SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 32
 
Em fevereiro de 1964 a revista do Rádio deu destaque a uma foto grande de ROBERTO CARLOS de boca aberta por causa da dançarina argentina Libertat Leblanc. Ela está dançando em frente dele com um maiô decotado. Em 1964. O trabalho de promoção de ROBERTO CARLOS concentrava-se nos grandes magazines como Mesbla, Slopper,Tonelux, para as rádios passaram a escolher sua programação entre os discos mais vendidos nessas lojas. ROBERTO CARLOS logo fez amizade com os responsáveis pelo setor de discos. Sempre há uma vitrine do ROBERTO CARLOS seus discos tocando e as vendas subindo. As rádios não pararam de tocar suas músicas, em troca ele teria que enviar fotos autografadas para as vendedoras, além de passar uma vez ou outra nas lojas. Por manter esse tipo de postura ele conquistou o mega estrelato que começou a vislumbrar.  Em 1966 ROBERTO CARLOS abandonou um show no interior paulista porque várias mocinhas lhe atiravam bolinhas de papel. O problema é que elas foram imitadas pelo auditório todo, o “Brasa’ diz que aceita qualquer manifestação das fãs, mas ainda não está servindo de alvo para quem quer aparecer.
ROBERTO CARLOS recebeu de Chacrinha o título de “Rei da Jovem Guarda”. O cantor também recebeu o título de “O Brasa” do Corpo de Bombeiros da Guanabara e de Cidadão Carioca do deputado Nino Ribeiro.  No programa Noite de Gala (canal 13) às segundas feiras às 21h Roberto Carlos se atrasava ao entrar no palco, por causa do retoque de sua maquiagem. Suas admiradoras não deixaram para depois, rasgaram suas roupas, arrancaram fios de seus cabelos. Foi um sufoco! Por isso o rei dizia que seus maiores problemas eram as garotas!  Em 1964 Roberto Carlos foi para São Paulo fazer sua primeira apresentação no concorridíssimo programa “Os astros do Disco”, de Randall Juliano, na TV Elxcelsor, canal 9, onde somente os astros cantam. Ele interpretou “Parei na contra mão”. A reação das fãs foi excelente inclusive dos homens que, pediram autógrafos.
Você sabia que com o sucesso do LP “É Proibido Fumar” os empresários que procuravam ROBERTO CARLOS não eram mais os de circo e sim os do show business?  Em setembro de 1964 surgiu um novo concurso, na rádio Mauá, “O Novo Ídolo da Juventude”. ROBERTO CARLOS venceu e na noite da coroação, ele e seus auxiliares usaram uma estratégia conhecida por outros famosos, colocar o fã clube nas primeiras filas para gritar, desmaiar, subir no palco e beijar o ídolo, entre outras artimanhas.  Segundo a revista do Rádio (dezembro de 64) ROBERTO CARLOS fez tanto sucesso em Curitiba que depois da sua apresentação teve que se esconder numa casa de discos, mas as fãs quebraram os vidros e agarraram o cantor.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Você sabia que em janeiro de 1960, no Rio de Janeiro o pai de ROBERTO CARLOS, Sr. Robertino foi com ele ao Largo da Carioca e compra o primeiro violão do cantor, minuciosamente escolhido  por ROBERTO CARLOS? O Disco LOUCO POR VOCÊ em 78 rotações lançado pela Columbia cantado por ROBERTO CARLOS, começa a ser muito solicitado no programa “Peça Bis” pelo telefone, da Rádio Mayrink Veiga. ROBERTO CARLOS inicia uma estratégia para conseguir que seu disco toque nas rádios, falsos telefonemas. Ele tem uma lista imensa com nomes de garotas que “ligam” para pedir Louco por Você e o maior sucesso desse disco foi GOSTO DE VOCÊ MEU BEM. Em 1962, ROBERTO CARLOS havia se tornado “mania dos brotos cariocas”, teve seu LP classificado como o melhor da música jovem pela revista do rádio.
Você sabia que Luiz Carlos Ismael em parceria com ROBERTO CARLOS compôs no princípio dos anos 60 uma baladinha chamada SOU FELIZ COM MAMÃE?  José Messias, jurado do programa do Raul Gil, escreveu: Eu queria que ROBERTO CARLOS fosse meu filho, ele me chama de irmão, é pouco. ROBERTO CARLOS é a referência feliz dos anos “1960” a década que não devia ter acabado o melhor “século da minha vida”! Amauri Júnior escreveu ROBERTO CARLOS, tem além das conhecidas superstições tem outra, quando vai embarcar em avião, jamais usa meias ou sapatos pretos.
Silvia Popovich começou sua carreira na tevê no Globo Rural. Mas cedo passou a repórter, no Globo mesmo. Sua primeira grande entrevista foi em 1982. E logo com quem? Com um Rei, ROBERTO CARLOS. Ela passou horas se preparando, regulou até a roupa que ia usar, já que haviam lhe dito que o Rei não gosta de marrom, nem tons dessa cor. Estava nervosíssima. ROBERTO CARLOS chega muito amável e cordial, permitindo nascer entre os dois um clima de compreensão e simpatia. Popovich ficou tão à vontade que, ao final de cada pergunta, batia a mão na perna do Rei, percebendo algo esquisito, mas nem se dando conta que aquilo estava constrangido seu entrevistado. Ai o pior: viu que estava batendo a mão na perna mecânica. Por mais que tentasse, Sílvia não conseguiu esconder seu embaraço de ter cometido uma enorme gafe. ROBERTO CARLOS, porém, magnânimo, não demostrou aborrecimento algum. Ao contrário, foi mais simpático ainda, para compensar a mão-boba da repórter. REI É REI. (Amauri Júnior) Mirian Rios escreveu que foi com ROBERTO CARLOS que aprendi que cada dia que se inicia deve ser vivido com muita alegria e paz, como se fosse o último e o único, e que não podemos deixar de fazer o bem nem por um minuto! (bom aprendiz).   Você sabia que ROBERTO CARLOS cariosamente chamava Mirian Rios de Ventania, porque ela queria fazer tudo ao mesmo tempo, inclusive profissionalmente?
Você sabia que Mexericos da Candinha era o nome de uma página de uma revista do rádio, de grande audiência de leitura do rádio e televisão e 1965 ROBERTO CARLOS gravou um rock Mexerico da Candinha? Em 1958 com o sucesso dos meninos da zona norte (Erasmo, Roberto e outros) irritou os garotões da Urca. Um dia eles não deixaram a turma pegar os lotações para voltar pra casa. Atiraram ovos, e ficaram com pedaços de ferro na mão. O primeiro soco foi logo em ROBERTO CARLOS. Erasmo furioso pulou e disse: Ninguém bate nele. Quem quiser confusão vai ter que brigar comigo. Amigo é Amigo. ROBERTO CARLOS estreou um programa à noite depois do Jovem Guarda com o nome “ROBERTO CARLOS à Noite” e sua estréia foi no dia 15 de março de 1968 com a participação do Dener (costureiro) e Pelé (futebol).
ROBERTO CARLOS chegou a usar um bigodinho e o seu programa exigiu que ele raspasse o bigode que vinha cultivando desde que retornara de férias de San Remo. O motivo foi uma aposta que para animar o programa, ROBERTO CARLOS havia topado raspá-lo em cena.   ROBERTO CARLOS comandou outro programa para  Record, experimental chamado OPUS 7.  Foi em Cannes na Itália que ROBERTO CARLOS deu a notícia que iria ser papai e que o nome já estava escolhido Roberto Carlos II, o conhecido Dudu.
