SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 8
Downloaden Sie, um offline zu lesen
Diferenças entre o "Modelo Hipocrático, Energético, Holístico, Natural e Homeopático" e o "Modelo alopático e químico da doença”. 
Monografia apresentada à Disciplina Ciências da Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa. 
Área: Ciências Homeopáticas 
Orientadores: José Alberto Moreno 
Eliete Fagundes 
Virgínia Stefanichen 
Autor: Eduardo Egisto 
Indaiatuba 
2013 
Universidade Federal de Viçosa 
Indaiatuba – SP 
Ciências Homeopáticas
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia – pág. 2 
Autor 
Eduardo Egisto Grosso Junior – 134476 
Capa 
Foto: “Botânica Homeopática” 
http://www.googole.com.br/images – 2013 
Agradecimentos 
Agradeço aos Mestres Eliete Fagundes e José Moreno, que concederam a oportunidade de iniciar meu maior sonho e realizar este estudo dirigido à minha formação profissional. Obrigado. 
Pensamento 
“Todos nascem sem saber... Todos partem sem saber tudo... O quanto cabe cada um saber? A condição de cada indivíduo não se mede pelo quanto ele sabe, mas sim pelo quanto ele usa do que sabe.” 
Resumo 
Estudar e conhecer a filosofia energética são o início do despertar e da cura do indivíduo. Discutir e promover o assunto abordado numa visão crítica e imparcial, verificando os princípios éticos e humanistas do sistema. A conclusão deste trabalho requer diferenciar as escolas existentes tanto homeopáticas, energéticas e holísticas como alopáticas. 
Abstract 
Study and know the philosophy energy are the beginning of the awakening and healing of the individual. Discuss and promote the subject matter in a critical and impartial checking the ethical and humanistic system. The conclusion of this work requires differentiating existing schools both homeopathic and allopathic and holistic energy. 
Palavras Chave: Homeopatia | Homeopathic | Medicina Energética | Hipocrática | Galênica
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia – pág. 3 
Sumário 
Autor | Capa | Agradecimentos | Pensamento | Resumo | Abstract 02 
Introdução 04 
Diferenças entre o "Modelo Hipocrático, Energético, Holístico, Natural e Homeopático" e o "Modelo alopático 
e químico da doença” 05 
Bibliografia 08
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia – pág. 4 
Introdução 
Linha de Raciocínio – Início do Despertar 
Medicina Energética não é religião, embora tenha seu misticismo. Soa como alternativo, holístico, natural, hipocrático ou qualquer outro nome que se dá quando não é oficial, quando os princípios galênicos, de uma forma cruel, passa a foice do doce conhecimento da alma, da pura energia divina, da matéria escura, da exoneração de cima para baixo, de dentro para fora. 
O homem ao longo dos tempos perdeu seu senso de orientação natural, seu eixo cósmico. Espanta-me saber quando um cientista ou um físico é citado nos noticiários associando descobertas do universo de forma científica, cética. 
Esta busca por respostas “alopáticas” faz com que o indivíduo se perca no seu verdadeiro eu, na sua essência divina, no seu chamado universal. 
Estamos numa era que o chamado de volta para casa esta vibrando nos corações dos despertados, mas para isso precisamos da purificação de todos os nossos corpos, seja eles visíveis ou não. 
Eu muitas vezes questionei a existência de Deus, a existência de uma figura divina. Minha conclusão sobre o assunto veio quando estava com uma dor insuportável na coluna, entre L4 e L5. Fechei os olhos e pedi para que aquela dor fosse embora. Instantes depois eu senti uma explosão na minha cabeça que desceu até o ponto da dor. Uma luz branca esverdeada irradiando entre as vértebras e saindo um pouco acima do umbigo. Se eu estava em posição cifótica, com dor, como eu vi essa luz, entrando na glabela, passando pela região occipital e descendo pela coluna espinal até a L5? Foi a primeira vez que vi de forma física, a energia do pensamento. Foi ai que deu origem a muitas explicações sobre tudo. Formei minhas opiniões sobre o universo ser o corpo de Deus, a matéria escura ser o sangue de Deus e nossos planetas serem células de Deus, portanto somos a unidade ribossômica de Deus. 
Hoje, depois de iniciar os estudos homeopáticos, pude entender o poder da dinamização. Se formos seres perfeitos, de luz, DNA de Deus, o que uma essência homeopática dinamizada faz em nosso corpo? Imagina isso agora em que proporção para chegar até a consciência de Deus?
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia – pág. 5 
Monografia Proposta 
Diferenças entre o "Modelo Hipocrático, Energético, Holístico, Natural, Homeopático" e o "Modelo alopático e químico da doença” 
Citarei de forma cronológica as escolas solicitadas, o objetivo é dispor a todos os despertados, as correntes de sabedoria. 
Apenas podemos utilizar argumentos para fatos conhecidos. O que desconhecemos sabemos através da intuição, mas para isso é fundamental estarmos conectamos com o universo. 
Medicina Hipocrática ou Energética, sua origem se deu na Escola de Cós onde suas filosofias eram voltadas para o homem e suas essências Humanísticas e Vitalistas. 
Medicina Galênica ou Oficial originou-se na Escola de Cenido, onde seus preceitos eram Organicistas, Materialistas, o homem e o que ele aparentava em seu exterior. 
Hipócrates foi o defensor da Escola energética, onde pôde defender a medicina do doente, a medicina do indivíduo como um todo, o indivíduo interligado em toda sua divindade (alma e corpo). 
