo
Diferentes formas de ver o mundoDiferentes formas de ver o mundo
Diferentes formas de ver o mundoIvo Marcelo Felchak
 
Regionalização do Espaço Mundial
Regionalização do Espaço MundialRegionalização do Espaço Mundial
Regionalização do Espaço Mundialcleiton denez
 
Regionalização do espaço mundial
Regionalização do espaço mundialRegionalização do espaço mundial
Regionalização do espaço mundialPrivada
 
A regionalização do mundo contemporâneo
A regionalização do mundo contemporâneoA regionalização do mundo contemporâneo
A regionalização do mundo contemporâneomarceloyukiosato
 
Regionalização do Brasil (IBGE)
Regionalização do Brasil (IBGE)Regionalização do Brasil (IBGE)
Regionalização do Brasil (IBGE)paulotmo
 
Espaço mundial diversidade e regionalização
Espaço mundial   diversidade e regionalizaçãoEspaço mundial   diversidade e regionalização
Espaço mundial diversidade e regionalizaçãoIvo Marcelo Felchak
 
Slide 1 - Regionalização do Brasil
Slide 1 - Regionalização do BrasilSlide 1 - Regionalização do Brasil
Slide 1 - Regionalização do BrasilLaisa Cabral Caetano
 
Contrastes de desenvolvimento (...)
Contrastes de desenvolvimento (...)Contrastes de desenvolvimento (...)
Contrastes de desenvolvimento (...)Rosária Zamith
 
Regionalização do espaço brasileiro
Regionalização do espaço brasileiro    Regionalização do espaço brasileiro
Regionalização do espaço brasileiro Abner de Paula
 
A divisão norte sul
A divisão norte sulA divisão norte sul
A divisão norte sulProfessor
 
Países Desenvolvidos vs Países Em Desenvolvimento
Países Desenvolvidos vs Países Em DesenvolvimentoPaíses Desenvolvidos vs Países Em Desenvolvimento
Países Desenvolvidos vs Países Em Desenvolvimentodulcemarr
 

Andere mochten auch (20)

Critérios de regionalização (região) na Geografia
Critérios de regionalização (região) na GeografiaCritérios de regionalização (região) na Geografia
Critérios de regionalização (região) na Geografia
 
GEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o Brasil
GEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o BrasilGEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o Brasil
GEOGRAFIA as principais formas de regionalizar o Brasil
 
Regionalização do espaço geográfico mundial
Regionalização do espaço geográfico mundialRegionalização do espaço geográfico mundial
Regionalização do espaço geográfico mundial
 
A regionalização do espaço geográfico mundial
A regionalização do espaço geográfico mundialA regionalização do espaço geográfico mundial
A regionalização do espaço geográfico mundial
 
Diferentes formas de ver o mundo
Diferentes formas de ver o mundoDiferentes formas de ver o mundo
Diferentes formas de ver o mundo
 
Regionalização do Espaço Mundial
Regionalização do Espaço MundialRegionalização do Espaço Mundial
Regionalização do Espaço Mundial
 
Regionalização do espaço mundial
Regionalização do espaço mundialRegionalização do espaço mundial
Regionalização do espaço mundial
 
A regionalização do mundo contemporâneo
A regionalização do mundo contemporâneoA regionalização do mundo contemporâneo
A regionalização do mundo contemporâneo
 
Diferentes Modos de Ver o Mundo
Diferentes Modos de Ver o MundoDiferentes Modos de Ver o Mundo
Diferentes Modos de Ver o Mundo
 
Regionalização do Brasil (IBGE)
Regionalização do Brasil (IBGE)Regionalização do Brasil (IBGE)
Regionalização do Brasil (IBGE)
 
Espaço mundial diversidade e regionalização
Espaço mundial   diversidade e regionalizaçãoEspaço mundial   diversidade e regionalização
Espaço mundial diversidade e regionalização
 
Prova geo regionalização
Prova geo regionalizaçãoProva geo regionalização
Prova geo regionalização
 
Regiões do Brasil
Regiões do BrasilRegiões do Brasil
Regiões do Brasil
 
Slide 1 - Regionalização do Brasil
Slide 1 - Regionalização do BrasilSlide 1 - Regionalização do Brasil
Slide 1 - Regionalização do Brasil
 
Madeira-Mamoré
Madeira-MamoréMadeira-Mamoré
Madeira-Mamoré
 
Contrastes de desenvolvimento (...)
Contrastes de desenvolvimento (...)Contrastes de desenvolvimento (...)
Contrastes de desenvolvimento (...)
 