  A canção Garota do Roberto foi composição de Eduardo Araújo, para Vanusa gravar. Helena dos Santos, moradora suburbana, pobre, que acompanhou ROBERTO CARLOS por vários discos era tida como “a mãe preta” por uma reportagem da Revista Manchete em primeiro de abril de 1967.   É Proibido Fumar foi o primeiro LP pop inteiramente irretocável da história nacional. No programa Jovem Guarda os jovens guardistas tiveram de superar a resistência inicial de patrocinadores que se horrorizavam com a “delinqüência” cabeluda da moçada transviada.
A revista Realidade em um das reportagens listou as gírias da juventude da época do Jovem Guarda, como: bandidão (rapaz bonito), boneca (garota bonita) bidú (pessoa ótima, notável), barra limpa (pessoa simpática), barra pesada (malandro), papo firme (conversa verdadeira), papo furado (conversa ruim, mentira) e o BRASA era ROBERTO CARLOS. Sedimentando um gênero salvaguardado por seu primeiro hino nacional (Quero que vá tudo pro inferno) ROBERTO CARLOS estava pronto para adentrar a fase mais explosiva de sua criatividade.  Você sabia que ROBERTO CARLOS assumia a disparada do estrelato e do coração das menininhas, sendo  aclamado REI da Juventude pela Liga das Senhoras Católicas e, logo em seguida por Chacrinha? Num dos festivais da Record ROBERTO CARLOS perdeu o título de melhor intérprete para Jair Rodrigues.
Em maio de 1966 a Revista Realidade atestaria que o Programa Jovem Guarda foi um fenômeno instantâneo especialmente entre o público feminino na faixa etária de 10 a 16 anos.  ROBERTO CARLOS gelou ao verificar que a capa do seu primeiro LP (Louco por você) estava um casal estranho que os executivos da Columbia havia decidido por utilizar um cromo do banco de imagens mundial da gravadora, na verdade a mesma foto que ilustrava a capa de um LP do tecladista americano Ken Griffin. Em 25/10/1964 ROBERTO CARLOS chegou ao primeiro lugar da parada do IBOPE na frente dos Beatles com o Calhambeque.   Também em 1964 com os sucessos, ROBERTO CARLOS começou a mudar sua vida se transformando completamente e o novo ídolo enfrenta dificuldades semelhantes às dos Beatles com o estouro do seu LP ele declarou naquela época: “As garotas são o meu maior problema”.
ROBERTO CARLOS, no festival de San Remo que cantou Canzone Per Te de autoria de Sérgio Endrigo escreveu na palma da mão esquerda trecho da letra da canção, precavido. ROBERTO CARLOS fez algumas figurações no cinema em Aguenta o Rojão, ele aparece vestido de caipira, andando lá numa festa com bigode postiço e tudo remendado. ROBERTO CARLOS fez parte de vários grupos musicais especialmente, “Os Sputiniks”. O LP Louco Por Você tornou-se uma lenda na história da carreira de ROBERTO CARLOS que jamais permitiu seu relançamento.
ROBERTO CARLOS se despediu oficialmente do Jovem Guarda no domingo dia 17 de janeiro de 1968 e na sua despedida ele apareceu vestindo um terno azul-marinho, paletó esporte, camisa branca olímpica e uma capa preta de gola vermelha muito larga sobre os ombros. Cantou QUANDO, faixa do álbum RC Em Ritmo de Aventura, lançado pouco mais de um mês, após abraçar os amigos ele voltou ao centro do palco para mostrar a mais novíssima canção “Como é grande o meu Amor Por Você” e na despedida final ainda cantou a canção símbolo daquela fase do pop brasileiro e que o projetou definitivamente no cenário artístico: ”Quero que vá tudo pro Inferno.” O país Argentina foi à porta de entrada de ROBERTO CARLOS para o mundo musical. ROBERTO CARLOS além dos discos cuidava bem dos seus cabelos que cresciam discretamente. Naquele tempo do Jovem Guarda em que o corte curto a La Beatles já escandalizava aos conservadores.
ROBERTO CARLOS se preparava para ter um programa na televisão, acabou estreando no programa “Jovem Guarda”, quase ao acaso. Você sabia que a estréia oficial do programa Jovem Guarda foi no dia 5 de setembro de 1964 e que este programa entraria para história com uma série de matérias posteriores: ROBERTO CARLOS foge para não ficar nu, ou Jovem Guarda estremece a televisão, ou ROBERTO CARLOS foi o pão da estréia? Com o sucesso de ROBERTO CARLOS o cinema corteja o ídolo maior, solteiro, cobiçado e disputadíssimo pelas fãs, também invejado, corria o risco de ser agredido na porta dos teatros e auditórios, por sua maneira debochado de se referir a sua liberdade, estava na hora para tudo aquilo ser registrado pelo cinema.
Para proteger ROBERTO CARLOS, seu escritório às vezes precisava solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil e Militar, além dos soldados do Exercito, eram obrigados a formar cordões de isolamento para o cantor poder sair do teatro Record e chegar ao carro. ROBERTO CARLOS quando foi convidado para fazer o primeiro filme, respondeu que não tinha interesse de deixar o palco pela a telona.   ROBERTO CARLOS chegou a dizer que cuidava de tantos detalhes de sua carreira que exigia muita atenção quanto uma namorada, muito embora oficialmente não pudesse namorar de acordo com um contrato com seu empresário, que impedia até de aparecer abraçado com qualquer uma das fãs.  ROBERTO CARLOS, REI por aclamação, fazia no início de sua carreira shows beneficentes com freqüência, quase igual a shows pagos.
ROBERTO CARLOS foi coroado REI da Juventude com uma coroa imitando a do Rei Luiz da França, fantasia premiada no carnaval carioca.   Veja a canção que o padre curitibano compôs na luz de Quero que tudo vá pro Inferno: De que vale o céu azul/ e o sol sempre a brilhar/ e se Deus não vem / eu estou a lhe esperar/ eu só tenho Deus no meu pensamento/ e a sua ausência é todo meu tormento/quero que só Deus/ me aqueça o coração/ pois tudo será bela canção/ não suporto mais Deus longe de mim/quero até morrer do que viver assim/quero que só Deus me aqueça o coração/ pois tudo será bela canção.  Você sabia que no primeiro ano do Jovem Guarda ROBERTO CARLOS enriquecera, abrindo dois postos de gasolina no Shopping Center Iguatemi chamado de RoCar que na inauguração foi servido um coquetel com autógrafos cercado de seguranças?  Em 1966 um desentendimento entre Erasmo e ROBERTO CARLOS havia suspendido a parceria afastando os amigos, tudo por causa de fofocas.
ROBERTO CARLOS ganhou da CBS um jaguar na cor de sua preferência (na época) amarelo canário com estofados preto. Com relação ao iê, iê, iê, Chico Buarque afirmou uma certa vez,que tudo o que pode haver em matéria de iê, iê, iê brasileiro ROBERTO CARLOS faz e bem feito. O saudoso Ataulfo Alves prestigiou uma festa de aniversário de ROBERTO CARLOS no teatro Paramount e declarou:” ROBERTO CARLOS não é o ídolo do Jovem Guarda, ele é o ídolo do povo.” Agnaldo Rayol declarou certa vez que “o grande poder de ROBERTO CARLOS é a comunicação. Creio que ele é mais interprete, porque transmite melhor do que canta. Em matéria de voz, sinceramente, a dele é pequena. ROBERTO CARLOS sabe disso e todo mundo sabe”.
