SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 25
MOTIVAÇÃO Profa. Claudia Helena
MOTIVAÇÃO Motivos que nos levam a ação ,[object Object]
A motivação é um mecanismo que somente cada indivíduo pode acionar. ,[object Object]
MOTIVAÇÃO Veremos o que é considerado como hipótese para a motivação do comportamento de consumo sob o aspecto psicológico e de como isto pode ser pesquisado e aplicado em marketing e propaganda Veremos então os conceitos de motivação e emoção.
MOTIVAÇÃO A emoção e os sentimento  merecem atenção, pois, parte-se da premissa de que não apenas o apelo à razão (qualidades como economia, praticidade, desempenho do produto, etc) motiva o consumidor. As emoções como humor, amor, orgulho, alegria, medo, culpa, vergonha, pode desencadear uma motivação para consumo.
MOTIVAÇÃO Motivação tem sido conceituado como um estado ativado que gera comportamento direcionado. A motivação possui dois aspectos distintos: 1 – Estado motivador interno: que impele o indivíduo em direção a algum objetivo; 2 – Um comportamento que visa alcançar este objetivo e sua realização. Estes aspectos são freqüentemente acompanhados de emoções mais ou menos intensas.
MOTIVAÇÃO A motivação é pessoal. Ela ocorre dentro da pessoa. Os incentivos que servem de apelo e funcionam com um podem não funcionar tão bem com outro.  A tarefa de um profissional de propagandaé procurar conhecer e entender as necessidades prementes  dos indivíduos, podendo assim  agir no que se refere aos aspectos de incentivo.
MOTIVAÇÃO Teoria de Abraham Maslow Abraham Maslow  foi um psicólogo humanista que através de seus estudos propôs uma hierarquia para as necessidades humanas – fisiológicas, segurança, social, auto-estima e auto-realização.  Para Maslow cada um dos níveis deve ser satisfeito, a fim de que o outro imediato na hierarquia seja ativado. De acordo com a teoria de Abraham Maslow as necessidades inferiores incluem preocupações fisiológicas, de segurança e sociais, já as necessidades superiores seriam preocupações de auto-estima e auto-realização.
Necessidades de Auto-realização Necessidades de Estima Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Básicas Hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS São dos nossos desejos. Somente  quando estas necessidades  se encontram satisfeitas, é que o individuo se permite perceber outros estímulos, preocupar-se com assuntos secundários e supérfuos. Geralmente em uma sociedade industrializada, estas necessidades se encontram satisfeitas. “Eu não quero água, minha sede é de Coca-Cola”
NECESSIDADES DE SEGURANÇA Satisfeitas as necessidades fisiológicas, tendem a assumir maior prioridade as de segurança: preservação, afastamento do perigo físico e do risco de privação das necessidades básicas.
NECESSIDADES DE SEGURANÇA Temos aqui a segurança física, a qual, se não estiver satisfeita, não permitirá que o indivíduo pense em outra coisa. Status do bairro. Imóvel Temos também  a necessidade de segurança psíquica, que no faz temer o desconhecido, o novo, o que não nos é familiar. “Acho que vou instalar este alarme, pois oferece mais proteção e além disto o fabricante garante assistência técnica
NECESSIDADES SOCIAIS Satisfeitas as necessidades de segurança, a tendência é no sentido de passarem a ser prioritárias as necessidades sociais: participação, identificação com os seus iguais, formação de famílias, grupos de amigos, equipes, associações, etc.
NECESSIDADE DE AFETO Satisfeitas as necessidades fisiológicas, o indivíduo desejará ter o afeto dos seus familiares, parentes e amigos. Desejará pertencer ao grupo, à turma, desejará ser querido na associação, no clube e no trabalho. Este nível de necessidade inclui também a necessidade de afeição erótica e sexual, mas com uma conotação afetiva de maior ou menor duração como casamento por exemplo.
NECESSIDADES DE STATUS E ESTIMA Satisfeitas as necessidades sociais, a tendência é no sentido de se tornarem prioritárias as necessidades de status e estima: necessidades do ego, amor-próprio, reconhecimento do valor por si mesmo, e através do respeito alheio.
MOTIVAÇÃO O indivíduo alimentado e seguro se sente querido, agora desejará também ser ainda mais querido. Desejo aqui é de prestígio, de status, de reputação, de estima dos outros  e de auto-estima. A necessidade aqui é de mostrar e obter a comprovação de sua força, inteligência, adequação, independência, liderança, qualidades  que lhe darão estima aos olhos dos outros, lhe darão autoconfiança.
NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO Satisfeitas as necessidades de status e estima, a tendência é no sentido de se tornarem prioritárias as necessidades de auto-realização: atingir o máximo do potencial individual, tornar-se aquilo que se é capaz, dar uma contribuição efetiva para a empresa, sociedade ou país.
MOTIVAÇÃO É a procura  do autoconhecimento, do autodesenvolvimento, não mais ligados a necessidade de sobrevivência ou de afeto e prestígio, mas sim ao crescimento do homem como tal. É o nível mais difícil de ser alcançado e satisfeito.
Definição Símbolo Conceito Necessidade de sucesso, avaliado segundo algum padrão internalizado de excelência. nAch Necessidade de realização (achievement)  Necessidade de relacionamento e amizade. nAff Necessidade de filiação (affiliation) Necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas. nPow Necessidade de poder (power) TEORIA DE DAVID McCLELLAND Três necessidades estudadas por McClelland.
MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO Pessoas com motivo de realização revelam confiança em si, preferem assumir responsabilidades individuais, gostam de ver os resultados concretos de seus trabalhos; obtém boas notas, participam de atividades estudantis e comunitárias; escolhem técnicos, de preferência, amigos para compor suas equipes; resistem a pressões sociais e incentivos externos, gostam de aceitar riscos moderados em situações que dependem de suas habilidades.
MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE AFILIAÇÃO Um motivo social importante é o de afiliação, até certo ponto, oposto ao de realização, é o desejo de estar com pessoas numa relação afetuosa e amiga. Esses indivíduos preocupam-se mais com o elemento humano do que com as tarefas e a produção. Seus pensamentos giram em torno de restaurar relações rompidas, consolar ou ajudar alguém, participar de reuniões e festas. Como desejam ser benquistos, prestam atenção aos sentimentos alheios. Ao participarem de grupos, tentam estabelecer um clima de amizade, concordando com os outros e dando-lhes apoio.
MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE PODER O motivo de poder caracteriza-se pelo desejo de exercer influência, controle e impacto sobre os outros Possui duas faces POSITIVA X NEGATIVA
MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE PODER Face positiva: Preocupação em fazer o grupo sentir-se forte e competente para realizar o que se deseja. “Eu só ganho se você ganhar também”. Face negativa: caracteriza-se pela equação domínio-submissão, isto é: “Para eu ganhar você tem que perder” “Pago dois para você não ganhar um”
Bibliografia GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. São Paulo: EPU, 1998. SCHERMERHORN Jr., John R.; Administração;RJ: LTC, 2007.  CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital 	Humano das Organizações; SP: Atlas, 2004. Apostila SEBRAE/PROFESSOR– Disciplina de Empreendedorismo – maio/2007, São Paulo. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. 6 ed. São Paulo: Cultura, 1999.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Apresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência EmocionalApresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência Emocionalanaediteaires
 
Palestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBRPalestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBRAlessandra Gonzaga
 
Aula 16 Motivação
Aula 16  MotivaçãoAula 16  Motivação
Aula 16 MotivaçãoLuiz Siles
 
Inteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedorInteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedorYonara Mateus
 
Apresentação do tema motivação da equipe
Apresentação do tema motivação da equipeApresentação do tema motivação da equipe
Apresentação do tema motivação da equipeDenisia Teixeira
 
Motivação, Criatividade e Sucesso!
Motivação, Criatividade e Sucesso!Motivação, Criatividade e Sucesso!
Motivação, Criatividade e Sucesso!Grupo E. Fabris
 
Inteligência Emocional na Liderança
Inteligência Emocional na LiderançaInteligência Emocional na Liderança
Inteligência Emocional na LiderançaIsmael
 
A importância da inteligência emocional no trabalho
A importância da inteligência emocional no trabalhoA importância da inteligência emocional no trabalho
A importância da inteligência emocional no trabalhoinovaDay .
 

Was ist angesagt? (20)

Relacionamento Interpessoal 20h
Relacionamento Interpessoal 20hRelacionamento Interpessoal 20h
Relacionamento Interpessoal 20h
 
Apresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência EmocionalApresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência Emocional
 
Palestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBRPalestra Inteligência Emocional - WLMBR
Palestra Inteligência Emocional - WLMBR
 
Palestra Inteligência Emocional
Palestra Inteligência EmocionalPalestra Inteligência Emocional
Palestra Inteligência Emocional
 
Liderança
LiderançaLiderança
Liderança
 
Motivacao
MotivacaoMotivacao
Motivacao
 
Aula 16 Motivação
Aula 16  MotivaçãoAula 16  Motivação
Aula 16 Motivação
 
20130424 palestra motivação
20130424 palestra motivação20130424 palestra motivação
20130424 palestra motivação
 
Inteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedorInteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedor
 
Inteligência emocional corrigida
Inteligência emocional corrigidaInteligência emocional corrigida
Inteligência emocional corrigida
 
Liderança
LiderançaLiderança
Liderança
 
Apresentação do tema motivação da equipe
Apresentação do tema motivação da equipeApresentação do tema motivação da equipe
Apresentação do tema motivação da equipe
 
Liderança, Motivação e Trabalho em Equipe
Liderança, Motivação e Trabalho em EquipeLiderança, Motivação e Trabalho em Equipe
Liderança, Motivação e Trabalho em Equipe
 
Liderança e motivação
Liderança e motivaçãoLiderança e motivação
Liderança e motivação
 
Inteligência emocional
Inteligência emocionalInteligência emocional
Inteligência emocional
 
Motivação, Criatividade e Sucesso!
Motivação, Criatividade e Sucesso!Motivação, Criatividade e Sucesso!
Motivação, Criatividade e Sucesso!
 
Motivação
MotivaçãoMotivação
Motivação
 
Liderança
LiderançaLiderança
Liderança
 
Inteligência Emocional na Liderança
Inteligência Emocional na LiderançaInteligência Emocional na Liderança
Inteligência Emocional na Liderança
 
A importância da inteligência emocional no trabalho
A importância da inteligência emocional no trabalhoA importância da inteligência emocional no trabalho
A importância da inteligência emocional no trabalho
 

Ähnlich wie Motivação..

09p 2010-04-arthur-motivacao
09p   2010-04-arthur-motivacao09p   2010-04-arthur-motivacao
09p 2010-04-arthur-motivacaoValentina Silva
 
Motivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e EmpreendedorismoMotivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e EmpreendedorismoDeomari Fragoso
 
Motivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança EmpreendedorismoMotivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança Empreendedorismorobsonnasc
 
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3Tania Montandon
 
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
TEORIAS DA MOTIVAÇÃOTEORIAS DA MOTIVAÇÃO
TEORIAS DA MOTIVAÇÃOLudmila Moura
 
aula-motivacao-e-lideranca-2020.pptx
aula-motivacao-e-lideranca-2020.pptxaula-motivacao-e-lideranca-2020.pptx
aula-motivacao-e-lideranca-2020.pptxClaytonAlvesdosSanto1
 
Teorias de maslow e herzberg
Teorias de maslow e herzbergTeorias de maslow e herzberg
Teorias de maslow e herzbergalesilvajesus
 
Comportamento humano nas organizações
Comportamento humano nas organizaçõesComportamento humano nas organizações
Comportamento humano nas organizaçõesMarco Coelho
 
Curso de chefia e liderança parte 5/6
Curso de chefia e liderança   parte 5/6Curso de chefia e liderança   parte 5/6
Curso de chefia e liderança parte 5/6ABCursos OnLine
 
Boletim coaching junho 2015
Boletim coaching   junho 2015Boletim coaching   junho 2015
Boletim coaching junho 2015Myrthes Lutke
 
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissionalAuto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissionalAnselmo Lino Bispo
 
liderança e motivação no trabalho.pptx
liderança e motivação no trabalho.pptxliderança e motivação no trabalho.pptx
liderança e motivação no trabalho.pptxMENTORAMONIZEALMEIDA
 
Motivacao lideranca empreendedorismo[1]
Motivacao lideranca empreendedorismo[1]Motivacao lideranca empreendedorismo[1]
Motivacao lideranca empreendedorismo[1]Roberto Possarle
 

Ähnlich wie Motivação.. (20)

Trabalho de psicologia
Trabalho de psicologiaTrabalho de psicologia
Trabalho de psicologia
 
09p 2010-04-arthur-motivacao
09p   2010-04-arthur-motivacao09p   2010-04-arthur-motivacao
09p 2010-04-arthur-motivacao
 
Motivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e EmpreendedorismoMotivação, Liderança e Empreendedorismo
Motivação, Liderança e Empreendedorismo
 
Motivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança EmpreendedorismoMotivação Liderança Empreendedorismo
Motivação Liderança Empreendedorismo
 
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
Motivao Liderana Empreendedorismo 1202230573380806 3
 
Palestra FíSica
Palestra FíSicaPalestra FíSica
Palestra FíSica
 
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
TEORIAS DA MOTIVAÇÃOTEORIAS DA MOTIVAÇÃO
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
 