Modulo 02 formas de divisão do mundo atual
Modulo 02   formas de divisão do mundo atualModulo 02   formas de divisão do mundo atual
Modulo 02 formas de divisão do mundo atual
 
Regionalização do espaço brasileiro
Regionalização do espaço brasileiro    Regionalização do espaço brasileiro
Regionalização do espaço brasileiro
 
A divisão norte sul
A divisão norte sulA divisão norte sul
A divisão norte sul
 
Países Desenvolvidos vs Países Em Desenvolvimento
Países Desenvolvidos vs Países Em DesenvolvimentoPaíses Desenvolvidos vs Países Em Desenvolvimento
Países Desenvolvidos vs Países Em Desenvolvimento
 

Ähnlich wie As diferentes formas de se regionalizar o mundo

Slide - Diversas formas de estudar o mundo.pptx
Slide - Diversas formas de estudar o mundo.pptxSlide - Diversas formas de estudar o mundo.pptx
Slide - Diversas formas de estudar o mundo.pptxJulianaAndrade773903
 
regionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.ppt
regionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.pptregionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.ppt
regionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.pptRosiney1
 
Outras regionalizações do espaço mundial
Outras regionalizações do espaço mundialOutras regionalizações do espaço mundial
Outras regionalizações do espaço mundialAna Selma Sena Santos
 
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptx
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptxREGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptx
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptxFernanda Castello
 
Relações econ. e soc.após 2ª g.g
Relações econ. e soc.após 2ª g.gRelações econ. e soc.após 2ª g.g
Relações econ. e soc.após 2ª g.gmaria40
 
2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sul
2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sul2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sul
2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sulAlexandre Quadrado
 
Regionalização mundial e o conflito norte-sul
Regionalização mundial e o conflito norte-sulRegionalização mundial e o conflito norte-sul
Regionalização mundial e o conflito norte-sulAlexandre Quadrado
 
TEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIA
TEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIATEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIA
TEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIALUIS ABREU
 
8° anos capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...
8° anos   capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...8° anos   capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...
8° anos capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...CentroEducacionalPeq
 
Capitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismoCapitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismoDébora Sales
 
Capitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismoCapitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismoDébora Sales
 
Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)
Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)
Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)Eber Teixeira
 
Aula 3 Ordem Mundial AZ
Aula 3 Ordem Mundial AZAula 3 Ordem Mundial AZ
Aula 3 Ordem Mundial AZCADUCOC1
 
Aula 2 Ordem Mundial
Aula 2 Ordem MundialAula 2 Ordem Mundial
Aula 2 Ordem MundialCADUCOC
 

Ähnlich wie As diferentes formas de se regionalizar o mundo (20)

Slide - Diversas formas de estudar o mundo.pptx
Slide - Diversas formas de estudar o mundo.pptxSlide - Diversas formas de estudar o mundo.pptx
Slide - Diversas formas de estudar o mundo.pptx
 
regionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.ppt
regionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.pptregionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.ppt
regionalizaodoespaomundial-110408174817-phpapp01.ppt
 
Outras regionalizações do espaço mundial
Outras regionalizações do espaço mundialOutras regionalizações do espaço mundial
Outras regionalizações do espaço mundial
 
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptx
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptxREGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptx
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO ESPAÇO MUNDIAL.pptx
 
23594.pptx
23594.pptx23594.pptx
23594.pptx
 
Relações econ. e soc.após 2ª g.g
Relações econ. e soc.após 2ª g.gRelações econ. e soc.após 2ª g.g
Relações econ. e soc.após 2ª g.g
 