Você sabia que ROBERTO CARLOS foi o Rei do iê, iê ,iê e Agnaldo Rayol o Rei da voz? Você sabia que antes do nome Jovem Guarda o nome discutido era Festa de Arromba? Você sabia que ROBERTO CARLOS quando se casou com Nice em 1968 já sabia da existência de um filho? A revista Intervalo de 1968 fez especulação com os fãs sobre o casamento de ROBERTO CARLOS. Uma enquete com os seguintes itens: E se um dia seu astro resolvesse casar, dando quatro opções de respostas abaixo (que já trazem ao lado o percentual obtido para cada uma): 1- não vai querer saber mais dele=1% 2= Continuará a aplaudi-lo mais com raiva=3% 3=Achará que não tem a menor importância =13% 4= Ficarão contentes, sabendo que ele é feliz =83% Algumas semanas depois, cinqüenta mil fãs já haviam votado que ROBERTO CARLOS poderia se casar.
A saída de ROBERTO CARLOS do Jovem Guarda foi resultado de um amadurecimento e de uma transformação em sua imagem. A Record com a saída de Roberto Carlos do Jovem Guarda queria que ele apresentasse um novo programa em horário nobre e a ideia inicial era a de que seria O Rei e Eu em dupla com Chico Anísio. Na última apresentação no Jovem Guarda a mãe de ROBERTO CARLOS dona Laura preferiu não assistir a gravação só o pai Sr. Robertino esteve presente. Na despedida de ROBERTO CARLOS do Jovem Guarda ele cantou a valsa da Despedida em ritmo de iê.iê, iê.   No dia 03 de fevereiro de 1968, o brasileiro ROBERTO CARLOS era sagrado Rei na Europa com quinze pontos na votação do XVIII Festival Del La Canzone Italiana realizado no cassino municipal de San Reno.
''Você sabia que em 1969 tinha na TV um programa chamado ‘’Quem tem medo da verdade’’ apresentado por Carlos Manga. O programa era todo de armações. Depois de adiar inúmeras vezes, Roberto Carlos topou participar do programa. Foi acusado de tudo: ceder à influência americana, ser péssima influência a juventude, ameaçar a família e a sociedade brasileira. Em sua defesa o advogado Silvio Santos (SBT). Na tribuna Silvio garantiu que Roberto Carlos era cabeludo, corria a 200 por hora, falava gírias, mandava todo mundo pro inferno, mas não punha em risco a segurança nacional. O rei foi absolvido por seis a um. Só o padre presente ao local, manteve a acusação?'' ''Você sabia que o ano de 1950 teve dois acontecimentos: um relacionado com o futebol e outro com a música popular, que se deu no auditório de uma pequena radio do interior do país, Cachoeiro do Itapemirim, a voz do cantor Roberto Carlos foi mostrada ao publico pela primeira vez, numa manha de domingo, pouco depois da nove horas, no mês de outubro?''
''Você sabia que a voz de Roberto Carlos é a mais ouvida até hoje pelo povo brasileiro e uma das mais ouvidas do mundo, porque alcança multidões da America latina, áfrica e países da Europa como Portugal, Espanha e Itália?'‘ ''Você sabia quando o menino Roberto Carlos foi se apresentar pela primeira vez na rádio de Cachoeiro o locutor Jair Teixeira não foi trabalhar nem tão pouco os músicos contratados, mas Jose Nogueira, um violonista de 22 anos, recém contratado pela emissora, acompanhou com seus acordes, o menino Roberto?'‘ ''Você sabia que Roberto Carlos desde criança tinha uma veia romântica escolhendo para sua estréia no radio o bolero ‘’amor y mas amor’’ composição do espanhol Bob Capo, lançada naquele ano, e o garoto cantou em espanhol mesmo, como ele ouvia no radio na voz do cantor Uruguaio Fernando Borel que na época atuava no Brasil?''
''Você sabia que Roberto Carlos cresceu gordinho e bochechudo e logo ganhou o apelido de ‘’zunga’’ na época um apelido relativamente comum no espírito santo, havia outros ‘’zunguinhas’’ por lá. Mas todos os seus irmãos tinham apelidos, Lauro Roberto era chamado de ‘’Naim’’, Carlos Alberto era ‘’Gadi’’ e Norma era ‘’Mada’’ ou ‘’futeza’’? ''Você sabia que Roberto Carlos chupou chupeta até os oitos anos de idade? E que não foi fácil ele deixar de chupar chupeta, segundo o seu pai Robertino?'' ''Você sabia que aos quatro anos, Roberto Carlos já divertia a família, cantando musicas do cantor Bob Nelson, seu primeiro ídolo até o seu modo de vestir, imitava seu ídolo e sua musica preferida era ‘’boi barnabé’’? ''Você sabia que na infância do cantor mirim Roberto Carlos, não havia musica infantil, nem a tal musica jovem, e os cantores mirins tinham mesmo que interpretar o repertorio adulto em sua maioria com muitos dramas passionais, vinganças; o que Roberto Carlos, já com uma forte veia romântica tirava de letra?’’
''Você sabia que alem do programa infantil Roberto Carlos, ganhou a chance de cantar também em outros programas da emissora de sua cidade, como a ‘’vendaval de alegria’’, nas noites de domingo, ‘’as suas ordens’’ programa de dedicatórias apresentadas diariamente pelo locutor Jair Teixeira, era tanto trabalho que ‘’Zunga’’ teve até direito de receber seu primeiro cachê na emissora, segundo Roberto Carlos, ganha seiscentos cruzeiros velhos?'‘ ''Você sabia que em 1952, aos onze anos, Roberto Carlos ganhou o seu próprio programa na radio de Cachoeiro, semanal, que de quinze minutos, que começava meio dia e meia e seu repertoria era de tango, bolero e samba canção?'' ''Você sabia que no ano de 1955, aos 14 anos, Roberto Carlos ouviu sua voz registrada em disco pela primeira vez e que a música gravada era inédita, chamada ‘’o bolero deusa’’?''
''Você sabia que Roberto Carlos não gostou de ouvir sua voz em sua gravação?'' ''Você sabia que Roberto Carlos, partiu definitivamente de Cachoeiro em março de 1956 para morar em Niterói com uma tia, levando uma mala, uma muleta, uma viola e muitos sonhos?'' ''Você sabia que Roberto Carlos pensou em desistir da carreira de cantor por encontrar dificuldades de ser contratado nas emissoras?’’ ''Você sabia que o programa jovem guarda dispensava a atenção de professores, historiadores, jornalistas, radialistas e psicólogos, todos procurando entender à loucura daquele programa coletivo ?’’
''Você sabia que um dia na jovem guarda uma caixa endereçada Roberto Carlos, foi encontrado uma cobra viva e serelepe? Você sabia que este fato o levou a nunca mais abrir presentes de desconhecidos sem que alguém checasse antes o que vinha dentro do embrulho?'‘ ''Você sabia que quando Erasmo Esteves colocou seu nome Erasmo Carlos, o Roberto Carlos não gostou da ideia e protestou com o amigo: ‘’Porra Bicho, vai ficar muito Carlos na jogada, Carlos Imperial, Roberto Carlos e Erasmo Carlos?'' ''Você sabia que Roberto Carlos foi considerado o Elvis Presley Brasileiro, depois veio uma revelação na musica e para o rei, a voz e o violão de João Gilberto, lhe deixou encantado e disse que quando ouviu o João Gilberto, ficou parado que aquilo era simplesmente maravilhoso?'‘  ''Você sabia que o estilo musical lançado por João Gilberto em 1958, redefiniu o passado, o presente de então e o futuro da musica brasileira, incluindo ali o jovem cantor Roberto Carlos?''

