SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 15
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE Integração/ Aplicação à realidade  da escola/ biblioteca escolar.  Oportunidades e constrangimentos . Parte IV
 
 
 
 
colaborar com os professores  como? de que forma?
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.1.1. Cooperação da BE com os órgãos pedagógicos de gestão intermédia da escola/agrupamento.   - A BE colabora com os Departamentos Curriculares/Grupos Disciplinares no sentido de conhecer os diferentes currículos e programas de estudo e de se integrar nas suas planificações.   -A BE colabora com os Conselhos de Docentes/Ano/Núcleo e/ou  Turma com o objectivo de conhecer os diferentes projectos curriculares das turmas e de se envolver no planeamento das respectivas actividades, estratégias e recursos.   - A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes no âmbito da actividade lectiva. A.1.2. Parceria da BE com os docentes responsáveis pelas disciplinares (NAC).     A BE programa com os docentes responsáveis o apoio às Áreas deProjecto.   A BE colabora com os docentes das turmas e/ou Directores de Turma na concepção e realização de iniciativas no âmbito da Formação Cívica.   A BE contribui para o enriquecimento do trabalho de Estudo Acompanhado/Apoio ao Estudo, assegurando a inclusão da biblioteca e dos seus recursos nas suas actividades.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades relacionadas com as NAC ou outros projectos de caráctermultidisciplinar.   A .1.3. Articulação da BE com os docentes responsáveis pelos Apoios Educativos.   A BE trabalha com os Serviços de Apoio Educativo (SAE), com o intuito de apoiar os Planos de trabalho dos docentes de Educação Especial e dos responsáveis por outros Apoios Educativos ou Estratégias de Recuperação de alunos.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades de Apoio Educativo.  
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.1.4. Integração da BE no Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (OPTE).   A BE colabora no planeamento e realização de actividades de substituição desenvolvidas no contexto da OPTE.   A utilização da BE é rentabilizada em actividades de estudo, leitura e pesquisa orientada, clubes, uso das TIC ou outras actividades de substituição relacionadas com as  OPTE.   A.1.5 . Colaboração da BE com os docentes na concretização das actividades curriculares desenvolvidas no seu espaço ou tendo por base os seus recursos.   O Plano de Actividades da BE inclui actividades de apoio curricular a turmas/grupos/alunos.   A Equipa da BE auxilia no acompanhamento de grupos/turmas/ alunos em trabalho orientado na BE.   A Equipa da BE participa com o professor em actividades de sala de aula, sempre que solicitado.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades de ensino e de apoio com os alunos.   A BE produz ou colabora com os docentes na produção de materiais didácticos, páginas de Internet, webquests, guiões de pesquisa, orientadores de leitura, maletas pedagógicas, dossiers temáticos, fichas de trabalho e outros materiais formativos e de apoio às diferentes actividades.   A BE divulga os materiais que produz através de sites web, blogs, plataformas de e-learning ou outros instrumentos de difusão.
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE   A A.2.1 . Organização de actividades de formação de utilizadores.   O Plano de Trabalho da BE inclui actividades de formação de utilizadores com turmas/grupos/ alunos e docentes no sentido de promover o valor da BE na escola, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços.   Alunos e professores desenvolvem competências para o uso da biblioteca, revelando um maior nível de autonomia na utilização da BE após as sessões de formação de utilizadores.   A BE produz materiais informativos e/ou lúdicos de apoio A.2.2. Promoção do ensino em contexto de competências de informação. A BE procede, em ligação com os órgãos pedagógicos da Escola/Agrupamento, ao levantamento nos currículos das competências de informação inerentes a cada disciplina/área curricular e nível de estudo, com vista à definição de um currículo de competências transversais adequado a  cada ano de escolaridade. A BE promove a integração, com o apoio dos órgãos de gestão e dos docentes, de um plano para a literacia da informação no Projecto Educativo e Curricular da Escola/Agrupamento e nos Projectos Curriculares das Turmas (decorrente do ponto anterior). A BE propõe um modelo de pesquisa de informação a ser usado por toda a escola. A BE estimula a inserção nas unidades curriculares, Áreas de Projecto, Estudo Acompanhado/ Apoio ao Estudo e outras actividades, do ensino e treino contextualizado de competências de informação. A BE produz e divulga, em colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos de informação pelos alunos. Os elementos da Equipa da BE participam, em cooperação com os docentes, nas actividades de ensino de competências de informação com turmas/grupos/alunos.  
