SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 4
PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS 
ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) 
O PRESENTE TRABALHO, NA FORMA DE SIMULADO COM GABARITO COMENTADO PELO PROF. MAJOR ESTRELA, RESUME E DESTACA OS PRINCIPAIS TEMAS SOBRE O DIREITO ADMINISTRATIVO 
1- Marque a resposta incorreta 
a) Legalidade é um principio constitucional em que só é permitido fazer o que a lei autoriza ou permite. Já a moralidade é um principio que esta ligado ao conceito de probidade, honestidade e ética no serviço publico. 
b) O principio da razoabilidade consiste na proibição de excesso objetivando aferir a compatibilidade entre os meios e os fins. 
c) Pelo principio da autotutela a administração publica controla seus próprios atos através da anulação e revogação. 
d) Impessoalidade é um principio constitucional onde a administração publica deve servir a todos sem preferências. Pela publicidade a administração é obrigada a publicar seus atos que transparência onde todos possam tomar conhecimento. 
e) Finalidade é um principio constitucional do ato administrativo. ( É UM REQUISITO DE VALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO) 
2- Marque a resposta incorreta. 
a) Os poderes da administração publica são classificados em: vinculado, discricionário, vinculado, disciplinar, regulamentar e poder de policia. 
b) Será vinculado aquele que determina a pratica de determinados atos na forma expressa da lei, sem liberdade de escolha, determinando os elementos e requisitos necessários a sua formalização. Já o discricionário é aquele praticado dentro da conveniência e oportunidade administrativa, com liberdade de escolha, porem dentro dos critérios e limites legais. 
c) Regulamentar visa a emissão de decretos e regulamentos para complementar, explicitar ou detalhar uma lei, sendo inerentes aos chefes do poder executivo. Em casos excepcionais poderá ser editado decreto autônomo trazendo matéria reservada a lei. ( A SEGUNDA PARTE DA ERRADA, POIS NÃO EXISTE DECRETOS AUTONOMOS COM FORÇA DE LEI ) 
d) poder de policia é a faculdade da administração publica que limita ou condiciona direitos, liberdades em razão do interesse coletivo ou do próprio Estado. 
e) Poder hierárquico é aquele que distribui e escalona as funções e cargos de seus órgãos. Enquanto o disciplinar se configura pelo poder de responsabilizar e punir os seus servidores pela falta cometida. Não se deve confundir poder hierárquico com poder disciplinar. 
3- Marque a resposta incorreta. 
a) São requisitos de validade do ato administrativo: motivação ou motivo, objeto, competência, finalidade, forma. Uma forma de memorizar esses requisitos é utilizando a palavra COM FI FO MOB. 
b) Com relação ao ato administrativo eivado de vicio insanável que o torne ilegal só pode ser anulado pela administração. ( ATO ILEGAL PODE SER ANULADO TANTO PELA ADMINISTRAÇÃO COMO PELO PODER JUDICIARIO. JÁ SE ATO LEGAL, AI SIM
PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS 
ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) 
SO PODIA SER REVOGADO PELA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. – NÃO CONFUNDA ISSO ) 
c) Com relação ao ato administrativo eivado de vicio insanável que o torne ilegal pode ser anulado pela administração. Se for sanável o vicio, o ato poderá ser revalidado, refazendo o ato. 
d) Os vícios insanáveis impedem o aproveitamento e a validação do ato, enquanto os vícios sanáveis possibilitam a convalidação. Tanto os efeitos da anulação dos vícios insanáveis e da convalidação dos vícios sanáveis geram efeitos EX TUNC, ou seja, retroagem. 
e) O ato administrativo perfeito ou legal só pode ser revogado pela administração, não podendo o poder judiciário analisar o seu mérito e a sua conveniência administrativa, onde os efeitos dessa revogação é EX NUNC, ou seja, não retroagem. Tanto o poder judiciário como a própria administração podem anular um ato administrativo ilegal, gerando efeito EX TUNC. 
