SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 20
Future Champions 2010 XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Categoria Jornalismo, modalidade Jornalismo digital – revista digital, jornal online, etc. (avulso). Aluno líder : Caio Henrique Araujo Salgado
Future Champions 2010 A Prática da Convergência no Jornalismo Esportivo: Cobertura Multimídia do Future Champions2010
Futebol e os brasileiros No Brasil, segundo Roberto DaMatta (1994), o esporte se desenvolveu por colocar, ainda que utopicamente,  as diferentes classes da sociedade em condições de igualdade de disputa. A visão do futebol como uma opção de melhoria de vida, de acordo com Waldenyr Caldas (1994), é percebida desde o início do século XX, quando os operários escolhidos para formar as equipes de futebol das fábricas desempenhavam atividades mais leves.
Jornalismo esportivo A abrangência do futebol é veemente, visto que a FIFA tem 212 nações associadas, mais até que a ONU, com 192 países membros. O jornalismo esportivo se desenvolveu a partir da mesma dinâmica da industrial cultural. DaMatta (1994) afirma que o futebol é praticado e discutido em todo o planeta. Os conflitos são traduzidos e representados em partidas de futebol.
Convergência de mídias Convergência significa “confluência, direção comum para o mesmo ponto”. No jornalismo, essa prática se torna cada vez mais comum. Elizabeth Saad (2007:9)  aponta que “o grande foco das atenções das empresas de geração de informação está voltado para a convergência dos centros de produção de conteúdo, ou seja, das redações”. 
Convergência de mídias A popularização da internet e o fácil acesso a tecnologias antes restritas, como celulares com câmeras e programas de edição de áudio, vídeo e imagens, por exemplo, aceleram o processo evolutivo da convergência das mídias. As experiências, os erros e acertos permitem que a prática se torne ainda melhor e mais eficaz.  Para Henry Jekins (2004), a convergência dos meio é um processo e não um estado final.   
O Future Champions Disputado pela primeira vez na África do Sul, em 2009, o Future Champions  é um torneio interclubes internacional de atletas sub-17 que visa propiciar o intercâmbio de profissionais e compartilhamento de técnicas aplicadas nos clubes do mundo. Entre 13 e 19 de dezembro de 2010, foi realizada a segunda edição do torneio , em Belo Horizonte, no Campus do UNI-BH.
Metodologia Cerca de 30 estudantes se dividiram em equipes para fazer entrevistas com jogadores, comissão técnica, personalidades e torcida. Foram utilizados programas de edição de áudio (Audacity) e vídeo (Windows MovieMaker) compatíveis com a produção  de conteúdo em larga escala. Lorena Tárcia Coordenadora do Laboratório de Mídias Convergentes do UNI-BH
Cobertura multimídia Um dos objetivos pré-estabelecidos da cobertura era captar fatos curiosos que acontecem durante os jogos e todos os bastidores do campeonato. Estas entrevistas e curiosidades foram registradas em áudio, vídeo, fotografias e textos e publicados no Twitter e no site do Future Champions.
Ferramentas utilizadas SITE O site foi criado na ferramenta webnode.com funcionou no sentido de convergir as diferentes mídias em um único espaço. A parte opinativa do site ficou sob responsabilidade de todos os alunos, independente do curso. O conteúdo produzido era editado e postado pelos voluntários. Durante a semana do torneio, o site teve mais de 26 mil pageviews.
Ferramentas utilizadas TWITTER O Twitter foi uma das ferramentas mais importantes de comunicação da equipe. A proposta deu tão certo que o termo Future Championsatingiu o primeiro lugar dos TrendingsTopics Brasil  (ranking dos assuntos mais comentados no Twitter).
Ferramentas utilizadas TRANSMISSÃO POR STREAMING Também houve transmissão em streaming, com entradas ao vivo de entrevistados em inglês, português e francês e produção de boletim bilíngue diário com resumo dos acontecimentos do dia anterior.