formação TIC
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.2.3.  Promoção das TIC e da Internet como ferramentas de acesso,   produção e comunicação de informação e comorecurso de aprendizagem.   Os projectos escolares da iniciativa da BE ou apoiados por ela, incluem actividades de consulta e produção de informação e de intercâmbio e comunicação através das TIC. A BE organiza e participa em actividades de formação para docentes e alunos no domínio da literacia digital. A equipa da BE apoia os utilizadores na selecção e utilização de recursos electrónicos e media de acordo com as suas necessidades. A BE colabora na concepção e dinamização de actividades de educação para e com os media. A BE produz, em colaboração com os docentes, materiais informativos e de apoio à adequada utilização da Internet (guiões de pesquisa, grelhas de avaliação de sites, listas de apontadores, guias de  procedimentos, etc.).
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE serviço da promoção da leitura
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE B.1  Trabalho da BE  ao serviço da promoção da leitura  variada e adequada aos gostos e interesses de informação dos utilizadores.   A BE desenvolve, de forma sistemática, actividades no âmbito da promoção da leitura.   A BE organiza sessões de leitura, de reconto ou outras que associem diferentes formas de leitura, de escrita ou de comunicação com o objectivo de promover o gosto pela leitura.   A BE incentiva a leitura informativa, com fins recreativos ou direccionada a projectos ou actividades formativas ou curriculares.   A BE explora contextos inter e transdisciplinares e associa um conjunto diversificado de actividades à leitura com o objectivo de desenvolver a oralidade, a escrita e as restantes literacias associadas ao acto de ler.   A BE promove encontros com escritores ou outros eventos culturais que aproximem os alunos dos livros ou de outros materiais/ ambientes e incentivem o gosto pela leitura.   A BE promove a articulação da leitura com os diferentes domínios curriculares, com os docentes, com a Biblioteca Pública ou com outras instituições.   A leitura em ambientes digitais é incentivada e as possibilidades facultadas pela WEB como o hipertexto, o e-mail, blogs, wikis, slideshare, youtube… são exploradas.   Ao uso destes ambientes são, nalguns casos, associadas, em contexto, a acções formativas que dotem os utilizadores das competências críticas e operacionais necessárias.   A BE procura estar informada relativamente às linhas de orientação e actividades propostas pelo Plano Nacional de Leitura.
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE B.2  Trabalho articulado da BE com departamentos e docentes e com o exterior, no âmbito da leitura   A leitura e as literacias constam como meta no Projecto Educativo e curricular de Escola/ agrupamento, em articulação com a BE. A BE promove a discussão conjunta sobre a importância da leitura na formação pessoal e no sucesso educativo. A BE trabalha articuladamente com docentes e departamentos na implementação de estratégias/ planos de trabalho para promoção da leitura por prazer (ficção e não ficção). A família e/ou outros membros da comunidade são envolvidos em projectos ou actividades nesta área. A BE difunde informação sobre livros e autores, organiza guiões de leitura, bibliografias e outros materiais de apoio relacionados com matérias de interesse curricular ou formativo. A BE colabora activamente com os docentes na construção de estratégias que melhorem as competências dos alunos ao nível da leitura e das literacias. A BE promove e participa na criação de instrumentos de apoio a actividades de leitura e de escrita/ produção de informação em diferentes ambientes: jornais, blogs, newsletter, webquests, wikis, etc. A BE conhece as linhas de orientação definidas pelo Plano Nacional de Leitura e desenvolve acções e articula actividades com os docentes, no sentido de promover a leitura.
AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE Ler- Saber-Fazer  ou  Ler-Conhecer-Fazer…