Teorias da Motivação
Teorias da MotivaçãoTeorias da Motivação
Teorias da Motivação
 
aula-motivacao-e-lideranca-2020.pptx
aula-motivacao-e-lideranca-2020.pptxaula-motivacao-e-lideranca-2020.pptx
aula-motivacao-e-lideranca-2020.pptx
 
Mulher mais 1
Mulher mais 1Mulher mais 1
Mulher mais 1
 
Teorias da motivação
Teorias da motivaçãoTeorias da motivação
Teorias da motivação
 
Teorias de maslow e herzberg
Teorias de maslow e herzbergTeorias de maslow e herzberg
Teorias de maslow e herzberg
 
Comportamento humano nas organizações
Comportamento humano nas organizaçõesComportamento humano nas organizações
Comportamento humano nas organizações
 
Curso de chefia e liderança parte 5/6
Curso de chefia e liderança   parte 5/6Curso de chefia e liderança   parte 5/6
Curso de chefia e liderança parte 5/6
 
Boletim coaching junho 2015
Boletim coaching   junho 2015Boletim coaching   junho 2015
Boletim coaching junho 2015
 
Personalidade e Emoções
Personalidade e EmoçõesPersonalidade e Emoções
Personalidade e Emoções
 
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissionalAuto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
Auto motivação - o caminho do sucesso pessoal e profissional
 
Mantenha a automotivação
Mantenha a automotivaçãoMantenha a automotivação
Mantenha a automotivação
 
liderança e motivação no trabalho.pptx
liderança e motivação no trabalho.pptxliderança e motivação no trabalho.pptx
liderança e motivação no trabalho.pptx
 
Motivacao lideranca empreendedorismo[1]
Motivacao lideranca empreendedorismo[1]Motivacao lideranca empreendedorismo[1]
Motivacao lideranca empreendedorismo[1]
 

Motivação..

