SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 64
Fitoterapia e Alimentação Saudável Semana Tudo de Bom – Hotel Rochedo Prof. Douglas Carrara [email_address] http://www.bchicomendes.com (21) 2638-5160 Biblioteca Chico Mendes  (21)  2638-5160 Hotel Rochedo  (21) 2288-3897
Apresentação Pessoal Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ/IFCS com concentração em Antropologia (1971/1977).  Atualmente é professor, escritor e pesquisador de medicina popular, plantas medicinais e fitoterapia. Ministra conferências, cursos e palestras na área de  medicina popular, fitoterapia e antropologia da saúde desde 1977, assim como tem participado de congressos e simpósios de plantas medicinais, terapias naturais e fitoterapia.  Autor do livro “Possangaba – O Pensamento Médico Popular”, com base em pesquisa realizada através da Fundação Oswaldo Cruz (Programa Peses/Peppe) na região do Grande Rio, especialmente no município de Magé (RJ) na década de 80. Coordenador da Biblioteca Chico Mendes com sede em Maricá – RJ ( www. bchicomendes .com ) .
Fitoterapia e Alimentação Saudável – Índice I ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Fitoterapia e Alimentação Saudável – Índice II ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
1. Fitoterapia Brasileira Disciplina que estuda a prescrição de produtos de origem vegetal, baseada em conhecimento oriundo de pesquisas científicas, promovidas por diversas disciplinas correlatas (botânica, fitoquímica, farmacologia) e exercida por médicos brasileiros. A utilização de plantas medicinais no atendimento à saúde é tão antigo quanto a própria Humanidade. Sabemos atualmente que os povos primitivos sempre buscaram no reino vegetal medicamentos para aliviar o sofrimento humano provocado por doenças ou acidentes. Através da experimentação e da observação dos animais, que também buscam nos vegetais alívio para seus males, os povos de todos os tempos e todos os continentes produziram ao longo da História um saber importantíssimo sobre as propriedades das plantas medicinais. Infelizmente esse conhecimento tem sido útil também aos grandes laboratórios multinacionais que, através de pesquisas, conseguem transformar o saber popular em medicamentos que serão vendidos no mercado por preços inacessíveis à maior parte da população mundial.
2. Alimentação Orgânica Alimentação orgânica é a dieta composta por produtos de origem vegetal ou animal, desprovida de contaminação por agrotóxicos, antibióticos, hormônios sintéticos ou aditivos químicos. Além disso, os alimentos não devem ser processados industrialmente para não perderem suas características naturais, tal como no caso dos cereais que, quando ‘beneficiados’ perdem vitaminas, fibras e sais minerais durante o processamento. A alimentação orgânica é por natureza desintoxicante e ativante do sistema imunológico.
3. As Grandes Ameaças à nossa Saúde ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
4. A Alimentação e o Câncer A causa e a cura do câncer devem ser buscadas na relação direta com a nutrição humana.  Peço, pois, aos governos dos países interessados em sanar este mal da face da terra que busquem aplicar seus esforços em verbas nas pesquisas eco-alimentares, para que a humanidade possa libertar-se desta terrível praga. Dr. Albert Sabin (1906-1993) Prêmio Nobel de Medicina
5. As Curvas Ascendentes das Doenças  Degenerativas no Século XX ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
6. Substâncias Sintéticas Potencialmente Perigosas (1) PBDE (Polibromato Difenil Eter) Retardar a propagação das chamas, utilizado em tapetes, móveis e aparelhos eletrônicos. Acumula nos tecidos adiposos.  Carcinogênico. Sistema nervoso, funções hormonais e orgãos reprodutores. PCB’s (Bifenilo (Policlorado) Utilizado como isolante em transformadores de energia elétrica. Carcinogênico. Teratogênico. 5 partes por bilhão. Banido em 1977 Violeta n. 1 Corante artificial utilizado para carimbar a carne e definir a sua origem e qualidade. Carcinogênico. Banido em 1973.
7. Substâncias Sintéticas Potencialmente Perigosas (2) PFOA (Teflon) (perfluoroquímicos) Utilizados  como antiaderentes em frigideiras e embalagens. Existem indícios de provocar câncer, distúrbios do cérebro. E do sistema nervoso, defeitos congênitos e problemas no desenvolvimento infantil.  (2004) Bisfenol A (policarbonato) Utilizado na fabricação de plásticos (7 e 3) para engarrafamento de água e mamadeiras. Teratogênico. Xenohormônio. 2 a 5 partes por bilhão. (1993) Carcinogênico. Câncer no fígado, cérebro e nos pulmões. (1973) Filme plástico utilizado em embalagem de alimentos.  Propelente de aerossóis, desodorante e fixador de cabelo Cloreto vinílico P-Nonilfenol (alquilfenóis) Utilizado na fabricação de tubos plásticos, para torná-los estáveis e menos quebradiços. Empacotamento de alimentos Teratogênico. Xenohormônio. Década de 40. Duas partes por bilhão. (1991)
8. A Incidência do Diabetes nos EUA Aumento da incidência de casos diagnosticados de diabetes nos Estados Unidos.
9. Consumo Total de Açúcar nos EUA Consumo total  per capita  de açúcar refinado por ano. Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
10. A Evolução do Consumo de Açúcar no Mundo ,[object Object]
11. O Choque Glicêmico Gráfico do Índice/teor glicêmico X – carboidrato de alto índice glicêmico O – carboidrato de baixo índice glicêmico
12. Os Efeitos do Processamento de Grãos Os efeitos do processamento dos grãos. Quanto maior o tamanho da partícula ingerida, menor o teor glicêmico.