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Was ist angesagt? (20)

Grafite 2C26
Grafite 2C26Grafite 2C26
Grafite 2C26
 
Land art
Land artLand art
Land art
 
Arte e tecnologia
Arte e tecnologiaArte e tecnologia
Arte e tecnologia
 
Apresentação Obra do Arquiteto paulistano Ruy Ohtake
Apresentação Obra do Arquiteto paulistano Ruy OhtakeApresentação Obra do Arquiteto paulistano Ruy Ohtake
Apresentação Obra do Arquiteto paulistano Ruy Ohtake
 
Arte - Surrealismo
Arte - SurrealismoArte - Surrealismo
Arte - Surrealismo
 
David LaChapelle
David LaChapelleDavid LaChapelle
David LaChapelle
 
Cubismo
CubismoCubismo
Cubismo
 
Henri Matisse
Henri MatisseHenri Matisse
Henri Matisse
 
Acessibilidade
AcessibilidadeAcessibilidade
Acessibilidade
 
Ilídio Daio - Estratégia de Urbanização dos Musseques em Luanda, 12 de Abril ...
Ilídio Daio - Estratégia de Urbanização dos Musseques em Luanda, 12 de Abril ...Ilídio Daio - Estratégia de Urbanização dos Musseques em Luanda, 12 de Abril ...
Ilídio Daio - Estratégia de Urbanização dos Musseques em Luanda, 12 de Abril ...
 
Atelier de Land Art
Atelier de Land ArtAtelier de Land Art
Atelier de Land Art
 
A Arte EuropéIa No Brasil
A Arte EuropéIa No BrasilA Arte EuropéIa No Brasil
A Arte EuropéIa No Brasil
 
Projeto renova sao paulo cabucu de baixo 12
Projeto renova sao paulo cabucu de baixo 12Projeto renova sao paulo cabucu de baixo 12
Projeto renova sao paulo cabucu de baixo 12
 
Minimalismo a arte conceitual 1
Minimalismo a arte conceitual 1Minimalismo a arte conceitual 1
Minimalismo a arte conceitual 1
 
Arte afro brasileira
Arte afro brasileiraArte afro brasileira
Arte afro brasileira
 
Dragão do Mar - Estudo de Requalificação
Dragão do Mar - Estudo de Requalificação Dragão do Mar - Estudo de Requalificação
Dragão do Mar - Estudo de Requalificação
 
Manual do desenho universal
Manual do desenho universalManual do desenho universal
Manual do desenho universal
 
Acessibilidade Urbana
Acessibilidade UrbanaAcessibilidade Urbana
Acessibilidade Urbana
 
Intervenção Urbana
Intervenção UrbanaIntervenção Urbana
Intervenção Urbana
 
Estudo sobre a Av. Amaral Peixoto (Niterói/JR)
Estudo sobre a Av. Amaral Peixoto (Niterói/JR)Estudo sobre a Av. Amaral Peixoto (Niterói/JR)
Estudo sobre a Av. Amaral Peixoto (Niterói/JR)
 

Andere mochten auch

Projeto amor em duetos
Projeto amor em duetosProjeto amor em duetos
Projeto amor em duetosGina Falcão
 
O amor
O amorO amor
O amoremrcja
 
Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...
Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...
Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...pibiduergsmontenegro
 
SLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMOR
SLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMORSLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMOR
SLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMORLé Souza
 
Projeto Resgatando A éTica E A Cidadania
Projeto Resgatando A éTica E A CidadaniaProjeto Resgatando A éTica E A Cidadania
Projeto Resgatando A éTica E A Cidadaniajhenifer99
 
Projeto Música na escola
Projeto Música na escolaProjeto Música na escola
Projeto Música na escolaVenicio Borges
 
Projeto de Intervenção
Projeto de IntervençãoProjeto de Intervenção
Projeto de Intervençãomoniquests
 
Valores humanos
Valores humanosValores humanos
Valores humanosVera Gama
 

Andere mochten auch (12)

Projeto amor em duetos
Projeto amor em duetosProjeto amor em duetos
Projeto amor em duetos
 
O amor
O amorO amor
O amor
 
Amor
AmorAmor
Amor
 
Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...
Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...
Projeto música na escola, desafios no ensino fundamnetal, dessotti, wolffenbü...
 
SLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMOR
SLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMORSLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMOR
SLIDE PARA CULTINHO /TEMA :AMOR
 
Projeto música
Projeto músicaProjeto música
Projeto música
 
Projeto Resgatando A éTica E A Cidadania
Projeto Resgatando A éTica E A CidadaniaProjeto Resgatando A éTica E A Cidadania
Projeto Resgatando A éTica E A Cidadania
 
Projeto Música na escola
Projeto Música na escolaProjeto Música na escola
Projeto Música na escola
 
Projeto EducaçãO E Valores
Projeto EducaçãO E ValoresProjeto EducaçãO E Valores
Projeto EducaçãO E Valores
 
Projeto de Intervenção
Projeto de IntervençãoProjeto de Intervenção
Projeto de Intervenção
 
Valores humanos
Valores humanosValores humanos
Valores humanos
 
Projeto Cidadania e Valores
Projeto Cidadania e ValoresProjeto Cidadania e Valores
Projeto Cidadania e Valores
 

Ähnlich wie CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos

Apresentação rc
Apresentação rcApresentação rc
Apresentação rcDan Moreyra
 
Apresentação rc
Apresentação rcApresentação rc
Apresentação rcDan Moreyra
 
Jovem Guarda
Jovem GuardaJovem Guarda
Jovem GuardaJNR
 
Jovens & velhas tardes de domingo
Jovens & velhas tardes de domingoJovens & velhas tardes de domingo
Jovens & velhas tardes de domingoDan Moreyra
 
Jovens & Velhas tardes de domingo
Jovens & Velhas tardes de domingoJovens & Velhas tardes de domingo
Jovens & Velhas tardes de domingoIrene Aguiar
 
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.ANTONIO INACIO FERRAZ
 
Roberto carlos em_detalhes
Roberto carlos em_detalhesRoberto carlos em_detalhes
Roberto carlos em_detalhesElvis Reis
 
Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)
Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)
Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)Endl Félix Muriel
 
Rock no brasil dos anos 80 e 90
Rock no brasil dos anos 80 e 90Rock no brasil dos anos 80 e 90
Rock no brasil dos anos 80 e 90Elô Ribeiro
 