  • 2.
  • 3.
  • 4. MOTIVAÇÃO Veremos o que é considerado como hipótese para a motivação do comportamento de consumo sob o aspecto psicológico e de como isto pode ser pesquisado e aplicado em marketing e propaganda Veremos então os conceitos de motivação e emoção.
  • 5. MOTIVAÇÃO A emoção e os sentimento merecem atenção, pois, parte-se da premissa de que não apenas o apelo à razão (qualidades como economia, praticidade, desempenho do produto, etc) motiva o consumidor. As emoções como humor, amor, orgulho, alegria, medo, culpa, vergonha, pode desencadear uma motivação para consumo.
  • 6. MOTIVAÇÃO Motivação tem sido conceituado como um estado ativado que gera comportamento direcionado. A motivação possui dois aspectos distintos: 1 – Estado motivador interno: que impele o indivíduo em direção a algum objetivo; 2 – Um comportamento que visa alcançar este objetivo e sua realização. Estes aspectos são freqüentemente acompanhados de emoções mais ou menos intensas.
  • 7. MOTIVAÇÃO A motivação é pessoal. Ela ocorre dentro da pessoa. Os incentivos que servem de apelo e funcionam com um podem não funcionar tão bem com outro. A tarefa de um profissional de propagandaé procurar conhecer e entender as necessidades prementes dos indivíduos, podendo assim agir no que se refere aos aspectos de incentivo.
  • 8. MOTIVAÇÃO Teoria de Abraham Maslow Abraham Maslow foi um psicólogo humanista que através de seus estudos propôs uma hierarquia para as necessidades humanas – fisiológicas, segurança, social, auto-estima e auto-realização. Para Maslow cada um dos níveis deve ser satisfeito, a fim de que o outro imediato na hierarquia seja ativado. De acordo com a teoria de Abraham Maslow as necessidades inferiores incluem preocupações fisiológicas, de segurança e sociais, já as necessidades superiores seriam preocupações de auto-estima e auto-realização.
  • 9. Necessidades de Auto-realização Necessidades de Estima Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Básicas Hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.
  • 11. NECESSIDADES FISIOLÓGICAS São dos nossos desejos. Somente quando estas necessidades se encontram satisfeitas, é que o individuo se permite perceber outros estímulos, preocupar-se com assuntos secundários e supérfuos. Geralmente em uma sociedade industrializada, estas necessidades se encontram satisfeitas. “Eu não quero água, minha sede é de Coca-Cola”
  • 12. NECESSIDADES DE SEGURANÇA Satisfeitas as necessidades fisiológicas, tendem a assumir maior prioridade as de segurança: preservação, afastamento do perigo físico e do risco de privação das necessidades básicas.
  • 13. NECESSIDADES DE SEGURANÇA Temos aqui a segurança física, a qual, se não estiver satisfeita, não permitirá que o indivíduo pense em outra coisa. Status do bairro. Imóvel Temos também a necessidade de segurança psíquica, que no faz temer o desconhecido, o novo, o que não nos é familiar. “Acho que vou instalar este alarme, pois oferece mais proteção e além disto o fabricante garante assistência técnica
  • 14. NECESSIDADES SOCIAIS Satisfeitas as necessidades de segurança, a tendência é no sentido de passarem a ser prioritárias as necessidades sociais: participação, identificação com os seus iguais, formação de famílias, grupos de amigos, equipes, associações, etc.
  • 15. NECESSIDADE DE AFETO Satisfeitas as necessidades fisiológicas, o indivíduo desejará ter o afeto dos seus familiares, parentes e amigos. Desejará pertencer ao grupo, à turma, desejará ser querido na associação, no clube e no trabalho. Este nível de necessidade inclui também a necessidade de afeição erótica e sexual, mas com uma conotação afetiva de maior ou menor duração como casamento por exemplo.
  • 16. NECESSIDADES DE STATUS E ESTIMA Satisfeitas as necessidades sociais, a tendência é no sentido de se tornarem prioritárias as necessidades de status e estima: necessidades do ego, amor-próprio, reconhecimento do valor por si mesmo, e através do respeito alheio.
  • 17. MOTIVAÇÃO O indivíduo alimentado e seguro se sente querido, agora desejará também ser ainda mais querido. Desejo aqui é de prestígio, de status, de reputação, de estima dos outros e de auto-estima. A necessidade aqui é de mostrar e obter a comprovação de sua força, inteligência, adequação, independência, liderança, qualidades que lhe darão estima aos olhos dos outros, lhe darão autoconfiança.
  • 18. NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO Satisfeitas as necessidades de status e estima, a tendência é no sentido de se tornarem prioritárias as necessidades de auto-realização: atingir o máximo do potencial individual, tornar-se aquilo que se é capaz, dar uma contribuição efetiva para a empresa, sociedade ou país.
  • 19. MOTIVAÇÃO É a procura do autoconhecimento, do autodesenvolvimento, não mais ligados a necessidade de sobrevivência ou de afeto e prestígio, mas sim ao crescimento do homem como tal. É o nível mais difícil de ser alcançado e satisfeito.
  • 20. Definição Símbolo Conceito Necessidade de sucesso, avaliado segundo algum padrão internalizado de excelência. nAch Necessidade de realização (achievement) Necessidade de relacionamento e amizade. nAff Necessidade de filiação (affiliation) Necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas. nPow Necessidade de poder (power) TEORIA DE DAVID McCLELLAND Três necessidades estudadas por McClelland.
  • 21. MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO Pessoas com motivo de realização revelam confiança em si, preferem assumir responsabilidades individuais, gostam de ver os resultados concretos de seus trabalhos; obtém boas notas, participam de atividades estudantis e comunitárias; escolhem técnicos, de preferência, amigos para compor suas equipes; resistem a pressões sociais e incentivos externos, gostam de aceitar riscos moderados em situações que dependem de suas habilidades.
  • 22. MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE AFILIAÇÃO Um motivo social importante é o de afiliação, até certo ponto, oposto ao de realização, é o desejo de estar com pessoas numa relação afetuosa e amiga. Esses indivíduos preocupam-se mais com o elemento humano do que com as tarefas e a produção. Seus pensamentos giram em torno de restaurar relações rompidas, consolar ou ajudar alguém, participar de reuniões e festas. Como desejam ser benquistos, prestam atenção aos sentimentos alheios. Ao participarem de grupos, tentam estabelecer um clima de amizade, concordando com os outros e dando-lhes apoio.
  • 23. MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE PODER O motivo de poder caracteriza-se pelo desejo de exercer influência, controle e impacto sobre os outros Possui duas faces POSITIVA X NEGATIVA
  • 24. MOTIVAÇÃO NECESSIDADE DE PODER Face positiva: Preocupação em fazer o grupo sentir-se forte e competente para realizar o que se deseja. “Eu só ganho se você ganhar também”. Face negativa: caracteriza-se pela equação domínio-submissão, isto é: “Para eu ganhar você tem que perder” “Pago dois para você não ganhar um”
  • 25. Bibliografia GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. São Paulo: EPU, 1998. SCHERMERHORN Jr., John R.; Administração;RJ: LTC, 2007. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações; SP: Atlas, 2004. Apostila SEBRAE/PROFESSOR– Disciplina de Empreendedorismo – maio/2007, São Paulo. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. 6 ed. São Paulo: Cultura, 1999.