Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Comunicação
para a Captação
de Recursos
Douglas Bordini
FORMADO EM GESTÃO DO TERCEIRO SETOR, MAIS DE 10
ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA. PARTICIPOU DA
FUNDAÇÃO E ESTR...
Captar para comunicar
ou comunicar para
captar?
- 2013 - Criação departamento de captação
- Temos o captador, um bom projeto,
resolvido!
- Mas como captar sem um bom mate...
- Renovação site (voluntariado)
- Apresentação (doação direcionada)
- Mão na massa!
- Sem Comunicação não há Captação!
- N...
- Adesão à causa X manutenção
- Por que parou de contribuir?
- Comunicar não envolve somente o
Marketing
- Enxergar a doaç...
Como vamos Comunicar?
- Conscientização de que é necessário
- Quais serão as ferramentas? Materiais?
On line, impressos?
- Qual a periodicidade?...
- Pronto! Entendemos que é necessário,
contratamos/elegemos alguém responsável
- Mas... Ainda não é o bastante!
- Antes de...
- Alinhamento entre as áreas: Administração – Financeira -
Operacional
- Relatórios e prazos!
- Entendimentos dos “porquês...
Comunicação como uma cultura da
Organização
Após entender que:
1. Sem Comunicação não há captação;
2. Definir os processos para Comunicar;
3. Implantar a Comunicação ...
- Estabelecer as necessidades;
- Definir objetivos e INVESTIR!
- Se não for possível o investimento, montar
plano de capta...
- Parceria com agência de publicidade/marketing
digital;
- Renovação site e produção vídeo institucional;
- Implantação CR...
RESULTADOS:
- Em 1 ano, quadruplicamos o número de doadores na base
(pessoas físicas);
- Reconquista de importantes parcei...
www.abcpovo.org.br
ong.abcp
Organizações da Sociedade Civil - Comunicação para a Captação de Recursos
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Organizações da Sociedade Civil - Comunicação para a Captação de Recursos

221 Aufrufe

Veröffentlicht am

Douglas Bordini - Formado em gestão do terceiro setor, possui mais de 10 anos de atuação na área. Participou da fundação e estruturação administrativa da ABCP – Associação Beneficente & Comunitária do Povo. Sob sua gestão, a instituição recebeu as certificações que a credenciaram como organização de utilidade publica reconhecida pelo governo e comunidade. Criou em 2013 o Departamento de Desenvolvimento Institucional da instituição, responsável pelas áreas de Captação e Comunicação, onde atuou como gestor da área até 2017, quando assumiu a gestão geral da organização.

Veröffentlicht in: Business
  • Als Erste(r) kommentieren

Organizações da Sociedade Civil - Comunicação para a Captação de Recursos

  1. 1. Comunicação para a Captação de Recursos
  2. 2. Douglas Bordini FORMADO EM GESTÃO DO TERCEIRO SETOR, MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA. PARTICIPOU DA FUNDAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DA ABCP. SOB SUA GESTÃO, A INSTITUIÇÃO RECEBEU AS CERTIFICAÇÕES QUE A CREDENCIARAM COMO UMA ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RECONHECIDA PELO PODER PÚBLICO E PELA COMUNIDADE. ATUOU DESDE 2013 NA GESTÃO DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, ÁREA RESPONSÁVEL PELA CAPTAÇÃO, MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS E COMUNICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. HOJE É GESTOR GERAL DA ABCP. É CASADO COM GLASIANE E PAI DO LUCAS E DO LORENZO. douglas@abcpovo.org.br
  3. 3. Captar para comunicar ou comunicar para captar?
  4. 4. - 2013 - Criação departamento de captação - Temos o captador, um bom projeto, resolvido! - Mas como captar sem um bom material de comunicação? - Não temos verba para isso!
  5. 5. - Renovação site (voluntariado) - Apresentação (doação direcionada) - Mão na massa! - Sem Comunicação não há Captação! - Não teremos perenidade
  6. 6. - Adesão à causa X manutenção - Por que parou de contribuir? - Comunicar não envolve somente o Marketing - Enxergar a doação como um processo que é iniciado, conduzido e mantido pela Comunicação. - Comunicar os resultados: o “produto” comprado pelo doador
  7. 7. Como vamos Comunicar?
  8. 8. - Conscientização de que é necessário - Quais serão as ferramentas? Materiais? On line, impressos? - Qual a periodicidade? - Quem vai fazer? (Investimento)
  9. 9. - Pronto! Entendemos que é necessário, contratamos/elegemos alguém responsável - Mas... Ainda não é o bastante! - Antes de pensar na comunicação externa, é necessário alinhar a comunicação interna. - Quem são os ‘atores’ envolvidos em fornecer as informações para a Comunicação?
  10. 10. - Alinhamento entre as áreas: Administração – Financeira - Operacional - Relatórios e prazos! - Entendimentos dos “porquês e papéis”. Exemplo: 2015 – contratamos uma profissional de Marketing que acabou não permanecendo. Um dos motivos foi que, por alguma razão, as informações não chegavam.
  11. 11. Comunicação como uma cultura da Organização
  12. 12. Após entender que: 1. Sem Comunicação não há captação; 2. Definir os processos para Comunicar; 3. Implantar a Comunicação dentro da cultura da Organização.
  13. 13. - Estabelecer as necessidades; - Definir objetivos e INVESTIR! - Se não for possível o investimento, montar plano de captação voltado para a Comunicação; - 2016: nova transição de diretoria. Proposta para renovação do material de Comunicação.
  14. 14. - Parceria com agência de publicidade/marketing digital; - Renovação site e produção vídeo institucional; - Implantação CRM para melhorar o relacionamento com os doadores e facilitar a doação; - Acompanhamento e prestação de contas - Produtos institucionais
  15. 15. RESULTADOS: - Em 1 ano, quadruplicamos o número de doadores na base (pessoas físicas); - Reconquista de importantes parceiros e doadores.
  16. 16. www.abcpovo.org.br ong.abcp

×