13. A Insulina e a Fabricação da Gordura Havendo carência de insulina no sangue, forma-se menos gordura no corpo e degrada-se mais gordura dos tecidos adiposos já existentes, gerando em consequência o emagrecimento. Havendo excesso de insulina no sangue, forma-se mais gordura no corpo, e degrada-se menos gordura dos tecidos adiposos já existentes, gerando em resultado a obesidade. A insulina facilita, portanto, a formação de gordura corporal e dificulta o seu desdobramento em ácidos graxos, pela inibição que exerce sobre a enzima lipase  (enzima que quebra os triglicerídeos).
14. O Açúcar é Diabetogênico Tanto durante a Primeira Guerra Mundial quanto durante a Segunda Guerra Mundial, no mundo civilizado houve uma queda no número de novos casos de diabetes. O açúcar faltava na mesa  e nos supermercados para os civis, embora não faltasse nas mochilas dos soldados, porque era tido como uma grande fonte de energia. Os índices de casos de diabetes entre os soldados aumentaram.
15. A Epidemia de Diabetes   ,[object Object]
16. Índices Glicêmicos dos Alimentos I
17. Índices Glicêmicos dos Alimentos II
18. Índices Glicêmicos dos Alimentos III
19. A Obesidade  É praticamente impossível perder peso na presença de elevados níveis de insulina. A queda do nível de insulina na hora da fome permite a transformação da gordura e do glicogênio armazenados. Dessa forma, gorduras e glicogênio são utilizados como fontes de energia entre as refeições. Grande parte da gordura de nosso corpo advém dos carbohidratos que ingerimos, não da gordura que ingerimos. Altos níveis de insulina, provocados pelo excesso de glicose ingeridos, inibem a mobilização da gordura armazenada anteriormente.
20. Gorduras Saudáveis: Insaturadas ,[object Object]
21. Evacuação Intestinal I ,[object Object],[object Object]
22. Evacuação Intestinal II ,[object Object]
23. O Meio-Ambiente e o Câncer Estamos expondo populações inteiras a agentes químicos extremamente venenosos. Agentes químicos que, em muitos casos, têm efeitos cumulativos. Atualmente, este tipo de exposição começa a acontecer tanto antes como durante o nascimento. Ninguém sabe ainda quais serão os resultados deste experimento, já que não há nenhum paralelo anterior que possa nos guiar. Rachel Carson (1907-1964)
24. A Incidência de Câncer de Mama e de Próstata
25. Câncer de Mama em São Francisco x Xangai Câncer de mama (por 100.000 pessoas) entre as chinesas que emigraram para São Francisco (US) em comparação com as que ficaram na China. O câncer é uma doença do modo de vida ocidental.
26. As Defesas contra o Câncer Sempre pensei que o único problema da medicina científica fosse o fato de ela não ser suficientemente científica. A medicina moderna só se tornará verdadeiramente científica quando os médicos e seus pacientes tiverem aprendido a tirar partido das forças do corpo e do espírito que agem através do poder de cura da natureza.  René Dubos (1901-1982)
27. A Inflamação ,[object Object]
28. A Célula Cancerosa I
29. A Célula Cancerosa II
30. A Célula Cancerosa III
31. Princípios Fundamentais para Ativar o Sistema Imunológico e se Defender do Câncer ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
32. Substâncias Poderosas contra o Câncer Alimentos ou remédios? Certos alimentos contêm moléculas reconhecidas pela comunidade científica como particularmente poderosas contra o câncer. (Nature)
33. Dieta Anticâncer A alimentação anticâncer é constituída sobretudo de verduras e leguminosas acompanhados de azeite de oliva (ou de óleo de linhaça, ou de manteiga orgânica), alho, ervas e condimentos.
34. Dieta de Índices Glicêmicos Baixos
35. Dieta contra o Câncer de Cólon Certos alimentos inibem especificamente o crescimento das células de certos cânceres. O laboratório do Dr. Béliveau conseguiu testar extratos brutos de diferentes alimentos contras as células de vários cânceres, o que permite compor uma lista de alimentos que devem ser privilegiados ao máximo em uma alimentação focada no câncer de cólon.
36. O que Inibe e o que estimula as células imunológicas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
37. Proteínas Animais x Proteínas Vegetais A frequência de câncer de mama e de próstata é consideravelmente mais baixa nos países em que se come menos produtos animais e mais legumes e frutas.
38. Resumo da Alimentação Desintoxicada I
39. Resumo da Alimentação Desintoxicada II
40. Resumo da Alimentação Desintoxicada III Bom Apetite!
Amaranthus cruentus  L. (1759) Amaranto AMARANTHACEAE http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Amaranthus_cruentus_Blanco2.430.png
Amaranthus viridis  L. (1763) Caruru-de-Porco AMARANTHACEAE
Chenopodium quinoa  Willd. (1798) Quinoa http://3.bp.blogspot.com/_ccV9VtsdyD8/STIDepekLVI/AAAAAAAAAHY/qCh_cBvASQ0/s400/image003.jpg AMARANTHACEAE
Fagopyrum esculentum  Moench (1794) Trigo Sarraceno POLYGONACEAE http://caliban.mpiz-koeln.mpg.de/thome/band2/tafel_033_small.jpg
Helianthus tuberosus  L. (1753) Tupinambor ASTERACEAE http://findmeacure.com/wp-content/uploads/2009/04/sunflower-artichoke.jpg
Portulaca oleracea  L. (1753) Beldroega PORTULACACEAE Herbário Chico Mendes  DC_033 12/09/1990 – Rio de Janeiro (RJ) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/7/7e/20091209152320!Illustration_Portulaca_oleracea0.jpg
Bibliografia Consultada BALBACH, Alfons (1926- ) & Daniel S. F. BOARIM: 1993 -  As Hortaliças na Medicina Natural  - 1ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquecetuba - - 442 p. [BCM: 022.016.03] BALBACH, Alfons (1926- ) & Daniel  S. F. BOARIM: 1992 -  As Frutas na Medicina Natural  - 1ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquecetuba - Brasil - 316 p. [ BCM : 022.016.04]
