Anzeige

Planeta Vírus - Martim Leitão - cópia.pptx

Técnico Superior de Reabilitação Psicomotora um Clínica M.J. Lda.
8. Mar 2023
Anzeige

Más contenido relacionado

Último(20)

Anzeige

Planeta Vírus - Martim Leitão - cópia.pptx

  1. Carl Zimmer Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus
  2. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Índice - Um Planeta de Vírus - Biografia do Autor - Um Planeta de Vírus - Introdução - Velhos Conhecidos - Em todos os lugares, em todas as coisas - O Futuro Viral - Epílogo - Conclusão
  3. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus - Após a apresentação da listagem dos livros, por parte da professora, foi um dos livros que mais me chamou a atenção - É um livro científico, que aborda um tema bastante atual e que afeta a humanidade. - Maior conhecimento sobre esta temática - Entender a origem do vírus Covid 19
  4. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus - Foi publicado pela primeira vez em 2011, revisto em 2015, onde já se falava numa eventual pandemia mundial, prevendo assim, o atual SARS-CoV-2. - O livro é subdividido em três partes, além da introdução e do epílogo.
  5. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Biografia - Carl Zimmer nasceu em 1966 nos Estados Unidos da América - É jornalista, escritor de ciências, cientista e escreve em blogues. - Dedica-se ao estudo da evolução e de parasitas. - Escreveu vários livros e contribuiu com ensaios científicos para publicações como o The New York Times e a revista Discover. - É professor convidado na Morse College na Universidade de Yale.
  6. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus - Introdução - “A própria palavra vírus apareceu como uma contradição. Nós herdamos a palavra do Império Romano, onde ela significava, ao mesmo tempo, o veneno de uma cobra ou o sêmen de um homem. Criação e destruição em uma só palavra.” ZIMMER, C. (2021). Um Planeta de Vírus. Porto Salvo. Editora Desassossego, 1ºedição. - Zimmer adora nos trazer esta perspetiva, que consiste em constantemente repelir a visão simplória de que “vírus = doença”.
  7. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus – Velhos Conhecidos - Zimmer aborda vírus já conhecidos pelo homem, como são os casos do rinovírus (principal causa da constipação). - Dos vírus mais bem sucedidos pois cada ser humano, a partida, passa cerca de uma semana na cama graças ao rinovírus.
  8. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus – Velhos Conhecidos - Outro vírus abordado é o influenza que se estima que matou entre 50 e 100 milhões de pessoas. - Tal como os rinovírus, precisa de muito pouca informação genética para provocar o mal.
  9. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus – Velhos Conhecidos - Outro vírus abordado é o papilomavírus que provocava tumores e o aparecimento de cancro.
  10. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus – Em todos os lugares em todas as coisas - Neste capitulo, Zimmer mostra-nos que os vírus existem há bastante tempo e estão presentes em todos os meios (ar, terra e água) - Só em 1986 se determinou existirem vírus também no mar.
  11. Martim Leitão nº16 11ºCT5 Um Planeta de Vírus – Futuro viral “A próxima praga pode começar quando um outro vírus de algum animal selvagem pular para a nossa espécie – um vírus que podemos nem conhecer ainda. (…) Mas porque nós vivemos num planeta de vírus, esta tarefa [monitorar vírus] é enorme. (…) não podemos dizer se alguns destes novos vírus descobertos vão criar uma grande epidemia. (…) precisamos permanecer vigilantes, para bloquear vírus novos antes que eles tenham a chance de fazer o grande pulo para a nossa espécie.” ZIMMER, C. (2021). Um Planeta de Vírus. Porto Salvo. Editora Desassossego, 1ºedição.
Anzeige