O som na televisão música sertaneja e rede globo
O som na televisão música sertaneja e rede globoO som na televisão música sertaneja e rede globo
O som na televisão música sertaneja e rede globoGisele Laura Haddad
 
Jovem Guarda Anos 60
Jovem Guarda Anos 60 Jovem Guarda Anos 60
Jovem Guarda Anos 60 Davi Campos
 

Ähnlich wie CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos (20)

Apresentação rc
Apresentação rcApresentação rc
Apresentação rc
 
Apresentação rc
Apresentação rcApresentação rc
Apresentação rc
 
Cantores
CantoresCantores
Cantores
 
Cantores brazileiros - 70th
Cantores brazileiros - 70thCantores brazileiros - 70th
Cantores brazileiros - 70th
 
SUPER ANOS 60/70
SUPER ANOS 60/70SUPER ANOS 60/70
SUPER ANOS 60/70
 
Cantores Brasileiros dos anos 70
Cantores Brasileiros dos anos 70Cantores Brasileiros dos anos 70
Cantores Brasileiros dos anos 70
 
Jovem Guarda
Jovem GuardaJovem Guarda
Jovem Guarda
 
Jovem guarda
Jovem guardaJovem guarda
Jovem guarda
 
Jovem Guarda
Jovem GuardaJovem Guarda
Jovem Guarda
 
Jovens & velhas tardes de domingo
Jovens & velhas tardes de domingoJovens & velhas tardes de domingo
Jovens & velhas tardes de domingo
 
Jovens & Velhas tardes de domingo
Jovens & Velhas tardes de domingoJovens & Velhas tardes de domingo
Jovens & Velhas tardes de domingo
 
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
 
Roberto carlos em_detalhes
Roberto carlos em_detalhesRoberto carlos em_detalhes
Roberto carlos em_detalhes
 
Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)
Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)
Caetano emanuel viana teles veloso. gonzalo (corrixido)
 
27.bregas7080
27.bregas708027.bregas7080
27.bregas7080
 
Elis regina 26 anos (m
Elis regina 26 anos   (m Elis regina 26 anos   (m
Elis regina 26 anos (m
 
Rock no brasil dos anos 80 e 90
Rock no brasil dos anos 80 e 90Rock no brasil dos anos 80 e 90
Rock no brasil dos anos 80 e 90
 
O som na televisão música sertaneja e rede globo
O som na televisão música sertaneja e rede globoO som na televisão música sertaneja e rede globo
O som na televisão música sertaneja e rede globo
 
Jovem Guarda Anos 60
Jovem Guarda Anos 60 Jovem Guarda Anos 60
Jovem Guarda Anos 60
 
JOVEM GUARDA
JOVEM GUARDAJOVEM GUARDA
JOVEM GUARDA
 

Mehr von Dan Moreyra

Apresentação rc
Apresentação rcApresentação rc
Apresentação rcDan Moreyra
 
Apostila Sistema Urinário
Apostila Sistema UrinárioApostila Sistema Urinário
Apostila Sistema UrinárioDan Moreyra
 
Apostila Sistema Articular - Junturas
Apostila  Sistema Articular - JunturasApostila  Sistema Articular - Junturas
Apostila Sistema Articular - JunturasDan Moreyra
 
Apostila generalidades de Anatomia
Apostila generalidades de AnatomiaApostila generalidades de Anatomia
Apostila generalidades de AnatomiaDan Moreyra
 
Apostila Sistema Esquelético
Apostila Sistema EsqueléticoApostila Sistema Esquelético
Apostila Sistema EsqueléticoDan Moreyra
 
Apostila Sistema Respiratório
Apostila Sistema RespiratórioApostila Sistema Respiratório
Apostila Sistema RespiratórioDan Moreyra
 
Apostila Crânio
Apostila CrânioApostila Crânio
Apostila CrânioDan Moreyra
 
Alerta colocado na porta de um espaço terapêutico
Alerta colocado na porta de um espaço terapêuticoAlerta colocado na porta de um espaço terapêutico
Alerta colocado na porta de um espaço terapêuticoDan Moreyra
 
Se alguém te procurar
Se alguém te procurarSe alguém te procurar
Se alguém te procurarDan Moreyra
 

Mehr von Dan Moreyra (16)

Apresentação rc
Apresentação rcApresentação rc
Apresentação rc
 
Apresentacao rc
Apresentacao rcApresentacao rc
Apresentacao rc
 
Israel
IsraelIsrael
Israel
 
Apostila Sistema Urinário
Apostila Sistema UrinárioApostila Sistema Urinário
Apostila Sistema Urinário
 
Apostila Sistema Articular - Junturas
Apostila  Sistema Articular - JunturasApostila  Sistema Articular - Junturas
Apostila Sistema Articular - Junturas
 
Apostila generalidades de Anatomia
Apostila generalidades de AnatomiaApostila generalidades de Anatomia
Apostila generalidades de Anatomia
 
Apostila Sistema Esquelético
Apostila Sistema EsqueléticoApostila Sistema Esquelético
Apostila Sistema Esquelético
 
Apostila Sistema Respiratório
Apostila Sistema RespiratórioApostila Sistema Respiratório
Apostila Sistema Respiratório
 
Apostila Crânio
Apostila CrânioApostila Crânio
Apostila Crânio
 
Lindo demais
Lindo demaisLindo demais
Lindo demais
 
Alerta colocado na porta de um espaço terapêutico
Alerta colocado na porta de um espaço terapêuticoAlerta colocado na porta de um espaço terapêutico
Alerta colocado na porta de um espaço terapêutico
 
Se alguém te procurar
Se alguém te procurarSe alguém te procurar
Se alguém te procurar
 