Galeno defendia a Escola da doença, desprezando a energia vital, focando na região da dor, não na sua origem. 
As duas Escolas são prescritas até os dias de hoje, onde o foco da Hipocrática é a cura iniciando-se pelos corpos energéticos até chegar ao físico, na cura do indivíduo como um todo. Já na Galênica a alopatia foca exclusivamente na região afetada, inibindo a real doença do ser. 
Falar em Medicina Energética é falar literalmente em Homeopatia, pois é um remédio completo que cura todos os corpos, planos e estágios do indivíduo. 
Christian Friedrich Samuel Hahnemann ficou inicialmente conhecido por traduzir literaturas médicas e resenhá-las. Em uma das suas traduções médicas (Matérias Médicas de Cullen), debateu o autor dizendo que a quinina curava a malária não pelo seu sabor amargo, mas pelo efeito que ela
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia – pág. 6 
desencadeia no corpo humano. Iniciando seus estudos homeopáticos, onde teve um prelúdio da Lei do Semelhante, seu Simillimum. 
Grandes nomes da Medicina Homeopática como Kent, Clarke, Nash e Bönninghausen, seguem a filosofia Hahnemanniana, ou parte dela. 
Para expressarmos a diferença entre um medicamento alopático de um homeopático, usamos a Lei de Arndt-Schultz, onde um estímulo químico forte gera uma baixa energia vital e, por conseguinte, um estímulo químico fraco gera uma alta energia vital. 
Fundamentando a corrente Hipocrática, citamos Hering e seus 4 preceitos: As Leis de Hering. 
1. A cura do Indivíduo se processa do interior para o exterior; 
2. A cura se processa de cima para baixo; 
3. A cura se processa dos órgãos de maior hierarquia para os de menor hierarquia; 
4. A cura se processa primeiro nas doenças mais novas, para depois agir nas doenças mais antigas. 
Os níveis vibratórios do indivíduo geram campos de frequências. Estimulando um indivíduo de forma positiva, essas frequências vibram em ressonâncias magnéticas, verdadeiros campos de energia. Quanto maior a frequência, maior é a ressonância, mudando o padrão vibratório dos corpos sutis do indivíduo, trazendo a cura total e a energia em sua volta. 
Estamos falando em alterar de forma física e mental, tudo que nos cercam. Nosso campo energético se torna um imã para coisas positivas e inicia-se um processo de limpeza astral permanente. A partir deste momento, você começa a curar pelo simples fato do indivíduo entrar em seu campo energético. Isso explica porque nos sentimos bem, estando com algumas pessoas e repulsa por outras. 
Imaginamos quantas sinapses fizemos neste momento em apenas ler este parágrafo? Imagine agora usar esta energia elétrica que foi gerada em um estímulo positivo? Com isso podemos explicar as ondas de pensamentos e curas a distância. Cada pensamento é uma energia física que é emanada do seu próprio ser. Portanto somos responsáveis por tornarmos nosso mundo melhor. Usemos nossa poderosa energia de forma positiva.
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia – pág. 7 
O que seria de nós se tudo que pensássemos se materializasse instantaneamente? Cada ser é único e reage de um modo. Ter a concepção de que sabemos o que é melhor para alguém é interferir em seu livre arbítrio. Por isso temos que buscar o equilíbrio energético para o indivíduo ter clareza de pensamentos. Alcançando esta etapa, sua vibração se torna positiva. 
Por isso temos a chance de estudarmos os estímulos energéticos e alcançarmos a cura de mais alta hierarquia. Assim reequilibrando seus centros energéticos, os chacras ou rodas de luz, fazem que a conexão com seus corpos sutis sejam mais apurados, assim nossa energia vital entra em homeostasia. 
Vamos tornar o processo de cura do inconsciente para o consciente. Vamos reestabelecer a conexão do indivíduo com o todo, com a natureza, com o universo. Somos parte de um todo e o todo habita dentro de nós. Temos sete corpos superiores: 
 Sthula sharira – Corpo Físico; 
 Prâna – Corpo vital; 
 Linga sharira – Corpo astral; 
 Kâma rupa – Corpo emocional; 
 Manas – Nossa Alma Humana; 
 Budhi – Nossa Alma Divina; 
 Atman - O raio do Absoluto, nossa Essência Divina; 
Temos entre os corpos os cordões que ligam o físico com o espiritual e o espiritual com o absoluto, que são os cordões de prata e o de ouro. Muitos tiveram a experiência da viagem astral, e essa prazerosa experiência se dá apenas pela presença do cordão de prata, pois sem ele, não retornaríamos para o nosso corpo físico. 
Tive a honra e oportunidade de vivenciar desde criança, dos processos filosóficos da maioria das escolas de medicina holística. Aprendi de forma carinhosa o processo de cuidar. Minha mãe, Fatima Regina Tuchiama, meu obrigado.
Universidade Federal de Viçosa – UFV 
Homeopatia 
Homeopatia – pág. 8 
Bibliografia 
1. MORENO, José Alberto. Medicina Energética. Belo Horizonte: 2011, 6ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 
2. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Sistema Integrado de Bibliotecas. Manual de normas para trabalhos técnico- científicos: de acordo com as normas da ABNT. 2010. Disponível em: <http://www.pucpr.br/biblioteca/normas.php>. Acesso em: 29 de setembro de 2012. 
3. TURATO, Egberto. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de estudo. São Paulo: Revista Saúde Pública, 2005.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13João Caputo
 
