SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 29
TRABALHO REALIZADO POR: ARNALDO BARREIRA CURSO EFA TURMAP Março 2010 AS TIC APLICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O QUE SÃO AS TIC?? TIC é a abreviação de  “ Tecnologia da Informação e Comunicação   ".
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos, que se estiverem interligados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino, na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc.. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O  objectivo  deste trabalho é mostrar, com um  CASO PRÁTICO , a evolução da aplicação das TIC ao pequeno comércio, as vantagens e os inconvenientes. OU SEJA:
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO SE ANTES ERA ASSIM….
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO HOJE  E  AMANHÃ  SERÁ  ASSIM:
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO OURIVESARIA  CRISTAL A Ourivesaria Cristal é uma pequena empresa cujo legado foi construído, desde sempre, pela família. Foi fundada em 1958 pelo meu pai, José de Jesus Barreira
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Aos 20 anos começou, com o seu irmão, a sua actividade profissional como ourives ambulante. Deslocavam-se em grupos, quase sempre de comboio, levando as bicicletas e malas tendo cada um a sua área de trabalho.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O   chapéu e a bicicleta “Ralia” com a mala em folha e de cor verde, presa ao suporte por cintas de cabedal, identificavam, por si só, a profissão! De aldeia em aldeia, vendiam os mais diversos objectos em ouro e em prata, desde anéis a brincos, de dedais a relógios.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO As ferramentas com que mais trabalhavam eram o canivete de ourives  e o alicate. Hoje a ferramenta com que mais trabalho são as TIC, nomeadamente o computador e a internet
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Em 1984, depois de cumprir o Serviço Militar, entro para a empresa e naturalmente começo a aprender o ofício, até que, em 1987, tomo as rédeas do negócio com a morte do meu pai. É a partir desta data, que existe um forte esforço de investimento para modernizar e reestruturar a empresa, e inclusivamente, acompanhar e aplicar as Novas Tecnologias sempre com uma visão de futuro.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Encontrei um estabelecimento onde tudo era feito manualmente: Controlo de stock Etiquetas de preços dos produtos   Pagamento em dinheiro ou cheque .  O contacto com os fornecedores (armazenistas/fabricantes) era de forma presencial ou telefonicamente e mais tarde por fax.  A publicidade feita nesta altura era nula, existindo a aposta na boa relação cliente/comerciante que se revelava suficiente.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O primeiro computador foi adquirido em 1989 com objectivo de gestão de stock e inventários, codificação de produtos e a criação de posto de venda. O software utilizado, já continha características muito próprias devido à especificidade desta actividade comercial no entanto era ainda muito rudimentar.  Podemos dizer que pertencia à 5ª geração de computadores.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Actualmente utilizo um novo software que me permite, para além destas características, obter a visualização das peças existente no estabelecimento, o que tem como vantagem a identificação rápida de uma peça (anel, brinco, fio, …)
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com o surgimento do  correio electrónico  tornou simples, o que era complicado. Vejamos….
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Um cliente necessitava de um objecto que não existia em stock  Não há!!
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Anteriormente, este pedido era feito telefonicamente, onde se usava linguagem verbal para descrever o produto havendo a necessidade de transmitir a imagem do objecto necessitado, a margem de erro na sua identificação era enorme o que fazia com que muitas das vezes, a encomenda não estivesse de acordo com o pedido.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Nos dias de hoje, com o aparecimento das  TIC  (Pc’s, Internet, Digitalização) estes processos ficaram mais rápidos e precisos, podemos dizer “ simplex ”.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com as TIC,  encontrei novas respostas, passei a utilizar sistematicamente o  correio electrónico  ( [email_address] ) porque este permite-me enviar imagens digitalizadas com maior precisão, anulando desta forma, a margem de erro da encomenda pedida, minimizando o tempo dispendido nesta actividade e o custo associado às chamadas telefónicas e/ou fax.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com o aparecimento da Internet, o que antes era feito de forma passiva hoje é feito de forma pró-activa.  Os fornecedores apareciam no estabelecimento e apresentavam o produto de forma exposta e directa, hoje, com a ferramenta da internet (sites, msm…) é possível  contactar com um maior número de fornecedores  e armazenistas,  mesmo no mercado estrangeiro , criando assim mais oportunidades de negócio quer na aquisição de produtos como na venda destes.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Também utilizo as TIC na:  Localização de endereços e telefones,  Operações bancárias  Consulta de legislação (portais de governo) Consulta do valor monetário dos metais (ouro) Ligação em rede dos computadores do estabelecimento Formas de Pagamento  Moldura digital  Sistema de alarme
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Em relação á aplicação da  rádio  no pequeno comércio….
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Penso que se poderia equipar as ruas do comércio local com um sistema de sonorização que permitiria difundir todo o tipo de conteúdos, desde  publicidade do comércio local ,  institucional , e de  produtos e serviços , informação de interesse para a população, assim como  música ambiente .  A inserção deste sistema de som nas ruas do comércio local seria um instrumento para a revitalização de toda a área comercial, numa perspectiva de impulsionar a actividade comercial, como também contribuir para a criação de uma imagem de inovação e modernização.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Resumindo….. As TIC aplicadas ao pequeno comércio trouxeram grandes vantagens: Maior exposição no mercado / Novas oportunidades de negócio Rentabilidade do negócio Rentabilidade de tempo
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Existem também alguns  inconvenientes ….. Grande resistência à mudança nos elementos mais velhos que fazem parte da empresa.
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO PROJECTOS PESSOAIS
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Aderir ao comércio electrónico com a criação de um site da loja. Arranque de um novo projecto de  Gravação e Corte  recorrendo a tecnologia de ponta que associa a informática ao laser. http://www.obrasegura.com/silvaebarreira/
AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO FIM!!!!!!!!