Bibliografia Consultada BALCH, James F. (1933- ) & Phyllis A. BALCH: 1995 -  Receitas para a Cura Através de Nutrientes (Prescription for Nutritional Healing)  - 1ª Ed. - Ed. Campus - Rio de Janeiro - Brasil - 745 p.  (Português) [ISBN: 85-7001997-1] [ BCM : 092.011.01]  [BAC.01]
Bibliografia Consultada BOARIM, Daniel de Sá Freire (1963- ): 1991 -  Nossa Comida Assassina  - 1ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquece - Brasil - 397 p. (Português) [ BCM : 210.011.01]  [BOA.01] BOARIM, Daniel de Sá Freire (1963- ): 1988 -  Nutrição, Saúde, Naturismo  - 2ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquecetuba - Brasil - 373 p. (Português) [ BCM : 210.011.02]  [BOA.02]
Bibliografia Consultada CARSON, Rachel L. (1907-1964): 1964 -  Primavera Silenciosa ( Silent Spring )  - 1ª Ed. - Ed. Melhoramentos - São Paulo - Brasil - 310 p.  (Português) [ BCM : 030.028.01]  CARVALHO, Fernando Antonio Carneiro de (1953- ): 2008 -  O Livro Negro do Açúcar  - 1ª Ed. - Ed. Autor - Rio de Janeiro - Brasil - 254 p. [ISBN: 978-85-9078100-4] [ BCM : 210.047.01]
Bibliografia Consultada COLBORN, Theo & Dianne DUMANOSKI & John Peterson MYERS: 2002 -  O Futuro Roubado ( Our Stole Future )  - 1ª Ed. - Ed. LP&M - Porto Alegre - Brasil - 354 p. (Português) [ISBN: 85-2540704-6] [ BCM : 030.024.01]  COOKE, Robert: 2001 -  A Guerra contra o Câncer (D. Folkman's War-Angiogenesis and the Struggle to Defeat Cancer)  - 1ª Ed. - Ed. Objetiva - Rio de Janeiro - Brasil - 415 p.  (Português) [ISBN: 85-7302419-4] [ BCM : 125.014.01]  [COO.01]
Bibliografia Consultada DELBET, Pierre (1861-1957): 1978 -  Politique Préventive du Cancer - Cytophylaxie  - 3ª Ed. - Ed. Cevic - Perigny-sur-Yerres - França - 379 p. (Francês) [ BCM : 125.015.01]  DUBOS, René (1901-1982): 1972 -  O Despertar da Razão - Por uma Ciência mais Humana (Reason Awake)  - 1ª Ed. - Ed. Melhoramentos - São Paulo - Brasil - 196 p.  (Português) [ BCM : 030.018.02] [DUB.02]
Bibliografia Consultada DUFTY, William (1916-2002): 1978 -  Sugar Blues  - 1ª Ed. - Ed. Ground - Rio de Janeiro - Brasil - 197 p. (Português) [ BCM : 210.008.01]  [DUF.01]
Bibliografia Consultada FEDERMANN, Sidney  & Miriam FEDERMANN: 2000 -  Prevenção de Doenças Crônicas - O Melhor Investimento  - 10ª Ed. - Ed. Minuano - São Paulo - Brasil - 306 p.  [ BCM : 092.012.01]  [FED.01] FEDERMANN, Sidney  & Miriam FEDERMANN: 2000 -  A Alimentação que Evita o Câncer - e outras Doenças  - 6ª Ed. - Ed. Iglu - São Paulo - Brasil - 286 p. [ BCM : 092.012.02]  [FED.02]
Bibliografia Consultada FITZGERALD, Randall (1950- ): 2008 -  Cem Anos de Mentira - Como Proteger-se dos Produtos Químicos que Estão Destruindo a sua Saúde  - 1ª Ed. - Ed. Idéia & Ação - São Paulo - Brasil - 392 p. - 452 g. (Português) [ISBN: 978-85-7788002-7] [ BCM : 088.010.01] (23/07/2011)  [FIT.01] LEMOS, Floriano de (1885-1968): 1970 -  O Câncer - Doença da Civilização - Prevenção e Cura  - 1ª Ed. - Ed. Germinal - Rio de Janeiro - Brasil - 200 p. (Português) [ BCM : 125.004.01]  [FDL.01]
Bibliografia Consultada MONTORO, Antonio Franco  & Diogo Pupo NOGUEIRA: 1983 -  Meio Ambiente & Câncer  - 1ª Ed. - Ed. T. A. Queiroz/CNPQ - São Paulo - Brasil - 261 p.  (Português) [ISBN: 85-8500806-7]  [ BCM : 125.020.01]  MURRAY, Michael; T. Birdsall; J. Pizzorno & P. REILLY: 2005 -  Como Prevenir e Tratar o Câncer com Medicina Natural (How to Prevent and Treat Cancer with Natural Medicine)  - Ed. Best Seller - Rio de Janeiro - Brasil - 355 p. (Português) [ISBN: 85-7684076-6] [ BCM : 125.024.01]  [MUY.01]
Bibliografia Consultada PEUSER, Michael (1943- ): 2003 -  Os Capilares Determinam nosso Destino - Aloe, Imperatriz das Plantas Medicinais, Fonte de Vitalidade (Aloe, Kaiserin der Heilpflanzen)  - 1ª Ed. - Ed. St. Hubertus - Diadema - Brasil - 333 p. (Português) [ISBN: 85-8985001-3] [ BCM : 055.008.01] [PEU.01] PAULING, Linus (1901-1994): 1993 -  Como Viver Mais e Melhor (How to Live Longer and Feel Better)  - 1ª Ed. - Ed. Círculo do Livro - São Paulo - Brasil - 400 p.  (Português) [ BCM : 210.005.01]  [LIN.01]
Bibliografia Consultada ROTMAN, Flávio (1940- ): 1984 -  A Cura Popular pela Comida - A Transformação de Alimentos em Remédios -Uma Nova Visão para uma Época de Crise  - 6ª Ed. - Ed. Record - Rio - Brasil - 366 p. (Português) [ BCM : 210.012.01]  [ROT.01]  ROTMAN, Flávio (1940- ): 1991 -  Viver sem Obesidade - Um Roteiro Revolucionário de Informações Qualificadas, Voltado para a Cura Definitiva da Obesidade  - 1ª Ed. - Ed. Record - Rio - Brasil - 526 p.  (Português) [ BCM :  210.012.02 ]  [ROT.02]
Bibliografia Consultada STEWARD, H. Leighton & M. BETHEA & S.S.ANDREWS & L.A.BALART: 1998 -  Sugar Busters! - Como Reduzir o Colesterol e Perder Peso Eliminando o Açucar (Sugar Busters!)  - 1ª Ed. - Ed. Campus - Rio de Janeiro - Brasil - 223 p.  [ BCM : 022.050.01]  [STW.01]
Bibliografia Consultada TRUCOM, Conceição: 2004 -  Alimentação Desintoxicante - para Ativar o Sistema Imunológico  - 1ª Ed. - Ed. Alaúde - São Paulo - Brasil - 194 p.  (Português) [ISBN: 85-8907821-3] [ BCM : 210.043.03]  [TRU.03] SERVAN-SCHREIBER, David (1961-2011): 2008 -  Anticâncer - Prevenir e Vencer Usando nossas Defesas Naturais ( Anticancer - Prévenir et Lutter à nos Défenses Naturelles )  - 1ª Ed. - Ed. Objetiva - Rio de Janeiro - Brasil - 284 p.  (Português) [ISBN: 978-85-7302898-0] [ BCM : 125.019.01]  [DSS.01]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Apostila Plantas Medicinais
Apostila Plantas MedicinaisApostila Plantas Medicinais
Apostila Plantas Medicinaiskabirin
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas MedicinaisSafia Naser
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas Medicinaisklint
 
