Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Anatomia da perna e pé

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
Anatomia Coluna Vertebral
Anatomia Coluna Vertebral
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 68 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Diashows für Sie (20)

Ähnlich wie Anatomia da perna e pé (20)

Anzeige

Anatomia da perna e pé

  1. 1. ANATOMIA DA PERNA e PÉ  Acadêmica: Ana Carolina Andrade  Orientador: Roberto Yamada  Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  2. 2. PERNA  Ossos: TÍBIA e FÍBULA, que conectam o joelho e o tornozelo.  TÍBIA: maior e mais forte; sustenta o peso; articula-se superiormente com os côndilos do fêmur e inferiormente com o tálus.  FÍBULA: longa e delgada; não sustenta peso;superiormente não desempenha função na articulação do joelho;inferiormente forma a articulação talocrural (do tornozelo).
  3. 3.  A fíbula se situa póstero-lateral à tíbia a qual está fixada pela MEMBRANA INTERÓSSEA.  A perna é dividida em três compartimentos fasciais: anterior, lateral e posterior.  Septos intermusculares anterior e posterior e a membrana interóssea.  Septo anterior separa os músculos anteriores e laterais e o septo posterior separa os músculos laterais e posteriores.
  4. 4. MÚSCULOS
  5. 5. COMPARTIMENTO ANTERIOR DA PERNA  Compartimento dorsiflexor extensor.  Localizado anterior à membrana interóssea, entre a face lateral do corpo da tíbia e o septo intermuscular anterior.
  6. 6. MÚSCULOS  Tibial anterior;  Extensor longo dos dedos;  Extensor longo do hálux;  Fibular terceiro;
  7. 7. TIBIAL ANTERIOR  Músculo delgado que se situa na face lateral da tíbia;  É o mais forte dorsiflexor;
  8. 8. EXTENSOR LONGO DOS DEDOS  É o mais lateral dos músculos anteriores da perna;  Uma pequena parte da sua fixação proximal está no côndilo lateral da tíbia, a maior parte está na face medial da fíbula e na parte superior da face anterior da membrana interóssea.
  9. 9.  Torna-se tendíneo acima do tornozelo e seus 4 tendões fixam-se nas falanges dos 4 dedos laterais;  Uma bainha sinovial comum recobre os quatro tendões à medida que divergem sobre o dorso do pé e se aproximam de suas fixações distais;  Cada tendão forma uma aponeurose dorsal, que se divide em dois fascículos:  LATERAL: converge para se inserirem na base da falange distal;  CENTRAL: insere-se na base da falange média.
  10. 10. EXTENSOR LONGO DO HÁLUX  Músculo fino que se situa profundo na sua fixação superior na fíbula e membrana interóssea;
  11. 11. FIBULAR TERCEIRO  É uma parte separada do músculo extensor longo dos dedos, que compartilha sua bainha sinovial;  São fundidos nas suas fixações proximais, entretanto, o tendão do fibular terceiro fixa-se no 5° metatarsal, não nas falanges;  O fibular terceiro nem sempre está presente.
  12. 12. NERVO NO COMPARTIMENTO ANTERIOR  NERVO FIBULAR PROFUNDO:  Origina-se entre o músculo fibular longo e o colo da fíbula;  É um dos dois ramos do nervo fibular comum;  Acompanha a a. tibial anterior.
  13. 13. ARTÉRIA NO COMPARTIMENTO ANTERIOR  ARTÉRIA TIBIAL ANTERIOR:  Menor ramo terminal da artéria poplítea;  Começa na margem inferior do m. poplíteo e passa, anteriormente, em uma falha na parte superior da membrana interóssea e desce entre os m. tibial anterior e extensor longos dos dedos;  Termina na articulação do tornozelo, a meio caminho dos maléolos, onde se torna a artéria dorsal do pé.
  14. 14. COMPARTIMENTO LATERAL DA PERNA  Limitado pela face lateral da fíbula, septo intermuscular anterior e posterior e fáscia da perna;
  15. 15. MÚSCULOS DO COMPARTIMENTO LATERAL  Fibular longo;  Fibular curto;