Curso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, Cromoterapia
Curso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, CromoterapiaCurso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, Cromoterapia
Curso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, CromoterapiaProf. Oswaldo Galvão Filho
 
1ª aula teorica história 2015.2
1ª aula teorica    história 2015.21ª aula teorica    história 2015.2
1ª aula teorica história 2015.2ramonfarma
 
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismoRoberto Mac
 
Doença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocuraDoença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocuraVictor Passos
 
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativaFlorais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativaFilosofo cultural
 
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a PsicossomáticaA relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a PsicossomáticaRenata Pudo
 
Princípios filosóficos do ayurveda
Princípios filosóficos do ayurvedaPrincípios filosóficos do ayurveda
Princípios filosóficos do ayurvedaMichele Pó
 
energia aura e chacras
energia aura e chacrasenergia aura e chacras
energia aura e chacrascarol brandao
 
Cromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoCromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoMedchi
 

Was ist angesagt? (20)

Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13Cromoterapia 01 13
Cromoterapia 01 13
 
aap1
aap1aap1
aap1
 
Medicina tibetana 8
Medicina tibetana 8Medicina tibetana 8
Medicina tibetana 8
 
Auriculoterapia lar 02
Auriculoterapia lar   02Auriculoterapia lar   02
Auriculoterapia lar 02
 
Curso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, Cromoterapia
Curso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, CromoterapiaCurso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, Cromoterapia
Curso de Cromoterapia, Terapia Complementar, Cores, Cromoterapia
 
1ª aula teorica história 2015.2
1ª aula teorica    história 2015.21ª aula teorica    história 2015.2
1ª aula teorica história 2015.2
 
Apresentação ma 4
Apresentação ma 4Apresentação ma 4
Apresentação ma 4
 
Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.
Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.
Apostila do Sistema de Compostos Florais Luz de Maria.
 