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Plano de auto avaliação def20nov2
Plano de auto  avaliação def20nov2Plano de auto  avaliação def20nov2
Plano de auto avaliação def20nov2
culturalmente
 
Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]
Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]
Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]
Teresa Semedo
 
Plano de acção quadrienio13 17
Plano de acção quadrienio13 17Plano de acção quadrienio13 17
Plano de acção quadrienio13 17
florinda almeida
 
Apresentação cp síntese mabe
Apresentação cp   síntese mabeApresentação cp   síntese mabe
Apresentação cp síntese mabe
becresforte
 
O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...
O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...
O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...
Odete Almeida
 
Plano de actividades 2010 2011
Plano de actividades 2010 2011Plano de actividades 2010 2011
Plano de actividades 2010 2011
fbritol10
 

Was ist angesagt? (17)

Tabela sessao mod._esc...
Tabela sessao mod._esc...Tabela sessao mod._esc...
Tabela sessao mod._esc...
 
4ª tarefa
4ª tarefa4ª tarefa
4ª tarefa
 
Plano de auto avaliação def20nov2
Plano de auto  avaliação def20nov2Plano de auto  avaliação def20nov2
Plano de auto avaliação def20nov2
 
Workshop parte III
Workshop parte IIIWorkshop parte III
Workshop parte III
 
Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]
Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]
Oficina%20 Forma%C3%87%C3%83 O%20 %20 Teresa%20 Semedo[1]
 
Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2013/2014
Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2013/2014Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2013/2014
Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2013/2014
 
Plano de acção quadrienio13 17
Plano de acção quadrienio13 17Plano de acção quadrienio13 17
Plano de acção quadrienio13 17
 
Plano atividades 14 15
Plano atividades 14 15Plano atividades 14 15
Plano atividades 14 15
 
PABE - Plano de Ação da Biblioteca da Escola D. João II - ano letivo 13 14
PABE - Plano de Ação da Biblioteca da Escola D. João II - ano letivo 13 14PABE - Plano de Ação da Biblioteca da Escola D. João II - ano letivo 13 14
PABE - Plano de Ação da Biblioteca da Escola D. João II - ano letivo 13 14
 
Grelha paa be
Grelha paa beGrelha paa be
Grelha paa be
 
Paa global
Paa   globalPaa   global
Paa global
 
Pb trabalhosunid1
Pb trabalhosunid1Pb trabalhosunid1
Pb trabalhosunid1
 
Apresentação cp síntese mabe
Apresentação cp   síntese mabeApresentação cp   síntese mabe
Apresentação cp síntese mabe
 
Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar
Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar
Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar
 
Paa 2014 2015-bibliotecas_escolares
Paa 2014 2015-bibliotecas_escolaresPaa 2014 2015-bibliotecas_escolares
Paa 2014 2015-bibliotecas_escolares
 
O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...
O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...
O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologia de operacio...
 
Plano de actividades 2010 2011
Plano de actividades 2010 2011Plano de actividades 2010 2011
Plano de actividades 2010 2011
 

Ähnlich wie Workshop parte IV

Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_
Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_
Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_
candidamatos
 
ApresentaçãO Cp E Projectos
ApresentaçãO Cp E ProjectosApresentaçãO Cp E Projectos
ApresentaçãO Cp E Projectos
eva.fabia
 
Tabela análise à situação da be
Tabela   análise à situação da beTabela   análise à situação da be
Tabela análise à situação da be
isabelsilvareis
 
Tabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da Be
Tabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da BeTabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da Be
Tabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da Be
anamariabpalma
 
O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)
O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)
O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)
Teresa Gonçalves
 
Níveis de articulação da be com a escola 2
Níveis de articulação da be com a escola 2Níveis de articulação da be com a escola 2
Níveis de articulação da be com a escola 2
Luisa Fadista
 
Tabela trabalho 1-forum_2
Tabela trabalho 1-forum_2Tabela trabalho 1-forum_2
Tabela trabalho 1-forum_2
bibliotecap
 
Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar
Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar  Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar
Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar
Cláudio
 
Plano de acção
Plano de acçãoPlano de acção
Plano de acção
gracabib
 
Plano de acção
Plano de acçãoPlano de acção
Plano de acção
gracabib
 
Sessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escola
Sessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escolaSessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escola
Sessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escola
Virginia Sousa
 
ApresentaçãO Maabe Ao Cp
ApresentaçãO Maabe Ao CpApresentaçãO Maabe Ao Cp
ApresentaçãO Maabe Ao Cp
Isabel Martins
 
Tabela D1 Ana Soares
Tabela D1 Ana SoaresTabela D1 Ana Soares
Tabela D1 Ana Soares
guestbfb743
 
Plano de acção ave leça-santa cruz do bispo
Plano de acção ave leça-santa cruz do bispoPlano de acção ave leça-santa cruz do bispo
Plano de acção ave leça-santa cruz do bispo
Biblioleca
 

Ähnlich wie Workshop parte IV (19)

Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_
Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_
Tabela sessao mod._escola-_trab_1_1_
 
ApresentaçãO Cp E Projectos
ApresentaçãO Cp E ProjectosApresentaçãO Cp E Projectos
ApresentaçãO Cp E Projectos
 
Tabela análise à situação da be
Tabela   análise à situação da beTabela   análise à situação da be
Tabela análise à situação da be
 
Tabela sessao mod._esc...
Tabela sessao mod._esc...Tabela sessao mod._esc...
Tabela sessao mod._esc...
 
Paa
PaaPaa
Paa
 
Tabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da Be
Tabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da BeTabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da Be
Tabela D1.Modelo De Auto AvaliaçãO Da Be
 
O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)
O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)
O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)
 
Níveis de articulação da be com a escola 2
Níveis de articulação da be com a escola 2Níveis de articulação da be com a escola 2
Níveis de articulação da be com a escola 2
 
Tabela D 1
Tabela D 1Tabela D 1
Tabela D 1
 
Tabela trabalho 1-forum_2
Tabela trabalho 1-forum_2Tabela trabalho 1-forum_2
Tabela trabalho 1-forum_2
 
Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar
Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar  Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar
Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar
 
PAA BECRE 2013.2014 agrupamento de escolas josé Silvestre Ribeiro
PAA BECRE  2013.2014 agrupamento de escolas josé Silvestre RibeiroPAA BECRE  2013.2014 agrupamento de escolas josé Silvestre Ribeiro
PAA BECRE 2013.2014 agrupamento de escolas josé Silvestre Ribeiro
 
Plano de acção
Plano de acçãoPlano de acção
Plano de acção
 
Plano de acção
Plano de acçãoPlano de acção
Plano de acção
 
Sessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escola
Sessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escolaSessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escola
Sessao 3 trabalho 2 maabe no contexto da escola
 
ApresentaçãO Maabe Ao Cp
ApresentaçãO Maabe Ao CpApresentaçãO Maabe Ao Cp
ApresentaçãO Maabe Ao Cp
 
Ppt Mav SessãO3
Ppt Mav SessãO3Ppt Mav SessãO3
Ppt Mav SessãO3
 
Tabela D1 Ana Soares
Tabela D1 Ana SoaresTabela D1 Ana Soares
Tabela D1 Ana Soares
 
Plano de acção ave leça-santa cruz do bispo
Plano de acção ave leça-santa cruz do bispoPlano de acção ave leça-santa cruz do bispo
Plano de acção ave leça-santa cruz do bispo
 

Mehr von esperancasantos

Análise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modeloAnálise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modelo
esperancasantos
 
Análise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modeloAnálise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modelo
esperancasantos
 
sessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentario
sessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentariosessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentario
sessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentario
esperancasantos
 
Resposta tarefa 1 sessão7_enviar
Resposta tarefa 1 sessão7_enviarResposta tarefa 1 sessão7_enviar
Resposta tarefa 1 sessão7_enviar
esperancasantos
 