Medicamentos Fitoterápicos
Medicamentos FitoterápicosMedicamentos Fitoterápicos
Medicamentos FitoterápicosLucash Martins
 
Apresentação de plantas medicinais
Apresentação de plantas medicinaisApresentação de plantas medicinais
Apresentação de plantas medicinaisMarcos Martins
 
Agroecologia - Plantas Medicinais
Agroecologia - Plantas MedicinaisAgroecologia - Plantas Medicinais
Agroecologia - Plantas MedicinaisBruno Anacleto
 
C:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\FitoterapiaC:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\Fitoterapiaguestb8a1440
 
Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"
Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"
Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"Jornal Ibiá
 
Oficina de fitoterapia
Oficina de fitoterapiaOficina de fitoterapia
Oficina de fitoterapiaarquisasousa
 
Plantas medicinais-1-convertido (1)
Plantas medicinais-1-convertido (1)Plantas medicinais-1-convertido (1)
Plantas medicinais-1-convertido (1)cleberkanofre1
 
Plantas medicinais nativas e exóticas
Plantas medicinais nativas e exóticasPlantas medicinais nativas e exóticas
Plantas medicinais nativas e exóticasMarcelo Rigotti
 
Plantas Medicinais E NutriçãO
Plantas Medicinais E NutriçãOPlantas Medicinais E NutriçãO
Plantas Medicinais E NutriçãOPRISCILA7PIVA
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas MedicinaisSafia Naser
 

Was ist angesagt? (20)

Farmacia verde parcial
Farmacia verde parcialFarmacia verde parcial
Farmacia verde parcial
 
Apostila Plantas Medicinais
Apostila Plantas MedicinaisApostila Plantas Medicinais
Apostila Plantas Medicinais
 
Plantas medicinais
Plantas medicinaisPlantas medicinais
Plantas medicinais
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas Medicinais
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas Medicinais
 
Medicamentos Fitoterápicos
Medicamentos FitoterápicosMedicamentos Fitoterápicos
Medicamentos Fitoterápicos
 
Apresentação de plantas medicinais
Apresentação de plantas medicinaisApresentação de plantas medicinais
Apresentação de plantas medicinais
 
Agroecologia - Plantas Medicinais
Agroecologia - Plantas MedicinaisAgroecologia - Plantas Medicinais
Agroecologia - Plantas Medicinais
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas Medicinais
 
Fitoterapia verdades e_mentiras
Fitoterapia verdades e_mentirasFitoterapia verdades e_mentiras
Fitoterapia verdades e_mentiras
 
C:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\FitoterapiaC:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\Fitoterapia
 
Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"
Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"
Cartilha "Plantas Medicinais: da tradição à comprovação"
 
Farmacobotânica parte1
Farmacobotânica parte1Farmacobotânica parte1
Farmacobotânica parte1
 
Plantas medicinais
Plantas medicinaisPlantas medicinais
Plantas medicinais
 
Oficina de fitoterapia
Oficina de fitoterapiaOficina de fitoterapia
Oficina de fitoterapia
 
Plantas medicinais-1-convertido (1)
Plantas medicinais-1-convertido (1)Plantas medicinais-1-convertido (1)
Plantas medicinais-1-convertido (1)
 
Plantas medicinais
Plantas medicinaisPlantas medicinais
Plantas medicinais
 
Plantas medicinais nativas e exóticas
Plantas medicinais nativas e exóticasPlantas medicinais nativas e exóticas
Plantas medicinais nativas e exóticas
 
Plantas Medicinais E NutriçãO
Plantas Medicinais E NutriçãOPlantas Medicinais E NutriçãO
Plantas Medicinais E NutriçãO
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas Medicinais
 

Andere mochten auch

Sueli M. F. Marques.Dra
Sueli M. F. Marques.DraSueli M. F. Marques.Dra
Sueli M. F. Marques.DraSueli Marques
 
Workshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZES
Workshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZESWorkshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZES
Workshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZESElberto Mello
 
Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1kojji
 
Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31
Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31
Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31Rodrigo Abreu
 
Fitoterapia na prática clínica do nutricionista
Fitoterapia na prática clínica do nutricionistaFitoterapia na prática clínica do nutricionista
Fitoterapia na prática clínica do nutricionistaRenato Marques
 
Medicinavibracional
Medicinavibracional Medicinavibracional
Medicinavibracional kennyaeduardo
 
Matriciamento fitoterapicos .ppt
Matriciamento fitoterapicos .ppt Matriciamento fitoterapicos .ppt
Matriciamento fitoterapicos .ppt apemfc
 
Substâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunosSubstâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunosFlavia Parente
 
Sueli Marques Dra. Acupuntura estética
Sueli Marques Dra. Acupuntura estéticaSueli Marques Dra. Acupuntura estética
Sueli Marques Dra. Acupuntura estéticaSueli Marques
 
Pontos de alarme, vc e shu mo
Pontos de alarme, vc e shu moPontos de alarme, vc e shu mo
Pontos de alarme, vc e shu moFlavia Parente
 
Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009
Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009
Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009Ásia Mágica
 

Andere mochten auch (20)

Farmacia verde
Farmacia verdeFarmacia verde
Farmacia verde
 
Fitoterapia tratamento
Fitoterapia tratamentoFitoterapia tratamento
Fitoterapia tratamento
 
Horoscopo das árvores
Horoscopo das árvoresHoroscopo das árvores
Horoscopo das árvores
 
Sueli M. F. Marques.Dra
Sueli M. F. Marques.DraSueli M. F. Marques.Dra
Sueli M. F. Marques.Dra
 
Workshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZES
Workshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZESWorkshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZES
Workshop TEMPERAMENTO E RELACIONAMENTOS FELIZES
 
Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1Curso de auriculoterapia k1
Curso de auriculoterapia k1
 
Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31
Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31
Praticas integrativas complementares_plantas_medicinais_cab31
 
Interrogatório
InterrogatórioInterrogatório
Interrogatório
 
Canais unitários
Canais unitáriosCanais unitários
Canais unitários
 
Fitoterapia na prática clínica do nutricionista
Fitoterapia na prática clínica do nutricionistaFitoterapia na prática clínica do nutricionista
Fitoterapia na prática clínica do nutricionista
 