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo( Espiritismo)   # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
( Espiritismo) # - gilson freire - homeopatia e espiritismo
 
Doença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocuraDoença – a cura – a autocura
Doença – a cura – a autocura
 
AAP2
AAP2AAP2
AAP2
 
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativaFlorais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
Florais e tinturas brasileiras – medicina alternativa
 
Wing chun
Wing chun Wing chun
Wing chun
 
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a PsicossomáticaA relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
A relação da dor com a Medicina Chinesa e a Psicossomática
 
CROMOTERAPIA
CROMOTERAPIACROMOTERAPIA
CROMOTERAPIA
 
Bexiga
Bexiga Bexiga
Bexiga
 
Apresentação ma 2
Apresentação ma 2Apresentação ma 2
Apresentação ma 2
 
Princípios filosóficos do ayurveda
Princípios filosóficos do ayurvedaPrincípios filosóficos do ayurveda
Princípios filosóficos do ayurveda
 
energia aura e chacras
energia aura e chacrasenergia aura e chacras
energia aura e chacras
 
Cromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoCromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia Prático
 

Andere mochten auch

Regimento da lasae
Regimento da lasaeRegimento da lasae
Regimento da lasaelasaeufv
 
O papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao Brasil
O papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao BrasilO papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao Brasil
O papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao BrasilViviane de Carvalho
 
pilares da homeopatia na odontologia
pilares da homeopatia na odontologiapilares da homeopatia na odontologia
pilares da homeopatia na odontologiaKulik Marco Antonio
 
A homeopatia: algumas definições e diferenciações
A homeopatia: algumas definições e diferenciaçõesA homeopatia: algumas definições e diferenciações
A homeopatia: algumas definições e diferenciaçõesHomeopatia e Cia
 
Introdução a Homeopatia
Introdução a HomeopatiaIntrodução a Homeopatia
Introdução a HomeopatiaSafia Naser
 
Aula 02 fundamentos da homeopatia
Aula 02 fundamentos da homeopatiaAula 02 fundamentos da homeopatia
Aula 02 fundamentos da homeopatiaLuciane Manganelli
 
Medicamentos homeopaticos
Medicamentos homeopaticosMedicamentos homeopaticos
Medicamentos homeopaticosHilda Arce
 

Andere mochten auch (9)

Regimento da lasae
Regimento da lasaeRegimento da lasae
Regimento da lasae
 
O papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao Brasil
O papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao BrasilO papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao Brasil
O papa continua pop - A Espetacularização da notícia na vinda do papa ao Brasil
 
Homeopatia
HomeopatiaHomeopatia
Homeopatia
 
pilares da homeopatia na odontologia
pilares da homeopatia na odontologiapilares da homeopatia na odontologia
pilares da homeopatia na odontologia
 
A homeopatia: algumas definições e diferenciações
A homeopatia: algumas definições e diferenciaçõesA homeopatia: algumas definições e diferenciações
A homeopatia: algumas definições e diferenciações
 
Historia da homeopatia
Historia da homeopatiaHistoria da homeopatia
Historia da homeopatia
 
Introdução a Homeopatia
Introdução a HomeopatiaIntrodução a Homeopatia
Introdução a Homeopatia
 
Aula 02 fundamentos da homeopatia
Aula 02 fundamentos da homeopatiaAula 02 fundamentos da homeopatia
Aula 02 fundamentos da homeopatia
 
Medicamentos homeopaticos
Medicamentos homeopaticosMedicamentos homeopaticos
Medicamentos homeopaticos
 

Ähnlich wie Diferenças entre modelos médicos homeopático e alopático

Geley, gustave resumo da doutrina espírita
Geley, gustave   resumo da doutrina espíritaGeley, gustave   resumo da doutrina espírita
Geley, gustave resumo da doutrina espíritaLuiz Gonzaga Scalzitti
 