4- Marque a resposta incorreta. 
a) O único ato administrativo que pode ser praticado sem o requisito de validade da motivação ou motivo é a exoneração de servidor ocupante de cargo comissionado, sendo este ato discricionário quanto ao motivo, devendo, contudo, atender aos demais requisitos de validade do ato administrativo.. 
b) Quanto a posição estatal os órgãos públicos se classificam em: independentes, autônomos, superiores e subalternos. 
c) Os independentes são órgãos primários do Estado, como por exemplo os poderes da republica. Os autônomos são localizados na cúpula da administração, mas abaixo dos independentes e subordinados a eles, como por exemplo ministérios, secretarias, procuradorias dos Estados e Municípios. Os superiores não gozam de autonomia administrativa e financeira, onde sua liberdade funcional se restringe ao planejamento e soluções técnicas, como por exemplo gabinetes, departamentos, coordenadorias. Os subalternos se destinam a execução de serviços de rotina, como por exemplo seções, portarias. 
d) Descentralização é a distribuição de competências entre órgãos dentro da mesma entidade publica, enquanto desconcentração é a distribuição entre entidades diferentes, repartindo-se a competência. ( ERRADO, POIS A QUESTÃO INVERTEU O CONCEITO. É O CONTRÁRIO ) 
e) Os agentes públicos se dividem em: agentes políticos ( chefes do poder executivo, membros do poder legislativo, do poder judiciário e do ministério publico ); agentes administrativos ( servidores públicos concursados e ocupantes de cargos temporários, inclusive REDA ); agentes honoríficos ( jurados do tribunal do júri e mesário eleitoral ); agentes delegados ( os leiloeiros, concessionários de obras e serviços públicos ); agentes credenciados. 
5- Com relação aos ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO: 
a) IMPERATIVIDADE ou COERCIBILIDADE significa que atos administrativos são cogentes, ou seja, obriga a todos que se encontrem em seu círculo de incidência, ainda que contrarie interesses privados, porquanto o seu único alvo é o atendimento do interesse coletivo. 
b) PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE – Trata-se de presunção relativa de que o ato administrativo nasceu em conformidade com as devidas normas legais, tal presunção iuris tantum pode ceder à prova de que o ato não se conformou às regras legais. O ônus da prova de provar que o ato é ilegítimo é do administrado ( do particular ) e não da administração
PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS 
ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) 
publica, que pode inclusive opor resistência ao seu cumprimento mediante dedução de pleito no Judiciário, ou seja, contestando na Justiça. 
c) AUTO-EXECUTORIEDADE – É admissão da execução de ofício das decisões administrativas sem intervenção do Poder Judiciário ou seja, a própria administração pode fazer cumprir suas decisões sem necessidade de procurar a justiça. Desse ponto de vista, o ato administrativo vale como própria "sentença" do juiz. 
d) Autarquia, fundação publica, empresa publica e sociedade de economia mista são órgãos da administração direta. ( SÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ) 
e) Somente por lei especifica, OU SEJA, por lei com esse fim especifico, poderá ser criada autarquia( que tem autonomia administrativa e financeira ) e autorizada a instituição de empresa publica, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo a lei complementar, neste ultimo caso, definir as áreas de atuação. 
6- Julgue as questões abaixo marcando verdadeiro ou falso. 