Rei leão
Rei leãoRei leão
Rei leão
 
O presente
O presenteO presente
O presente
 
Se doer assobie
Se doer assobieSe doer assobie
Se doer assobie
 
Cativar
CativarCativar
Cativar
 

CURIOSIDADES - Pra sempre Roberto Carlos

  • 1.  
  • 2. Em fevereiro de 1964 a revista do Rádio deu destaque a uma foto grande de ROBERTO CARLOS de boca aberta por causa da dançarina argentina Libertat Leblanc. Ela está dançando em frente dele com um maiô decotado. Em 1964. O trabalho de promoção de ROBERTO CARLOS concentrava-se nos grandes magazines como Mesbla, Slopper,Tonelux, para as rádios passaram a escolher sua programação entre os discos mais vendidos nessas lojas. ROBERTO CARLOS logo fez amizade com os responsáveis pelo setor de discos. Sempre há uma vitrine do ROBERTO CARLOS seus discos tocando e as vendas subindo. As rádios não pararam de tocar suas músicas, em troca ele teria que enviar fotos autografadas para as vendedoras, além de passar uma vez ou outra nas lojas. Por manter esse tipo de postura ele conquistou o mega estrelato que começou a vislumbrar. Em 1966 ROBERTO CARLOS abandonou um show no interior paulista porque várias mocinhas lhe atiravam bolinhas de papel. O problema é que elas foram imitadas pelo auditório todo, o “Brasa’ diz que aceita qualquer manifestação das fãs, mas ainda não está servindo de alvo para quem quer aparecer.
  • 3. ROBERTO CARLOS recebeu de Chacrinha o título de “Rei da Jovem Guarda”. O cantor também recebeu o título de “O Brasa” do Corpo de Bombeiros da Guanabara e de Cidadão Carioca do deputado Nino Ribeiro. No programa Noite de Gala (canal 13) às segundas feiras às 21h Roberto Carlos se atrasava ao entrar no palco, por causa do retoque de sua maquiagem. Suas admiradoras não deixaram para depois, rasgaram suas roupas, arrancaram fios de seus cabelos. Foi um sufoco! Por isso o rei dizia que seus maiores problemas eram as garotas! Em 1964 Roberto Carlos foi para São Paulo fazer sua primeira apresentação no concorridíssimo programa “Os astros do Disco”, de Randall Juliano, na TV Elxcelsor, canal 9, onde somente os astros cantam. Ele interpretou “Parei na contra mão”. A reação das fãs foi excelente inclusive dos homens que, pediram autógrafos.
  • 4. Você sabia que com o sucesso do LP “É Proibido Fumar” os empresários que procuravam ROBERTO CARLOS não eram mais os de circo e sim os do show business? Em setembro de 1964 surgiu um novo concurso, na rádio Mauá, “O Novo Ídolo da Juventude”. ROBERTO CARLOS venceu e na noite da coroação, ele e seus auxiliares usaram uma estratégia conhecida por outros famosos, colocar o fã clube nas primeiras filas para gritar, desmaiar, subir no palco e beijar o ídolo, entre outras artimanhas. Segundo a revista do Rádio (dezembro de 64) ROBERTO CARLOS fez tanto sucesso em Curitiba que depois da sua apresentação teve que se esconder numa casa de discos, mas as fãs quebraram os vidros e agarraram o cantor.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11. Você sabia que em janeiro de 1960, no Rio de Janeiro o pai de ROBERTO CARLOS, Sr. Robertino foi com ele ao Largo da Carioca e compra o primeiro violão do cantor, minuciosamente escolhido por ROBERTO CARLOS? O Disco LOUCO POR VOCÊ em 78 rotações lançado pela Columbia cantado por ROBERTO CARLOS, começa a ser muito solicitado no programa “Peça Bis” pelo telefone, da Rádio Mayrink Veiga. ROBERTO CARLOS inicia uma estratégia para conseguir que seu disco toque nas rádios, falsos telefonemas. Ele tem uma lista imensa com nomes de garotas que “ligam” para pedir Louco por Você e o maior sucesso desse disco foi GOSTO DE VOCÊ MEU BEM. Em 1962, ROBERTO CARLOS havia se tornado “mania dos brotos cariocas”, teve seu LP classificado como o melhor da música jovem pela revista do rádio.
  • 12. Você sabia que Luiz Carlos Ismael em parceria com ROBERTO CARLOS compôs no princípio dos anos 60 uma baladinha chamada SOU FELIZ COM MAMÃE? José Messias, jurado do programa do Raul Gil, escreveu: Eu queria que ROBERTO CARLOS fosse meu filho, ele me chama de irmão, é pouco. ROBERTO CARLOS é a referência feliz dos anos “1960” a década que não devia ter acabado o melhor “século da minha vida”! Amauri Júnior escreveu ROBERTO CARLOS, tem além das conhecidas superstições tem outra, quando vai embarcar em avião, jamais usa meias ou sapatos pretos.
  • 13. Silvia Popovich começou sua carreira na tevê no Globo Rural. Mas cedo passou a repórter, no Globo mesmo. Sua primeira grande entrevista foi em 1982. E logo com quem? Com um Rei, ROBERTO CARLOS. Ela passou horas se preparando, regulou até a roupa que ia usar, já que haviam lhe dito que o Rei não gosta de marrom, nem tons dessa cor. Estava nervosíssima. ROBERTO CARLOS chega muito amável e cordial, permitindo nascer entre os dois um clima de compreensão e simpatia. Popovich ficou tão à vontade que, ao final de cada pergunta, batia a mão na perna do Rei, percebendo algo esquisito, mas nem se dando conta que aquilo estava constrangido seu entrevistado. Ai o pior: viu que estava batendo a mão na perna mecânica. Por mais que tentasse, Sílvia não conseguiu esconder seu embaraço de ter cometido uma enorme gafe. ROBERTO CARLOS, porém, magnânimo, não demostrou aborrecimento algum. Ao contrário, foi mais simpático ainda, para compensar a mão-boba da repórter. REI É REI. (Amauri Júnior) Mirian Rios escreveu que foi com ROBERTO CARLOS que aprendi que cada dia que se inicia deve ser vivido com muita alegria e paz, como se fosse o último e o único, e que não podemos deixar de fazer o bem nem por um minuto! (bom aprendiz). Você sabia que ROBERTO CARLOS cariosamente chamava Mirian Rios de Ventania, porque ela queria fazer tudo ao mesmo tempo, inclusive profissionalmente?
  • 14. Você sabia que Mexericos da Candinha era o nome de uma página de uma revista do rádio, de grande audiência de leitura do rádio e televisão e 1965 ROBERTO CARLOS gravou um rock Mexerico da Candinha? Em 1958 com o sucesso dos meninos da zona norte (Erasmo, Roberto e outros) irritou os garotões da Urca. Um dia eles não deixaram a turma pegar os lotações para voltar pra casa. Atiraram ovos, e ficaram com pedaços de ferro na mão. O primeiro soco foi logo em ROBERTO CARLOS. Erasmo furioso pulou e disse: Ninguém bate nele. Quem quiser confusão vai ter que brigar comigo. Amigo é Amigo. ROBERTO CARLOS estreou um programa à noite depois do Jovem Guarda com o nome “ROBERTO CARLOS à Noite” e sua estréia foi no dia 15 de março de 1968 com a participação do Dener (costureiro) e Pelé (futebol).
  • 15. ROBERTO CARLOS chegou a usar um bigodinho e o seu programa exigiu que ele raspasse o bigode que vinha cultivando desde que retornara de férias de San Remo. O motivo foi uma aposta que para animar o programa, ROBERTO CARLOS havia topado raspá-lo em cena. ROBERTO CARLOS comandou outro programa para Record, experimental chamado OPUS 7. Foi em Cannes na Itália que ROBERTO CARLOS deu a notícia que iria ser papai e que o nome já estava escolhido Roberto Carlos II, o conhecido Dudu.