Fluidoterapia, baseada em Allan Kardec
Fluidoterapia, baseada em Allan KardecFluidoterapia, baseada em Allan Kardec
Fluidoterapia, baseada em Allan KardecAlan Diniz Souza
 
Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014
Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014
Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014Pedro H. Reis
 
A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!
A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!
A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!Leonardo Pereira
 
Curso energizacao ou fluidoterapia
Curso energizacao ou fluidoterapiaCurso energizacao ou fluidoterapia
Curso energizacao ou fluidoterapiaSergioMello
 
Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...
Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...
Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...costaunicastelo
 

Ähnlich wie Diferenças entre modelos médicos homeopático e alopático (20)

86868681 trabalho abordagemtranspessoal
86868681 trabalho abordagemtranspessoal86868681 trabalho abordagemtranspessoal
86868681 trabalho abordagemtranspessoal
 
Apostila obsessão lar rubataiana -doc - 01 doc
Apostila obsessão   lar rubataiana -doc - 01 docApostila obsessão   lar rubataiana -doc - 01 doc
Apostila obsessão lar rubataiana -doc - 01 doc
 
Terapeuta naturalista
Terapeuta naturalistaTerapeuta naturalista
Terapeuta naturalista
 
Medicina E Espiritismo
Medicina E EspiritismoMedicina E Espiritismo
Medicina E Espiritismo
 
01 apostila [1]..
01 apostila [1]..01 apostila [1]..
01 apostila [1]..
 
01 apostila [1]..
01 apostila [1]..01 apostila [1]..
01 apostila [1]..
 
Apostila reiki-1-v.2018-16.04
Apostila reiki-1-v.2018-16.04Apostila reiki-1-v.2018-16.04
Apostila reiki-1-v.2018-16.04
 
Geley, gustave resumo da doutrina espírita
Geley, gustave   resumo da doutrina espíritaGeley, gustave   resumo da doutrina espírita
Geley, gustave resumo da doutrina espírita
 
29297663 curso-de-apometria-nucleo-ramatis
29297663 curso-de-apometria-nucleo-ramatis29297663 curso-de-apometria-nucleo-ramatis
29297663 curso-de-apometria-nucleo-ramatis
 
56184365 reiki
56184365 reiki56184365 reiki
56184365 reiki
 
Apostila obsessão lar rubataiana -doc - 01 doc
Apostila obsessão   lar rubataiana -doc - 01 docApostila obsessão   lar rubataiana -doc - 01 doc
Apostila obsessão lar rubataiana -doc - 01 doc
 
Apostila obsessão lar rubataiana -2009 .doc - 01 doc
Apostila obsessão   lar rubataiana -2009 .doc - 01 docApostila obsessão   lar rubataiana -2009 .doc - 01 doc
Apostila obsessão lar rubataiana -2009 .doc - 01 doc
 
Fluidoterapia, baseada em Allan Kardec
Fluidoterapia, baseada em Allan KardecFluidoterapia, baseada em Allan Kardec
Fluidoterapia, baseada em Allan Kardec
 
Reiki sistema usui - japones
Reiki   sistema usui - japonesReiki   sistema usui - japones
Reiki sistema usui - japones
 
Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014
Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014
Oficina Psicologia Transpessoal UFPB 2014
 
A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!
A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!
A pesquisa mediúnica na obra de lamartine palhano!
 
Curso energizacao ou fluidoterapia
Curso energizacao ou fluidoterapiaCurso energizacao ou fluidoterapia
Curso energizacao ou fluidoterapia
 
40 curso passe2
40 curso passe240 curso passe2
40 curso passe2
 
40 curso passe2
40 curso passe240 curso passe2
40 curso passe2
 
Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...
Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...
Curso do Passe Espírita - Associação Espírita Missionários da Luz - 2012 - Fe...
 