Jung e Fitoterapia
Jung e FitoterapiaJung e Fitoterapia
Jung e Fitoterapia
 
Medicinavibracional
Medicinavibracional Medicinavibracional
Medicinavibracional
 
Matriciamento fitoterapicos .ppt
Matriciamento fitoterapicos .ppt Matriciamento fitoterapicos .ppt
Matriciamento fitoterapicos .ppt
 
Substâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunosSubstâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunos
 
Fitoterapia brasileira na estética
Fitoterapia brasileira na estéticaFitoterapia brasileira na estética
Fitoterapia brasileira na estética
 
Fitoterapia
FitoterapiaFitoterapia
Fitoterapia
 
Sueli Marques Dra. Acupuntura estética
Sueli Marques Dra. Acupuntura estéticaSueli Marques Dra. Acupuntura estética
Sueli Marques Dra. Acupuntura estética
 
Pontos de alarme, vc e shu mo
Pontos de alarme, vc e shu moPontos de alarme, vc e shu mo
Pontos de alarme, vc e shu mo
 
Canais unitarios
Canais unitariosCanais unitarios
Canais unitarios
 
Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009
Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009
Workshop de Medicina Tradicional Chinesa, China, julho de 2009
 

Ähnlich wie FitoterapiaAlimentacaoSaudavel

A Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo Moderno
A Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo ModernoA Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo Moderno
A Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo ModernoDouglas Carrara
 
APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....
APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....
APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....filipemanuelmulua
 
slideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptx
slideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptxslideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptx
slideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptxJooHenriqueCarvallho
 
Maus hábitos alimentares
Maus hábitos alimentaresMaus hábitos alimentares
Maus hábitos alimentaresKarina Cunha
 
Slide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdf
Slide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdfSlide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdf
Slide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdfpastoraAna
 
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade Sara Silva
 
Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog ...
Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog    ...Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog    ...
Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog ...Rodrigo Penna
 
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1TomateVerdeFrito
 
42.prod.alim.fermentação2013
42.prod.alim.fermentação201342.prod.alim.fermentação2013
42.prod.alim.fermentação2013Leonor Vaz Pereira
 
Os 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentosOs 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentoseniosouzasilva
 
Folha rural
Folha ruralFolha rural
Folha ruralGlo_PAN
 
Os Dez Piores Alimentos
Os Dez Piores AlimentosOs Dez Piores Alimentos
Os Dez Piores AlimentosCarlos Correa
 
Os 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentosOs 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentosvaniasampa2012
 
Leptina Obesidade E Comportamento
Leptina Obesidade E ComportamentoLeptina Obesidade E Comportamento
Leptina Obesidade E ComportamentoNutricionista
 

Ähnlich wie FitoterapiaAlimentacaoSaudavel (20)

A Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo Moderno
A Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo ModernoA Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo Moderno
A Alimentação Anticâncer e a Sobrevivência no Mundo Moderno
 
Etica alimentar
Etica alimentarEtica alimentar
Etica alimentar
 
A AGRICULTURA E A FOME NO MUNDO revisado
A AGRICULTURA E A FOME NO MUNDO  revisadoA AGRICULTURA E A FOME NO MUNDO  revisado
A AGRICULTURA E A FOME NO MUNDO revisado
 
Aagriculturaeafomenomundo revisado-140417145504-phpapp02
Aagriculturaeafomenomundo revisado-140417145504-phpapp02Aagriculturaeafomenomundo revisado-140417145504-phpapp02
Aagriculturaeafomenomundo revisado-140417145504-phpapp02
 
APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....
APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....
APRESENTACAO NUTRICAO_ completa e integral para cursos de saúde media e alta....
 
Como Evitar O CâNcer...
Como Evitar O CâNcer...Como Evitar O CâNcer...
Como Evitar O CâNcer...
 
slideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptx
slideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptxslideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptx
slideaula1-noesbsicasdenutrioediettica-230227212531-aae90641.pptx
 
Maus hábitos alimentares
Maus hábitos alimentaresMaus hábitos alimentares
Maus hábitos alimentares
 
Slide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdf
Slide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdfSlide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdf
Slide Aula 1 - Noções Básicas de Nutrição e Dietética.pdf
 
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
Alimentação consciente_saúde e sustentabilidade
 
Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog ...
Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog    ...Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog    ...
Irradiação de Alimentos e Material Cirúrgico - Conteúdo vinculado ao blog ...
 
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
NutriçãO Dicas AlimentaçãO SaudáVel 1
 
42.prod.alim.fermentação2013
42.prod.alim.fermentação201342.prod.alim.fermentação2013
42.prod.alim.fermentação2013
 
Os 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentosOs 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentos
 
Mitos alimentares
Mitos alimentaresMitos alimentares
Mitos alimentares
 
Folha rural
Folha ruralFolha rural
Folha rural
 
Os 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentosOs 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentos
 
Os Dez Piores Alimentos
Os Dez Piores AlimentosOs Dez Piores Alimentos
Os Dez Piores Alimentos
 
Os 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentosOs 10 piores alimentos
Os 10 piores alimentos
 
Leptina Obesidade E Comportamento
Leptina Obesidade E ComportamentoLeptina Obesidade E Comportamento
Leptina Obesidade E Comportamento
 

Kürzlich hochgeladen

APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptxAPRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptxSESMTPLDF
 
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdfManual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdfFidelManuel1
 
Terapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e AplicabilidadesTerapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e AplicabilidadesFrente da Saúde
 
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...DL assessoria 31
 
88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptxLEANDROSPANHOL1
 
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptxcuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptxMarcosRicardoLeite
 
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudávelSaúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudávelVernica931312
 
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia HiperbáricaUso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia HiperbáricaFrente da Saúde
 
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptaula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptDaiana Moreira
 

Kürzlich hochgeladen (9)

APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptxAPRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
APRESENTAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 2023.pptx
 
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdfManual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
Manual-de-protocolos-de-tomografia-computadorizada (1).pdf
 
Terapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e AplicabilidadesTerapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
Terapia Celular: Legislação, Evidências e Aplicabilidades
 
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
 
88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx
 
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptxcuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
cuidados ao recem nascido ENFERMAGEM .pptx
 
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudávelSaúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
Saúde Intestinal - 5 práticas possíveis para manter-se saudável
 
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia HiperbáricaUso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
Uso de Células-Tronco Mesenquimais e Oxigenoterapia Hiperbárica
 