  16. 16. FIBULAR LONGO  Mais comprido e superficial dos m. fibulares;  Origina-se superiormente no corpo da fíbula e estende-se até a planta do pé;  Fixa-se no 1° metarsal e nos cuneiformes mediais.
  17. 17. FIBULAR CURTO  M. fusiforme e situado profundamente em relação ao fibular longo;  Principal função: resistir à inversão do pé.
  18. 18. NERVOS NO COMPARTIMENTO LATERAL  NERVO FIBULAR SUPERFICIAL:  Ramo do n. fibular comum;  Supre a pele na parte distal da face anterior da perna e quase todo o dorso do pé.
  19. 19.  O compartimento lateral não possui artérias;  É suprido superiormente pelos ramos perfurantes da a. tibial anterior e inferiormente pelos ramos perfurantes da a. fibular.
  20. 20. COMPARTIMENTO POSTERIOR DA PERNA  É o maior dos três compartimentos;  Os m. da panturrilha são divididos em superficiais e profundos pelo septo intermuscular transverso.
  21. 21. MÚSCULOS SUPERFICIAIS  Gastrocnêmio;  Sóleo;  Plantar;  Fazem a flexão plantar do pé;  As duas cabeças do gastrocnêmio mais o sóleo formam o TRÍCEPS SURAL, que possui um tendão comum, o tendão do calcâneo;eleva o calcanhar contra o peso do corpo
  22. 22. GASTROCNÊMIO  Mais superficial;  M. fusiforme, com duas cabeças e biarticular;  As cabeças se unem na margem inferior da fossa poplítea;  Produz movimentos rápidos durante a corrida e o salto;
  23. 23. SÓLEO  Profundo ao grastrocnêmio;  M. grande e plano;  Realiza (junto com o gastrocnêmio) a flexão plantar da articulação talocrural;  Não atua na articulação do joelho.
  24. 24. PLANTAR  M. pequeno, com um ventre curto e um longo tendão fino;  É um m. vestigial, geralmente ausente;  Propôs-se que seja um órgão de propriocepção para os flexores plantares maiores: descobriu-se que tem uma grande quantidade de fusos musculares(receptores para propriocepção);  O tendão plantar pode ser removido para enxerto.
  25. 25. MÚSCULOS PROFUNDOS  Poplíteo;  Flexor longo dos dedos;  Flexor longo do hálux;  Tibial posterior;
  26. 26. POPLÍTEO  M. triangular fino, que forma a parte inferior do assoalho da fossa poplítea;  Flexor da articulação do joelho;
  27. 27. FLEXOR LONGO DOS DEDOS  Passa diagonalmente para a planta do pé, superficial ao tendão do m. flexor longo do hálux e se divide em quatro tendões que passam para as falanges laterais dos quatro dedos laterais.
  28. 28. FLEXOR LONGO DO HÁLUX  M. da “impulsão” durante o caminhar, o correr e o saltar. Fornece a maior parte da força elástica do impulso para o passo.
  29. 29. TIBIAL POSTERIOR  Mais profundo;  Fixa-se primariamente ao osso navicular, mas possui outras fixações em ossos tarsais e matatarsais.
  30. 30. NERVOS NO COMPARTIMENTO POSTERIOR  NERVO TIBIAL:  É o maior do dois ramos terminais do n. isquiático;  Ele deixa a fossa poplítea entre as duas cabeças do gastrocnêmio e supre todos os músculos do compartimento posterior;  Se divide em n. plantares medial e lateral.
  31. 31. ARTÉRIAS NO COMPARTIMENTO POSTERIOR  ARTÉRIA TIBIAL POSTERIOR: maior ramo terminal da a. poplítea;  Origina a ARTÉRIA FIBULAR;  ARTÉRIA NUTRÍCIA DA TÍBIA:maior artéria nutrícia do corpo.
  32. 32. PÉ  O tornozelo refere-se ao ângulo entre a perna e o pé e à articulação talocrural;  OSSOS:  Parte posterior: tálus e calcâneo;  Parte média: navicular, cuboide e cuneiformes;  Parte anterior: metatarsais e falanges.
  33. 33. PELE DO PÉ  A pele da face dorsal do pé é muito mais fina e menos sensível que a pele da face plantar;  Parte dorsal: tecido subcutâneo é frouxo e mais propenso a edemas;  Parte plantar: tecido subcutâneo é fibroso. Os septos fibrosos dividem esse tecido em áreas cheias de gordura;  A pele plantar não possui pelos e possui numerosas glândulas sudoríparas.