  • 16. A canção Garota do Roberto foi composição de Eduardo Araújo, para Vanusa gravar. Helena dos Santos, moradora suburbana, pobre, que acompanhou ROBERTO CARLOS por vários discos era tida como “a mãe preta” por uma reportagem da Revista Manchete em primeiro de abril de 1967. É Proibido Fumar foi o primeiro LP pop inteiramente irretocável da história nacional. No programa Jovem Guarda os jovens guardistas tiveram de superar a resistência inicial de patrocinadores que se horrorizavam com a “delinqüência” cabeluda da moçada transviada.
  • 17. A revista Realidade em um das reportagens listou as gírias da juventude da época do Jovem Guarda, como: bandidão (rapaz bonito), boneca (garota bonita) bidú (pessoa ótima, notável), barra limpa (pessoa simpática), barra pesada (malandro), papo firme (conversa verdadeira), papo furado (conversa ruim, mentira) e o BRASA era ROBERTO CARLOS. Sedimentando um gênero salvaguardado por seu primeiro hino nacional (Quero que vá tudo pro inferno) ROBERTO CARLOS estava pronto para adentrar a fase mais explosiva de sua criatividade. Você sabia que ROBERTO CARLOS assumia a disparada do estrelato e do coração das menininhas, sendo aclamado REI da Juventude pela Liga das Senhoras Católicas e, logo em seguida por Chacrinha? Num dos festivais da Record ROBERTO CARLOS perdeu o título de melhor intérprete para Jair Rodrigues.
  • 18. Em maio de 1966 a Revista Realidade atestaria que o Programa Jovem Guarda foi um fenômeno instantâneo especialmente entre o público feminino na faixa etária de 10 a 16 anos. ROBERTO CARLOS gelou ao verificar que a capa do seu primeiro LP (Louco por você) estava um casal estranho que os executivos da Columbia havia decidido por utilizar um cromo do banco de imagens mundial da gravadora, na verdade a mesma foto que ilustrava a capa de um LP do tecladista americano Ken Griffin. Em 25/10/1964 ROBERTO CARLOS chegou ao primeiro lugar da parada do IBOPE na frente dos Beatles com o Calhambeque. Também em 1964 com os sucessos, ROBERTO CARLOS começou a mudar sua vida se transformando completamente e o novo ídolo enfrenta dificuldades semelhantes às dos Beatles com o estouro do seu LP ele declarou naquela época: “As garotas são o meu maior problema”.
  • 19. ROBERTO CARLOS, no festival de San Remo que cantou Canzone Per Te de autoria de Sérgio Endrigo escreveu na palma da mão esquerda trecho da letra da canção, precavido. ROBERTO CARLOS fez algumas figurações no cinema em Aguenta o Rojão, ele aparece vestido de caipira, andando lá numa festa com bigode postiço e tudo remendado. ROBERTO CARLOS fez parte de vários grupos musicais especialmente, “Os Sputiniks”. O LP Louco Por Você tornou-se uma lenda na história da carreira de ROBERTO CARLOS que jamais permitiu seu relançamento.
  • 20. ROBERTO CARLOS se despediu oficialmente do Jovem Guarda no domingo dia 17 de janeiro de 1968 e na sua despedida ele apareceu vestindo um terno azul-marinho, paletó esporte, camisa branca olímpica e uma capa preta de gola vermelha muito larga sobre os ombros. Cantou QUANDO, faixa do álbum RC Em Ritmo de Aventura, lançado pouco mais de um mês, após abraçar os amigos ele voltou ao centro do palco para mostrar a mais novíssima canção “Como é grande o meu Amor Por Você” e na despedida final ainda cantou a canção símbolo daquela fase do pop brasileiro e que o projetou definitivamente no cenário artístico: ”Quero que vá tudo pro Inferno.” O país Argentina foi à porta de entrada de ROBERTO CARLOS para o mundo musical. ROBERTO CARLOS além dos discos cuidava bem dos seus cabelos que cresciam discretamente. Naquele tempo do Jovem Guarda em que o corte curto a La Beatles já escandalizava aos conservadores.
  • 21. ROBERTO CARLOS se preparava para ter um programa na televisão, acabou estreando no programa “Jovem Guarda”, quase ao acaso. Você sabia que a estréia oficial do programa Jovem Guarda foi no dia 5 de setembro de 1964 e que este programa entraria para história com uma série de matérias posteriores: ROBERTO CARLOS foge para não ficar nu, ou Jovem Guarda estremece a televisão, ou ROBERTO CARLOS foi o pão da estréia? Com o sucesso de ROBERTO CARLOS o cinema corteja o ídolo maior, solteiro, cobiçado e disputadíssimo pelas fãs, também invejado, corria o risco de ser agredido na porta dos teatros e auditórios, por sua maneira debochado de se referir a sua liberdade, estava na hora para tudo aquilo ser registrado pelo cinema.
  • 22. Para proteger ROBERTO CARLOS, seu escritório às vezes precisava solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil e Militar, além dos soldados do Exercito, eram obrigados a formar cordões de isolamento para o cantor poder sair do teatro Record e chegar ao carro. ROBERTO CARLOS quando foi convidado para fazer o primeiro filme, respondeu que não tinha interesse de deixar o palco pela a telona. ROBERTO CARLOS chegou a dizer que cuidava de tantos detalhes de sua carreira que exigia muita atenção quanto uma namorada, muito embora oficialmente não pudesse namorar de acordo com um contrato com seu empresário, que impedia até de aparecer abraçado com qualquer uma das fãs. ROBERTO CARLOS, REI por aclamação, fazia no início de sua carreira shows beneficentes com freqüência, quase igual a shows pagos.
  • 23. ROBERTO CARLOS foi coroado REI da Juventude com uma coroa imitando a do Rei Luiz da França, fantasia premiada no carnaval carioca. Veja a canção que o padre curitibano compôs na luz de Quero que tudo vá pro Inferno: De que vale o céu azul/ e o sol sempre a brilhar/ e se Deus não vem / eu estou a lhe esperar/ eu só tenho Deus no meu pensamento/ e a sua ausência é todo meu tormento/quero que só Deus/ me aqueça o coração/ pois tudo será bela canção/ não suporto mais Deus longe de mim/quero até morrer do que viver assim/quero que só Deus me aqueça o coração/ pois tudo será bela canção. Você sabia que no primeiro ano do Jovem Guarda ROBERTO CARLOS enriquecera, abrindo dois postos de gasolina no Shopping Center Iguatemi chamado de RoCar que na inauguração foi servido um coquetel com autógrafos cercado de seguranças? Em 1966 um desentendimento entre Erasmo e ROBERTO CARLOS havia suspendido a parceria afastando os amigos, tudo por causa de fofocas.
  • 24. ROBERTO CARLOS ganhou da CBS um jaguar na cor de sua preferência (na época) amarelo canário com estofados preto. Com relação ao iê, iê, iê, Chico Buarque afirmou uma certa vez,que tudo o que pode haver em matéria de iê, iê, iê brasileiro ROBERTO CARLOS faz e bem feito. O saudoso Ataulfo Alves prestigiou uma festa de aniversário de ROBERTO CARLOS no teatro Paramount e declarou:” ROBERTO CARLOS não é o ídolo do Jovem Guarda, ele é o ídolo do povo.” Agnaldo Rayol declarou certa vez que “o grande poder de ROBERTO CARLOS é a comunicação. Creio que ele é mais interprete, porque transmite melhor do que canta. Em matéria de voz, sinceramente, a dele é pequena. ROBERTO CARLOS sabe disso e todo mundo sabe”.