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Trabalho da eutanásia
Trabalho da eutanásiaTrabalho da eutanásia
Trabalho da eutanásiafigo
 
Reflexão da dr4 do clc 5
Reflexão da dr4 do clc 5Reflexão da dr4 do clc 5
Reflexão da dr4 do clc 5joaokota
 
Autobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptistaAutobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptistaSonia Batista
 
As Tics no mercado de trabalho
As Tics no mercado de trabalhoAs Tics no mercado de trabalho
As Tics no mercado de trabalhonovageracao
 
Relatório final pap leandro
Relatório final pap   leandroRelatório final pap   leandro
Relatório final pap leandroLeandro Pacheco
 
O trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologiasO trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologiasJoana Costa
 
PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]
PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]
PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]J P
 
Clc 7 reflexão_sílvia_fernandes
Clc 7 reflexão_sílvia_fernandesClc 7 reflexão_sílvia_fernandes
Clc 7 reflexão_sílvia_fernandesSILVIA G. FERNANDES
 
Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]
Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]
Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]SILVIA G. FERNANDES
 
Microsoft word autobiografia
Microsoft word   autobiografiaMicrosoft word   autobiografia
Microsoft word autobiografiaSED MS
 
UFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações Interpessoais
UFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações InterpessoaisUFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações Interpessoais
UFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações InterpessoaisManualis
 

Was ist angesagt? (20)

Reflexão STC 7
Reflexão STC 7Reflexão STC 7
Reflexão STC 7
 
Reflexão - STC-5
Reflexão - STC-5Reflexão - STC-5
Reflexão - STC-5
 
Importância da internet
Importância da internetImportância da internet
Importância da internet
 
"A Lua de Joana"
"A Lua de Joana""A Lua de Joana"
"A Lua de Joana"
 
Trabalho da eutanásia
Trabalho da eutanásiaTrabalho da eutanásia
Trabalho da eutanásia
 
