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SUMMER OF STARTUPS
  Lessons Learned nº 3
             (26 WCore)




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      www.fabricadestartups.com
Direitos de Autor
•
    A metodologia FastStart e a organização do
    Bootcamp do Summer of Startups é da
    responsabilidade da Fábrica de Startups S.A.
    detendo esta empresa todos os direitos de
    autor e de propriedade intelectual.




                 htp://wcoreequipa26.wordpress.com   2
Problema
●   Agosto ainda nos veio dificultar mais a vida

              Soluções testadas
●   Produto global:
     - Inquérito em inglês
     - Grupos LinkedIn estrangeiros, portugueses
        e brasileiros, ligados à área
      - Landing page trilíngue




                  htp://wcoreequipa26.wordpress.com   3
Problema
● O tempo está a ficar cada vez mais curto
● Lado direito vazio




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Painel de validação
  Métricas      S3                   S4                 S5       S6
Hipóteses
                                      3                 5        11
Testadas
Entrevistas                           3                 0        2

Respostas
                                      1                 0        5
a
Sondagens
Hipóteses                             0                 0
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Hipóteses                             0                 0
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Pivots          1                     0                 0        0

Realizados
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Quadro Validação Hipóteses




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Fórmulas de validação

          s0=55   s0=60   s0=65      s0=70        s0=75        s0=80     s0=85   s0=90
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    Alfa = 10%



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      25   67.75    72.56    77.23       81.75       86.10      90.25    94.15    97.69
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    Alfa = 10%



                            htp://wcoreequipa26.wordpress.com       8
Dimensão do Mercado Botom-up




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Dimensão do Mercado Botom-up




         htp://wcoreequipa26.wordpress.com   10
Pressupostos
●
    Ciclo de vendas
      Primeiro contacto
      Reunião com decisor para apresentação do produto
      Reunião de esclarecimento de potenciais questões
      Reunião de fecho
      Fecho propriamente dito

●   Perda de 50% de clientes entre cada fase

●22 dias x 4 contactos diários: 88, 44, 22, 11, 5. Sendo
este último o número de clientes adquiridos por mês,
correspondendo a 6,25% dos contactos efectuados.
Achamos que esta premissa já é conservadora, mas
optámos ainda assim por um hit ratio de 5%.

●   Factor de progressão mensal
                     htp://wcoreequipa26.wordpress.com   11
CAC/CLV
●   CAC: 3072,25/5.5 = 558.59 EUR.

●   CLV: 3960 EUR
    ● Preço médio de 66 EUR/mês

    ● Churn rate 20% (5 anos)




● Preço deverá ser mais elevado
● Tempo de contribuição deverá ser maior (entraves à

saída são muito grandes devido à arquitectura SaaS)




                  htp://wcoreequipa26.wordpress.com   12
Tarefas Realizadas
●
    Landing page com vídeo
●
    A/B Testing
●
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    Hipóteses de receitas
●
    CAC/CLV




                     htp://wcoreequipa26.wordpress.com   13
Landing page




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Principais Lições da Semana
•
    Precisamos de voltar atrás com o Biz Canvas?
•
    Redução a mais faz com que
    validemos/invalidemos hipóteses e isso não se
    traduza em pivot no Biz Canvas
•
    Se queremos escala, temos de apontar logo
    para a escalabilidade