Ferramentas utilizadas FERRAMENTAS AUXILIARES Para aumentar o potencial de divulgação da cobertura, foram utilizadas ferramentas específicas de  upload de áudios (SoundCloud), Vídeos (YouTube), textos (Scribd) e fotos (Flickr)
Dificuldades Apesar da aprovação da cobertura pelos representantes da Fifa, várias restrições foram impostas pela equipe promotora do evento. Ficou claro que não poderíamos utilizar a marca do Future Champions e não poderíamos circular livremente pelo local do jogo. Passado o mês de gratuidade do Webnode, mais de 500 fotos do evento foram deletadas do banco de dados do site sem aviso prévio. 
Resultados Cobertura conteúdo com qualidade equiparada aos demais meios de comunicação Ida de um dos nossos alunos à África, para fazer cobertura semelhante.  Luciano Andrade Ribeiro Coordenadora do curso de  Jornalismo do UNI-BH
Referências ABREU, Karen Cristina Kraemer Abreu. Histórias e usos da internet. Biblioteca online de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/abreu-karen-historia-e-usos-da-internet.pdf. Acesso em: 30 março 2011.   CALDAS, Waldenyr. Aspectos sociopolíticos do futebol brasileiro. Revista USP - n.22 - 1994. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/22/06-waldenyr.pdf. Acesso em: 30 março 2011.   CANAVILHAS, João. Considerações gerais sobre jornalismo na Web. Biblioteca online de Ciências da Comunicação, 2001. Disponível em http://www.bocc.uff.br/pag/canavilhas-joao-webjornal.pdf. Acesso em 30 março 2011.   CRUCIANELLI, Sandra. Ferramentas digitais para jornalistas, 2010. Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Disponível em http://knightcenter.utexas.edu/hdpp.php. Acesso em 29 março de 2011.
Referências DAMATTA, Roberto. Antropologia do óbvio: Notas em torno do significado social do futebol brasileiro. Revista USP - n.22 - 1994. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/22/02-damatta.pdf. Acessoem: 30 março 2011.   DOMINGO, David et al. Four Dimensions of Journalistic Convergence: A preliminary approach to current media trends at Spain, 2007. http://journalism.utexas.edu/onlinejournalism/2007/papers/Domingo. Acesso em: 29 março de 2011.    FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. O entendimento da interdisciplinaridade no cotidiano. Biblioteca online de Ciências da Comunicação, 2005. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/francishett-mafalda-entendimento-da-interdisciplinaridade.pdf . Acesso em 30 março 2011.    JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e a Patologia do Saber, Rio de Janeiro: Imago, 1976.
Referências  JENKINS, Henry. The cultural logic of media convergence. In: International Journal of Cultural Studies. V. 7. pp: 33-43, 2004.   Disponível em: http://ics.sagepub.com/cgi/reprint/7/1/33. Acesso em: 29 março de 2011.   JORGE, Vítor Oliveira. Informação, comunicação, investigação, inovação, interdisciplinaridade e mediação na sociedade actual: algumas notas prévias a uma antropologia de certos comportamentos contemporâneos. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/9_informacao_comunicacao_investigacao_inovacao_interdisciplinaridade_e_mediacao_na_sociedade_actual_algumas_notas_vitor_oliveira_jorge.pdf. Acesso em: 29 março de 2011.    MÁXIMO, João. Memórias do futebol brasileiro. ScientificEletronicLibrary Online, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v13n37/v13n37a09.pdf. Acesso em: 29 março de 2011.
Referências SAAD CORRÊA, E. Convergência de mídias: primeiras contribuições para um modelo epistemológico e metodologias de pesquisa. In: 5º SBPJor - Encontro da Associaçaõ Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2007, Aracajú. 5º SBPJor - Encontro da Associaçaõ Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2007.   SALAVERRÍA, Ramón. Convergencia de medios. Chasqui. In: Revista Latinoamericana de Comunicación, nº 81. Quito, Equador, 2003, pp. 32-39 - 2003.   
Obrigado Caio Araujo caioaraujo@ymail.com @chsalgado