Regionalização socioeconomica
Regionalização socioeconomicaRegionalização socioeconomica
Regionalização socioeconomica
 
N aula desigualdade
N aula desigualdadeN aula desigualdade
N aula desigualdade
 
2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sul
2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sul2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sul
2.2.4 regionalizacao-mundial-e-o-conflito-norte-sul
 
Regionalização mundial e o conflito norte-sul
Regionalização mundial e o conflito norte-sulRegionalização mundial e o conflito norte-sul
Regionalização mundial e o conflito norte-sul
 
Modulo1.goegrafia 12
Modulo1.goegrafia 12Modulo1.goegrafia 12
Modulo1.goegrafia 12
 
TEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIA
TEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIATEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIA
TEORIA DOS MUNDOS - GEOGRAFIA
 
8° anos capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...
8° anos   capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...8° anos   capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...
8° anos capítulo 1 - novas fronteiras do mundo globalizado - coc - leonardo...
 
Capitalismo 2
Capitalismo 2Capitalismo 2
Capitalismo 2
 
Capitalismo 2
Capitalismo 2Capitalismo 2
Capitalismo 2
 
Capitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismoCapitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismo
 
Capitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismoCapitalismo e socialismo
Capitalismo e socialismo
 
Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)
Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)
Caderno de atividade_geografia_8_ano (1)
 
Aula 3 Ordem Mundial AZ
Aula 3 Ordem Mundial AZAula 3 Ordem Mundial AZ
Aula 3 Ordem Mundial AZ
 
Aula 2 Ordem Mundial
Aula 2 Ordem MundialAula 2 Ordem Mundial
Aula 2 Ordem Mundial
 

Mehr von fernandesrafael

Espaço urbano no mundo contemporaneo
Espaço urbano no mundo contemporaneoEspaço urbano no mundo contemporaneo
Espaço urbano no mundo contemporaneofernandesrafael
 
Conflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XXConflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XXfernandesrafael
 
Choque de civilização
Choque de civilização Choque de civilização
Choque de civilização fernandesrafael
 
Globalização e sociedade de consumo
Globalização e sociedade de consumoGlobalização e sociedade de consumo
Globalização e sociedade de consumofernandesrafael
 
Divisões regionais brasileiras
Divisões regionais brasileirasDivisões regionais brasileiras
Divisões regionais brasileirasfernandesrafael
 
A economia brasileira na epoca do regime militar
A economia brasileira na epoca do regime militarA economia brasileira na epoca do regime militar
A economia brasileira na epoca do regime militarfernandesrafael
 
Industrialização brasileira
Industrialização brasileiraIndustrialização brasileira
Industrialização brasileirafernandesrafael
 
A diversidade regional brasileira
A diversidade regional brasileiraA diversidade regional brasileira
A diversidade regional brasileirafernandesrafael
 

Mehr von fernandesrafael (11)

As FARC
As FARCAs FARC
As FARC
 
Espaço urbano no mundo contemporaneo
Espaço urbano no mundo contemporaneoEspaço urbano no mundo contemporaneo
Espaço urbano no mundo contemporaneo
 
Conflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XXConflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XX
 
Choque de civilização
Choque de civilização Choque de civilização
Choque de civilização
 
Imigração e xenofobia
Imigração e xenofobiaImigração e xenofobia
Imigração e xenofobia
 
Globalização e sociedade de consumo
Globalização e sociedade de consumoGlobalização e sociedade de consumo
Globalização e sociedade de consumo
 
Divisões regionais brasileiras
Divisões regionais brasileirasDivisões regionais brasileiras
Divisões regionais brasileiras
 
A economia brasileira na epoca do regime militar
A economia brasileira na epoca do regime militarA economia brasileira na epoca do regime militar
A economia brasileira na epoca do regime militar
 
Urbanização
Urbanização Urbanização
Urbanização
 
Industrialização brasileira
Industrialização brasileiraIndustrialização brasileira
Industrialização brasileira
 
A diversidade regional brasileira
A diversidade regional brasileiraA diversidade regional brasileira
A diversidade regional brasileira
 