Reflexão da dr4 do clc 5
Reflexão da dr4 do clc 5Reflexão da dr4 do clc 5
Reflexão da dr4 do clc 5
 
Autobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptistaAutobiografia de sónia baptista
Autobiografia de sónia baptista
 
Reflexão - CP1
Reflexão - CP1Reflexão - CP1
Reflexão - CP1
 
Reflexão - STC-7
Reflexão - STC-7 Reflexão - STC-7
Reflexão - STC-7
 
As Tics no mercado de trabalho
As Tics no mercado de trabalhoAs Tics no mercado de trabalho
As Tics no mercado de trabalho
 
Relatório final pap leandro
Relatório final pap   leandroRelatório final pap   leandro
Relatório final pap leandro
 
Mass Media
Mass MediaMass Media
Mass Media
 
O trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologiasO trabalho e as novas tecnologias
O trabalho e as novas tecnologias
 
PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]
PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]
PRA - Portefólio Reflexivo Aprendizagens [RVCC]
 
Clc 7 reflexão_sílvia_fernandes
Clc 7 reflexão_sílvia_fernandesClc 7 reflexão_sílvia_fernandes
Clc 7 reflexão_sílvia_fernandes
 
Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]
Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]
Cp 5 ética_deontologia_reflexão_sílvia_f[1]
 
Tics na Educação
Tics na EducaçãoTics na Educação
Tics na Educação
 
Microsoft word autobiografia
Microsoft word   autobiografiaMicrosoft word   autobiografia
Microsoft word autobiografia
 
UFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações Interpessoais
UFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações InterpessoaisUFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações Interpessoais
UFCD - 3618 - Ética e Deontologia Profissional e Relações Interpessoais
 
Reflexão Final
Reflexão FinalReflexão Final
Reflexão Final
 

Andere mochten auch

Comércio eletrônico Vantagens e Desvantagens
Comércio eletrônico  Vantagens e DesvantagensComércio eletrônico  Vantagens e Desvantagens
Comércio eletrônico Vantagens e DesvantagensDanilo Pires
 
TIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos BásicosTIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos BásicosAntonio Semedo
 
Principios das tic
Principios das ticPrincipios das tic
Principios das ticThierryCC
 
Ficha1 do dr2__de_tic - cópia
Ficha1 do dr2__de_tic - cópiaFicha1 do dr2__de_tic - cópia
Ficha1 do dr2__de_tic - cópiaheliocosta
 
Utilização das tic no âmbito profissional2
Utilização das tic no âmbito profissional2Utilização das tic no âmbito profissional2
Utilização das tic no âmbito profissional2José Guimarães
 
Ficha de trabalho nº5 spv-1415
Ficha de trabalho nº5 spv-1415Ficha de trabalho nº5 spv-1415
Ficha de trabalho nº5 spv-1415Leonor Alves
 
Definição de sociedade em rede
Definição de sociedade em redeDefinição de sociedade em rede
Definição de sociedade em redeAdelaide Dias
 
A Tecnologia e o Comércio Exterior
A Tecnologia e o Comércio ExteriorA Tecnologia e o Comércio Exterior
A Tecnologia e o Comércio ExteriorComexlabs.com.br
 
Conceitos Sobre As Tic
Conceitos Sobre As TicConceitos Sobre As Tic
Conceitos Sobre As TicPedui
 
A construção do conhecimento na sociedade da informação
A construção do conhecimento na sociedade da informaçãoA construção do conhecimento na sociedade da informação
A construção do conhecimento na sociedade da informaçãoElvis Fusco
 
Ficha de trabalho nº 7- o inventário
Ficha de trabalho nº 7-   o inventárioFicha de trabalho nº 7-   o inventário
Ficha de trabalho nº 7- o inventárioLeonor Alves
 
Algumas invenções que mudaram o mundo
Algumas invenções que mudaram o mundoAlgumas invenções que mudaram o mundo
Algumas invenções que mudaram o mundoLiscagnolato
 