Weitere ähnliche Inhalte

Andere mochten auch

工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授
工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授
工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授翔霖 詹
 
Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...
Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...
Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...Salutaria
 
Mia ist an der hisar schule
Mia ist an der hisar schuleMia ist an der hisar schule
Mia ist an der hisar schulehisarschool
 
Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...
Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...
Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...francisco gonzalez cano
 
Resolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario General
Resolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario GeneralResolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario General
Resolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario GeneralCarlos Cardona Comunicaciones
 
Software Production Layout_Se lect7 btech
Software Production Layout_Se lect7 btechSoftware Production Layout_Se lect7 btech
Software Production Layout_Se lect7 btechIIITA
 
103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授
103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授
103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授翔霖 詹
 
Se lect13 btech
Se lect13 btechSe lect13 btech
Se lect13 btechIIITA
 
Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications
Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications
Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications Dr. Mazlan Abbas
 
Silverpop Agent ROI: Keys to Creative Success
Silverpop Agent ROI: Keys to Creative SuccessSilverpop Agent ROI: Keys to Creative Success
Silverpop Agent ROI: Keys to Creative SuccessLitmus
 
花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義
花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義
花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義翔霖 詹
 
World Quality Day 2011 - Innovation case study template
World Quality Day 2011 - Innovation case study templateWorld Quality Day 2011 - Innovation case study template
World Quality Day 2011 - Innovation case study templateDubai Quality Group
 
Philosophy and recent achievements of EI along with the future of assessment
Philosophy and recent achievements of EI along with the future of assessmentPhilosophy and recent achievements of EI along with the future of assessment
Philosophy and recent achievements of EI along with the future of assessmentEducational Initiatives
 
журнал IDO о Марс-Тефо
журнал IDO о Марс-Тефожурнал IDO о Марс-Тефо
журнал IDO о Марс-ТефоMetaverMedia
 
工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授
工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授
工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授翔霖 詹
 
'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...
'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...
'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...Dubai Quality Group
 

Andere mochten auch (19)

工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授
工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授
工作夥伴關係與衝突解決 B3-2-實踐大學-詹翔霖教授
 
Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...
Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...
Evolution of limb salvage technics & where they are going: From amputation to...
 
Mia ist an der hisar schule
Mia ist an der hisar schuleMia ist an der hisar schule
Mia ist an der hisar schule
 
Lot`s wife shimon
Lot`s  wife shimonLot`s  wife shimon
Lot`s wife shimon
 
Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...
Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...
Das bioenergiedorf mauenheim, die solarsiedlung in engen und die solaranlage ...
 
Resolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario General
Resolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario GeneralResolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario General
Resolucion 105 de 2015 convocatoria Secretario General
 
Software Production Layout_Se lect7 btech
Software Production Layout_Se lect7 btechSoftware Production Layout_Se lect7 btech
Software Production Layout_Se lect7 btech
 
103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授
103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授
103.04.17 創業入門班-玉里就業輔導站-創業穩贏班-詹翔霖教授
 
Se lect13 btech
Se lect13 btechSe lect13 btech
Se lect13 btech
 
Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications
Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications
Being the Next Millionaire - Building the Next Killer Mobile Applications
 
Silverpop Agent ROI: Keys to Creative Success
Silverpop Agent ROI: Keys to Creative SuccessSilverpop Agent ROI: Keys to Creative Success
Silverpop Agent ROI: Keys to Creative Success
 
花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義
花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義
花蓮縣103年度國中小基礎輔導知能研習計畫 班級經營-詹翔霖教授-補充講義
 
World Quality Day 2011 - Innovation case study template
World Quality Day 2011 - Innovation case study templateWorld Quality Day 2011 - Innovation case study template
World Quality Day 2011 - Innovation case study template
 
Philosophy and recent achievements of EI along with the future of assessment
Philosophy and recent achievements of EI along with the future of assessmentPhilosophy and recent achievements of EI along with the future of assessment
Philosophy and recent achievements of EI along with the future of assessment
 
Moblie technology
Moblie technologyMoblie technology
Moblie technology
 
журнал IDO о Марс-Тефо
журнал IDO о Марс-Тефожурнал IDO о Марс-Тефо
журнал IDO о Марс-Тефо
 
工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授
工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授
工作願景與工作倫理 D1-1-實踐大學-詹翔霖教授
 
Folha informativa 14
Folha informativa 14Folha informativa 14
Folha informativa 14
 
'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...
'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...
'Suggestion Schemes can Improve quality and service to external and internal ...
 