Documentos p evidências
Documentos p evidênciasDocumentos p evidências
Documentos p evidências
esperancasantos
 
Tarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviarTarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviar
esperancasantos
 
Tarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviarTarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviar
esperancasantos
 
Resposta enviar intro-e-guia-aval-5_nov2010
Resposta  enviar  intro-e-guia-aval-5_nov2010Resposta  enviar  intro-e-guia-aval-5_nov2010
Resposta enviar intro-e-guia-aval-5_nov2010
esperancasantos
 
Minha resposta: metodologias de operacionalização
Minha resposta:  metodologias de operacionalizaçãoMinha resposta:  metodologias de operacionalização
Minha resposta: metodologias de operacionalização
esperancasantos
 
Resposta plano avaliacao
Resposta plano avaliacaoResposta plano avaliacao
Resposta plano avaliacao
esperancasantos
 
Resposta plano avaliacao_reformulação_p enviar
Resposta plano avaliacao_reformulação_p enviarResposta plano avaliacao_reformulação_p enviar
Resposta plano avaliacao_reformulação_p enviar
esperancasantos
 
Resposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotesc
Resposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotescResposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotesc
Resposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotesc
esperancasantos
 

Mehr von esperancasantos (20)

Sessão7 reflexao
Sessão7 reflexaoSessão7 reflexao
Sessão7 reflexao
 
Sessão 6 reflexao
Sessão 6 reflexaoSessão 6 reflexao
Sessão 6 reflexao
 
Sessão 6 reflexao
Sessão 6 reflexaoSessão 6 reflexao
Sessão 6 reflexao
 
Sessão 5 reflexao
Sessão 5 reflexaoSessão 5 reflexao
Sessão 5 reflexao
 
Sessão 4 reflexao
Sessão 4 reflexaoSessão 4 reflexao
Sessão 4 reflexao
 
Sessão 3 reflexao
Sessão 3 reflexaoSessão 3 reflexao
Sessão 3 reflexao
 
Sessão 2 reflexão
Sessão 2  reflexãoSessão 2  reflexão
Sessão 2 reflexão
 
Análise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modeloAnálise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modelo
 
Análise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modeloAnálise crítica e pessoal ao modelo
Análise crítica e pessoal ao modelo
 
sessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentario
sessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentariosessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentario
sessão 7-Resposta tarefa 2 analise_comentario
 
Resposta tarefa 1 sessão7_enviar
Resposta tarefa 1 sessão7_enviarResposta tarefa 1 sessão7_enviar
Resposta tarefa 1 sessão7_enviar
 
Documentos p evidências
Documentos p evidênciasDocumentos p evidências
Documentos p evidências
 
Tarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviarTarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviar
 
Tarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviarTarefa 1 sessão6 enviar
Tarefa 1 sessão6 enviar
 
Resposta enviar intro-e-guia-aval-5_nov2010
Resposta  enviar  intro-e-guia-aval-5_nov2010Resposta  enviar  intro-e-guia-aval-5_nov2010
Resposta enviar intro-e-guia-aval-5_nov2010
 
Minha resposta: metodologias de operacionalização
Minha resposta:  metodologias de operacionalizaçãoMinha resposta:  metodologias de operacionalização
Minha resposta: metodologias de operacionalização
 
Resposta plano avaliacao
Resposta plano avaliacaoResposta plano avaliacao
Resposta plano avaliacao
 
Resposta plano avaliacao_reformulação_p enviar
Resposta plano avaliacao_reformulação_p enviarResposta plano avaliacao_reformulação_p enviar
Resposta plano avaliacao_reformulação_p enviar
 
Critica
Critica Critica
Critica
 
Resposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotesc
Resposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotescResposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotesc
Resposta tarefa 1 power-point_modelo_auto-avaliacao_bibliotesc
 