Ftrabalhono6 1oano-atitudepositiva-teca
Ftrabalhono6 1oano-atitudepositiva-tecaFtrabalhono6 1oano-atitudepositiva-teca
Ftrabalhono6 1oano-atitudepositiva-tecaLeonor Alves
 
Vantagens e desvantagens do uso da informática
Vantagens e desvantagens do uso da informáticaVantagens e desvantagens do uso da informática
Vantagens e desvantagens do uso da informáticaumburaconaparede
 

Andere mochten auch (20)

TIC
TICTIC
TIC
 
História da TIC
História da TICHistória da TIC
História da TIC
 
Comércio eletrônico Vantagens e Desvantagens
Comércio eletrônico  Vantagens e DesvantagensComércio eletrônico  Vantagens e Desvantagens
Comércio eletrônico Vantagens e Desvantagens
 
As T I C
As  T I CAs  T I C
As T I C
 
TIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos BásicosTIC - Conceitos Básicos
TIC - Conceitos Básicos
 
As Tic Na Saude
As Tic Na SaudeAs Tic Na Saude
As Tic Na Saude
 
Principios das tic
Principios das ticPrincipios das tic
Principios das tic
 
Ficha1 do dr2__de_tic - cópia
Ficha1 do dr2__de_tic - cópiaFicha1 do dr2__de_tic - cópia
Ficha1 do dr2__de_tic - cópia
 
Utilização das tic no âmbito profissional2
Utilização das tic no âmbito profissional2Utilização das tic no âmbito profissional2
Utilização das tic no âmbito profissional2
 
Ficha de trabalho nº5 spv-1415
Ficha de trabalho nº5 spv-1415Ficha de trabalho nº5 spv-1415
Ficha de trabalho nº5 spv-1415
 
Definição de sociedade em rede
Definição de sociedade em redeDefinição de sociedade em rede
Definição de sociedade em rede
 
A Tecnologia e o Comércio Exterior
A Tecnologia e o Comércio ExteriorA Tecnologia e o Comércio Exterior
A Tecnologia e o Comércio Exterior
 
Conceitos Sobre As Tic
Conceitos Sobre As TicConceitos Sobre As Tic
Conceitos Sobre As Tic
 
A construção do conhecimento na sociedade da informação
A construção do conhecimento na sociedade da informaçãoA construção do conhecimento na sociedade da informação
A construção do conhecimento na sociedade da informação
 
Ficha de trabalho nº 7- o inventário
Ficha de trabalho nº 7-   o inventárioFicha de trabalho nº 7-   o inventário
Ficha de trabalho nº 7- o inventário
 
TIC no mundo do Trabalho
TIC no mundo do TrabalhoTIC no mundo do Trabalho
TIC no mundo do Trabalho
 
TIC
TICTIC
TIC
 
Algumas invenções que mudaram o mundo
Algumas invenções que mudaram o mundoAlgumas invenções que mudaram o mundo
Algumas invenções que mudaram o mundo
 
Ftrabalhono6 1oano-atitudepositiva-teca
Ftrabalhono6 1oano-atitudepositiva-tecaFtrabalhono6 1oano-atitudepositiva-teca
Ftrabalhono6 1oano-atitudepositiva-teca
 
Vantagens e desvantagens do uso da informática
Vantagens e desvantagens do uso da informáticaVantagens e desvantagens do uso da informática
Vantagens e desvantagens do uso da informática
 

Ähnlich wie As TIC aplicadas ao pequeno Comercio

Tecnologias da informação ...
Tecnologias da informação ...Tecnologias da informação ...
Tecnologias da informação ...Mayla Andrade
 
Multimédia e realidade virtual no meio empresarial
Multimédia e realidade virtual no meio empresarialMultimédia e realidade virtual no meio empresarial
Multimédia e realidade virtual no meio empresarialmariliateresasc
 