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptaula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
 

FitoterapiaAlimentacaoSaudavel

  • 1. Fitoterapia e Alimentação Saudável Semana Tudo de Bom – Hotel Rochedo Prof. Douglas Carrara [email_address] http://www.bchicomendes.com (21) 2638-5160 Biblioteca Chico Mendes (21) 2638-5160 Hotel Rochedo (21) 2288-3897
  • 2. Apresentação Pessoal Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ/IFCS com concentração em Antropologia (1971/1977). Atualmente é professor, escritor e pesquisador de medicina popular, plantas medicinais e fitoterapia. Ministra conferências, cursos e palestras na área de medicina popular, fitoterapia e antropologia da saúde desde 1977, assim como tem participado de congressos e simpósios de plantas medicinais, terapias naturais e fitoterapia. Autor do livro “Possangaba – O Pensamento Médico Popular”, com base em pesquisa realizada através da Fundação Oswaldo Cruz (Programa Peses/Peppe) na região do Grande Rio, especialmente no município de Magé (RJ) na década de 80. Coordenador da Biblioteca Chico Mendes com sede em Maricá – RJ ( www. bchicomendes .com ) .
  • 3.
  • 4.
  • 5. 1. Fitoterapia Brasileira Disciplina que estuda a prescrição de produtos de origem vegetal, baseada em conhecimento oriundo de pesquisas científicas, promovidas por diversas disciplinas correlatas (botânica, fitoquímica, farmacologia) e exercida por médicos brasileiros. A utilização de plantas medicinais no atendimento à saúde é tão antigo quanto a própria Humanidade. Sabemos atualmente que os povos primitivos sempre buscaram no reino vegetal medicamentos para aliviar o sofrimento humano provocado por doenças ou acidentes. Através da experimentação e da observação dos animais, que também buscam nos vegetais alívio para seus males, os povos de todos os tempos e todos os continentes produziram ao longo da História um saber importantíssimo sobre as propriedades das plantas medicinais. Infelizmente esse conhecimento tem sido útil também aos grandes laboratórios multinacionais que, através de pesquisas, conseguem transformar o saber popular em medicamentos que serão vendidos no mercado por preços inacessíveis à maior parte da população mundial.
  • 6. 2. Alimentação Orgânica Alimentação orgânica é a dieta composta por produtos de origem vegetal ou animal, desprovida de contaminação por agrotóxicos, antibióticos, hormônios sintéticos ou aditivos químicos. Além disso, os alimentos não devem ser processados industrialmente para não perderem suas características naturais, tal como no caso dos cereais que, quando ‘beneficiados’ perdem vitaminas, fibras e sais minerais durante o processamento. A alimentação orgânica é por natureza desintoxicante e ativante do sistema imunológico.
  • 7.
  • 8. 4. A Alimentação e o Câncer A causa e a cura do câncer devem ser buscadas na relação direta com a nutrição humana. Peço, pois, aos governos dos países interessados em sanar este mal da face da terra que busquem aplicar seus esforços em verbas nas pesquisas eco-alimentares, para que a humanidade possa libertar-se desta terrível praga. Dr. Albert Sabin (1906-1993) Prêmio Nobel de Medicina
  • 9.
  • 10. 6. Substâncias Sintéticas Potencialmente Perigosas (1) PBDE (Polibromato Difenil Eter) Retardar a propagação das chamas, utilizado em tapetes, móveis e aparelhos eletrônicos. Acumula nos tecidos adiposos. Carcinogênico. Sistema nervoso, funções hormonais e orgãos reprodutores. PCB’s (Bifenilo (Policlorado) Utilizado como isolante em transformadores de energia elétrica. Carcinogênico. Teratogênico. 5 partes por bilhão. Banido em 1977 Violeta n. 1 Corante artificial utilizado para carimbar a carne e definir a sua origem e qualidade. Carcinogênico. Banido em 1973.
  • 11. 7. Substâncias Sintéticas Potencialmente Perigosas (2) PFOA (Teflon) (perfluoroquímicos) Utilizados como antiaderentes em frigideiras e embalagens. Existem indícios de provocar câncer, distúrbios do cérebro. E do sistema nervoso, defeitos congênitos e problemas no desenvolvimento infantil. (2004) Bisfenol A (policarbonato) Utilizado na fabricação de plásticos (7 e 3) para engarrafamento de água e mamadeiras. Teratogênico. Xenohormônio. 2 a 5 partes por bilhão. (1993) Carcinogênico. Câncer no fígado, cérebro e nos pulmões. (1973) Filme plástico utilizado em embalagem de alimentos. Propelente de aerossóis, desodorante e fixador de cabelo Cloreto vinílico P-Nonilfenol (alquilfenóis) Utilizado na fabricação de tubos plásticos, para torná-los estáveis e menos quebradiços. Empacotamento de alimentos Teratogênico. Xenohormônio. Década de 40. Duas partes por bilhão. (1991)
  • 12. 8. A Incidência do Diabetes nos EUA Aumento da incidência de casos diagnosticados de diabetes nos Estados Unidos.
  • 13. 9. Consumo Total de Açúcar nos EUA Consumo total per capita de açúcar refinado por ano. Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
  • 14.
  • 15. 11. O Choque Glicêmico Gráfico do Índice/teor glicêmico X – carboidrato de alto índice glicêmico O – carboidrato de baixo índice glicêmico
  • 16. 12. Os Efeitos do Processamento de Grãos Os efeitos do processamento dos grãos. Quanto maior o tamanho da partícula ingerida, menor o teor glicêmico.