Workshop parte IV

  • 1. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE Integração/ Aplicação à realidade da escola/ biblioteca escolar. Oportunidades e constrangimentos . Parte IV
  • 2.  
  • 3.  
  • 4.  
  • 5.  
  • 6. colaborar com os professores como? de que forma?
  • 7. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.1.1. Cooperação da BE com os órgãos pedagógicos de gestão intermédia da escola/agrupamento.   - A BE colabora com os Departamentos Curriculares/Grupos Disciplinares no sentido de conhecer os diferentes currículos e programas de estudo e de se integrar nas suas planificações.   -A BE colabora com os Conselhos de Docentes/Ano/Núcleo e/ou Turma com o objectivo de conhecer os diferentes projectos curriculares das turmas e de se envolver no planeamento das respectivas actividades, estratégias e recursos.   - A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes no âmbito da actividade lectiva. A.1.2. Parceria da BE com os docentes responsáveis pelas disciplinares (NAC).     A BE programa com os docentes responsáveis o apoio às Áreas deProjecto.   A BE colabora com os docentes das turmas e/ou Directores de Turma na concepção e realização de iniciativas no âmbito da Formação Cívica.   A BE contribui para o enriquecimento do trabalho de Estudo Acompanhado/Apoio ao Estudo, assegurando a inclusão da biblioteca e dos seus recursos nas suas actividades.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades relacionadas com as NAC ou outros projectos de caráctermultidisciplinar.   A .1.3. Articulação da BE com os docentes responsáveis pelos Apoios Educativos.   A BE trabalha com os Serviços de Apoio Educativo (SAE), com o intuito de apoiar os Planos de trabalho dos docentes de Educação Especial e dos responsáveis por outros Apoios Educativos ou Estratégias de Recuperação de alunos.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades de Apoio Educativo.  
  • 8. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.1.4. Integração da BE no Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (OPTE).   A BE colabora no planeamento e realização de actividades de substituição desenvolvidas no contexto da OPTE.   A utilização da BE é rentabilizada em actividades de estudo, leitura e pesquisa orientada, clubes, uso das TIC ou outras actividades de substituição relacionadas com as OPTE.   A.1.5 . Colaboração da BE com os docentes na concretização das actividades curriculares desenvolvidas no seu espaço ou tendo por base os seus recursos.   O Plano de Actividades da BE inclui actividades de apoio curricular a turmas/grupos/alunos.   A Equipa da BE auxilia no acompanhamento de grupos/turmas/ alunos em trabalho orientado na BE.   A Equipa da BE participa com o professor em actividades de sala de aula, sempre que solicitado.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades de ensino e de apoio com os alunos.   A BE produz ou colabora com os docentes na produção de materiais didácticos, páginas de Internet, webquests, guiões de pesquisa, orientadores de leitura, maletas pedagógicas, dossiers temáticos, fichas de trabalho e outros materiais formativos e de apoio às diferentes actividades.   A BE divulga os materiais que produz através de sites web, blogs, plataformas de e-learning ou outros instrumentos de difusão.
  • 9. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE   A A.2.1 . Organização de actividades de formação de utilizadores.   O Plano de Trabalho da BE inclui actividades de formação de utilizadores com turmas/grupos/ alunos e docentes no sentido de promover o valor da BE na escola, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços.   Alunos e professores desenvolvem competências para o uso da biblioteca, revelando um maior nível de autonomia na utilização da BE após as sessões de formação de utilizadores.   A BE produz materiais informativos e/ou lúdicos de apoio A.2.2. Promoção do ensino em contexto de competências de informação. A BE procede, em ligação com os órgãos pedagógicos da Escola/Agrupamento, ao levantamento nos currículos das competências de informação inerentes a cada disciplina/área curricular e nível de estudo, com vista à definição de um currículo de competências transversais adequado a cada ano de escolaridade. A BE promove a integração, com o apoio dos órgãos de gestão e dos docentes, de um plano para a literacia da informação no Projecto Educativo e Curricular da Escola/Agrupamento e nos Projectos Curriculares das Turmas (decorrente do ponto anterior). A BE propõe um modelo de pesquisa de informação a ser usado por toda a escola. A BE estimula a inserção nas unidades curriculares, Áreas de Projecto, Estudo Acompanhado/ Apoio ao Estudo e outras actividades, do ensino e treino contextualizado de competências de informação. A BE produz e divulga, em colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos de informação pelos alunos. Os elementos da Equipa da BE participam, em cooperação com os docentes, nas actividades de ensino de competências de informação com turmas/grupos/alunos.  