Iniciação
IniciaçãoIniciação
Iniciaçãosnip1980
 
Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)
Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)
Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)Grupo Editagos
 
Apresentação e marketing (sem internet)
Apresentação e marketing (sem internet)Apresentação e marketing (sem internet)
Apresentação e marketing (sem internet)Luis Romel
 
2008 04 16 Senac Sao Paulo Informaticidade
2008 04 16 Senac  Sao Paulo    Informaticidade2008 04 16 Senac  Sao Paulo    Informaticidade
2008 04 16 Senac Sao Paulo Informaticidadesrlm
 
e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)
e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)
e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)Alcino PINHEIRO
 
A transformação digital com a Internet de Todas as Coisas
A transformação digital com a Internet de Todas as CoisasA transformação digital com a Internet de Todas as Coisas
A transformação digital com a Internet de Todas as CoisasConnected Futures
 
A transformação digital com a internet de todas as coisas
A transformação digital com a internet de todas as coisasA transformação digital com a internet de todas as coisas
A transformação digital com a internet de todas as coisasCisco do Brasil
 
O mobile no mundo corporativo
O mobile no mundo corporativo O mobile no mundo corporativo
O mobile no mundo corporativo Carlos Cavalcanti
 
Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!
Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!
Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!Poliana Godinho Pires
 
Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022
Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022
Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022Renato Melo
 
aula-1-introduc3a7c3a3o.pptx
aula-1-introduc3a7c3a3o.pptxaula-1-introduc3a7c3a3o.pptx
aula-1-introduc3a7c3a3o.pptxEdmundoSeifert1
 

Ähnlich wie As TIC aplicadas ao pequeno Comercio (20)

COMÉRCIO ELETRÔNICO.pptx
COMÉRCIO ELETRÔNICO.pptxCOMÉRCIO ELETRÔNICO.pptx
COMÉRCIO ELETRÔNICO.pptx
 
Tecnologias da informação ...
Tecnologias da informação ...Tecnologias da informação ...
Tecnologias da informação ...
 
1 a internet
1   a internet1   a internet
1 a internet
 
Multimédia e realidade virtual no meio empresarial
Multimédia e realidade virtual no meio empresarialMultimédia e realidade virtual no meio empresarial
Multimédia e realidade virtual no meio empresarial
 
Iniciação
IniciaçãoIniciação
Iniciação
 
Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)
Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)
Sua Empresa na Internet — Tecnologia, Comunicação e Cultura (Resumo da palestra)
 
Comércio Eletrônico
Comércio EletrônicoComércio Eletrônico
Comércio Eletrônico
 
Apresentação e marketing (sem internet)
Apresentação e marketing (sem internet)Apresentação e marketing (sem internet)
Apresentação e marketing (sem internet)
 
2008 04 16 Senac Sao Paulo Informaticidade
2008 04 16 Senac  Sao Paulo    Informaticidade2008 04 16 Senac  Sao Paulo    Informaticidade
2008 04 16 Senac Sao Paulo Informaticidade
 
e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)
e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)
e-SERVIÇOS URBANOS Quiosques Multiser. (Infomerciais)
 
A transformação digital com a Internet de Todas as Coisas
A transformação digital com a Internet de Todas as CoisasA transformação digital com a Internet de Todas as Coisas
A transformação digital com a Internet de Todas as Coisas
 
A transformação digital com a internet de todas as coisas
A transformação digital com a internet de todas as coisasA transformação digital com a internet de todas as coisas
A transformação digital com a internet de todas as coisas
 
O mobile no mundo corporativo
O mobile no mundo corporativo O mobile no mundo corporativo
O mobile no mundo corporativo
 
E-commerce & E-business
E-commerce & E-businessE-commerce & E-business
E-commerce & E-business
 
E-commerce e E-business
E-commerce e E-businessE-commerce e E-business
E-commerce e E-business
 
Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!
Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!
Tudo e todos conectados - Vem aí a revolução!
 