Mehr von Eduardo Egisto

Fundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde ColetivaFundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde ColetivaEduardo Egisto
 
Fundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de FisioterapiaFundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de FisioterapiaEduardo Egisto
 
Homeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre HomeopatiaHomeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre HomeopatiaEduardo Egisto
 
Histologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas LaboratoriaisHistologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas LaboratoriaisEduardo Egisto
 

Mehr von Eduardo Egisto (6)

Projeto Rio Capivari
Projeto Rio CapivariProjeto Rio Capivari
Projeto Rio Capivari
 
Fundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde ColetivaFundamentos de Saúde Coletiva
Fundamentos de Saúde Coletiva
 
Fundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de FisioterapiaFundamentos de Fisioterapia
Fundamentos de Fisioterapia
 
Homeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre HomeopatiaHomeopatia Lei sobre Homeopatia
Homeopatia Lei sobre Homeopatia
 
Histologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas LaboratoriaisHistologia - Lâminas Laboratoriais
Histologia - Lâminas Laboratoriais
 
Atomistica
AtomisticaAtomistica
Atomistica
 

Kürzlich hochgeladen

aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptaula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptDaiana Moreira
 
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdfManual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdfFidelManuel1
 
88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptxLEANDROSPANHOL1
 
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...DL assessoria 31
 
Terapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e AplicabilidadesTerapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e AplicabilidadesFrente da Saúde
 
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudávelSaúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudávelVernica931312
 
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptxcuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptxMarcosRicardoLeite
 
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia HiperbáricaUso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia HiperbáricaFrente da Saúde
 
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptxAPRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptxSESMTPLDF
 

Kürzlich hochgeladen (9)

aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptaula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
 
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdfManual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
 
88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx
 
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
 
Terapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e AplicabilidadesTerapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
 
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudávelSaúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
 
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptxcuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
 
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia HiperbáricaUso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
 
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptxAPRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
 