  • 11. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.2.3. Promoção das TIC e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e comorecurso de aprendizagem.   Os projectos escolares da iniciativa da BE ou apoiados por ela, incluem actividades de consulta e produção de informação e de intercâmbio e comunicação através das TIC. A BE organiza e participa em actividades de formação para docentes e alunos no domínio da literacia digital. A equipa da BE apoia os utilizadores na selecção e utilização de recursos electrónicos e media de acordo com as suas necessidades. A BE colabora na concepção e dinamização de actividades de educação para e com os media. A BE produz, em colaboração com os docentes, materiais informativos e de apoio à adequada utilização da Internet (guiões de pesquisa, grelhas de avaliação de sites, listas de apontadores, guias de procedimentos, etc.).
  • 12. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE serviço da promoção da leitura
  • 13. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE B.1 Trabalho da BE ao serviço da promoção da leitura variada e adequada aos gostos e interesses de informação dos utilizadores.   A BE desenvolve, de forma sistemática, actividades no âmbito da promoção da leitura.   A BE organiza sessões de leitura, de reconto ou outras que associem diferentes formas de leitura, de escrita ou de comunicação com o objectivo de promover o gosto pela leitura.   A BE incentiva a leitura informativa, com fins recreativos ou direccionada a projectos ou actividades formativas ou curriculares.   A BE explora contextos inter e transdisciplinares e associa um conjunto diversificado de actividades à leitura com o objectivo de desenvolver a oralidade, a escrita e as restantes literacias associadas ao acto de ler.   A BE promove encontros com escritores ou outros eventos culturais que aproximem os alunos dos livros ou de outros materiais/ ambientes e incentivem o gosto pela leitura.   A BE promove a articulação da leitura com os diferentes domínios curriculares, com os docentes, com a Biblioteca Pública ou com outras instituições.   A leitura em ambientes digitais é incentivada e as possibilidades facultadas pela WEB como o hipertexto, o e-mail, blogs, wikis, slideshare, youtube… são exploradas.   Ao uso destes ambientes são, nalguns casos, associadas, em contexto, a acções formativas que dotem os utilizadores das competências críticas e operacionais necessárias.   A BE procura estar informada relativamente às linhas de orientação e actividades propostas pelo Plano Nacional de Leitura.
  • 14. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE B.2 Trabalho articulado da BE com departamentos e docentes e com o exterior, no âmbito da leitura   A leitura e as literacias constam como meta no Projecto Educativo e curricular de Escola/ agrupamento, em articulação com a BE. A BE promove a discussão conjunta sobre a importância da leitura na formação pessoal e no sucesso educativo. A BE trabalha articuladamente com docentes e departamentos na implementação de estratégias/ planos de trabalho para promoção da leitura por prazer (ficção e não ficção). A família e/ou outros membros da comunidade são envolvidos em projectos ou actividades nesta área. A BE difunde informação sobre livros e autores, organiza guiões de leitura, bibliografias e outros materiais de apoio relacionados com matérias de interesse curricular ou formativo. A BE colabora activamente com os docentes na construção de estratégias que melhorem as competências dos alunos ao nível da leitura e das literacias. A BE promove e participa na criação de instrumentos de apoio a actividades de leitura e de escrita/ produção de informação em diferentes ambientes: jornais, blogs, newsletter, webquests, wikis, etc. A BE conhece as linhas de orientação definidas pelo Plano Nacional de Leitura e desenvolve acções e articula actividades com os docentes, no sentido de promover a leitura.
  • 15. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE Ler- Saber-Fazer ou Ler-Conhecer-Fazer…