Fundamentos da Gestão de TI
Fundamentos da Gestão de TIFundamentos da Gestão de TI
Fundamentos da Gestão de TI
 
Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022
Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022
Visão de Presente e Futuro - Visão de Futuro e Novos Negócios 2022
 
aula-1-introduc3a7c3a3o.pptx
aula-1-introduc3a7c3a3o.pptxaula-1-introduc3a7c3a3o.pptx
aula-1-introduc3a7c3a3o.pptx
 
Comércio eletrônico 2012_01
Comércio eletrônico 2012_01Comércio eletrônico 2012_01
Comércio eletrônico 2012_01
 

Mehr von Ana Oliveira

As raças humanas humanidade sem raças
As raças humanas  humanidade sem raçasAs raças humanas  humanidade sem raças
As raças humanas humanidade sem raçasAna Oliveira
 
CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)
CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)
CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)Ana Oliveira
 
Os BenefíCios E MalefíCios Das Redes Sociais
Os BenefíCios E MalefíCios Das Redes SociaisOs BenefíCios E MalefíCios Das Redes Sociais
Os BenefíCios E MalefíCios Das Redes SociaisAna Oliveira
 
Apresent Mundo Como Aldeia Global
Apresent Mundo Como Aldeia GlobalApresent Mundo Como Aldeia Global
Apresent Mundo Como Aldeia GlobalAna Oliveira
 
A ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia Soares
A ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia SoaresA ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia Soares
A ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia SoaresAna Oliveira
 
A UtilizaçãO Das Tic AscençãO Cordeiro
A UtilizaçãO Das Tic AscençãO CordeiroA UtilizaçãO Das Tic AscençãO Cordeiro
A UtilizaçãO Das Tic AscençãO CordeiroAna Oliveira
 
Habitação Social Inclusão e Exclusão Social
Habitação Social Inclusão e Exclusão SocialHabitação Social Inclusão e Exclusão Social
Habitação Social Inclusão e Exclusão SocialAna Oliveira
 
Contraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus Heterónimos
Contraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus HeterónimosContraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus Heterónimos
Contraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus HeterónimosAna Oliveira
 
Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]
Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]
Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]Ana Oliveira
 
Costa de Caparica minha desconhecida
Costa de Caparica minha desconhecidaCosta de Caparica minha desconhecida
Costa de Caparica minha desconhecidaAna Oliveira
 
Trabalho Final Da Faith
Trabalho Final Da FaithTrabalho Final Da Faith
Trabalho Final Da FaithAna Oliveira
 
Conflito De Valores
Conflito De ValoresConflito De Valores
Conflito De ValoresAna Oliveira
 
2ª Aquecimento Global
2ª Aquecimento Global2ª Aquecimento Global
2ª Aquecimento GlobalAna Oliveira
 
CIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVA
CIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVACIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVA
CIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVAAna Oliveira
 

Mehr von Ana Oliveira (15)

As raças humanas humanidade sem raças
As raças humanas  humanidade sem raçasAs raças humanas  humanidade sem raças
As raças humanas humanidade sem raças
 
CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)
CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)
CAMANÉ (CARLOS BERNARDINO)
 
Os BenefíCios E MalefíCios Das Redes Sociais
Os BenefíCios E MalefíCios Das Redes SociaisOs BenefíCios E MalefíCios Das Redes Sociais
Os BenefíCios E MalefíCios Das Redes Sociais
 
Apresent Mundo Como Aldeia Global
Apresent Mundo Como Aldeia GlobalApresent Mundo Como Aldeia Global
Apresent Mundo Como Aldeia Global
 
A ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia Soares
A ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia SoaresA ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia Soares
A ImportâNcia Dos Meios De ComunicaçãO No Quotidiano AméLia Soares
 
A UtilizaçãO Das Tic AscençãO Cordeiro
A UtilizaçãO Das Tic AscençãO CordeiroA UtilizaçãO Das Tic AscençãO Cordeiro
A UtilizaçãO Das Tic AscençãO Cordeiro
 