  34. 34. FÁSCIA PROFUNDA DO PÉ  Ela é fina no dorso do pé, onde é contínua ao retináculo inferior dos m. extensores;  Sobre as faces lateral e posterior do pé, a fáscia profunda é contínua com a fáscia plantar. A espessa parte central dessa fáscia forma a forte aponeurose plantar, que tem por funções: manter juntas as partes do pé; ajuda a proteger a face plantar do pé de lesões; ajuda a sustentar os arcos longitudinais do pé.
  35. 35.  Septos verticais dividem o pé em três regiões:  Compartimento medial: m. abdutor do hálux, m.flexor curto do hálux e nervo e vasos plantares mediais;  Compartimento central:m. flexor curto dos dedos,m.flexor longo dos dedos,m. quadrado plantar, m. lumbricais,parte proximal do tendão do m.flexor longo do hálux e nervo e vasos plantares laterais;  Compartimento lateral:m. abdutor e m. flexor curto do dedo mínimo.
  36. 36. MÚSCULOS DO PÉ  Possui quatro camadas:  1°: abdutor do hálux, abdutor do dedo mínimo e flexor curto dos dedos;  2°: quadrado plantar (flexor dos quatro dedos laterais), lumbricais (flexores vermiformes das falanges proximais e extensores das falanges médias e distal dos quatro dedos laterais)
  37. 37. 3°: flexor curto do hálux, flexor curto do dedo mínimo, adutor do hálux; 4°: três músculos interósseos plantares (os adutores dos dedos dois a quatro e flexores das articulações metatarsofalângicas) quatro músculos interósseos dorsais (os abdutores dos dedos dois a quatro e flexores das articulações metatarsofalângicas).
  38. 38. NERVOS DO PÉ  O NERVO TIBIAL se divide atrás do maléolo medial em nervos plantares medial e lateral, estes nervos suprem os músculos intrínsecos do pé, exceto o extensor curto dos dedos que é inervado pelo NERVO FIBULAR;  NERVO SAFENO: maior ramo cutâneo do n. femoral;  NERVOS FIBULARES SUPERFICIAL E PROFUNDO;
  39. 39.  NERVO PLANTAR MEDIAL  NERVO PLANTAR LATERAL  NERVO SURAL: formado pela união dos ramos provenientes dos n. tibial e fibular comum;
  40. 40. ARTÉRIAS DO PÉ  ARTÉRIA DORSAL DO PÉ: maior fonte de suprimento sanguíneo para os dedos; continuação direta da a. tibial anterior;  ARTÉRIA TARSAL LATERAL: ramo da a. dorsal;  PRIMEIRA ARTÉRIA METATARSAL DORSAL:supre ambos os lados do hálux e o lado medial do 2° dedo;  ARTÉRIA ARQUEADA: corre lateralmente através da base dos quatro metatarsais laterais.
  41. 41.  ARTÉRIA PLANTAR MEDIAL: pequena e supre principalmente os m. do hálux;  ARTÉRIA PLANTAR LATERAL: corre lateral e inferiormente, no início, profunda ao m. abdutor do hálux e depois, profunda ao m. flexor curto dos dedos;
  42. 42. DRENAGEM VENOSA DO PÉ  Veias digitais dorsais que correm ao longo do dorso de cada dedo são contínuas com as veias metatarsais dorsais, que se unem para formar o arco venosos dorsal situado no tecido subcutâneo; o arco venoso dorsal se comunica com o arco venoso plantar;  As veias deixam o arco venoso dorsal e convergem, medialmente, para formar a veia safena magna e, lateralmente, para formar a veia safena parva.
  43. 43. DRENAGEM LINFÁTICA DO PÉ  Os linfáticos do pé começam nos plexos subcutâneos;  Os vasos coletores consistem em vasos superficiais e profundos que seguem as veias.
  44. 44. QUESTÕES  1) A perna é dividida em três compartimentos fasciais, quais são eles? Anterior, lateral e posterior.  2) Quais os músculos que compõem o compartimento anterior? Tibial anterior, extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux e fibular terceiro.  3) Quais os músculos que compõem o compartimento lateral? Fibular longo e fibular curto.
  45. 45.  4) Quais os músculos que compõem o compartimento posterior? Superficiais: gastrocnêmio, sóleo e plantar. Profundos: Poplíteo, flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux e tibial posterior.  5) Quais os músculos que formam o tríceps sural? Gastrocnêmio e sóleo.
  46. 46. OBRIGADA!

×