  • 17. 13. A Insulina e a Fabricação da Gordura Havendo carência de insulina no sangue, forma-se menos gordura no corpo e degrada-se mais gordura dos tecidos adiposos já existentes, gerando em consequência o emagrecimento. Havendo excesso de insulina no sangue, forma-se mais gordura no corpo, e degrada-se menos gordura dos tecidos adiposos já existentes, gerando em resultado a obesidade. A insulina facilita, portanto, a formação de gordura corporal e dificulta o seu desdobramento em ácidos graxos, pela inibição que exerce sobre a enzima lipase (enzima que quebra os triglicerídeos).
  • 18. 14. O Açúcar é Diabetogênico Tanto durante a Primeira Guerra Mundial quanto durante a Segunda Guerra Mundial, no mundo civilizado houve uma queda no número de novos casos de diabetes. O açúcar faltava na mesa e nos supermercados para os civis, embora não faltasse nas mochilas dos soldados, porque era tido como uma grande fonte de energia. Os índices de casos de diabetes entre os soldados aumentaram.
  • 19.
  • 20. 16. Índices Glicêmicos dos Alimentos I
  • 21. 17. Índices Glicêmicos dos Alimentos II
  • 22. 18. Índices Glicêmicos dos Alimentos III
  • 23. 19. A Obesidade É praticamente impossível perder peso na presença de elevados níveis de insulina. A queda do nível de insulina na hora da fome permite a transformação da gordura e do glicogênio armazenados. Dessa forma, gorduras e glicogênio são utilizados como fontes de energia entre as refeições. Grande parte da gordura de nosso corpo advém dos carbohidratos que ingerimos, não da gordura que ingerimos. Altos níveis de insulina, provocados pelo excesso de glicose ingeridos, inibem a mobilização da gordura armazenada anteriormente.
  • 24.
  • 25.
  • 26.
  • 27. 23. O Meio-Ambiente e o Câncer Estamos expondo populações inteiras a agentes químicos extremamente venenosos. Agentes químicos que, em muitos casos, têm efeitos cumulativos. Atualmente, este tipo de exposição começa a acontecer tanto antes como durante o nascimento. Ninguém sabe ainda quais serão os resultados deste experimento, já que não há nenhum paralelo anterior que possa nos guiar. Rachel Carson (1907-1964)
  • 28. 24. A Incidência de Câncer de Mama e de Próstata
  • 29. 25. Câncer de Mama em São Francisco x Xangai Câncer de mama (por 100.000 pessoas) entre as chinesas que emigraram para São Francisco (US) em comparação com as que ficaram na China. O câncer é uma doença do modo de vida ocidental.
  • 30. 26. As Defesas contra o Câncer Sempre pensei que o único problema da medicina científica fosse o fato de ela não ser suficientemente científica. A medicina moderna só se tornará verdadeiramente científica quando os médicos e seus pacientes tiverem aprendido a tirar partido das forças do corpo e do espírito que agem através do poder de cura da natureza. René Dubos (1901-1982)
  • 31.
  • 32. 28. A Célula Cancerosa I
  • 33. 29. A Célula Cancerosa II
  • 34. 30. A Célula Cancerosa III
  • 35.
  • 36. 32. Substâncias Poderosas contra o Câncer Alimentos ou remédios? Certos alimentos contêm moléculas reconhecidas pela comunidade científica como particularmente poderosas contra o câncer. (Nature)
  • 37. 33. Dieta Anticâncer A alimentação anticâncer é constituída sobretudo de verduras e leguminosas acompanhados de azeite de oliva (ou de óleo de linhaça, ou de manteiga orgânica), alho, ervas e condimentos.
  • 38. 34. Dieta de Índices Glicêmicos Baixos
  • 39. 35. Dieta contra o Câncer de Cólon Certos alimentos inibem especificamente o crescimento das células de certos cânceres. O laboratório do Dr. Béliveau conseguiu testar extratos brutos de diferentes alimentos contras as células de vários cânceres, o que permite compor uma lista de alimentos que devem ser privilegiados ao máximo em uma alimentação focada no câncer de cólon.
  • 40.
  • 41. 37. Proteínas Animais x Proteínas Vegetais A frequência de câncer de mama e de próstata é consideravelmente mais baixa nos países em que se come menos produtos animais e mais legumes e frutas.
  • 42. 38. Resumo da Alimentação Desintoxicada I
  • 43. 39. Resumo da Alimentação Desintoxicada II
  • 44. 40. Resumo da Alimentação Desintoxicada III Bom Apetite!
  • 45. Amaranthus cruentus L. (1759) Amaranto AMARANTHACEAE http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Amaranthus_cruentus_Blanco2.430.png
  • 46. Amaranthus viridis L. (1763) Caruru-de-Porco AMARANTHACEAE
  • 47. Chenopodium quinoa Willd. (1798) Quinoa http://3.bp.blogspot.com/_ccV9VtsdyD8/STIDepekLVI/AAAAAAAAAHY/qCh_cBvASQ0/s400/image003.jpg AMARANTHACEAE
  • 48. Fagopyrum esculentum Moench (1794) Trigo Sarraceno POLYGONACEAE http://caliban.mpiz-koeln.mpg.de/thome/band2/tafel_033_small.jpg
  • 49. Helianthus tuberosus L. (1753) Tupinambor ASTERACEAE http://findmeacure.com/wp-content/uploads/2009/04/sunflower-artichoke.jpg
  • 50. Portulaca oleracea L. (1753) Beldroega PORTULACACEAE Herbário Chico Mendes DC_033 12/09/1990 – Rio de Janeiro (RJ) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/7/7e/20091209152320!Illustration_Portulaca_oleracea0.jpg
  • 51. Bibliografia Consultada BALBACH, Alfons (1926- ) & Daniel S. F. BOARIM: 1993 - As Hortaliças na Medicina Natural - 1ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquecetuba - - 442 p. [BCM: 022.016.03] BALBACH, Alfons (1926- ) & Daniel S. F. BOARIM: 1992 - As Frutas na Medicina Natural - 1ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquecetuba - Brasil - 316 p. [ BCM : 022.016.04]