Kürzlich hochgeladen

ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx2m Assessoria
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsDanilo Pinotti
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploDanilo Pinotti
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfNatalia Granato
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx2m Assessoria
 

Kürzlich hochgeladen (6)

ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 

As diferentes formas de se regionalizar o mundo

  • 1. Trabalho de Geografia Aline n°2 Luiz BentoGuilherme Carina n°9 Gabriele Leandro n°28 Andressa Leonardo n°29 Suellen Mariana n°34 Thamires
  • 2. A Regionalização do mundo Definição1: Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à idéia de diferenciação de áreas. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar.
  • 3. Para uma melhor análise dos dados e das diferenças existentes no mundo, e para não generalizar as informações, faz-se necessário a regionalização de áreas de abordagens, oferecendo várias vantagens aos estudos geográficos. A partir das considerações, em 1960, o mundo foi regionalizado e/ou classificado em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
  • 4. Alfred Sauvy A expressão Terceiro Mundo foi utilizada pela primeira vez pelo economista Francês Alfred Sauvy, em 1952, ele construiu essa expressão observando as desigualdades econômicas, sociais e políticas, verificou que os países industrializados eram desenvolvidos, sua população vivia melhor, enquanto os outros países enfrentam muitos problemas de ordem econômica, sua população vivia em condição não muito satisfatória.
  • 5. Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e/ou classificado em países ricos e pobres ou centrais e periféricos; os ricos (centrais) são países que estão no centro das decisões mundiais, são desenvolvidos, industrializados, avançados tecnologicamente, com economia estável, os países pobres (periféricos) são países subdesenvolvidos, pouco industrializados, com produção primária, dependente economicamente e de economia instável com grande incidência de crises.
  • 6. E por último o mundo pode ser regionalizado ou denominado de desenvolvidos e subdesenvolvidos. Desenvolvidos são aqueles países que além de ter um grande crescimento econômico e industrial, oferece para seu cidadão uma boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc., em contrapartida, os países subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.
  • 7. ○ Pode-se constatar que não basta mudar as denominações, pois as diferenças são sempre as mesmas, a classificação não transforma suas características somente pela mudança de nomes: desenvolvidos, ricos, centrais, subdesenvolvidos, pobres e periféricos, pois as suas particularidades permanecem.
  • 8. Observações : Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos O economista Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) foi um dos precursores desta proposta de regionalização. Ele propôs o conceito de desenvolvimento econômico condicionado às idéias de inovação tecnológica e da ruptura do “fluxo circular”. Schumpeter privilegiou a atuação do empreendedor, do inovador na superação da condição de pobreza, da precariedade. Assim estabeleceu a divisão do mundo entre aqueles que se desenvolveram e os que supostamente poderiam se desenvolver.
  • 9. Entre as diversas escolas do pensamento econômico se destacam as seguintes idéias: Liberalismo - o subdesenvolvimento é sinônimo de estagnação econômica. Neoliberalismo - criou os rótulos “países em desenvolvimento” e “países emergentes”, e posicionou os antigos “subdesenvolvidos” dentro de uma fase do desenvolvimento. Estruturalismo - estabeleceu que, além das razões econômicas, o subdesenvolvimento era resultante da fragilidade das instituições próprias de cada Estado. Keynesianismo - determinou o subdesenvolvimento como fruto da ausência de um Estado forte, capaz de impor medidas reguladoras, subsídios e protecionismo alfandegário. Teoria da Dependência - argumentou que o subdesenvolvimento é resultado de trocas internacionais desiguais e não da ausência do desenvolvimento, portanto, é produto do desenvolvimento desigual de outros países. *estagnação: paralisação, falta de desenvolvimento à estagnação da economia