( V ) a) A responsabilidade das pessoas jurídicas de direito público (União, Estados, Distrito Federal, Municípios, e suas respectivas Autarquias e Fundações Públicas) e das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos (concessionárias e permissionárias) é objetiva. Responsabilidade objetiva é aquela que independe da verificação da ocorrência de dolo ou culpa, denvendo arcar com o prejuízo causado ao particular, ou seja, ao cidadão. 
( V ) b) A responsabilidade dos agentes públicos é regressiva e subjetiva. É regressiva porque, primeiro, as pessoas jurídicas indenizam os prejuízos causados a terceiros, depois, ingressam com AÇÃO REGRESSIVA na justiça contra os agentes (servidores) se estes forem causadores do dano. É subjetiva, porque, o servidor só indenizará prejuízos que tenha causado em caso de dolo ou de culpa. 
( V ) c) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular das suas atribuições, podendo a pena cumular-se, sendo independentes entre si. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte prejuízo ao erário ou a terceiros. A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. 
( V ) d) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição penal que negue a existência do fato (o fato não existiu) ou negue sua autoria (não foi o servidor o autor do fato). VALE DESTACAR que absolvição penal por insuficiência de provas NÃO afasta a responsabilidade administrativa do servidor. Assim, na hipótese de absolvição na esfera penal por insuficiência de provas, mantém-se a punição administrativa. Exemplo: Um policial de serviço é acusado de matar uma pessoa. Em função dessa acusação é instaurado um processo PENAL e ADMINISTRATIVO contra ele. No julgamento do Processo penal o policial é absolvido pois ficou provado que ele não foi o autor do fato, negando a autoria do crime. Neste caso, a sentença penal irá refletir na apuração administrativa, afastando a responsabilidade administrativa do policial. Se o policial já tier sido punido na esfera administrativa, essa punição será anulada.
PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS 
ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) 
( V ) e) Da mesma forma, não haverá responsabilidade do Estado em havendo culpa exclusiva da vítima. No caso de culpa parcial da vítima impõe-se a redução da indenização devida pelo Estado 
7- Com relação as causas excludentes da responsabilidade civil do Estado para não indenizar o dano causado a terceiros, Julgue as questões abaixo marcando verdadeiro ou falso. 
( V ) a) A força maior trata-se de fenômeno natural, absolutamente estranho ao comportamento humano, tal como: chuvas torrenciais, maremotos, secas, ou seja, são eventos da natureza, imprevisíveis e inevitáveis, capazes de causar dano ao particular. 
( V ) b) O caso fortuito é, no sentido exato de sua derivação (acaso, imprevisão, acidente), o caso que não se poderia prever e se mostra superior às forças ou vontade do homem, quando vem, para que seja evitado". 
( V ) c) Outra excludente da responsabilidade estatal é o estado de necessidade, que se verifica diante de situações de perigo iminente, não provocadas pelo agente, tais como guerras e sedições ( motim, revolta), quando se faz necessário um sacrifício do interesse particular 
( V ) d) A culpa da vítima ou de terceiro também excluirá a responsabilidade estatal, pois, havendo prova de que a vítima ou um terceiro agiu com culpa exclusiva na produção do evento danoso, o Estado ficará excluído da responsabilidade de indenizar os danos, por haver uma quebra do nexo de causalidade, pois o Poder Público não pode ser responsabilizado por um fato a que, de qualquer modo, não deu causa. 
( V ) e) Se a culpa da vitima ou de terceiros for parcial no dano causado por servidor publico, o estado ainda assim o Estado pagará uma indenização, MAS COM VALOR REDUZIDO pela participação da vitima na causa do prejuizo.