  • 52. Bibliografia Consultada BALCH, James F. (1933- ) & Phyllis A. BALCH: 1995 - Receitas para a Cura Através de Nutrientes (Prescription for Nutritional Healing) - 1ª Ed. - Ed. Campus - Rio de Janeiro - Brasil - 745 p. (Português) [ISBN: 85-7001997-1] [ BCM : 092.011.01] [BAC.01]
  • 53. Bibliografia Consultada BOARIM, Daniel de Sá Freire (1963- ): 1991 - Nossa Comida Assassina - 1ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquece - Brasil - 397 p. (Português) [ BCM : 210.011.01] [BOA.01] BOARIM, Daniel de Sá Freire (1963- ): 1988 - Nutrição, Saúde, Naturismo - 2ª Ed. - Ed. Vida Plena - Itaquaquecetuba - Brasil - 373 p. (Português) [ BCM : 210.011.02] [BOA.02]
  • 54. Bibliografia Consultada CARSON, Rachel L. (1907-1964): 1964 - Primavera Silenciosa ( Silent Spring ) - 1ª Ed. - Ed. Melhoramentos - São Paulo - Brasil - 310 p. (Português) [ BCM : 030.028.01] CARVALHO, Fernando Antonio Carneiro de (1953- ): 2008 - O Livro Negro do Açúcar - 1ª Ed. - Ed. Autor - Rio de Janeiro - Brasil - 254 p. [ISBN: 978-85-9078100-4] [ BCM : 210.047.01]
  • 55. Bibliografia Consultada COLBORN, Theo & Dianne DUMANOSKI & John Peterson MYERS: 2002 - O Futuro Roubado ( Our Stole Future ) - 1ª Ed. - Ed. LP&M - Porto Alegre - Brasil - 354 p. (Português) [ISBN: 85-2540704-6] [ BCM : 030.024.01] COOKE, Robert: 2001 - A Guerra contra o Câncer (D. Folkman's War-Angiogenesis and the Struggle to Defeat Cancer) - 1ª Ed. - Ed. Objetiva - Rio de Janeiro - Brasil - 415 p. (Português) [ISBN: 85-7302419-4] [ BCM : 125.014.01] [COO.01]
  • 56. Bibliografia Consultada DELBET, Pierre (1861-1957): 1978 - Politique Préventive du Cancer - Cytophylaxie - 3ª Ed. - Ed. Cevic - Perigny-sur-Yerres - França - 379 p. (Francês) [ BCM : 125.015.01] DUBOS, René (1901-1982): 1972 - O Despertar da Razão - Por uma Ciência mais Humana (Reason Awake) - 1ª Ed. - Ed. Melhoramentos - São Paulo - Brasil - 196 p. (Português) [ BCM : 030.018.02] [DUB.02]
  • 57. Bibliografia Consultada DUFTY, William (1916-2002): 1978 - Sugar Blues - 1ª Ed. - Ed. Ground - Rio de Janeiro - Brasil - 197 p. (Português) [ BCM : 210.008.01] [DUF.01]
  • 58. Bibliografia Consultada FEDERMANN, Sidney & Miriam FEDERMANN: 2000 - Prevenção de Doenças Crônicas - O Melhor Investimento - 10ª Ed. - Ed. Minuano - São Paulo - Brasil - 306 p.  [ BCM : 092.012.01] [FED.01] FEDERMANN, Sidney & Miriam FEDERMANN: 2000 - A Alimentação que Evita o Câncer - e outras Doenças - 6ª Ed. - Ed. Iglu - São Paulo - Brasil - 286 p. [ BCM : 092.012.02] [FED.02]
  • 59. Bibliografia Consultada FITZGERALD, Randall (1950- ): 2008 - Cem Anos de Mentira - Como Proteger-se dos Produtos Químicos que Estão Destruindo a sua Saúde - 1ª Ed. - Ed. Idéia & Ação - São Paulo - Brasil - 392 p. - 452 g. (Português) [ISBN: 978-85-7788002-7] [ BCM : 088.010.01] (23/07/2011) [FIT.01] LEMOS, Floriano de (1885-1968): 1970 - O Câncer - Doença da Civilização - Prevenção e Cura - 1ª Ed. - Ed. Germinal - Rio de Janeiro - Brasil - 200 p. (Português) [ BCM : 125.004.01] [FDL.01]
  • 60. Bibliografia Consultada MONTORO, Antonio Franco & Diogo Pupo NOGUEIRA: 1983 - Meio Ambiente & Câncer - 1ª Ed. - Ed. T. A. Queiroz/CNPQ - São Paulo - Brasil - 261 p. (Português) [ISBN: 85-8500806-7]  [ BCM : 125.020.01] MURRAY, Michael; T. Birdsall; J. Pizzorno & P. REILLY: 2005 - Como Prevenir e Tratar o Câncer com Medicina Natural (How to Prevent and Treat Cancer with Natural Medicine) - Ed. Best Seller - Rio de Janeiro - Brasil - 355 p. (Português) [ISBN: 85-7684076-6] [ BCM : 125.024.01] [MUY.01]
  • 61. Bibliografia Consultada PEUSER, Michael (1943- ): 2003 - Os Capilares Determinam nosso Destino - Aloe, Imperatriz das Plantas Medicinais, Fonte de Vitalidade (Aloe, Kaiserin der Heilpflanzen) - 1ª Ed. - Ed. St. Hubertus - Diadema - Brasil - 333 p. (Português) [ISBN: 85-8985001-3] [ BCM : 055.008.01] [PEU.01] PAULING, Linus (1901-1994): 1993 - Como Viver Mais e Melhor (How to Live Longer and Feel Better) - 1ª Ed. - Ed. Círculo do Livro - São Paulo - Brasil - 400 p. (Português) [ BCM : 210.005.01] [LIN.01]
  • 62. Bibliografia Consultada ROTMAN, Flávio (1940- ): 1984 - A Cura Popular pela Comida - A Transformação de Alimentos em Remédios -Uma Nova Visão para uma Época de Crise - 6ª Ed. - Ed. Record - Rio - Brasil - 366 p. (Português) [ BCM : 210.012.01] [ROT.01] ROTMAN, Flávio (1940- ): 1991 - Viver sem Obesidade - Um Roteiro Revolucionário de Informações Qualificadas, Voltado para a Cura Definitiva da Obesidade - 1ª Ed. - Ed. Record - Rio - Brasil - 526 p. (Português) [ BCM : 210.012.02 ] [ROT.02]
  • 63. Bibliografia Consultada STEWARD, H. Leighton & M. BETHEA & S.S.ANDREWS & L.A.BALART: 1998 - Sugar Busters! - Como Reduzir o Colesterol e Perder Peso Eliminando o Açucar (Sugar Busters!) - 1ª Ed. - Ed. Campus - Rio de Janeiro - Brasil - 223 p.  [ BCM : 022.050.01] [STW.01]
  • 64. Bibliografia Consultada TRUCOM, Conceição: 2004 - Alimentação Desintoxicante - para Ativar o Sistema Imunológico - 1ª Ed. - Ed. Alaúde - São Paulo - Brasil - 194 p. (Português) [ISBN: 85-8907821-3] [ BCM : 210.043.03] [TRU.03] SERVAN-SCHREIBER, David (1961-2011): 2008 - Anticâncer - Prevenir e Vencer Usando nossas Defesas Naturais ( Anticancer - Prévenir et Lutter à nos Défenses Naturelles ) - 1ª Ed. - Ed. Objetiva - Rio de Janeiro - Brasil - 284 p. (Português) [ISBN: 978-85-7302898-0] [ BCM : 125.019.01] [DSS.01]