Habitação Social Inclusão e Exclusão Social
Habitação Social Inclusão e Exclusão SocialHabitação Social Inclusão e Exclusão Social
Habitação Social Inclusão e Exclusão Social
 
Contraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus Heterónimos
Contraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus HeterónimosContraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus Heterónimos
Contraste Cidade Campo Focando Fernando Pessoa E Seus Heterónimos
 
FUGA DE CEREBROS
FUGA DE CEREBROSFUGA DE CEREBROS
FUGA DE CEREBROS
 
Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]
Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]
Da Zona Ribeirinha à Grande Cidade%20(Reparado)[1]
 
Costa de Caparica minha desconhecida
Costa de Caparica minha desconhecidaCosta de Caparica minha desconhecida
Costa de Caparica minha desconhecida
 
Trabalho Final Da Faith
Trabalho Final Da FaithTrabalho Final Da Faith
Trabalho Final Da Faith
 
Conflito De Valores
Conflito De ValoresConflito De Valores
Conflito De Valores
 
2ª Aquecimento Global
2ª Aquecimento Global2ª Aquecimento Global
2ª Aquecimento Global
 
CIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVA
CIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVACIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVA
CIRURGIA PLASTICA RECONSTRUTIVA
 

Kürzlich hochgeladen

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptxJssicaCassiano2
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Maria Teresa Thomaz
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffNarlaAquino
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfHELENO FAVACHO
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAssuser2ad38b
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPaulaYaraDaasPedro
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...HELENO FAVACHO
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxLeonardoGabriel65
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 