Weitere ähnliche Inhalte

Kürzlich hochgeladen

ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...azulassessoria9
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Centro Jacques Delors
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxMarcosLemes28
 
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubelaprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubeladrianaguedesbatista
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Centro Jacques Delors
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...azulassessoria9
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022LeandroSilva126216
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...AnaAugustaLagesZuqui
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaCentro Jacques Delors
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa paraAndreaPassosMascaren
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticash5kpmr7w7
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...azulassessoria9
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 

Kürzlich hochgeladen (20)

ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João EudesNovena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
 
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubelaprendizagem significatica, teórico David Ausubel
aprendizagem significatica, teórico David Ausubel
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 

Empfohlen

2024 State of Marketing Report – by Hubspot
2024 State of Marketing Report – by Hubspot2024 State of Marketing Report – by Hubspot
2024 State of Marketing Report – by HubspotMarius Sescu
 
Everything You Need To Know About ChatGPT
Everything You Need To Know About ChatGPTEverything You Need To Know About ChatGPT
Everything You Need To Know About ChatGPTExpeed Software
 
Product Design Trends in 2024 | Teenage Engineerings
Product Design Trends in 2024 | Teenage EngineeringsProduct Design Trends in 2024 | Teenage Engineerings
Product Design Trends in 2024 | Teenage EngineeringsPixeldarts
 
How Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental Health
How Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental HealthHow Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental Health
How Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental HealthThinkNow
 
AI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdf
AI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdfAI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdf
AI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdfmarketingartwork
 
PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024
PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024
PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024Neil Kimberley
 
Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)
Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)
Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)contently
 
How to Prepare For a Successful Job Search for 2024
How to Prepare For a Successful Job Search for 2024How to Prepare For a Successful Job Search for 2024
How to Prepare For a Successful Job Search for 2024Albert Qian
 
Social Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie Insights
Social Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie InsightsSocial Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie Insights
Social Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie InsightsKurio // The Social Media Age(ncy)
 
Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024
Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024
Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024Search Engine Journal
 
5 Public speaking tips from TED - Visualized summary
5 Public speaking tips from TED - Visualized summary5 Public speaking tips from TED - Visualized summary
5 Public speaking tips from TED - Visualized summarySpeakerHub
 
ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd
ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd
ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd Clark Boyd
 
Getting into the tech field. what next
Getting into the tech field. what next Getting into the tech field. what next
Getting into the tech field. what next Tessa Mero
 
Google's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search Intent
Google's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search IntentGoogle's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search Intent
Google's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search IntentLily Ray
 
Time Management & Productivity - Best Practices
Time Management & Productivity -  Best PracticesTime Management & Productivity -  Best Practices
Time Management & Productivity - Best PracticesVit Horky
 
The six step guide to practical project management
The six step guide to practical project managementThe six step guide to practical project management
The six step guide to practical project managementMindGenius
 
Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...
Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...
Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...RachelPearson36
 

Empfohlen (20)

2024 State of Marketing Report – by Hubspot
2024 State of Marketing Report – by Hubspot2024 State of Marketing Report – by Hubspot
2024 State of Marketing Report – by Hubspot
 
Everything You Need To Know About ChatGPT
Everything You Need To Know About ChatGPTEverything You Need To Know About ChatGPT
Everything You Need To Know About ChatGPT
 
Product Design Trends in 2024 | Teenage Engineerings
Product Design Trends in 2024 | Teenage EngineeringsProduct Design Trends in 2024 | Teenage Engineerings
Product Design Trends in 2024 | Teenage Engineerings
 
How Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental Health
How Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental HealthHow Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental Health
How Race, Age and Gender Shape Attitudes Towards Mental Health
 
AI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdf
AI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdfAI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdf
AI Trends in Creative Operations 2024 by Artwork Flow.pdf
 
Skeleton Culture Code
Skeleton Culture CodeSkeleton Culture Code
Skeleton Culture Code
 
PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024
PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024
PEPSICO Presentation to CAGNY Conference Feb 2024
 
Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)
Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)
Content Methodology: A Best Practices Report (Webinar)
 
How to Prepare For a Successful Job Search for 2024
How to Prepare For a Successful Job Search for 2024How to Prepare For a Successful Job Search for 2024
How to Prepare For a Successful Job Search for 2024
 
Social Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie Insights
Social Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie InsightsSocial Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie Insights
Social Media Marketing Trends 2024 // The Global Indie Insights
 
Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024
Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024
Trends In Paid Search: Navigating The Digital Landscape In 2024
 
5 Public speaking tips from TED - Visualized summary
5 Public speaking tips from TED - Visualized summary5 Public speaking tips from TED - Visualized summary
5 Public speaking tips from TED - Visualized summary
 
ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd
ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd
ChatGPT and the Future of Work - Clark Boyd
 