  • 25. Você sabia que ROBERTO CARLOS foi o Rei do iê, iê ,iê e Agnaldo Rayol o Rei da voz? Você sabia que antes do nome Jovem Guarda o nome discutido era Festa de Arromba? Você sabia que ROBERTO CARLOS quando se casou com Nice em 1968 já sabia da existência de um filho? A revista Intervalo de 1968 fez especulação com os fãs sobre o casamento de ROBERTO CARLOS. Uma enquete com os seguintes itens: E se um dia seu astro resolvesse casar, dando quatro opções de respostas abaixo (que já trazem ao lado o percentual obtido para cada uma): 1- não vai querer saber mais dele=1% 2= Continuará a aplaudi-lo mais com raiva=3% 3=Achará que não tem a menor importância =13% 4= Ficarão contentes, sabendo que ele é feliz =83% Algumas semanas depois, cinqüenta mil fãs já haviam votado que ROBERTO CARLOS poderia se casar.
  • 26. A saída de ROBERTO CARLOS do Jovem Guarda foi resultado de um amadurecimento e de uma transformação em sua imagem. A Record com a saída de Roberto Carlos do Jovem Guarda queria que ele apresentasse um novo programa em horário nobre e a ideia inicial era a de que seria O Rei e Eu em dupla com Chico Anísio. Na última apresentação no Jovem Guarda a mãe de ROBERTO CARLOS dona Laura preferiu não assistir a gravação só o pai Sr. Robertino esteve presente. Na despedida de ROBERTO CARLOS do Jovem Guarda ele cantou a valsa da Despedida em ritmo de iê.iê, iê. No dia 03 de fevereiro de 1968, o brasileiro ROBERTO CARLOS era sagrado Rei na Europa com quinze pontos na votação do XVIII Festival Del La Canzone Italiana realizado no cassino municipal de San Reno.
  • 27. ''Você sabia que em 1969 tinha na TV um programa chamado ‘’Quem tem medo da verdade’’ apresentado por Carlos Manga. O programa era todo de armações. Depois de adiar inúmeras vezes, Roberto Carlos topou participar do programa. Foi acusado de tudo: ceder à influência americana, ser péssima influência a juventude, ameaçar a família e a sociedade brasileira. Em sua defesa o advogado Silvio Santos (SBT). Na tribuna Silvio garantiu que Roberto Carlos era cabeludo, corria a 200 por hora, falava gírias, mandava todo mundo pro inferno, mas não punha em risco a segurança nacional. O rei foi absolvido por seis a um. Só o padre presente ao local, manteve a acusação?'' ''Você sabia que o ano de 1950 teve dois acontecimentos: um relacionado com o futebol e outro com a música popular, que se deu no auditório de uma pequena radio do interior do país, Cachoeiro do Itapemirim, a voz do cantor Roberto Carlos foi mostrada ao publico pela primeira vez, numa manha de domingo, pouco depois da nove horas, no mês de outubro?''
  • 28. ''Você sabia que a voz de Roberto Carlos é a mais ouvida até hoje pelo povo brasileiro e uma das mais ouvidas do mundo, porque alcança multidões da America latina, áfrica e países da Europa como Portugal, Espanha e Itália?'‘ ''Você sabia quando o menino Roberto Carlos foi se apresentar pela primeira vez na rádio de Cachoeiro o locutor Jair Teixeira não foi trabalhar nem tão pouco os músicos contratados, mas Jose Nogueira, um violonista de 22 anos, recém contratado pela emissora, acompanhou com seus acordes, o menino Roberto?'‘ ''Você sabia que Roberto Carlos desde criança tinha uma veia romântica escolhendo para sua estréia no radio o bolero ‘’amor y mas amor’’ composição do espanhol Bob Capo, lançada naquele ano, e o garoto cantou em espanhol mesmo, como ele ouvia no radio na voz do cantor Uruguaio Fernando Borel que na época atuava no Brasil?''
  • 29. ''Você sabia que Roberto Carlos cresceu gordinho e bochechudo e logo ganhou o apelido de ‘’zunga’’ na época um apelido relativamente comum no espírito santo, havia outros ‘’zunguinhas’’ por lá. Mas todos os seus irmãos tinham apelidos, Lauro Roberto era chamado de ‘’Naim’’, Carlos Alberto era ‘’Gadi’’ e Norma era ‘’Mada’’ ou ‘’futeza’’? ''Você sabia que Roberto Carlos chupou chupeta até os oitos anos de idade? E que não foi fácil ele deixar de chupar chupeta, segundo o seu pai Robertino?'' ''Você sabia que aos quatro anos, Roberto Carlos já divertia a família, cantando musicas do cantor Bob Nelson, seu primeiro ídolo até o seu modo de vestir, imitava seu ídolo e sua musica preferida era ‘’boi barnabé’’? ''Você sabia que na infância do cantor mirim Roberto Carlos, não havia musica infantil, nem a tal musica jovem, e os cantores mirins tinham mesmo que interpretar o repertorio adulto em sua maioria com muitos dramas passionais, vinganças; o que Roberto Carlos, já com uma forte veia romântica tirava de letra?’’
  • 30. ''Você sabia que alem do programa infantil Roberto Carlos, ganhou a chance de cantar também em outros programas da emissora de sua cidade, como a ‘’vendaval de alegria’’, nas noites de domingo, ‘’as suas ordens’’ programa de dedicatórias apresentadas diariamente pelo locutor Jair Teixeira, era tanto trabalho que ‘’Zunga’’ teve até direito de receber seu primeiro cachê na emissora, segundo Roberto Carlos, ganha seiscentos cruzeiros velhos?'‘ ''Você sabia que em 1952, aos onze anos, Roberto Carlos ganhou o seu próprio programa na radio de Cachoeiro, semanal, que de quinze minutos, que começava meio dia e meia e seu repertoria era de tango, bolero e samba canção?'' ''Você sabia que no ano de 1955, aos 14 anos, Roberto Carlos ouviu sua voz registrada em disco pela primeira vez e que a música gravada era inédita, chamada ‘’o bolero deusa’’?''
  • 31. ''Você sabia que Roberto Carlos não gostou de ouvir sua voz em sua gravação?'' ''Você sabia que Roberto Carlos, partiu definitivamente de Cachoeiro em março de 1956 para morar em Niterói com uma tia, levando uma mala, uma muleta, uma viola e muitos sonhos?'' ''Você sabia que Roberto Carlos pensou em desistir da carreira de cantor por encontrar dificuldades de ser contratado nas emissoras?’’ ''Você sabia que o programa jovem guarda dispensava a atenção de professores, historiadores, jornalistas, radialistas e psicólogos, todos procurando entender à loucura daquele programa coletivo ?’’
  • 32. ''Você sabia que um dia na jovem guarda uma caixa endereçada Roberto Carlos, foi encontrado uma cobra viva e serelepe? Você sabia que este fato o levou a nunca mais abrir presentes de desconhecidos sem que alguém checasse antes o que vinha dentro do embrulho?'‘ ''Você sabia que quando Erasmo Esteves colocou seu nome Erasmo Carlos, o Roberto Carlos não gostou da ideia e protestou com o amigo: ‘’Porra Bicho, vai ficar muito Carlos na jogada, Carlos Imperial, Roberto Carlos e Erasmo Carlos?'' ''Você sabia que Roberto Carlos foi considerado o Elvis Presley Brasileiro, depois veio uma revelação na musica e para o rei, a voz e o violão de João Gilberto, lhe deixou encantado e disse que quando ouviu o João Gilberto, ficou parado que aquilo era simplesmente maravilhoso?'‘ ''Você sabia que o estilo musical lançado por João Gilberto em 1958, redefiniu o passado, o presente de então e o futuro da musica brasileira, incluindo ali o jovem cantor Roberto Carlos?''