Ähnlich wie Future champions 2010

REDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REAL
REDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REALREDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REAL
REDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REALSip Sipiapa
 
Bola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebol
Bola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebolBola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebol
Bola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebolRádioetvUnibh MídiaEletrônica
 
Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...
Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...
Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...MarineteS1
 
Comunicação e Novas Mídias - Aula 1
Comunicação e Novas Mídias - Aula 1Comunicação e Novas Mídias - Aula 1
Comunicação e Novas Mídias - Aula 1pauloranieri
 
Programação total Intercom Sudeste 2012
Programação total Intercom Sudeste 2012Programação total Intercom Sudeste 2012
Programação total Intercom Sudeste 2012IntercomSudeste
 
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SPAs redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SPAlexandre Secco
 
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SPAs redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SPGabriel Attuy
 
Pesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OAB
Pesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OABPesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OAB
Pesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OABMedialogue Digital
 
A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...
A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...
A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...Marcos Castro
 
As mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul
As mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do SulAs mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul
As mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do SulMargareth Michel
 
Seminários temáticos - Prof Erika Zuza
Seminários temáticos - Prof Erika Zuza Seminários temáticos - Prof Erika Zuza
Seminários temáticos - Prof Erika Zuza Erika Zuza
 
A Comunicação na Web
A Comunicação na WebA Comunicação na Web
A Comunicação na Webbelcolucci
 
Impacto das Tecnologias Digitais no Esporte
Impacto das Tecnologias Digitais no EsporteImpacto das Tecnologias Digitais no Esporte
Impacto das Tecnologias Digitais no EsporteThiago Mori
 
Rosalia e Marcelino
Rosalia e MarcelinoRosalia e Marcelino
Rosalia e Marcelinoxavelhinha
 
Publicidade Digital Virtual
Publicidade Digital VirtualPublicidade Digital Virtual
Publicidade Digital Virtualmaxsaraiva
 
Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...
Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...
Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...Rodrigo Belo
 
Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010
Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010
Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010Victor Corte Real
 

Ähnlich wie Future champions 2010 (20)

REDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REAL
REDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REALREDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REAL
REDES SOCIALES Y TRANSMISIONES WEB EN TIEMPO REAL
 
Bola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebol
Bola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebolBola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebol
Bola na rede: a influência das novas mídias na popularização do futebol
 
Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...
Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...
Vídeos na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta fase das Tecnologias ...
 
2014 nas mídias sociais
2014 nas mídias sociais2014 nas mídias sociais
2014 nas mídias sociais
 
Comunicação e Novas Mídias - Aula 1
Comunicação e Novas Mídias - Aula 1Comunicação e Novas Mídias - Aula 1
Comunicação e Novas Mídias - Aula 1
 
Programação total Intercom Sudeste 2012
Programação total Intercom Sudeste 2012Programação total Intercom Sudeste 2012
Programação total Intercom Sudeste 2012
 
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SPAs redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
 
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SPAs redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
As redes sociais na eleição para presidente da OAB-SP
 
Pesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OAB
Pesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OABPesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OAB
Pesquisa Medialogue As Redes Sociais na Eleição do Presidente da OAB
 
A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...
A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...
A Internet como ferramente comunicacional da Federação Portuguesa de Hóquei -...
 
AS 6ano-1-103.pdf
AS 6ano-1-103.pdfAS 6ano-1-103.pdf
AS 6ano-1-103.pdf
 
As mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul
As mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do SulAs mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul
As mulheres no jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul
 
Seminários temáticos - Prof Erika Zuza
Seminários temáticos - Prof Erika Zuza Seminários temáticos - Prof Erika Zuza
Seminários temáticos - Prof Erika Zuza
 
A Comunicação na Web
A Comunicação na WebA Comunicação na Web
A Comunicação na Web
 
Impacto das Tecnologias Digitais no Esporte
Impacto das Tecnologias Digitais no EsporteImpacto das Tecnologias Digitais no Esporte
Impacto das Tecnologias Digitais no Esporte
 
Rosalia e Marcelino
Rosalia e MarcelinoRosalia e Marcelino
Rosalia e Marcelino
 
Publicidade Digital Virtual
Publicidade Digital VirtualPublicidade Digital Virtual
Publicidade Digital Virtual
 
Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...
Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...
Impacto das Tecnologias Digitais na Construção de Novos Modelos de Negócio e ...
 
Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010
Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010
Revista Politicom - Ano 3 - Nº 3 - Jan-Jul 2010
 
Relatórios midias sociais
Relatórios midias sociaisRelatórios midias sociais
Relatórios midias sociais
 

Kürzlich hochgeladen

"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxMauricioOliveira258223
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Maria Teresa Thomaz
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholacleanelima11
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioDomingasMariaRomao
 

Kürzlich hochgeladen (20)

"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
 

Future champions 2010

  • 1. Future Champions 2010 XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Categoria Jornalismo, modalidade Jornalismo digital – revista digital, jornal online, etc. (avulso). Aluno líder : Caio Henrique Araujo Salgado
  • 2. Future Champions 2010 A Prática da Convergência no Jornalismo Esportivo: Cobertura Multimídia do Future Champions2010
  • 3. Futebol e os brasileiros No Brasil, segundo Roberto DaMatta (1994), o esporte se desenvolveu por colocar, ainda que utopicamente, as diferentes classes da sociedade em condições de igualdade de disputa. A visão do futebol como uma opção de melhoria de vida, de acordo com Waldenyr Caldas (1994), é percebida desde o início do século XX, quando os operários escolhidos para formar as equipes de futebol das fábricas desempenhavam atividades mais leves.
  • 4. Jornalismo esportivo A abrangência do futebol é veemente, visto que a FIFA tem 212 nações associadas, mais até que a ONU, com 192 países membros. O jornalismo esportivo se desenvolveu a partir da mesma dinâmica da industrial cultural. DaMatta (1994) afirma que o futebol é praticado e discutido em todo o planeta. Os conflitos são traduzidos e representados em partidas de futebol.
  • 5. Convergência de mídias Convergência significa “confluência, direção comum para o mesmo ponto”. No jornalismo, essa prática se torna cada vez mais comum. Elizabeth Saad (2007:9) aponta que “o grande foco das atenções das empresas de geração de informação está voltado para a convergência dos centros de produção de conteúdo, ou seja, das redações”. 
  • 6. Convergência de mídias A popularização da internet e o fácil acesso a tecnologias antes restritas, como celulares com câmeras e programas de edição de áudio, vídeo e imagens, por exemplo, aceleram o processo evolutivo da convergência das mídias. As experiências, os erros e acertos permitem que a prática se torne ainda melhor e mais eficaz. Para Henry Jekins (2004), a convergência dos meio é um processo e não um estado final.   
  • 7. O Future Champions Disputado pela primeira vez na África do Sul, em 2009, o Future Champions é um torneio interclubes internacional de atletas sub-17 que visa propiciar o intercâmbio de profissionais e compartilhamento de técnicas aplicadas nos clubes do mundo. Entre 13 e 19 de dezembro de 2010, foi realizada a segunda edição do torneio , em Belo Horizonte, no Campus do UNI-BH.
  • 8. Metodologia Cerca de 30 estudantes se dividiram em equipes para fazer entrevistas com jogadores, comissão técnica, personalidades e torcida. Foram utilizados programas de edição de áudio (Audacity) e vídeo (Windows MovieMaker) compatíveis com a produção de conteúdo em larga escala. Lorena Tárcia Coordenadora do Laboratório de Mídias Convergentes do UNI-BH
  • 9. Cobertura multimídia Um dos objetivos pré-estabelecidos da cobertura era captar fatos curiosos que acontecem durante os jogos e todos os bastidores do campeonato. Estas entrevistas e curiosidades foram registradas em áudio, vídeo, fotografias e textos e publicados no Twitter e no site do Future Champions.
  • 10. Ferramentas utilizadas SITE O site foi criado na ferramenta webnode.com funcionou no sentido de convergir as diferentes mídias em um único espaço. A parte opinativa do site ficou sob responsabilidade de todos os alunos, independente do curso. O conteúdo produzido era editado e postado pelos voluntários. Durante a semana do torneio, o site teve mais de 26 mil pageviews.
  • 11. Ferramentas utilizadas TWITTER O Twitter foi uma das ferramentas mais importantes de comunicação da equipe. A proposta deu tão certo que o termo Future Championsatingiu o primeiro lugar dos TrendingsTopics Brasil (ranking dos assuntos mais comentados no Twitter).