Getting into the tech field. what next
Getting into the tech field. what next Getting into the tech field. what next
Getting into the tech field. what next
 
Google's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search Intent
Google's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search IntentGoogle's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search Intent
Google's Just Not That Into You: Understanding Core Updates & Search Intent
 
How to have difficult conversations
How to have difficult conversations How to have difficult conversations
How to have difficult conversations
 
Introduction to Data Science
Introduction to Data ScienceIntroduction to Data Science
Introduction to Data Science
 
Time Management & Productivity - Best Practices
Time Management & Productivity -  Best PracticesTime Management & Productivity -  Best Practices
Time Management & Productivity - Best Practices
 
The six step guide to practical project management
The six step guide to practical project managementThe six step guide to practical project management
The six step guide to practical project management
 
Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...
Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...
Beginners Guide to TikTok for Search - Rachel Pearson - We are Tilt __ Bright...
 

Direito administrativo simulado de direito administrativo com gabarito comentado pelo prof. major estrela

  • 1. PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) O PRESENTE TRABALHO, NA FORMA DE SIMULADO COM GABARITO COMENTADO PELO PROF. MAJOR ESTRELA, RESUME E DESTACA OS PRINCIPAIS TEMAS SOBRE O DIREITO ADMINISTRATIVO 1- Marque a resposta incorreta a) Legalidade é um principio constitucional em que só é permitido fazer o que a lei autoriza ou permite. Já a moralidade é um principio que esta ligado ao conceito de probidade, honestidade e ética no serviço publico. b) O principio da razoabilidade consiste na proibição de excesso objetivando aferir a compatibilidade entre os meios e os fins. c) Pelo principio da autotutela a administração publica controla seus próprios atos através da anulação e revogação. d) Impessoalidade é um principio constitucional onde a administração publica deve servir a todos sem preferências. Pela publicidade a administração é obrigada a publicar seus atos que transparência onde todos possam tomar conhecimento. e) Finalidade é um principio constitucional do ato administrativo. ( É UM REQUISITO DE VALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO) 2- Marque a resposta incorreta. a) Os poderes da administração publica são classificados em: vinculado, discricionário, vinculado, disciplinar, regulamentar e poder de policia. b) Será vinculado aquele que determina a pratica de determinados atos na forma expressa da lei, sem liberdade de escolha, determinando os elementos e requisitos necessários a sua formalização. Já o discricionário é aquele praticado dentro da conveniência e oportunidade administrativa, com liberdade de escolha, porem dentro dos critérios e limites legais. c) Regulamentar visa a emissão de decretos e regulamentos para complementar, explicitar ou detalhar uma lei, sendo inerentes aos chefes do poder executivo. Em casos excepcionais poderá ser editado decreto autônomo trazendo matéria reservada a lei. ( A SEGUNDA PARTE DA ERRADA, POIS NÃO EXISTE DECRETOS AUTONOMOS COM FORÇA DE LEI ) d) poder de policia é a faculdade da administração publica que limita ou condiciona direitos, liberdades em razão do interesse coletivo ou do próprio Estado. e) Poder hierárquico é aquele que distribui e escalona as funções e cargos de seus órgãos. Enquanto o disciplinar se configura pelo poder de responsabilizar e punir os seus servidores pela falta cometida. Não se deve confundir poder hierárquico com poder disciplinar. 3- Marque a resposta incorreta. a) São requisitos de validade do ato administrativo: motivação ou motivo, objeto, competência, finalidade, forma. Uma forma de memorizar esses requisitos é utilizando a palavra COM FI FO MOB. b) Com relação ao ato administrativo eivado de vicio insanável que o torne ilegal só pode ser anulado pela administração. ( ATO ILEGAL PODE SER ANULADO TANTO PELA ADMINISTRAÇÃO COMO PELO PODER JUDICIARIO. JÁ SE ATO LEGAL, AI SIM