                 htp://wcoreequipa26.wordpress.com   15
Próximos Passos

•
    Promover a landing page
•
    Mais entrevistas
•
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•
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•
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  • 1. SUMMER OF STARTUPS Lessons Learned nº 3 (26 WCore) Email: fabricadestartups@gmail.com www.fabricadestartups.com
  • 2. Direitos de Autor • A metodologia FastStart e a organização do Bootcamp do Summer of Startups é da responsabilidade da Fábrica de Startups S.A. detendo esta empresa todos os direitos de autor e de propriedade intelectual. htp://wcoreequipa26.wordpress.com 2
  • 3. Problema ● Agosto ainda nos veio dificultar mais a vida Soluções testadas ● Produto global: - Inquérito em inglês - Grupos LinkedIn estrangeiros, portugueses e brasileiros, ligados à área - Landing page trilíngue htp://wcoreequipa26.wordpress.com 3
  • 4. Problema ● O tempo está a ficar cada vez mais curto ● Lado direito vazio htp://wcoreequipa26.wordpress.com 4
  • 5. Painel de validação Métricas S3 S4 S5 S6 Hipóteses 3 5 11 Testadas Entrevistas 3 0 2 Respostas 1 0 5 a Sondagens Hipóteses 0 0 0 Validadas Hipóteses 0 0 0 Invalidadas Pivots 1 0 0 0 Realizados htp://wcoreequipa26.wordpress.com 5
  • 6. Quadro Validação Hipóteses htp://wcoreequipa26.wordpress.com 6
  • 7. Fórmulas de validação s0=55 s0=60 s0=65 s0=70 s0=75 s0=80 s0=85 s0=90 % % % % % % % % n 5 4 4 5 5 5 5 5 5 10 7 8 8 9 9 10 10 10 15 11 11 12 13 13 14 14 15 20 14 15 16 17 17 18 19 20 25 17 18 19 20 21 22 23 24 Alfa = 10% htp://wcoreequipa26.wordpress.com 7
  • 8. Fórmulas de validação s0=55 s0=60 s0=65 s0=70 s0=75 s0=80 s0=85 s0=90 % % % % % % % % n 5 83.51 88.08 92.34 96.26 99.82 102.93 105.46 107.19 % % % % % % % % 10 75.16 79.85 84.33 88.57 92.55 96.21 99.47 102.16 % % % % % % % % 15 71.46 76.21 80.78 85.16 89.33 93.24 96.82 99.93 % % % % % % % % 20 69.26 74.04 78.67 83.13 87.41 91.46 95.23 98.60 % % % % % % % % 25 67.75 72.56 77.23 81.75 86.10 90.25 94.15 97.69 % % % % % % % % Alfa = 10% htp://wcoreequipa26.wordpress.com 8
  • 9. Dimensão do Mercado Botom-up htp://wcoreequipa26.wordpress.com 9
  • 10. Dimensão do Mercado Botom-up htp://wcoreequipa26.wordpress.com 10
  • 11. Pressupostos ● Ciclo de vendas Primeiro contacto Reunião com decisor para apresentação do produto Reunião de esclarecimento de potenciais questões Reunião de fecho Fecho propriamente dito ● Perda de 50% de clientes entre cada fase ●22 dias x 4 contactos diários: 88, 44, 22, 11, 5. Sendo este último o número de clientes adquiridos por mês, correspondendo a 6,25% dos contactos efectuados. Achamos que esta premissa já é conservadora, mas optámos ainda assim por um hit ratio de 5%. ● Factor de progressão mensal htp://wcoreequipa26.wordpress.com 11
  • 12. CAC/CLV ● CAC: 3072,25/5.5 = 558.59 EUR. ● CLV: 3960 EUR ● Preço médio de 66 EUR/mês ● Churn rate 20% (5 anos) ● Preço deverá ser mais elevado ● Tempo de contribuição deverá ser maior (entraves à saída são muito grandes devido à arquitectura SaaS) htp://wcoreequipa26.wordpress.com 12
  • 13. Tarefas Realizadas ● Landing page com vídeo ● A/B Testing ● Hipóteses de canais ● Hipóteses de receitas ● CAC/CLV htp://wcoreequipa26.wordpress.com 13
  • 15. Principais Lições da Semana • Precisamos de voltar atrás com o Biz Canvas? • Redução a mais faz com que validemos/invalidemos hipóteses e isso não se traduza em pivot no Biz Canvas • Se queremos escala, temos de apontar logo para a escalabilidade htp://wcoreequipa26.wordpress.com 15
  • 16. Próximos Passos • Promover a landing page • Mais entrevistas • Mais inquéritos • Abordagem ao MVP • Querem ver o vídeo? htp://wcoreequipa26.wordpress.com 16