Diferenças entre modelos médicos homeopático e alopático

  • 1. Diferenças entre o "Modelo Hipocrático, Energético, Holístico, Natural e Homeopático" e o "Modelo alopático e químico da doença”. Monografia apresentada à Disciplina Ciências da Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa. Área: Ciências Homeopáticas Orientadores: José Alberto Moreno Eliete Fagundes Virgínia Stefanichen Autor: Eduardo Egisto Indaiatuba 2013 Universidade Federal de Viçosa Indaiatuba – SP Ciências Homeopáticas
  • 2. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia – pág. 2 Autor Eduardo Egisto Grosso Junior – 134476 Capa Foto: “Botânica Homeopática” http://www.googole.com.br/images – 2013 Agradecimentos Agradeço aos Mestres Eliete Fagundes e José Moreno, que concederam a oportunidade de iniciar meu maior sonho e realizar este estudo dirigido à minha formação profissional. Obrigado. Pensamento “Todos nascem sem saber... Todos partem sem saber tudo... O quanto cabe cada um saber? A condição de cada indivíduo não se mede pelo quanto ele sabe, mas sim pelo quanto ele usa do que sabe.” Resumo Estudar e conhecer a filosofia energética são o início do despertar e da cura do indivíduo. Discutir e promover o assunto abordado numa visão crítica e imparcial, verificando os princípios éticos e humanistas do sistema. A conclusão deste trabalho requer diferenciar as escolas existentes tanto homeopáticas, energéticas e holísticas como alopáticas. Abstract Study and know the philosophy energy are the beginning of the awakening and healing of the individual. Discuss and promote the subject matter in a critical and impartial checking the ethical and humanistic system. The conclusion of this work requires differentiating existing schools both homeopathic and allopathic and holistic energy. Palavras Chave: Homeopatia | Homeopathic | Medicina Energética | Hipocrática | Galênica
  • 3. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia – pág. 3 Sumário Autor | Capa | Agradecimentos | Pensamento | Resumo | Abstract 02 Introdução 04 Diferenças entre o "Modelo Hipocrático, Energético, Holístico, Natural e Homeopático" e o "Modelo alopático e químico da doença” 05 Bibliografia 08
  • 4. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia – pág. 4 Introdução Linha de Raciocínio – Início do Despertar Medicina Energética não é religião, embora tenha seu misticismo. Soa como alternativo, holístico, natural, hipocrático ou qualquer outro nome que se dá quando não é oficial, quando os princípios galênicos, de uma forma cruel, passa a foice do doce conhecimento da alma, da pura energia divina, da matéria escura, da exoneração de cima para baixo, de dentro para fora. O homem ao longo dos tempos perdeu seu senso de orientação natural, seu eixo cósmico. Espanta-me saber quando um cientista ou um físico é citado nos noticiários associando descobertas do universo de forma científica, cética. Esta busca por respostas “alopáticas” faz com que o indivíduo se perca no seu verdadeiro eu, na sua essência divina, no seu chamado universal. Estamos numa era que o chamado de volta para casa esta vibrando nos corações dos despertados, mas para isso precisamos da purificação de todos os nossos corpos, seja eles visíveis ou não. Eu muitas vezes questionei a existência de Deus, a existência de uma figura divina. Minha conclusão sobre o assunto veio quando estava com uma dor insuportável na coluna, entre L4 e L5. Fechei os olhos e pedi para que aquela dor fosse embora. Instantes depois eu senti uma explosão na minha cabeça que desceu até o ponto da dor. Uma luz branca esverdeada irradiando entre as vértebras e saindo um pouco acima do umbigo. Se eu estava em posição cifótica, com dor, como eu vi essa luz, entrando na glabela, passando pela região occipital e descendo pela coluna espinal até a L5? Foi a primeira vez que vi de forma física, a energia do pensamento. Foi ai que deu origem a muitas explicações sobre tudo. Formei minhas opiniões sobre o universo ser o corpo de Deus, a matéria escura ser o sangue de Deus e nossos planetas serem células de Deus, portanto somos a unidade ribossômica de Deus. Hoje, depois de iniciar os estudos homeopáticos, pude entender o poder da dinamização. Se formos seres perfeitos, de luz, DNA de Deus, o que uma essência homeopática dinamizada faz em nosso corpo? Imagina isso agora em que proporção para chegar até a consciência de Deus?
  • 5. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia – pág. 5 Monografia Proposta Diferenças entre o "Modelo Hipocrático, Energético, Holístico, Natural, Homeopático" e o "Modelo alopático e químico da doença” Citarei de forma cronológica as escolas solicitadas, o objetivo é dispor a todos os despertados, as correntes de sabedoria. Apenas podemos utilizar argumentos para fatos conhecidos. O que desconhecemos sabemos através da intuição, mas para isso é fundamental estarmos conectamos com o universo. Medicina Hipocrática ou Energética, sua origem se deu na Escola de Cós onde suas filosofias eram voltadas para o homem e suas essências Humanísticas e Vitalistas. Medicina Galênica ou Oficial originou-se na Escola de Cenido, onde seus preceitos eram Organicistas, Materialistas, o homem e o que ele aparentava em seu exterior. Hipócrates foi o defensor da Escola energética, onde pôde defender a medicina do doente, a medicina