  • 2. PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) SO PODIA SER REVOGADO PELA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. – NÃO CONFUNDA ISSO ) c) Com relação ao ato administrativo eivado de vicio insanável que o torne ilegal pode ser anulado pela administração. Se for sanável o vicio, o ato poderá ser revalidado, refazendo o ato. d) Os vícios insanáveis impedem o aproveitamento e a validação do ato, enquanto os vícios sanáveis possibilitam a convalidação. Tanto os efeitos da anulação dos vícios insanáveis e da convalidação dos vícios sanáveis geram efeitos EX TUNC, ou seja, retroagem. e) O ato administrativo perfeito ou legal só pode ser revogado pela administração, não podendo o poder judiciário analisar o seu mérito e a sua conveniência administrativa, onde os efeitos dessa revogação é EX NUNC, ou seja, não retroagem. Tanto o poder judiciário como a própria administração podem anular um ato administrativo ilegal, gerando efeito EX TUNC. 4- Marque a resposta incorreta. a) O único ato administrativo que pode ser praticado sem o requisito de validade da motivação ou motivo é a exoneração de servidor ocupante de cargo comissionado, sendo este ato discricionário quanto ao motivo, devendo, contudo, atender aos demais requisitos de validade do ato administrativo.. b) Quanto a posição estatal os órgãos públicos se classificam em: independentes, autônomos, superiores e subalternos. c) Os independentes são órgãos primários do Estado, como por exemplo os poderes da republica. Os autônomos são localizados na cúpula da administração, mas abaixo dos independentes e subordinados a eles, como por exemplo ministérios, secretarias, procuradorias dos Estados e Municípios. Os superiores não gozam de autonomia administrativa e financeira, onde sua liberdade funcional se restringe ao planejamento e soluções técnicas, como por exemplo gabinetes, departamentos, coordenadorias. Os subalternos se destinam a execução de serviços de rotina, como por exemplo seções, portarias. d) Descentralização é a distribuição de competências entre órgãos dentro da mesma entidade publica, enquanto desconcentração é a distribuição entre entidades diferentes, repartindo-se a competência. ( ERRADO, POIS A QUESTÃO INVERTEU O CONCEITO. É O CONTRÁRIO ) e) Os agentes públicos se dividem em: agentes políticos ( chefes do poder executivo, membros do poder legislativo, do poder judiciário e do ministério publico ); agentes administrativos ( servidores públicos concursados e ocupantes de cargos temporários, inclusive REDA ); agentes honoríficos ( jurados do tribunal do júri e mesário eleitoral ); agentes delegados ( os leiloeiros, concessionários de obras e serviços públicos ); agentes credenciados. 5- Com relação aos ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO: a) IMPERATIVIDADE ou COERCIBILIDADE significa que atos administrativos são cogentes, ou seja, obriga a todos que se encontrem em seu círculo de incidência, ainda que contrarie interesses privados, porquanto o seu único alvo é o atendimento do interesse coletivo. b) PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE – Trata-se de presunção relativa de que o ato administrativo nasceu em conformidade com as devidas normas legais, tal presunção iuris tantum pode ceder à prova de que o ato não se conformou às regras legais. O ônus da prova de provar que o ato é ilegítimo é do administrado ( do particular ) e não da administração
  • 3. PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) publica, que pode inclusive opor resistência ao seu cumprimento mediante dedução de pleito no Judiciário, ou seja, contestando na Justiça. c) AUTO-EXECUTORIEDADE – É admissão da execução de ofício das decisões administrativas sem intervenção do Poder Judiciário ou seja, a própria administração pode fazer cumprir suas decisões sem necessidade de procurar a justiça. Desse ponto de vista, o ato administrativo vale como própria "sentença" do juiz. d) Autarquia, fundação publica, empresa publica e sociedade de economia mista são órgãos da administração direta. ( SÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ) e) Somente por lei especifica, OU SEJA, por lei com esse fim especifico, poderá ser criada autarquia( que tem autonomia administrativa e financeira ) e autorizada a instituição de empresa publica, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo a lei complementar, neste ultimo caso, definir as áreas de atuação. 