Kürzlich hochgeladen (20)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 

As TIC aplicadas ao pequeno Comercio

  • 1. TRABALHO REALIZADO POR: ARNALDO BARREIRA CURSO EFA TURMAP Março 2010 AS TIC APLICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO
  • 2. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O QUE SÃO AS TIC?? TIC é a abreviação de “ Tecnologia da Informação e Comunicação ".
  • 3. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos, que se estiverem interligados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino, na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc.. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
  • 4. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O objectivo deste trabalho é mostrar, com um CASO PRÁTICO , a evolução da aplicação das TIC ao pequeno comércio, as vantagens e os inconvenientes. OU SEJA:
  • 5. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO SE ANTES ERA ASSIM….
  • 6. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO HOJE E AMANHÃ SERÁ ASSIM:
  • 7. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO OURIVESARIA CRISTAL A Ourivesaria Cristal é uma pequena empresa cujo legado foi construído, desde sempre, pela família. Foi fundada em 1958 pelo meu pai, José de Jesus Barreira
  • 8. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Aos 20 anos começou, com o seu irmão, a sua actividade profissional como ourives ambulante. Deslocavam-se em grupos, quase sempre de comboio, levando as bicicletas e malas tendo cada um a sua área de trabalho.
  • 9. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O chapéu e a bicicleta “Ralia” com a mala em folha e de cor verde, presa ao suporte por cintas de cabedal, identificavam, por si só, a profissão! De aldeia em aldeia, vendiam os mais diversos objectos em ouro e em prata, desde anéis a brincos, de dedais a relógios.
  • 10. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO As ferramentas com que mais trabalhavam eram o canivete de ourives e o alicate. Hoje a ferramenta com que mais trabalho são as TIC, nomeadamente o computador e a internet
  • 11. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Em 1984, depois de cumprir o Serviço Militar, entro para a empresa e naturalmente começo a aprender o ofício, até que, em 1987, tomo as rédeas do negócio com a morte do meu pai. É a partir desta data, que existe um forte esforço de investimento para modernizar e reestruturar a empresa, e inclusivamente, acompanhar e aplicar as Novas Tecnologias sempre com uma visão de futuro.
  • 12. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Encontrei um estabelecimento onde tudo era feito manualmente: Controlo de stock Etiquetas de preços dos produtos Pagamento em dinheiro ou cheque . O contacto com os fornecedores (armazenistas/fabricantes) era de forma presencial ou telefonicamente e mais tarde por fax. A publicidade feita nesta altura era nula, existindo a aposta na boa relação cliente/comerciante que se revelava suficiente.
  • 13. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O primeiro computador foi adquirido em 1989 com objectivo de gestão de stock e inventários, codificação de produtos e a criação de posto de venda. O software utilizado, já continha características muito próprias devido à especificidade desta actividade comercial no entanto era ainda muito rudimentar. Podemos dizer que pertencia à 5ª geração de computadores.
  • 14. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Actualmente utilizo um novo software que me permite, para além destas características, obter a visualização das peças existente no estabelecimento, o que tem como vantagem a identificação rápida de uma peça (anel, brinco, fio, …)
  • 15. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO
  • 16. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com o surgimento do correio electrónico tornou simples, o que era complicado. Vejamos….
  • 17. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Um cliente necessitava de um objecto que não existia em stock Não há!!
  • 18. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Anteriormente, este pedido era feito telefonicamente, onde se usava linguagem verbal para descrever o produto havendo a necessidade de transmitir a imagem do objecto necessitado, a margem de erro na sua identificação era enorme o que fazia com que muitas das vezes, a encomenda não estivesse de acordo com o pedido.
  • 19. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Nos dias de hoje, com o aparecimento das TIC (Pc’s, Internet, Digitalização) estes processos ficaram mais rápidos e precisos, podemos dizer “ simplex ”.
  • 20. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com as TIC, encontrei novas respostas, passei a utilizar sistematicamente o correio electrónico ( [email_address] ) porque este permite-me enviar imagens digitalizadas com maior precisão, anulando desta forma, a margem de erro da encomenda pedida, minimizando o tempo dispendido nesta actividade e o custo associado às chamadas telefónicas e/ou fax.
  • 21. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com o aparecimento da Internet, o que antes era feito de forma passiva hoje é feito de forma pró-activa. Os fornecedores apareciam no estabelecimento e apresentavam o produto de forma exposta e directa, hoje, com a ferramenta da internet (sites, msm…) é possível contactar com um maior número de fornecedores e armazenistas, mesmo no mercado estrangeiro , criando assim mais oportunidades de negócio quer na aquisição de produtos como na venda destes.
  • 22. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Também utilizo as TIC na: Localização de endereços e telefones, Operações bancárias Consulta de legislação (portais de governo) Consulta do valor monetário dos metais (ouro) Ligação em rede dos computadores do estabelecimento Formas de Pagamento Moldura digital Sistema de alarme
  • 23. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Em relação á aplicação da rádio no pequeno comércio….
  • 24. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Penso que se poderia equipar as ruas do comércio local com um sistema de sonorização que permitiria difundir todo o tipo de conteúdos, desde publicidade do comércio local , institucional , e de produtos e serviços , informação de interesse para a população, assim como música ambiente . A inserção deste sistema de som nas ruas do comércio local seria um instrumento para a revitalização de toda a área comercial, numa perspectiva de impulsionar a actividade comercial, como também contribuir para a criação de uma imagem de inovação e modernização.
  • 25. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Resumindo….. As TIC aplicadas ao pequeno comércio trouxeram grandes vantagens: Maior exposição no mercado / Novas oportunidades de negócio Rentabilidade do negócio Rentabilidade de tempo
  • 26. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Existem também alguns inconvenientes ….. Grande resistência à mudança nos elementos mais velhos que fazem parte da empresa.
  • 27. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO PROJECTOS PESSOAIS
  • 28. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Aderir ao comércio electrónico com a criação de um site da loja. Arranque de um novo projecto de Gravação e Corte recorrendo a tecnologia de ponta que associa a informática ao laser. http://www.obrasegura.com/silvaebarreira/
  • 29. AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO FIM!!!!!!!!