do indivíduo como um todo, o indivíduo interligado em toda sua divindade (alma e corpo). Galeno defendia a Escola da doença, desprezando a energia vital, focando na região da dor, não na sua origem. As duas Escolas são prescritas até os dias de hoje, onde o foco da Hipocrática é a cura iniciando-se pelos corpos energéticos até chegar ao físico, na cura do indivíduo como um todo. Já na Galênica a alopatia foca exclusivamente na região afetada, inibindo a real doença do ser. Falar em Medicina Energética é falar literalmente em Homeopatia, pois é um remédio completo que cura todos os corpos, planos e estágios do indivíduo. Christian Friedrich Samuel Hahnemann ficou inicialmente conhecido por traduzir literaturas médicas e resenhá-las. Em uma das suas traduções médicas (Matérias Médicas de Cullen), debateu o autor dizendo que a quinina curava a malária não pelo seu sabor amargo, mas pelo efeito que ela
  • 6. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia – pág. 6 desencadeia no corpo humano. Iniciando seus estudos homeopáticos, onde teve um prelúdio da Lei do Semelhante, seu Simillimum. Grandes nomes da Medicina Homeopática como Kent, Clarke, Nash e Bönninghausen, seguem a filosofia Hahnemanniana, ou parte dela. Para expressarmos a diferença entre um medicamento alopático de um homeopático, usamos a Lei de Arndt-Schultz, onde um estímulo químico forte gera uma baixa energia vital e, por conseguinte, um estímulo químico fraco gera uma alta energia vital. Fundamentando a corrente Hipocrática, citamos Hering e seus 4 preceitos: As Leis de Hering. 1. A cura do Indivíduo se processa do interior para o exterior; 2. A cura se processa de cima para baixo; 3. A cura se processa dos órgãos de maior hierarquia para os de menor hierarquia; 4. A cura se processa primeiro nas doenças mais novas, para depois agir nas doenças mais antigas. Os níveis vibratórios do indivíduo geram campos de frequências. Estimulando um indivíduo de forma positiva, essas frequências vibram em ressonâncias magnéticas, verdadeiros campos de energia. Quanto maior a frequência, maior é a ressonância, mudando o padrão vibratório dos corpos sutis do indivíduo, trazendo a cura total e a energia em sua volta. Estamos falando em alterar de forma física e mental, tudo que nos cercam. Nosso campo energético se torna um imã para coisas positivas e inicia-se um processo de limpeza astral permanente. A partir deste momento, você começa a curar pelo simples fato do indivíduo entrar em seu campo energético. Isso explica porque nos sentimos bem, estando com algumas pessoas e repulsa por outras. Imaginamos quantas sinapses fizemos neste momento em apenas ler este parágrafo? Imagine agora usar esta energia elétrica que foi gerada em um estímulo positivo? Com isso podemos explicar as ondas de pensamentos e curas a distância. Cada pensamento é uma energia física que é emanada do seu próprio ser. Portanto somos responsáveis por tornarmos nosso mundo melhor. Usemos nossa poderosa energia de forma positiva.
  • 7. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia – pág. 7 O que seria de nós se tudo que pensássemos se materializasse instantaneamente? Cada ser é único e reage de um modo. Ter a concepção de que sabemos o que é melhor para alguém é interferir em seu livre arbítrio. Por isso temos que buscar o equilíbrio energético para o indivíduo ter clareza de pensamentos. Alcançando esta etapa, sua vibração se torna positiva. Por isso temos a chance de estudarmos os estímulos energéticos e alcançarmos a cura de mais alta hierarquia. Assim reequilibrando seus centros energéticos, os chacras ou rodas de luz, fazem que a conexão com seus corpos sutis sejam mais apurados, assim nossa energia vital entra em homeostasia. Vamos tornar o processo de cura do inconsciente para o consciente. Vamos reestabelecer a conexão do indivíduo com o todo, com a natureza, com o universo. Somos parte de um todo e o todo habita dentro de nós. Temos sete corpos superiores:  Sthula sharira – Corpo Físico;  Prâna – Corpo vital;  Linga sharira – Corpo astral;  Kâma rupa – Corpo emocional;  Manas – Nossa Alma Humana;  Budhi – Nossa Alma Divina;  Atman - O raio do Absoluto, nossa Essência Divina; Temos entre os corpos os cordões que ligam o físico com o espiritual e o espiritual com o absoluto, que são os cordões de prata e o de ouro. Muitos tiveram a experiência da viagem astral, e essa prazerosa experiência se dá apenas pela presença do cordão de prata, pois sem ele, não retornaríamos para o nosso corpo físico. Tive a honra e oportunidade de vivenciar desde criança, dos processos filosóficos da maioria das escolas de medicina holística. Aprendi de forma carinhosa o processo de cuidar. Minha mãe, Fatima Regina Tuchiama, meu obrigado.
  • 8. Universidade Federal de Viçosa – UFV Homeopatia Homeopatia – pág. 8 Bibliografia 1. MORENO, José Alberto. Medicina Energética. Belo Horizonte: 2011, 6ª ed. Editora Hipocrática Hahnemanniana. 2. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Sistema Integrado de Bibliotecas. Manual de normas para trabalhos técnico- científicos: de acordo com as normas da ABNT. 2010. Disponível em: <http://www.pucpr.br/biblioteca/normas.php>. Acesso em: 29 de setembro de 2012. 3. TURATO, Egberto. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de estudo. São Paulo: Revista Saúde Pública, 2005.