6- Julgue as questões abaixo marcando verdadeiro ou falso. ( V ) a) A responsabilidade das pessoas jurídicas de direito público (União, Estados, Distrito Federal, Municípios, e suas respectivas Autarquias e Fundações Públicas) e das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos (concessionárias e permissionárias) é objetiva. Responsabilidade objetiva é aquela que independe da verificação da ocorrência de dolo ou culpa, denvendo arcar com o prejuízo causado ao particular, ou seja, ao cidadão. ( V ) b) A responsabilidade dos agentes públicos é regressiva e subjetiva. É regressiva porque, primeiro, as pessoas jurídicas indenizam os prejuízos causados a terceiros, depois, ingressam com AÇÃO REGRESSIVA na justiça contra os agentes (servidores) se estes forem causadores do dano. É subjetiva, porque, o servidor só indenizará prejuízos que tenha causado em caso de dolo ou de culpa. ( V ) c) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular das suas atribuições, podendo a pena cumular-se, sendo independentes entre si. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte prejuízo ao erário ou a terceiros. A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. ( V ) d) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição penal que negue a existência do fato (o fato não existiu) ou negue sua autoria (não foi o servidor o autor do fato). VALE DESTACAR que absolvição penal por insuficiência de provas NÃO afasta a responsabilidade administrativa do servidor. Assim, na hipótese de absolvição na esfera penal por insuficiência de provas, mantém-se a punição administrativa. Exemplo: Um policial de serviço é acusado de matar uma pessoa. Em função dessa acusação é instaurado um processo PENAL e ADMINISTRATIVO contra ele. No julgamento do Processo penal o policial é absolvido pois ficou provado que ele não foi o autor do fato, negando a autoria do crime. Neste caso, a sentença penal irá refletir na apuração administrativa, afastando a responsabilidade administrativa do policial. Se o policial já tier sido punido na esfera administrativa, essa punição será anulada.
  • 4. PROF. MAJOR ESTRELA. ESTRELA CURSOS E CONCURSOS ONLINE ( WWW.ESTRELACONCURSOS.COM ) ( V ) e) Da mesma forma, não haverá responsabilidade do Estado em havendo culpa exclusiva da vítima. No caso de culpa parcial da vítima impõe-se a redução da indenização devida pelo Estado 7- Com relação as causas excludentes da responsabilidade civil do Estado para não indenizar o dano causado a terceiros, Julgue as questões abaixo marcando verdadeiro ou falso. ( V ) a) A força maior trata-se de fenômeno natural, absolutamente estranho ao comportamento humano, tal como: chuvas torrenciais, maremotos, secas, ou seja, são eventos da natureza, imprevisíveis e inevitáveis, capazes de causar dano ao particular. ( V ) b) O caso fortuito é, no sentido exato de sua derivação (acaso, imprevisão, acidente), o caso que não se poderia prever e se mostra superior às forças ou vontade do homem, quando vem, para que seja evitado". ( V ) c) Outra excludente da responsabilidade estatal é o estado de necessidade, que se verifica diante de situações de perigo iminente, não provocadas pelo agente, tais como guerras e sedições ( motim, revolta), quando se faz necessário um sacrifício do interesse particular ( V ) d) A culpa da vítima ou de terceiro também excluirá a responsabilidade estatal, pois, havendo prova de que a vítima ou um terceiro agiu com culpa exclusiva na produção do evento danoso, o Estado ficará excluído da responsabilidade de indenizar os danos, por haver uma quebra do nexo de causalidade, pois o Poder Público não pode ser responsabilizado por um fato a que, de qualquer modo, não deu causa. ( V ) e) Se a culpa da vitima ou de terceiros for parcial no dano causado por servidor publico, o estado ainda assim o Estado pagará uma indenização, MAS COM VALOR REDUZIDO pela participação da vitima na causa do prejuizo.