Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Nächste SlideShare
Cloroplastos e fotossíntese
Cloroplastos e fotossíntese
Wird geladen in …3
×
1 von 21

Aula Cloroplastos e Fotossíntese

6

Teilen

Herunterladen, um offline zu lesen

Aula sobre plastos(cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos) e fotossíntese (acíclica e cíclica). Fase escura e fase clara da fotossíntese.

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Aula Cloroplastos e Fotossíntese

  1. 1. Cloroplastos e Fotossíntese Profº: Felipe Jeronimo
  2. 2. Plastos  São organelas presentes apenas em células de plantas e de algas, com algumas exceções híbridas. Três tipos principais: cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.
  3. 3. Cloroplasto  Possui cor verde devido a clorofila. Os cloroplastos, comumente, possuem: duas membranas lipoprotéicas, com um complexo de membranas e bolsas interno. Mas o número de membranas pode variar.
  4. 4. Formas dos Cloroplastos
  5. 5. Material interno  No estroma há: enzimas, DNA e RNA, além de ribossomos. A clorofila esta no interior da membrana tilacóide.
  6. 6. Cromoplastos e Leucoplastos  Cromoplastos: responsáveis pelas cores de certos frutos, flores, folhas, etc.  Leucoplastos: armazenamento, *amadurece na ausência de luz.
  7. 7. Autoduplicação dos plastos  Os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, apresentam DNA próprio, RNA e ribossomos que sintetizam uma parte de suas proteínas. A outra parte é sintetizada pelo DNA celular. Logo eles são capazes da autoduplicação.
  8. 8. Fotossíntese  É um processo celular no qual a maioria dos autotróficos produz substâncias orgânicas. A luz absorvida no processo fica armazenada nas moléculas, como uma energia de potencial químico.
  9. 9. Equação Geral da Fotossíntese  Maneira mais precisa de representar: 3CO2 + 6H2O L/P C3H6O3 + 3O2 + 3H2O  Equação geral: CO2 + 2H2O L/P C(H2O)+ O2 + H2O
  10. 10. Clorofilas: A e B
  11. 11. Fotossistemas
  12. 12. Fotossistema - Citocromos
  13. 13. Fosforilação Acíclica
  14. 14. Fosforilação Cíclica
  15. 15. Ciclo das Pentoses  Ocorre do estroma.
  16. 16. Equação Simplificada do Ciclo de Calvin-Benson 6 CO2 + NADPH + 18 ATP + 12 H+ 2 C3H6O3 + 12 NADP+ + 18 ADP + 18 Pi + 6 H2O
  17. 17. Ponto de Compensação
  18. 18. Resumo Simplificado
  19. 19. Sobre o Curso  O Pré-Universitário Comunitário UFRJ é um projeto iniciado em 2003, que visa oferecer educação de qualidade no ensino médio e criar um ambiente de inclusão, auxiliando pessoas de todas as idades que não tiveram oportunidades e um bom ensino. Todos os professores e envolvidos no projeto são voluntários – universitários e profissionais de diversas áreas. Nossa ação imediata é ajudar os alunos a ingressarem nas universidades através do vestibular. No entanto, procuramos apoiá-los durante o início de sua vida universitária e profissional, contribuindo para que se tornem cidadãos críticos, conscientes e realizados.  O curso é auto-gestionado, e não há hierarquia. Professores e estudantes participam coletivamente das discussões e tomadas de decisões através de reuniões periódicas e das Assembleias Gerais. Incentivamos discussões e tomadas de decisões através de reuniões periódicas e das Assembleias Gerais. Incentivamos a ajuda mútua entre todos os voluntários, e a inovação nas práticas em sala de aula. Além das aulas, os estudantes contam com aulas de campo, apoio psicológico, biblioteca e recebem a visita de profissionais de diversas áreas, que ministram palestras explicando as características de seu trabalho, as peculiaridades de cada curso e as possibilidades de carreira.  Localização: Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) na Cidade Universitária (Ilha do Fundão) em espaço cedido pela UFRJ. • Aulas: Sábados de 8h às 18h, e quinzenalmente aos domingos de 8h às 12h.  Email: contato@preuniversitarioufrj.com.br
  20. 20. Equipe de Biologia  Equipe de Biologia (2014)  Gerente: Felipe Jeronimo da Silva Romualdo  Professores: Eduardo Cabral Casado Lima, Jessica Bizarelo, Luana Gomes Carneiro, Thais de Abreu Ancelmé, Thiago Luiz de Barros Moreira e Thiago Manchester.  Site: http://biologiapu.blogspot.com.br/

×