  • 10. Países do Norte e do Sul Diferente das demais propostas de regionalização, esta não apresenta um autor precursor, mas cabe destacar o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, como um dos responsáveis pela popularização dessa representação. Após décadas de Guerra Fria, o enfrentamento ideológico entre Socialismo e Capitalismo (Leste x Oeste) perdeu espaço para a disputa econômica entre Ricos e Pobres (Norte x Sul). A idéia ganhou força no início da década de 1990, a partir da dissolução da União Soviética, principal representante do “Segundo Mundo”.
  • 11. Com relação a essas representações, deve ficar claro que são simplificações arbitrárias, convenientes para a maior parte da mídia e para os Estados que as endossam. Em nenhum momento o Leste foi totalmente Socialista nem o Oeste plenamente Capitalista. A divisão entre Norte e Sul também é uma representação simbólica, que desrespeita a Linha do Equador. A desigualdade entre Norte e Sul já existia, mas não se evidenciou após a Segunda Guerra Mundial devido ao predomínio da Guerra Fria.
  • 12. Formas de regionalização da terra Para facilitar o estudo e a análise dos espaços mundiais, tornou-se convencional regionalizar a Terra, diferenciando áreas ou regiões, ora baseadas em critérios naturais ora em critérios humanos. As principais e mais utilizadas formas de regionalização da Terra são:
  • 13. 1. Divisão Física ou Natural da Terra: Esta forma de regionalização pode ser feita de duas maneiras: a primeira, tomando por base a disposição dos continentes e oceanos. E a segunda, de acordo com os domínios climáticos ou zonas térmicas. Continentes e Oceanos A Terra se apresenta dividida em sete continentes e cinco oceanos
  • 14. (Temas relacionados: Eurásia, Mar, Teoria da Deriva Continental e Teoria da Tectônica de Placas). . Zonas Térmicas Esta forma de regionalização da Terra se baseia na relação latitude versus radiação solar.
  • 15. A Terra se apresenta dividida em cinco zonas térmicas: . Zonas Térmicas: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica. --------------------- (Temas relacionados: Latitude, altitude, fatores secundários na determinação do clima, tempo, aquecimento global, características ambientais etc.)
  • 16. 2. Divisão Histórico-Geográfica da Terra: Esta forma de regionalização se baseia no processo histórico de formação das sociedades, desde as primeiras civilizações, passando pela expansão marítima com a colonização européia e conquista de novas terras. A Terra é dividida em quatro blocos, cuja sequência é cronológica: . Blocos: Velho Mundo (Europa, África e Ásia - as mais antigas civilizações), Novo Mundo (América - final do século XV), Novíssimo Mundo (Oceania - século XVIII) e Antártida (início do século XX). (Temas relacionados: Antigas Civilizações, Colonização européia, colonização de exploração e de povoamento, Tratado da Antártida, Comunidade Científica, Patrimônio da Humanidade, riqueza mineral etc.).
  • 17. 3. Divisão Sócio-Econômica da Terra: Esta forma de regionalização da Terra se baseia nos diferentes níveis de desenvolvimento dos países. A Terra é dividida em dois blocos: . Blocos: Países do Norte (países ricos) e Países do Sul (países pobres). ----------------------- (Temas relacionados: Guerra Fria, Capitalismo x Socialismo, Blocos Econômicos, Globalização, Multinacionais, Desemprego conjuntural e estrutural, Exclusão Social, G-7, G-8, Global Trader etc.).
  • 18. Observações: Esta última forma de regionalizar a Terra em dois blocos baseados em indicadores econômicos é alvo de crítica pelos seguintes motivos: - A idéia de Norte e Sul nos remete à imagem da linha do equador, quando - na verdade - a linha divisória que separa os países do Norte do países do Sul se configura de forma sinuosa, totalmente em desacordo com a do equador; - A Austrália e a Nova Zelândia, países do hemisfério Sul são considerados países do Norte. As expressões Sul e Norte são empregadas com sentidos difrentes, a primeira se refere à localização geográfica, enquanto a segunda diz respeito às condições sócio-econômicas; - A regionalização da Terra em dois blocos generaliza todos os países pertencentes a cada categoria, não respeitando os diferentes níveis econômicos existentes entre eles. Por exemplo, a China e o Brasil se encontram no mesmo nível da Etiópia e do Haiti, assim como a Albânia aparece igualada ao nível dos EUA e da Alemanha.