  • 12. Ferramentas utilizadas TRANSMISSÃO POR STREAMING Também houve transmissão em streaming, com entradas ao vivo de entrevistados em inglês, português e francês e produção de boletim bilíngue diário com resumo dos acontecimentos do dia anterior.
  • 13. Ferramentas utilizadas FERRAMENTAS AUXILIARES Para aumentar o potencial de divulgação da cobertura, foram utilizadas ferramentas específicas de upload de áudios (SoundCloud), Vídeos (YouTube), textos (Scribd) e fotos (Flickr)
  • 14. Dificuldades Apesar da aprovação da cobertura pelos representantes da Fifa, várias restrições foram impostas pela equipe promotora do evento. Ficou claro que não poderíamos utilizar a marca do Future Champions e não poderíamos circular livremente pelo local do jogo. Passado o mês de gratuidade do Webnode, mais de 500 fotos do evento foram deletadas do banco de dados do site sem aviso prévio. 
  • 15. Resultados Cobertura conteúdo com qualidade equiparada aos demais meios de comunicação Ida de um dos nossos alunos à África, para fazer cobertura semelhante. Luciano Andrade Ribeiro Coordenadora do curso de Jornalismo do UNI-BH
  • 16. Referências ABREU, Karen Cristina Kraemer Abreu. Histórias e usos da internet. Biblioteca online de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/abreu-karen-historia-e-usos-da-internet.pdf. Acesso em: 30 março 2011.   CALDAS, Waldenyr. Aspectos sociopolíticos do futebol brasileiro. Revista USP - n.22 - 1994. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/22/06-waldenyr.pdf. Acesso em: 30 março 2011.   CANAVILHAS, João. Considerações gerais sobre jornalismo na Web. Biblioteca online de Ciências da Comunicação, 2001. Disponível em http://www.bocc.uff.br/pag/canavilhas-joao-webjornal.pdf. Acesso em 30 março 2011.   CRUCIANELLI, Sandra. Ferramentas digitais para jornalistas, 2010. Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Disponível em http://knightcenter.utexas.edu/hdpp.php. Acesso em 29 março de 2011.
  • 17. Referências DAMATTA, Roberto. Antropologia do óbvio: Notas em torno do significado social do futebol brasileiro. Revista USP - n.22 - 1994. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/22/02-damatta.pdf. Acessoem: 30 março 2011.   DOMINGO, David et al. Four Dimensions of Journalistic Convergence: A preliminary approach to current media trends at Spain, 2007. http://journalism.utexas.edu/onlinejournalism/2007/papers/Domingo. Acesso em: 29 março de 2011.   FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. O entendimento da interdisciplinaridade no cotidiano. Biblioteca online de Ciências da Comunicação, 2005. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/francishett-mafalda-entendimento-da-interdisciplinaridade.pdf . Acesso em 30 março 2011.   JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e a Patologia do Saber, Rio de Janeiro: Imago, 1976.
  • 18. Referências  JENKINS, Henry. The cultural logic of media convergence. In: International Journal of Cultural Studies. V. 7. pp: 33-43, 2004.   Disponível em: http://ics.sagepub.com/cgi/reprint/7/1/33. Acesso em: 29 março de 2011.   JORGE, Vítor Oliveira. Informação, comunicação, investigação, inovação, interdisciplinaridade e mediação na sociedade actual: algumas notas prévias a uma antropologia de certos comportamentos contemporâneos. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/9_informacao_comunicacao_investigacao_inovacao_interdisciplinaridade_e_mediacao_na_sociedade_actual_algumas_notas_vitor_oliveira_jorge.pdf. Acesso em: 29 março de 2011.   MÁXIMO, João. Memórias do futebol brasileiro. ScientificEletronicLibrary Online, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v13n37/v13n37a09.pdf. Acesso em: 29 março de 2011.
  • 19. Referências SAAD CORRÊA, E. Convergência de mídias: primeiras contribuições para um modelo epistemológico e metodologias de pesquisa. In: 5º SBPJor - Encontro da Associaçaõ Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2007, Aracajú. 5º SBPJor - Encontro da Associaçaõ Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2007.   SALAVERRÍA, Ramón. Convergencia de medios. Chasqui. In: Revista Latinoamericana de Comunicación, nº 81. Quito, Equador, 2003, pp. 32-39 - 2003.  
  • 20. Obrigado Caio Araujo caioaraujo@ymail.com @chsalgado