Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Redação jurídica tipologia textual jurídica

4.028 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Redação jurídica tipologia textual jurídica

  1. 1. REDAÇÃO JURÍDICA As peças processuais A redação das peças processuais que integram um processo submetem-se a uma sistemática até certo ponto preestabelecida, onde convivem a linguagem comum e a de ordem técnica, evitando-se quaisquer rebuscamentos e utilização da forma literária de escrita, pois, segundo o jurista José Olympio de Castro Filho “[...] Não está (o advogado) no Pretório para brilhar ou fazer literatura, senão unicamente para defender o interesse do cliente.”
  2. 2.  Em linguagem forense tudo deve ser escrito de modo objetivo, claro, em obediência à lógica e à precisão dos conceitos. Deve ser limpa, enxuta, livre de exibicionismos e visar a comunicação técnica, imediata e direta. Condena-se as invencionices verbais, a literatice desproposital, gratuita e quando não tola.
  3. 3.  Existem certos cuidados elementares que não podem ser negligenciados, valendo mencionar, entre outros a adequação de tratamento, a paragrafação correta e o bom emprego dos sinais de pontuação. Em linguagem forense, usa-se o tratamento, sempre, em 3ª pessoa. Peticionando, a forma de referência, para juiz, é V. Exª (dirigindo-se a ele) ou Exmº., ou S. Ex.ª (falando dele), consequentemente, o pronome possessivo corresponderá àquela pessoa: seu, sua (jamais vosso).
  4. 4. MODELOS DE REDAÇÃO JURÍDICA Por modelos de redação jurídica estudaremos as forma fixada ou quase fixada pelo exercício jurídico: ATAS, REQUERIMENTOS, EDITAIS, ESCRITURAS, PROCURAÇÕES, PETIÇÕES, CONTRATOS, APELAÇÕES, MANDADOS DE SEGURANÇA, CONTESTAÇÕES etc. Não se encaixam, portanto, peças que são construídas de acordo com a subjetividade de seu autor ou que podem mudar de acordo com a situação.

×